Vous êtes sur la page 1sur 12

CQ027 Fundamentos de Qumica Estrutural Turma: Geologia

Prof. Jackson Gois Aula 6 Estrutura do tomo

tomo
Ponto de partida: filosfico, pressuposto, conceitual. Sculos XVII e XVIII: grande quantidade de experimentos trouxe grande quantidade de informaes sobre as transformaes qumicas, mas no sobre a estrutura da matria. Ex. 1: cido sulfrico dissolve zinco e ferro, mas no prata e ouro. Motivo? Ex. 2: porque as massas se conservam numa transformao qumica? Por que diferentes tipos de matria tm composio aparentemente iguais?

Dalton (1776-1844)
Em 1803 (ou 1807) Dalton realizou vrios experimentos, onde observava a proporo de elementos (substncias simples) em um composto. No caso da gua ele sempre encontrava a proporo de 8g de oxignio para 1g de hidrognio. Em outro composto, ele encontrou a proporo de 16g de oxignio para 1g de hidrognio. Baseado nesse tipo de dados, ele props uma hiptese atmica. Ele ressuscitou a concepo grega de tomo:

Dalton
Toda a matria composta por tomos. tomos so permanentes e indivisveis. tomos de um mesmo elemento qumico so idnticos em todas as suas propriedades. tomos de diferentes elementos tm massas diferentes. Compostos qumicos so formados por tomos de dois ou mais elementos em uma proporo fixa. As transformaes qumicas so uma combinao, separao ou rearranjo de tomos.

Dalton
Para Dalton o tomo era uma esfera perfeita e macia, do tipo bola de bilhar. O que deu certo: suas ideias ajudaram a explicar a conservao das massas nas transformaes qumicas, e a composio fixa dos compostos. O que no deu to certo: Definio moderna de elemento: substncia formada por um mesmo tipo atmico (exemplo: elemento qumico 110, artificial, fabricado com apenas 2 tomos e por uma pequena frao de segundo). tomos so formados por partculas subatmicas (prtons etc.). Nem todos os tomos de um mesmo elemento so idnticos (istopos). Distino entre tomo e molcula.

Matria e eletricidade
Evidncias: 1 Primeiros experimentos de decomposio da gua por eletrlise em 1800 (Nicholson e Carlisle): h relao entre a matria e a eletricidade. 2 Experimentos de Davy e Faraday (1832) que so conhecidas como leis de Faraday (quantidade de produto formado em uma eletrlise depende da quantidade de eletricidade e da identidade dos compostos). 3 Ampola de Crookes (1950). Requer alta voltagem (20.000 volts) e baixa presso. Evidncia de partculas que deixam o ctodo (-) na direo do nodo (+). A evidncia de que se trata de uma partcula, e no de um raio, que essas espcies viajam em linha reta.

Thomson (1856-1940)
Mostrou que as partculas dos raios catdicos so carregadas negativamente, colocando uma placa metlica carregada positivamente ao lado de uma ampola de Crookes. Hoje se utiliza campos magnticos para fazer esse desvio. Mostrou que as partculas eram sempre as mesmas, independente do metal usado no ctodo. A concluso que essas partculas constituam todos os tomos. As partculas foram chamadas de eltrons.

Conseguiu medir a relao entre a carga e a massa do eltron.

Millikan (1868-1953)
Projetou um equipamento engenhoso onde podia medir a massa de pequenas gotas de leo, observando a velocidade com que elas caam em uma cmara contendo partculas de gs ionizado que se uniam s gotas de leo. Ele aplicava um campo eltrico que atraa as gotas para cima. Sabendo o valor do campo eltrico necessrio para contrabalancear a fora da gravidade, ele determinou o valor da carga das partculas. Mas as gotculas de leo podiam suportar mais de um eltron, ento ele tomou a carga do eltron como sendo o menor incremento de carga entre as gotculas (1,6x10-19 C). A massa do eltron foi calculada usando a relao carga/massa de Thomson, chegando ao valor de 9,1x10-31 Kg.

O tomo de Thomson
Sabendo:
O volume e o raio de um tomo (aprox. 10-8 cm); Os tomos so eletricamente neutros, portanto devem ter tambm carga positiva; A massa do eltron muito pequena em relao ao tomo.

De posse desse dados Thomson sugeriu que um tomo poderia ser uma esfera carregada positivamente, onde os eltrons esto incrustados. Com isso, seria fcil remover alguns eltrons. Mais tarde, Thomson postulou que os eltrons estavam organizados em anis.

Rutherford (1871-1937)
Ser que a carga positiva do tomo estava realmente em uma bolha gelatinosa espalhada por todo o tomo? Rutherford sabia que elementos radioativos emitiam feixes de partculas com carga positiva (partculas alfa). Ele pediu a dois estudantes (Hans Geiger e Ernst Marsden) que atirassem partculas alfa (radnio) contra uma folha de platina extremamente fina. Se a proposta de Thomson estivesse certa, TODAS as partculas deveriam passar ou ser levemente desviadas. Observaram que QUASE TODAS as partculas passavam, onde 1 em 20.000 retornavam ou sofriam um desvio maior que 90o. Resultado: existe uma densa carga positiva central circulada por um volume de espao quase vazio. As partculas positivas foram chamadas de prtons.

Bohr (1885-1962)
Problema no modelo de Rutherford: Massa positiva no centro do tomo e eltrons ao redor resulta em instabilidade e possvel colapso atmico! Tanto parado quando em movimento circular haviam srios problemas nesse modelo. As leis do eletromagnetismo apontam que uma carga negativa em movimento circular resulta em emisso de luz e dissipao de energia. Aplicou a teoria quntica de energia desenvolvida por Max Planck em 1900.

Bohr
1 No tomo, somente permitido ao eltron estar em certos estados estacionrios, sendo que cada um deles possui uma energia fixa e definitiva. 2 Quando um tomo estiver em um desses estados, ele no pode emitir luz. No entanto, quando o tomo passar de um estado de alta energia para um estado de menor energia h emisso de um quantum de radiao, cuja energia igual a diferena de energia entre os dois estados. 3 Se o tomo estiver em qualquer um dos estados estacionrios, o eltron se movimenta descrevendo uma rbita circular em volta do ncleo.

Vous aimerez peut-être aussi