Vous êtes sur la page 1sur 5

PARTE I CRIANDO BANCO DE DADOS COM IBEXPERT

O IBExpert um ferramenta que possibilita o gerenciamento de bases de dados de Interbase e Firebird em diversas verses. Exemplo:
Crie um diretrio na unidade C chamado Exemplo, de modo que o caminho do diretrio seja: C:\Exemplo, feito isso, abra o IBExpert v ao menu DataBase > Create DataBase aparecer a janela abaixo.

Seguido os passos da figura, clique em OK e siga os passos da figura seguinte.

Com nosso banco de dados criado, vamos abri-lo para que possamos criar a primeira tabela.

Aps abrir a opo New Table siga os passos para criao da tabela conforme a prxima figura.

Repare que estamos criando uma tabela chamada TBEXEMPLO com os campos: CODIGO do tipo INTEGER DATA do tipo DATE NOME do tipo VARCHAR com tamanho de 30 caracteres ENDERECO do tipo VARCHAR com tamanho de 40 caracteres TELEFONE do tipo VARCHAR com tamanho de 15 caracteres Aps dar um nome e criado os campos para tabela hora de compilar clicando no boto ou apertando Ctrl+F9, aparecer na tela a DLL criada.

Clique em Commit e est tudo pronto, criamos um banco de dados com nome de Exemplo, com uma tabela chamada TBEXEMPLO, claro que se voc quiser criar mais tabelas neste banco, possvel, basta seguir os passos da primeira tabela.

Tipos de dados do Firebird


CHAR e VARCHAR Os tipos CHAR e VARCHAR so usados para armazenar informaes textuais (letras, nmeros, caracteres especiais, etc). A diferena entre os dois que CHAR sempre recupera a string armazenada com espaos direita, mesmo que voc no utilize todo o espao definido para o campo. J VARCHAR recupera as strings sem espaos, ou seja, com o mesmo tamanho que foram inseridas. O uso de campos CHAR recomendado quando os valores tm seu tamanho determinado previamente, como por exemplo para armazenar CEPs ou siglas Ufs. DATE / TIME / TIMESTAMP DATE armazena data. TIME armazena hora. TIMESTAMP guarda tanto a data quanto a hora. Internamente qualquer um desses tipos ocupa um espao de 64 bits (8 bytes).

INTEGER e SMALLINT O tipo INTEGER armazena valores inteiros com sinal; ocupa 32 bits e permite uma faixa de valores entre 2.147.483.648 e 2.147.483.647. O tipo SMALLINT tambm armazena inteiros com sinal, mas ocupa 16 bits, permitindo uma faixa de 32.768 at 32.767. FLOAT Campos FLOAT so utilizados para armazenar valores de ponto flutuante; ocupam 32 bits e permitem uma faixa de valores de 1.175 x 10 38 a 3.402 x 10 38. O uso de campos FLOAT deve ser evitado na maioria dos casos, pois os valores armazenados podem no ser exatamente o mesmos que sero recuperados. Ao recuperar um valor armazenado como 11.267 ele pode vir como 11,267000. DOUBLE PRECISION Podemos dizer que o tipo DOUBLE PRECISION um Float duplo. armazenado em 64 bits o que permite uma faixa maior de valores : de 2.225 x 10 308 a 1.797 x 10308. Assim como o FLOAT, esse tipo sofre com problemas de preciso. NUMERIC e DECIMAL So os mais indicados para armazenar valores fracionrios, nos quais a preciso importante na recuperao dos dados. Ambos so declarados com dois parmetros : precision e scale. O parmetro scale (escala) determina quantos dgitos depois da vrgula sero armazenados. O parametro precision especifica o nmero mximo de dgitos, tanto inteiros como fracionrios. BLOB Voc pode armazenar em um campo BLOB desde textos simples at arquivos binrios arbitrrios. Ao definir um BLOB, deve ser especificado seu subtype (subtipo) e o segment size (tamanho de segmento).

Vous aimerez peut-être aussi