Vous êtes sur la page 1sur 11

Acta Scientiarum

http://www.uem.br/acta ISSN printed: 1679-7361 ISSN on-line: 1807-8656 Doi: 10.4025/actascihumansoc.v35i1.17295

Anotaes sobre teoria e prtica em Marx e Engels: momentos decisivos (1843-1848)


Rafael da Rocha Massuia
Programa de Ps-graduao em Cincias Sociais, Faculdade de Cincias e Letras, Universidade Estadual Paulista, Campus Araraquara, Rod. Araraquara-Ja, Km 01, 14800-901, Bairro dos Machados, Araraquara, So Paulo, Brasil. E-mail: massuia@gmail.com

RESUMO. Com Hegel, teoria e prtica passam a ser compreendidas como submetidas ao automovimento do Esprito. Karl Marx o responsvel por subverter o sistema idealista hegeliano, conferindo-lhe um carter materialista e histrico. Nessa perspectiva recm-inaugurada, a teoria abandona o seu refgio etreo para tomar partido efetivamente nos problemas humano-sociais reais. No presente estudo realizamos algumas reflexes sobre a evoluo desse encadeamento entre teoria e prtica nos textos de Marx e Engels escritos entre 1843-1848, perodo essencial para o amadurecimento de suas reflexes, que resultariam passando por obras fundamentais, como os Manuscritos Econmico-filosficos e A ideologia alem na redao do Manifesto Comunista, talvez o maior exemplo do desenvolvimento dessa conjugao entre teoria e prtica.
Palavras-chave: Karl Marx, Friedrich Engels, marxismo, sociologia, cincia poltica.

Notes on theory and practice in Marx and Engels: decisive moments (1843-1848)
ABSTRACT. With Hegel theory and practice come to be understood as subject to self-movement of the Spirit. Karl Marx is in charge of subverting the Hegelian idealist system, giving it a materialist character and history. Recently opened in this perspective, the theory abandons his etheric retreat to take sides effectively in real human-social problems. In this study we intend, therefore, to make some reflections on the evolution of this linkage between theory and politics in the writings of Marx and Engels written between 1843-1848, a critical period to the development of their reflections, that would result through key works, such as Economic and Philosophical manuscripts and The German Ideology in the writing of the Communist Manifesto, perhaps the greatest example of this conjunction between the theoretical and practical dimensions.
Keywords: Karl Marx, Friedrich Engels, marxism, sociology, political science.

Introduo Toda forma de conhecimento cientfico se caracteriza pela existncia de um conjunto de regras prvias que visam orientar o procedimento de desvendar o objeto-alvo. Esse paradigma clssico da prtica cientfica, no entanto, sofre uma metamorfose em Hegel: teoria do conhecimento e ontologia se fundem num sistema unitrio para o pensador alemo, a razo no somente o resultado obtido pela investigao cientfica, mas consiste na prpria forma de ser (ontos) das coisas, sendo a cincia e a filosofia meios privilegiados (mas no exclusivos, pois existem outras formas como, por exemplo, a arte e a religio) para se alcanar esse fim. Karl Marx e Friedrich Engels o seu parceiro intelectual, foram os responsveis por conferir bases materialistas s concepes idealistas de Hegel, que pretendia nelas incluir todas as etapas do desenvolvimento humano, culminando na formao
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

social moderna que lhe era contempornea, ou seja, submetendo a realidade a sua construo intelectual. No presente texto, tratamos da evoluo do pensamento de Marx e Engels (analisando as obras individuais do primeiro e as obras conjuntas, sem uma anlise dos textos engelsianos individuais, em funo da delimitao do presente espao) embasando-nos para isso nos textos escritos entre o perodo de 1843-1848, tais quais: A questo judaica, Crtica da filosofia do direito de Hegel, Manuscritos econmico-filosficos, Glosas crticas marginais, A sagrada famlia (obra menos importante para nossos propsitos), A ideologia alem, Misria da filosofia e, por fim, o Manifesto comunista. Longe de pretender esgotar as possibilidades de anlise das obras elencadas acima, buscamos to somente identificar alguns de seus aspectos essenciais, acompanhando a linearidade que se apresenta no desenvolvimento da concepo tericopoltica de Marx e Engels. Como o prprio Marx
Maring, v. 35, n. 1, p. 25-35, Jan.-June, 2013

26

Massuia

assinala nas suas Teses ad Feuerbach, a nova questo que se coloca a da necessidade de uma ao transformadora efetiva, negando o carter meramente passivo e contemplador do pensamento racional. Orientando suas prticas cientficas para uma dimenso da efetividade, visando com isso elaborar uma compreenso da realidade social capaz de superar o modo de produo capitalista, os pensadores alemes destacam-se entre os principais pensadores do sculo XIX. Partindo dos textos selecionados, buscaremos, enfim, investigar aqueles momentos que expressam a sua abordagem terico-prtica no intuito de esclarecer, nos textos abordados, os aspectos essenciais do desenvolvimento da nova teoria proposta por Marx e Engels, ou seja, captar a linha evolutiva presente nas obras desse perodo, perseguindo os fundamentos sob os quais se fundamenta a dialtica materialista-histrica. Os primeiros contatos Recm-formado e com uma tese doutoral versando sobre a filosofia helnica, o jovem Karl Marx j demonstrava uma aptido cientfica fora do comum. Mas somente com os textos escritos em 1843, A questo judaica e Crtica da filosofia do direito de Hegel. Introduo (nica parte do texto que ganhou publicao sua poca), que comea a ganhar terreno no meio intelectual europeu. Marx procurou extrair o melhor dos pensadores dos quais se nutria, sem com isso se submeter passivamente ao seu pensamento, sempre deixando bastante visvel sua marca pessoal e crtica. A relao entre Marx e Hegel foi tema de longas discusses1. Alguns autores, principalmente aqueles situados no fim do sculo XIX e incio do XX, buscaram argumentar em favor de uma ruptura entre os pensadores alemes; somente com Lenin que figura como uma das excees entre os pensadores do perodo mencionado , e aqueles que o sucederam buscando manter fidelidade ao pensamento marxiano, que a dvida de Marx em relao ao pensamento hegeliano passou a ser mais evidenciada. No entanto, inegvel que o pensamento de Marx e Hegel no se confunde, mas tambm no possvel esconder a dvida do primeiro para com o segundo. O mtodo dialtico, como se sabe, ponto culminante do idealismo clssico alemo, permitiu
1 Para ficarmos entre as obras de autores brasileiros, podemos citar: Origens da dialtica do trabalho, de Jos Arthur Giannotti (1966); Dialtica e materialismo: Marx entre Hegel e Feuerbach, de Celso Frederico e Benedicto Arthur Sampaio (2006); Trabalho e dialtica: Hegel, Marx e a teoria social do devir, de Jesus Ranieri (2011); a segunda parte de Economia e filosofia no pensamento moderno, de Francisco Jos S. Texeira (1995), entre outras.

que Hegel rompesse de uma vez por todas com o silogismo aristotlico, e passasse a incorporar a contradio no como um erro sistmico, mas como parte integrante e essencial de seu sistema filosfico. A histria humana, como mostra Hegel, se d por meio do movimento de tese anttese sntese, cujo resultado o automovimento do Esprito, a longa marcha da histria, cujo fim consistiria na cessao da alienao original entre Esprito e mundo. O jovem Marx, influenciado pelo materialismo sensualista de Ludwig Feuerbach, tratou de romper com essa relao de causa e efeito, propondo que o processo histrico seria, na verdade, o movimento da prpria realidade, que tinha por motor a prpria humanidade, o nico sujeito realmente ativo, deixando para o campo religioso as consideraes metafsicas.2 Num dos prefcios de O capital, escrito em 1873, Marx resume o seu mtodo cientficofilosfico da seguinte forma:
Meu mtodo dialtico, por seu fundamento, difere do mtodo hegeliano, sendo a ele inteiramente oposto. Para Hegel, o processo do pensamento que ele transforma em sujeito autnomo sob o nome de ideia o criador do real, e o real apenas sua manifestao externa. Para mim, ao contrrio, o ideal no mais do que o material transposto para a cabea do ser humano, e por ela interpretado (MARX, 2008, p. 28).

Em Marx, portanto, o mtodo dialtico se configura como a prpria maneira de operar, tanto da realidade quanto do pensamento, no sentido de o ltimo buscar apreender o primeiro intelectivamente.3 Inegavelmente, h ruptura entre os mtodos de Marx e Hegel, o que no significa dizer que essa ruptura se configure como uma ausncia de dilogo entre as duas abordagens. Marx, em diversas ocasies, sublinha a importncia de Hegel em seu pensamento, assim como jamais reduz a sua importncia na Histria da Filosofia como o primeiro pensador a criar um sistema filosfico capaz de lidar com a complexidade pluridimensional da realidade humana. No mesmo texto supracitado, Marx continua:
2 A palavra materialista serve, geralmente, a muitos dos jovens escritores alemes como simples qualificativo com que se rotula, sem qualquer anlise, todo tipo de coisa pregam-lhe esta etiqueta e do por resolvida a questo. Mas a nossa concepo da histria , sobretudo, um guia para o estudo no uma alavanca para construes maneira dos hegelianos. necessrio voltar a estudar toda a histria, devem examinar-se em todos os detalhes as condies de existncia das diversas formaes sociais antes de procurar deduzir delas as ideias polticas, jurdicas, estticas, filosficas, religiosas, etc. que lhes correspondem (MARX; ENGELS, 2010, p. 107, grifo do autor). 3 Como Marx sistematizaria posteriormente, na Introduo de 1858: Por isso, Hegel caiu na iluso de conceber o real como resultado do pensamento que se sintetiza em si, aprofunda-se em si e movimenta-se a partir de si mesmo, enquanto o mtodo de ascender do abstrato ao concreto somente o modo do pensamento de apropriar-se do concreto, de reproduzi-lo como um concreto mental. Mas de forma alguma o processo de gnese do prprio concreto (MARX, 2011, p. 54-55).

Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Maring, v. 35, n. 1, p. 25-35, Jan.-June, 2013

Anotaes sobre teoria e prtica em Marx e Engels

27

A mistificao por que passa a dialtica nas mos de Hegel no o impediu de ser o primeiro a apresentar suas formais gerais de movimento, de maneira ampla e consciente. Em Hegel, a dialtica est de cabea para baixo. necessrio p-la de cabea para cima, a fim de descobrir a substncia racional dentro do invlucro mstico (MARX, 2008, p. 29).

A evoluo do pensamento marx-engelsiano (18431848) A formulao marxiana definitiva, tal como apresentada em seus ltimos textos como o caso nas duas citaes elencadas acima , culminando nas suas consideraes nO capital, se deu de forma progressiva e gradual. O jovem Karl Marx levaria alguns anos processando suas leituras para, enfim, poder alcanar resultados palpveis. O perodo compreendido entre 1843-1844 foi bastante privilegiado nesse sentido, pois nos textos desse perodo que Marx comea a mostrar sinais e indicaes daquela que seria a sua abordagem definitiva. Na introduo do planejado e nunca concludo livro sobre Hegel conhecido como Crtica da filosofia do direito de Hegel. Introduo, escrito em 1843 , Marx faz as seguintes consideraes:
S a Alemanha poderia produzir a filosofia especulativa do direito este pensamento extravagante e abstrato acerca do Estado moderno, cuja realidade permanece no alm (mesmo se este alm fica apenas do outro lado do Reno) , o representante alemo do Estado moderno, pelo contrrio, que no toma em conta o homem real, s foi possvel porque e na medida em que o prprio Estado moderno no atribui importncia ao homem real ou unicamente satisfaz o homem total de maneira ilusria. Em poltica, os alemes pensaram o que as outras naes fizeram. A Alemanha foi a sua conscincia terica. A abstrao e a presuno da sua filosofia seguia lado a lado com o carter unilateral e atrofiado da sua realidade (MARX, 2005, p. 151, grifo do autor).

certo que a arma da crtica no pode substituir a crtica das armas, que o poder material tem de ser derrubado pelo poder material, mas a teoria converte-se em fora material quando penetra nas massas. A teoria capaz de se apossar das massas ao demonstrar-se ad hominem, e demonstra-se ad hominem logo que se torna radical. Ser radical agarrar as coisas pela raiz. Mas, para o homem, a raiz o prprio homem (MARX, 2005, p. 151).

J nesse texto de 1843 como tambm nA questo judaica, escrito no mesmo ano est presente o carter revolucionrio do pensamento de Marx. A teoria, a seu ver, deve colocar-se a servio da totalidade histrica4; o sujeito da transformao, o proletariado, responsvel pela superao da sociedade burguesa que Marx voltaria a tratar no artigo, escrito como uma resposta a Arnold Ruge, intitulado Glosas crticas marginais ao artigo: o rei da Prssia e a reforma social. De um prussiano comeava a se tornar um dos elementos centrais da teoria marxiana. Na Questo judaica, tratando da questo da particularidade judaica frente ao Estado laico, Marx consegue ir alm dos lugares-comuns da poca e tratar com grande objetividade a polmica questo da emancipao poltica que, na Alemanha, com um aparato jurdico-estatal bastante atrasado, era uma questo muito relevante. Nesse esprito que Marx questiona a dicotomia do bourgeois/citoyen, a diviso artificial operada no ps-revoluo francesa, onde o indivduo se divorcia do coletivo:
Onde o Estado poltico atingiu a sua verdadeira forma definitiva, o homem leva uma vida dupla no s mentalmente, na conscincia, mas tambm na realidade, na vida concreta; ele leva uma vida celestial e uma vida terrena, a vida na comunidade poltica, na qual ele se considera um ente comunitrio, e a vida na sociedade burguesa, na qual ele atua como pessoa particular, encara as demais pessoas como meios, degrada a si prprio condio de meio e se torna um joguete na mo de poderes estranhos a ele (MARX, 2010a, p. 40).

O contexto social global, somado a particularidade do caso alemo nos referimos ao atraso poltico e social da Alemanha, que o poeta Heinrich Heine denominaria misria alem que, segundo Marx, criou as condies para que se estabelecesse na Alemanha portanto, no coincidentemente uma conscincia terica mais profunda sobre o homem do perodo moderno. Hegel, segundo essa viso, foi o principal responsvel por efetuar essa reflexo de valor inestimvel para a futura edificao do pensamento marxiano. Logo abaixo conclui Marx, apontando a importncia efetiva, material, da teoria quando a servio da processualidade do real:
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Por outro lado, Marx reconhece os progressos desse desenvolvimento histrico que trouxe inmeros avanos em relao s relaes polticas e sociais da Idade Mdia, quando o centralismo desptico era a regra. No se trata de deformar a realidade em favor de uma viso particularista, mas de enxerg-la em sua real constituio e desenvolvimento histrico. Prossegue Marx:
4

As relaes de produo de qualquer sociedade constituem um todo (MARX, 1985, p. 107).

Maring, v. 35, n. 1, p. 25-35, Jan.-June, 2013

28

Massuia

A emancipao poltica de fato representa um grande progresso; no chega a ser a forma definitiva da emancipao humana em geral, mas constitu a forma definitiva da emancipao humana dentro da ordem mundial vigente at aqui. Que fique claro: estamos falando aqui de emancipao real, de emancipao prtica (MARX, 2010a, p. 41, grifo do autor).

Em resposta a essa impostao dicotmica da sociedade burguesa, Marx prope a mediao da dimenso genrica (que remete ao gnero humano) inerente ao homem, reconhecendo a humanidade como um meio para o desenvolvimento de sua dimenso individual-coletiva, e no do desenvolvimento unilateral da individualidade, em eterna competio com os seus semelhantes. Seria somente com a subsuno do poltico no social que se processaria a efetiva emancipao humana, que romperia com as limitaes inerentes esfera da poltica, e da sua efetiva emancipao.
Somente quando o homem individual real recupera em si o cidado abstrato e se converte, como homem individual, em ser genrico, em seu trabalho individual e em suas relaes individuais, somente quando o homem tenha reconhecido e organizado sua forces propes como foras sociais e quando, portanto j no separa de si a fora social sob a forma de fora poltica, somente ento se processa a emancipao humana (MARX, 2010a, p. 54).

O que se viu foi isto: uma revoluo social encontra-se na perspectiva do todo mesmo que ocorra em um nico distrito fabril por ser um protesto contra a vida desumanizada, por partir da perspectiva de cada indivduo real, porque a comunidade contra cujo isolamento em relao a si o indivduo se insurge a verdadeira comunidade dos humanos, a saber, a condio humana. Em contrapartida, a alma poltica de uma revoluo consiste na tendncia das classes sem influncia poltica de eliminar seu isolamento em relao ao sistema estatal e ao governo (MARX, 2010b, p. 51, grifo do autor).

Totalidade e ao revolucionria no esto dissociadas em Marx. O movimento da histria sempre caminha para uma supresso do antagonismo, por meio de uma ao de ruptura da dominao do homem pelo homem, e somente a partir da sociedade comunista que a histria humana efetivamente se iniciaria, superando finalmente a pr-histria humana, marcada pela referida dominao de um ou poucos grupos de indivduos sobre o restante. Prossegue Marx:
A revoluo como tal a derrubada do poder constitudo e a dissoluo das relaes antigas um ato poltico. No entanto, sem revoluo o socialismo no pode se concretizar. Ele necessita desse ato poltico, j que necessita recorrer destruio e dissoluo. Porm, quando tem incio a sua atividade organizadora, quando se manifesta o seu prprio fim, quando se manifesta a sua alma, o socialismo se desfaz do seu invlucro poltico (MARX, 2010b, p. 52, grifo do autor).

A anlise da processualidade da histria, para Marx, a anlise da totalidade histrica, dos elementos essenciais que constituem e ditam os rumos da vida humana. Somente o ponto de vista da totalidade permite que se compreenda a dinmica real: a configurao das relaes econmicas, as instncias poltico-jurdicas que delas se constituem, as classes envolvidas em dado perodo histrico etc.5 Nas Glosas crticas, de 1844, versando sobre a possibilidade revolucionria, observa Marx:
5

Citamos, para ilustrar a questo, um importante trecho da Introduo de 1858: O concreto concreto porque a sntese de mltiplas determinaes, portanto, unidade na diversidade. Por essa razo, o concreto aparece no pensamento como processo de sntese, como resultado, no como ponto de partida, no obstante seja o ponto de partida efetivo e, em consequncia, tambm o ponto de partida da intuio e da representao. [] Por essa razo, para a conscincia para a qual o pensamento conceitualizante o ser humano efetivo, e somente o mundo conceituado enquanto tal o mundo efetivo a conscincia filosfica assim determinada , o movimento das categorias aparece, por conseguinte, como o ato de produo efetivo que, infelizmente, recebe apenas um estmulo do exterior , cujo resultado o mundo efetivo; e isso que, no entanto, uma tautologia correto na medida em que a totalidade concreta como totalidade de pensamento, como um concreto de pensamento, de fato um produto do pensar, do conceituar; mas de forma alguma um produto do conceito que pensa fora e acima da intuio e da representao, e gera a si prprio, sendo antes produto da elaborao da intuio e da representao em conceitos. O todo, como um todo de pensamentos, tal como aparece na cabea, um produto da cabea pensante que se apropria do mundo do nico modo que lhe possvel, um modo que diferente da sua apropriao artstica, religiosa e prtico-mental. O sujeito real, como antes, continua a existir em sua autonomia fora da cabea; isso, claro, enquanto a cabea se comportar apenas de forma especulativa, apenas teoricamente. Por isso, tambm no mtodo terico o sujeito, a sociedade, tem que estar continuamente presente como pressuposto da representao (MARX, 2011, p. 54-55, grifo nosso).

Paralelamente a essas reflexes de cunho poltico, no mesmo ano de 1844, Marx tambm realizava importantes avanos no campo filosfico, no sentido de buscar compreender a totalidade humana por ele assinalada. Nos Manuscritos econmico-filosficos, ou Manuscritos de 1844, Marx parte de Hegel e de outros pensadores fundamentais buscando desvendar o homem em todas as suas mediaes reais e o papel da teoria nesse processo. Subvertendo a relao entre conscincia e ser postulada por Kant, e em certa medida mantida por Hegel, Marx, seguindo algumas indicaes feuerbachianas6, faz as seguintes consideraes, orientadas de forma materialista:
6 certo que Feuerbach tem em relao aos materialistas puros a grande vantagem de que ele compreende que o homem tambm objeto sensvel pois se detm ainda no plano da teoria , e no concebe os homens em sua conexo social dada, em suas condies de vida existentes, que fizeram deles o que eles so, ele no chega nunca at os homens ativos, realmente existentes, mas permanece na abstrao o homem e no vai alm de reconhecer no plano sentimental o homem real, individual, corporal [] No consegue nunca, portanto, conceber o mundo sensvel como a atividade sensvel, viva e conjunto dos indivduos que o constituem [] (MARX; ENGELS, 2007, p. 32, grifo do autor).

Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Maring, v. 35, n. 1, p. 25-35, Jan.-June, 2013

Anotaes sobre teoria e prtica em Marx e Engels

29

V-se como a histria da indstria e a existncia objetiva da indstria conforme veio a ser so o livro aberto das foras essenciais humanas, a psicologia humana presente sensivelmente a qual no foi, at agora, apreendida em sua conexo com a essncia do homem, mas sempre apenas numa relao externa de utilidade, porque movendo-se no interior do estranhamento s sabia apreender enquanto efetividade das foras essenciais humanas e enquanto atos genricos humanos a existncia universal do homem, a religio, ou a histria na sua essncia universal-abstrata, enquanto poltica, arte, literatura etc. Na indstria material, comum ( que justamente se apreende tanto como uma parte daquele movimento universal, quanto se pode fazer dela mesma uma parte particular da indstria, j que toda a atividade humana at agora era trabalho, portanto, indstria, atividade estranhada de si mesma ) temos diante de ns as foras essenciais objetivadas do homem sob a forma de objetos sensveis, estranhos, teis, sob a forma do estranhamento. Uma psicologia para a qual este livro, portanto precisamente a parte mais presente e perceptvel de modo sensvel, a parte mais acessvel da histria, est fechado, no pode[ndo] se tornar uma cincia real, plena de contedo efetivo (MARX, 2004, p. 111, grifo do autor).

conhecemos por conscincia como resultado de um longo e irregular processo. Exemplificando esse movimento, Marx diz-nos que
[...] assim como a msica desperta primeiramente o sentido musical do homem, assim como para o ouvido no musical a mais bela msica no tem nenhum sentido, nenhum objeto, porque o meu objeto s pode ser a confirmao de uma das minhas foras essenciais, portanto s pode ser para mim da maneira como a minha fora essencial para si como capacidade subjetiva, porque o sentido de um objeto para mim (s tem sentido para um sentido que lhe corresponda) vai precisamente to longe quanto vai o meu sentido, por causa disso que os sentidos do homem social so sentidos outros que no os do no social; [] apenas pela riqueza objetivamente desdobrada da essncia humana que a riqueza da sensibilidade humana subjetiva, que um ouvido musical, um olho para a beleza da forma, em suma as fruies humanas todas se tornam sentidos capazes, sentidos que se confirmam como foras essenciais humanas, em parte recm[]cultivados (sic), em parte recm[-]engendrados. Pois no s os cinco sentidos, mas tambm os assim chamados sentidos espirituais, os sentidos prticos (vontade, amor etc.), numa palavra, o sentido humano, a humanidade dos sentidos, vem a ser primeiramente pela existncia do seu objeto, pela natureza humanizada (MARX, 2004, p. 110, grifo do autor).

Utilizando-se das conquistas tericas dos pensadores que o antecederam, Marx buscou estabelecer bases filosficas slidas e para isso se viu obrigado a questionar e ir alm dos seus interlocutores, deparando-se, como resultado, com uma sntese abrangente, densa e original. A dialtica hegeliana, agora partindo de uma perspectiva materialista ou, em suas palavras, como j citado, posta [...] de cabea para cima (MARX, 2008, p. 29) , inverteu a relao de causa e efeito entre Esprito e mundo. Se em Hegel era o automovimento do Esprito que impulsionava a processualidade da existncia, em Marx a realidade concreta passa a ocupar esse papel. A conscincia, agora entendida numa perspectiva materialista, surge como resultado da histria humana, que tem como gnese o trabalho. Para Marx o desenvolvimento do homem se deu de forma materialista-histrica, sem qualquer concesso a uma dimenso idealista. A conscincia, para Marx, ao contrrio dos defensores de um sujeito transcendental, no se deu de forma inata, mesmo o desenvolvimento dos sentidos humanos teriam seguido essa lei inaltervel; foram as condies objetivas s quais o homem foi submetido, somadas s disposies biolgicas igualmente desenvolvidas ao longo de todo um arco histrico, que se desenvolveram naquilo que hoje
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Em seguida, Marx conclui que a [] formao dos cinco sentidos um trabalho de toda a histria do mundo at aqui (MARX, 2004, p. 111, grifo do autor). O homem, portanto, novamente, aparece como resultado de um (longo) processo.7 No entanto, com o desenvolvimento da conscincia o homem passa de organismo passivo, submetido e determinado s intempries climticas e naturais, a ser que tambm responde ativamente a esses impulsos, alterando o prprio funcionamento primrio do seu meio; algo at ento indito.
O esprito sofre, desde o incio, a maldio de estar contaminado pela matria, que, aqui, se manifesta sob a forma de camadas de ar em movimento, de sons, em suma, sob a forma de linguagem. A linguagem to antiga quanto a conscincia a linguagem a conscincia real, prtica, que existe para mim mesmo; e a linguagem nasce, tal como a conscincia, do carecimento, da necessidade de intercmbio com outros homens. Desde o incio, portanto, a conscincia j um produto social e continuar sendo enquanto existirem homens (MARX; ENGELS, 2007, p. 34-35, grifo dos autores).
7

Como tambm observa Engels, no seu livro Dialtica da natureza, de 1883: Assim, a mo no somente o rgo do trabalho: , igualmente, um produto dele. Somente pelo trabalho, por sua adaptao a manipulaes sempre novas, pela herana do peculiar aperfeioamento assim adquirido, dos msculos e tendes (e, em intervalos mais longos, dos ossos) e pela aplicao sempre renovada desse refinamento herdado a novas e mais complexas manipulaes somente assim a mo humana alcanou esse alto grau de perfeio mediante o qual lhe foi possvel realizar a magia dos quadros de Rafael, das esculturas de Thorvaldsen e da msica de Paganini (ENGELS, 1979, p. 207, grifo do autor).

Maring, v. 35, n. 1, p. 25-35, Jan.-June, 2013

30

Massuia

A conscincia, tal como formulada pelos pensadores alemes, no pode jamais ser desvinculada do contexto histrico-social no qual emerge. Antes de possuir uma existncia prpria, pretensamente isolada, a conscincia se insere nas relaes reais entre os homens e na luta pela sobrevivncia, mediada pelo trabalho. O trabalho a transformao da natureza pelo homem , e sua posterior diviso nas sociedades primitivas, encontra racionalizaes e justificativas para sua existncia no plano da conscincia, seja por meio de argumentos mstico-religiosos ou de outra natureza. Sobre essa questo, os autores abordados apresentam o seguinte esboo:
Esse comeo algo to animal quanto a prpria vida social nessa fase; uma mera conscincia gregria, e o homem se diferencia do carneiro, aqui, somente pelo fato de que, no homem, sua conscincia toma o lugar do instinto ou de que seu instinto um instinto consciente. Essa conscincia de carneiro ou conscincia tribal obtm seu desenvolvimento e seu aperfeioamento ulteriores por meio da produtividade aumentada, do incremento das necessidades e do aumento da populao, que a base dos dois primeiros. Com isso, desenvolve-se a diviso do trabalho no ato sexual e, em seguida, diviso do trabalho que, em consequncia de disposies naturais (por exemplo, a fora corporal), necessidades, casualidades, etc., desenvolve-se por si prpria ou naturalmente. A diviso do trabalho s se torna realmente diviso a partir do momento em que surge uma diviso entre trabalho material e [trabalho] espiritual (MARX; ENGELS, 2007, p. 35, grifo dos autores).

submete todos os membros da sociedade que acreditam sinceramente ser vontade divina nas sociedades arcaicas , ou uma questo de mrito individual nas sociedades modernas que estabelece aqueles que devem desfrutar do acmulo de riqueza, ficando com uma fatia maior do bolo. Marx mostra como, ao longo da histria, as ideias sempre apareceram como resultado ideal das relaes materiais preponderantes, justificando-as e garantindo a sua manuteno e validade.8 No uma contradio dizer que as ideias dominantes so criadas pelo conjunto de indivduos, incluindo nesse conjunto tanto os que exploram quanto os que tm seu trabalho explorado. Os homens esto imersos em seu cotidiano, e as relaes que se expressam nessa dimenso se tornam centrais para eles. Cada fase de desenvolvimento produz formas diferentes de produo, que por sua vez condicionam amplamente a existncia dos homens em geral; o que no significa dizer que determinam as suas aes integralmente, mas seria mais correto dizer dessa forma condicionam e moldam, criando um padro de probabilidade muito difcil de ser rompido. Nas palavras de Marx e Engels:
A produo de ideias, de representaes, da conscincia, est, em princpio, imediatamente entrelaada com a atividade material e com o intercmbio material dos homens, com a linguagem da vida real. O representar, o pensar, o intercmbio espiritual dos homens ainda aparecem, aqui, como emanao direta de seu comportamento material. O mesmo vale para a produo espiritual, tal como ela se apresenta na linguagem da poltica, das leis, da moral, da religio, da metafsica, etc. de um povo. Os homens so os produtores de suas representaes, de suas ideias e assim por diante, mas os homens reais, ativos, tal como so condicionados por um determinado desenvolvimento de suas foras produtivas pelo intercmbio que a ele corresponde, at chegar s suas formaes mais desenvolvidas. A conscincia [Bewusstsein] no pode jamais ser outra coisa do que o ser consciente [bewusste Sein], e o ser dos homens o seu processo de vida real. Se, em toda ideologia, os homens e suas relaes aparecem de cabea para baixo como numa cmara escura, este fenmeno resultado do seu processo histrico de vida, da mesma forma como a inverso dos objetos na retina resulta de seu processo de vida imediatamente fsico (MARX; ENGELS, 2007, p. 94).

Conscincia e atividade, real e efetiva, portanto, esto vinculados desde sua origem. A diviso primitiva do trabalho vai criando as condies para a dominao de uma parte da humanidade sobre outra, criando posteriormente as condies para o surgimento da explorao e da propriedade privada, pois
[] diviso do trabalho e propriedade privada so expresses idnticas numa dito com relao prpria atividade aquilo que, noutra, dito com relao ao produto da atividade (MARX; ENGELS, 2007, p. 37).

Os indivduos, inseridos e estabelecidos como engrenagens nesse amplo sistema, criam representaes para justificar o trabalho daqueles que so coagidos a o praticarem:
A imaginao, a representao desses homens determinados sobre a sua prxis real transformada na nica fora determinante e ativa que domina e determina a prtica desses homens (MARX; ENGELS, 2007, p. 37, 44, grifo dos autores).

Redimensionando a relao entre conscincia e vida, Marx e Engels puderam resolver uma questo que vinha atormentando os filsofos desde os
8 As ideias dominantes no so nada mais do que a expresso ideal das relaes materiais dominantes, so as relaes materiais dominantes apreendidas como ideias; portanto, so a expresso das relaes que fazem de uma classe a classe dominante, so as ideias de sua dominao (MARX; ENGELS, 2007, p. 47).

Longe de significar uma manipulao ativa do setor privilegiado, a criao dessa representao ideal
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Maring, v. 35, n. 1, p. 25-35, Jan.-June, 2013

Anotaes sobre teoria e prtica em Marx e Engels

31

tempos remotos. Ao contrrio do que julgavam os pensadores idealistas, a conscincia, ponto de partida do cogito cartesiano que significou um importante marco na filosofia moderna no a nica certeza infalvel; separando de uma vez para sempre filosofia e teologia, os pensadores alemes inverteram a relao, pois para eles: No a conscincia que determina a vida, mas a vida que determina a conscincia (MARX, ENGELS, 2007, p. 94). Na altura da redao dA ideologia alem, as reflexes marx-engelsianas j comeavam a atingir um patamar de amadurecimento bastante slido. O acerto de contas com Hegel e Feuerbach j havia se dado, e o resultado foi o surgimento de um pensamento original. Pouco antes do trmino da redao dA ideologia datam o livro A sagrada famlia e as igualmente importantes Teses ad Feuerbach. O primeiro consiste num acerto de contas com alguns pensadores hegelianos, que voltariam a ser alvos de crticas na obra de 1845-46; as Teses, por sua vez, reforam a importncia que teve o materialismo feuerbachiano para a elaborao da dialtica materialista-histrica, assim como aponta para a dimenso prtica e revolucionria do pensamento de Marx e Engels, negando a contemplao passiva, como at ento se caracterizava a teoria cientfica. Entre as 11 Teses destaca-se a 11 e ltima, que de forma aforismtica oferece um panorama bastante complexo da relao entre teoria e prtica no pensamento marx-engelsiano (MARX; ENGELS, 2007, p. 535), e que opera como uma crtica ao carter contemplativo que a Filosofia ostentava at ento: Os filsofos apenas interpretaram o mundo de diferentes maneiras; o que importa transform-lo (MARX; ENGELS, 2007, p. 535, grifo dos autores). Nesse sentido, Adolfo Sanchez Vzquez afirma que:
Na verdade, a histria da teoria (do saber humano em seu conjunto) e da prxis (das atividades prticas do homem) so abstraes de uma nica e verdadeira histria: a histria humana. Essa relao no direta e imediata, mas sim por meio de um processo complexo no qual algumas vezes se transita da prtica teoria, e outras desta para a prtica. A atividade prtica que hoje fonte da teoria exige, por sua vez, uma prtica que no existe ainda e, dessa maneira, a teoria (projeto de uma prtica inexistente) determina a prtica real e efetiva. [] A dependncia da teoria com respeito prtica, e a existncia desta como fundamento e fim ltimos da teoria, evidenciam que a prtica concebida como uma prxis humana total tem a primazia sobre a teoria; mas esse seu primado, longe de implicar uma contraposio absoluta teoria, pressupe uma ntima vinculao a ela (VZQUEZ, 2007, p. 256-257).9

Em 1847, Marx prepara uma resposta ao livro Sistema das Contradies Econmicas ou Filosofia da Misria, de Pierre-Joseph Proudhon. Marx, em sua rplica, inverte ttulo e subttulo, como uma provocao ao ativista francs, que acaba sendo publicado em francs, no idioma nativo de seu interlocutor sob o ttulo de Misria da Filosofia: resposta filosofia da misria de Proudhon . No livro referido, notamos grande esforo terico de apropriao das noes fundamentais da Economia Poltica clssica. perceptvel, portanto, uma evoluo significativa em relao totalidade do pensamento marxiano, pois j nesse momento consegue articular as categorias elencadas em seus textos anteriores assim como rev e estabelece alguns outros nexos categoriais, avanando no sentido da criao de uma cincia unitria fato que j havia anunciado nA ideologia.10 Sua sistematizao numa base filosfica cada vez mais coesa tambm favoreceu para o estabelecimento de uma continuidade bastante visvel entre as obras do perodo, e que se manteve at os seus ltimos dias. Numa carta, onde debate com um interlocutor o literato russo Pavel Vasilyevich Annenkov a sua obra, Marx aponta:
O que a sociedade, qualquer que seja a sua forma? O produto da ao recproca dos homens. Os homens podem escolher, livremente, esta ou aquela forma social? Nada disto. A um determinado estgio de desenvolvimento das faculdades produtivas dos homens corresponde determinada forma de comrcio e de consumo. As determinadas fases de desenvolvimento da produo, do comrcio e do consumo correspondem determinadas formas de constituio social, determinada organizao da famlia, das ordens ou das classes; numa palavra, uma determinada sociedade civil (MARX, 1985, p. 206).

As linhas acima se mostram possuidoras de um teor muito semelhante ao encontrado nA ideologia, em que j se demonstrava uma compreenso acurada do desenvolvimento material como chave para o entendimento das demais dimenses existentes numa dada sociedade. Mais abaixo, Marx prossegue:
consideraes: A prxis a atividade concreta pela qual os sujeitos humanos se afirmam no mundo, modificando a realidade objetiva e, para poderem alter-la, transformando-se a si mesmos. a ao que, para se aprofundar de maneira mais consequente, precisa da reflexo, do autoquestionamento, da teoria; e a teoria que remete ao, que enfrenta o desafio de verificar seus acertos e desacertos, cotejando-os com a prtica (KONDER, 1992, p. 115). 10 Conhecemos uma nica cincia, a cincia da histria (MARX; ENGELS, 2007, p. 86).

Em concordncia com o terico mexicano, Leandro Konder faz as seguintes

Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Maring, v. 35, n. 1, p. 25-35, Jan.-June, 2013

32

Massuia

suprfluo acrescentar que os homens no so livres para escolher as suas foras produtivas base de toda a sua histria , pois toda fora produtiva uma fora adquirida, produtos de uma atividade anterior. Portanto, as foras produtivas so o resultado da energia prtica dos homens, mas esta mesma energia circunscrita pelas condies em que os homens se acham colocados, pelas foras produtivas j adquiridas pela forma social anterior, que no foi criada por eles e produto da gerao precedente. O simples fato de cada gerao posterior deparar-se com foras produtivas adquiridas pelas geraes precedentes, que lhes servem de matriaprima para novas produes, cria na histria dos homens uma conexo, cria uma histria da humanidade, que tanto mais a histria da humanidade quanto mais as foras produtivas dos homens e, por conseguinte, as suas relaes sociais, adquiriram maior desenvolvimento (MARX, 1985, p. 207, grifo do autor).

Mas, Marx se recusa a aceitar acriticamente a teoria ricardiana do valor-trabalho, e faz uma reinterpretao de seus principais aspectos e fundamentos. Dialogando com a apropriao realizada por Proudhon da teoria ricardiana, Marx argumenta:
O Sr. Proudhon, economista, compreendeu muito bem que os homens fazem os tecidos de l, algodo e seda em relaes determinadas de produo. Mas o que ele no compreendeu que estas relaes sociais determinadas so tambm produzidas pelos homens, como os tecidos de algodo, linha, etc. As relaes sociais esto intimamente ligadas s foras produtivas. Adquirindo novas foras produtivas, os homens transformam o seu modo de produo e, ao transform-lo, alterando a maneira de ganhar a sua vida, eles transforam todas as suas relaes sociais. [] Os mesmos homens que estabeleceram as relaes sociais de acordo com a sua produtividade material produzem, tambm, os princpios, as ideias, as categorias de acordo com as suas relaes sociais. [] Assim, estas ideias, estas categorias so to pouco eternas quanto as relaes que exprimem. Elas so produtos histricos e transitrios (MARX, 1985, p. 106, grifo do autor).

Ora, consistiria numa interpretao mecnica se as formas de produo da sociedade determinassem univocamente o seu todo social. Ao contrrio disso, Marx aponta somente para a compreenso da ossatura da dinmica social com esse procedimento; porm, os homens no se situam num vcuo atemporal, e tem sempre que lidar com a herana deixada pelas geraes passadas. No que a possibilidade de ao consciente no exista, mas as suas condies no so puras, unicamente intelectuais, pois esto condicionadas pelas condies materiais efetivas num movimento dialtico, as aes humanas tm autonomia relativa, nunca absoluta, pois derivam como resultado s suas interaes com o contexto mais geral em que se inserem. Por fim, completa Marx:
As suas relaes materiais formam a base de todas as suas relaes. Estas relaes materiais nada mais so que as formas necessrias nas quais se realiza a sua atividade material e individual (MARX, 1985, p. 207).

Data tambm desse perodo a retomada crtica da teoria do valor-trabalho, formulada inicialmente por Adam Smith, e retomada e desenvolvida posteriormente por David Ricardo. Smith, aponta Marx (1985, p. 58), caiu no equvoco contornado por Ricardo de confundir trabalho e valor trabalho. Marx faz o seguinte resumo da importante concepo de valor-trabalho:
O trabalho, enquanto vendido e comprado, uma mercadoria como qualquer outra e, consequentemente, tem um valor de troca. Mas o valor do trabalho, ou o trabalho, enquanto mercadoria, to pouco produtivo como pouco nutritivo o valor do trigo, ou o trigo, enquanto mercadoria. [] O trabalho nunca uma coisa vaga: sempre um trabalho determinado; jamais se compra ou se vende trabalho em geral. E no somente o trabalho que se define qualitativamente pelo objeto: tambm o objeto determinado pela quantidade especfica do trabalho (MARX, 1985, p. 59, 61, grifo do autor).
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Conferindo dimenso dialtica anlise da totalidade da produo social, mas pde compreender o duplo movimento de produo e reproduo material dos homens, e a cadeia de consequncias que da derivam, criando a dimenso ideal, que por sua vez tambm interfere retroativamente naquele mesmo nvel material. O avano terico, realizado por Marx, tambm passa a impactar diretamente na sua atividade prtica; cada vez mais ciente da faceta cruel do capitalismo, Marx no esconde a sua recusa a esse modo de produo:
O tempo tudo, o homem no nada quando muito, a carcaa do tempo. No se discute a qualidade. A quantidade decide tudo: hora por ora, jornada por jornada. Mas esta equalizao do trabalho no resulta da justia eterna do Sr. Proudhon; muito simplesmente, um fato da indstria moderna (MARX, 1985, p. 58).

Como seria razovel imaginar, j em 1848, num perodo de grande efervescncia revolucionria generalizada na Europa, Marx iniciara a redao, novamente em parceria com Engels, do Manifesto Comunista. Nesse pequeno, mas importante panfleto, podemos observar consolidado o programa de interveno poltica ativa, elaborado por Marx e Engels, para a classe trabalhadora. Por outro lado, nesse texto, em funo do seu carter didtico e panfletrio, algumas das questes tericas mais densas tratadas nos trabalhos anteriores no recebem
Maring, v. 35, n. 1, p. 25-35, Jan.-June, 2013

Anotaes sobre teoria e prtica em Marx e Engels

33

um tratamento muito demorado, ainda que as suas consequncias tericas e prticas possam ser notadas nas formulaes mais incisivas. Nessa altura, j possuidores de uma concepo prpria da histria, para os pensadores alemes: A histria de todas as sociedades at hoje existentes a histria das lutas de classes (MARX; ENGELS, 1998, p. 40). Essas lutas seriam o motor da histria, que a impulsionavam e ainda a impulsionam, seja em qual formao social elas se apresentem, podendo se apresentar, naturalmente, nas mais variadas configuraes.11 Homem livre e escravo, patrcio e plebeu, senhor feudal e servo, mestre de corporao e companheiro, em resumo, opressores e oprimidos, em constante oposio, tm vivido numa guerra ininterrupta, ora fraca, ora disfarada; uma guerra que terminou sempre ou por uma transformao revolucionria da sociedade inteira, ou pela destruio das duas classes em conflito (MARX; ENGELS, 1998, p. 40). O que no significa, portanto, nenhum fatalismo, pois a histria para os pensadores alemes, diferentemente de como acontecia com o esprito hegeliano, no possui um ponto de chegada a priori, cabendo exclusivamente aos prprios homens o seu direcionamento. No entanto, quanto mais se desenvolve a sociedade, mais complexa vai se tornando a sua configurao e as relaes que os indivduos estabelecem em seu interior.12 O mercado mundial uniu o globo numa proporo jamais imaginada, mas isto no se deu sem que grandes consequncias da surgissem:
Marx foi o primeiro a descobrir a grande lei do movimento da histria, a lei segundo a qual todas as lutas histricas travadas no mbito poltico, religioso, filosfico ou em qualquer outro campo ideolgico so de fato apenas a expresso mais ou menos ntida de lutas entre classes sociais, a lei segundo a qual a existncia e, portanto, tambm as colises entre essas classes so condicionadas, por sua vez, pelo grau do desenvolvimento da sua condio econmica, pelo modo da produo e pelo modo do seu intercmbio condicionado pelo modo de produo. Essa lei, que para a histria tem a mesma importncia do que a lei da transformao da energia para a cincia natural essa lei lhe proporcionou, tambm nesse caso, a chave para a compreenso da histria da Segunda Repblica francesa (ENGELS, 2011, p. 22). O que no significa cair num economicismo mecnico, como novamente assinala Engels, dessa vez em importante correspondncia: Se os mais jovens sublinham, s vezes mais do que o devido, o aspecto econmico, a culpa em parte cabe a Marx e a mim. Em face de nossos adversrios, tnhamos que enfatizar este princpio cardinal que eles negavam e nem sempre dispnhamos de tempo, espao e oportunidade para conferir a devida importncia aos demais fatores que intervm no jogo das aes e reaes. O entanto, logo que se tratava de estudar uma poca histrica e, pois, de aplicar praticamente o princpio, as coisas mudavam e desaparecia a possibilidade de erro. Lamentavelmente, ocorre com frequncia que se suponha ter compreendido cabalmente uma nova teoria e que se possa instrumentaliz-la, sem mais nem menos, pelo simples fato de se haver assimilado e nem sempre corretamente as suas teses fundamentais. Isto se pode censurar a muitos dos nossos marxistas e assim se explica o surgimento de tamanhas confuses (MARX; ENGELS, 2010, p. 106107, grifo do autor). 12 Mas a poca que produz esse ponto de vista, o ponto de vista do indivduo isolado, justamente a poca das relaes sociais (universais desde esse ponto de vista) mais desenvolvidas at o presente. O ser humano , no sentido mais literal, um , no apenas um animal social, mas tambm um animal que somente pode isolar-se em sociedade (MARX, 2011, p. 40).
11

A grande indstria criou o mercado mundial, preparado pela descoberta da Amrica. O mercado mundial acelerou enormemente o desenvolvimento do comrcio, da navegao, dos meios de comunicao. [] Vemos, pois, que a burguesia moderna o produto de um longo processo de desenvolvimento, de uma srie de transformaes no modo de produo e de circulao. [...] [A] burguesia, com o estabelecimento da grande indstria e do mercado mundial, conquistou, finalmente, a soberania poltica exclusiva no Estado representativo moderno. O executivo no Estado moderno no seno um comit para gerir os negcios comuns de toda a classe burguesa. [] A burguesia suprime cada vez mais a disperso dos meios de produo, da propriedade e da populao. Aglomerou as populaes, centralizou os meios de produo e concentrou a propriedade em poucas mos (MARX; ENGELS, 1998, p. 41, 42, 44).

A concentrao da propriedade nas mos de poucos automaticamente cria uma situao insustentvel. O trabalhador, que tem a sua remunerao reduzida ao suficiente para no morrer de fome fato que nem sempre garantido! , deixa de movimentar o mercado, e o ciclo se rompe, fazendo aparecer as crises:
A sociedade v-se subitamente reconduzida a um estado de barbrie momentnea; como se a fome ou uma guerra de extermnio houvessem lhe cortado todos os meios de subsistncia; o comrcio e a indstria parecem aniquilados. E por qu? Porque a sociedade possui civilizao em excesso, meios de subsistncia em excesso, indstria em excesso, comrcio em excesso (MARX; ENGELS, 1998, p. 45).

Contraditoriamente, a produo em excesso impede que o ciclo se perpetue, punindo a sua parcela social menos favorecida com uma privao ainda maior. As sadas, como Marx aponta, so duas: ou se destri as foras produtivas, ou se busca a ampliao dos mercados (o que gradativamente se torna cada vez mais difcil). Prosseguem Marx e Engels:
O sistema burgus tornou-se demasiado estreito para conter as riquezas criadas em seu seio. E de que maneira consegue a burguesia vencer essas crises? De um lado, pela destruio violenta de grande quantidade de foras produtivas; de outro, pela conquista de novos mercados e pela explorao mais intensa dos antigos. A que leva isso? Ao preparo de crises mais extensas e mais destruidoras e diminuio dos meios de evit-las (MARX; ENGELS, 1998, p. 45).

Portanto, mesmo com esses meios para contornar as crises, o seu ciclo nunca cessa, pois da lgica de funcionamento do prprio sistema capitalista. Visando romper com essa dinmica, Marx
Maring, v. 35, n. 1, p. 25-35, Jan.-June, 2013

Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

34

Massuia

e Engels apontam aquela que julgam ser a classe com as caractersticas histricas necessrias para romper com esse ciclo vicioso de misria, e que encarna em si, em relao burguesia, a relao desigual que sempre se observou ao longo da histria humana: o operariado moderno.13 No Manifesto comunista, concebendo agora, definitivamente, o conhecimento da realidade social intimamente entrelaado necessidade de sua transformao radical, visando superar as contradies imanentes ao atual modo de produo, Marx e Engels conseguem apresentar um mtodo cientfico acabado, e um programa poltico igualmente desenvolvido e coeso. Assim justificam os pensadores alemes a sua viso terico-poltica:
Todas as classes que no passado conquistaram o poder trataram de consolidar a situao adquirida submetendo toda a sociedade s suas condies de apropriao. Os proletrios no podem apoderar-se (sic) das foras produtivas sociais seno abolindo o modo de apropriao a elas correspondente e, por conseguinte, todo modo de apropriao existente at hoje. Os proletrios nada tm de seu a salvaguardar; sua misso destruir todas as garantias e seguranas da propriedade privada at aqui existentes (MARX; ENGELS, 1998, p. 50).

lgica de apropriao, at hoje existente. Estava assim, portanto, em 1848, traada em linhas gerais, a misso terico-prtica do proletariado:
Quando, no curso do desenvolvimento, desaparecerem os antagonismos de classe e toda a produo for concentrada nas mos dos indivduos associados, o poder pblico perder seu carter poltico. O poder poltico o poder organizado de uma classe para a opresso da outra. Se o proletariado, em sua luta contra a burguesia, se organiza forosamente como classe, se por meio de uma revoluo se converte em classe dominante e como classe dominante destri violentamente as antigas relaes de produo, destri, juntamente com essas relaes de produo, as condies de existncia dos antagonismos entre as classes destri as classes em geral e, com isso, sua prpria dominao como classe (MARX; ENGELS, 1998, p. 59).

Consideraes finais Somente quando e se, pois a histria no possui um direcionamento apriorstico o proletariado efetivar-se como classe poltica e subverter a sociedade burguesa atravs de um movimento revolucionrio, destruindo os antigos laos de dominao ao longo da histria propagados, que poderemos testemunhar o fim da pr-histrica humana, e o verdadeiro alvorecer da histria humana. E o momento histrico presente o mais oportuno, pois o resultado de uma longa cadeia acidentada que, finalmente amadurecida, pode oferecer uma nova forma de organizao social:
A sociedade burguesa a mais desenvolvida e diversificada organizao histrica da produo. Por essa razo, as categorias que expressam suas relaes e a compreenso de sua estrutura permitem simultaneamente compreender a organizao e as relaes de produo de todas as formas de sociedade desaparecidas, com cujos escombros e elementos edificou-se, parte dos quais ainda carrega consigo como resduos no superados, parte [que] nela se desenvolvem de meros indcios em significaes plenas etc. A anatomia do ser humano uma chave para a anatomia do macaco (MARX, 2011, p. 58).

H aqui, portanto, o desenvolvimento de uma teoria da revoluo madura, com uma proposta bastante clara, o da superao da sociedade burguesa. Para formul-la, os pensadores no s levaram em conta as determinaes tericas envolvidas, mas tambm as possibilidades efetivas, obtidas pelo estudo das massas trabalhadores dos principais pases europeus. Nas palavras de Vzquez:
Marx e Engels forjam sua teoria da revoluo de seus fins, tarefas e meios para realiz-la no s sobre a base do estudo prvio especialmente a partir de A ideologia alem das condies histricas e sociais que explicam a necessidade histrico-social da revoluo, como tambm muito essencialmente no estudo da atividade prtica revolucionria dos trabalhadores alemes, ingleses e franceses contra a burguesia (VZQUEZ, 2007, p. 250).

Pelos avanos observados no modo de produo capitalista, como a unificao da humanidade (ainda que somente numa conotao econmica, no mercado mundial), a maximizao do potencial industrial etc., torna-se improvvel pensar-se num avano polticosocial que no vise o rompimento com a lgica atual de apropriao que, segundo Marx e Engels, teria como consequncia tambm o rompimento com toda a
13

A burguesia, porm, no se limitou a forjar as armas que lhe traro a morte; produziu tambm os homens que empunharo essas armas os operrios modernos, os proletrios. (MARX; ENGELS, 1998, p. 46, grifo do autor).

A sociedade burguesa, portanto, vista como ponto culminante de um longo processo de continuidade, favorece tambm as condies de sua ruptura, pois no mais assim como nunca conseguiu, mas o ponto que o vu ideolgico no consegue mais se sustentar, tamanhas as desigualdades latentes consegue oferecer condies dignas para os indivduos. Os esforos tericos dos pensadores alemes, j em 1848, se destacariam e se configurariam como uma das mais audaciosas relaes entre cincia e
Maring, v. 35, n. 1, p. 25-35, Jan.-June, 2013

Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Anotaes sobre teoria e prtica em Marx e Engels

35

poltica. No pensando a poltica numa perspectiva cientfica, mas colocando a cincia a servio do processo poltico, de uma plataforma poltica que ambos enxergavam, com argumentos histricos e tericos, como a classe social com condies objetivas para liderar o movimento revolucionrio de superao da ordem burguesa. Para alm da sociedade burguesa, Marx e Engels viam, j no sculo XIX e apontavam para a possibilidade de uma nova formao social, em que a igualdade substantiva deixaria de ser uma palavra vazia:
Em lugar da antiga sociedade burguesa, com suas classes e antagonismos de classes, surge uma associao na qual o livre desenvolvimento de cada um a condio para o livre desenvolvimento de todos (MARX, 1998, p. 59).

MARX, K. Crtica da filosofia do direito de Hegel. So Paulo: Boitempo, 2005. MARX, K. O capital: crtica da economia poltica. 25. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2008. (Livro I, v. 1). MARX, K. Sobre a questo judaica. So Paulo: Boitempo, 2010a. MARX, K. Glosas crticas ao artigo O rei da prssia e a reforma social. De um prussiano. In: MARX, K. (Ed.). Lutas de classes na Alemanha. So Paulo: Boitempo, 2010b. p. 25-52. MARX, K. Introduo crtica da economia poltica. In: MARX, K. (Ed.). Grundrisse: manuscritos econmicos de 1857-1858: esboo da crtica da economia poltica. So Paulo/Rio de Janeiro: Boitempo/UFRJ, 2011. p. 39-64. MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto comunista. So Paulo: Boitempo, 1998 MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alem. So Paulo: Boitempo, 2007. MARX, K.; ENGELS, F. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. So Paulo: Expresso Popular, 2010. RANIERI, J. Trabalho e dialtica: Hegel, Marx e a teoria social do devir. So Paulo: Boitempo, 2011. TEIXEIRA, F. J. S. Economia e filosofia no pensamento moderno. Campinas: Pontes; Fortaleza: UECE, 1995. VZQUEZ, A. S. Filosofia da prxis. Buenos Aires/So Paulo: Clacso/Expresso Popular, 2007.

Referncias
ENGELS, F. Dialtica da natureza. 3. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1979. ENGELS, F. Prefcio 3 edio [de 1885]. In: MARX, K. (Ed.). O 18 de brumrio de Lus Bonaparte. So Paulo: Boitempo, 2011. p. 21-22. FREDERICO, C.; SAMPAIO, B. A. Dialtica e materialismo: Marx entre Hegel e Feuerbach. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. GIANNOTTI, J. A. Origens da dialtica do trabalho. So Paulo: Difel, 1966. KONDER, L. O futuro da filosofia da prxis: o pensamento de Marx no sculo XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. MARX, K. A misria da filosofia. So Paulo: Global, 1985. MARX, K. Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Boitempo, 2004.

Received on May 18, 2012. Accepted on February 25, 2013.

License information: This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Maring, v. 35, n. 1, p. 25-35, Jan.-June, 2013

Vous aimerez peut-être aussi