Vous êtes sur la page 1sur 19

LIVRO DE RESPOSTAS

FRANCISCO CNDIDO XAVIER Ditados por Espritos Diversos

INDICE LIVRO DE RESPOSTAS


A Escolha Nossa A Resposta Da rvore A Solicitao Ao Pronta Admirveis Age E Vers Agindo Sabers Aguarda O Tempo Algo Para Ns Amparo Antes Ante O Bem Assistncia Auxiliemos Sempre Aviso Do Tempo Cabe Ao Tempo Colhers Sempre Com Pacincia Compadece-Te E Ora Conversando Deus Te Ampara Diferenas Eles No Sabem Em Qualquer Situao Em Ao No Bem Endereo Exato Esforo Mximo Estudo Da Felicidade Esquece E Prossegue Estabilidade Fora Do Hbito Fraquezas Horas Difceis Lucros Da Esperana No Te Queixes O Que Vale Ouve E Silencia Paz E Amor Pensa A Diante Perto De Ns Por Ti Mesmo Problema Nosso Recursos Materiais Servindo Com Deus Silncio E Gentileza Resgates Rogativas Segue Confiante Serve E Medita Teu Problema Variaes Do Repouso

A ESCOLHA NOSSA
Emmanuel Pensamento vida. Vida criao. Criao vem do desejo. Desejo semente. Semente plantada no terreno da ao traz o fruto que lhe corresponde. Toda semente produz. A escolha nossa.

A RESPOSTA DA RVORE
Emmanuel Certo pomicultor surpreendeu-se lamentando ao p de grande laranjeira: - E meus prejuzos? Meu dinheiro?!... Como recuper-lo? Quem far isso por mim? Assombrado, notou que a arvore lhe respondeu: - At hoje, meu senhor, nunca soube quem me apanhou os frutos e me talou as flores, quem me decepou os ramos e levou para longe as minhas essncias, mas sei que Algum me renova todas as foras, auxiliando-me a produzir.

A SOLICITAO DO SENHOR
Emmanuel O homem se dizia infeliz, depois de haver implorado o socorro dos Cus, encontrou, em sonho, o Mensageiro do Senhor que lhe falou generosamente: - O Eterno Benfeitor se enterneceu com as tuas lgrimas e te escutou as peties. Em resposta, recomenda-te coragem a fim de que possas receber o Apoio Divino... Antes que o Emissrio terminasse, o homem quase magoado interferiu: - Coragem? Acaso no tenho mostrado ausncia de medo em toda a minha vida? Guardo medalhas de muitas competies. Escalei o monte mais escarpado de minha regio, por seis vezes fui campeo de corridas arriscadas, j montei potros bravos e, por duas vezes, abati onas no serto... O Mensageiro, porm sorriu e esclareceu: - Sim, tudo isso para considerar, mas o que o Senhor te pede a coragem de cumprir o teu prprio dever.

AO PRONTA
Emmanuel Se a idia relativa a algum bem por fazer saltou do silncio para a tua cabea, no perguntes, demasiadamente, aos outros, sobre a maneira de execut-la. Comea a trabalhar e o teu prprio servio trar os companheiros que colaboraro contigo, auxiliando-te a pensar no melhor a ser feito.

ADMIRVEIS
Emmanuel Admirveis so todos os espritos nobres e retos que militam com grandeza na Causa do Bem. Entretanto, no menos admirveis so todos aqueles que se reconhecem frgeis e imperfeitos, caindo e erguendo-se, muitas vezes, nas trilhas da existncia, sob crticas e censuras, mas sempre resistindo tentao do desnimo, sem desistirem de trabalhar.

AGE E VERS
Emmanuel Procuras a paz. Queres felicidade. Recorda, porm, que ningum consegue algo por nada. Tranqiliza quantos te desfrutam a convivncia e faze-os felizes, tanto quanto puderes. Para isso, no admitas dificuldades insuperveis. Esquece sofrimentos e queixas. Prossegue fazendo o melhor que possas. No desanimes. A perseverana no bem aos outros paga dividendos preciosos de segurana e alegria. Age e vers.

AGINDO SABERS
Emmanuel Se trabalhas com f em Deus, na Seara do Bem, no precisas articular muitas perguntas, acerca daquilo que te compete fazer. Prossegue agindo com pacincia e, atravs do prprio servio a que te dedicas, a Sabedoria de Deus te esclarecer.

AGUARDA O TEMPO
Emmanuel Aconteceu talvez o que no esperavas. O lado contra te ironiza. O sentimento ferido te aborrece. Entretanto, reflete nas bnos que a Divina Providncia j te concedeu e procura sorrir. No te indisponhas com ningum. Continua trabalhando e servindo em paz. Aguarda o tempo, na certeza de que pelas circunstncias da vida, nas pginas do tempo, que se manifesta, mais claramente, a voz de Deus.

ALGO PARA NS
Emmanuel No digas que a grandeza de Deus te dispensa do bem a realizar. Deus a Luz do Universo, mas podes acender uma vela e clarear o caminho para muita gente dentro da noite. Deus o Amor, entretanto, onde a necessidade aparea, guardas o privilgio de oferecer a migalha de socorro que comece a restaurar o equilbrio da vida. Lembremo-nos de que Deus pode fazer tudo, mas reservou-nos algo para realizar, por ns mesmos, de modo a sermos dignos de Seu nome.

AMPARO ANTES
Emmanuel No lastimes a ocorrncia na qual compareces na condio de vtima. No chores a propriedade de que te despojaram. No reclames a jia que algum te furtou. Nada perdeste. O Senhor apenas permitiu que te arrebatassem hoje os motivos para grandes provaes que te conturbariam a existncia nas trilhas de amanh.

ANTE O BEM
Emmanuel Se abraaste o ministrio do bem, segue adiante e no temas. O mal que possas sofrer a preparao do bem que te propes a concretizar. O vaso no consolida a prpria forma sem o calor do forno que o molesta. O trigo no se faz po autntico sem o processo de esmagamento que o tritura. Entrega-te a Deus, a bem dos outros e Deus saber usar-te em teu prprio bem.

ASSISTNCIA
Emmanuel Assistncia a caridade em ao. No desprezes o ensejo de ir ao encontro do companheiro necessitado para auxili-lo quanto possas. A visita no se te far intil. Doars ao irmo em penria o que puderes e, em troca, dar-te- ele essa ou aquela instruo sobre pacincia e conformidade, humildade e alegria. Ampara e recebers amparo. De todo ato de solidariedade no apoio aos semelhantes, voltars melhor ao mundo de ti mesmo, porque a caridade opera pelo cmbio de Deus.

AUXILIEMOS SEMPRE
Emmanuel Por que te afirmas tantas vezes incapaz de auxiliar? Em verdade, imenso o mar das necessidades humanas. Entretanto, muito maior a fonte da Providncia Divina, junto da qual todos podemos doar algo, em favor de algum. Esse d o ouro, outro o po, aquele o agasalho e aquele outro o ensinamento. Se os teus obstculos, por agora, so tantos que no dispes de minutos a fim de empreg-los em benefcio de algum, podes ainda distribuir simpatia e paz, coragem e esperana. Para isso no aposentes o teu sorriso.

AVISO DO TEMPO
Emmanuel O tempo enderea s criaturas o seguinte aviso, em cada alvorecer: - Certamente, Deus te conceder outros dias e outras oportunidades de trabalho, mas faze agora todo o bem que puderes porque dia igual ao de hoje s ters uma vez.

CABE AO TEMPO
Emmanuel No te queixes. Trabalha. No te irrites. Silencia. No pares. Segue adiante. No discutas. Demonstra. No condenes. Ampara. No critiques. Abenoa. Fala auxiliando para o bem. Serve sem reclamar. No te percas em palavras vazias. Cabe ao tempo tudo esclarecer em nome de Deus.

COLHERS SEMPRE
Emmanuel Reparte com o prximo qualquer recursos que retenhas. Ensina com o que sabes sem a pretenso de conhecer mais do que os outros. Auxilia com o que s. Doa o corao no benefcio que fizeres. De tudo o que semeares, efetivamente colhers.

COM PACINCIA
Emmanuel Provaes te buscaram. Dificuldades te agitam. Tudo parece noite ao redor de teus passos. No te detenhas, no entanto, a fim de medir as sombras. Prossegue trabalhando e no te afastes da pacincia. Por nada te desesperes. D tempo a Deus para que Deus te acenda nova luz.

COMPADECE-TE E ORA
Emmanuel Aquele amigo no te viu as dificuldades nem te compreendeu as intenes. Irritou-se, acusou-te, desprezou-te... E no conseguiste desculpar-te, ante as implicaes da prova em que te encontras. No te defendas, nem reclames nesse caso, to estritamente pessoal. Compadece-te. Em silncio pede a Deus o abenoe e fortifique. Ele no sabe que talvez amanh deva entrar em provas mais difceis.

CONVERSANDO
Emmanuel Aprendamos a suportar as dificuldades com pacincia. Saibamos ouvir sem discutir. Compreendamos para sermos compreendidos. Sigamos na estrada do bem, abrindo o corao atravs do sorriso. A felicidade no entra em portas trancadas.

DEUS TE AMPARA
Emmanuel Algum te apontou os defeitos, desconhecendo-te as qualidades. Outros te censuraram, asperamente, por esse ou aquele motivo. No entanto, no te detenhas. Recorda que por piores sejam as crticas destrutivas que te envolvem, Deus no te apagou a chama da f e nem te retirou a oportunidade de continuar trabalhando.

DIFERENAS
Emmanuel A violncia quando desafiada respondeu com a fora da clera alarmando grande nmero de pessoas. A dignidade se observou ferida e mobilizou providncias que a repusessem no respeito devido, suscitando casos na vida de muita gente. A coragem foi espancada e passou em silncio, compreendendo a enfermidade do agressor e empenhando-se em no criar dificuldades para ningum.

ELES NO SABEM
Emmanuel No pares de trabalhar e servir Porque essa ou aquela desiluso te amargou os sentimentos. Os ingratos so portadores de molstias da memria. Os agressores carregam brasas no pensamento. Os delinqentes so enfermos dos mais infelizes. Quando semelhantes companheiros te surgirem na vida, perdoa sempre. Eles no sabem quantas nuvens de dor esto amontoando sobre a prpria cabea.

EM QUALQUER SITUAO
Emmanuel No penses tanto sobre o que os outros possam imaginar a teu respeito. Raramente isso acontece. Na maioria dos casos, quando notas algum a observar-te, essa pessoa, provavelmente, deseja saber o que ests pensando a respeito dela. Em qualquer situao, mentalizemos o bem e sigamos para a frente.

EM AO DO BEM
Emmanuel Se te propes realizao de qualquer tarefa vinculada construo do bem, conta com problemas e dificuldades que te habilitem as foras para isso. Luta o outro lado da vitria. Lembra-te: o ao o ferro trabalhado pelo fogo. As boas obras nascem do amor temperado pelo sofrimento.

10

ENDEREO EXATO
Emmanuel Anseias avidamente pelo socorro de Deus. A orao te fortalece na procura. A pregao de vozes iluminadas te orienta para o caminho. Os Mensageiros do senhor, no entanto, atendem a todos nas reas da Caridade. Auxiliando a outros, obters igualmente auxlio. por esta razo que no Servio ao Prximo encontrars sempre o endereo exato do Socorro Mais Urgente de Deus.

ESFORO MXIMO
Emmanuel Ningum se eleva, sem esforo mximo da vontade, dos campos do hbito para as regies iluminadas da experincia. Entretanto, ningum atinge as mltiplas regies da experincia sem passaportes adquiridos nas agncias da dor.

ESTUDO DA FELICIDADE
Emmanuel A felicidade real uma casa que se constri por dentro da prpria alma. Os bens que espalhes so os materiais para semelhante construo. Sabes que o tempo comparvel ao rio que no se interrompe, seguindo sempre. Muito estranho que a criatura se decida a levantar a sua prpria moradia por cima de uma ponte.

11

ESQUECE E PROSSEGUE
Emmanuel Ters cado. Decerto j te reergueste. Mesmo assim, sofres com as censuras de que, provavelmente, ainda te cerquem. No te incomodes, porm. Desculpa e segue adiante. Aqueles que te menosprezam claramente ignoram que talvez em futuro prximo encontraro as mesmas dificuldades e tentaes que te fizeram cair.

ESTABILIDADE
Emmanuel No te esqueas. Paixo um incndio que passa. O poder se transfere de residncia. O dinheiro caminha para endereos que ignoramos. O bem persiste.

FORA DO HBITO
Emmanuel Quanto possvel, procura acostumar-te ao bem. Pensa e fala no bem. Age, fazendo o bem, tanto quanto puderes. Um dia, compreenders que a pessoa, seja ela quem for, somente cr e to-s admite aquilo que cultiva no prprio corao.

12

FRAQUEZAS
Emmanuel Realmente, quando as fraquezas de companheiros determinados surgem no campo de trabalho, aparecem motivos para dificuldades e inquietaes. Entretanto, quando isso acontea, no te aflijas. Continua trabalhando e servindo. No olvides que todas as iluses e fragilidades terminam destrudas por si mesmas.

HORAS DIFCEIS
Emmanuel Provvel estejas atravessando as horas difceis que no aguardavas. Querias o emprstimo de recursos amoedados, para acertar os prprios negcios e os amigos falharam. Perdeste todos os haveres num investimento que te parecia importante e que resultou em fracasso. Colocaste todas as esperanas num filho querido que te trocou por aventuras inferiores. Pessoas amadas deixaram-te a ss, afastando-se junto daqueles mesmos que te recebiam apreo e confiana. Companheiros de ontem surripiaram-te hoje as vantagens e os bens. Apoiavas-te no afeto e na dedicao de algum que a morte transferiu de plano, impondo-te desajuste e solido. Se essas horas de crise te surgiram na existncia, no te desanimes e nem te desesperes. Ergue a fronte para o alto e conta com Deus.

LUCROS DA ESPERANA
Emmanuel

No recebeste as vantagens que pediste. No retns a afeio que sonhaste. Perdeste provisoriamente as tuas possibilidades de promoo. A pessoa, cuja companhia mais desejavas, desapareceu de teus olhos. No te revoltes. Espera e serve O tempo te falar como tudo isso te fez feliz.

13

NO TE QUEIXES
Emmanuel Quando te queixas de algum ou de alguma cousa, possvel que estejas recusando a presena da pessoa ou desprezando o amparo que a Divina Providncia te enviou para livrar-te de males maiores que talvez te aguardem pela frente.

O QUE VALE
Emmanuel Calamidades assolam a Terra. Costumes novos criam agitao e tumulto. Ocorrncias infelizes convulsionam a vida em torno. Pessoas amadas adotam caminhos diversos dos teus. Continua agindo e servindo. Realmente, o que mais importa o que sucede dentro de ti.

OUVE E SILENCIA
Emmanuel Ouviste o companheiro que te afirmou no crer em Deus. No te aflijas por isso. Ele talvez no tenha ainda observado que se transformou de criana em adulto sem medicao alguma, que a erva do campo cresceu sem esperar-lhe o apoio e que o Sol lhe ilumina a cabea sem pedir-lhe opinio.

14

PAZ E AMOR
Emmanuel Onde encontres a discrdia, considera que o Senhor te convidou para a sementeira da paz. Se o dio aparece onde estejas, lembra-te de que o Cu te chamou para o cultivo do amor. Criatura humana, entre criaturas humanas, no fales, porm, de paz e amor qual se j residisses no plano dos anjos. Para cumprir a tarefa que te cabe, necessrio consigas atingir o corao dos semelhantes. E se acenderes a luz da humildade no leo da pacincia, Deus te mostrar o caminho.

PENSA ADIANTE
Emmanuel No te aflijam as horas de crise. Trabalha e espera. Quando a tempestade ruge nos cus, medita no ar puro que se far depois. Se a chuva enlameia as estradas, considera a colheita que surgir no campo. Diante da noite carregada de sombras, pensa no amanhecer. No te revoltes, diante do sofrimento. Alm dele, conhecers a alegria que a Providncia de Deus te revelar.

PERTO DE NS
Emmanuel Ama o lugar em que a Divina Providncia te situa. Distribui simpatia e bondade para com todos aqueles que te desfrutam a convivncia. Aproveita as tuas oportunidades de trabalho. Na Terra, chega sempre um instante no qual reconhecemos que os afetos mais queridos e as situaes mais valiosas estiveram sempre perto de ns.

15

POR TI MESMO
Emmanuel Os companheiros so sempre alavancas de apoio que devemos agradecer a Deus. Diante, porm, das tarefas a realizar, no exijas tanto dos amigos queridos que te estendem amparo. Esse, talvez hoje, esteja doente. Aquele outro, provavelmente, estar faceando amargos problemas a resolver. Ergue-te, enquanto tempo, e faze, por ti mesmo, o bem que possas.

PROBLEMA NOSSO
Emmanuel Enquanto cultivamos melindres e ressentimentos; Enquanto no pudermos aceitar os prprios adversrios na condio de filhos de Deus e irmos nossos, to dignos de amparo quanto ns mesmos; Enquanto sonegarmos servio fraterno aos que ainda no nos estimem; E enquanto nos irritarmos inutilmente, a felicidade para ns impossvel.

RECURSOS MATERIAIS
Emmanuel No domnio das possibilidades materiais, as lies so diversas. O que guardas, talvez te deixe. O que desperdias, com certeza te acusa. O que emprestas te experimenta. Em verdade, s te pertence aquilo que ds.

16

SERVINDO COM DEUS


Emmanuel Ama a Deus, servindo aos semelhantes, por amor, sem distino de pessoas. Faze o bem como estiveres, onde estejas e tanto quanto possas, na paz da conscincia tranqila. Nisso reside a essncia das Leis Divinas. O resto interpretao.

SILNCIO E GENTILEZA
Emmanuel Feliz de ti se j compreendes o valor do silncio. Entretanto, se j fizeste semelhante aquisio, no censures os companheiros que ainda no se desvencilharam do hbito de falar demasiadamente. Escuta-os com gentileza e bondade. possvel que, atravs deles, venhas a obter, sem pedir, valiosos informes que se relacionam com a tua prpria paz.

RESGATES
Emmanuel Quando encontres algum companheiro em provao, no digas, simplesmente: - o carma que se cumpre. Quem deve precisa pagar. Se as Leis do Senhor te conduziram at esse algum que sofre que se te oferece o ensejo de resgatar antecipadamente os prprios dbitos de existncias passadas, pelo Cmbio do Bem Eterno. Para isso, no Banco da Providencia Divina, temos sempre aberta, em nosso favor, a Bolsa da Caridade.

17

ROGATIVAS
Emmanuel

Pondera sempre quanto s splicas que faas aos Cus nas preces habituais. Recorda muitas das solicitaes que fizeste a Deus, h dez anos passados, e imagina quanto bem te fez a Divina Providncia, ao recusar em silncio aquilo que pediste. O no de Deus hoje sempre o nosso maior bem de amanh.

SEGUE CONFIANTE
Emmanuel Lutas, conflitos, perturbaes... Por vezes, possvel te sintas frente do mundo, qual se estivesses no mar tumultuado. Guarda-te na embarcao da f e segue na rota que te cabe percorrer. Deus est no leme. Age e confia.

SERVE E MEDITA
Emmanuel Trazes contigo severas noes de justia e austeridade. Isso belo na conscincia. No te esqueas, porm, de que a Bondade de Deus reveste as leis da vida na moldura da misericrdia. Apesar da retido que te preside os atos, erraste e sofres. No te detenhas, entretanto, no arrependimento vazio. Ergue-te da tristeza e lava a prpria alma no suor do trabalho. Serve e medita. possvel que a Divina Providncia haja permitido a tua queda em erro para que aprendas a tolerar e a perdoar.

18

TEU PROBLEMA
Emmanuel Realmente, o problema que te aflige parece insolvel. Disseram amigos: todos os recursos se esgotaram. Outros repetiram: no tentes o impossvel. Entretanto, ora e age, serve e confia. O pessimismo nunca dispe da ltima palavra. Espera por Deus e conserva a certeza de que Deus faz sempre o melhor.

VARIAES DO REPOUSO
Emmanuel O repouso para refazimento das prprias foras remdio salutar. O descanso desnecessrio convite tentao. A ociosidade um agente da sombra conduzindo a criatura para os endereos do tdio e da perturbao. A inrcia constante a descida para a exausto com bilhete para o comboio da enfermidade em direo da morte.

19

Vous aimerez peut-être aussi