Vous êtes sur la page 1sur 3

PEAS

1. RELAXAMENTO DE PRISO EM FLAGRANTE.......................................................................................1 2. LIBERDADE PROVISRIA....................................................................................................................... 1 3. MEMORIAIS.............................................................................................................................................. 1 4.RESPOSTA A ACUSAO........................................................................................................................ 2 5. RECURSO DE APELAO....................................................................................................................... 2 6. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO.........................................................................................................2 7. EMBARGOS DE DECLARAO...............................................................................................................2 . EMBARGOS INFRINGENTES.................................................................................................................. 3 !. REVISO CRIMINAL................................................................................................................................. 3

1. RELAXAMENTO DE PRISO EM FLAGRANTE Cabimento: Quando a priso em Flagrante for ilegal. Fundamento: artigo 5, inciso LXV da CF. Identificando a pea: o acusado preso em flagrante. Porm, a banca no ir declarar expor a priso foi ilegal, devendo o examinando analis-la. Lembrando que a priso em flagrante est prevista nos artigos 301 ao 310 do CPP, alm de trazer as hipteses de flagrante, traz os requisitos para que a priso no se torne ilegal. Caso no seja cumprido os requisitos previstos na lei, a priso torna-se ilegal. Importante: quando se tratar dos pedidos ou requerimentos o examinando no pode esquecer de pedir o ao Juiz, que expea-se o alvar de soltura. Cuidado: quando a questo trouxer que foi negado o pedido de Relaxamento de priso em flagrante, a pea cabvel de Habeas Corpus ao TJ. 2. LIBERDADE PROVISRIA Fundamento Legal: artigo 5, inciso, LXVI, da CF. Espcies: a) Liberdade Provisria sem fiana: S o juiz pode conceder. As hipteses s !" nos crimes em que o ru se livra solto, por exemplo, em crimes de menor potencial ofensivo; quando o agente praticar a conduta protegido por uma causa excludente de ilicitude (Exemplo: legtima defesa, Estado de necessidade e perigo, exerccio regular do direito putativo, estrito cumprimento do dever legal); e quando no estiverem presentes as causas para decretao da priso preventiva. b) Liberdade Provisria com fiana: uma cauo que garante que o ru estar presente em todos os atos processuais. cabvel at o transito em julgado. O delegado tambm poder arbitrar fiana nos casos em que a pena privativa de liberdade no seja superior a 4 anos.
#. MEMORIAIS Fundamento legal: artigo 403, 3 e artigo 404 do Cdigo de Processo Penal. Competncia: deve ser dirigido ao juiz da causa. Prazo: 5 dias. Teses: Nulidade Processual, Extino da Punibilidade, Tese de Mrito, Punio Excessiva, Autoridade Arbitrria. Pedidos: Anulao do processo, Extino da punibilidade, Absolvio, Desclassificao ou reduo da pena, Concesso do direito subjetivo. Memoriais no Rito do Jri: Tese: Extino da punibilidade.

Tese de mrito: a) inexistncia do fato, b) negativa de autoria, c) atipicidade, d) excludente de ilicitude, e) excludente de culpabilidade, f) falta de prova. Punio Excessiva: crime excludo da competncia do jri. Punio excessiva: crime mais leve includo na competncia do jri. Pedido: Anulao, Extino da punibilidade, Absolvio Sumria (art. 415), Impronncia (art. 414), Desclassificao (art. 419).
$.RESPOSTA A A%&SAO Fundamentao legal: artigo 396-A do CPP. Cabimento: aps oferecida a denncia. Prazo: 10 dias a contar da citao se o ru for citado pessoalmente. Se o ru foi citado por edital a partir do seu comparecimento ao processo. Competncia: Juiz da causa. Legitimidade: deve ser apresentada pelo acusado, ou por seu defensor em nome daquele. Tese: Na resposta, o acusado poder arguir preliminares e alegar tudo o que interesse sua defesa, oferecer documentos e justificaes, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimao, quando necessria.

'. RE%&RSO DE APELAO Cabimento: Contra sentena que impronunciar o ru (art.416 do CPP); contra sentenas definitivas de condenao e absolvio proferidas por juiz singular; Das decises do Tribunal do Jri quando: I) ocorrer nulidade posterior a pronncia; II) a sentena do juiz presidente, contrria lei expressa ou deciso dos jurados; III) Houver erro ou injustia no tocante a aplicao da pena ou da medida de segurana; IV) A deciso dos jurados for manifestamente contraria a prova dos autos. Interposio do Recurso: Endereada ao Juiz a quo (aquele que proferiu a deciso). Razes de Apelao: Dirigidas ao tribunal ad quem. Anexas interposio. Anexas petio de juntada endereada ao juiz a quo. Contrarrazes de Apelao: Dirigida ao tribunal ad quem. Anexas petio de juntada endereada ao juiz a quo. Anexas petio de juntada endereada ao relator do recurso no tribunal ad quem. (. RE%&RSO EM SENTIDO ESTRITO Fundamentao legal: artigo 581 do CPP. Cabimento: a) Deciso que rejeitar a denncia ou queixa; b) Deciso que concluir pela incompetncia do juzo; c) Deciso que julgar procedentes as excees, salvo a de suspeio; d) Deciso que pronunciar o ru; e) Deciso que conceder, negar, arbitrar, cassar, julgar inidnea a fiana ou, ainda, que julg-la quebrada ou perdido o seu valor, que indeferir requerimento de priso preventiva ou revoga-la, que relaxar em flagrante ou que conceder liberdade provisria. Essas so algumas das hipteses de cabimento do RESE. Interposio: Endereada ao Juiz da Vara Criminal, pois este recurso cabe retratao do juiz. Razes: Dirigidas ao Tribunal ad quem; Anexas a interposio, endereadas ao juiz a quo; Anexas a petio de juntada, endereadas ao juiz a quo. Contrarrazes: Dirigidas ao tribunal ad quem; Anexas petio de juntada, endereada ao juiz a quo. Legitimidade: O RESE poder ser interposto s pela parte prejudicada da deciso recorrida. ). EMBARGOS DE DE%LARAO Cabimento: De sentena ou acrdo quando for, obscuro, ambguo, contraditrio ou omisso. O*s+,-i./.e" falta de clareza; A0*12,!" duplo sentido; %!3t-/.i4 !" uma proposio inconcilivel com outra. Competncia: Ao rgo que prolatou a sentena embargada.

Prazo: 2 dias, contados da intimao da sentena. 5. EMBARGOS INFRINGENTES Previso Legal: artigo 609 do CPP: Cabimento: Quando no for unnime a deciso de segunda instancia, desfavorvel ao ru, admitem-se embargos infringentes e de nulidade. So admissveis das decises de segunda instncia, que so proferidas em: I) Recurso de Apelao; II) Recurso em Sentido Estrito; III) Agravo em Execuo. So admissveis tambm quando tais decises forem desfavorveis ao ru. S caber de deciso no unnime. Legitimidade: Este um recurso privativo da defesa, s podendo ser interposto pelo ru. Competncia: Endereado ao relator do acrdo embargado. As razoes deve estar anexa a interposio. Prazo: Ser de 10 dias contados da publicao do acrdo. Tese: O Recurso restringe-se a matria de divergncia. A tese alegada exatamente aquela que foi o motivo da divergncia. 6. REVISO %RIMINAL Previso Legal: Est prevista no artigo 621 e seguintes do CPP. Cabimento: Pode ser requerida a qualquer tempo, antes da extino da pena ou aps. Competncia: Tribunais de Segunda Instncia; Tribunal de Justia; Tribunal Regional. A competncia est expressa no artigo 624 do CPP. Legitimidade: Recurso previsto somente para a defesa, uma vez que no existe reviso criminal pro societat. Prazo: No h prazo. A partir da sentena transitada em julgado, qualquer momento pode ser pedida a reviso. Tese: Extino da punibilidade; Autoridade Arbitrria; Nulidade processual.

Vous aimerez peut-être aussi