Vous êtes sur la page 1sur 27

Unidade II Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

Organizadoras: Lzara Cristina da Silva Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

SUMRIO

1.

Introduo ao estudo das Polticas Pblicas de educao de pessoas surdas

2. Conhecendo um pouco da histria da educao dos surdos brasileiros 2.1. Iniciando a conversa 2.2. Conhecendo o INES 2.3. Visita Gallaudet 2.4. Conhecendo a Feneis 2.5. Conhecendo outras Instituies

3. A legislao internacional e a Educao das Pessoas Surdas 3.1. Conhecendo os documentos internacionais: A Declarao de Salamanca 3.2. Conhecendo outros documentos internacionais sobre incluso: a Declarao Internacional de Montreal e o Decreto n. 3956 3.3. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional 3.4. Educao inclusiva x Educao especial 3.5. Aprofundando os conhecimentos sobre a LDB 3.6. Ampliando nosso olhar para a educao inclusiva e especial 3.7. A formao de professores e a LDB

4. Diretrizes Nacionais da Educao Especial 4.1. Conhecendo um pouco mais as Diretrizes Nacionais da Educao Especial 4.2. O Decreto n. 5.626 e a educao das pessoas surdas 4.3. Entendendo o Decreto 5.626 4.4. Explorando o Decreto da Lei de Libras 4.5. Da garantia educao 4.6 Fechando algumas questes

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

UNIDADE II Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

Apresentao dos autores da Unidade Lzara Cristina da Silva - Possui Graduao em Pedagogia pelo Centro Universitrio do Tringulo (1994), Especializao em Especializao Em Poltica Planejamento e Gesto pelo Centro Universitrio do Tringulo (1995), Mestrado em Educao pela Universidade de Braslia (1998) e Doutorado em Educao pela Universidade Federal de Uberlndia (2009). Atualmente professora Assistente da Universidade Federal de Uberlndia (UFU) e membro de corpo editorial da Revista de Educao Popular (Impresso). Tem experincia na rea de Educao, com nfase em Ensino-Aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: Incluso Escolar, Poltica Pblica Educacional, Formao do Professor. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Polticas e Prticas em Educao Especial. Cristina Brglia Feitosa de Lacerda Possui Graduao em Fonoaudiologia pela Universidade de So Paulo (1984), Mestrado em Educao pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutorado em Educao pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente, Professora Adjunto II da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educao Especial e no Programa de Ps-Graduao em Educao Especial - PPGEEs. Tem experincia na rea da Fonoaudiologia com nfase em Surdez, e atua na rea educacional desde 1996. Coordenou por 5 anos o Programa de Educao Inclusiva Bilngue junto rede municipal de ensino em Piracicaba e, atualmente, coordena o Programa de Educao Inclusiva Bilngue na rede municipal de ensino de Campinas. Concluiu o Ps-Doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR ROMA) em 2003. Trabalha como Consultora em diversas agncias de fomento, e assessora a rea de surdez. Vilma Aparecida de Souza - Atualmente aluna do Curso de Doutorado em Educao do Programa de Ps-Graduao da Universidade Federal de Uberlndia (UFU), na linha de pesquisa Poltica e Gesto em Educao. Concluiu a Graduao em Pedagogia em 2000 e o Mestrado em Educao em 2006, nessa mesma universidade. Fez Ps-Graduao Lato Sensu em Psicopedagogia (2001) e em Tecnologias Digitais Aplicadas Educao (2007). Professora Assistente no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlndia, Faculdade de Cincias Integradas do Pontal (FACIP). Tem experincia na Educao Bsica e Superior. Atua principalmente nas seguintes reas: Poltica e Gesto em Educao, Polticas de Educao Inclusiva e Especial, Alfabetizao, Formao e Trabalho Docente. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Polticas e Prticas em Educao Especial.

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

CAPTULO I Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas Lzara Cristina da Silva Cristina Brglia Feitosa de Lacerda Vilma Aparecida de Souza

Sejam bem-vindos(as) segunda unidade de nosso curso. Nesta segunda parte, vamos estudar sobre as Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas educao de pessoas surdas. 1. Introduo ao estudo das Polticas Pblicas de Educao de Pessoas Surdas

As pessoas surdas enfrentam dificuldades de insero educacional, em grande parte, decorrentes das condies de comunicao. No ambiente escolar essas dificuldades encontram-se presentes: na falta de capacitao dos professores e demais profissionais da educao; no pouco conhecimento de estratgias metodolgicas adequadas a um ensino que respeite as peculiaridades do sujeito surdo; no desconhecimento da Lngua Brasileira de Sinais (Libras).

Sabemos que esses entraves dificultam a realizao de prticas educativas significativas ao processo de escolarizao de alunos surdos e tambm acabam por restringir a participao deles na sociedade. Frente crescente demanda de alunos surdos nas escolas brasileiras, torna-se urgente a necessidade de se preparar profissionais para trabalhar com esses aprendizes. Historicamente, nem sempre essas preocupaes estiveram presentes no espao escolar. As dificuldades e necessidades peculiares a essas pessoas no faziam parte da formao e nem dos debates educacionais.

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

Atividade 1 - Dirio de Bordo Agora, vamos ao Dirio de Bordo. Neste ambiente virtual registre suas reflexes em relao s questes abaixo relacionadas: O que voc pensa sobre as dificuldades enfrentadas na educao das pessoas surdas? Onde se discutiam essas questes? Onde estavam as pessoas surdas? Como elas eram escolarizadas? Atividade 2 - Vamos ao nosso Frum O processo de educao das pessoas surdas exige muita dedicao e uma formao adequada dos profissionais envolvidos no cotidiano escolar. O que voc conhece e pensa sobre esse processo? Vamos trocar ideias com os nossos colegas de turma no Frum! No se preocupe com o debate terico. Neste espao poderemos expressar nossas opinies, medos e expectativas. No decorrer do curso teremos outros momentos para construirmos novos conhecimentos apoiados em estudiosos sobre o assunto.

2. Conhecendo um pouco da histria da educao dos surdos brasileiros Historicamente, a educao das pessoas surdas habitou o espao da Educao Especial, onde elas eram escolarizadas e consideradas pessoas com retardo mental e, por isso, no possuam direitos civis, religiosos, polticos etc. Alm disso, eram vistas como pessoas altamente dependentes de suas famlias. Vamos conhecer rapidamente a histria da educao dos surdos no Brasil para depois entendermos as orientaes e posicionamentos legais existentes atualmente para a educao das pessoas surdas no Brasil. Esperamos que voc realize um proveitoso passeio!

2.1. Iniciando a conversa Em relao educao de pessoas surdas no Brasil, as primeiras informaes datam de 1855, quando chegou ao pas o professor francs Hernest Huet, que era surdo. Veio a convite do imperador D. Pedro II para trabalhar na educao de duas crianas surdas. Em 26 de setembro de 1857, foi fundada a instituio que recebeu, na poca, o nome de Imperial Instituto de Surdos-Mudos que, atualmente, tem o nome de Instituto Nacional de Educao de Surdos - INES (Cf. GOLDFELD, 1997; SOARES, 1999). No incio de seu funcionamento, o Instituto foi um asilo onde s eram aceitas pessoas do sexo masculino que fossem surdas. Esse Instituto acolhia surdos de todos os lugares do pas que eram abandonados pelas suas famlias. Desde ento os surdos no Brasil passaram a contar com o apoio de uma escola especializada para a sua educao. Nesse instituto, inicialmente, foram feitas tentativas de se criar a Lngua Brasileira de Sinais (Libras), que na

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

poca era uma somatria da Lngua de Sinais Francesa com outros sistemas de comunicao j usados pelos surdos das mais diversas localidades brasileiras. Posteriormente, a partir de meados da dcada de 1940, tambm no INES, se instaurou por longos anos o oralismo.

CURIOSIDADE: A carta de intenes do professor surdo francs Hernest Huet da fundao do Instituto dirigida ao Imperador D. Pedro II encontra-se no Museu Imperial de Petrpolis - Estado do Rio de Janeiro.

2.2. Conhecendo o INES A partir do final da dcada de 1990, a Libras vem lentamente conquistando seu espao enquanto ferramenta de comunicao, ensino e aprendizagem no INES. Atualmente, o Instituto um Centro Nacional de Referncia na rea da surdez, sendo a Lngua Brasileira de Sinais (Libras), nesta instituio, reconhecida e respeitada como primeira lngua. O Instituto ministra a Lngua Portuguesa como segunda lngua.

Voc j ouviu falar do INES? Clique no link a seguir para conhecer um pouco mais sobre esse instituto.

http://www.ines.gov.br

Atividade 3 - Dirio de Bordo Gostaram do passeio virtual? Agora, retorne ao Dirio de Bordo e d sua opinio sobre o INES. No se esquea de contar sobre os aspectos que mais lhe chamaram a ateno. Isso ir despertar a curiosidade daquele que no realizar o passeio.

Atividade 4 - Dirio de Bordo Voc pode conhecer essa importante instituio que vem colaborando com a educao das pessoas surdas no Brasil nos ltimos 150 anos. No site do INES visite o cone que conta a sua histria e, depois, conte-nos de forma resumida, com suas palavras, a histria do INES em seu Dirio de Bordo.

Atividade 5 - Dirio de Bordo Ao visitar o site do INES, voc pode ver os servios on-line que esto disponveis. Retorne sua visita e v at a biblioteca do Instituto, procure ver os livros que esto disponibilizados, leia os textos que julgar importante.

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

Neste momento, voc conhecer os textos e, futuramente, em nosso curso voc poder estudar os textos desta biblioteca. Agora v ao seu Dirio de Bordo e fale-nos desses servios, da biblioteca e do Frum. O que achou desta experincia? Atividade 6 - Dirio de Bordo Agora o momento de conhecermos um espao especial criado no INES: O Mundo Surdo. Visite esse espao no site do INES. Explore todos os cones presentes na barra de ferramentas que aparece na parte superior da tela. V novamente ao seu Dirio de Bordo e registre: O que voc descobriu de interessante e novo nesse espao? Vamos partilhar? Conte-nos o que aprendeu no espao do INES: O Mundo Surdo. Atividade 7 - Dirio de Bordo Conhea tambm o espao de publicaes do site do INES. Este um espao em que voc poder encontrar leituras importantes. No se esquea de registrar o que descobriu em seu Dirio de Bordo. l que voc vai construir suas impresses e realizar suas reflexes. Atividade 8 - Vamos ao Frum Bem pessoal, pelo que vocs viram, o INES atualmente continua representando um importante aliado na educao das pessoas surdas do Brasil. No seu portal eletrnico, encontramos cursos on-line, e muitas ferramentas que, no conjunto, contribuem com a formao dos profissionais de todo o pas que trabalham na educao de pessoas surdas. Voc j havia visitado o portal do INES? O que voc achou desta instituio? Apresente aos colegas de sua turma suas impresses sobre essa valiosa instituio.

2.3. Visita Gallaudet

Vamos realizar um passeio virtual pela Gallaudet University Visita Gallaudet : www.gallaudet.edu A University Gallaudet a nica Universidade no mundo que possui direo assumida por surdos. Divulgava a filosofia da comunicao total, posteriormente, aderiu ao bilinguismo que utiliza a ASL (Lngua Americana de Sinais). Em 1986, a Lngua de Sinais passou a ser defendida no Brasil por profissionais influenciados pelos estudos divulgados pela Universidade Gallaudet .

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

Nessa mesma poca, a Lngua de Sinais utilizada pelos surdos das capitais do Brasil foi denominada pelas siglas LSCB - Lngua de Sinais dos Centros Urbanos Brasileiros.

LEITURA INDICADA: Conhea mais sobre a Lngua de Sinais Brasileira lendo o texto: FERNANDES, Edicla Mascarenhas; ORRICA, Helio. Poltica lingustica para comunidades surdas do texto da lei s prticas pedaggicas. Cadernos. CNLF, Srie X, n. 6. Disponvel em: http://www.filologia.org.br/xcnlf/7/16.htm

Tambm foi descoberta pelo linguista americano do Summer Institute e, posteriormente, pesquisada pela doutora Lucinda Ferreira Brito, a existncia de outra lngua de sinais no Brasil, a LSUK (Lngua de Sinais dos ndios Urubus-Kaapor).

2.4. Conhecendo a Feneis Acesse o endereo eletrnico para conhecer a Federal Nacional de Educao Integrao dos Surdos (Feneis): http://www.feneis.com.br/page/index.asp

Continuemos nosso passeio pela Histria Educacional dos Surdos. Consideramos importante apresentar a Feneis pelo fato dessa instituio representar historicamente uma forte aliada poltica na luta pela legitimao da comunidade surda no Brasil, inclusive no campo da educao. A Federao Nacional de Educao e Integrao dos Surdos (Feneis) foi criada no dia 16 de maio de 1987. considerada a entidade mxima representativa dos surdos que trabalha em prol da Sociedade Surda, garantindo a defesa dos direitos lingusticos e culturais dessa populao e propagando a importncia da Lngua Brasileira de Sinais (Libras) como meio natural de comunicao de pessoas surdas. Dentre os principais objetivos da Feneis, podemos destacar os seguintes:

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

Promover a incluso dos profissionais surdos no mercado de trabalho e preocupar-se com as necessidades das pessoas surdas, visando garantir-lhes dignidade dentro da sociedade; Realizar pesquisas para a sistematizao e padronizao do ensino de Libras para ouvintes; Publicar os resultados das pesquisas, dentre outros. A Feneis filiada Federao Mundial dos Surdos, que tem sede administrativa em Helsinki - Finlndia. Essa instituio mantm relaes diretas com: ONU Organizao das Naes Unidas; UNESCO - Organizao Educacional, Cientfica e Cultural das Naes Unidas; ECOSOC - Conselho Social Econmico; OMS Organizao Mundial da Sade; OEA Organizao dos Estados Americanos; OIT Organizao Internacional do Trabalho.

Atividade 09 e 10 - Dirio e Frum Vamos registrar nossas impresses sobre Feneis em nosso Dirio de Bordo. Voc sabe indicar qual a Unidade da Feneis mais prxima de sua cidade? Conhea um pouco de histria desse instituto e a compartilhe o que voc aprendeu com seus colegas de turma no Frum. Convm esclarecer que a Feneis uma instituio com carter eminentemente poltico. Diante dessa informao, discuta sobre a importncia de uma instituio dessa natureza para a abertura de novas possibilidades educacionais e sociais em prol de um grupo de pessoas marginalizadas, como o exemplo da comunidade surda. Atividade 11 - Dirio de Bordo Ao longo deste captulo voc ficou conhecendo instituies que trabalham em prol das pessoas surdas. Agora, de acordo com suas experincias, registre no Dirio de Bordo o que mais poderia ser feito, em termos educacionais, para ajudar essas pessoas.

2.5. Conhecendo outras Instituies No sculo XX, houve um aumento significativo de escolas para surdos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Vejamos: Escola Concrdia - Porto Alegre/RS; Escola de Surdos de Vitria - Vitria/ES; Instituto Santa Terezinha para meninas surdas - So Paulo/SP; Centro de audio e Linguagem Ludovico Pavoni - CEAL/LP - Braslia/DF.

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

Pesquise sobre essas escolas e registre no Dirio de Bordo o que voc achou mais interessante em cada uma delas.

Para saber mais acesse os endereos: http://www.institutosantateresinha.org.br/ http://www.csj.org.br/pavonianos.asp

3. A legislao internacional e a Educao das Pessoas Surdas Como voc pode perceber, com o passar do tempo a realidade dos surdos foi se modificando lentamente. A partir de agora, vamos conhecer a legislao que fundamenta as Polticas Educacionais destinadas educao das pessoas surdas. Precisamos demarcar um recorte na histria. Por essa razo, definimos que iremos comear nossas discusses a partir da dcada de 1990. No Brasil, as modificaes no campo educacional sofreram influncias de orientaes internacionais, como as da Declarao Mundial sobre Educao para Todos, elaborada na Conferncia de Jomtien, na Tailndia, realizada no perodo de 05 a 09 de maro de 1990. A partir da elaborao desse documento que se iniciou o debate sobre a Educao Inclusiva e os pases que participaram dessa conferncia comearam a se organizar para tornar real o direito de TODOS frequentarem a educao regular.

Para conhecer esse documento, visite o endereo eletrnico http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf

Atividade 12 - Frum Como voc pode ver, a legislao internacional e a Educao das Pessoas Surdas foi se modificando lentamente. Vamos comear a conhecer a legislao que fundamenta as Polticas Educacionais destinadas educao das pessoas surdas. Para isso, precisamos demarcar um recorte na histria. Assim, definimos que iremos comear nossas discusses a partir da dcada de 1990.

10

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

No Brasil, essas modificaes no campo educacional sofreram influncias de orientaes internacionais, como as da Declarao Mundial sobre Educao para Todos, elaborada na Conferncia de Jomtien, na Tailndia, realizada no perodo de 05 a 09 de maro de 1990. Com este documento se inicia o debate da Educao Inclusiva. A partir desta conferncia os pases comeam a se organizar para tornar real o direito de TODOS estarem na educao regular. Atividade 13 - Dirio de Bordo Leia a Declarao Mundial sobre Educao para Todos e d sua opinio sobre as ideias abordadas nesse documento. No seu Dirio faa um resumo dos pontos que voc considera mais importantes nesse documento. Atividade 14 - Vamos ao nosso Frum sempre bom trocarmos ideias. hora de fazermos mais um Frum. A Declarao Mundial sobre Educao para Todos considerada um marco histrico para as propostas de Educao Inclusiva. Vamos compartilhar as reflexes sobre as orientaes presentes neste documento com os companheiros de turma.

3.1. Conhecendo os documentos internacionais: A Declarao de Salamanca Depois da Conferncia de Jomtien, na Tailndia, foi organizada outra reunio tambm de natureza internacional, envolvendo pases de todos os continentes. Essa conferncia aconteceu em Salamanca, Espanha, entre 07 e 10 de junho de 1994, e contou com a representao de 88 governos e 25 organizaes internacionais em assemblia, na qual se reafirmou o compromisso com a Educao para Todos defendida em Jomtiem. Os participantes dessa conferncia reconheceram a necessidade e a urgncia de se providenciar educao para as crianas, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino. Os delegados da Conferncia Mundial de Educao Especial ainda reendossaram a estrutura de Ao em Educao Especial, em que, pelo esprito de cujas provises e recomendaes governo e organizaes sejam guiados. (DECLARAO DE SALAMANCA, 1994, p. 01). Esse documento reconhecido mundialmente e a partir dele as discusses sobre a Educao Especial tomaram outro caminho, a saber: 1. A Educao Especial passou a ser entendida enquanto modalidade de ensino, que no substitui a educao comum, regular, mas que permeia todos os sistemas de ensino. 2. Assume-se coletivamente o direito de todos de estar na escola regular, princpio bsico da Educao Inclusiva.

Diante do que apresentamos acima, sem dvida, podemos afirmar que preciso conhecer esse documento. Para conhecer, na ntegra, a Declarao de Salamanca, acesse o endereo eletrnico: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

11

Atividade 15 - Dirio de Bordo O que voc achou das ideias abordadas neste documento? Ele muito importante, no ? Como vocs perceberam, ele influenciou diretamente as leis elaboradas depois de sua assinatura e publicao. Assim, vamos ao nosso Dirio de Bordo registrar nossas reflexes sobre a Declarao de Salamanca. O que diz a Declarao de Salamanca que pode ser aplicado diretamente na educao das pessoas surdas?

Atividade 16 - Frum Caro aluno, continuemos nosso debate! No possvel discutir os iderios da Educao Inclusiva sem nos remetermos Declarao de Salamanca. Este documento se tornou um importante aliado internacional nas lutas pelo direito de todos educao. Vamos conversar com nossos colegas de turma sobre este importante documento. Para tanto, apresente sucintamente os pontos que voc considera chaves neste documento.

3.2. Conhecendo outros documentos internacionais sobre incluso: a Declarao Internacional de Montreal e o Decreto n. 3956 Outro documento internacional de relevncia na rea a Declarao Internacional de Montreal sobre Incluso, aprovado em 05 de junho de 2001 pelo Congresso Internacional "Sociedade Inclusiva", realizado em Montreal, Quebec, Canad. O documento destaca como pr-requisito indispensvel aos direitos humanos o acesso igualitrio a todos os espaos da vida sejam quais forem: culturais, sociais, polticos, econmicos e educacionais. Refora a necessidade de unio de esforos internacionais para a construo de uma sociedade inclusiva, objetivo premente do documento. Posteriormente, ainda em 2001, aconteceu a Conveno Interamericana para a Eliminao de todas as formas de Discriminao contra as Pessoas Portadoras de Deficincia realizada na Guatemala, publicada no Brasil por meio do Decreto n. 3.956, de 08 de outubro de 2001. Vamos conhecer detalhadamente esses documentos?

Para saber mais acesse os endereos: Declarao Internacional de Montreal http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec_inclu.pdf Declarao de Guatemala http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/guatemala.pdf

12

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

Atividade 17 - Dirio de Bordo O que voc achou das ideias abordadas nestes documentos? Registre seus posicionamentos no Dirio de Bordo.

Atividade 18 Frum Continuemos nosso debate sobre a Declarao de Montreal sobre incluso, e sobre a Conveno Interamericana para a eliminao de todas as formas de discriminao contra as Pessoas Portadoras de Deficincia realizada na Guatemala. Socialize, no Frum, os aspectos desses documentos que voc considera determinantes para a construo de uma viso sobre Educao Inclusiva.

Atividade 19 Frum O Tutor conduzir o Frum, considerando os estudos realizados at o momento sobre as legislaes internacionais. A turma debater acerca dos conceitos e informaes que teve acesso nestes documentos. Para tanto, antes do Frum, anote os pontos principais apresentados at este momento (no seu caderno de estudos ou mesmo num arquivo em seu computador) e tambm as suas dvidas para san-las com seu Tutor. Feito isso, escreva um relato sobre o que foi tratado. Conte-nos como foi a experincia de conhecer um pouco mais sobre o contedo destes documentos.

4. A Legislao Nacional 4.1 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional

Voc deve estar se perguntando, por que a questo da escolarizao das pessoas surdas precisa de um tratamento singular dentro da Educao Especial? Vamos pensar no assunto?

Podemos afirmar que todos esses documentos internacionais influenciaram a elaborao de nossas leis e aes educacionais de natureza poltica e organizacional. A escola, a formao de professores, ou seja, os espaos e as relaes de ensino e de aprendizagem precisam ser repensados. A primeira lei mxima educacional brasileira elaborada aps a Conferncia de Jomtien foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n. 9394, de dezembro de 1996. Esta lei considerada inclusiva, pois garante a TODOS o direito de frequentar a escola. No que se refere legislao dirigida Educao Especial, publicada na ltima dcada, destacaremos o que h de mais relevante sobre a questo da surdez. Dois documentos especficos a Lei Libras n. 10436/02 e o Decreto n. 5.626/05 so fundamentais para garantir os direitos das pessoas surdas, especialmente na rea da educao. Deles, decorreram aes que impactaram, e ainda esto impactando, as comunidades surdas de forma geral em todo o Brasil.

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

13

Esse fato, no entanto, no pode ser compreendido de forma isolada: h um contexto social de forte organizao da populao interessada pelas questes das comunidades surdas, bem como o avano dos debates relativos singularidade lingustica dessa comunidade. O nvel de organizao que encontramos entre as entidades que se dedicam s questes relevantes s pessoas surdas (Federao Nacional de Educao e Integrao dos Surdos (Feneis), Associaes de Surdos, pesquisas sobre a Lngua Brasileira de Sinais entre outras) no o mesmo verificado nas demais demandas da Educao Especial, o que justificaria um conjunto de aes bastante focalizado neste grupo (SALERNO, 2006; PINTO, 2007). Assim, as questes relativas aos suportes de aprendizagens bsicos para os processos de escolarizao dos estudantes surdos pertencem rea da Educao Especial. Entretanto, h um consenso entre as pessoas, que fazem parte do grupo de surdos, de que as questes relacionadas escolarizao no devem estar na abrangncia da Educao Especial. Porm, de acordo com a legislao suas especificidades so inerentes a essa rea. Nesse sentido, cria-se uma tenso, entre o que especfico da escolarizao desse grupo de estudantes e o que geral, destinado a todos aqueles atendidos pela Educao Especial. As polticas pblicas tendem a ser amplas para as maiorias, todavia, neste caso, fundamental defender polticas atentas, ao mesmo tempo, s questes gerais e s singularidades para que o grupo das pessoas surdas no seja penalizado. Neste sentido, cabe-nos aqui focalizar, ento, aspectos das caractersticas singulares que pedem atendimento diferenciado para a rea da surdez, marcados fortemente pela questo da lngua de acesso e pelas estratgias de ensino necessrias a esse grupo. O desenvolvimento da linguagem no ser humano tem incio logo aps seu nascimento, a partir da interao do beb com as pessoas ao seu redor. Tal processo de interao tem papel fundamental no desenvolvimento dos seres sociais (VYGOTSKY, 2000). Sendo assim, a criana ouvinte tem a oportunidade de conviver com a lngua utilizada por sua famlia, adquirindo-a, o que favorece ao seu desenvolvimento, enquanto a criana surda no tem a possibilidade dessa aquisio, pois, na maioria das vezes, no tem acesso lngua utilizada por seus pais (LACERDA, 2002). Dessa forma, frequente crianas surdas se tornarem isoladas do mundo pela falta de comunicao, e essa reduo significativa de interaes implica um atraso na linguagem, fazendo com que ocorra uma defasagem em seus processos de interao social e escolarizao, justamente por no contarem com conhecimentos esperados para sua idade. As pessoas surdas, nas mais diversas regies do mundo, quando em contato entre si desenvolvem uma lngua prpria, viso-gestual, capaz de atender s necessidades de interao, comunicao e constituio dos seres humanos. Com base nessa experincia, estudiosos em suas comunidades surdas vm defendendo uma abordagem bilngue de atendimento pessoa surda, cujo pressuposto bsico que o surdo aprenda primeiramente a Lngua de Sinais como sua lngua de domnio e, com base nessa lngua, adquira e/ou aprenda a lngua de seu pas (lngua oral), que ser sua segunda lngua (LACERDA, 2003; LACERDA & BERNARDINO, 2008). Trata-se da questo do acesso Lngua de Sinais, questo premente no atendimento educacional criana surda. A legislao, que ser analisada posteriormente, aponta para esse fato e demanda uma complexa rede de aes para que se efetive uma poltica de Educao Inclusiva Bilngue para surdos em nosso pas. Antes de analisarmos essa legislao e para entendemos essa questo, vamos recuperar um pouco dos acontecimentos que vinham/vm ocorrendo nos processos de escolarizao de alunos surdos. Por um lado, esto alguns alunos surdos que vieram de experincias escolares em que frequentavam ou no classes especiais. Em alguns contextos, essa uma experincia bastante positiva, pois so escolas que assumem a Libras como lngua de instruo e desenvolvem um bom trabalho na perspectiva bilngue. Contudo, essa a realidade de um nmero reduzido de instituies. Por outro lado, esto aqueles que frequentam escolas para surdos, e/ou classes especiais com currculos diminutos, nos quais a lngua de sinais pouco ou nada valorizada e os alunos no experimentam situaes de ensino favorveis, o que gera resultados precrios ao final de sua escolarizao. Em muitas dessas escolas, o aluno surdo visto como se fosse ouvinte, j que capaz de ler os lbios e falar, sendo que poucas adaptaes so realizadas considerando suas necessidades para o aprendizado. Outros alunos surdos tm frequentado escolas regulares em classes de alunos ouvintes, so os chamados

14

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

surdos includos. Infelizmente, tambm nesses casos, via de regra, o aluno surdo visto como ouvinte que deve acompanhar os contedos preparados/pensados para as crianas ouvintes, sem o uso de qualquer metodologia apropriada para que sua aprendizagem acontea. Em geral, tornam-se excelentes copistas, mas aps vrios anos de escolarizao, apresentam dificuldades em relao aquisio de conhecimentos de maneira geral, bem como no uso da linguagem escrita. Nesse sentido, Polticas de Educao Especial voltadas ao alunado surdo so fundamentais porque suas dificuldades de aprendizagem no so inerentes condio de surdez. Em geral, as prticas especficas tornam-se secundrias, apenas auxiliando prticas pedaggicas equivocadas, com propostas educacionais, que embora tenham como objetivo proporcionar o desenvolvimento pleno do aluno, lhes tem causado uma srie de limitaes, uma vez que, por no considerarem sua condio lingustica singular, teimam em ensinar os alunos surdos com as mesmas estratgias usadas para alunos ouvintes e, vale ressaltar, essa abordagem d poucos resultados. Ao final da escolarizao fundamental (no alcanada por muitos), os alunos surdos no so leitores e nem escritores autnomos e tambm no dominam adequadamente os contedos acadmicos. Ento, na perspectiva da Educao Inclusiva como enfrentar essa realidade? Poucos so os projetos efetivos de ensino de Libras para alunos surdos, ouvintes e educadores. So precrias as condies de formao e de elaborao de um Projeto Escolar de educao que leve em considerao as necessidades especficas de alunos surdos, quando se pensa na realidade vivenciada na maior parte dos municpios brasileiros. Quando consideramos a situao de grandes centros populacionais, vislumbramos uma realidade um pouco diferente, pois temos a presena da Lngua de Sinais em apenas alguns espaos educacionais. Para a transformao desta realidade, necessrio o estabelecimento real de um projeto de Educao Bilngue, que contemple o desenvolvimento pleno de linguagem dos alunos surdos, contato efetivo com a comunidade surda, para possibilitar fluncia em Lngua de Sinais, base fundamental para a aquisio de conceitos e conhecimentos, contato com aspectos culturais da comunidade surda e providncias, para que o acesso a segunda lngua, lngua da comunidade ouvinte em sua modalidade escrita, se d com base nos conhecimentos adquiridos por meio da lngua de sinais. Em muitos pases, esse projeto foi viabilizado com a criao de Escolas Bilngues para Surdos (Sucia, Dinamarca, Finlndia entre outros, ver MOURA et al., 2008) em toda a educao bsica, permitindo, assim, que o aluno surdo construa seus conhecimentos educacionais fundamentais em sua lngua de domnio. J em nosso pas, a poltica se dirige para a perspectiva da Educao Inclusiva, assumida tambm por vrios pases (Itlia, Espanha, Frana entre outros), cuja meta maior no deixar nenhum aluno fora do ensino regular. A perspectiva assumida a de que a escola que deve se adaptar ao aluno, e no ao contrrio. Para tanto, necessrio que a escola se comprometa em educar cada criana, criando uma pedagogia da diversidade: cada criana importante para a riqueza do todo. A escola precisa ser criativa buscando solues para a manuteno do aluno no espao de sala de aula, mas isso precisa ser realizado de forma que se obtenha resultados acadmicos e sociais satisfatrios, afinal de contas o aluno surdo enfrentar o mercado de trabalho e os sistemas de seleo (exames, concursos, vestibulares) como os demais brasileiros. Assim, para a criana surda, os resultados satisfatrios s podem ser alcanados se no espao escolar for contemplada sua condio lingustica, cultural e curricular especiais. Contudo, nem sempre so prticas guiadas por essas premissas que vemos serem implantadas, j que muitos estados e municpios tm realizado uma incluso pouco cuidadosa, por fora de lei, gerando uma incluso sem um cuidado especial. Portanto, a proposta deste curso de formao fazer com que os professores participantes fiquem mais atentos em relao s propostas educacionais que esto sendo implantadas, e sejam capazes de romper com a histria de excluso dos alunos surdos, para construrem uma educao de qualidade para essas pessoas. Agora, como havamos prometido anteriormente, apresentaremos a legislao dirigida Educao Especial, para podermos compreender o universo da escolarizao das pessoas surdas, bem como das demais pessoas com alguma deficincia no Brasil. Como dissemos anteriormente, os documentos internacionais influenciaram a elaborao de nossas leis e aes educacionais de natureza poltica e organizacional. Assim, voltamos a frisar que a escola, a formao

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

15

de professores para atuar nessas escolas, ou seja, os espaos e as relaes de ensino e de aprendizagem precisam ser repensados. A primeira lei mxima educacional elaborada aps a Conferncia de Jomtien foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), Lei n. 9394, de dezembro de 1996. Essa lei considerada inclusiva, pois garante a TODOS o direito de estar na escola.

Atividade 20 - Dirio de Bordo Em sua caminhada profissional, provavelmente, voc j ouviu falar em incluso e integrao educacional. Antes de comearmos a conhecer a LDB atual, vamos compreender bem esses dois termos, pois muitas interpretaes e posicionamentos crticos dependero da compreenso do teor dessa Lei durante o curso. Voc j ouviu falar em incluso e integrao educacional? Neste curso voc encontrar muitas vezes esses termos. Para voc o que incluso? E integrao? Voc acha que existem diferenas entre os dois termos? Se existem, quais seriam? Registre sua opinio no Dirio de Bordo.

Segundo Sassaki (1997) h sim, diferenas entre os dois termos. Para ele, na incluso tudo preparado para receber os alunos, todas as mudanas fsicas e pedaggicas so realizadas na escola antes de receber o aluno com deficincia, visando atender cada especificidade humana.

Na integrao educacional o aluno que precisa se adaptar realidade das instituies escolares e criar mecanismos internos e externos que lhe permitam desenvolver-se dentro do que lhe oferecido. Vejamos o que o Sassaki (1997) diz sobre esses termos:
Algumas pessoas utilizam as palavras integrao e incluso j em conformidade com a moderna terminologia da incluso social, ou seja, com sentidos distintos; a integrao significando "insero da pessoa deficiente preparada para conviver na sociedade" e a incluso significando modificao da sociedade como pr-requisito para a pessoa com necessidades especiais buscar seu desenvolvimento e exercer a cidadania (SASSAKI, 1997, p.43).

Assim, chamamos a ateno para a fundamentao do discurso da Escola Inclusiva que tem como base o respeito s diferenas, a democratizao do ensino e a igualdade de oportunidade para todos. Essa perspectiva inclusiva defende a necessidade das pessoas com deficincias conviverem com outras, visualizando esse procedimento como possibilidade mais indicada de insero social e escolar desses grupos historicamente segregados.

Atividade 21 - Dirio de Bordo Retorne ao seu Dirio de Bordo e compare suas respostas com os conceitos apresentados aqui. Anote as suas descobertas e elabore o seu conceito para incluso, integrao e liste as diferenas entre ambos. Ento, possvel dizer que hoje no falamos mais de Educao Especial, mas sim de Educao Inclusiva? Ou, existe alguma diferena entre esses dois termos? Educao Inclusiva x Educao Especial

16

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

Esclarecemos que o discurso da Educao Inclusiva mais amplo do que o da Educao Especial. A Educao Inclusiva trata do direito de todos frequentarem a escola, no apenas as pessoas com deficincia, mas tambm os negros, os ndios, os pobres etc. Todos possuem direito educao.

A Educao Especial, hoje, uma modalidade de ensino que perpassa todos os nveis de ensino, ou seja, ela pode estar presente na educao infantil, no ensino fundamental, no ensino mdio e no ensino superior. A Educao Especial no pode substituir a educao oferecida na escola regular, pois todos precisam estar na escola comum. Nela, os alunos com necessidades especiais recebem atendimento especializado oferecido por profissionais qualificados, conforme vamos ver na LDB.

Atividade 22 Frum Continuemos nosso debate! Discutir as diferenas entre os conceitos de incluso e integrao algo interessante, pois nos faz repensar o papel social da escola. Vamos tentar fazer uma rica discusso sobre estes dois conceitos e suas implicaes na escola. Voc pensa que a distino entre esses dois termos necessria para se compreender a realidade educacional atual?

4.1.1. Aprofundando os conhecimentos sobre a LDB Voltemos LDB, Lei n. 9394/96. Essa lei traz um captulo inteiramente dedicado Educao Especial, e no seu interior ainda apresenta artigos e/ou incisos que possuem correlao com esta temtica. Voc conhece a LDB? Se voc no a conhece, saiba que muito importante conhec-la, pois ela a lei mxima que organiza e estabelece todos os princpios que regem a educao no Brasil.

Atividade 23 - Dirio de Bordo Caro aluno, a partir de agora vamos estudar alguns artigos dessa importante lei brasileira. Vamos ler e buscar entender o que a LDB determina quanto ao Direito Educao e ao dever de educar, presente no Art. 4. Neste artigo so apresentados nove incisos, todos considerados normativos quanto ao dever do Estado em relao s condies de oferecimento da educao pblica no pas.

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

17

Acesse o endereo eletrnico para ler, na ntegra, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Vamos continuar construindo nossos registros sobre os temas que estamos estudando. Assim, registre novamente em seu Dirio de Bordo o que voc achou interessante neste artigo da LDB.

4.1.2 - Ampliando nosso olhar para a Educao Inclusiva e Especial na LDB A partir da leitura do artigo, voc poder verificar que todos os cidados brasileiros possuem direito a uma educao pblica de qualidade, inclusive aqueles com alguma deficincia, ou aqueles que no tiveram oportunidade de t-la recebido na idade correta. Os elementos contidos neste artigo reforam a presena do iderio inclusivo neste importante documento educacional do pas. Vamos continuar explorando a LDB. Todos vocs podem ler o documento na ntegra, copi-lo e at imprimi-lo para consultar depois. Como dissemos, este documento regulamenta toda a educao no pas. Neste curso, entretanto, ns iremos trabalhar apenas com o ttulo destinado a Educao Especial. Vamos conhecer o que a LDB aborda sobre esta temtica? Bom, agora que vocs leram o Captulo V, destinado Educao Especial, vamos entend-lo. Inicialmente, o Art. 58 conceitua Educao Especial. Este conceito torna a Educao Especial uma modalidade de ensino que pode ser oferecida em ambientes escolares comuns, destituindo sua localidade da escola especial. Assim, a partir dessa lei, poder haver atendimentos especializados prprios da Educao Especial em qualquer escola, no apenas na escola especial. importante tambm destacar que a Educao Especial no um nvel de ensino, assim, no substitui a escola regular. Desta forma, todos os alunos precisam frequentar o ensino regular e/ou comum, existente nas instituies de ensino da educao bsica, ou seja, educao infantil, ensino fundamental (1 a 8 sries) e ensino mdio bem como o ensino superior. Desta forma, o atendimento em educao, conforme aparece nos pargrafos 1 e 2 da LDB, poder acontecer nos espaos destinados aos servios de apoio especializado, na escola regular, criados para atender s peculiaridades dos alunos com deficincia. Esses espaos podem ser as salas de recurso, salas de apoio especializado, salas especficas para os alunos, caso no seja possvel a sua integrao nas classes comuns de ensino regular. Essa lei, inscrita no pargrafo 2, abre possibilidades para que esse atendimento ocorra "em classes, escolas ou servios especializados, sempre que, em funo das condies especficas dos alunos, no for possvel a sua integrao nas classes comuns de ensino regular".

Atividade 24 - Dirio de Bordo Convm esclarecer que no est proibida a presena de escolas especiais no pas. Entretanto, elas no substituem legalmente a escolarizao presente nas demais instituies educacionais. No permitida a presena de salas especiais nas escolas, onde se coloca todos aqueles alunos que consideramos como tendo dificuldades de aprendizagem, deficincia mental, fsica, etc, numa mesma sala e que so destinados a esta classe um profissional para tomar conta desses alunos.

18

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

O que a lei permite a presena de salas especiais, constitudas por grupos de alunos surdos, surdo-cegos, ndios, que necessitam de uma linguagem apropriada e de recursos pedaggicos distintos. Outro ponto interessante neste captulo diz respeito formao de professores para atuar nas escolas inclusivas. O que essa lei determina? Registre essas determinaes em seu Dirio de Bordo. Alm disso, faa uma anlise dessas determinaes com a realidade presente nas escolas de sua cidade.

4.1.3 - A formao de professores e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) A LDB determina que se invista na qualificao de professores. Segundo a lei, os professores precisam adquirir uma formao adequada, que poder ser em nvel mdio ou superior, para realizar atendimento especializado nas salas de recurso e/ou classes de apoio. Ainda, a lei determina a formao de professores para atuarem no Ensino Regular, capacitados nas classes comuns, mas que receberam esses alunos. Este curso que vocs esto realizando faz parte dessa qualificao profissional, porm, no oferecido em um nvel de ensino, mas como um meio de formao continuada em servio dos professores que j se encontram trabalhando e no receberam essa formao na Graduao e/ou no curso de Magistrio nvel mdio. No entanto, este curso apenas um entre muitos outros que vocs precisam realizar para se preparar para trabalharem com crianas com deficincia nas classes comuns do Ensino Regular 4.2 - Diretrizes Nacionais da Educao Especial Bom, agora que vocs j conheceram a LDB vamos apresentar as Diretrizes Nacionais da Educao Especial aprovadas em 2001. Esse documento apenas aprofunda as determinaes da LDB. Hoje, existe um documento substitutivo em tramitao no Ministrio de Educao (MEC). Vamos conhecer os dois textos: O primeiro documento vem acompanhado do Parecer n. 017/2001 do Conselho Nacional de Educao (CNE) sobre as Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica. O segundo documento apresenta apenas o texto das atuais Polticas Nacionais de Educao Especial entregue este ano ao Ministrio da Educao para publicao .

Para saber mais acesse o endereo: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

19

Atividade 25 - Dirio de Bordo O que voc identificou nesses documentos que trata especificamente da educao das pessoas surdas? Existem aproximaes ou distanciamentos entre os trs documentos? Registre suas percepes no seu Dirio de Bordo.

Atividade 26 Frum Caro aluno, continuemos nosso debate! Aps o estudo desses documentos, como voc observa a realidade de seu municpio no que se refere educao das pessoas surdas? Sua realidade responde s orientaes presentes nesses documentos? Compartilhe com os colegas suas reflexes.

4.2.1. Conhecendo um pouco mais as Diretrizes Nacionais da Educao Especial Continuando nosso estudo sobre a legislao, vamos estudar a Lei n. 10.098, de 19 de dezembro 2000, conhecida como Lei da Acessibilidade. Vamos conhecer o Captulo I que introduz a questo e o Captulo VII que trata especificamente do acesso lingustico. Leia o documento e registre em seu Dirio os pontos principais do texto.

Para saber mais sobre Lei de Acessibilidade, acesse o endereo: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10098.htm

Chamamos a ateno para a data desta lei, ano de 2000, pois sabemos que em muitos casos ela ainda no foi implantada, apesar de decorridos 10 anos. As janelas de Libras, que vemos em programas de televiso, as legendas em telejornais e filmes (closed caption) e a presena de intrpretes de Libras em uma srie de contextos, foram impulsionadas por esta legislao e essas pequenas adaptaes possibilitam um acesso anteriormente no disponvel s comunidades surdas. Outro destaque cabe ao uso do termo linguagem de sinais no texto dessa lei. Entre os pesquisadores est claro desde a dcada de 1960 (STOKOE, 1960) que os sinais, gestos e expresses faciais utilizados pelas comunidades surdas constituem verdadeiras lnguas. Todavia, durante a tramitao das leis no Brasil, vemos que termos imprecisos foram usados at chegarmos nomenclatura Lngua Brasileira de Sinais (Libras). No se trata de dizer que um documento melhor do que o outro. Todos os documentos apresentados at agora so de natureza inclusiva e pretendem garantir o direito de todos Educao. Entretanto, aqueles documentos destinados Educao Especial buscam organizar, normatizar e orientar a conduo dos servios, agora, oferecidos no Ensino Regular.

20

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

H muitos pesquisadores que discordam da posio apresentada pela equipe que elaborou da Poltica Nacional de Educao Especial de 2008 no que tange educao das pessoas surdas. Esse documento, no entendimento de muitos pesquisadores da rea, contradiz a abertura apresentada na LDB de existncia de classes comuns cuja lngua de ensino e comunicao seja a Lngua Brasileira de Sinais (Libras), portanto, classes e/ou escolas prprias para pessoas surdas. As Diretrizes determinam o encaminhamento de pessoas surdas para a escolarizao na escola comum, em salas em que frequentam alunos ouvintes e surdos, desde que haja a presena de intrpretes da Lngua de Sinais. Esses aspectos sero aprofundados em outro momento neste curso. Voltemos s questes legais relativas educao das pessoas surdas. Aps a institucionalizao da LDB, em abril de 2002, houve um marco significativo na educao das pessoas surdas com a assinatura da Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que identifica a Lngua Brasileira de Sinais (Libras) como uma lngua utilizada pela Comunidade Surda Brasileira. 4.3. O Decreto n. 5.626 e a Educao das Pessoas Surdas J no ano de 2005, em Braslia, no dia 22 de dezembro, foi assinado o Decreto da Lei de Libras n. 5.626, que regulamenta a Lei n. 10.436/2002 no que diz respeito formao de profissionais para atuar na educao de pessoas surdas.

Para saber mais acesse os endereos: Lei n. 10.436/2002 http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/2002/L10436.htm Decreto n. 5.626/2005 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm

Como podemos perceber, a primeira questo apresentada no referido Decreto foi a conceituao de surdez e sua diferenciao com a deficincia auditiva. O documento traz dois elementos que devem ser considerados ao se definir a surdez. So eles: Vinculao do conceito de surdez interao com o mundo atravs das experincias visuais, presentes e manifestas na cultura prpria das comunidades surdas nas quais a presena da Lngua de Sinais o principal diferenciador; Demarcao dos parmetros clnicos a serem medidos em decibis. Segundo o referido Decreto, a definio de surdez precisa acontecer sempre considerando esses dois requisitos. Na prxima unidade deste curso iremos aprofundar essa discusso. Aguardem! 4.3. 1- Entendendo o Decreto n. 5.626 O Decreto n. 5626 citado prossegue apresentando a incluso da Libras como disciplina curricular a ser oferecida obrigatoriamente nos cursos de formao de professores para o exerccio do magistrio, em nvel mdio e superior, de instituies de ensino pblicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

21

Vamos retornar ao Captulo II do Decreto para analisarmos essa questo. Assim, caro aluno, pudemos verificar que o Decreto da Lei de Libras determina a necessidade de se incluir a Libras nos cursos de licenciaturas, deixando claro que todos os cursos que formam professores devero inserir tal disciplina em sua grade curricular. Esse documento flexvel somente para os cursos de Graduao e profissionalizao em outras reas, pois apenas orienta a insero da Libras como disciplina optativa. Portanto, esse Decreto possibilitou que as condies de formao de docentes e instrutores de Libras no pas fossem profundamente alteradas. Esse processo, sem dvida, ir colaborar com a melhoria das condies de escolarizao das pessoas surdas no Brasil. Confira no Captulo III do Decreto da Lei de Libras a determinao em relao formao de profissionais em Libras. 4.3.2. Explorando o Decreto da Lei de Libras O documento tambm define no seu Captulo IV questes relativas ao uso e difuso da Libras e da Lngua Portuguesa para o acesso das pessoas surdas educao. Como vimos, segundo o Decreto, a Libras precisa estar presente no cotidiano da escolarizao das pessoas surdas, por isso, cabe s instituies de ensino superior formar estes profissionais, considerando sempre a Libras como primeira lngua e a Lngua Portuguesa como segunda Lngua. Para garantir a formao de profissionais capacitados ao ensino da Libras nos cursos de Licenciatura e nos demais nveis de ensino, o Decreto, no seu Captulo IV, trata sobre o uso e a difuso da Libras e da Lngua Portuguesa para o acesso das pessoas surdas educao e orienta as instituies de ensino superior em seus processos seletivos e de ensino quanto ao uso da Libras e da Lngua Portuguesa.

Atividade 27 - Dirio de Bordo Caro aluno, paremos um instante o estudo deste documento para refletirmos um pouco sobre as questes discutidas at agora. O que voc entendeu do Captulo IV do Decreto da Lei de Libras n. 5.626 de 22 de dezembro de 2005?

Atividade 28 - Dirio de Bordo Da mesma forma, o referido Decreto, ainda no seu Captulo V, trata sobre a formao do tradutor e intrprete de Libras/Lngua Portuguesa, que poder acontecer em cursos de profissionalizao, de extenso universitria e/ou de formao continuada em instituies de ensino superior. A certificao desses profissionais dever ser realizada por instituies de ensino superior e/ou demais instituies credenciadas pelas secretarias de educao. Aps conhecermos sobre o Decreto da Lei de Libras, registre no seu Dirio de Bordo o que voc entendeu sobre Captulo V.

22

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

4.3.3. Da garantia educao Aps tratar da formao dos profissionais que iro atuar na educao das pessoas surdas, o Decreto, em seu Captulo VI, aborda a garantia do direito educao das pessoas surdas ou com deficincia auditiva. De acordo com o Decreto, o aluno surdo passa a ter direito a escolas e/ou classes bilngues em que a Lngua de Sinais utilizada como meio de comunicao, de ensino e de aprendizagem. Assim, a Lngua Portuguesa utilizada como segunda lngua, no sendo, portanto, o principal meio de comunicao, ensino e aprendizagem oferecido nesses espaos escolares. Como podemos verificar, o artigo 22 do Captulo VI em seu 1 define o que entende por escolas bilngues: 1 So denominadas escolas ou classes de educao bilngues aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Lngua Portuguesa sejam lnguas de instruo utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo". Sendo assim, fica evidente na definio acima que a Lngua Portuguesa considerada lngua de instruo apenas na sua modalidade escrita. Porm, preciso respeitar a estruturao utilizada pela pessoa surda e aos poucos ir oferecendo-lhe condies de aprimorar a sua capacidade de expresso escrita na Lngua Portuguesa.

Atividade 29 - Dirio de Bordo Faamos mais uma pausa no estudo deste documento para continuarmos refletindo sobre os desdobramentos dessa lei no cotidiano escolar. O que voc entendeu do Captulo VI do Decreto? Registre suas percepes e reflexes no seu Dirio de Bordo. Como vocs puderam verificar, em todo o documento, discute-se sobre as questes de sade e empregabilidade das pessoas surdas. Entretanto, tais assuntos no sero abordados neste momento em nosso curso.

5 - Fechando algumas questes Consideramos que a oficializao da LIBRAS foi um grande marco para a Comunidade Surda Brasileira, pois representou um avano no direito das pessoas surdas terem acesso comunicao e informao ao prever intrpretes nas reparties pblicas, hospitais, escolas, centros comerciais etc. Isso garantiu aos surdos acesso a todos os tipos de comunicao e efetivou a sua incluso social e educacional. A diretriz maior da Poltica Nacional de Educao Especial na perspectiva da Educao Inclusiva enfatizar a Educao Especial como modalidade de ensino que perpassa todos os nveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza servios e recursos prprios desse atendimento e orienta alunos e seus professores quanto a sua utilizao nas turmas comuns do ensino regular. No contexto desse documento, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) definido como aquele que identifica, elabora e organiza recursos pedaggicos e de acessibilidade. As atividades desenvolvidas no AEE diferenciam-se das realizadas na sala de aula comum, no sendo substitutivas escolarizao e esse

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

23

atendimento complementa e/ou suplementa a formao dos alunos para autonomia e independncia na escola e fora dela. Neste sentido, o AEE disponibiliza programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e cdigos especficos de comunicao e sinalizao, ajuda tcnica e tecnologia assistiva. defendido ainda que o AEE deve estar articulado com a proposta pedaggica do ensino comum. No AEE a incluso escolar tem incio na educao infantil e se estende para todas as etapas e modalidades da educao bsica, modalidade de educao de jovens e adultos e educao profissional, objetivando que as aes da Educao Especial possibilitem a ampliao de oportunidades de escolarizao, formao para a insero no mundo do trabalho e efetiva participao social. Em relao educao superior, a transversalidade da Educao Especial deve se efetivar por meio de aes que promovam o acesso, a permanncia e a participao dos alunos. As aes previstas para o AEE envolvem planejamento e organizao de recursos e servios para a promoo da acessibilidade aos materiais didticos e pedaggicos, que devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvem o ensino, a pesquisa e a extenso. Especificamente em relao escolarizao de pessoas surdas, o documento prev que para a incluso dos alunos surdos nas escolas comuns acontea e, consequentemente, a implantao da educao bilngue (Lngua Portuguesa/Libras) fundamental desenvolver o ensino escolar na Lngua Portuguesa e na Lngua de Sinais, consolidar o ensino da Lngua Portuguesa como segunda lngua na modalidade escrita para alunos surdos, disponibilizar os servios de Tradutor-Intrprete de Libras e de Lngua Portuguesa, disponibilizar o ensino da Libras para os demais alunos da escola. Esse documento baseia-se na perspectiva de que todo o espao escolar deve se configurar como um espao bilngue e, na medida do possvel, o aluno surdo deve estar com outros pares surdos em turmas comuns na escola regular. Alm disso, para esse alunado, prev-se que o AEE seja ofertado na modalidade oral e escrita e na Lngua de Sinais, devido s diferenas lingusticas, com a atuao de profissionais com conhecimentos especficos no ensino da Libras e da Lngua Portuguesa na modalidade escrita como segunda lngua. Assim, organizar a Educao Especial na perspectiva da Educao Inclusiva implica disponibilizar nas escolas as funes de Instrutor Surdo, Tradutor-Intrprete de Libras e Guia Intrprete bem como de Monitor ou Cuidador para os alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentao, locomoo, entre outras que exijam auxlio constante no cotidiano escolar. Nesse sentido, para a Educao Especial, o professor deve ter formao inicial e continuada com base em conhecimentos gerais para o exerccio da docncia e conhecimentos especficos da rea. Sua formao para atuao no AEE deve apontar para um carter interativo e interdisciplinar da atuao nas salas comuns do ensino regular, nas salas de recursos, nos centros de AEE, nos ncleos de acessibilidade das instituies de Educao Superior, nas classes hospitalares e nos ambientes domiciliares, para a oferta dos servios e recursos de Educao Especial. Essa formao deve contemplar conhecimentos de gesto de sistema educacional inclusivo, tendo em vista o desenvolvimento de projetos em parceria com outras reas, visando acessibilidade arquitetnica, os atendimentos de sade, a promoo de aes de assistncia social, trabalho e justia. Essas polticas e documentos analisados induziram a uma srie de aes governamentais, na rea da surdez, quantitativa e qualitativamente diferentes daquelas propostas em dcadas anteriores. O Decreto n. 5626/05 indicou a necessidade de formao de profissionais especficos abrindo a possibilidade de destinao de recursos para a criao do Curso Superior de Educao Distncia Letras/Libras, para formao de professores de Libras, preferencialmente surdos, com 15 polos de formao com 50 vagas em cada um deles, por todo o Brasil, com a primeira turma oferecida em 2006 e uma segunda turma em 20 polos, em 2008; Curso Superior de Educao a Distncia de Formao de Tradutor-Intrprete de Libras/Lngua Portuguesa em 20 polos, com uma turma oferecida em 2008; criao de Salas de Recurso Multifuncionais equipadas com materiais em Libras; Centro de Apoio Surdez (CAS) em vrias localidades do pas, e divulgao e ensino de Libras em diferentes esferas. Todavia, para a implementao de uma poltica educacional inclusiva bilngue para surdos ressente-se da falta de pessoal formado e capacitado, de vagas criadas com a finalidade de acolher professores surdos,

24

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

professores bilngues, instrutores surdos e intrpretes que quando disponveis nem sempre podem ser contratados por entraves criados pela burocracia dos sistemas educacionais. Para finalizar este captulo abordaremos rapidamente aes assumidas pelo poder pblico na direo de divulgar, formar e viabilizar uma abordagem bilngue de atendimento educacional para o aluno surdo. Muitas vezes essas aes tiveram abrangncia restrita, mas, de alguma maneira, acabaram indicando possibilidades e destinao de recursos possveis de serem mobilizados para essa questo. Um exemplo, foram cursos para a formao em Libras, financiados pelo MEC - Programa Interiorizando Libras que visavam apoiar o processo de formao continuada de professores, Instrutores e Intrpretes de Libras para atuarem na educao dos surdos. O programa teve incio em 2003 e formou docentes por todo o Brasil, visando apoiar a incluso dos surdos nos sistemas de ensino. Os cursos oferecidos pelo Programa foram: Formao de Instrutores Surdos; Lngua Portuguesa para Alunos Surdos; Formao de Tradutores e Intrpretes e Libras para Professores. O curso deslocou-se dos grandes centros e levou a formao em Libras para municpios mais distantes onde a atuao da Feneis era menos efetiva. Todavia, no se pode esquecer que se trata de um curso de Libras com nmero finito de horas. Os cursos mais longos com durao de 120 horas, no garantem a proficincia e fluncia em uma lngua to necessria aos espaos educacionais. Assim, trata-se de uma iniciativa imprescindvel, todavia no suficiente. Outra iniciativa importante foi a criao de Centros de Formao de Profissionais de Educao e de Atendimento s Pessoas com Surdez (CAS), numa parceria do MEC e da Secretaria de Educao Especial (SEESP) com as Secretarias de Educao dos Estados. Essa parceria teve como objetivo garantir aos sistemas de ensino profissionais habilitados para atuarem com alunos surdos. Os CAS contam com ncleos de formao de profissionais da educao, ncleos de apoio didtico pedaggico, ncleo de tecnologias e de adaptao de material didtico e ncleo de convivncia. Esses ncleos so equipados com computadores, projetor e tela de projeo, retroprojetor, filmadora, cmera digital, televisores, vdeo-cassete, adaptador de campainha, fones de ouvido, mobilirios e materiais didticos, como vdeos em Libras e legendados, dicionrios de Lngua Portuguesa/Libras, textos, mapas e jogos pedaggicos bilngues em formato digital. Em todo pas foram criados vrios CAS, mas nem todos os estados contam com a estrutura e os equipamentos listados acima. Ressalta-se que em estados com alta taxa populacional certamente seriam necessrias vrias unidades, contudo naqueles que esto em funcionamento pode-se verificar a ocorrncia de uma srie de atividades formativas, de reflexo sobre aspectos especficos da educao de surdos. Essas reflexes indicam a necessidade de expanso dessa estrutura por sua possibilidade de configurar um espao permanente de estudo, ensino-aprendizagem, divulgao e reflexo sobre a Libras e a abordagem bilngue de atendimento ao surdo. Em relao formao de pessoal em nvel superior foram criados os Cursos de Graduao em Letras/ Libras (Licenciatura e Bacharelado) organizados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O MEC implantou o primeiro Curso de Graduao em Letras com Licenciatura em Libras na modalidade a distncia em 2006, objetivando formar professores para o ensino da Lngua Brasileira de Sinais (Libras). Esse curso est sendo oferecido por meio de uma parceria da UFSC com universidades Federais e Estaduais, mantendo polos de formao em oito estados brasileiros para 500 alunos. Em 2008, este curso foi oferecido novamente em 20 polos, ampliando para 12 os estados contemplados alm do oferecimento nos mesmos polos do Bacharelado para a formao de Tradutores Intrpretes de Libras. Ainda na perspectiva de formao, o Instituto Nacional de Educao de Surdos (INES) considerado centro de referncia nacional na rea da surdez, sendo responsvel por subsidiar a Poltica Nacional de Educao por meio da produo, desenvolvimento e divulgao de conhecimentos cientficos e tecnolgicos que promovam e assegurem o desenvolvimento pleno da pessoa surda. Nele so desenvolvidas aes de formao de profissionais, elaborao de documentos tcnico-cientficos, seminrios e fruns permanentes, prestando assessoria tcnica nas reas de preveno, audiologia, fonoaudiologia, orientao familiar e informtica educativa. Em 2005, o INES ofereceu o primeiro Curso de Educao Superior Bilngue Libras/Portugus para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Educao Infantil, com o objetivo de formar educadores para atuar na educao bilngue de alunos surdos. Esse curso tem merecido ateno porque responsvel por formar um profissional bastante necessrio para um Projeto de Educao Inclusiva Bilngue, todavia, trata-se ainda de algo com pouca abrangncia diante das necessidades de todo o pas.

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

25

O MEC, as secretarias estaduais de educao, universidades, bem como outras instituies de carter privado, tm sido responsveis pela produo e divulgao de materiais em Libras: dicionrios, livros de literatura, livros didticos, materiais pedaggicos, filmes, documentrios, entre tantos, constituindo recentemente um acervo em Libras que antes no existia. Esses materiais so muito importantes para a divulgao e o aprofundamento das aes que envolvem a lngua e a educao dos surdos. Assim, neste estudo, o que observamos que o surdo passou a ter um lugar, nunca ocupado antes, nas polticas de educao do nosso pas. Esse espao precisa ser aproveitado da melhor forma possvel, pois a legislao abre possibilidades e prev recursos que, se reivindicados, podem constituir importante estrutura para o oferecimento de uma melhor educao para os surdos. Os primeiros passos j foram dados, resta-nos, agora, continuarmos firmes nesta caminhada a fim de que possamos garantir, cada vez mais, condies reais de escolarizao a essa parcela da populao com surdez.

Atividade 30 Frum Agora chegou o momento de voc partilhar com seus colegas uma breve reflexo sobre os conhecimentos que voc produziu e teve acesso nesta primeira Unidade de nosso curso. Ento, registre no Frum tudo o que voc aprendeu. Vamos ao Frum. Caro aluno, nesta unidade, vocs conheceram os diferentes aspectos que envolvem a Educao a Distncia, as Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas, e tambm exploraram os recursos da EAD na construo do conhecimento sobre educao de pessoas surdas. Esperamos que vocs estejam satisfeitos e tenham aprendido bastante!

26

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

X - REFERNCIAS
BRASIL, MEC/ CNE. Parecer n.17/2001, de 03 de Julho de 2001. Institui as Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica. Braslia, 2001. BRASIL, Presidncia da Repblica, DECRETO N 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. DOU de 23.12.2005. BRASIL, Presidncia da Repblica, Lei n. 10.436, de 24 de Abril de 2002. Dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais - Libras e d outras providncias. Braslia, 2002. D.O.U. de 25.4.2002 SASSAKI, Romeu Kazumi. Incluso construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA,1997 UNESCO, CONVENO DA ORGANIZAO DOS ESTADOS AMERICANOS. DECRETO n. 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE 2001. Promulga a Conveno Interamericana para a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra as Pessoas Portadoras de Deficincia. UNESCO, DECLARAO INTERNACIONAL DE MONTREAL SOBRE INCLUSO. Aprovada em 5 de junho de 2001 pelo Congresso Internacional " Sociedade Inclusiva", realizado em Montreal, Quebec, Canad. UNESCO, DECLARAO MUNDIAL SOBRE EDUCAO PARA TODOS. CONFERNCIA DE JOMTIEN - 1990 UNESCO. Declarao de Salamanca e linha de ao sobre necessidades educativas especiais. Braslia, CORDE, 1994.

Polticas Educacionais Pblicas Brasileiras destinadas Educao de Pessoas Surdas

27

Vous aimerez peut-être aussi