Vous êtes sur la page 1sur 6

Educao e Capacitao

O que fazer quando h um


problema com o teste
Por Charles O. Hancock, BSEE, MBA, RAC

Bowie-Dick

Objetivos
Nosso sincero agradecimento equipe da 3M Cuidados da Sade por trabalhar com a revista Managing Infection Control a fim de proporcionar este curso acreditado. A IAHCSMM outorga um (1) ponto de contato pela concluso deste curso de educao contnua, visando a recertificao IAHCSMM. O CBSPD praprovou este curso de capacitao equivalente a uma (1) hora de contato, durante o prazo de cinco (5) anos a partir da data de sua publicao, e dever utilizar-se somente uma vez durante o perodo de recertificao. Este curso de capacitao da 3M Cuidados da Sade foi aprovado pelo Conselho de Enfermeiras Registradas da Califrnia, CEP 5770, como equivalente a uma (1) hora de contato. Este formulrio vlido por at cinco (5) anos a partir da data da publicao. As instrues para o envio de resultados se encontram na p. 5 Managing Infection Control e 3M Cuidados da Sade continuaro colaborando para oferecer cursos de educao contnua em edies peridicas da Managing Infection Control. Ao concluir esta atividade de auto-aprendizagem, o aluno poder: 1. Discutir o processo de avaliao de falha nos testes tipo Bowie-Dick. 2. Descrever as causas comuns das falhas nos testes Bowie-Dick. 3. Descrever os passos que devem ser seguidos quando se investiga uma falha num teste Bowie-Dick. 4. Entender as responsabilidades dos envolvidos ao investigar uma falha num teste Bowie-Dick.

Perguntas da Prova
Verdadeiro ou Falso 1. O operador responsvel pela investigao das falhas nos pacotes de teste tipo Bowie-Dick. 2. O esterilizador sempre deve ser considerado como fora de servio imediatamente aps ter sido detectada falha nos pacotes de teste Bowie-Dick. 3. O teste Bowie-Dick o teste padro usado para avaliar os sistemas dos esterilizadores por remoo dinmica de ar, tambm conhecido como de prvcuo. 4. O teste Bowie-Dick uma indicao visual de que o desempenho do sistema de remoo de ar se deteriorou e deve ser corrigido antes que um indicador biolgico positivo revele um problema de esterilizao. 5. Uma falha indicada no teste Bowie-Dick quando o resultado da folha de teste tem aparncia no uniforme. 6. Somente devem usar-se os pacotes de teste Bowie-Dick disponveis no mercado. 7. O tcnico de manuteno ou servio sempre pode avaliar de maneira precisa os controles que afetam o resultado do teste Bowie-Dick. 8. O sistema de gerao e distribuio de vapor do hospital pode influenciar no resultado de um teste Bowie-Dick. 9. Os esterilizadores com geradores de vapor integrados nunca experimentam falhas nos testes Bowie-Dick. 10. Todos os resultados dos testes Bowie-Dick devem ser registrados e arquivados.

MANAGING INFECTION CONTROL

Educao e Capacitao
Introduo
A prtica recomendada para esterilizadores a vapor por remoo dinmica de ar ou de pr-vcuo consiste em verificar a eficcia do sistema de remoo de ar todos os dias, antes de colocar o esterilizador em servio. Este tipo de esterilizador utiliza vrios meios para remover o ar da carga, incluindo vcuo e tcnicas de pulsao. O teste padro utilizado para esta avaliao o teste Bowie-Dick, que foi desenvolvido para detectar vazamentos de ar e para avaliar a capacidade do sistema de remoo em reduzir a um nvel aceitvel os resduos de ar dentro da cmara de esterilizao. O teste Bowie-Dick no um sistema absoluto de medio. um teste de indicao visual que pode ser usado como fator para a previso de problemas futuros, pois possvel antecipar-se que qualquer resultado no satisfatrio piorar se o uso do esterilizador continuar. pacote de testes Bowie-Dick, bem como o conhecimento e antecedentes relacionados ao funcionamento desse teste e fatores que influenciam na obteno de um resultado bem sucedido. Algumas folhas do teste Bowie-Dick so mais fceis de interpretar que outras, devido avaliao visual do critrio de aprovao / reprovao ser subjetiva e no quantitativa. As cores e padres apresentados na folha de resultados podem influenciar na deciso de uma pessoa com relao avaliao de aprovao / reprovao. Para algumas pessoas, diferentes tons de cinza (ou preto) podem no ser fceis de detectar. As diferenas precisas na tonalidade e a uniformidade dos resultados observados podem no ser evidentes para todos os leitores.

O teste Bowie-Dick
O teste Bowie-Dick um Indicador Qumico Classe 2 que tem o propsito especfico de avaliar a eficcia dos sistemas de remoo dinmica de ar dos esterilizadores. Ao avaliar os resultados do teste Bowie-Dick, conforme o documento ST46: 2002 da Associao para o Avano da Instrumentao Mdica (AAMI, por sua sigla em ingls): Esterilizao a vapor e segurana da esterilizao em instituies para o cuidado da sade, detectamos que ocorrem resultados insatisfatrios quando h uma mudana de cor inesperada, o que indica que houve uma bolha de ar presente durante o ciclo, devido a um mau funcionamento do esterilizador. Qualquer indicao de mau funcionamento deve ser reportada ao supervisor de turno, o qual dever determinar a disposio do esterilizador; ou seja, se deve ser testado outra vez, ser enviado para o conserto ou permanecer em uso. O teste Bowie-Dick no deve ser considerado um teste de desempenho biolgico. Foi desenhado somente para prevenir ao usurio de que o sistema de remoo de ar est deteriorado, e que deve ser corrigido antes que ocorram problemas de esterilizao, como indicado no caso de uma falha de um indicador biolgico. Por este motivo, pode no ser necessrio tirar o esterilizador de servio com base unicamente num resultado insatisfatrio no teste Bowie-Dick. Em vez disso, dever ser realizada uma investigao completa das causas de tal resultado, em caso de que o esterilizador continue dando resultados satisfatrios com os indicadores biolgicos. A responsabilidade imediata do supervisor de turno certificarse de que os resultados do teste foram interpretados corretamente (veja a Figura 1). Este um julgamento que se baseia na experincia individual com o esterilizador, o prprio

...se o prestador do servio determinar que o esterilizador est funcionando de acordo com as especificaes e os resultados do teste Bowie-Dick continuam a indicar um problema, devese identificar e corrigir a causa do mau funcionamento antes de concluir que o esterilizador no motivo de preocupao.
Se o supervisor de turno no tem certeza que a interpretao est correta, facilmente podero ser realizadas comparaes com resultados anteriores do mesmo esterilizador em perodo recente de semanas ou meses. Freqentemente, vazamentos sutis de ar podem ocorrer gradualmente e o padro pode se mostrar evidente, quando os contedos das folhas de resultados forem revisados ao longo de um determinado perodo. As mudanas que ocorrem diariamente podem no parecer muito claras. Se o supervisor de turno decidir que os resultados do teste indicam algum problema, o esterilizador dever ser testado novamente e de imediato, para confirmar a interpretao do resultado. Aps repetir o teste Bowie-Dick, se os resultados confirmarem a existncia de um problema, o prestador de servios ou o engenheiro de manuteno devero ser informados de imediato. Geralmente, o prestador de servios pode fazer alguns ajustes simples para resolver, caso se trate de um problema com o esterilizador. Aps a atividade de manuteno, o supervisor de turno pode realizar por conta prpria o teste Bowie-Dick, para confirmar um resultado bem sucedido, antes que o esterilizador seja

MANAGING INFECTION CONTROL

Educao e Capacitao
utilizado novamente no mesmo dia. Entretanto, se o prestador de servios determinar que o esterilizador est funcionando de acordo com a especificao, e os resultados do teste BowieDick continuarem indicando algum problema, deve identificarse e corrigir-se a causa do mau funcionamento antes de concluir que no h motivo de preocupao.

Preparao do pacote de testes Bowie-Dick


Assegure-se que seu departamento tenha feito tudo o que pde para resolver este problema. Se voc prepara seus prprios pacotes de teste Bowie-Dick, verifique que todos estejam organizados de maneira uniforme. Isto pode implicar que seja confirmado que somente uma pessoa capacitada pode preparar cada pacote, com a finalidade de eliminar variaes tcnicas. Assegure-se de que, sem exceo, seja utilizada a mesma marca de folhas de teste Bowie-Dick em cada ocasio. Revise com cuidado a preparao dos componentes txteis dos pacotes de teste, para garantir que todos estejam uniforme e repetidamente nas mesmas condies em cada uso. Se forem utilizados pacotes de teste Bowie-Dick disponveis no mercado, assegure-se de que todos os testes sejam realizados com os pacotes sob as mesmas especificaes do fabricante. No misture ou combine marcas de pacotes de teste! Se chegar a esse ponto, no ter como identificar a origem do problema. Informe isso e solicite ajuda entrando em contato com o fabricante do esterilizador, ou prestador de servio de manuteno ou servio, o fabricante do pacote de teste e o departamento de engenharia da instituio. Nesse ponto, todos podem ter um papel na soluo do problema. Isto deve ser feito tanto por escrito como de formal oral, para estabelecer uma referncia de quando foi detectada a possvel falha.

Orientaes para resolver o problema


O que fazer? O esterilizador parece funcionar corretamente, mas no passa pelo teste Bowie-Dick. A quem pedir ajuda?, Onde procurar?, Quais so suas opes? Se voc o responsvel por este departamento e seu supervisor de turno lhe apresentar este desafio, aqui voc encontrar algumas orientaes. FIGURA 1 Resultados de aprovao (acima) e de reprovao (abaixo) do teste Bowie-Dick

Calibrao de controle do esterilizador


O fabricante do esterilizador pode ser til para assegurar que a mquina esteja calibrada adequadamente e que cumpra com os critrios de desempenho estabelecidos. Pode ser que tal desempenho precise ser verificado independentemente por um terceiro, a fim de confirmar que as condies reais dentro da cmara do esterilizador foram conseguidas. Com os sistemas de controle modernos, os ciclos costumam repetir-se de forma confivel mediante softwares de controle validados pelo fabricante. Entretanto, a calibrao dos sensores de controle acaba sendo crtica para assegurar que os resultados obtidos estejam em conformidade com o processo. O prestador de servio pode ou no ser capaz de garantir esta calibrao. O prestador de servio de manuteno ou servio pode ou no ter capacitao especfica do fabricante, assim como a instrumentao e ferramentas necessrias para calibrar com preciso o sistema de controle. Se for informado o problema, possvel saber a necessidade de oferecer a experincia e equipamento que no estejam disponveis para ajud-lo na resoluo desse problema.

MANAGING INFECTION CONTROL

Educao e Capacitao
O fabricante do pacote de testes pode ser til, fazendo a verificao independente das condies reais dentro da cmara do esterilizador, ou relacionando essas circunstncias com as de outros usurios que tenham enfrentado situaes similares. Assegure-se de lhe proporcionar o nmero de identificao do lote do pacote em questo. No caso das instalaes que possuem um gerador de vapor auto-contido (geralmente o gerador de vapor est integrado ao corpo do esterilizador) possvel que um prestador de servio de manuteno ou de servios verifique o desempenho do gerador de vapor. Em qualquer caso, quando existam problemas com pacotes de teste Bowie Dick, dever ser realizado um teste extenso. Tal teste deve incluir: determinao da qualidade de vapor (secura), medio de vapor superaquecido, e determinao precisa de gases no condensveis (ar) no vapor proporcionado ao esterilizador. Alm disso, dever ser realizada uma investigao do sistema de fornecimento de gua caldeira de vapor, incluindo medies completas da qumica da gua e um registro adequado de todos e cada um dos processos de acondicionamento ou tratamento da gua. Uma investigao detalhada do tratamento da gua pode resultar conveniente, em particular se o prestador de servio da gua (ou seja, o municpio, a autoridade responsvel pelas guas) tem mltiplas fontes. Pode ser necessrio buscar um especialista independente em esterilizao a vapor e qumica da gua para que faa tais determinaes.

Servios e qualidade do vapor na instituio


muito importante que o departamento de engenharia da instituio se envolva de imediato para garantir que os servios ou o fornecimento de insumos do esterilizador sejam, tenham sido e continuem sendo adequados para assegurar o desempenho do equipamento. As variaes nos servios ou insumos (vapor, gua, ar, eletricidade, etc.) so comuns na prtica. Existem variaes segundo a estao. Tambm podem ocorrer variaes nos sistemas de fornecimento devido a mudanas na demanda de carga ao longo do dia de trabalho. Estas variaes podem ultrapassar os limites normais sem impactar a todos os usurios. Por exemplo, o pico da demanda no uso de vapor e gua costuma ocorrer de forma simultnea nos departamentos que iniciam o dia de trabalho no mesmo perodo. muito comum que os sistemas de aquecimento, ventilao e ar condicionado, bem como os departamentos de Lavanderia, Servios de Alimentao e Servios de Esterilizao Central (SEC ou CEYE) demandem vapor e gua ao mesmo tempo. As variaes na qumica do vapor (e/ou da gua) podem ser adequadas para outros usurios, enquanto que representam condies totalmente fora das especificaes para o uso do esterilizador. Como conseqncia, temos que estar conscientes de que qualquer mudana na qumica do vapor e/ou da gua pode ser problemtica. As mudanas drsticas na qumica da gua, com respeito exigncia dos esterilizadores a vapor, podem ocorrer como resultado de flutuaes no fornecimento de gua em momentos de alta demanda de vapor dentro do sistema de distribuio geral. A reviso peridica dos sistemas de distribuio de vapor nas instalaes pode revelar problemas potenciais gerados quando so feitas mudanas no sistema de tubulaes sem uma considerao criteriosa do impacto que essas mudanas tero em usurios de pouco volume, como SEC ou CEYE. Os sistemas de tubulaes para distribuio de vapor tm requisitos de instalao que diferem significativamente dos sistemas de tubulaes para distribuio de gua quente; entretanto, em muitos casos, um mesmo empreiteiro pode instalar ambos. Se o empreiteiro mecnico carece da experincia necessria para instalar e consertar tubulaes de vapor, podem ocorrer grandes problemas.

Resumo
Em ltima instncia, ser sua responsabilidade usar a totalidade ou parte da informao recompilada das fontes antes mencionadas para tomar a deciso mais adequada na resoluo do problema. O mais provvel que este no seja conseqncia de uma nica causa. provvel que uma combinao de diversos fatores tenha contribudo para gerlo. Alguns problemas podem ser resolvidos de imediato, com um custo baixo. Outros fatores podem requerer um importante consumo de tempo, esforo e dinheiro para resolv-los. Documente os resultados do teste Bowie-Dick, os problemas investigados e os resultados, medida que surjam no tempo. Estabelea prioridades para as solues sobre a base que melhor se adapte s suas circunstncias (custo, tempo, planejamento futuro, etc.). Lembre-se de que existem diferentes opes considerando-se a natureza preditiva do teste BowieDick. Lembre-se tambm que o teste Bowie-Dick foi projetado para que voc inicie as aes antes que uma falha catastrfica ocorra. No demore. Corrija o problema imediatamente, antes que precise acudir uma falha de esterilizao!

MANAGING INFECTION CONTROL

Educao e Capacitao
Referncias
1. Associao para o Avano da Instrumentao Mdica. Esterilizao a vapor e assegurao da esterilidade em Instituies de cuidados da sade (ANSI/AAMI ST46, 2002). 2. Associao para o Avano da Instrumentao Mdica. Indicadores Qumicos - Orientao para a seleo, uso e interpretao de resultados (ANSI/AAMI ST60, 1996).

Informao sobre Unidades de Educao Contnua (UEC) de Processos Estreis e Distribuio


Nome do solicitante UEC: Endereo: Cidade: Estado: Pas: CEP.

A CBSPD (Junta de Certificao para Processamento Estril e Distribuio) pr-aprovou este curso de capacitao de uma (1) hora de contato, por um perodo de cinco (5) anos, a partir da data de sua publicao e para ser usado uma nica vez durante o perodo de recertificao. A bem sucedida concluso desta lio e a prova posterior devem ser documentadas pela administrao da instituio e tais registros devero ser guardados pelos indivduos at que seja requerida a recertificao. No envie a lio nem a prova CBSPD.

Formulrio de Solicitao de EC de Enfermagem


Este curso de capacitao da 3M Cuidados da Sade est aprovado pelo Conselho de Enfermeiras Registradas da Califrnia, CEP 5770, como uma hora de contato. Este formulrio vlido por at cinco anos depois da data de publicao.

1. Tire uma fotocpia deste formulrio. 2. Escreva seu nome, endereo e telefone durante o dia, bem como posto/cargo. 3. Inclua seu nmero da Carteira de Trabalho (MTPS) ou seu nmero de licena de enfermagem. Para informaes adicionais com relao a esta certificao, 4. Coloque a data na solicitao e assine. 5. Responda as perguntas de EC. entre em contato com a CBSPD em: 2 Industrial Park Road, 6. Envie este formulrio e a folha de respostas para: Suite 3, Alpha, NJ 08865, ou ligue para 1 908.454.9555 nos Workhorse Publishing Estados Unidos, ou visite www.sterileprocessing.org. Managing Infection Control A IAHCSMM outorgou um (1) ponto de contato pela concluso PO Box 25310, Scottsdale, AZ 85255-9998 desta lio de educao contnua para recertificao 7. Os participantes que obtenham pelo menos uma pontuao IAHCSMM. de 70% recebero um certificado de concluso dentro dos 30 dias seguintes data na qual a Managing Infection Control receba a solicitao.

Solicitao
Preencha a mquina ou a mo: Nome: Endereo: Cidade: Telefone durante o dia: Posto / cargo: Nmero de seguro social ou licena de enfermagem: Data de envio da solicitao: Assinatura: O oferecimento vence em janeiro de 2010. Estado: Pas: CEP.:

MANAGING INFECTION CONTROL

Educao e Capacitao
RESPOSTAS
1. F 2. F 3. V 4. V 5. V 6. F 7. F 8. V 9. F 10. V Charles O. Hancock, fundador e presidente da Charles O. Hancock Associates Inc., assessor da indstria, de hospitais e de governos no campo da Cincia de Esterilizao. reconhecido como um expert internacional numa ampla variedade de temas de esterilizao, que afetam ao setor de dispositivos mdicos, e envolve-se com problemas relacionados com a esterilizao desde que se juntou companhia Old Castle em 1967. O Sr. Hancock membro da AAMI, onde atualmente coopera com diversos subcomits de esterilizao para os Padres de esterilizao trmica e qumica, e co-diretor do Grupo de trabalho de esterilizao a vapor em hospitais. Tambm vicepresidente do Comit Tcnico de Esterilizao da Associao Canadense de Padres (CSA, por sua sigla em ingls) e em 1994 recebeu o Prmio ao Mrito da CSA por sua liderana no desenvolvimento de padres binacionais e internacionais. Dirige o grupo de trabalho da CSA sobre esterilizao a vapor. Tambm, o Sr. Hancock possui certificao da junta em assuntos regulamentares relacionados com a Administrao de Alimentos e Bebidas dos Estados Unidos (FDA); autor de diversos artigos profissionais, captulos e textos, e tem sido orador em numerosas reunies e seminrios profissionais, tanto em nvel nacional como internacional, em temas relacionados com a esterilizao. Pode entrar em contato com o Sr. Hancock atravs do endereo chancock@frontiernet.net.

Glossrio
AAMI ANSI AORN ASHCSP BD CBSPD CEP CSA DDP Associao para o Avano da Instrumentao Mdica Instituto Nacional Norte-Americano de Padres Associao de Enfermeiras Perioperatrias Registradas Sociedade Norte-Americana para Profissionais do Cuidado da Sade de Servio Central Indicadores Bowie-Dick Junta de Certificao para Processamento Estril e Distribuio Prestador de Educao Contnua Comit Tcnico de Esterilizao da Associao de Padres Canadense Dispositivo de Desafio ao Processo

IAHCSMM Associao Internacional de Administrao de Materiais para Servio Central de Cuidados da Sade IB IQ JCAHO SEC ou CEYE Indicadores biolgicos Indicadores qumicos Comisso Conjunta para a Acreditao de Organizaes de Cuidados da Sade Servio de Esterilizao Central

70-2009-9572-1

MANAGING INFECTION CONTROL

Vous aimerez peut-être aussi