Vous êtes sur la page 1sur 2

4

CONTEDO

11
PROF: ALCNTARA
A Certeza de Vencer

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO


EG060808

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

Sistema Reprodutor Feminino Conjunto de rgos destinados a produo de gameta (vulo), produo de hormnios, fecundao, acomodao, desenvolvimento e expulso do feto. 01. CONSTITUIO: constitudo plos rgos reprodutores e estruturas anexas. a) rgos Reprodutores: Ovrio Tuba Uterina - tero Vagina.

a) Partes: cada ovrio constitudo por duas camadas: crtex; medula. Crtex: camada externa responsvel pela formao do vulo. Medula: camada interna responsvel pela produo dos hormnios ovarianos (estrgeno e progesterona). OBSERVAES: 1. Na crtex encontramos as clulas germinativas (ovognias) que iniciam a meiose antes do nascimento e pram na prfase l (dictiteno). Entre 12 a 14 anos a hipfise elabora o F.S.H. que atua no ovrio determinando o desenvolvimento do foliculo ovariano e prosseguimento da evoluo do ovcito l. 2. A partir do 7. ms de gestao, os ovcitos primrios (no organismo fetal) iniciam a fase de maturao. Nesta etapa da ovognese, cada ovcito primrio dever passar por uma meiose. Mas, ai, sucede um fato interessante, todos os ovcitos primrios iniciam a um s tempo a diviso l da meiose. Assim, realizam quase toda a prfase l: leptteno, zigteno, paquteno e diplteno. Ocorre, ento, o curioso todos os ovcitos primrios interrompem a sua meiose ao mesmo tempo, sem realizar a ltima etapa da prfase l, que a subfase da diacinese. Toda a ovognese parece estagnarse. E assim permanecer at a adolescncia. Portanto, ao nascer, a menina j realizou as fases da multiplicao e crescimento e j possui um grande nmero de ovcitos primrios em processo interrompido de meiose. Esse fenmeno de interrupo da meiose recebe o nome de dictiteno. Quando se instala a puberdade e dali por diante, sob estimulo hormonal (hormnios gonadotrficos da hipfise), comea a ter prosseguimento o processo meitico. Mas um ovcito apenas, de cada vez, far o restante da meiose, completando a fase de maturao, a fim de originar um vulo. Dessa forma, a cada perodo regular de 28 dias (ciclo menstrual) haver a produo de um nico vulo. B) Controle Hormonal da Fisiologia Feminina (Ciclo Menstrual): neste controle atuam 4 hormnios: F.S.H. + L.H. + Estrgeno + Progesterona. 1. F.S.H. (Hormnio Folculo Estimulante): produzido pela hipfise, determinando: Desenvolvimento do ovcito I e amadurecimento do folculo ovariano (de GRAAF). Estimula a produo de Estrgeno pelo ovrio. 2. Estrgeno: elaborado pelos ovrios, determina: A preparao da mulher para o sexo (aparecimento dos caracteres sexuais secundrios). Produo de L.H. pela hipfise. 3. L.H. (Hormnio Luteinizante): elaborado pela hipfise, determinando: Rompimento do foliculo de Graaf e a liberao do ovcito II, fenmeno chamado de ovulao. Desenvolvimento do corpo amarelo (corpo Lteo) e a produo por este do hormnio progesterona.

b) Estruturas Anexas: representada pela vulva (pudendo): grandes lbios, pequenos lbios, clitris, abertura da uretra, abertura vaginal, hmen e glndulas de Bartholin.

2. RGOS REPRODUTORES Ovrios: so as gnadas femininas (glndulas Sexuais femininas). So 2 rgos glandulares, ovides, localizados em cada lado do baixo ventre (fossa ilaca direita e esquerda). So responsveis pela produo do vulo e de hormnios sexuais femininos (estrgeno e progesterona). So glndulas mistas ou anfcrinas.

4. Progesterona: produzida pelos ovrios (corpo amarelo), determina: Preparao da camada interna do tero (endomtrio) para receber o ovo(zigoto). Paralizao da produo de F.S.H. pela hipfise.

FAO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

VESTIBULAR 2009

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

F.S.H ESTRGENO L.H. PROGESTERONA


Glndula Hormnio rgo alvo Caractersticas Estimula o desenvolvimento do folculo ovariano, ovcito I e a secreo de estrgeno.

SE HOUVER FECUNDAO 1. O crion produz a gonadotrofina corinica (HCG) que mantm a taxa de progesterona alta. 2. A partir da 12 semana, a placenta passa a produzir progesterona at o final da gravidez. TUBA UTERINA(oviduto, trompa de Falpio): rgo reprodutor responsvel pelo fenmeno da fecundao, que ocorre em seu tero distal, superior ou externo. TERO: rgo reprodutor feminino responsvel pelo desenvolvimento da gravidez e a sua descamao interna proporciona a menstruao. CAMADAS Miomtrio: camada muscular uterina responsvel pelos seus movimentos de contrao e relaxamento. Endomtrio: camada interna uterina, muito vascularizada (vasos sangneos) que quando descama promove o fenmeno da menstruao. Obs: o tero dividido em trs regies: fundo, corpo e colo uterino. VAGINA (canal vaginal): rgo reprodutor responsvel pelo ato sexual, eliminao da menstruao e faz parte do canal do parto.

FSH

Ovrio

Hipfise

LH

Ovrio

Estimula a ovulao e o desenvolvimento do corpo amarelo (lteo).

Prolactina

Mamas

Estimula a produo de leite (aps estimulao prvia das glndulas mamrias por estrgeno e progesterona)

Diversos Estrgeno

Crescimento do corpo e dos rgos sexuais; estimula o desenvolvimento das caractersticas sexuais secundrias femininas.

Sistema reprodutor Ovrio

Maturao dos rgos reprodutores; preparao do tero para a gravidez.

tero Progesterona

Completa a preparao da mucosa uterina (endomtrio) e a mantm preparada para a gravidez.

Mamas

Estimula o desenvolvimento das mamas.

FAO IMPACTO A CERTEZA DE VENCER!!!

VESTIBULAR 2009

Vous aimerez peut-être aussi