Vous êtes sur la page 1sur 14

Trabalho de Ruturas e Continuidades na Poesia Contempornea I

A potica de Sophia de Mello Breyner Andersen no Livro Sexto


Uma poesia de Resistncia

Ctia Amaral 2012/2013

Se em frente do esplendor do mundo nos alegramos de paixo, tambm em frente do sofrimento do mundo nos revoltamos com paixo() o facto de sermos feitos de louvor e protesto testemunha a unidade da nossa conscincia Sophia de Mello Breyner Andersen in Arte Potica III

Introduo Sophia de Mello Breyner Andersen foi uma grande poeta do sculo XX. A sua poesia reflete, constantemente, uma conscincia de artista preocupada com o mundo que a rodeia, utilizando uma linguagem profundamente trabalhada, como comum aos poetas da modernidade, revelando a sua vontade de construir o mundo justo e a forma justa, (Sophia: 1977). Desde sempre preocupada em evidenciar o mundo de opresso que at ento se vivia, Sophia procura expressar no uma poesia de interveno na qual se fala pelo oprimido, mas sim uma poesia de resistncia, a qual fala para que possa existir, ou melhor, escreve para que o impossvel seja possvel, por vezes como denncia, sendo um exemplo desta poesia o Livro Sexto. Obra esta, escrita 1962, e que recebe, em 1964, o grande Prmio de Poesia pela Sociedade Portuguesa de Escritores. Nela, verifica-se claramente a sua inteno em criar um espao de liberdade, bem como evidencia o sentido e significncia atribudo palavra, o equilbrio das palavras entre si o equilbrio dos momentos entre si (Arte Potica II). Deste modo, feita uma nova aprendizagem dos significados das palavras que consideram os significados das mesmas, tendo em conta o seu contexto, de forma a atribuir novos e vrios significados, reflectindo assim a prpria poesia de 1961. Assim, para Sophia a poesia a arte do ser, da inteireza desse ser e de tudo sua volta, pois A poesia no me pede propriamente uma especializao, pois a sua arte a arte do ser () pede-me antes a inteireza do meu ser (Arte Potica II).

Sophia de Mello Breyner Andersen e a sua escrita potica Sophia foi criada na velha aristocracia portuguesa, educada nos valores da moral crist e veio a tornar-se uma das figuras mais representativas de atitude poltica liberal, denunciando o regime salazarista e os seus seguidores. Como poeta, Sophia preocupa-se em revelar uma grande fidelidade para com o mundo que a rodeia e ser a sua palavra potica que servir de agente de transfigurao da realidade, que ir criar o mundo belo e harmonioso, contudo trata-se no de uma beleza esttica mas de uma beleza potica (Arte Potica I). Pois, como a prpria Sophia explicita, as palavras dos seus poemas no so escolhidas esteticamente pela sua beleza. Foram escolhidas pela sua realidade, pela sua necessidade, pelo seu poder potico de estabelecer uma aliana (Arte Potica II). A observao do poeta do mundo em decadncia desperta nela uma vontade de dar a conhecer a sabedoria antiga das geraes, nomeadamente dos clssicos, num mundo em que deuses e homens conviviam em harmonia, fazendo uso dos valores de justia, verdade e igualdade entre os homens. No entanto, isto no significa que a sua poesia seja humanista, mas sim uma poesia desencantada com a humanidade que vislumbra. Assim, foi em noites de trovoada, em que a sua governanta Laura lhe pediu para rezar pelos pescadores que se encontravam no mar, que surgiu em Sophia uma preocupao com o social e a conscincia da complicada vida dos outros. Deste modo, ela tencionar com a sua poesia incorporar em si o mundo exterior repleto de caos, para que este seja purificado e depois seja transmitido repleto de esperana.
2

a) Comunho com a natureza Quem procura uma relao justa com a pedra, com a rvore, com o rio, necessariamente levado, pelo espirito de verdade que o anima, a procurar uma relao justa com o homem (Arte Potica III). Para a consagrao deste trabalho, ela procura uma comunho com as suas origens, ou seja com a natureza, nomeadamente com os quatro elementos que a constituem, o ar (vento, brisa, sopro, luar), o fogo (sol, luz, lume) a terra (natureza, a fauna e flora) e a gua (mar, areia, fonte, os bzios, espuma, conchas). Por sua vez, o mar tem para Sophia um significado primordial por excelncia, dado que este reflecte os valores de purificao, de beleza, de descoberta e de conhecimento, de um lugar onde habita o bem, o amor e a verdade, que a humanidade tanto precisa. no mar, e nos seus constituintes, como a espuma, as praias, as conchas e as ondas, que habitam os segredos mais profundos do ser e do mundo que Sophia tanto procura recuperar, ns procuramos reuni-lo, procuramos a sua unidade, vamos de coisa em coisa (Arte Potica I) como forma de construir o seu Reino que com paixo encontro, reno, edifico. Reino vulnervel. Companheiro mortal da eternidade (Arte Potica I), consistindo, assim, num mundo de paz e de harmonia atravs da consolidao da justia.

b) Conscincia do Real Do brilho do mar e do vermelho da maa erguia-se uma felicidade irrecusvel, nua e inteira () era a prpria conscincia do real que eu descobria (Arte Potica III). A poesia para Sophia uma perseguio do real que se reflecte na perseguio da justia e na poesia como moral aquele que v o espantoso esplendor do mundo logicamente levado a ver o espantoso sofrimento do mundo (Arte Potica III). Desta perseguio surge a conscincia da degradao do tempo e do comportamento marcado pela impureza e pela injustia. Aqui surge a questo do tempo dividido e do tempo absoluto protagonizado por Sophia. O tempo dividido ser aquele sobre o qual ela pretende agir para se poder construir o tempo absoluto, um tempo de harmonia, justia, e do bem. Esta perseguio do real encontra-se bem evidenciada na arte potica III, a qual pertence ao livro Sexto. Nela se encontra a vontade de uma relao justa com as coisas onde se implica uma relao justa com o homem. A moral de um poema () uma realidade vivida, integra-se no tempo vivido. E o tempo em que vivemos o tempo duma profunda tomada de conscincia (Arte Potica III), constatando, desta forma como a poesia ento vista como uma moral, e por isso que o poeta levado a buscar a justia pela prpria natureza da sua poesia (Arte Potica III). O poeta deve, assim, tomar conscincia e contribuir para a formao de uma conscincia comum (Arte Potica III) deve revoltar-se com o sofrimento do mundo, espelhando-o na sua poesia, demonstrando como a sua poesia de resistncia, quando esta recusa aceitar a fatalidade do mal e uma ordem falsa, promovendo ento uma liberdade e dignidade do ser que a todos ns pertence.

c) Importncia dos antepassados clssicos No h nada que possa separar aqueles que esto unidos por uma f e uma esperana (Arte Potica III). Na sua busca de um tempo absoluto de harmonia com a natureza, Sophia procura os valores dos antepassados clssicos, encontrando-os na mitologia grega, em Homero reconheci essa felicidade nua e inteira, esse esplendor da presena das coisas (Arte Potica III) A cultura grega como tambm reflecte Ricardo Reis, era uma cultura repleta de conscincia de justia e de humanismo, embora reflectida nas ideias pags. Sophia encontra forma de interligar estas ideias com a sua moral catlica e, desta forma, a memria da Grcia reflecte o ansiado tempo absoluto. Na antiguidade da Grcia encontram-se a aliana entre beleza e verdade de um mundo povoado por deuses e por homens. Sophia procura no gesto criador uma reinaugurao do mundo e o embarque dessas viagens em sentido Grcia refletem, a procura dos seus valores e da potica. Proveniente tambm dos clssicos est o conceito da musa inspiradora, a qual Sophia reformula em questo de conceito.

d) Inspirao potica Eu era de facto to nova que nem sabia que os poemas eram escritos por pessoas, mas julgava que eram consubstanciais ao universo, que eram a respirao das coisas, o nome deste mundo dito por ele prprio. (Arte Potica V). A inspirao potica de Sophia a minha maneira de escrever fundamental muito prxima desse acontecer. O poema aparece feito, emerge, dado (ou como se fosse dado). Como um ditado que escuto ou noto.( Arte Poetica V) aproxima-se muito da prpria justificao de Fernando Pessoa para a sua inspiraao potica, Aconteceu-me um poema. Se os antigos poderiam chamar musa, Sophia, como Pessoa, chama-lhe de acontecer, tendo, no entanto, as suas dvidas de como e por onde ele surge, porque -me difcil, talvez impossvel, distinguir se o poema feito por mim, em zonas sonmbulas de mim, ou se feito em mim por aquilo que em mim se inscreve (Arte Potica IV). Verifica-se tambm que, apesar de Sophia referenciar muitas vezes Pessoa, esta v-se como uma poeta da presena, criticando Pessoa por este ser um poeta da ausncia. Com efeito, para Sophia o poeta trata-se apenas de ser o transmissor das ideias que lhe surgem, sendo ele um escutador (Arte Potica V) em que a concentrao para ouvir o poema todo, e no apenas fragmentos, fundamental. A isto chama-se uma sintaxe da imagem, como reflecte Arthur Rimbaud, compreendendo-se assim, que no lugar da se escutar uma musa, ouve-se o prprio poema, ficando o sujeito potico de fora, no sentido em que ele no pensa, mas sim pensado je pense: on devrait dire: On me pense (...) Je est un autre (Rimbaud 1871). Logo, no se pensa no poeta e na sua experincia com a poesia, mas sim com a construo poemtica que , por sua vez, material e no irreal, e que uma unidade com corpo e no com conscincia. A recepo dessa poesia, enquadrandose na poesia de 61, evidencia-se pela busca do subjectivo e pela interpretao individual. Desta forma, ela procura libertar a viso das contingncias do olho, (visionarismo), pois o visual no abrange todas as realidades, porque existem vrios
4

modos de ver, e um deles o texto e a sua forma, exprimindo um jogo entre regularidade e o caos. talvez a arte deste tempo em que vivo me tenha ensinado a olhalas melhor. Talvez a arte deste tempo tenha sido uma arte de ascese que serviu para limpar o olhar (Arte Potica I) A arte para Rimbaud no imita, mas representa a realidade, e o mesmo se reflecte em Sophia. Assim o que se torna fulcral , sobretudo pensar a poesia ao invs de sentir o que ela diz.

e) Importncia em ouvir o poema Pensava tambm que se conseguisse ficar completamente imvel e muda em certos lugares do jardim, eu conseguia ouvir um desses poemas que o prprio ar continha em si. (Arte Potica V). A sua justificao de inspirao potica, que indica que Sophia ouvia o poema, provm do facto de que antes de escrever ela aprendeu a ouvir (nomeadamente a sua governanta a recitar lhe a Nau Catrineta), tive assim a sorte de conhecer o poema antes de conhecer a literatura (Arte Potica V) Com efeito, Sophia assume-se como portadora da verdade que escuta, sem descurar claro o seu trabalho sobre a forma e sobre a matria potica, podendo dizer-se que as pessoas no descobrem a poesia, mas que as pessoas descobrem-se pela sua poesia, como afirma Rimbaud Assisto a ecloso do meu pensamento atravs de imagens (Rimbaud, 1871). Deste modo, tambm para Sophia o poema se trata de texto com imagem a poesia a minha explicao com o universo, a minha convivncia com as coisas, a minha experiencia com o real. O meu encontro com as vozes e as imagens. (Arte Potica II). O trabalho potico de Sophia estar sempre ligado escuta como se nunca tivesse deixado de ser aquela menina que imaginava ser possivel ouvir os poemas que viviam prontos no ar, desde que conseguisse estar imvel e muda em certos lugares mgicos do jardim. No entanto, este ouvir interno, pertence alma, no involuntrio, um esforo (Eucana Ferraz, 2001: 42-43). Assim,Para ouvir o poema todo necessrio que a ateno no se quebre ou atenue e que eu prpria no intervenha. preciso deixar o poema dizer-se.. A poesia , ento para Sophia, a revelao da condio humana, da existncia, o poema no alude nem traduz, as suas prprias palavras so a revelao. (Arte Potica IV). Compreende-se assim atravs desta breve apresentao de que forma o universo temtico da autora se conjuga com os temas da busca da justia e do equilbrio, da harmonia e da exigncia da moral, a tomada de conscincia do mundo em que vivemos, a natureza e o mar, o amor, a vida por oposio a morte, as memrias de infncia, os valores da antiguidade clssica e o naturalismo helnico, o idealismo e individualismo ao nvel psicolgico e o grande tema do livro sexto a separao, E no quadro sensvel do poema vejo para onde vou, reconheo o meu caminho, o meu reino, a minha vida (Arte Potica II).

Livro Sexto (1962) Apesar do Livro Sexto ser a sua stima obra, considerado o sexto porque, o Cristo Cigano (1961) por norma considerado uma obra a parte desta srie literria por ser referido pela prpria autora (em nota do Livro Sexto), no como um livro mas como um poema longo, resultante da organizao de vrios poemas soltos, o que faz dele, o seu sexto livro a seguir a Mar Novo (1958). Nesta obra verifica-se uma oscilao entre evocaes de um espao mtico e idealizado (Creta, Babilnia) e do espao quotidiano da vida real, cheio de solido e insensibilidade humana. Podemos encontrar tambm, alm das referncias ao lugar idealizado numa perfeita comunho com a natureza, o seu contrataste com o real, o qual Sophia lamenta, parecendo que a acompanha uma certa melancolia, que ao mesmo tempo a angustia e a obriga a lutar contra, levando a mesmo a denunciar as suas injustias. Contudo, ao mesmo tempo que verifica a corroso causada pelo tempo divido, todo o conjunto de poema, tem uma mensagem de esperana e ensina de certa forma como lutar contra as adversidades da vida. Evidenciase assim, como no livro Sexto se encontra, nas palavras de Gasto Cruz, um absoluto olhar de frente\ neste pas de dor e incerteza. (Cruz, 2001).

a) Mensagem de Esperana No incio do Livro Sexto, anuncia-se uma claridade frontal do dia limpo como lugar esperado, como uma espcie de triunfo, que anunciado pelo poema de abertura, Algarve (Sophia, 1962:9), que pode ser entendido como uma forma de estabelecer uma rutura com o mundo em que vivemos, desenvolvendo a esperana de um mundo melhor no futuro a luz mais que pura\ Sobre a terra seca. Como tambm se encontra no poema em prosa Caminho da Manh (Sophia, 1962: 21), no apenas um momento de exaltao, mas o momento de clarificao, e de agradecimento vais pela estrada amarela sem nenhuma sombra. As cigarras cantaro o silncio de bronze. Com efeito, podemos verificar neste poema o frequente uso da palavra branco, como forma de identificar a claridade e a iluminao a caminho do mercado, que poder tambm remeter para a vida, como e olha bem o branco, o puro branco, o branco da cal onde cai a luz a direito. Bem como a importncia do mar neste caminho, que vejas bem como o seu azul profundo e como eles cheiram realmente, realmente a mar, componente frequente em Sophia pelo seu cariz purificador. J mesmo no fim do poema encontra-se uma conexo entre iluminao e purificao deste percurso que ser ficars ajoelhada na penumbra olhando o branco das paredes e o brilho azul dos azulejos. A escutars o silncio, remetendo tambm para a componente religiosa de Sophia com o termo ajoelhar e porque neste momento, no fim do percurso nos encontramos numa igreja. Ainda sobre o paradigma anterior temos o poema As Grutas (Sophia 1962:23), que identifica um mesmo movimento de alegria e gratido pela vida, que se verificou nos poemas anteriores, como o azul recorta os promontrios aureolados de glria matinal. Tudo est vestido de solenidade e de nudez. Ali eu queria chorar de gratido
6

com a cara encostada contra as pedras. Neste poema verifica-se tambm uma forte recorrncia ao tema da luz e da cor, e no apenas no branco como vimos anteriormente, como por exemplo, guas verdes e, sua transparncia, o silncio azul, rescasso vermelho, limpa a luz recorta, to clara a transparncia, rola branca do mar, quase nos enviando para um lugar quase mgico visitado pelo eu potico que nele concebe o milagre da criao do mundo (Correia, 2011:223), pois Eis o mar e a luz vistos por dentro. Assim, a gratido do eu justifica-se pelo encontro com a serenidade nesta gruta que representa o mundo ideal de paz e serenidade, ansiado por causa do tempo dividido. Esta imerso no desconhecido permite exemplificar de que modo a poesia de Sophia tambm feita d imagens, pois num primeiro momento o sujeito potico apenas comtempla todos os objectos que o rodeiam as imagens atravessam os meus olhos e caminham para alm de mim, e num segundo momento o sujeito apaga se para que as coisas possam existir o meu olhar tornou-se liso como um vidro. Sirvo para que as coisas se vejam, e assim nas palavras de Rita Patrcio, a partir de um certo grau de apagamento imediato do humano que se adquire uma conscincia da existncia do real (Patrcio, 2001). Assim, espao referente ao mar tambm um lugar muito especial para Sophia, smbolo de equilbrio e justia, ela prpria afirma em seu poema Inscrio (Sophia, 1962:43) que quando eu morrer voltarei para buscar\ os instantes que no vivi junto ao mar

b) Corroso causada pelo tempo dividido Ainda dentro da ideia de um mundo corrosivo no tempo dividido, temos o poema No Poema (Sophia, 1962:32). Nele se verificam uma sobrecarga no uso de nomes concretos ligados a ideia de clareza e visualidade como quadro, muro, brisa, flor, copo que imediatamente se associa ao ato de nomear. Este ato, demonstra uma absoluta confiana no poder dos nomes e na fora do nomear, o que perfeitamente explcito nas suas artes poticas, pois para Sophia esta sua viso do mundo e a sua forma de ligar as coisas, de as fixar no mundo, num tempo fora do tempo, no sujeito corroso do tempo dividido de forma a poder alcanar assim, o tempo absoluto, como por exemplo, num mundo claro\ o gesto claro da mo tocando a mesa, de forma a imortalizar essa sensao do real. E no h nada mais imortal que o poema, pois mesmo que eu morra, o poema encontrar\ uma praia onde quebrar as suas ondas, demonstrando estes mesmos versos tirados do poema O Poema (Sophia, 1962:36), que o prprio poema natureza e s esta eterna. Seguindo este ltimo paradigma da fuga ao tempo dividido surge o poema Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo (Sophia, 1962:44) que evidencia uma ressurreio do sujeito potico. A estrutura deste poema assenta claramente na repetio de segmentos como para, meu, minha quase sugerindo um eco que refora o desencanto expresso quando se sai do mundo do sonho e se enfrenta a realidade L fora a luz sem vu do dia duro. Porm este contraste entre dia e noite torna tambm evidente, como o sujeito potico v a noite como um lugar seguro, da imaginao e do
7

sonho, por oposio ao dia que denota a insegurana que preciso vencer. Deste modo, encontramos um sujeito potico como que enclausurado nos jardins do paraso que precisa e quer ser libertado, assumindo a sua procura do infinito, da intemporalidade, da essncia, do eterno, da verdade, e para tal este sujeito segue outro. Contudo este caminho aparente-se nostlgico e com uma certa solido apesar de ao lado dos teus passos caminhei. Seguidamente d-se o encontro do sujeito consigo mesmo vi que estava nua e consequentemente a to esperada libertao e resistncia adversidade, e aprendi a viver em pleno vento. Verifica-se ento, que este poema exemplifica de que forma se pode alcanar a vida sonhada no real, em plena conformidade com a natureza.

c) Sobreposio do campo em relao cidade Por conseguinte, ao ideal da natureza como caminho para a felicidade, temos a sua oposio no poema Cidade (Sophia, 1962:53).Neste poema, encontra-se a cidade por oposio ao campo, na qual esta vista como algo que destri, onde o terror e as ameaas surgem e quase sufocam o sujeito potico, estrangulada sou por grandes polvos, lugar onde, at as luas esto mortas. Deste modo, vista como um espao negativo, a cidade representa o mundo frio e cruel, precisamente o contrrio do que se encontra no campo, que a harmonia. Esta mesma ideia encontra-se tambm no poema Estrela (Sophia, 1962:29) onde o prprio sujeito potico afirma, da minha estrela julguei que eu a julgara \ verdadeira sendo ela s reflexo\ de uma cidade a non enfeitada indicando a cidade como um lugar artificial, de silencio e medo. Contudo, apesar de ao longo do poema, o sujeito potico se aperceber que a estrela afinal verdadeira, isso no impede mesma a desiluso pois ela no traz consigo a beleza pois paira por cima de uma rua sem cor()onde a luz tinha a cor que tem a cinza que se encontra naturalmente longe do verde azul da natureza. E ento, apesar da pequena segurana que sentiu ao ver que a estrela era afinal real e no imaginada, isso no modificou o que a estrela realmente iluminou, no vi as coisas que eu amava\ nem o brilho do sol nem o da gua. Compreendemos assim, como sujeito lrico se aproxima da humanidade que desesperadamente procura um caminho que os leve para a harmonia, e que repetidamente errando, seguem a estrela da cidade, que s os leva para o mundo onde tudo parece abandonado. Deste modo, temos ento o lugar sagrado por excelncia, o Campo (Sophia, 1962: 41). Neste poema, referenciado como a doce noite murmura e a a lua me ilumina, e como este lugar se aproxima do sonho idealizado, de tudo o que sonhou minha alma se aproxima.

d) Inspirao potica Por conseguinte, no poema A Musa (Sophia, 1962: 16), o eu potico reflete sobre a casa, espao puro da infncia, sendo esta uma unidade muitas vezes perdida
8

que se pretende regressar; porque no s passado, mas tambm futuro de um sujeito exilado e dividido (Patrcio, 2001). Desta forma, ao mesmo tempo que o eu potico pede musa, inspirao, que j sabemos que se refere ao silncio necessrio para ouvir o poema dizer-se, ela relembra a sua infncia e os detalhes que fazem dela real, o cho, o seu perfume, um lugar a beira de onde o mar respira, um lugar onde ela no quarto branco se sentava a ouvir a poesia surgir. Este pois o lugar de onde ela foi separada, por causa de o tempo que me corta\ o tempo me divide\ o tempo me atravessa\ e me separa do cho e da parede\ da casa primitiva, que nunca esqueceu e ao qual ela gostava de regressar. Assim como o canto da musa no pode ser interrompido pois corre o risco de se perder, do mesmo modo a casa ficou perdida em tempos de infncia, revelando como quase tudo na vida efmero. No entanto, isto no significa que o sujeito potico tenha deixado de lutar para prender o brilho, pois mesmo correndo o risco da efemeridade, ela insiste repetindo o verso Musa ensina-me o canto.

e) Dicotomia entre natural e artificial Por ltimo, com o poema O Hospital e a Praia, (Sophia, 1962:54) encontra-se a dicotomia entre natural e artificial. O cenrio da praia, muito frequente em Sophia, representa o lugar ideal para satisfao do desejo de realizao, por ser resplandecente de luz e de cor. Esta luz que irradia da praia est ligada a sugesto da imagem de um espao natural de transparncia, pureza e verdade, que so os valores que, o eu potico valoriza para realizao da reconstruo ou mesmo de recuperao de um mundo novo, inspirado na Literatura Clssica. No entanto neste poema em especifico, apesar da praia em si manter as mesmas conotaes para o eu potico, quando relacionado com o hospital esta luz outrora resplandecente torna-se cinza, onde at o branco desolado e sujo, ou mesmo onde o branco a cor que fica onde no h cor. Para se abstrair deste lugar que parece horrendo o sujeito potico refugia-se na praia, caminhando livre como um deus. Compreende-se assim que o Hospital apesar das caractersticas brancas, reflectoras naturalmente de paz, fora construdo pelo homem e portanto no natural como a praia ou o campo, onde o vento era vento e a pedra era pedra\ e isso me bastava, adquirindo aqui o branco e a luz uma conotao (extraordinariamente) negativa, ao mesmo tempo que evidencia a praia como um lugar sagrado, porque natural. Este exemplo demonstra tambm um ato de resistncia muito subtil, onde a dor absurda e desmedida remetida, como a construo do hospital, para o seu criador o homem, acusando-o de destruir a felicidade humana com os seus atos de egosmo. Efetivamente como veremos de seguida, o Livro Sexto no reflete apenas os temas da esperana, da adversidade causada pelo tempo dividido e a nsia de lutar pelo tempo absoluto de felicidade e harmonia com a natureza, como vimos Como ainda evidencia uma poesia de resistncia, j que Sophia claramente se recusa a aceitar os males que consomem a humanidade, mostrando-se sempre disposta a dar voz justia.

A poesia de Sophia, uma poesia de resistncia Sophia no s se preocupa como poeta, em espelhar o mundo tal e qual o v e sente, isto , pela perseguio do real, como tambm, procura incessantemente a busca da justia e a denncia dos seus opressores, procurando ficar estes ideias na prpria poesia, Vemos que no teatro grego o tema da justia a prpria respirao das palavras (Arte Potica III). Verifica-se ento, que Sophia se inspira nos Clssicos como squilo, para trabalhar os ideais de justia, indicando como essa busca inerente ao prprio canto, ao mesmo tempo que nunca perde a conscincia de que o poema tem de ser acima de tudo um poema, mesmo que seja de protesto ou de denncia, ele antes de mais linguagem, ritmo, harmonia e deve viver para alm do seu momento histrico. Por conseguinte, como nos diz Gilles Deleuze, o modo como a escrita literria cria forosamente uma outra sintaxe, uma lngua estrangeira lngua, num exerccio que por natureza, potencia de vida, libertao da vida (Deleuze/Parnet, 1988), ao escrever por um povo que falta, ou melhor dizendo, no lugar de ou na inteno de (Deleuze, 2000:14). Com efeito, nas palavras de Rosa Maria Martelo se escrever na inteno de era partir do princpio de a poesia ser, em si mesma, um ato de violncia e de resistncia; era valorizar a condio ontolgica propriamente textual e material da escrita e a correlativa emergncia de uma subjectivao mais livre, precisamente na medida em que esta surgia da experincia libertria de um discurso gerado pela experimentao e pela agramaticalidade. (Martelo, 2012:39-40) Compreende-se assim, que os poetas da resistncia, recusavam a instrumentalizao ideolgica da poesia, distanciando-se da poesia de interveno, ao mesmo tempo que viam, por sua vez, na escrita uma possibilidade de criar um espao, como faz Sophia e a sua pgina em branco, que a cor que sugestiona o preenchimento de forma completamente livre. De facto, nas palavras de Herberto Hlder, o importante propiciar um espao, exercer ento sobre ele a maior violncia. Como se o metal acabasse por chegar s mos e bate-los depois com toda a fora e todos os martelos. At o espao ceder, at o metal ganhar uma forma que surpreenda as prprias mos. (Hlder, 2006:79). No entanto, esta poesia embora o possa parecer no fechada em si mesma, pelo contrrio, quer pela criao de um espao de liberdade quer pela forma como ataca a linguagem e permite a subjectividade, o que pela poca fascista em que se vivia, era tao emergente quanto necessria. Deste modo, como explicita Jacques Derrida a sua ocorrncia irrompe sempre, ou desvia, o saber absoluto, o ser junto de si na autotelia (Derrida, 2003:10), isto , apesar de criar uma poesia autnoma, ela fecha-se para se abrir, utilizando um trabalho sobre a forma. Explicada est ento, como surge a vontade e necessidade destes poetas como Sophia de se oporem, de uma forma subtil, que a resistncia, por oposio forma excessiva que a interventiva, pois para eles, a poesia no tinha de servir uma ideologia. Por outras palavras, a nica funo social da arte a de criar autonomia e ao ser livre torna-se potica de resistncia, pois como nos diz Theodor Adorno, mais resister, par la forme et rien dautre, contre le cours du monde qui continue de menacer les hommes comme un pistolet appuy contre leur pointrine (Adorno, 1984: 289).
10

Por outro lado, verifica-se que a forma como usada a linguagem na poesia de Sophia e de outros poetas da resistncia especial, porque ela diz o que a lngua no obriga a dizer, criando assim um espao de liberdade como forma de resistncia, ao mesmo tempo que insiste na ideia que esta poesia continua a criar condies para a emergncia de processos de subjectivao mais livres, e portanto a escrever por esse povo que falta (Martelo, 2012: 45), Servindo assim esta poesia para dar voz ao povo, no para o autor ter uma voz biogrfica. Assim, verifica-se que o sujeito potico um efeito da escrita, perspectiva esta, que afasta o poeta da reflexo biogrfico da sua obra. Assim, a poesia para Sophia circunscreve-se linguagem e a forma. O que justifica porque um leitor da poesia de 60, no pode ter uma atitude passiva mas sim activa, e empenhamento na descodificao, para conseguir perceber o que o texto lhe quer dizer. Assim, para completar as ideias em torno da poesia de resistncia, irei seguidamente, analisar alguns poemas de Sophia do Livro Sexto, que melhor o exemplificam.

a) Perseguio do real como procura de justia O poema em prosa As Grutas (Sophia, 1962:23), analisado anteriormente, um dos exemplos desta potica de resistncia, ainda que no seja imediatamente evidente. Como vimos, este poema remete para a entrada no fundo do mar, lugar onde o sujeito potico adquire uma espcie de revelao, que o leva a ficar eternamente agradecido. Esta procura que leva revelao realizada por causa da busca do real, mas contudo um equilbrio do homem com as coisas o que o sujeito acaba por encontrar, um mundo idealizado. E este mundo justo para com o homem, e com as coisas, e esta revelao do mundo justo encontrado, que reflecte a resistncia, quando no nos limitamos ao que temos, lutando sempre por mais, mostrando assim, h algo mais para alm do que a vista parece no conseguir ver.

b) Espao criado pela poesia Com o poema Instante (Sophia, 1962:52) encontramos o espao que esta poesia cria, onde no h entraves linguagem, onde o impossvel passa a possvel. Toda a sua linguagem indica um lugar vazio, mas cheio de possibilidades, como limpo ar dos quartos, e o branco das paredes. A possibilidade que criada pela poesia sobre o que o poema reflecte, e a sua indicao final deixai-me com as coisas\ fundadas no silncio sugere que ai que se faz o encontro com o real idealizado, quando se ouve as verdades do mundo, quando se ouve o poema. Afinal a poesia ver, ter, e ser, experincia potica, pela voz do corpo e matria. Deste modo, o espao em branco aqui encarnado pelas paredes brancas e lisas, que representam o estado virginal e puro, onde tudo possvel. Repare-se tambm que neste poema encontra-se tambm a esttica da conteno seguida por Sophia e por grande parte dos modernistas de 60, na qual muito pouco est escrito, mas muito quer dizer.

11

c) Recusa da fatalidade do ser e do mundo Por conseguinte, no poema Ressurgiremos (Sophia, 1962:25), que imediatamente nos remete para um novo nascimento proveniente de luta e fora, pelo uso da sabedoria clssica, mais precisamente de Creta, que nos permitir conhecer o caminho para tornar claro o corao do homem ou seja, dar lhe a salvao, transmitindo assim este poema, uma mensagem de esperana. Logo pelo ttulo, ressurgiremos, nos remete para o plural, o colectivo, para um povo, que ter cado no passado mas ter de se erguer novamente mais forte que nunca, como que uma evocao do passado que se transforma a projecto futuro, que pretende resgatar a ordem do futuro com a harmonia do passado. Para tal, faz-se uso da luz, questo esta que, representa e ao mesmo tempo evidencia a verdade do mundo nomeado, fazendo coincidir as palavras e as coisas num mundo fora do tempo, procurando uma forma de criar uma aliana com o mundo, reconstruindo o reino do homem num tempo j no divido, mas sim absoluto, no futuro. Assim, atravs da luz que nos indicada a ressurreio deste povo e de que modo ela feita. Deste modo, a luz de Creta caracterizada por ser dura porque intensa, aguda porque consegue penetrar o homem, obrigando-o a desnudar-se, a revelar-se sem mscaras ou artifcios, limpa por ser a luz da transparncia e da verdade, e finalmente branca porque pura e sem mcula, como o homem que vive de acordo com os valores de uma sociedade superior. Assim, este poema indica como o destino potico do homem ser espelho do mundo, e ao ser isso mesmo, est a resistir ao mundo oferecido no presente, recusando-o e ansiando por um no futuro que seja melhor, continuo, o absoluto.

d) Denncia da opresso Com o poema Data (Sophia, 1962:61), encontramos a angstia do tempo dividido, pelo recurso constante a essa palavra, ao mesmo tempo que a sua conotao vai a medida que o poema avana se modificando. Se inicialmente se trata de um tempo caracterizado pela incerteza, injustia, negao e de medo, que imediatamente nos remete para um estado passivo de infelicidade, logo de seguida nos remete para algo decadente e assustador, que ser o tempo da morte, da escravido e da ameaa. Assiste-se pois a uma graduao dos nomes com cargas cada vez mais negativas, para rapidamente se indicar que o tempo a que o sujeito se refere o da opresso do estado novo, onde reina o tempo de silencio e da mordaa que mata quem o denuncia, o tempo em que no havia liberdade de expresso. Este poema, na poca em que foi escrito e pela forma, at certo ponto subtil, denota uma clara resistncia contra o regime poltico denunciando. Por ltimo temos ento o poema, As pessoas sensveis (Sophia, 1962: 64), o qual serve de mais um exemplo da denncia opresso e aos seus opressores do fascismo Assim, o poema comea com uma ironia, chamando de pessoas sensveis quelas que no conseguem matar galinhas, (exemplo de animal indefeso) mas come-las j no problema. Seguidamente a esta critica, temos a denncia da explorao dos pobres e
12

miserveis, que para os quais at o dinheiro cheira a pobre e que at as suas roupas no podem ser lavadas depois de as suarem, porque no tm outra para trocar. Com efeito, por oposio aos trabalhadores miserveis encontram-se os homens que com o suor dos outros ganham o seu po, estes so, os vendilhes do templo, aos quais lhes falta autenticidade e justia, vivendo sempre s custas dos outros, construindo com o seu suor grandes esttuas balofas e pesadas, que simbolizam quer a sua imoralidade e falsidade, quer o trabalho rduo e penoso de quem as fabrica. O dstico de concluso novamente uma ironia por parte de Sophia que novamente os acusa perdoai -lhes Senhor\ porque eles sabem o que fazem. Naturalmente este poema, bem como o anterior, ao denunciarem o clima de opresso, evidenciam uma das formas que Sophia utiliza como poesia de resistncia. Por outro lado, outra questo observvel neste poema o seu ritmo, no qual a prpria organizao de sentido, como dinheiro cheira a pobre e cheira., e o uso da repetio de palavras como capazes, roupa e suor, indica uma rigorosa disciplina de criao pelas silabas, ritmando-as, que conferem mais uma vez um espao igualmente de denuncia e liberdade. A poesia se Sophia remete-nos assim para uma poesia que no se faria com ideias nem com palavras, mas sim com silabas, e o que o seu conceito de justeza da linguagem potica radica precisamente nesta perspectiva (Martelo, 2010:60), que entra em perfeita harmonia quer com a sua potica de resistncia, quer com a potica que marca a sensao ntima de unio entre palavra e espirito, e assim, o equilbrio dos momentos entre si (Arte Potica II) Conclui-se assim, nas palavras de Amadeo de Sousa Cardoso, que a situao politica e social de Portugal e a sua experincia vivida numa poca de represso e perseguio levam Sophia e outros modernistas a exprimir com rigor a sua luta pela justia e verdade. Numa linguagem directa e clara tenta que o homem adquira uma verdadeira conscincia da sua relao com a natureza e de luta contra todas as formas de escravido. (Cardoso, 2003:196).

Concluso Verifica-se ento, no fim deste trabalho sobre o Livro Sexto e a poesia de resistncia, como a poesia, nas palavras de lvaro Manuel Machado, oscila entre um modernismo de expresso e um classicismo de tom, caracterizado por uma sobriedade extremamente dominada e por uma lucidez dialctica, demonstrando assim, como a sua poesia apesar de herdeira da tradio modernista e de se focar na linguagem e no nos sentimentos na mesma capaz de envolver o leitor num sentimento de partilha e de pertena ao mesmo tempo sensibilizando-o a tomar conscincia do mundo que nos rodeia e das suas possibilidades. Assim, sua poesia nunca ingnua ou crdula, menos ainda optimista () sim, uma poesia implacavelmente obstinada na sua afirmao da fora do desejo humano (Martelo, 2010:45) com o intuito de criar o seu reino, isto , a habitao das formas espantosas. (Sophia, 1962)

13

Referncias Bibliogrficas

ANDERSEN, Sophia de Mello Breyner (2006) Livro Sexto, obra potica. Lisboa: Editorial Caminho, 8 edio MARTELO, Rosa Maria (2010) A Forma informe, Diante dos nomes as coisas. Lisboa: Assrio Alvim, pp 35-45 ________(2010) A Forma informe, Fio das slabas. Lisboa: Assirio Alvim, pp 57-67
_________(2012), Resistncia da poesia. Tropelias, Revista de Teoria de la Liteartura y

Literatura Comparada n18 pp 36-47 CORREIA, Amelia (2011) O esplendor do mundo na poesia de Sophia Andersen, A recorrncia e o valor simblico da luz e da cor, Revista Limite n5, pp 213-234 BELCHIOR, Maria de Lourdes (1986), Itinerrio potico de Sophia, Revista Colquio Letras n89, Lisboa: Fundao Gulbenkian, pp 36-42 FERRAZ, Eucana (2001) Ouvir o poema, Lisboa: Relmpago n9, PATRCIO, Rita (2001), A menina do mar e alegria da terra, Lisboa: relmpago n9 CRUZ, Gasto, (2001), A poesia de Sophia, Lisboa: Relmpago n9 RIMBAUD, Arthur (1871) Correspondence, Lettres dites du voyant. pp 200 DERRIDA, Jacques (2003), Che cos la poesia?, Traduao de Osvaldo Manuel Silvestre, Coimbra, Angelus Novus, p.10 ADORNO, Theodor (1984), Engagement (1962), Notes sur la litterature, traduao de Sibylle Muller, Paris, Flammarion, p289 HLDER, Herberto (2006), Photomaton e Vox, Lisboa, Assirio Alvim. Trabalho de Jos Carreiro (2009), com referencias a Amadeo de Sousa Cardoso, disponvel em, http://lusofonia.com.sapo.pt/literatura_portuguesa/sophia.pdf
Artes poticas de Sophia de Mello Breyner Andersen, disponvel em, http://purl.pt/19841/1/

14

Vous aimerez peut-être aussi