Vous êtes sur la page 1sur 2

Saudao inicial do Papa na festa de acolhida em Copacabana

Saudao inicial do Papa Francisco a 25 de julho de 2013, na festa de acolhida dos jovens na praia de Copacabana, no primeiro ato central da JMJ Rio2013 com o Papa Queridos jovens, Boa tarde! Vejo em vocs a beleza do rosto jovem de Cristo e meu corao se enche de alegria! Lembro-me da primeira Jornada Mundial da Juventude a nvel internacional. Foi celebrada em 1987 na Argentina, na minha cidade de Buenos Aires. Guardo vivas na memria estas palavras do Bem-aventurado Joo Paulo II aos jovens: Tenho muita esperana em vocs! Espero, sobretudo, que renovem a fidelidade de vocs a Jesus Cristo e sua cruz redentora (Discurso aos jovens (11 de abril de 1987): Insegnamenti, X/1 (1987), 1261). Antes de continuar, queria lembrar o trgico acidente na Guiana francesa, no qual a jovem Sophie Morinire perdeu a vida, e que deixou outros jovens feridos. Convido-lhes a fazer um minuto de silncio e dirigir ao Senhor a nossa orao por Sophie, pelos feridos e pelos familiares. Este ano, a Jornada volta, pela segunda vez, Amrica Latina. E vocs, jovens, responderam numerosos ao convite do Papa Bento XVI, que lhes convocou para celebr-la. Agradecemos-lhe de todo corao! O meu olhar se estende por esta grande multido: vocs so muitssimos! Vocs vm de todos os continentes! Normalmente vocs esto distantes no somente do ponto de vista geogrfico, mas tambm do ponto de vista existencial, cultural, social, humano. Mas hoje vocs esto aqui, ou melhor, hoje estamos aqui, juntos, unidos para partilhar a f e a alegria do encontro com Cristo, de ser seus discpulos. Nesta semana, o Rio se torna o centro da Igreja, o seu corao vivo e jovem, pois vocs responderam com generosidade e coragem ao convite que Jesus lhes fez de permanecerem com Ele, de serem seus amigos. O trem desta Jornada Mundial da Juventude, veio de longe e atravessou toda a Nao brasileira seguindo as etapas do projeto Bote F. Hoje chegou ao Rio de Janeiro. Do Corcovado, o Cristo Redentor nos abraa e abenoa. Olhando para este mar, para a praia e todos vocs, me vem ao pensamento o momento em que Jesus chamou os primeiros discpulos a segui- lo nas margens do lago de Tiberades. Hoje Jesus ainda pergunta: Voc quer ser meu discpulo? Voc quer ser meu amigo? Voc quer ser testemunha do meu Evangelho? No corao do Ano da F, estas perguntas nos convidam a renovar o nosso compromisso de cristos. Suas famlias e comunidades locais transmitiram a vocs o grande dom da f; Cristo cresceu em vocs. Hoje, vim para lhes confirmar nesta f, a f no Cristo Vivo que mora dentro de vocs; mas vim tambm para ser confirmado pelo entusiasmo da f de vocs!

Sado a todos com muito carinho. A vocs, aqui congregados dos cinco Continentes e, por meio de vocs, a todos os jovens do mundo, particularmente aqueles que no puderam vir ao Rio de Janeiro, mas esto em ligao conosco atravs do rdio, televiso e internet, digo: Bem-vindos a esta grande festa da f! Em vrias partes do mundo, neste mesmo instante, muitos jovens esto reunidos para viver juntos este momento: sintamo-nos unidos uns com os outros, na alegria, na amizade, na f. E tenham a certeza: o meu corao de Pastor abraa a todos com afeto universal. O Cristo Redentor, do alto da montanha do Corcovado, lhes acolhe na Cidade Maravilhosa.

Quero saudar o Presidente do Pontifcio Conselho para os Leigos, estimado Cardeal Estanislau Ryko, e todos aqueles que com ele trabalham. Agradeo a Dom Orani Joo Tempesta, Arcebispo de So Sebastio do Rio de Janeiro, pela cordialidade com que me recebeu e pelo grande trabalho realizado para preparar esta Jornada Mundial da Juventude, junto com as diversas dioceses desse imenso Brasil. Agradeo a todas autoridades nacionais, estaduais e locais, alm de outros envolvidos, para concretizar esse momento nico de celebrao da unidade, da f e da fraternidade. Obrigado aos Irmos no Episcopado, aos sacerdotes, seminaristas, pessoas consagradas e fieis que acompanham os jovens de diferentes partes do nosso planeta, na sua peregrinao rumo a Jesus. A todos e a cada um meu abrao afetuoso no Senhor. Irmos e amigos, bem-vindos vigsima oitava Jornada Mundial da Juventude, nesta cidade maravilhosa do Rio de Janeiro!

Vous aimerez peut-être aussi