Vous êtes sur la page 1sur 43

Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL Curso: Tecnlogo em Eletroeletrnica Disciplina: Instrumentao Industrial Semestre curricular: 2005/A Professor:

: Edcarlo da Conceio

Apostila Instrumentao industrial Tubaro, Fevereiro de 2005. Reviso 2 1 - Introduo Instrumentao INSTRUMENTAO a cincia que aplica e desenvolve tcnicas para adequao de instrumentos de medio, transmisso, indicao, registro e controle de variveis fsicas em equipamentos nos processos industriais. Nas indstrias de processos tais como siderrgica, petroqumica, alimentcia, papel, etc.; a instrumentao responsvel pelo rendimento mximo de um processo, fazendo com que toda energia cedida, seja transformada em trabalho na elaborao do produto desejado. As principais grandezas que traduzem transferncias de energia no processo so: PRESSO, NVEL, VAZO, TEMPERATURA; as quais denominamos de variveis de um processo. 1.1 - Classificao de Instrumentos de Medio Existem vrios mtodos de classificao de instrumentos de medio. Dentre os quais podemos ter: Classificao por: funo

sinal transmitido ou suprimento tipo de sinal 1.2 - Classificao por Funo Conforme ser visto posteriormente, os instrumentos podem estar interligados entre si para realizar uma determinada tarefa nos processos industriais. A associao desses instrumentos chama-se malha e em uma malha cada instrumento executa uma funo. Os instrumentos que podem compor uma malha so ento classificados por funo cuja descrio sucinta pode ser liga na tabela abaixo.

1.3 - Funes de Instrumentos Podemos denominar os instrumentos e dispositivos utilizados em instrumentao de acordo com a funo que desempenham no processo. Indicador: Instrumento que dispe de um ponteiro e de uma escala graduada na qual podemos ler o valor da varivel. Existem, tambm, os indicadores digitais que mostram a varivel em forma numrica com dgitos ou barras grficas. A figura 1.3 ilustra dois tipos de indicadores.

Figura 1.3 Tipos de indicadores analgico e digital Registrador: Instrumento que registra a trao contnuo ou pontos em um grfico. Alguns destes registradores podem ser vistos na figura 1.4.

Figura 1.4 Alguns tipos de registradores Transmissor: Instrumento que determina o valor de uma varivel no processo atravs de um elemento primrio, tendo o mesmo sinal de sada (pneumtico ou eletrnico) cujo valor varia apenas em funo da varivel do processo. A figura 1.5 mostra alguns transmissores tpicos.

Figura 1.5 Transmissores de presso diferencial e de temperatura Transdutor: Instrumento que recebe informaes na forma de uma ou mais quantidades fsicas, modifica, caso necessrio, estas informaes e fornece um sinal de sada resultante. Dependendo da aplicao, o transdutor pode ser um elemento primrio, um transmissor ou outro dispositivo. O conversor um tipo de transdutor que trabalha apenas com sinais de entrada e sada padronizados.

Figura 1.6 Tipos de transdutores

Controlador: Instrumento que compara a varivel controlada com um valor desejado e fornece um sinal de sada a fim de manter a varivel controlada em um valor especfico ou entre valores determinados. A varivel pode ser medida diretamente pelo controlador ou indiretamente atravs do sinal de um transmissor ou transdutor.

Figura 1.7 Alguns tipos de controladores Elemento Final de Controle: Instrumento que modifica diretamente o valor da varivel manipulada de uma malha de controle.

Figura 1.8 Elementos finais de controle 1.4.1. Transmissores Os transmissores so instrumentos que medem uma varivel do processo e a transmitem, distncia, a um instrumento receptor, indicador, registrador, controlador ou a uma combinao destes. Existem vrios tipos de sinais de transmisso: pneumticos, eltricos, hidrulicos e eletrnicos. 1.4.1.1. Transmisso Pneumtica

Em geral, os transmissores pneumticos geram um sinal pneumtico varivel, linear, de 3 a 15 psi (libras fora por polegada ao quadrado) para uma faixa de medidas de 0 a 100 % da varivel. Esta faixa de transmisso foi adotada pela SAMA (Scientific Apparatur Makers Association), Associao de Fabricantes de Instrumentos, e pela maioria dos fabricantes de transmissores e controladores dos Estados Unidos. Podemos, entretanto, encontrar transmissores com outras faixas de sinais de transmisso. Por exemplo: de 20 a 100 kPa. Nos pases que utilizam o sistema mtrico decimal, utilizam-se as faixas de 0,2 a 1kgf/cm2 que equivalem, aproximadamente, de 3 a 15 psi. O alcance do sinal no sistema mtrico , aproximadamente, 5 % menor que o sinal de 3 a 15 psi. Este um dos motivos pelos quais devemos calibrar os instrumentos de uma malha (transmissor, controlador, elemento final de controle, etc.) sempre utilizando uma mesma norma. Note que o valor mnimo do sinal pneumtico tambm no zero, e sim, 3 psi ou 0,2 kgf/cm2. Deste modo, conseguimos calibrar corretamente o instrumento, comprovando sua correta calibrao e detectando vazamentos de ar nas linhas de transmisso. Percebe-se que, se tivssemos um transmissor pneumtico de temperatura de range de 0 a 200C e o mesmo tivesse com o bulbo a 0C e um sinal de sada de 1 psi, este estaria descalibrado. Se o valor mnimo de sada fosse 0 psi, no seria possvel fazermos esta comparao rapidamente. Para que pudssemos detect-lo, teramos de esperar um aumento de temperatura para que tivssemos um sinal de sada maior que 0 (o qual seria incorreto). 1.4.1.2. Transmisso Eletrnica Os transmissores eletrnicos geram vrios tipos de sinais em painis, sendo os mais utilizados: 4 a 20 mA, 10 a 50 mA e 1 a 5 V. Temos estas discrepncias nos sinais de sada entre diferentes fabricantes, porque estes instrumentos esto preparados para uma fcil mudana do seu sinal de sada. A relao de 4 a 20 mA, 1 a 5 V est na mesma relao de um sinal de 3 a 15 psi de um sinal pneumtico. O "zero vivo" utilizado, quando adotamos o valor mnimo de 4 mA, oferece a vantagem tambm de podermos detectar uma avaria (rompimento dos fios, por exemplo), que provoca a queda do sinal, quando ele est em seu valor mnimo. 1.4.1.3. Protocolo HART (Highway Adress Remote Transducer)

um sistema que combina o padro 4 a 20 mA com a comunicao digital. um sistema a dois fios com taxa de comunicao de 1200 bits/s (BPS) e modulao FSK (Frequency Shift Keying). O Hart baseado no sistema mestre escravo, permitindo a existncia de dois mestres na rede simultaneamente. As vantagens do protocolo Hart so as seguintes: Usa o mesmo par de cabos para o 4 a 20 mA e para a comunicao digital. Usa o mesmo tipo de cabo utilizado na instrumentao analgica. Disponibilidade de equipamentos de vrios fabricantes. As desvantagens so que existe uma limitao quanto velocidade de transmisso das informaes e a falta de economia de cabeamento (precisa-se de um par de fios para cada instrumento). um sistema de comunicao digital bidirecional, que interliga equipamentos inteligentes de campo com o sistema de controle ou com equipamentos localizados na sala de controle, conforme mostra a Figura 1.10. Este padro permite comunicao entre uma variedade de equipamentos, tais como: transmissores, vlvulas, controladores, CLPs, etc. Estes podem ser de fabricantes diferentes (Interoperabilidade) e ter controle distribudo (cada instrumento tem a capacidade de processar um sinal recebido e enviar informaes a outros instrumentos para correo de uma varivel: presso, vazo, temperatura, etc.). Uma grande vantagem a reduo do nmero de cabos do controlador aos instrumentos de campo, ou seja, apenas um par de fios o suficiente para a interligao de uma rede fieldbus.

Figura 1.10 Sistema Fieldbus 1.5 - Sensores

Os sensores so transdutores eletrnicos que geram um sinal de sada quando um objeto introduzido em seu campo de atuao. Os sensores surgiram para auxiliar nas automatizaes de mquinas e equipamentos, substituindo as chaves de acionamento mecnico dando maior versatilidade e durabilidade s aplicaes. 1.6 - Tipos de Sensores - Indutivos - Capacitivos - Magnticos - Fotoeltricos - Ultra-snicos - Laser 2- Sensores de Proximidade Indutivo Os sensores de proximidade indutivos so equipamentos eletrnicos capazes de detectar a proximao de peas, componentes, elementos de mquinas, etc, em substituio as tradicionais chaves fim de curso. A deteco ocorre sem que haja o contato fsico entre o acionador e o sensor, aumentando a vida til do sensor por no possuir peas mveis sujeitas a desgastes mecnicos. Os sensores Indutivos so sensores de proximidade, ou seja, geram um sinal de sada quando um objeto metlico (ao, alumnio, cobre, lato, etc) entra na sua rea de deteco, vindo de qualquer direo, sem que seja necessrio o contato fsico. 2.1 - Princpio de Funcionamento

Figura 1 - Sensor de proximidade indutivo A bobina faz parte de um circuito oscilador que em condio normal (desacionada) gera um sinal senoidal. Quando um metal aproxima-se do campo, este por correntes de superfcie (Foucault), absorve a energia do campo, diminuindo a amplitude do sinal gerado no oscilador.

A variao de amplitude deste sinal convertida em uma variao contnua que comparada com um valor padro, passa a atuar no estgio de sada. 2.2 - Face Sensora a superfcie onde emerge o campo eletromagntico. 2.3 - Distncia Sensora (S) distncia em que se aproximando o acionador da face sensora, o sensor muda o estado da sada. 2.4 - Distncia de Acionamento distncia de acionamento funo do tamanho da bobina. Assim, no podemos especificar a distncia sensora e o tamanho do sensor simultaneamente. 2.5 - Distncia Sensora Nominal (Sn) distncia sensora terica, a qual utiliza um alvo padro como acionador e no considera as variaes causadas pela industrializao temperatura de operao e tenso de alimentao. E o valor em que os sensores de proximidade so especificados. Como utiliza o alvo padro metlico, a distncia sensora nominal informa tambm a mxima distncia que o sensor pode operar. 2.6 - Distncia Sensora Real Valor influenciado pela industrializao, especificado em temperatura ambiente (20o C) e tenso nominal, desvio de 10%: 2.7 - Distncia Sensora Efetiva Valor influenciado pela temp. de operao, possui um desvio mximo de 10% sobre a distncia sensora real. 2.8 - Distncia Sensora Operacional (Sa) distncia em que seguramente pode-se operar, considerando-se todas as variaes de industrializao, temperatura e tenso de alimentao. um acionador normalizado utilizado para calibrar a distncia sensora nominal durante o processo de fabricao do sensor. Consiste de uma chapa de ao de um m de espessura, formato quadrado. 0 lado deste quadrado iqual ao dimetro do circulo da face sensora ou 3 vezes a distncia sensora nominal quando o resultado for maior que o anterior.

2.10 - Material do Acionador distncia sensora operacional varia ainda com o tipo de metal, ou seja, especificada para o ferro ou ao e necessita ser multiplicada por um fator de reduo. Material Fator

Lato 0,350,5

2.1 - Histerese a diferena entre o ponto de acionamento (quando o alvo metlico aproxima-se da face sensora) e o ponto de desacionamento (quando o alvo afasta-se do sensor). Este valor importante, pois garante uma diferena entre o ponto de acionamento e desacionamento, evitando que em uma possvel vibrao do sensor ou acionador, a sada oscile.

Figura 2 - Histerese em sensores 2.12 - Embutido (blindado) Este tipo de sensor tem o campo eletromagntico emergindo apenas na face sensora e permite que seja montado em uma superfcie metlica. 2.13 - No embutido (no blindado) Neste tipo o campo eletromagntico emerge tambm na superfcie lateral da face sensora, sensvel a presena de metal ao seu redor.

Figura 3 - Sensores embutido (direita) e no embutido (esquerda) 2.14 - Freqncia de Comutao A freqncia de comutao o mximo nmero de acionamentos por segundo (Hz).

Figura 4 - Freqncia de comutao 2.15 - Aplicaes Os sensores indutivos substituem com muitas vantagens as chaves fim de curso. Abaixo visuliza-se algumas das aplicaes.

Posio por cames Controle por transfer

controle de rotao e sentido controlde de posio

controle do nmero de peasposio de comportas

Figura 5 - Algumas das aplicaes dos sensores indutivos 2.16 - Vantagens - Funcionam em condies ambientais extremas. - Acionamento sem contato fsico. - Sada em estado slido. (PNP ou NPN). - Alta durabilidade quando bem aplicado. (Parte 2 de 9) 3 - SENSORES DE PROXIMIDADE CAPACITIVOS Os sensores de proximidade capacitivos so equipamentos eletrnicos capazes de detectar a presena ou aproximao de materiais orgnicos, plsticos, ps, lquidos, madeiras, papis, metais, etc. Os sensores Capacitivos so semelhantes aos Indutivos, porm sua diferena bsica exatamente no princpio de funcionamento, o qual baseia-se na mudana da capacitncia da placa detectora localizada na regio denominada face sensvel do sensor.

Estes sensores podem detectar praticamente qualquer tipo de material, por exemplo, Metais, madeira, plsticos, vidros, granulados, ps-minerais tipo cimento, talco, etc. Os lquidos de maneira geral so timos acionadores para os sensores capacitivos. 3.1 - Principio de Funcionamento O princpio de funcionamento baseia-se na gerao de um campo eltrico, desenvolvido por um oscilador controlado por capacitor. O capacitor formado por duas placas metlicas, carregadas com cargas eltricas opostas, montadas na face sensora, de forma a projetar o campo eltrico para fora do sensor, formando desta forma um capacitor que possui como dieltrico o ar. Figura 6 - Princpio de funcionamento Quando um material aproxima-se da face sensora, ou seja, do campo eltrico o dieltrico do meio se altera, alterando tambm o dieltrico do capacitor frontal do sensor. Como o oscilador do sensor controlado pelo capacitor frontal, quando aproximamos um material a capacitncia tambm se altera, provocando uma mudana no circuito oscilador. Esta variao convertida em um sinal contnuo que comparado com um valor padro passa a atuar no estgio de sada. Figura 7- Diagrama em blocos dos elementos do sensor 3.2 - Face sensora a superfcie onde emerge o campo eltrico. importante notar que os modelos no embutidos, com regio sensora lateral, so sensveis aos materiais a sua volta.

Figura 8 - Face sensora do embutido e do no embutido 3.3 - Distncia Sensora Nominal(Sn) distncia sensora terica a qual utiliza um alvo padro como acionador e no considera as variaes causadas pela industrializao temperatura de operao e tenso de alimentao. E a distncia em que os sensores so especificados. 3.4 - Alvo Padro distncia sensora nos capacitivos so especificados para o acionador metlico de ao SAE 1020 quadrado, com lado igual a trs vezes a distncia sensora para os modelos no embutidos (na grande maioria) e em alguns poucos casos de sensores capacitivos embutidos utiliza-se o lado do quadrado igual ao dimetro do sensor. 3.5 - Distncia Sensora Efetiva (Su)

Valor influenciado pela industrializao e considera as variaes causadas pela temperatura de operao. 3.6 - Distncia Sensora Operacional (Sa) a distncia que observamos na prtica, sendo considerados os fatores de industrializao (81% Sn) e um fator que proporcional ao dieltrico do material a ser detectado, pois o sensor capacitivo reduz sua distncia quanto menor o dieltrico do acionador. 3.7 - Material a ser Detectado A tabela abaixo indica o dieltrico dos principais materiais, para efeito de comparao; sendo indicado sempre um teste prtico para determinao da distncia sensora efetiva para o acionador utilizado. Deve-se, no entanto considerar que em caso de materiais orgnicos devese considerar a que a distncia de deteco est fortemente influenciada pela presena de gua. Material r ar, vcuo 1 leo, papel, petrleo, poliuretano, parafina, silicone, teflon 2 a 3 araldite, baquelite, quartzo, madeiras 3 a 4 vidro, papel grosso, borracha, porcelana 4 a 5 mrmore, pedras, madeiras pesadas 6 a 8 lcool 26 gua 80 3.8 - Ajuste de sensibilidade O ajuste de sensibilidade presta-se principalmente para diminuir a influncia do acionamento lateral no sensor, diminuindo-se a distncia sensora. Permite ainda que se detecte alguns materiais dentro de outros, como por exemplo: Iquidos dentro de garrafas ou reservatrios com visores de vidro, ps dentro de embalagens, ou fluidos em canos ou mangueiras plsticas.

Figura 9 Ajuste de sensibilidade Deve se tomar em conta de que existe a possibilidade de que se o detector est regulado de maneira muito sensvel, que este seja influenciado por uma modificao do meio (temperatura, umidades, ou poluio). 3.9 - Aplicaes Pode-se destacar que os sensores capacitivos so mais versteis do que os indutivos, porem podemos ressaltar que so mais sensvel a perturbaes externas o que torna mais atraente usar os sensores indutivos se existem metais a serem detectados.

Controle de nvel

deteco de ruptura de fio

sinalizao de corte de esteiracontrole de nvel de garrafas controle de tenso em esteira Contador e controle de nvel

Figura 10 - Aplicaes de sensores capacitivos 3.10 - Vantagens - Detectam praticamente todos os tipos de materiais. - Acionamento sem contato fsico. - Sada em estado slido. - Alta durabilidade quando bem aplicado. 4 - SENSORES TICOS Os sensores fotoeltricos, tambm conhecidos por sensores pticos, manipulam a luz de forma a detectar a presena do acionador, que na maioria das aplicaes o prprio produto. 4.1 - Princpio de Funcionamento Baseiam-se na transmisso e recepo de luz infravermelha (invisvel ao ser humano), que pode ser refletida ou interrompida por um objeto a ser detectado. Os fotoeltricos so compostos por dois circuitos bsicos: um responsvel pela emisso do feixe de luz, denominado transmissor e outro responsvel pela recepo do feixe de luz, denominado receptor. Os Sensores pticos funcionam pelo princpio de emisso e recepo de feixes de luz modulada e so divididos em 3 princpios distintos: Sistema por ticas alinhadas, Difuso e Sistema Reflectivo.

Figura 1 - Princpio de funcionamento dos sensores fotoeltricos O transmissor envia o feixe de luz atravs de um fotodiodo, que emite flashes, com alta potncia e curta durao, para evitar que o receptor confunda a luz emitida pelo transmissor com a iluminao ambiente. O receptor composto por um fototransistor sensvel a luz, que em conjunto com um filtro sintonizado na mesma freqncia de pulsao dos flashes do transmissor, faz com que o receptor compreenda somente a luz vinda do transmissor. 4.2 - Sistema por Barreira O transmissor e o receptor esto em unidades distintas e devem ser dispostos um frente ao outro, de modo que o receptor possa constantemente receber a luz do transmissor. O acionamento da sada ocorrer quando o objeto a ser detectado interromper o feixe de luz.

Figura 12 - Sistema por barreira 4.2.1 - Distncia Sensora Nominal(Sn) distncia sensora nominal (Sn) para o sistema por barreira especificada como sendo a mxima distncia entre o transmissor e o receptor, o que no impede o conjunto de operar com distncias menores. 4.2.2 - Dimenses Mnimas do Objeto Quando um objeto possui dimenses menores que as mnimas recomendadas, o feixe de luz contorna o objeto e atinge o receptor, que no acusa o acionamento. Nestes casos devem-se utilizar sensores com distncia sensora menor e conseqentemente permitem a deteco de objetos menores.

Figura 13 - Dimenso insuficiente para ser detectada (Parte 3 de 9)

4.3 - Sistema por Difuso ptica (Fotosensor) Neste sistema o transmissor e o receptor so montados na mesma unidade. Sendo que o acionamento da sada ocorre quando a objeto a ser detectado entra na regio de sensibilidade e reflete para o receptor o feixe de luz emitido pelo transmissor. Figura 14 - Sistema por difuso 4.3.1 - Sistema por Difuso ptica Convergente Neste princpio o sensor tem seu funcionamento anlogo ao princpio Difuso, diferenciando-se por possuir um ponto focal, sendo, portanto muito mais preciso. Figura 15 - Sistema por difuso convergente 4.3.2 - Sistema por Difuso ptica Campo Fixo ( fixed-field ) Semelhante ao princpio convergente, por possuir tambm um nico ponto focal, diferencia-se por executar a funo de supresso ao plano de fundo. Figura 16 - Sistema por difuso campo fixo 4.3.3 - Distncia Sensora Nominal (Sn) distncia sensora nominal no sistema por difuso a mxima distncia entre o sensor e o alvo padro. 4.3.4 - Alvo Padro O alvo padro no caso dos sensores por difuso uma folha de papel fotogrfico branco com ndice de refletividade de 90%, com dimenses especificadas para cada modelo de sensor. Utilizado durante a industrializao para calibrao da distncia sensora nominal (Sn). 4.3.5 - Distncia Sensora Efetiva (Su) Valor influenciado pela industrializao e considera as variaes causadas pela temperatura de operao.

4.3.6 - Distncia Sensora Operacional (Sa) Para os modelos tipo fotosensor existem vrios fatores que influenciam o valor da distncia sensora operacional (Sa), explicados pelas leis de reflexo de luz da fsica. Sa = 0,81 . Sn . FC (cor, material, rugosidade, outros) Abaixo apresentamos duas tabelas que exemplificam os fatores de reduo em funo da cor e do material do objeto a ser detectado. Cor FC Material Fc

Nota: Em casos onde h a necessidade da determinao exata do fator de reduo devese fazer um teste prtico, pois outros fatores podem influenciar a distncia sensora, tais como: rugosidade, tonalidade, cor, dimenses, etc. Lembramos tambm que os fatores so acumulativos, como por exemplo: papelo (0,5) preto (0,5) gera um fator de 0,25. a rea prxima ao sensor, onde no possvel a deteco do objeto, pois nesta regio no existe um ngulo de reflexo da luz que chegue ao receptor. A zona morta normalmente dada por: 10 a 20% de Sn.

Figura 17 - Zona morta onde no ha deteco 4.4 - Sistema Refletivo Este sistema apresenta o transmissor e o receptor em uma nica unidade. O feixe de luz chega ao receptor somente aps ser refletido por um espelho prismtico, e o acionamento da sada ocorrer quando o objeto a ser detectado interromper este feixe.

Figura 18 - Sistema refletivo 4.4.1- Distncia Sensora Nominal(Sn)

distncia sensora nominal (Sn) para o sistema refletivo especificada como sendo a mxima distncia entre o sensor e o espelho prismtico, sendo possvel montlos com distncia menor. Disponveis para at 10m. 4.4.2 - Espelho Prismtico O espelho permite que o feixe de luz refletido para o receptor seja paralelo ao feixe transmitido pelo transmissor, devido s superfcies inclinadas a 45 o que no acontece quando a luz refletida diretamente por um objeto, onde a luz se espalha em vrios ngulos. distncia sensora para os modelos refletivos funo do tamanho (rea de reflexo) e o tipo de espelho prismtico utilizados. Figura 19 - Funcionamento do espelho prismtico 4.4.3 - Deteco de Transparentes A deteco de objetos transparentes, tais como: garrafas de vidro, vidros planos, etc; podem ser detectados com a angulao do feixe em relao ao objeto, ou atravs de potencimetros de ajuste de sensibilidade, mas sempre se aconselha um teste prtico. A deteco de garrafas plsticas tipo PET, requerem sensores especiais para esta finalidade. Figura 20 - Deteco de transparentes 4.4.4 - Deteco de Objetos Brilhantes Quando o sistema refletivo for utilizado na deteco de objetos brilhantes ou com superfcies polidas, tais como: engradados plsticos para vasilhames, etiquetas brilhantes, etc; cuidados especiais devem ser tomados, pois o objeto neste caso pode refletir o feixe de luz. Atuando assim, como se fosse o espelho prismtico, ocasionando a no interrupo do feixe, confundindo o receptor que no aciona a sada, ocasionando uma falha de deteco, para se prevenir aconselha-se utilizar um dos mtodos: 4.4.4.1 - Montagem Angular Consiste em montar o sistema sensor espelho de forma que o feixe de luz forme um ngulo de 10O a 30O em relao ao eixo perpendicular ao objeto. Figura 21 - Opo para deteco de objetos brilhantes 4.4.4.2 - Filtro Polarizado Existem sensores com filtros polarizados incorporados, que dispensam o procedimento anterior. Estes filtros mecnicos servem para orientar a luz emitida, permitindo apenas a passagem desta luz na recepo, que diferente da luz refletida pelo objeto, que se es palha e m todas as direes.

Figura 2 - Polarizao do feixe de luz 4.4.5 - Imunidade Iluminao Ambiente Normalmente, os sensores pticos possuem imunidade iluminao ambiente, pois operam em freqncias diferentes. Mas podem ser afetados por uma fonte muito intensa (exatamente como acontece com as rdios FM), como por exemplo, uma Impada incandescente de 60W a 15cm do sensor, ou um raio solar incidindo diretamente sobre as lentes.

Figura 23 - Espectro de iluminao 4.4.6 - Meio de Propagao Entende-se como meio de propagao, o meio onde a luz do sensor dever percorrer. A atmosfera em alguns casos pode, estar poluda com partculas em suspenso, dificultando a passagem da luz. A tabela abaixo apresenta os fatores de atmosfera que devem ser acrescidos no clculo da distncia sensora operacional Sa. Condies Fatm Ar puro, podendo ter umidade sem condensao 1 Fumaa e fibras em suspenso, com alguma condensao 0,4 a 0,6 Fumaa pesada, muito p em suspenso e alta condensao 0 a 0,1 4.4.7 - Acessrios para sensores pticos Uma das grandes vantagens de se trabalhar com sensores pticos que eles so muito mais flexveis do que os outros sensores. Abaixo temos uma lista de alguns acessrios que podem ajudar a solucionar vrios problemas de aplicao: - Espelhos prismticos ultra-reflectivos. - Fibras pticas em diversos dimetros. - Fibras pticas para alta temperatura. (Parte 4 de 9) anterior
Temporizao. - Ajuste remoto e inteligente.

- Detectam todos os tipos de materiais. - Acionamento sem contato fsico. - Modelos com Sada em estado slido, rel ou analgica. - Maior durabilidade quando bem aplicado. - Trabalha em grandes distncias (Mais de 200mt E/R) 5 - SENSORES ULTRA-SNICOS Sensores Ultra-snicos emitem ondas de som com freqncia acima da audvel pelo ouvido humano. Os objetos a serem detectados refletem estas ondas e os sensores s recebem e interpretam. Com estes sensores podemos detectar com facilidade objetos transparentes de plstico, vidros ou superfcies liquidas, diferente dos sensores fotoeltricos que dependem da opacidade ou refletividade do material. 5.1- Princpio de Funcionamento O emissor envia impulsos ultra-snicos sobre o objeto a analisado. As ondas sonoras voltam ao detector depois de um certo tempo, proporcional distncia. O tempo de resposta ento dependente da velocidade do som e tambm da distncia do objeto. Os detectores ultrasnicos podem detectar lquidos, slidos e granulados.

Figura 24 - princpio de funcionamento do sensor ultra-snico 5.2 Aplicaes

Medio de espessura de chapasDeteco de frascos de vidros Figura 25 - Aplicao do sensor ultra-snico 5.3 - Vantagens - Detectam todos os tipos de materiais. - Acionamento sem contato fsico. - Modelos com Sada em estado slido, rel ou analgica. - Possui circuito inteligente 6 - Sistema Touch Control Permite os ajustes dos sensores digitais atravs de dois botes montados, na lateral do sensor.

Figura 25 Sistema touch control Procedimento de Ajuste: Touch Control Pressione os Botes T1 e T2 simultaneamente por mais de 3 segundos, at, o LED D1 piscar na cor amarela, ento solte os botes. Pressione o boto T1 para aumentar ou o boto T2 para diminuir a distncia de atuao, observe que o LED para de piscar quando um objeto detectado, se possvel teste a deteco do objeto. O armazenamento da distncia ajustada ocorre caso nenhum boto for pressionado por um intervalo de 20s. O acionamento da sada pode ser monitorado atravs do LED de sinalizao que permanece verde sem objeto e torna-se laranja quando o objeto permanece na zona vlida de deteco. 7 - Qual o melhor sensor? Determinando a aplicao: Observar:

- Qual o material a ser detectado? - Qual distncia do alvo ao sensor? - Qual o princpio ativo do sensor que melhor se adapta a identificar o alvo? - Existe algum obstculo que possa interferir na resposta do sensor? - Qual a freqncia de acionamento do sensor? - Quais as condies ambientais ao qual o sensor ser submetido? 8 - Cuidados bsicos com os sensores Nunca: Utilize lmpadas incandescentes como carga ou teste. O filamento quando frio apresenta um alto consumo de corrente, causando a queima do sensor. Manuseie o sensor estando o circuito energizado. Qualquer descuido (curto - circuito), poder ser fatal para o sensor e para voc. Acione um motor diretamente com o sensor, use dispositivos apropriados como, por exemplo: Rels, Chaves - Contatoras, etc. Observar: Sempre a Tenso ( AC/DC) de alimentao , sua polaridade ( PNP / NPN ) , respeitar a capacidade de Corrente do sensor e sua Temperatura de trabalho. A existncia de peas e ou partes mveis que possam atingir e danificar a face do sensor e ou seu cabo. A incidncia de gua, leo, sujeira produtos qumicos e ou elementos que possam danificar ou interferir em seu funcionamento. Figura 26 Cuidados bsicos com os sensores 9 - Para a escolha apropriada de sensores eletrnicos, a seguinte terminologia adotada a) Faixa de medida (RANGE): conjunto de valores da varivel medida que esto compreendidos dentro dos limites inferiores e superior da capacidade de medida ou de transmisso do instrumento. Se Expressa determinando os valores extremos; b) Alcance (SPAN): a diferena algbrica entre os valores superior e inferior da faixa de medida do instrumento. Por exemplo, um instrumento com faixa de medida de 100C a 250C, possui um alcance de 150C.

c) Erro: a diferena entre o valor medido ou transmitido pelo instrumento, em relao ao valor real da varivel medida. Se tivermos o processo em regime permanente, estvel, chamaremos de "erro esttico" que ser positivo ou negativo, dependendo da indicao do instrumento que poder estar indicando a mais ou a menos. Quando tivermos a varivel se alterando, teremos um atraso na transferncia de energia do meio para o medidor, onde o valor medido estar geralmente atrasado em relao ao valor real da varivel. Esta diferena chamada de "erro dinmico"; d) Preciso: define-se como sendo o maior valor de erro esttico que um instrumento pode ter ao longo de sua faixa de trabalho. Pode ser expressa de diversas maneiras como: porcentagem do alcance, unidade da varivel e porcentagem do valor medido; e) Zona morta: a no alterao na indicao ou no sinal de sada de um instrumento ou em valores absolutos da faixa de medida do mesmo, apesar de ter ocorrido uma sensvel variao da varivel. Por exemplo, um instrumento com faixa de medida entre 0C a 200C possui uma zona morta de 0,1% do alcance, ou seja, 0,2C. Portanto, para variaes inferiores a este valor, o instrumento no apresentar alterao da medida; f) Sensibilidade (linearity): a razo entre a variao do valor medido ou transmitido para um instrumento e a variao da varivel que o acionou, aps ter alcanado o estado de repouso. Pode ser expressa em unidades de medida de sada e de entrada. Por exemplo, um termmetro de vidro com faixa de medida de 0C a 500C possui uma escala de leitura de 50cm, portanto, a sua sensibilidade de 0,1cm/C; g) Histerese: a diferena mxima apresentada por um instrumento, para um mesmo valor, em qualquer ponto da faixa de trabalho, quando a varivel percorre toda a escala nos sentidos ascendente e descendente; h) Repetibilidade: a mxima diferena entre diversas medida de um mesmo valor da varivel, adotando sempre o mesmo sentido de variao. Se Expressa em porcentagem do alcance; i) Resoluo: a menor variao que se pode detectar. A resoluo est relacionada com o nmero de "bit" do instrumento: quanto maior o nmero de "bit" melhor a resoluo. O clculo da resoluo de um instrumento dado pelo quociente da faixa de medida por 2nmero de "bit" do mesmo . Por exemplo, para um transdutor linear de 100mm e 12 bit, tem-se uma resoluo de 0,024mm. 10 - Clula de Carga As clulas de carga so sensores projetados para medir cargas estticas e dinmicas de trao e compresso, princpio extensomtrico e cargas de 0 a 300t. As clulas so totalmente estanques (proteo IP67) e podem ser utilizadas em atmosferas agressivas. Externamente o transdutor usinado a partir de um nico bloco de ao inoxidvel sem qualquer parte soldada. As clulas de carga so, ainda, resistentes vibrao e impacto. O seu tamanho compacto permite sua aplicao em pequenos espaos e em locais de difcil acesso. O uso de clulas de carga como transdutores de medio de fora abrange hoje uma vasta gama de aplicaes: desde nas balanas comerciais at na automatizao e controle de processos industriais.A popularizao do seu uso decorre do fato que a varivel peso Interveniente em qrande parte das transaes comerciais e de medio das mais frequentes

dentre as grandezas fsicas de processo. Associa-se, no caso particular do Brasil, a circunstncia que a tecnologia de sua fabricao, que antes era restrita a naes mais desenvolvidas, hoje amplamente dominada pelo nosso Pas, que desponta como exportador importante no mercado internacional. Um tipo de clula de carga a Doc 438, modelo TU-K5C, para cargas de trao e compresso da Gefran Brasil, com flange para a aplicao de cargas suspensas, FLA703, e articulao esfrica, SND022. A figura 27 apresenta as dimenses mecnicas da clula de carga Doc 438 e sua montagem com junta esfrica dupla e flange para cargas suspensas. Algumas especificaes tcnicas desta clula: - Preciso: 0,2%; - Faixa de medio: 0 a 500Kg; - Sensibilidade: 2mV/V; - Erro combinado - no linearidade/histerese/repetibilidade: 0,2% do fundo de escala; Tenso nominal de alimentao: 10V; - Tenso mxima de alimentao: 15V;

- Faixa de temperatura permissvel: -20C a 60C; - Carga esttica mxima: 130% a capacidade mxima; - Carga dinmica mxima: 100% a capacidade mxima; - Carga mxima aplicvel: 150% a capacidade mxima; - Carga de ruptura: 300% a capacidade mxima; - Ligaes eltricas: cabo blindado 4x0,25 / 3m; - Material do elemento elstico: ao inoxidvel.

Figura 27 - Clula de Carga Embora a resoluo da clula de carga seja infinita, pois depende da IHM (GEFRAN, 1997), o conjunto clula de carga IHM (figura 28) permitir uma resoluo de 0,015Kg.

Figura 28 Indicador de alta freqncia (IHM) 10.1 - Princpios de Funcionamento O princpio de funcionamento das clulas de carga baseia-se na variao da resistncia hmica de um sensor denominado extensmetro ou strain gage (Fig. 29), quando submetido a uma deformao. Utiliza-se comumente em clulas de carga quatro extensmetros ligados entre si segundo a ponte de Wheatstone (Fig. 30) e o desbalanceamento da mesma, em virtude da deformao dos extensmetros, proporcional fora que a provoca. atravs da medio deste desbalanceamento que se obtm o valor da fora aplicada.

Figura 29 - Extensmetro ou strain gage Os extensmetros so colados a uma pea metlica (alumnio, ao ou liga cobreberlio), denominada corpo da clula de carga e inteiramente solidrios sua deformao. A fora atua, portanto sobre o corpo da clula de carga e a sua deformao transmitida aos extensmetros, que por sua vez mediro sua intensidade.

Figura 30 - Ponte de Wheatstone Obviamente que a forma e as caractersticas do corpo da clula de carga devem ser objeto de um meticuloso cuidado, tanto no seu projeto quanto na sua execuo, visando assegurar que a sua relao de proporcionalidade entre a intensidade da fora atuante e a conseqente deformao dos extensmetros seja preservada tanto no ciclo inicial de pesagem quanto nos cilcos subsequentes, independentemente das condies ambientais. A forma geomtrica, portanto, deve conduzir a uma "linearidade" dos resultados (fig. 31).

Figura 31 - Grfico de deformao x carga, mostrando histerese, repetibilidade e no linearidade Considerando-se que a temperatura gera deformaes em corpos slidos e que estas poderiam ser confundidas com a provocada pela ao da fora a ser medida, h necessidade de se "compensar" os efeitos de temperatura atravs da introduo no circuito de Wheatstone de resistncias especiais que variem com o calor de forma inversa a dos extensmetros. Um efeito normalmente presente ao ciclo de pesagem e que deve ser controlado com a escolha conveniente da liga da matria-prima da clula de carga o da "histerese" decorrente de trocas trmicas com o ambiente da energia elstica gerada pela deformao, o que acarreta que as medies de cargas sucessivas no coincidam com as descargas respectivas (Fig. 31). Outro efeito que tambm deve ser controlado a "repetibilidade" ou seja, indicao da mesma deformao decorrente da aplicao da mesma carga sucessivamente, tambm deve ser verificada e controlada atravs do uso de materiais isotrpicos e da correta aplicao da fora sobre a clula de carga (Fig. 31).

Figura 32 - Grfico de deformao x tempo mostrando a fluncia ou creep Finalmente, deve-se considerar o fenmeno da "fluncia" ou creep, que consiste na variao da deformao ao longo do tempo aps a aplicao da carga. Este efeito decorre de escorregamentos entre as faces da estrutura cristalina do material e apresenta-se como variaes aparentes na intensidade da fora sem que haja incrementos na mesma (Fig. 32). 10.2 - Alguns critrios devem ser utilizados na escolha de uma clula de carga 10.2.1Capacidade nominal

A fora mxima que ela dever medir (OS fatores de segurana, 50% de sobrecarga contra danos de funcionamento e 300% para a ruptura, so intrnsecos a prpria clula). A medio do desbalanceamento da ponte de Wheatstone feita atravs da variao da tenso de sada em funo da tenso de excitao aplicada na entrada da ponte. Quando a clula de carga esta carregada, este valor dado em milivolt por volt aplicado e, normalmente, entre 2 e 3 mV/V. Isto significa que uma cluLa de carga de 30kg de capacidade nominal e 2mV/V de sensibilidade, com uma tenso de excitao na entrada de 10 V, quando sujeita a uma fora de 30Kg apresentar na sada uma variao de tenso de 20mV. o erro mximo admissvel relacionado em divises da capacidade nominal. As clulas de carga neste caso podem ser divididas em: Baixa preciso: at 1.0 divises (ou 0,1% da capacidade nominal) Mdia preciso: de 3.0 a 5.0 divises (ou 0,03 a 0,02% da capacidade nominal). Alta preciso: 10.0 divises (ou 0,01% da capacidade nominal) 10.2.4 - Formato De acordo com a aplicao, determinados formatos so requeridos, considerando-se se a carga apoiada (clulas tipa viga) ou se a carga sustentada (clula tipo Z), ou ainda se a carga introduz momentos torsores na clula (clulas tipo single point). 10.2.5 - Ambiente de trabalho Ambientes midos quimicamente agressivos requerem clulas de carga hermticas, com grau de proteo IP67, que se consegue normalmente nas do tipo shear-beam. Dever ser evitado o uso de clulas de carga em ambientes sujeito vibrao intensa, apesar do projeto das mesmas incluir uma verificao de freqncia natural, no sentido de se evitar o fenmeno de ressonncia. O uso de clulas de carga em ambientes explosivos deve ser acompanhado por barreiras de segurana intrnseca. Alerta-se que o uso de barreiras de segurana intrnseca inserem resistncias em srie nos circuitos, o que poderia baixar as tenses da excitao. recomendvel o uso de indicadores que compensem esta diminuio atravs de ligaes a 7 fios (tipo Kelvin). 10.2.6 - Dispositivos de montagem Devem ser escolhidos visando no transmitir clula de carga nenhum outro esforo que no seja o da fora a medir e, portanto, visando assegurar para a carga todos os graus de liberdade de deslocamento possveis, excesso do relativo direo da fora a medir. 10.2.7 - Tempo da pesagem

Muitas vezes dispe-se de um tempo limitado para se efetuar a pesagem. Neste caso deve-se considerar 1 segundo como um tempo mnimo para cada pesagem, considerando-se o amortecimento das oscilaes que a clula sofre ao receber o carregamento. Eventualmente este tempo pode ser reduzido atravs do uso de sistemas de amortecimento. 10.2.8 - Limites de sobrecarga e deslocamentos Em clulas de carga tipo flexo ou bending, normalmente de baixa capacidade, necessrio prever-se limites de sobrecarga que impeam a clula de carga de deformarse alm de um dado valor. Nas clulas tipo cisalhamento (shear beam) e compresso (canister), so difceis aplicar limites de sobrecarga, tendo em vista o pequeno valor da flecha produzida em funo da carga nominal aplicada e, portanto, cabe ao usurio precaver-se quanto a eventualidade do uso de cargas excessivas. Outros limites de deslocamento usados so os tirantes, necessrios para limitar o deslocamento de tanques e silos, quando as clulas de carga esto situadas abaixo do centro de gravidade dos mesmos (portanto, no so autocentrantes), sujeitos a ao dos ventos ou com misturadores instalados. O objetivo destes tirantes obstar deslocamentos no verticais. As clulas de carga so transdutores bastante precisos e de vida til muito longa (so projetados e testados em prottipo para dez milhes de ciclos de pesagem). Esta longetividade e preciso podem ser facilmente obtidas desde que sejam convenientemente especificadas e instaladas. A assessoria tcnica do fabricante sempre muito til e evita falhas de projeto muito custosas. Procurou-se dar aqui algumas informaes fundamentais, que no excluem, porm a eventual necessidade daquela consulta, a qual fortemente recomenda-se no renunciar. 10.3 Exemplos de Clulas de Cargas Clula de carga para compresso em corte

Dispositivos para utilizao de Clulas de Carga, aplicadas no mundo inteiro.

Modelo de Clula para Compresso

Modelo de Clula para trao Figura 3 Modelos de Clulas de Carga 1 - Encoders Podemos definir este equipamento como sendo um transdutor que executa a transformao (decodificao) de um movimento mecnico em um sinal eletrnico. Seu funcionamento est baseado na interrupo ou no de um sinal ptico, normalmente um feixe luminoso, conseguido comumente atravs de um emissor e um sensor separados pr um nnio e um disco de vidro, plstico ou metais estriados que alternadamente permitem ou no a passagem de luz do emissor para o receptor. Quando o disco sofre um deslocamento angular interrompe a passagem de luz, gerando um pulso. Este pulso representa um certo ngulo mnimo, que define a resoluo do sistema. Podermos dividir estes equipamentos em dois tipos: (Parte 6 de 9) anterior
Encoders incrementais; Encoders absolutos. 1.1 Encoder Absoluto Em um encoder absoluto cada posio representada unicamente pr um cdigo padro. Este cdigo prove de trilhas independentes e est gravado no disco do encoder, onde para cada trilha existe um sensor ptico correspondente. Cada sensor ir fornecer um sinal de nvel lgico 1 ou 0 dependente do cdigo padro do disco para cada posio (ver figura abaixo). Uma vantagem deste tipo de encoder que no haver perda da posio no caso de falta de energia, pois no necessrio indexar ou referenciar a partir de um determinado ponto.

Figura 34 Disco codificado de um encoder absoluto Cada trilha do disco codificado significa um bit, dependendo ento do nmero de trilhas verificaremos a resoluo deste sistema. Pr exemplo, um disco com 8 trilhas poder identificar 256 posies diferentes. A expresso (8) mostra analiticamente como podermos determinar a resoluo de um encoder absoluto em funo do nmero de bits do disco codificado. = 360(8) Onde: N o nmero de bits ou trilhas do disco. O disco do encoder pode ser codificado de varias maneiras diferentes, porm, existem dois cdigos que so os mais utilizados: o cdigo binrio e o cdigo de Gray. O cdigo binrio amplamente utilizado nas aplicaes para automao industrial e o cdigo de Gray, possui como principal vantagem a que de uma posio para outra apenas um bit alterado. Assim, fica possvel encontrar erros provocados pr rudos eltricos ou eletromagnticos atravs de software. Podemos ainda, dividir os encoders absolutos em dois tipos: single turn e multi turn. Os encoders do tipo single turn repetem o cdigo da posio a cada 360 para uma volta do eixo. Normalmente estes encoders so fornecidos at a resoluo de 14 bits, ou seja, 16384 posies por volta, ou ainda, o menor ngulo que pode ser representado o de 0,02I9. J os do tipo multi turn possuem discos codificados adicionais que permitem a leitura de varias voltas. A figura Abaixo pode nos dar uma idia de como isto realizado.

Figura 35 Disco codificado de um encoder absoluto multi-turn

A resoluo do encoder absoluto dada por contagem/revoluo, isto , se ele tiver no seu disco (encoder rotativo) 12 faixas para cdigo de gray, ento ter 2 combinaes possveis perfazendo um total de 4096 combinaes. Com relao sada destes encoders podemos encontrar: sada paralela, sada serial ou comunicao em rede. Para os encoders com sada paralela, para cada bit existe um condutor, e o elemento de controle dever obviamente possuir uma porta paralela para leitura destes sinais. Os encoders com sada serial so muito utilizados, pois a grande maioria dos processadores no mercado utilizam este sistema de transmisso de dados. Existem algumas vantagens, dentre as quais: Baixo custo em funo do cabeamento; Maior velocidade de transmisso (at 1,5 G bps); Reduzido nmero de componentes; Maior imunidade a rudos. Os encoders com sada para comunicao em rede tambm so seriais, porm adotam protocolos amplamente conhecidos no mercado de automao, como pr exemplo: CAN (Devicenet), Interbus, Profibus (DP) e entre outros. 1.2 Aplicaes dos Encoders Absolutos

As aplicaes para este tipo de encoder seriam aquelas onde necessitamos fazer posicionamentos em uma nica volta e que podem permanecer desativadas pr um longo perodo de tempo, tais como: Radares; Telescpios; Guindastes; Manipuladores; Robs; Comportas; Sistemas de nvel; Posicionamento de eixos; Posicionamento de vlvulas; Mesas planas, etc. 1.3 Encoder Incremental Nestes encoders cada deslocamento angular representado pela gerao de um pulso. possvel ainda determinar o sentido de rotao do eixo atravs do nnio ou de duas faixas regularmente defasadas (ver figura 36). Na verdade um circuito eletrnico poder detectar o sentido de giro atravs de operaes lgicas. O encoder incremental fornece normalmente dois pulsos quadrados defasados em 90, que so chamados usualmente de canal A e canal B. A leitura de apenas um canal fornecendo somente a velocidade, enquanto que a leitura dos dois canais fornece tambm o sentido do movimento. Um outro sinal chamado de Z ou zero tambm est disponvel e ele d a posio absoluta zero do encoder. Este sinal um pulso quadrado em a fase e a largura as mesmas do canal A.

Figura 36 Encoder Incremental A resoluo determinada atravs do nmero de pulsos que o encoder gera pr volta ou pelo nmero de pulsos pr rotao (PPR). A mxima resoluo que encontrarmos para estes casos est pr Volta de 10000 pulsos/rotao (podendo chegar a 40000 com alguns recursos adicionais), pois acima disto fica muito difcil construir ranhuras to prximas umas das outras. O que no devemos nunca esquecer que a resoluo do encoder deve ser igual, ou melhor, do que aquela requerida pela aplicao. Como todo transdutor o encoder incremental possui duas velocidades inerentes: a mecnica e a eletrnica, que pr sua vez impem limites a velocidade de operao. A combinao de vrios fatores tais como, rolamentos, freqncia de resposta, PPR para cada aplicao, tambm influencia nestas questes. De modo geral, a mxima velocidade de operao para um encoder incremental depende diretamente da aplicao. Podemos determinar a velocidade de operao para nina dada aplicao atravs da seguinte expresso: 60 f = PPR x n Onde: f a freqncia de operao [Hz]; PPR a resoluo do encoder; n a rotao [rpm]. Para os terminais de sada adotada uma terminologia prpria. Os sinais so transmitidos utilizando circuitos de corrente continua, para que sejam atingidas altas velocidades de transmisso. Esta transmisso feita pr uma corrente que pode fluir do encoder para o

circuito (NPN) ou do circuito para o encoder (PNP), embora a maioria dos encoders possa ser configurada em outros padres, alm do PNP ou NPN, tais como: Push Pull, Line Drive ou RS422. Os encoders incrementais ainda podem ser unidirecionais ou bidirecionais ou ainda com sinal de referencia. Adicionalmente podem ser transmitidos tambm como sinal singular sigle ended ou com seus sinais complementares diferenciais. Para a especificao de encoders incrementais devem ser informadas algumas caractersticas, que podemos dividir em: Mecnicas: flange, dimetro do eixo ou eixo vazado, mxima carga do eixo, pulsos pr volta, velocidade, momento de inrcia, temperatura de operao, proteo [IP], dimenses e tipo de conexo (eltrica). Eletrnicas: freqncia, tipo de eletrnica, formato da sada, imunidade a rudo, proteo do circuito (inverso de polaridade, sobretenso, curto-circuito na sada) e alimentao. As aplicaes para encoders incrementais abrangem vrios processos entre os quais podemos citar: Realimentao de sistemas digitais de controle de velocidade; Maquinas de embalagens; Ajustes de fusos para preparao de espessura de um produto; Robs; Misturadores; Mesas rotativas. 12 Sensor de Umidade As medies de umidade feitas desde o sculo XV com relao atmosfera. No difcil se fazerem medies de umidade, a menos que se exija muita preciso e controle rigoroso. H trs mtodos gerais para se medir a umidade relativa do ar: o psicrmetro, o sensor eletrnico e o ponto de orvalho. No mtodo do psicrmetro utilizado como sensor um fio de cabelo humano ou uma membrana animal que muda de dimenses com a umidade. Durante muitos anos estes elementos higromecnicos foram usados como indicadores e como chaves de controle.

O sensor eltrico satisfaz a necessidade industrial quanto a velocidade, versatilidade, preciso e alta sensibilidade, usando massa pequena e componentes nometlicos. Onde importante o teor real de gua do ar, ou onde a condensao da umidade deve ser evitada, aplica-se com mais eficincia o controle do ponto de orvalho. 12.1 Sensor Eletrnico Um sensor eletrnico de umidade um dispositivo de preciso capaz de detectar uma variao de 1% na umidade relativa. Um tipo de sensor eletrnico constitudo de duas grades de ouro entrelaadas, estampadas sobre plstico e cobertas com uma complexa camada de sais higroscpicos. Conforme aumenta a umidade relativa (UR), a camada se torna mais condutiva e a resistncia entre as grades diminui. A variao de resistncia calibrada em unidades de UR, e o controlador associado interpreta as variaes de modo a ativar o equipamento adequado de controle de umidade. 12.2 Sensor Ponto de Orvalho Um tipo de sensor de ponto de orvalho consiste em eletrodos de fio bifilar, enrolados sobre uma luva de pano, que cobre um tubo oco ou carretel. (Bifilar significa um enrolamento de dois fios enrolados lado a lado, separados de uma distncia uniforme). A luva de pano impregnada com uma soluo de cloreto de ltio e deixada secar. Os fios bifilares so ligados ao secundrio de um transformador integral. Os eletrodos bifilares no esto interligados. Dependem da condutividade do cloreto de ltio atmosfericamente umedecido para que haja um fluxo de corrente. O cloreto de ltio possui duas caractersticas nicas que o tornam apropriado s medidas de ponto de orvalho. altamente higroscpico, isto , tem uma grande afinidade com o vapor dgua e tem uma habilidade inerente para manter-se em um valor constante pouco acima dos 1%, quando presente em uma atmosfera mida e aquecida por uma corrente eltrica que o percorra. Para valores de 1% ou abaixo, o cloreto de ltio da luva seca-se e se transforma em slido cristalino e no condutor. Um segundo tipo de detector de ponto de orvalho usa uma cmara de observao onde introduzida uma amostra de gs que contm vapor mido. Um manmetro indica diretamente a relao entre a amostra do gs e a presso atmosfrica. A amostra de gs mantida a uma presso um pouco acima da atmosfrica. Quando se abre uma vlvula de operao, o gs escapa para a cmara de observao e se expande presso atmosfrica. Quando o gs libertado acende-se uma lmpada, de modo que quando o gs se resfria, abaixo do ponto de orvalho, formase uma nvoa caracterstica na cmara. O procedimento repetido de modo a estabelecer o ponto final ou o ponto de fuga da neblina. Este ponto final pode ser determinado com preciso quando medido pela relao de presso do ponto de fuga.

Outras tcnicas do ponto de orvalho envolvem a observao da formao do orvalho sobre uma superfcie polida, e diminuindo a temperatura por tcnicas de refrigerao obtm-se um depsito de orvalho dos gases confinados. A medio e/ou controle da umidade desejvel ao se estabelecer um ambiente confortvel ao homem (como as reas de temperatura e umidade controladas para trabalhos especiais), em reas de armazenamento, em gases comprimidos usados em instrumentao e trabalhos analticos, em fornalhas de atmosfera controlada e em fornos de secagem. O controle da umidade tambm essencial na indstria do papel, para que o mesmo possa ser calandrado na espessura correta e armazenado sem expanso dimensional. Sem o controle adequado da umidade, o papel poderia ser esticado no processo de calandragem e depois ser contrado at se quebrar. 12.3 Sensores Capacitivos de Umidade O tipo mais usado para medida de umidade relativa em higrmetros de uso domstico, comercial ou industrial o capacitivo. Este sensor formado por uma folha de material no condutivo coberta nas duas faces por uma finssima camada de ouro (condutor) numa estrutura que corresponde justamente a um capacitor plano. A construo desse capacitor, entretanto, tal que a umidade do ar pode penetrar com facilidade no material dieltrico, alterando sua capacitncia. Com a penetrao da umidade a capacitncia aumenta. Para um sensor tpico, a capacitncia se altera de aproximadamente 112 pF para uma umidade relativa de 10% para 144 pF para uma umidade relativa de 90% (que a faixa de utilizao do sensor). Para dar acesso umidade ao dieltrico, o conjunto montado num invlucro dotado de pequenos orifcios.

Figura 37 - Sensor de temperatura e umidade 12.3.1 Sensor de Umidade da Philips Components Com um nmero de catlogo bastante complicado para ser utilizado numa loja, o sensor 2322 691 90001 da Philips Components possui caractersticas que permitem sua utilizao em higrmetros de boa preciso. Algumas publicaes tcnicas tratam este sensor como um "umidistor", mas no achamos que este seja um nome conveniente.

As principais caractersticas deste sensor so: Faixa de umidades medidas: 10% a 90% Sensibilidade entre 12 e 75% de umidade relativa: 0,4 pF / % Faixa de freqncias de operao : 1 kHz a 1 MHz Tenso mxima AC ou DC: 15 V Faixa de umidade para armazenamento: 0 a 100% Faixa de temperatura de operao: 0 a 85 graus centgrados 13 Sensor de PH O princpio de funcionamento dos sensores de pH muito simples.

Figura 38 Sensor de PH O bulbo de vidro detecta ons de H+ e gera uma corrente eltrica (59,2 mV por unidade de pH a 25 oC). O gel interno recebe a corrente eltrica (+) e transmite ao interior do sensor. O fio de prata pura (tratado com cloreto de prata AgCl) capta a corrente e transmite ao cabo de conexo, que leva o sinal do sensor ao leitor/controlador. 13.1 - Sensor de referncia:

Figura 39 Sensor de Referncia O septo poroso isola o gel ou soluo interna de KCl do meio externo. A concentrao constante de ons de cloreto dentro do sensor gera uma corrente eltrica (-) com o fio de prata. O fio de prata pura (tratado com cloreto de prata AgCl) capta a corrente e transmite ao cabo de conexo, que leva o sinal do sensor ao leitor/controlador. Figura 40 Sensores de PH 13.2 Sensor combinado de pH e referncia

Figura 41 Sensor Combinado Um sensor combinado consiste de um sensor de pH e um sensor de referncia dentro de um mesmo corpo. 13.3 Aplicaes tpicas para estes sensores so: Efluentes oleosos ou gordurosos; Lodo calcrio; Refinamento de acar; Emulses; Lavagem de gases; Coagulao de floculantes; Fabricao de papel e celulose; E muitas outras; 13.4 Especificaes Banda de pH: 0 - 12 pH Banda de temperatura: 0 - 50 oC. Banda de presso: 0 - 100 psi. Sensor de referncia: Duplo septo poroso com Ag/AgCl 14 Interfermetro O interfermetro um aparelho inventado pelo norte-americano Albert Michelson que permite calcular a velocidade da luz.

Figura 42 Interfermetro 14.1 Funcionamento O interfermetro de Michelson (1852 - 1931, prmio Nobel em 1907), a forma fundamental da grande variedade de interfermetros de 2 feixes. No esquema a seguir (fig.43), a luz vem expandida da fonte L, incide na placa paralela P, sofre uma refrao at incidir na outra superfcie semi-espelhada, aonde ir se dividir em 2 feixes, os quais iro atingir os espelhos A1 e A2 perpendicularmente.

Figura 43 - Esquema ptico do interfermetro Os retornos dos feixes iro atingir a face semi-espelhada da placa P, e as franjas de interferncia podem ser vistas diretamente a olho nu, ou atravs de um telescpio F. Notar que a luz refletida por A2 passa atravs da placa P 3 vezes, enquanto que a luz refletida por A1 passa apenas 1 vez. A placa compensadora P1 idntica na espessura e no paralelismo placa P. Sua insero vai equalizar os caminhos dos dois feixes. Quando os espelhos estiverem a distncias iguais e perpendiculares, o campo de interferncia ser uniforme. Quando as superfcies refletoras no estiverem perpendiculares, as franjas passam de circulares a linhas. Quanto maior a diferena entre as distncias dos espelhos A1 e A2 placa P, mais crculos concntricos de interferncia sero observados. Assim toda vez que o deslocamento do espelho mvel atingir um valor mltiplo de l /2, o valor da intensidade se repete.

A presena das lminas de vidro trazem tambm um sistema paralelo de reflexes na segunda face e conseqentemente de franjas. A intensidade deste sistema secundrio fraca, e dificilmente possvel observ-lo.

Figura 4 - Sugesto para o alinhamento 14.2 Objetivos Familiarizao c/ o instrumento e alinhamento de seus elementos. Uso do interfermetro para medidas precisas de pequenos deslocamentos, l de fontes monocromticas, comparao de superfcies planas, medida de comprimento de coerncia de diversas fontes luminosas e ndice de refrao de gases. 14.3 - Procedimento experimental 14.3.1 Alinhamento O feixe direto emitido pelo Laser constitui um fino raio intenso, monocromtico e coerente que facilita o alinhamento (fig.4). A idia aqui a de alinhar os espelhos de modo que a reflexo de cada um deles volte exatamente pelo mesmo caminho, o que pode ser verificado observando as reflexes sobre o carto c/ furo. Quando os espelhos esto alinhados (Perpendiculares entre si) as duas reflexes sobre S, voltam passando pelo furo. Observe que o espelho A2 possue apenas 1 grau de liberdade e o espelho A1 possue 2. Logo para que as reflexes retornem ao Laser, a reflexo do espelho 2 s pode ser ajustada deslocando todo o equipamento ( A base toda), s depois ajusta-se a reflexo do espelho 1 atravs dos parafusos. Na condio de alinhamento perfeito, devem-se observar crculos de interferncia. Para ligeiros desalinhamentos se observam franjas aproximadamente retas e paralelas. Estas figuras de interferncia so mais fceis de se observar com uma fonte extensa ou com um feixe expandido. Por esta razo, depois do alinhamento inicial utilizamos uma lente divergente para expandir o feixe Laser, permitindo assim observar no anteparo o padro de interferncia. O ajuste feito alinhando com cuidado o espelho 1, de modo a se observar o padro na forma de crculos.

importante lembrar que a distribuio luminosa do feixe Laser no uniforme, mas sim Gaussiana, ou seja, mais intensa no centro do que nas bordas. Assim, o encontro da borda de um feixe com o centro de outro produz franjas de menor visibilidade. 14.3.2 Escala do parafuso micromtrico Devido ordem de grandeza dimensional que operada no interfermetro (350nm) necessrios um sistema mecnico que permita o deslocamento do espelho com bastante suavidade. Conforme pode ser observado no equipamento, o espelho deslocado atravs de um sistema de reduo por alavanca, conjugado com um parafuso micromtrico. A cada duas voltas do parafuso, sua ponta desloca 1mm, e o espelho atravs da alavanca caminha aproximadamente 5 vezes menos ( Os equipamentos no so exatamente iguais). A cada duas voltas do parafuso, sua ponta desloca 1mm. (0,5mm por volta) A escala do tambor do parafuso divide 1m em 100 partes (0.01 m por diviso). 14.3.3 Calibrao do parafuso micromtrico Determinao da relao de reduo R = D Lparafuso / D Lespelho ou R = no divises parafuso /D Lespelho. I Iluminando o interfermetro com a luz extensa do Laser de He-Ne e inclinando levemente o espelho para se obter franjas quase retas, desloca-se o parafuso do espelho mvel um certo nmero de divises e conta-se o nmero de franjas de interferncia que passam pelo centro do campo de viso.

Figura 45 - Sistema de reduo dos movimentos Cada interfermetro possue uma razo de reduo R entre os movimentos do parafuso micromtrico e o espelho mvel, o valor desta razo dever ser determinada com preciso (Fazer vrias leituras e depois um tratamento estatstico). Obs.1 - Cada franja que aparece ou

desaparece no campo de viso, representa um deslocamento do espelho mvel de l/2. Obs. 2 O Laser de He-Ne tem l = 632.8 nm (6328 A) 14.3.4 Determinao do l de uma fonte espectral Depois de conhecida a geometria do equipamento, possvel atravs de um processo inverso ao que foi feito, determinar-se o l de uma outra linha espectral, atravs da contagem das franjas interferomtricas (R = D L parafuso / D L espelho). Substituindo-se o Laser por uma lmpada espectral, selecione o l que se deseja determinar, interpondo um filtro para selecionar uma faixa desejada, coloque no suporte do interfermetro uma placa de vidro despolido para espalhar a luz e incline levemente o espelho mvel para tornar as franjas aproximadamente retas. As franjas no sero mais projetadas na parede, s podero ser vistas diretamente no equipamento. 14.3.5 Determinao do Dl das linhas do Na Substituindo-se a fonte de luz por uma lmpada de sdio, coloque no suporte do interfermetro uma placa de vidro despolido para difundir a luz e incline levemente o espelho mvel para tornar as franjas mais ou menos retas. Figura 46 - Curva de contraste dos anis Devido proximidade dos ls das duas linhas amarelas do sdio, aparece um padro de franjas cuja visibilidade aumenta e diminui periodicamente (Fig. 46) ao variarmos bastante a distncia entre os espelhos atravs do parafuso micromtrico. sdio Observando a distncia que o espelho mvel caminha, determine T usando o DL do parafuso micromtrico e a R j aferida entre os mximos de contraste (ou mnimos que so mais fceis de discriminar), para calcular o Dl das duas linhas amarelas do Obs. Para o clculo usar o lmdio medido ou consultar uma tabela. 14.4 Resumo do roteiro sugerido a) - Alinhar o interfermetro (Observe os reflexos no Laser). b) - Encontrar as franjas de interferncia usando-se o Laser de He-Ne com um expansor. c) Contar aproximadamente 300 franjas, note que o erro ser menor se o no de franjas coincidir com um no de divises no parafuso completas e plotando um grfico de vrias medidas. Determinar a razo de reduo parafuso/espelho. d) - Usando a razo encontrada no item anterior, determine o l de alguma das linhas espectrais do Hg ou o lmdio do Na (Contar aproximadamente 200 franjas). Observe que as franjas no sero mais projetadas, e sim observadas dentro do equipamento - Usar um filtro p/ (selecionar a faixa espectral desejada). e) - Usando a lmpada de Na, determine a diferena de comprimento de onda Dl do "dublet", no contar as franjas, apenas observar os ciclos de contraste. f) Usando um Laser ou uma lmpada de luz branca, encontre a condio de Diferena de caminho tico nulo (DCON) onde

haver franjas policromticas. g) Determinar o ndice de refrao do ar. h) Se a placa compensadora for removida, o que ocorrer explique. 14.4.1 Medidas de pequenas diferenas de comprimento de onda A figura 47 representa num esquema resumido, alguns elementos importantes para a formao da figura de interferncia pelo interfermetro de Michelson. S1 e S2 so as duas imagens virtuais, formadas pelos dois espelhos, da fonte de luz a ser analisada pelo instrumento. A figura de interferncia, na forma de anis concntricos claros e escuros forma-se no anteparo A e centrada no ponto P. Imaginemos agora que cada uma das fontes virtuais (de mesma potncia) emita em duas freqncias muito prximas w1 e w 2, sendo w 1>w2. Figura 47 - Formao da figura de interferncia Suponhamos que para a freqncia w1 a intensidade no ponto P seja mxima, o que implica (ver equaes para o interfermetro) em: d = (m + 1/2) l1 m = 0,1,2,(1) Onde d distncia entre as duas imagens (S1 e S2) e l1 o comprimento de onda associado freqncia w1. Suponha que ao mesmo tempo em que isto acontece, a intensidade em P para a freqncia w2 seja mnima (zero), o que implica em: d = m l2 = 2m l2/2 m = 0,1,2,(2) onde l2 o comprimento de onda associado w2. Estas duas ltimas equaes, quando satisfeitas simultaneamente para a distncia d significam que o anteparo est uniformemente iluminado pelas duas fontes, pois onde existe um mnimo de interferncia para w2 (anel escuro), existir um mximo para w1 (anel claro) e vice-versa. Chamaremos esta condio de condio de anticoincidncia de anis. Nesta condio, podemos afirmar que no comprimento d cabe exatamente um nmero mpar de meios comprimentos de onda l1 e um nmero par de meio comprimento de onda l2. [Ver eqs. (1) e (2)]. Como a razo d/(l1/2) um nmero mpar, e d/(l2/2) um nmero par, teremos evidentemente: [d/(l1/2)] - [d/(l2/2)] = nmero mpar = N. (3). Se o espelho mvel do interfermetro for agora deslocado de tal forma que surja a nova condio de anti-coincidncia, teremos: [d/(l1/2)] - [d/(l2/2)] = N + 2 (4) porqu N + 2 o nmero mpar mais prximo que se segue a N. Nesta equao, d a nova distncia entre as imagens virtuais S1 e S2. Subtraindo a eq. (3) da eq. (4) e fazendo D = d- d, teremos:

(Parte 9 de 9) anterior 1. 3

Vous aimerez peut-être aussi