Vous êtes sur la page 1sur 38

UNICAMP FACULDADE DE EDUCAO

MARIA BETNIA GOMES

TEORIA E PRTICA NA EDUCAO INFANTIL

CAMPINAS 2006

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAO

MARIA BETNIA GOMES

TEORIA E PRTICA NA EDUCAO INFANTIL

Memorial apresentado ao curso de Pedagogia Programa Especial de Formao de Professores em Exerccio nos Municpios da Regio Metropolitana de Campinas da Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pr requisito para concluso da Licenciatura em Pedagogia.

CAMPINAS 2006

by Maria Betnia Gomes, 2006.

Ficha catalogrfica elaborada pela biblioteca da Faculdade de Educao/UNICAMP

Gomes, Maria Betnia G585t Teoria e prtica na educao infantil : memorial de formao / Maria Betnia Gomes. -- Campinas, SP : [s.n.], 2006. Trabalho de concluso de curso (graduao) Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educao, Programa Especial de Formao de Professores em Exerccio da Regio Metropolitana de Campinas (PROESF).

1.Trabalho de concluso de curso. 2. Memorial. 3. Experincia de vida. 4. Prtica docente. 5. Formao de professores. I. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educao. III. Ttulo.

06-471-BFE

AGRADECIMENTOS

Primeiramente

Deus

pela

fora

perseverana e vitria. s minhas filhas, Janaina e Marciele pela pacincia e compreenso. Aos meus pais pelo incentivo e dedicao minhas amigas, Eneida, Greziela, Sueli, Edinalva e Giane, por tudo que fizeram por mim. s demais colegas de curso, pelo incentivo, carinho e amizade. Aos professores que demonstraram no decorrer do curso, segurana na transmisso e troca de conhecimentos. Enfim, todos que contriburam direta e indiretamente para a realizao desse sonho.

Meu muito obrigada!

Se a educao sozinha no transforma a sociedade sem ela, a sociedade tampouco muda (Paulo freire)

SUMRIO
1. APRESENTAO 2. O MEMORIAL 3. QUEM MARIA BETNIA GOMES? 4. FORMAO BSICA: UM SONHO 4.1. DO SONHO NASCE A AO 5. REFLETINDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM 5.1. REVELANDO UMA NOVA VISO DA ESCRITA 5.2. REFLEXO NA AO 6. A UM PASSO... E UM VACILO!

6.1. NOVAS VAGAS NO ANO SEGUINTE 6.2. UM LONGO CAMINHO... 6.3. NA FACULDADE / UNINDO A TEORIA PRTICA 6.4. AS DICIPLINA (Planejamento e Gesto Escolar) (Pensamento e Psicolgico e Educao) (Teoria Pedaggica e Produo em Sade e Sexualidade) ( Educao de Crianas de 0 a 6 anos). 7. O LDICO NA EDUCAO INFANTIL 7.1. PR (conceitos) e IM ( possibilidades) DE MANIFESTAO DO LDICO 7.2. O LDICO E A EDUCAO ( Texto Reflexivo) 7.3. O TRABALHO COM JOGOS NA SALA DE AULA 7.4. A ARTE DE APRENDER BRINCANDO 8. A CONCEPO DO MOVIMENTO DO RCNEI 9. CONSIDERAES FINAIS ... 10. BIBLIOGRAFIA 11. ANEXO I

1.APRESENTAO

Quero dizer que o professor. deve assumir a responsabilidade de refletir sobre toda a produo de conhecimento do aluno, promovendo o movimento favorecendo a iniciativa e a curiosidade no perguntar e no responder e construindo novos saberes junto com os alunos
( Hoffman,1992p.75)

evidente a eloqncia da proposta de Jussara Hoftman e a busca incessante em vencer os obstculos que se apresentaram durante todo esse processo de descobertas. Caro leitor, analisando as modificaes e implicaes na dinamizao da minha prtica docente, atrevo me com objetividade expor as reflexes, e inquietaes de uma jornada acadmica. A busca, a interao com o novo, o propsito de mudana de postura, de que muito influenciaram na minha pessoa. Sendo o veiculo que me conduziram at a UNICAMP. Declaro assim, ter concludo o magistrio no ano de 1986...., fato esse que traz tona dota uma memria a qual se faz necessrio descrever nesse ltimo semestre. ntida a preocupao em que recordar fatos e feitos que esto arquivados no profundo do meu ser, em forma de doces lembranas ou ate esquecidos pelo tempo. Claro, essa preparao for tomando forma, sentido, desde do inicio do PROESF,( PROGRAMA ESPECIAL DE PROFESSORES EM EXERCCIO)

considerando toda a trajetria de vida.Com isso, transformaes, construes e conceitos, se tornaram marcantes e determinantes no s na minha carreira profissional como tambm na determinao pessoal, no podendo assim, desraigar ou desvincular de mesma pessoa: EU PESSOAL/ EU PROFICIONAL. ..

2.O MEMORIAL

A proposta em organizar idias experincia adquirida ao longo da vida e destes seis semestres gerou uma ansiedade incontida. Porm a dinamizao das aulas, as reflexes trazidas no contexto de cada disciplina sem sombra de duvida foram elos que uniram um a um para concluso na escrita do to comentado memorial. Escrever o que mais gosto de fazer, porm, houve um bloqueio terrvel, eu diria um apago na mente, de repente. Procurar fazer ajuste entre o comeo, meio e a fim de uma trajetria tornou - se uma idia desgastante. Por muitas vezes comecei a escrever, algo acontecia e me fazia desistir. O principal problema que enfrentei foi o COMPUTADOR, com o qual no tenho habilidades, nem conhecimento necessrios que me propiciassem mais integridade e acomodao das minhas inspiraes / reflexes. Para tanto foi necessrio fazer ajustes rebuscando, rabiscando, revendo, relendo e encaixando ate realmente conseguir volta como num tnel do tempo e reviver sentimentos certezas, lutas e conquistas.

3.QUEM MARIA BETNIA GOMES?

Nasci numa fazenda em Caruaru - PE, nela vivi at os cinco anos de idade, e no lembro nada que possa ter me marcado nessa fase de vida. Minha famlia mudou para o interior onde morava minha av paterna. J ramos quatro irmos, eu a terceira e nica menina da casa, para a qual todos os charmes, chamegos e paparicos eram dedicados. Inclusive pela professora dos meus irmos, de oito e sete anos, que me carregava na garupa de seu cavalo, mesmo sem ser aluna. Era tudo para mim!

Lembro que ela lecionava para o ensino fundamental com alunos entre sete e quatorze anos (1 a 4 sries), e curiosa como sempre fui descobrindo como aprender a ler... Como podem as crianas desenvolver as idia de que a linguagem fala e escrita no so a mesma coisa? S pode haver uma resposta: escutando linguagem lida em voz alta (Frank Smith, Porto Alegre, Artemed 1999). Assim descobri a leitura ate mais rpido que meus irmos e ate os incentivava nas tarefas de casa. Logo cansei da garupa e duas primas que era professoras do MOBRAL (MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAO), no perodo noturno, me deixava acompanha-las e ajudar os adultos ensinando pegar no lpis e tudo mais ao lidar com lngua escrita seja lendo ou escrevendo, toma se conscincia de duas coisa

simultaneamente do mundo e da linguagem.A lngua serve exatamente para isso:para o discurso sobre o mundo.(David Rolson). Aos sete anos fui matriculada na 1 srie, na cidade (junto com meus irmos ento transferidos). Sem dificuldade na aprendizagem, dominava a lngua escrita e falada com de desenvoltura. Adorava quando o vov chegava a cavalo e me chamava de professorinha, j estava na 2 serie] e escrevia as cartas ditadas por ele, para os filhos ausentes. Crescia, e nas 3 e 4 sries, ficava tardes inteiras na biblioteca, lia tudo o que tinha direito. L fazia datilografia ( sonhava em trabalhar num escritrio). Enquanto fazia a 4 srie, trs dias por semana dava aula de matemtica para outra menina de 2 srie. No imaginava o futuro como seria, mas sonhava com ele pelos livros que lia.

Descrevo o livro como: UMA CAIXA MGICA DE SURPRESAS

Um livro uma beleza uma caixa mgica S de surpresa

Um livro parece mudo Mas nele a gente Descobre tudo.

Um livro tem asas Longa e leves que de repente Levam a gente, longe, longe.

Um livro parque de diverses Cheio de sonhos coloridos Cheio de doces sortidos Cheio de luzes e bales

Um livro uma floresta Com folhas e flores E bichos e cores mesmo uma festa.

Um ba de feiticeiro Um navio pirata no mar Um foguete perdido no ar amigo e companheiro (Elias Jos)

10

4.FORMAO BSICA (UM SONHO)

O processo de alfabetizao se deu de uma forma prazerosa, que me proporcionaram desafios e assim me estimularam a construir o meu conhecimento. As sries seguintes foram encaminhadas com sucesso, crescia com integridade da escola e a interao com os professores e apoio pedaggico oferecido aos discentes propiciavam ainda mais a opo de ser professora e alimentava o meu sonho.

Quando se tem um sonho. Isso j uma vitria E a vocao para ser feliz Que est falando alto No seu corao

A partir da, o importante buscar maneiras de Realizar o sonho, mas,

preciso ser objetivo e Paciente para enxergar, Etapa por etapa, aquilo Que se deve fazer

(Napoleon Hill)

11

Acreditei muito no meu sonho e nas oportunidades e principalmente em mim mesma. A opo pelo magistrio foi marcada como nica condio para continuar estudando. E como a gente aprende amar aquilo que tem, claro, eu almejava realizar o sonho de ser professora. Eu acreditei, conclui o curso no ano de 1986. Agora tinha asas queria voar. Em minha cidade no havia oportunidades para exercer a profisso. No tive condies de cursar a Faculdade como outras colegas. Optei pelo curso noturno de contabilidade na cidade vizinha. Em vo, desisti por falta de apoio. Afinal no dia seguinte formatura eu casei. Imaginei que teria a compreenso do esposo. Engano! Relutei com foras, pois vi todos os meus anseios, sonhos, lutas, desejos de conquista acorrentados a um par de alianas. Assim, estagnei. Deixei o tempo passar e junto com ele o curso de contabilidade noturno na cidade vizinha. Oito meses depois de formada no magistrio, chegava a Artur Nogueira, desejava alcanar meus ideais. Em contraponto, as minhas expectativas enfrentaram o trabalho rural, colhendo laranjas, afinal precisava sobreviver aqui.

4.1.

DO SONHO NASCE A AO

O grande entusiasmo que nutri pela educao de crianas na faixa etria de 0 a 6 anos o fato de estar prxima condio imposta pelo gnero e pela funo materna. Como nos fala Wigotsky (1998): o convvio social e cultural entre os pares da mesma faixa etria e adulta do mesmo grupo ao qual pertence criana, contribui de forma relevante para seu desenvolvimento e aprendizagem. Almejando obter melhoria na qualidade do ensino e na apropriao da auto- estima como recm formada, o sonho de ser professora veio se realizar no ano de 1988, na cidade de Aruj\SP. L experimentei e saboreei devagarzinho a primeira oportunidade como professora do pr - escolar. Isso manifestou um bem estar indescritvel. Foi numa escola construtivista chamada Jean Piaget.

12

Logo percebi as marcas da formao no Magistrio, mergulhando na realidade cotidiana escolar. Ao desenvolver a prtica docente tomava decises para cada situao, confrontando meus saberes realidade presente.

5.REFLETINDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Fui alfabetizada de 1 4 sries atravs da cartilha Caminho Suave, uma das mais famosas, era a adotada pela minha escola. Apresentava a forma escrita como mera representao da oralidade, decodificao, silabao. Em relao a esta lembrana, encontrei intitulada edio reformulada e atualizada. Incrvel, mas no contive em gesto carinhoso e at hoje fechando os olhos dou uma volta infncia. Claro que agora podendo refletir nitidamente todo o processo de aprendizagem, desde que para acontecer, a base era o nico e exaustivo modelo TRADICIONAL.O qual teve durao de quase um sculo e mesmo hoje se pode encontra-lo e em algumas instituies educacionais. O motivo de tamanha durao se ao fato de ser marcada por uma idias de disciplina muito fortes havendo o domnio dos alunos transformando os em agente passivos. Alm disso, vale lembrar do seu carter reprodutivo mantendo status quo de ento no promovendo mudanas ou sociais.

Ora, o rendimento da comunicao baixa quando nelas esto envolvidas as camadas populares: o fracasso escolar dos alunos pertencente s essas camadas, em todos os nveis de ensino prova de que a comunicao pedaggica no atinge seu adjetivo de faze-los adquirir a cultura legitima.Dessa forma as escola colabora com a perpetuao da diviso de classes: fracassando na funo de levaras camadas populares aquisio dos bens simblicos que constituem o capital cultural e lingstico, condena essas camadas a permaneceram na condio de dominada( SOARES, 1996, p.61).

13

Durante o ensino fundamental (1 4 srie) a leitura virou algo mgico para mim. O domnio da lngua escrita, leitura e compreenso, interpretao de textos foram se transformando no elo que me ligava ao meu mundinho de sonhos, fantasias e descobertas. Hoje considero, diante das grandes mudanas metodolgicas, que esse modelo no atende grande demanda pela qual a nossa sociedade veicula muitas aprendizagens. notvel que as operaes cognitivas de hoje sejam a rigor, mais complexas, exigindo do educando uma outra viso de leitura, escrita, compreenso e prtica cotidiana. medida que o tempo avanava, eu crescia e dominava o esprito critico prprio de quem despertava para uma nova conscincia. Meus passos rumavam para o futuro to sonhado, pois os contatos estimulavam o gosto em estar criando inventando formas de aprender melhor. At hoje se discute a alfabetizao, tanto nas redes municipais como particulares, oferecendo aos professores cursos e mais cursos com intuito de mudana, e transformar as vises tradicionais que ainda insistem em prevalecer como um forte no ambiente escolar. As mudanas e modelos educacionais que acontecem visam puramente a economia e a poltica, generalizando e transformando para a civilizao e o progresso. O modelo Tradicional passou a no atender nova demanda da sociedade e das relaes de trabalho, que era da formao de alunos que fossem alem do domnio do cdigo, sabendo sobre sua utilizao para efetivo exerccio da cidadania. Vale salientar que atuo na rede Municipal de Ensino de Artur Nogueira na qual estou efetivamente desde o ano 2000 como professora da Educao Infantil. Nessa prtica tenho visto interesses por mudanas, novas propostas, dentre as quais cito o PROFA ( PROGRAMA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES), at ento ministrado apenas para o Ensino Fundamental. Logo, a necessidade se estendeu para o Pr Escolar, onde tive a oportunidade de visualizar a nfase dada ao Programa de Formao de Professores Alfabetizadores, no qual foram inseridos variados tipos de 14

textos dotados de sentido, (o que no acontecia na proposta anterior) e a valorizao do uso social da escrita, leitura e letramento.As atividades de formao que envolvem discusso contribuem para que os educadores desenvolvam suas capacidades de expressar opinies diante do grupo conviver com diferentes pontos de vista elaborar argumentos convincentes, aprender com o outro.

Guia de Orientaes Metodolgicas Gerais pg 142

5.1.REVELANDO UMA NOVA VISO DA ESCRITA

muito importante considerar os conhecimentos prvios da criana (mesmo esta no estando alfabetizada), inserindo a no mundo letrado. Isso a faz compreender sua funo social, envolvendo a em prticas onde a leitura e a escrita se fazem presentes, da mesma forma que acontece com um adulto (no alfabetizado), por exemplo, ao ditar uma carta, ouvir a leitura de um jornal ou avisos. Aos 4 anos de idade descobri pela primeira vez que podia ler [...]. S aprendia escrever muito tempo depois, aos 7 anos de idade. Talvez pudesse viver sem escrever, mas no creio que pudesse viver sem ler. Ler descobri vem antes de escrever. Breve depoimento de um dos leitores precoce: o autor Alberto Manguel. Muitos leitores precoces no tm caractersticas peculiares, como inteligncia acima da mdia ou privilgios sociais. Diante dessa situao, o professor deve acima de tudo, aprender a escutar e acatar opinies das crianas sem querer impor-lhes jamais sua idias, conceitos valores ou seja o que pra si verdade.Deve apenas conduzir as discusses encorajando os aluno a pensar por si s. A cartilha s apresentava a escrita ortogrfica padro com uma idia fala de que a fala e a escrita so iguais. Compreendo o desenvolvimento da linguagem escrita nas crianas como um processo histrico. A psicologia infantil distingue o signo visual como ponto principal. Afinal est

15

ali, e de uma forma ou de outra necessria a transmisso e construo do conhecimento. No processo ensino aprendizagem a nfase colocada sobre a simples transmisso de verdades do professor ao aluno, sem que haja a preocupao com a idias que a criana possa ter.Na verdade ela no constri sozinha o seu conhecimento. Assim esse curso procurou colocar a importncia de se considerar os conhecimentos prvios dos alunos, pois mesmo quando ainda no esto alfabetizados j penetraram no mundo do letramento.

esse, pois, o sentido que tem letramento, palavra que criamos traduzindo ao p da letra o Ingls literacy: letra - do latim littera,e o sufixo-mento, que denota o resultado de uma ao( como por exemplo, em ferimento, resultado da ao de ferir).Letramento, pois, o resultado da ao ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condio que adquiri um grupo social ou um individuo como conseqncia de ter-se apropriado da escrita (SOARES, 2001p. 18).

5.2.REFLEXO NA AO

A necessidade de estar em constante reflexo sobre a prtica evoluiu e muito meu conhecimento e busca de novas idias. Recentes estudos mostram que o que falta no processo de formao do professor a REFLEXO, sobre as caractersticas e processos de sua ao. Hoje o MEC (Ministro de Educao e Cultura) por meio do Programa Parmetros em Ao, tem valorizado a formao continuada calcada na

problematizao e na prtica reflexiva em grupos de estudos, procurando desmistificar a eficcia da cultura dos cursos episdicos. Essa idia ganhou espaos. em nossos dias e vem se solidificando, aprofundando os conhecimentos dos profissionais e o desenvolvimento da capacidade de reflexo, citamos Referenciais para a Formao de Professores. (MEC|Braslia, 1999)

16

Dessa forma, disponho do conhecimento que o presente reflexo das formas particulares de se ver o passado, essas corporaes tm buscado reescrever a historia e adapt-la a novas ideologias.

6.A UM PASSO ... E UM VACILO!

Em 2002 foi nomeado o curso de Pedagogia pelo PROESF (Programa de Formao de Professores em Exerccio) equivalente a 3300horas, podendo ser integralizado em 06 semestres, criado em parceria entre as Prefeituras da Regio Metropolitana de Campinas e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) visando o ajuste do perfil dos profissionais atuantes nas redes municipais, do artigo 87 4 da 9394|96 que: estabelece que at o fim da dcada da Educao somente sero admitidos professores habitados em nvel superior ou formados por treinamento em servio. (Freitas, 2002 P 149)

A primeira chamada para se prestar o vestibular apenas 08 professores se inscreveram, mediante as 20 vagas oferecidas ao municpio de Artur Nogueira. A ansiedade foi geral no grupo. Enfrentaram com garra venceram os obstculos com transporte, tiveram sucesso e nos passavam o positivismo que o curso lhes proporcionavam. Uma pena! Eu no tentei, pois com duas filhas menores, no contava com ajuda de ningum para deix las noite. No desisti, tentei o vestibular na Escola Nossa Senhora das Dores MONTESSORI. Passei. No incio, a Prefeitura se props a colaborar com incentivo da bolsa,porm o sistema poltico ento se deteve na hora H e eu no conseguiria arcar sozinha com as mensalidades. Esperei ento...

17

6.1. NOVAS VAGAS NO ANO SEGUINTE Acreditando que deva ser real o ideal do educador com a busca imensurvel pelo conhecimento...

Eu aprendi que se depende, de tanta gente e muita diferente gente. Toda pessoa sempre as marcas das lies dirias de outras tantas pessoas. E to bonito quando a gente entende que a gente tanta gente onde quer que a gente v. E to bonito quando a gente sente que nunca est sozinho por mais que pense estar

(Gonzaguinha) INGRESSO A UNICAMP

A expectativa de chegar l foi como que fermentando. Novamente em Junho de 2003, a segunda chamada, o edital dispunha de 16 vagas.. Finalmente a grande oportunidade havia chegado! No detive quando pude contar com colaborao de meus pais para ficarem a noite com minha filhas.

18

6.2.UM LONGO CAMINHO...

No inicio:medo, entusiasmo, propsito de vencer. E fui, tocando em frente... Sofri para me ambientar com a estrutura circular dos prdios, com o vai e vem de estudantes mais jovens, com a jornada rdua na pista, Van lotada, noites de sono... Na certeza, da conquista e do sonho, me detenho lendo e meditando:

A ARTE DE SER FELIZ

Acorde todas as manhs com um sorriso. Esta mais uma oportunidade que voc tem para ser feliz. Seja seu prprio motor de ignio. O dia de hoje jamais voltar. No o desperdice, pois voc nasceu para ser feliz! Enumere as boas coisas que voc tem na vida. Ao tomar conscincia do seu valor, voc ser capaz de ir em frente com muita fora, coragem e confiana! Trace objetivo para cada dia. Voc conquistar seu arco ris, um dia de cada vez. Seja paciente. No se queixe do seu trabalho, do tdio, da rotina, pois o seu trabalho que o mantm alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional, alm disso o ajuda a manter a dignidade. Acredite, seu valor est em voc mesmo. No nos deixarmos vencer, no haver surpresas, nem alegrias... Conscientize se que a verdadeira felicidade est dentro de voc. A felicidade no ter ou alcanar, mas sim dar. Estenda sua mo. Compartilhe. Sorria. Abrace. A felicidade um perfume que voc no pode passar nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mos.

19

O importante de voc ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, que isso produz maravilhosos efeitos colaterais. No s cria um espao feliz para o que esto ao seu redor, como tambm encoraja outras pessoas a serem mais positivas.

O tempo para ser feliz agora O lugar para ser feliz aqui (autor desconhecido)

Independente de todos os problemas ocorridos existentes dentro deste novo curso- sejam eles de ordem fsica, estrutural, pessoal ou emocional, que geraram muitas expectativas causando decepes e frustraes fica para mim a certeza de que conhecimento fundamental. No somente o conhecimento que se aprende nos livros, com clssicos e tericos, mas alm disso, at chegar a ponto de compreender que quanto mais se aprende menos se sabe... e ento com essa certeza e com a humildade resultante dela partir realmente para construo do que se almeja. Afinal esta era a oportunidade to esperada durante tantos anos. Durante o curso de pedagogia, no consegui fazer pontes com o magistrio, nem me lembrar de filsofos ou qualquer outro assunto ou teoria estudados. Me formei aos dezenove anos e dessa formao permanece apenas a lembrana de uma pasta onde estava catalogada as datas comemorativas... Trabalhei trs anos em uma creche. Os problemas interpessoais ocorriam pelo fato de profissionais antigos na carreira, com pouca ou nenhuma formao, no aceitarem inovaes e muito menos respeitarem o trabalho no qual me empenhava em desenvolver. Kant,num de seus pronunciamentos diz: Age de tal maneira que usa a humanidade, tanto na tua pessoa como na de qualquer outro, sempre e simultaneamente como meio. Em todas as escolas em que lecionei, tinha o intuito de quebrar barreiras

impostas e perpetuadas, alm de contradizer as verdades absolutas. Independente de

20

acertar ou errar, de rever ou no meus conceitos, o objetivo era a tentativa para a mudana, quebrar barreiras supostamente intransponveis. As nicas razes que ainda gosto so as das rvores... Nessa poca eu nem imaginava que no existem verdades absolutas. Ainda no conhecia Kant, nem seus culos...

6.3.NA FACULDADE UNINDO A TEORIA E PRATICA

ntido, o vnculo, a solidariedade do grupo. O que considero como o entrelace dos elos de uma corrente nos ligando umas s outras.A temtica abordada em cada disciplina nos semestres desencadeiam um novo olhar, um novo rumo, um novo pensar e une as idias e virtudes com um ILUMINAR caractersticos dos que buscam e conquistam ideais. A universidade e est sendo para mim, o UNIVERSO de conhecimento que dimensiona saberes e descobertas. Saberes estes, que procuro aderir minha prtica como Educadora Infantil. Toda essa trajetria, esses novos contatos, vivncias vo formando elos, que se entrelaam. Proporcionam estmulos e se manifestam em busca de novas experincias, de um olhar, de atualizao, de concretizar algo que ainda pode ser alcanado. Na cadncia e no ritmo da vida no se poupam esforos e nem se limitam barreiras, coragem o lema. Com o decorrer do tempo eu que esperei por uma Faculdade, fui aprendendo a enfrentar a realidade, que a existncia humana sempre uma atividade de busca, um dilema e no algo feito, mas por fazer risco na incerteza. As mudanas ocorrem, e no so de um dia para o outro. Considerando que a formao do individuo se faz desde o seu nascimento at o ultimo de seus dias. Cito o texto RENOVAO. Do qual compe abstratamente um pouco da minha trajetria pedaggica.

A guia uma ave especial! a que mais tempo vive- cerca de 70 anos e a que voa mais alto. Mas, para que isso acontea, necessrio que ela passe por uma grande

21

transformao. Nem todas tm coragem de se renovar, ento no sobrevivem. Quando chegam aos 35 anos, esto com as penas velhas, seus canos grossos o que as impedem de voar as unhas e o bico esto compridos demais, curvados, impedindo as de agarrar o alimento e de se alimentar. Ento, numa atitude instintiva e de coragem pela sobrevivncia, algumas guias procuram um lugar alto, prximo a uma rocha, onde fazem um novo ninho para o processo que vir. Comeando o processo de renovao, batem as unhas contra a rocha at que se quebrem e fiquem em carne viva. Em seguida o bico, batida aps batida, at cair. Enquanto isso, a guia alimentada por outras do grupo, para que sobreviva. Quando as unhas comeam a crescer, ela vai arrancando as penas uma a uma. Aps aproximadamente 150 dias, est completo o processo. Ento ela parte para o to famoso vo de renovao, com mais de 35 anos de vida pela frente. Aos 19 anos havia concludo o magistrio agora aos 39 anos vejo que se realizou o sonho antes acalentado. E no consegui sozinha. Contei com incentivo incessante das amigas, que acreditavam que venceria. E estou vencendo!

6.4.AS DISCIPLINAS

As aulas so ministradas por uma AP ( Assistente Pedaggica )( no com curso de Pedagogia oferecido pela UNICAMP) sendo esta orientada por eles ( doutores).Convm admitir que os temas e discusses em torno da teoria/ prtica so de muito proveito, e ao mesmo tempo, devo evidenciar o valor da busca, da pesquisa dos seminrios, palestra,as trocas de experincias enfim, a aprendizagem em si. A reflexo abre espao para uma discusso acerca do favorecimento de uma educao entendida como processo que constitue se por um conjunto de elementos que envolvem aspectos culturais, emocionais, intelectuais e morais, os quais afetam as atitudes manifestas no convvio escolar. A Disciplina Planejamento e Gesto Escolar, cursada no quinto semestre, veio oferecer novos conhecimentos e embasamentos tericos e histricos sobre a estrutura e

22

organizao escolar, auxiliando na compreenso desses conflitos e analisando os sob uma nova tica. Algumas dos problemas de relacionamento interpessoais com colegas professores e at mesmo com diretores e supervisores ocorriam pelo fato de, apesar de ter como formao apenas no magistrio, ousava pensar alm do permitido. J acreditava na transparncia, na democratizao e nas ralaes no interior das escolas, como meio de contribuir, para a transformao da sociedade. Esse modo at pensar, obtido em leituras, na adolescncia, de livros e apreciao de filmes sobre poltica, ditadura, represso, histria de movimentos estudantes, democracia e tantos outros arroubos da juventude, me subsidiaram na formao de conceitos dentro da prtica docente. A disciplina, Pensamento Psicolgico e Educao vem abordar que alguns autores consideram difcil explicar a natureza das atitudes, mas muitos estudos apresentam a mesma opinio sobre esses procedimentos que envolvem cognio, afeto, crena diversas e comportamento ( sentir, saber e atuar) Atitudes so como fatores que intervm ns aes, uma predisposio comportamental adquirida diante de algum objeto ou situao. A busca da verdade se faz ao desconfiar das opinies e crenas estabelecidas na sociedade, bem como de suas prprias idias e opinies ao acreditar que o mundo existe e exatamente como o percebemos, estamos sendo dogmticos. A atitude dogmtica conservadora isto , sente o receio das novidades, do inesperado, do desconhecido e de tudo o que possa desequilibrar as heranas e opinies j constitudas. papel da escola, ensinar os alunos a pensar e a refletir. Seu principal objetivo deve ser de oferecer a oportunidade para que a criana possa tornar-se de conscincia autnoma, frente a si prpria, aos outros e ao mundo.

23

A EDUCAO SEXUAL DA CRIANA: PARA ALM DA TRANVERSALIDADE

A disciplina aborda que a famlia ainda o ncleo bsico das primeiras representaes aprendidas sobre as identidades de gnero culturalmente dominantes e os papis sexuais tradicionais. Uma Educao Sexual emancipatria busca identificar os esteretipos sexuais e questionar seus fundamentos e representaes. Visa educar para a compreenso significativa igualitria da identidade de gnero, de modo a representar HOMENS e MULHERES, masculino e feminino, como formas psico histricas da condio humana. O trabalho docente com crianas pequenas, exige muita didtica do ensino nesta rea, pois a professora est em sempre em contato fsico com a criana de uma forma amiga e carinhosa. Assim, a criana passa a compreender melhor a igualdade entre os sexos, a autonomia do ser masculino e feminino, possibilitando uma diviso social de tarefas e funes igualitrias e democrticas. Pais e educadores lutam por uma cultura emancipada e um mundo onde seja possvel educar a criana (menino/menina) para a vivncia plena de suas potencialidades humanas, ticas, estticas, polticas, ontolgico e ertico sexuais No momento em que a criana chega escola, se depara com um dos temas trabalhador pelo professor que a famlia, o corpo etc. importante num primeiro momento levar as idias para no corrermos o rico de estabelecer dois sistemas de conhecimento distintos: o que a criana vai formando atravs de sua prpria experincia na vida cotidiana e o que adquire na escola. Propiciar criana espao de discusso sobre assunto, de tal modo onde ela passa manifestar suas representaes com respeito sexualidade de forma natural,no ambiente pedaggico tem sido necessrio. A adequao do tema transversal orientao sexual, fazendo- se necessrios e possibilitando os professores para que este processo possa ser dar no dia- - dia da sala de aula, dando ao educador a competncia e a segurana necessrias no trabalho educativo. O resgate obtido desses temas desencadearam questionamentos, relatos diversos

24

que de foram gerando o propsito a idias de estar intermediando com uma linguagem acessvel e simples as informaes que pudessem exercer papel positivo na informao e compreenso do corpo, dos rgos genitais, da concepo e do nascimento de uma criana. O mais importante atualmente que os professores tinha claro o tipo de orientao que desejam trabalhar e que possam ter outras opes de

entretenimento.Principalmente no considerar feio falar de algo natural EDUCAO DA CRIANA DE 0 A 6 ANOS

Considero prioridade na Educao Infantil as Especialidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianas. O respeito e a dignidade e os direitos dos alunos, suas diferenas individuais, sociais, econmicas, culturais, tnicas e religiosas garantindo lhes o direito de brincar como forma particular de expressar seus pensamentos e sentimentos: A educao uma atividade criadora que traz existncia aquilo que ainda no existe. (Rubem Alves) O trabalho com a linguagem se constitui um de lixo bsico na educao, dada sua importncia para a formao do sujeito pra a interao com as outras pessoas,na orientao das aes das crianas na construo de muitos conhecimento, e no desenvolvimento do pensamento. Ensinar e aprender so duas aes que se convertem simultaneamente numa grande aventura para a criana: a conquista de uma viso de mundo, de sua prpria identidade e forma de interagir na sociedade. Afinal, trabalho na Educao Infantil visa o respeito crianas como cidad, sua identidade e seu contexto social. A mudana de concepo sobre a Educao Infantil contemplada na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n 9394/96, impe como relevante e imperiosa a necessidade de implementar aes pedaggicas concernentes a esse nvel de ensino. Em razo disso a formao acadmica que estou concluindo com o PROESF me possibilita embasamento terico e aperfeioamento pedaggico no intento peculiar de

25

compreender melhor: as relaes interpessoais e o trabalho infantil. A convivncia humana e a importncia do profissional de educao infantil o desenvolvimento da atividade na formao do carter da criana As fases do desenvolvimento infantil Assim, afirmo ter a compreenso de que a escola um momento, mas no o nico de aprendizagem e da formao do indivduo. na escola que, permanentemente deve ser ensinado em processo curricular verticalmente nas disciplinas cientficas e horizontalmente, nas competncias de relao e saberes, sempre repensando a atuao dos professores para com os cidados que esto sendo formados.

7.O LDICO NA EDUCAO INFANTIL

O propsito em descrever de uma forma mais ampla e palpvel esse tema dentro do Memorial de Formao no Proesf, vem sintonizar as minhas memrias ao percurso desses trs anos de curso ao qual admito um novo olhar sobre a educao de crianas pequenas. A educao infantil ao promover experincias significativas de aprendizagem da lngua, por meio de um trabalho de linguagem oral e escrita, constitui um dos espaos de ampliao das capacidades de comunicao e de expresso e de acesso ao mundo letrado pelas crianas. Essa ampliao esta relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas as quatro competncias bsicas: falar, escutar,ler e escrever (RCEI, 1998, V.3). Interagir com os pequenos e uma atividade prazerosa. interessante v-los estimulados de forma significativa, considerando a bagagem social que carregam consigo. A organizao do espao fsico das instituies de educao infantil deve levar em considerao todas as dimenses humanas potencializadas nas crianas: o

imaginrio, o ldico, o artstico, o afetivo, o cognitivo, etc. A atividade dica, identificada como fundamental para o desenvolvimento

26

infantil a transporta ao mundo do faz de conta, possibilitando criana a realizao de sonos e fantasias, aliviando medos tenses e frustraes. Quando brincam, as crianas extravasam o que esto sentindo, descarregam suas tenses, aprendem a respeitar os outros a participar em grupo, enfim, as atividades ldicas contribuem realmente para as crianas construrem conceitos fundamentais para torn los adultos mais humanos. Proporcionar jogos e brincadeiras constituem uma grande fonte de construo de significados e limites. Alm de estar comunicando se com o mundo, a criana est se expressando. Da, sua importncia no contexto da Educao. O Parmetros Curriculares Nacionais (PCN)trouxeram uma importantssima contribuio para a conscincia da importncia de resgatar a brincar no cotidiano escolar. Esse movimento no instantneo e nem garantindo pelo fato de existir espao para, discusses, reflexes eleitura crticas. necessrio coragem pra assumir o como primordial no trabalho junto s crianas de 0 a 6 anos, mas tambm preciso que essa postura, seja abraada por todo a equipe escolar, no somente pelo professor de classe (Adriana Friedman) Contudo, h ainda uma bom caminho a ser percorrido no sentido de internalizar os conceitos apresentado na Referencial com relao ao brincar para que estes sejam no somente transmitidos, mas tambm assumidos pelos professores em sua prtica junto s crianas.

brincando que a gente se educa e aprende. Quem brinca sabe que a alegria se encontra preciosamente no desafio e na dificuldade. Letras, palavras, objetos, nmeros, formas, plantas, estradas, rios, msicas, mquinas, comida, todos os desafios... Professores e pais bons so aqueles que transformam a matria em brincadeiras e seduzem os seus filhos e os alunos brincarem. Depois de seduzido no h quem segure.... (Rubem Alves).

27

7.1 PR (conceitos) e IM (possibilidades) de manifestao do Ldico

Atualmente, muitos profissionais (educadores psicolgicos, fonoaudilogos, historiadores, animadores culturais) tm interessado se pela manifestao de elemento ldico presente em nossa cultura .Por isso, fazem dele um objeto de estudo. Faz se presente em manifestaes corporais como o jogo, onde dana, o brinquedo e em outras onde as alegrias, o prazer e o divertimento esto presentes. Na experincia ldica o ser humano capaz de romper os limites de sua imaginao, expondo seu pensamento. No universo de seus jogos as crianas podem explorar, copiar, desbravar, descobrir, imitar, vivenciar sua experincias e elaborar o meio, relacionando as manifestaes culturais infantis concretizando, em sua existncia, todo esse movimento de construo da vida.Nossas escolas se abriro para fora.Das portas abertas nascer o
convvio com acidade.A sala de aula subvertendo limites: uma sala de aula do tamanho do mundo (Regina de Assis)

Tratando se da manifestao do elemento ldico, o que nos permite identificarmos nos enquanto seres humanos. Nessa dinmica estabelecemos significados e explicaes para apreenso do mundo, criando e recriando esses significados, os quais, em seu conjunto, formam uma teia que se encontra em constante processo de construo e reconstruo. A cultura nada mais do que essa teia de significados reconhecidos como importantes pela sociedade, construdos coletivamente. Dispomos desse significado para darmos sentido ao nosso mundo, Porm, o que observamos uma diminuio de tempo e o espao destinado s manifestaes humanas onde a ludicidade esteja presente (furto do ldico). Estas situaes no afetam somente o mundo infantil como muitos podem pensar. Esto relacionadas com o rpido crescimento (des) governado dos centros urbanos, com a necessidade de preparar a criana para o mercado de trabalho (seja para o mercado de 28

personalidades, ou mercado da mo de obra barata); com o acelerado progresso da tecnologia, que nos pe contra o relgio e o calendrio. Outros (pr) conceitos influenciam e dificultam a vivncia do ldico, pois considerar este contrrio ao trabalho, uma vez que nada produz alm de alegria e divertimento. por esse motivo tambm que a sua manifestao no mundo adulto encontra diversas barreira: os adultos vivem no mundo do trabalho, da produo e da obrigao das tarefas. Os valores decorrentes desse entendimento esto presentes tambm na escola, que acaba por negligenciar a vivncia ldica . Sendo assim, a escola que deveria configurar se como um espao de resistncia e de valorizao do elemento ldico, priorizando por comportar se como mais um espao de conformao e de negao do ldico. Predomina, na maioria das vezes, a obedincia s regras impostas pelo mundo adulto, voltado para a produo e cumprimento das obrigaes.

7.2.O LDICO E A EDUCAO

O texto conta a histria de tentativa de Ldico Alegria dos Santos matricularna escola. Sua presena indesejvel, pois acusado de promover a desordem e a indisciplina tendo em vista o barulho e a baguna que acontecem quando esto presentes na aulas. Assim que a secretaria fica sabendo o seu nome, recusa se a receber a sua matrcula. Buscando explicaes para atitude da escola, Ldico percebe que o aluno Disciplina Ordem da Silva conseguiu efetuar a sua matrcula, sem que a escola tenha colocado maiores obstculos, visto que este aluno muito disciplinado, permanece quieto em seu lugar o tempo todo da aula e no faz perguntas...entende tudo!Para a escola este o exemplo de aluno inteligente,embora Ldico tenha argumentado que nem sempre este aluno realmente entende tudo.O silncio e a obedincia podem indicar insegurana e medo. Ldico ainda tenta argumentar com a secretaria sobre a necessidade de uma ralao entre professor e aluno que esteja fundamentada no dilogo,na vivncia de diferentes prticas corporais e a discusso das diferentes e possveis maneiras do jogo acontecer na escola. Pra o nosso insistente

29

aluno, esta seria uma das formas de valorizar a cultura dos alunos. Tudo sem sucesso! A secretaria defende- se dizendo que isto pura teoria e at ameaa chamar a diretora. Ento, j cansado de tentar convencer a escola de suas reais virtudes, Ldico resolve usar alguns disfarces para entrar na escola como por exemplo o Recreio Jogo de Arantes, a Gincana Festa Medeiros e o Passeio Quermesse Pontes, embora ainda assim no consiga manifestar se por inteiro, visto que at mesmo em atividades extra escolares, o Ldico controlado e at impedido de fazer se presente. Vigora os padres de seriedade e comportamento impostos pelo mundo adulto. O texto apresenta de forma criativa, uma crtica entre o ldico e a escola. A vivncia do ldico no cotidiano da escola e da sociedade de forma geral, visto como contrrio disciplina e ordem. Esta ltima preza pela economia do tempo e a disciplinao dos corpos. Reafirma tal excluso constatando que o ldico para estar presente na escola deve fantasiar se em atividades extra classe sendo, ainda assim, controlado pela ordem do mundo adulto. Moral da histria: na escola, o valor cultural bsico a manuteno da ordem e da disciplina. O ldico, o prazer e a alegria, s podero, na maioria das vezes, entrar na escola se vierem disfarados em atividades perifricas j estabelecidas, como recreio, passeio e festas ocasionais. (Ana Cludia Saladini) Com certeza, a prtica docente na Educao Infantil, voltada para as manifestaes, do ldico, demonstra muito mais aproveitamento e assimilao pelas crianas.

30

7.3 O TRABALHO COM JOGOS NA SALA DE AULA

Em 2000 trabalhei pela primeira vez em Educao Infantil com jogos matemticos em sala de aula. No foram jogos, comuns destes de montar, encaixar, empilhar, onde cada criana pode pensar e montar sozinha o que desejar. Foram jogos em grupo que buscam a concentrao do pensamento da criana. Eu estava preocupada em observar o desempenho das crianas nos jogos e mais especificamente, poder trabalhar com o raciocnio lgico matemtico de uma forma diferente, ldica, coerente com o processo de construo do nmero pela criana e respeitando as suas caractersticas de desenvolvimento. A teoria piagetiana guiou meu olhar, estava cursando o PROEPRE (o que dinamizou e muito o meu trabalho com a educao infantil). Descobri na prtica a no necessidade de inmeras folhas mimeografadas. Quando joga, a criana est mentalmente muito mais ativa e critica do que quando realiza folhas de exerccio descontextualizadas. O retorno do jogo imediato e possibilita o corrigir e ser corrigido pelos companheiros. Nas folhas de exerccio,cada criana trabalha sozinha e o retorno dado pelo professor e somente mais tarde (verdade unilateral). Dentro de um referencial construtivista, o jogo um processo que faz parte das experincias do mundo da criana, fluindo para outras atividades cognitivas de sua vida diria. NICOLAU (1988:78) deixa muito claro a importncia do ato de brincar, quando afirma que:

31

Brincar no constitui perda de tempo, nem simplesmente uma forma de preencher o tempo. O brinquedo possibilita o desenvolvimento integral da criana, j que ela se envolve afetivamente e opera mentalmente; tudo isso de uma maneira envolvente em que a criana imagina, constri conhecimentos e cria alternativas para resolver imprevistos que surgem no ato de brincar. um meio natural que possibilita a criana a explorar o mundo... Elaborando regras construindo conceitos, relacionando idias , estabelecendo relaes lgicas e integrando percepes

O brincar precisa desprender- se liberta-se dos discursos,para ser resgatado na pele de cada brincante, no cotidiano do viver.

7.4.A ARTE DE APRENDER BRINCANDO

Qualquer coisa objetivo pode converter-se em um brinquedo nas mos de uma criana e por que cada criana diferente e atribui a ele um uso e u significado prprio. necessrio que o educador conscientize-se de que ao desenvolver o contedo programtico por intermdio do ato de brincar, isso no significa que est ocorrendo um desleixo ou descaso com a aprendizagem do contedo formal.

os jogos so excelentes meios para o desenvolvimento. E isto porque permitem a experincia fsica e a experincia lgico-matemtica, promovendo a construo da sua prpria lgica, atendendo,portanto, os objetivos de uma educao para a construo do conhecimento, do pensamento lgico e da criticidade

KAMII (1984)

32

Para que esse conhecimento no seja alienado, torna-se necessrio reconstru-lo dentro de uma perspectiva crtica, partindo da realidade do aluno e do foco de interesse da criana.

8.A CONCEPO DE MOVIMENTO NO RCNEI O RCNEI ( Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil), define movimento como sendo o desenvolvimento da motricidade global harmoniosa o qual inclui a funo cintica (coordenao motora-preciso) e a funo tnica (qualidade de gestos - variaes musculares) A concepo de MOVIMENTO,no REFERENCIAL CURRICULALAR para Educao Infantil ( 1999) vai alm das atividades de mexer com as partes do corpo
de deslocar-se no espao. a criana se expressa e se comunica por meio de gesto(...) e interage estilizando o corpo. A dimenso corporal integra-se ao conjunto de atividade da criana (...) Os jogos, as brincadeiras, as danas revelam, por seu lado a cultura corporal de cada grupo social constituindo-se em atividade privilegiadas nas quais o movimento aprendido e significado.(...) nesse sentido, importante que o trabalho incorpore a expressividade e a mobilidade prprias s crianas...(p.18-19)

Logo o movimento que est presente na brincadeira do faz- de conta quando a criana se utiliza dos braos para colocar-se na posio de ninar ou os balanam pra fazer de conta que os esto para colocar um beb. o movimento associado ao jogo simblico o que significa a construo da imaginao, da imagem mental, da afetividade. As crianas gostam de brincar de faz-de-conta, em casa, sozinhas, com os amigos e eventualmente, com um adulto significativo pra ela, desde que este no interfira muito. A escola, assim foi pensada como um espao onde a criana possa estudar.

33

9.CONSIDERAES FINAIS

A construo de conhecimento a partir de embasamentos tericos adquiridos durante esse perodo que freqentemente o PROESF, evidenciaram uma nova viso na minha prtica. Os dilogos, as dvidas as sugestes, as forma de resoluo dos impares as discusses sobre as possibilidades, a atuao do professor na sala de aula, foram tomando espao e formando novos conceitos. Na medida em que conhecimento s pode ser construdo na interior do sujeito, questo fundamental da sua assimilao se ele est aberto ou fechado para novas vivncias. So ntidos os novos a conceitos formados, a criticidade mais abservadora a idias que se tornam claras e flexveis. A obrigatoriedade do ensino para as crianas iniciada aos 4 anos tema gerador de observaes, de cobrana de qualificao profissional. As polticas de formao abordam esta questo, mas no do o reforo necessrio para a capacitao dos profissionais de Educao Infantil e Inclusiva. Para tanto indispensvel que o plano nacional brasileiro uma fora em torno do fortalecimento da educao de crianas de 0 a 6 anos. Pode-se verificar que o atendimento s estas crianas nas instituies de educao Infantil enfrentam inmeros desafios sua concretizao em nosso pas. A melhorias da qualidade dos servios oferecidos, o direcionamento fetivo e transparente de apartes financeiras, exigncia de formao adequada dos profissionais com o devido e consistente embasamento conceitual, deve antes de tudo ser uma meta desejada pelos que implementam propostas curriculares. Em meio tantas descobertas, fica um tanto difcil vir tona, as memrias todas dessa grande trajetria, mas acredito que tenham sido claras as que evidenciei Vale lembrar que a passagem desses trs longos anos foram marcantes e

determinantes na formao de novos conceitos na carreira profissional e pessoal, para tanto o PROESF na UNICAMP.,foi a oportunidade sempre esperada para a

34

concretizao do meu grande sonho. Sinto, porm, que a busca por esse conhecimento, apesar de fundamental, causa dor e sofrimento,principalmente quando se busca por ele individualmente e depois no se encontra pares para discutir, dividir, conversar. Seria melhor inrcia; adaptando-se ao comodismo da ignorncia ou maquinando os saberes. a ignorncia salva.dos conflitos,embates consternaes. Durante os semestres cursados pude constatar a mesma agonia em vrias colegas; percebendo que os mesmos conflitos autoritarismo, inexperincia em solucionar problemas, competio, opresso...- eram comuns no dia a dia nas escolas, tanto municipais quanto estaduais. Alm do atual problema com o conhecimento, deparei-me durante todos esses anos com problemas de relacionamento interpessoais e com a hierarquia- todos dois julgo concernentes falta do conhecimento. Finalmente, o conhecimento no algo pronto e acabado, mas uma permanente construo e como tal, passvel de flexibilizaes e mudanas.

35

10.BIBLIOGRAFIAS BRASIL Ministrio da Educao e do Desporto Secretaria da Educao Fundamental. Referencia curricular nacional para a educao infantil. 1,2 e 3 v. Braslia: MEC/SEF, 1988 . CONSTRUTIVISMO E PRATICA PEDAGGICA de Educao Infantil eEnsino Fundamental. Orgs: Mcio Camargo e Assis e Orly Z. Mantovani de Assis _ Campinas, 2000 DAVID R. OLSON.O mundo no papel .So Paulo, tica,1997 EDUCAO INFANTIL PS LDB_ rumo e desafios Campinas, 2000 MATTOS, Elizete de Lurdes Coletnea: Brincando e Aprendendo. Blumenau, Vale das Letras, 2000. PEDAGOGIA DA ANIMAO.Campinas, SP_ Papirus,Cap .II.

36

11.ANEXO 1

(Poesia)

LTIMA PGINA

Mais uma vez o tempo me assusta. Passa afobado pelo meu dia, Atropela minha hora, despreza minha agenda. Corre prepotente a disputar lugar com a ventania. O tempo envelhece e no se emenda.

Deveria haver algum decreto que obrigasse o tempo a desacelerar e a respeitar meu projeto. S assim eu daria conta dos livros que vo se empilhando, das melodias que esto me aguardando, das saudades que venho sentindo, das verdades que eu ando mentindo, das promessas que venho esquecendo, dos impulsos que sigo contendo, dos prazeres que chegam, partindo, dos receios que partem, voltando.

37

Agora, que redijo a pgina final, percebendo o tanto de caminho percorrido nesse ano que vai se retirando.

Apesar do tempo e sua pressa desleal, Agradeo a Deus por ter vivido, Amanhecer, e continuar teimando. ( Flora Figueiredo)

38

Vous aimerez peut-être aussi