Vous êtes sur la page 1sur 8

Introduo dinmica

1. Dinmica
a parte da mecnica que se preocupa com o que produz o movimento. Ela tem por objetivo a resoluo de dois problemas bsicos: I. Conhecendo-se o movimento de um corpo, caracterizar as foras que agem sobre ele; II. Conhecendo-se as foras que agem sobre um corpo, caracterizar o seu movimento.

Fsica 1 Aula 7

B. 2 Lei de Newton ou Princpio Fundamental da Dinmica A resultante das foras que agem sobre um corpo igual ao produto de sua massa pela acelerao adquirida.

FR

2. Fora
o fruto da interao entre dois corpos Quando uma ou maia foras agem sobre um corpo podem produzir: deformao ou alterao de velocidade ou equilbrio.

FR = m.a
Unidade de F no SI N (Newton). C. 3 Lei de Newton ou Lei da Ao e Reao Sempre que um corpo A exerce uma fora sobre um corpo B, este reage exercendo em A uma fora, de mesma intensidade, mas de sentido contrrio.

3. Fora resultante
+

aquela que, se substitusse todas as outras forar que atuam sobre um corpo, produziria nele o mesmo efeito que todas as outras aplicadas.

FBA

FAB

F1

FR

Observao: par ao e reao atuam em corpos diferentes.

F2

FR =

F12 + F22 + 2.F12 F22 . cos q

4. Leis de Newton
A. 1 Lei de Newton ou Lei da Inrcia Quando no h fora atuando sobre um corpo, ou quando a resultante das foras nula, este est em repouso ou em movimento retilneo uniforme.

Fsica 1 - Aula 7 - Introduo dinmica

47

Exerccios
1. A figura a seguir mostra duas foras aplicadas a um corpo, considerado pontual, que fica submetido a uma fora resultante de intensidade, em newtons, igual a:

Fsica 1 Aula 7

2. Vunesp Em linguagem da poca de Cames, o trecho abaixo No h cousa, a qual natural sendo, que no queira perptuo o seu estado lembra: a) o princpio da ao e reao. b) a primeira lei da termodinmica. c) a lei da gravitao universal. d) a lei da inrcia. e) a conservao de massa-energia.

Considere a escala do quadriculado da figura, nas direes horizontal e vertical, igual a 10 N. a) 70 b) 100 c) 150 d) 170 e) 230

48

Fsica 1 - Aula 7 - Introduo dinmica

3. Um corpo de massa igual a 4 kg submetido ao simultnea e exclusiva de duas foras constantes de intensidades iguais a 4 N e 6 N, respectivamente. O maior valor possvel para a acelerao desse corpo de: a) 10,0 m/s2 b) 6,5 m/s2 c) 4,0 m/s2 d) 3,0 m/s2 e) 2,5 m/s2

4. Em seu livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, Isaac Newton descreveu os fundamentos da mecnica, que foram de fundamental importncia para a cincia. Sobre as leis de Newton e suas aplicaes, considere as afirmaes seguintes: I. O princpio da inrcia pode ser exemplificado como sendo a tendncia de todo corpo para sempre parar. II. A primeira lei de Newton afirma que a inrcia est relacionada dificuldade de alterar o movimento do corpo. III. A segunda lei de Newton afirma que, para uma mesma massa, a fora resultante e a acelerao so diretamente proporcionais. IV. De acordo com a terceira lei de Newton, para toda ao existe uma reao de mesma direo, mas com sentido contrrio, sendo que ambas podem atuar no mesmo corpo. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa IV verdadeira. b) Somente a afirmativa III verdadeira. c) As afirmativas I e IV so verdadeiras. d) As afirmativas II e III so verdadeiras. e) As afirmativas I e II so verdadeiras.

Fsica 1 - Aula 7 - Introduo dinmica

49

Exerccios
Propostos
a) 2,0 b) 4,0 1. Fatec-SP Sobre o corpo C atuam duas foras, f1 e f 2 , conforme c) 6,0 esquema. O diagrama que fornece a resultante d) 8,0 e) 10 R = f1 + f 2 :

Fsica 1 Aula 7

Bsico

3. Mackenzie-SP Os garotos A e B da figura puxam, por meio de cordas, uma caixa de 40 kg, que repousa sobre uma superfcie horizontal, aplicando foras paralelas a essa superfcie e perpendiculares entre si de intensidades 160 N e 120 N, respectivamente. O garoto C, para impedir que a caixa se desloque, aplica outra fora horizontal, em determinada direo e sentido. Desprezando o atrito entre a caixa e a superfcie de apoio, a fora aplicada pelo garoto C tem intensidade de:

a) 150 N b) 160 N c) 180 N d) 190 N e) 200 N 4. PUC-MG A respeito do conceito de inrcia, pode-se dizer que: a) inrcia uma fora que mantm os objetos em repouso ou em movimento com velocidade constante. b) inrcia uma fora que leva todos os objetos ao repouso. 2. Vunesp O diagrama vetorial mostra, em escala, duas foras c) um objeto de grande massa tem mais inrcia que um de pequena massa. atuando num objeto de massa m. d) objetos que se movem rapidamente tm mais inrcia que os que se movem lentamente. 5. Cesgranrio-RJ Em cada uma das figuras a seguir representada uma partcula com todas as foras que agem sobre ela. Essas foras constantes so representadas por vetores e todas elas tm o mesmo mdulo (F).

O mdulo da resultante dessas duas foras que esto atuando no objeto , em newtons: 50

Fsica 1 - Aula 7 - Introduo dinmica

Em quais dos casos a partcula pode ter uma velocidade constante?

8. Espcex Um bloco de massa m = 24 kg mantido suspenso em equilbrio pelas cordas L e Q, inextensveis e de massas desprezveis, conforme figura abaixo. A corda L forma um ngulo de 90 com a parede e a corda Q forma um ngulo de 37 com o teto. Considerando a acelerao da gravidade igual a 10 m/s2, o valor da fora de trao que a corda L exerce na parede de: Dados: cos 37 = 0,8 e sen 37 = 0,6

Aprofundamento

6. UECE Uma nica fora agindo sobre uma massa de 2,0kg fornece a esta uma acelerao de 3,0 m/s2. A acelerao, em m/s2, produzida pela mesma fora agindo sobre uma massa de 1 kg a) zero b) 1,5 c) 3,0 d) 6,0

a) 144 N b) 180 N c) 192 N d) 240 N e) 320 N

7. Cefet-MG A respeito das leis de Newton, afirma-se: I. As foras de ao e reao atuam no mesmo corpo, possuem mesma direo e sentidos opostos. II. Para manter o movimento de um corpo, na presena de atrito, a resultante das foras sobre ele diferente de zero. III. A segunda lei relaciona a massa de um corpo com sua acelerao, sendo vlida apenas em referenciais inerciais. IV. Para manter o movimento circular uniforme de um corpo, a componente tangencial da fora resultante sobre ele nula. V. Para manter o movimento retilneo uniforme de um corpo, na ausncia de atrito, a resultante das foras sobre ele nula. So corretas apenas as afirmativas a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, IV e V. d) II, III e V e) III, IV e V.

9. PUC-SP Um corpo est sujeito a um sistema de trs foras concorrentes. As intensidades de duas delas so 5 N e 20 N. Quanto intensidade da terceira fora f, para que haja equilbrio, deve satisfazer a desigualdade: a) f 5 N b) 5 N f 20 N c) f 25 N d) 15 N f 25 N e) f 5 N

10. Cesgranrio-RJ Um estudante, admirando as runas de uma construo histrica, observa um portal de pedras em forma de arco que ainda se mantm de p. Olhando mais de perto, ele percebe que este portal foi construdo sobrepondo-se pedras bem lisas e muito bem talhadas, de forma a permitir o perfeito equilbrio do arco. Qual das opes a seguir melhor representa o sistema de foras que atua sobre a pedra colocada no ponto mais alto do arco? (O atrito entre as pedras desprezvel). 51

Fsica 1 - Aula 7 - Introduo dinmica

Analise, ento, as afirmativas: I. Um referencial em que essa partcula est em repouso um referencial inercial. II. Qualquer outra partcula do universo em repouso ou em MRU nesse referencial uma partcula livre. III. Qualquer outra partcula do universo pode estar em repouso ou em MRU nesse referencial, desde que a soma das foras que atuam sobre ela seja zero. Est(o) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e III. e) I, II e III. 13. Um guindaste de destruio tem uma massa de ferro de 200 kg e est sujeito ao exclusiva de duas foras perpendiculares entre si. Essas foras esto representadas na figura por F1 e F2 e tm mdulos de 30 N e 40 N, respectivamente.

11.

a) Qual o mdulo da acelerao experimentada pela massa de ferro? b) Considerando possvel alterar a direo e o sentido das foras F1 e F2, qual pode ser a maior e a menor acelerao resultante possvel para a massa de ferro?

Analisando-se a tirinha, podemos justificar a posio em que os personagens ficaram no quadro final pela: a) lei da independncia dos movimentos. b) propriedade denominada inrcia. c) conservao da quantidade de movimento. d) terceira lei de Newton. e) conservao da energia mecnica.

14. UFC-CE Dois corpos, A e B, de massas m e 2m , respectivamente, encontram-se num determinado instante separados por uma distncia d em uma regio do espao em que a interao ocorre apenas entre eles. Considere FA o mdulo da fora que o corpo A faz sobre o corpo B e FB o mdulo da fora que B exerce sobre A. 12. UFSM Assinale, dentre as alternativas abaixo, a correta. FB Quando as posies relativas dos corpos mudam, a) F = d) FA = FB A percebe-se que existe movimento. Na Fsica, para d descrever qualquer movimento, precisa-se, em FB FB primeiro lugar, estabelecer um referencial. Referencial b) FA = e) FA = d um sistema de trs eixos ortogonais. 2 Em termos prticos, uma partcula muito distante de c) FA = 2 FB qualquer outra partcula ou corpo do universo uma partcula livre porque, sobre ela, no atua qualquer fora. 52 Fsica 1 - Aula 7 - Introduo dinmica

15. Urca-CE Quando andamos, exercemos sobre o cho uma fora para trs, produzindo, assim, uma fora de atrito entre a sola do p (ou do sapato) e o cho. O cho reage a essa fora com outra fora, tambm de atrito, de mesma intensidade, mas de sentido oposto que voc aplicou. Esta fora provoca seu movimento. Este fato se baseia: a) na lei da inrcia de Newton. b) no princpio de ao e reao de Newton. c) no princpio fundamental da dinmica. d) no princpio de conservao da energia. e) no princpio de conservao da carga eltrica.

So foras de mesmo mdulo: a) F1 e F3 b) F1 e F4 c) F3 e F4 d) F1 e ( F3 - F4 ) e) F2 e F3

. Cefet Uma carreta com 4,4 m de comprimento se move com velocidade constante de 12 m/s, at bater numa parede, parando de modo brusco. Uma pequena caixa de metal, com massa de 3,0 kg, colocada sobre a carreta (ver figura), move-se solidariamente com 16. Unicid-SP esta at o momento da batida. Imediatamente aps Sobre as leis de Newton, analise: I. A massa dos corpos um fator que influencia a batida, a caixa desliza sobre a carreta, movendodiretamente na tendncia de um corpo manter seu se na direo da parede e sofrendo a ao de uma fora de atrito horizontal constante e igual a 15 N. A estado atual de movimento. II. A acelerao adquirida por um corpo depende velocidade de impacto da caixa contra a parede, em inversamente da intensidade da fora resultante que m/s, : atua sobre o corpo. III. Nas circunstncias em que uma fora exercida sobre um corpo no provoca movimento, cada componente do par ao-reao se aplica sobre o mesmo corpo. Est correto o contido em: a) 8 a) I, apenas. b) 9 b) II, apenas. c) 10 c) I e III, apenas. d) 11 d) II e III, apenas. e) 12 e) I, II e III. 17. UFSM Um halterofilista segura, por um curto intervalo de tempo, um haltere em equilbrio, conforme indica a figura. As foras indicadas no esto necessariamente representadas em escala. Assim:
F1 representa a fora do atleta sobre o haltere; F2 representa o peso do haltere; F3 representa a fora do solo sobre o atleta e o

haltere; F4 representa o peso do atleta.

Fsica 1 - Aula 7 - Introduo dinmica

53

Gabarito - Exerccios Propostos


1-d 2-d 3-c 4-c 5-I e IV 6-d 7-e 8-e 9-d 10-c 11-b 12-e 13-a) a = 0,25 m/s b) amx = 0,35 m/s 14-d 15-b 16-a 17-d 54 -c Fsica 1 - Aula 7 - Introduo dinmica

Vous aimerez peut-être aussi