Vous êtes sur la page 1sur 22

HIGIENE, LIMPEZA E CONSERVAO

NA REA ADMINISTRATIVA

HIGIENE 1- Origem: Higie - Higiene provm do grego. 2- Higiene Conceito: o estudo da relao sanitria do homem com o mundo exterior e dos meios de promover a sade do indivduo e da espcie. Objetivo: Cumprir e valori ar o material tornando em cada indivduo !e da espcie" uma parcela til capa de concorrer para o aper#eioamento da humanidade. 01Higiene Individ !"

$n#antil% escolar% pro#issional% asseio corporal% vesturio% postura% esporte% mental% exames peri&dicos. 0#Higiene d$ %ei$&

'ural% ur(ano% pro#iltico. 0'C$n()gi$

)ireto e $ndireto )ireto: *ei+o e mo $ndireto: roupas% o(+etos% (rin,uedos.

0*-

C$n(!%in!+,$

a presena de um germe in#eccioso na super#cie do corpo humano ou de um o(+eto ,ual,uer. 0-De.in/e0+,$

o com(ate do germe por meio #sico ,umico. 01In/e0+,$

-ntra na multiplicao de um agente causador de doenas no organismo humano e animal.

HIGIENE COLETIVO . gua tem inmeras utilidades para n&s: Exemplos: /impe a domstica% asseio corporal% irrigao% #iltragem% #ervura% etc. . gua pode ser: dura% mole% cida% alcalina% neutra% mineral. 0uanto a temperatura pode ser: #ria% morna% ,uente. 1ode ser: contaminada e no contaminada. Composio: 0uantidade de su(st2ncias org2nicas% hidrocar(onetos e a otada% sais minerais indussoluo ,ue vai dar um sa(or especial. 3 uso da gua ,uando ela est puri#icada ou potvel. . gua rece(e su(st2ncias diversas ,ue con#ere a cor% cheiro% gosto ,ue no pr&prio da gua potvel. C$n(!%in!d!: a,uela ,ue apresenta alterao de origem (iol&gica com presena de agentes patog4nicos vivos. Higiene d$ A2: 5odos os seres vivos dependem do ar% contaminando o ar. necessrio renovar correntes do ar para remover micr&(ios principalmente do homem% encontrados na tosse% aspiros% gargalhadas. Li3$: 3 ,ue constitui o lixo residual domiciliar% hospitalar% industrial e comercial. )ecomp6e o lixo de su(st2ncias org2nicas em #ase de decomposio de cin as% carvo em p&% #ragmentos de papel% ,ue chamamos de lixo seco e mido como deve ser a coleta do lixo. . higiene das mos est em primeiro lugar. 3 lixo mais perigoso o lixo at7mico. Contamina a pessoa redu indo idade% causa c2ncer% etc. Higiene do ar. 5odos os seres vivos dependem do ar. -le estando contaminado deve ser renovado. O "i3$ .e2 4$de& $ndustrial% comercial% hospitalar e domiciliar.

midos seco molhado contaminado e no contaminado especfico e no especfico aproveitveis e no aproveitveis )eve ser coletado e separado pela ,ualidade de material

DETERGENTES a su(st2ncia ou preparao ,umica ,ue produ limpe a puri#ica ou clareia uma super#cie. . diluio pode ser #eita com gua. 1- colocar 10 litros de gua para 100ml de soluo pura fica 1%; 2- colocar 10 litros de gua para 200ml de soluo pura fica 2%; 3- colocar 10 litros de gua para 300ml de soluo pura fica 3%; - colocar 10 litros de gua para 00ml de soluo pura fica %; !- colocar 10 litros de gua para !00ml de soluo pura fica !%; "- colocar 10 litros de gua para "00ml de soluo pura fica "%; #- colocar 10 litros de gua para #00ml de soluo pura fica #%; $- colocar 10 litros de gua para $00ml de soluo pura fica $%; %- colocar 10 litros de gua para %00ml de soluo pura fica %%; 10-colocar 10 litros de gua para 1000ml de soluo pura fica 10%&

MATERIAL DE LIMPEZA E SE5S C5IDADOS Equipamentos: vassouras !piaava% mops% #ios sintticos"8 -scovas de !pelo% piaava% palha% #ios sintticos"8

'odos% (aldes de cores di#erenciadas8 -scada% enceradeira% mangueiras8 ps de lixo !ca(o longo e ca(o curto"8 aspiradores de p&8 panos para tirar p&8 panos de cho8 espon+as de ao8 sa(o l,uido% em p& e em pedaos8 toalhas de papel8 sa(onete !l,uido e em pedaos"8 sap&lio !em p& e em pedaos"8 detergentes e desin#etante8 produtos para polimento de m&veis e metais8 anti-spticos8 produtos inseticidas e raticidas.

C5IDADOS COM O 5SO DO MATERIAL& devemos usar o material de tra(alho e em seguida% lav-lo e desin#et-lo (em como guard-lo em local ade,uado8 devemos usar o material necessrio na ,uantidade certa% sem extravio e desperdcio do mesmo8 o operador da m,uina dever us-la e em seguida lavar a escova% passar soluo na m,uina% etc8 cuidados com os rodos% cuidados com os (aldes% luvas% ps de lixo% en#im todo e ,ual,uer material de limpe a depois de utili ado8

guardar os panos de limpe a ap&s lav-los% em lugar seco e are+ado. no a(andone os (aldes% rodos e panos pelo corredor.

PISOS E6ISTENTES 3s pisos podem ser classi#icados em 9duros: e 9macios:. 1isos duros: concretos% granilite% mrmore% ladrilhos% ti+olo. 1isos macios: (orracha% lin&leo% madeira e plstico. . limpe a dos pisos visa: ;- -vitar a propagao das in#ec6es8 <- )ar (oa apar4ncia8 =- 1reservar !manuteno" a integridade do material. -sta limpe a sup6e e exige o uso de produtos ade,uados ,ue o diretor do local e o che#e de limpe a devem investigar e identi#icar. )eve-se evitar a excessiva diversi#icao dos produtos ,ue gera muita con#uso e grandes danos. .s especi#ica6es tcnicas dos #a(ricantes devem ser o(servadas e as normas de uso o(edecias a #im de se o(ter o melhor resultado com o menor custo e do menor desgaste de material. . #re,>4ncia da limpe a depende de #atores como8 intensidade do tr#ego% condi6es atmos#ricas e estado de conservao do piso. PISOS D5ROS 1. concreto: 1odem ser es#regado com pano% usando gua limpa ou uma soluo de limpe a neutra. 0uando encerado% pode ser varrido com pano ,uando pintado ou escova.

?e o concreto estiver manchado% usa-se um determinado dissolvido em gua morna. .p&s repousar alguns minutos so(re a mancha% este es#regado com palha de ao #ina e enxaguada com soluo de vinagre !; litro para @ de gua" e% em seguida% com gua limpa. .p&s a operao pode-se encerar e polir. 2. ranilite:

!pedaos de granitos e mrmore misturados com cimento% derramados em se6es e separados por #itas metlicas". durvel e (arato% de conservao econ7mica e #cil de limpar% em(ora manche #acilmente e se+a (arulhento. 1ode ser varrido com !mop ou" vassoura de p4lo e pode ser lavado. 0uando velho e su+o pode ser escovado. 1ode ser encerado. !. "#rmore: )e grande (ele a% #acilmente dani#icvel por #alta de cuidado. 1ode ser varrido com !mops ou" vassoura de pelo. 1ode ser lavado% usando soluo de limpe a. 1ode ser encerado. -vite o uso de cidos e de p&s arenosos. $. %a&ril'os:

)e instalao dispendiosa% pode ser tratado como o concreto. 5em grande dura(ilidade e conservao (arata. 1ode ser lavado com soluo neutra. (. )ijolo: 1ouco usado. .par4ncia po(re. 1ode ser varrido.

17 PISOS MACIOS 1- Lin8"e$&

)e preo ra ovel% durvel% marca #acilmente. 1ode ser polido e encerado com cera de (rilho pr&prio% ,uando necessrio. 1ara remover a cera% usar soluo de um detergente removedor apropriado ou palha de ao #ina. -vite preparados corrosivos e encerar repetidamente.

#- M!dei2!& )urvel% pode empenar% o#erece risco de inc4ndio% deve ser cala#etado e pode ser di#cil de conservar. 1ode passar pano mido% escova e pode ser polido e encerado ,uando necessrio. -vitar preparados #ortes. Ase o mnimo de gua e remova-a imediatamente.

'- 9$22!0:!& /ava com #acilidade% silencioso% su+eito a marcas% impermevel B gua e B su+eira% pode ser dani#icado por &leos e graxas. 1ode ser passado pano mido. 1ode ser lavado% usando preparado #raco ou a (ase de cera. 1ode ser polido% e encerado ,uando necessrio. -vitar &leos% gua ,uente e ceras solventes.

*- P").(i0$& )urvel. 1ode passar pano mido% lavar com soluo neutra e encerado.

AS PROI9I;ES NA LIMPEZA usar luvas em locais desnecessrios8 usar vassourinha de vaso para +ogar gua em corredores8

a(rir portas% pegando na maaneta com luva8 usar vasilhame su+o para colocar soluo germicida como tam(m #ica exposta sem proteo8 usar escova !ma,uina" de um setor #echado em setor a(erto8 usar pano de piso nas paredes8 usar pano de recolher de+eto em outro tipo de limpe a8 usar ,ual,uer material antes de veri#icar as suas condi6es de uso8 a#astar os m&veis e e,uipamentos com luvas8 usar uni#orme inade,uado como tam(m (otas sem serem limpas8 #a er limpe a sem tcnica espec#ica con#orme o treinamento8 usar luvas no (olso% ou em lugar impr&prio8 lavar os panos de limpe a nas pias8 lavar os panos de limpe a dentro do vaso8 no pode empurrar o (alde de soluo ,uando estiver passando pano mido.

<5AIS OS AGENTES DE LIMPEZA a gua- uma das mais a(undantes su(stanciais encontradas na nature a na #orma l,uida% nos oceanos% lagos% rios% gelo% neve% na #orma s&lida e como vapor. C*+,O-,./.E: o corpo humano contm cerca de CDE de gua. ?a(o - so sais resultantes de ao de uma (ase #orte com cido graxo #orte.

em(ora #orte est praticamente limitado aos hidr&xidos de s&dio !soda custica" de potssio de am7nio e animais. O9S: cidos graxos so encontrados no se(o% &leo de coco% rcino% milho% so+a e algodo. )etergente - o detergente a su(st2ncia ou preparao ,umica ,ue produ limpe a% puri#ica ou clareia uma super#cie8 possui uma ou mais das propriedades tensoativa. 3 ,ue pH. !escrito sempre com p minsculo e H maisculo" indica a soluo% se a mesma cida ou (sica. 3 pH de#inido B concentrao de ons Hidrog4nios expressa em mols por litro. p' de 1 at( # - a soluo ( acida p' # - a soluo ( neutra p' de # a 1 a soluo ( )sica ou alcalina&

LIMPEZA ADMINISTRATIVA O=>e(iv$ Fanter as reas administrativas limpas% organi adas e conservadas. Faterial necessrio: D< (aldes plsticos8 sa(o l,uido8 sa(onete l,uido8 toalha e papel higi4nico8 (om(ril% #lanelas% lcool% etc. lustra m&veis.

M?($d$ de "i%4e@!& D;recolher o lixo8

D<D=DGDHD@DCDI-

limpar as mesas% cadeiras e estantes% com pano mido8 utili ar gua% sa(o% (om(ril e sap&lio8 -m seguida% enxugar8 passar lcool ou lustra m&veis8 #a er a limpe a diria do piso% passando pano ou m,uina8 encerar e dar (rilho nas salas e corredores8 uma ve por semana% #a er a limpe a geral% lavando as paredes% (anheiros% pias e o 'etirar todos os o(+etos do lugar% em

piso% limpando as luminrias e os ralos. DJ ;D-

seguida% recoloc-los no mesmo lugar de onde #oram tirados8 . limpe a deve ser #eita num horrio con#orme a necessidade do setor de modo ,ue completar as sa(oneteiras com sa(onete l,uido ou sa(o% ,uando #or o caso. no atrapalhe o (om andamento do servio8 Completar tam(m o papel toalha e o papel higi4nico% se houve necessidade.

LIMPEZA DE CORREDORES E O5TRAS 5NIDADES /impe a de corredores% por ser uma rea de tra+eto% devemos ter cuidados especiais8 D;- colher lixo e limpe a de cin eiros8 D<- passar pano mido com sa(o e gua% ou !sa(o l,uido"8 D=- passar cera no piso e passar m,uinas dando (rilho8 DG- o corredor deve ser lavado uma ve por semana8 DH- o corredor para ser limpo% primeiro um lado e pois o outro assim dividindo ao meio para evitar escorrego. D@- o corredor deve ser limpo constantemente8 DC- limpe a do rodap e paredes. -xistem limpe a de outras unidade% com a mesma #inalidade de manter o am(iente limpo% livre de contaminao e uma (oa conservao e higieni ao.

LIMPEZA DO REAEITBRIO ECO5 SALA DE LAZER .gente: .ux. de ?ervios Kerais )escrio: - levar para o re#eit&rio o material e e,uipamento necessrio para a limpe a8

proceder a limpe a% na seguinte ordem: .,/+,/"E0)E mesas cadeiras manchas nas paredes outros m&veis e o(+etos -E"/0/%"E0)E teto luminrias paredes portas +anelas persianas eLou vene ianas mesas e cadeiras outros m&veis e o(+etos piso - lavar com m,uina recolocar as cadeiras% mesas% outros m&veis e o(+etos no lugar recolher% limpar e guardar o material e os e,uipamentos utili ados.

LIMPEZA DOS CH5VEIROS .gente: .ux. de ?ervios Kerais )escrio: - destarraxar a parte terminal do chuveiro

deso(struir os ori#cios com a a+uda de escova apropriada enxaguar a pea com gua limpa para testar a capacidade de va o dos ori#cios es#regar um pano umedecido em gua e sa(o no cano cromado do chuveiro enxaguar com gua limpa atarraxar a parte terminal do chuveiro enxugar o chuveiro enxugar a rea onde #oi executado a limpe a recolher o material utili ado na limpe a.

LIMPEZA DAS 9ANHEIRAS .gente: .ux. de ?ervios Kerais )escrio: - levar o material necessrio ao (anheiro

a(rir a torneira da (anheira e deixar a gua escoar pelo ralo retirar ,ual,uer su+idade ou ca(elo depositado no ralo umedecer o pano e colocar um pouco de sa(o es#regar o pano de encontro B super#cie da (anheira% iniciando pela (andada% passando para a (anheira propriamente dita percorrer toda a rea com movimento da es,uerda para a direita e de cima para (aixo limpar a tampa e a correntinha lavar o pano na torneira da (anheira

enxaguar a (anheira at retirar (em o sa(o enxugar as torneira retorna a (anheira passando pano seco veri#icar se o servio est correto recolher o material utili ado na limpe a.

LIMPEZA DE APARELHOS SANITRIOS .gente: .ux. ?ervios Kerais )escrio: 1reparar o material de limpe a levar o material para o local de tra(alho colocar as luvas encher um (alde com soluo de sa(o e o outro com gua levantar o assento e dar a descarga es#regar o interior do vaso com escova% inclusive a rea so( a (orda dar nova descarga umedecer um pano na soluo de sa(o lavar o exterior do vaso% as do(radias% o con+unto de assento em suas duas #aces% dando particular ateno a parte ,ue est mais pr&xima do cho usar sap&lio% se necessrio enxaguar com gua limpa secar as do(radias% o assento e o exterior umedecer um pano com desin#etante passar primeiro no assento e depois nas (ordas e laterais do vaso a(aixar o assento enxugar com um pano e gua ,ue caiu no cho recolher o material utili ado na limpe a LIMPEZA DAS PORTAS

.gente: .ux. de ?erv. Kerais )escrio: preparar o material necessrio para limpe a da porta su(ir na escada e#etuar a limpe a de cima para (aixo passando o pano na parte externa% interna superior% lateral do caixilho e na parte superior da porta descer da escada limpar o restante in#erior dos caixinhos e da porta limpar os puxadores e lustr-los se necessrio o(servar se no h manchas ou vestgios de su+idade retocar o piso recolher o material utili ado na limpe a LIMPEZA DE PERSIANA E VENEZIANAS .gente: .ux. de ?ervios Kerais )escrio: levar o material de limpe a necessrio ao local de tra(alho (aixar a persiana e colocar as l2minas na posio vertical !#echada" passar um pano mido nas l2mpadas #echar a persiana para o outro lado limpar o outro lado da l2mina repetindo os passo anteriores retirar com pano umedecido% o p& da moldura da +anela% parapeito e reas ao redor passar pano mido no cho se necessrio (aixar a persiana e manter a(erta #echar a vene iana e proceder con#orme a etapa% =% G% H% @ e C recolher o material utili ado na limpe a LIMPEZA DE VIDROS .gente: .ux. de ?ervios Kerais

)escrio: m&veis"

levar o material de limpe a para rea de tra(alho colocar o (alde no cho so(re um papel +ornal !nunca so(re o parapeito ou aplicar o pano ou a espon+a do rodo mida no vidro comear do canto mais alto e mais distante para o mais pr&ximo utili ar movimentos verticais !de um lado para o outro" lavar o pano ou espon+a ao #inal de cada movimento enxugar com pano ou espon+a ao #inal de cada movimento repetir a operao se necessrio utili ar um ,uarto pano ou +ornal para dar mais (rilho repetir o procedimento para o lado externo lavar o parapeito com sa(o de coco enxugar a gua ,ue respingou veri#icar se a vidraa est limpa uni#ormemente recolher o material utili ado na limpe a

LIMPEZA DO ARRANDO DE VASO DE ALORES .gente: .ux. de ?ervios Kerais )escrio: pegar o vaso de #lores colocar gua limpa = dedos da (orda superior colocar as #lores no vaso% uma a uma p&s retira do caule o excesso de #olhas colocar as #lores com caule mais curto% +unto B (orda do vaso% e as de caule mais comprido no centro veri#icar a harmonia do arran+o trocar diariamente a gua do vaso +ogar #ora as #lores antes de #icarem desagradveis B vista lavar o vaso tirando o lim(o !acumulo nas pares com escova dura% sa(o de coco e gua corrente" enxugar o vaso com pano limpo

LIMPEZA DO TELEAONE levar o material para o local de tra(alho avisar B tele#onista ,ue est e#etuando a limpe a do aparelho passar o pano mido no #one% pressionando suavemente colocar o #one na mesa passar o pano so(re o aparelho e #ios colocar um pouco de alcool puro no pano seco repassar por todo o aparelho e #ios passar outro pano seco so(re o parelho recolocar o #one no lugar o(servar se a limpe a est per#eita recolher o material utili ado na limpe a dirigir-se a outro parelho LIMPEZA DE L5MINRIAS .gente: .ux. de ?ervios Kerais )escrio: 1reparar o material desligar o a(a+ur da tomada comear a limpe a pela cpula% ,ue dever ser #eita com pano seco limpar a l2mpada com pano mido repassar o pano por todo o a(a+ur ligar o a(a+u na tomada recolher o material utili ado na limpe a LIMPEZA DE CESTOS DE LI6O .gente: .ux. de ?ervios Kerais

)escrio:

pegar o saco plstico pelas (ordas e #echar ao retir-lo do cesto de lixo colocar o saco plstico com lixo% no carro de limpe a ou em local pr&prio para

ser recolhido mais tarde limpar o cesto com um pano umedecido em soluo desin#etante% lavando-o em gua corrente periodicamente comear a limpe a pelo lado interno e terminar no externo passar um pano seco e limpo para tirar as manchas de gua colocar um novo saco de lixo remover o material com o lixo para o local pr&prio de recolhimento pelo ?/A. LIMPEZA DE CINZEIRO .gente: .ux. de ?ervios Kerais )escrio: pegar o cin eiro su+o despe+ar o contedo do cin eiro no saco de lixo umedecer o pano em soluo neutra e passar no cin eiro lavar o pano e passar no cin eiro novamente passar um pano seco para enxugar lavar o cin eiro% se estiver muito su+o com soluo de limpe a% na sala de expurgo colocar o cin eiro no lugar de onde #oi retiraso limpar a (ase do cin,ueiro% passando um pano mido no sentido de cimpa para (aixo retirar com p de lixo e vassoura de piaava% os tocos de cigarro e as cin as dos cinaeiros de cho retirar a areia do cin eiro ,unao estiver muito su+a lavar e enxugar o cin eiro antes de colocar novamente a areia usar mscara no momento de manipular a areia LIMPEZA DE GELADEIRA

.gente: .ux. de ?ervios Kerais )escrio: desligar a geladeira a(rir a porta da geladeira retirar tudo ,ue se encontra dentro da geladeira colocar um pano no cho pr&ximo B geladeira para evitar respingo de gua reitrar as prateleiras e acess&rios lavar com gua e sa(o as prateleiras e acess&rios enxaguar com gua limpa limpar a parte interna da geladeira com um pano umedecido e sa(o de coco enxaguar com pano umedecido e gua limpa enxaguar com pano limpo e seco limpar a parte externa da geladeira com pano umedecido em gua limpa limpar o congelador com gua pura e secar em seguida recolocar prateleiras e acess&rios as prateleiras e acess&rios recolocar no mesmo lugar do ,ual retirou% tudo o ,ue encontrou dentro da geladeira #echar a geladira ligar a geladeira C5DIADOS COM AS L5VAS - as luvas so uma proteo para as mos. Asando-as voc4 est evitando contaminaa6 para outras pessoas8 - as luvas devem ser usadas nas horas necessrias% depois do uso devem ser guardadas em local ade,uado ap&s serem lavadas e desin#ectadas8 - no pode colocar no (olso ou ,ual,uer outro lugar impr&prio8 - no horrio de lanches% re#ei6es% etc% deve-se lavar as mos.

MANEDO COM O RODO - no rodo% tem-se ,ue o(servar as condi6es de uso8 - o mane+o deve ser #eito pelos lados: direitos e es,uerdo8 - o uso descoordenado pode causar donea na coluna - cuidados com enceradiras - testar antes do uso - trocar escovas - limpar os #ios das extens6es - colocar as escovas em p para no estragar

ETICA O5 MORAL 1),C/ - o con+unto de normas ,ue diregem os atos livres do homem. . sua origem provem do termo grego E)HO--modas% conduta% gostos elevados. )i#erena: tica a ci4nica especulativa so(re mudanas con#orme a poca e os lugares. ;- desenvolve no estudante compreenso dos primeiros #undamentos da tica e sua aplicao pro#issional. <- proporcionar meios do estudante para desenvolver o senso de responsa(ilidade e conhecimentos dos direitos e deveres. =- estimular o estudande a desenvolver as atividades e ,ualidades morais.

AONTES DE ETICA 'a o e revelao. 1tica 2ro3issional - Con+unto de regras ,ue surge a conduta de cada indivduo dentro de uma pro#isso. . grande responsa(ilidade se estende perante o paciente% sua instituio% a comunidade ou a sociedade. tica a regra suprema do mal e do (em. Foral pode ser natural revelada *em #sico - *ntelectual *em moral - virtude *em supremo.

MAL LI9ERDADE /eis de Foral. /eis Maturais- +o as leis eternas de ,eus- aprovando tudo o .ue ( )omcondenando tudo .ue ( mal& /eis mani#estadas do homem pela ra o. /ei 1ositiva- ( a lei .ue ,eus acrescenta / lei natural pelo minist(rio de 0ois(s- por 1risto e pelo 2vangelho& 5r4s atri(utos morias de )eus: a)sedoria- )ondade- 3utia. /eis Humanas- +o leis feitas pelos homens e t4m como finalidade o )em estar da sociedade. H as leis eclesisticas e leis civis. 4uali&a&es intelecutias: a" intelig4ncia desenvolvida8

(" memori ao8 c" capacidade iniciativa% criatividade8 d" esprito de servios8 e" ideal desperta entusiamasmoe reali ao8 #" capacidade de conhecimentos tcnicos8 g" comunicao% capacidade de socia(ilidade.

Vous aimerez peut-être aussi