Vous êtes sur la page 1sur 92

UNIDADE 1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES

UNIDADE 1 - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES


1.1. Definio de Redes de Computadores. 1.2. Tipos de Redes de Computadores. 1.3. Tecnologias para Redes de Computadores. 1.4. Equipamentos para Redes de Computares. 1.5. Programas para Redes de Computadores. 1.6. Configurando uma Rede de Computador Local.

1.1 Definio de Redes de Computadores


1. Conjunto de computadores autnomos interconectados por uma nica tecnologia (TANENBAUM, 1997). Segundo Tanenbaum, para que dois ou mais computadores formem uma rede, importante que eles no tenham uma relao de computador mestre e computador escravo, e que troquem informaes quando interconectados. 2. um conjunto de equipamentos interligados de maneira a trocarem informaes e compartilharem recursos como arquivos de dados gravados, impressoras, modem, software e outros equipamentos (SOUSA, 1999). 3. uma coleo de computadores e outros dispositivos (ns) que usam um protocolo comum para a rede a fim de compartilhar recursos uns com os outros atravs do meio de rede (GALLO, 2003).

1.2 Tipos de Redes de Computadores


Redes Locais (LAN local rea network)

So redes que interconectam comutadores no mesmo ambiente de trabalho. Atualmente as redes locais so implementadas em ambientes diversos: bibliotecas, ciber caf, clnicas, escolas, escritrios, hospitais, laboratrios, shopping e outros.

Quando as redes locais so projetadas com tecnologias para redes sem fio so chamadas de Wireless LAN (WLAN) que o objetivo do nosso trabalho, entretanto, necessrios compreendermos os conceitos primitivos das redes de computadores.

1.2 Tipos de Redes de Computadores

LAN 02

LAN 03

1.2 Tipos de Redes de Computadores


Redes Metropolitanas network) (MAN metropolitan area

So redes que interconectam comutadores em diferentes pontos (bairros) de uma cidade. A interconexo das redes metropolitanas (MAN) promovida por operadoras de telefonias autorizadas pela agncia regulamentadora de ambiente de trabalho. Atualmente as redes locais so implementadas em ambientes diversos: bibliotecas, ciber caf, clnicas, escolas, escritrios, hospitais, laboratrios, shopping e outros.

1.2 Tipos de Redes de Computadores Redes Metropolitanas

1.2 Tipos de Redes de Computadores


Redes Geograficamente Separadas (WAN wide area network) So redes que interconectam recursos computacionais em longa distncia (alm de 100 Km). Na WAN inclui Interconexes de cidades, estados e pases. Assim como MAN, quem proporciona a infra-estrutura para as Interconexes so as operadoras de telefonias autorizadas pela agncia regulamentadora de ambiente de trabalho.

1.2 Tipos de Redes de Computadores


WAN

1.3. Tecnologias para Redes de Computadores


RDSI / ISDN ADSL CATV PLC SATLITE SEM FIO

RDSI Rede Digital de Servios Integrados ISDN Integrated Services Digital Network
uma rede digital que permite criar dois canais de 64kbps em uma linha telefnica. A companhia telefnica fornece para o usurio o mesmo par de fios que chegava na sua casa (supondo que o usurio possua uma linha telefnica convencional). Atravs desses dois fios chegam no entanto trs canais lgicos: 2 canais B, que podem ser utilizados para voz ou dados, a velocidade de 64 Kbps; 1 canal D, utilizado para sinalizao, a 16 Kbps.

RDSI Rede Digital de Servios Integrados ISDN Integrated Services Digital Network
A companhia telefnica tambm fornece ao usurio um equipamento chamado terminal de rede - Network Terminator (NT). Todos os equipamentos ISDN devem ser conectados ao NT, ao passo que o velho equipamento telefnico (fone ou fax) do usurio pode ser ligado ao novo servio por meio de um terminal adaptador - terminal adpter (TA).

ADSL Assimetric Digital Subscriber Line


Linha de Assinatura Digital Assncrona
uma rede digital que aumenta a taxa de transmisso da linha telefnica permitindo alm do trfego convencional de voz o trfego de dados. A transmisso de voz pela linha telefnica utiliza somente uma das muitas faixas de freqncias possveis. O sistema ADSL aproveita todas as outras faixas de freqncias, as quais ficam disponveis para transmisso de dados. Para obter isto, instala-se um modem ADSL junto a linha convencional do assinante. O modem ADSL conectado ao computador de uma atravs da porta USB ou pela placa de rede.

ADSL Assimetric Digital Subscriber Line


Linha de Assinatura Digital Assncrona
A linha do assinante conectado a central telefnica pelo splitter (divisor), responsvel por separar o trfego de voz e encaminhar as centrais telefnicas, do trfego de dados, que direcionado Rede de Dados e desta forma, o assinante pode trafegar dados, ao mesmo tempo em que usa o telefone ou fax, sem diminuir sua velocidade de acesso.

CATV Rede por TV a Cabo


As operadoras de TV por assinatura usam as linhas de televiso a cabo para comunicao de dados. Colocando a disposio um novo dispositivo para conexo, o cable modem. O cable modem compartilha o mesmo cabo que traz os sinais da TV a cabo por meio de um dispositivo chamado splitter que os separa. A conexo do cable modem junto ao computador por uma placa de rede.

PLC Power Line Communication


A PLC utiliza os cabos de cobre das redes de energia eltrica para a transmisso de voz, dados e imagens. Segundo Nascimento (2002), a proposta principal dessa tecnologia de acesso prover, de forma eficiente e barata, o alcance da ltima milha, levando a informao de que na casa dos clientes por meio de um acesso que 98% da populao mundial est integrada o Sistema de Distribuio de Energia Eltrica.

PLC Power Line Communication

SATLITE
O uso de satlite em solues de acesso Internet para usurios finais (residenciais e corporativos) uma aplicao relativamente recente, tendo sido feitos muitos estudos e investimentos nessa rea, especialmente no sentido de adaptar a tecnologia de comunicao via satlite, criada para a radiodifuso, interatividade tpica das aplicaes de ambiente de redes de computadores (Cyclades Brasil, 2000).

SEM FIO
As tecnologias para redes sem fio so implementadas de formar parcial ou totalmente, usando uma tecnologia wireless entre computadores. Nessas redes, os dispositivos de redesse comunicam por meio das ondas eletromagnticas, usando o ar como meio de fsico, a taxas de transferncias prximas s redes convencionais com fio.

O incentivo principal para a difuso das redes sem fio a flexibilidade para o acesso rede, em ambientes com alta mobilidade dos usurios. Alm dessa aplicao, o uso de wireless em redes locais (WLAN) aplica-se tambm em locais onde no possvel o cabeamento ou para compartilhamento de acesso Internet em alta velocidade (Internet Banda Larga).

SEM FIO

Unidade 2
Equipamentos para Redes de Computares LAN

Host - Hospedeiro
Host qualquer mquina ou computador conectado a uma rede. So chamados de host porque hospedam (executam) aplicaes. So divididos em duas categorias: cliente e servidor. Cliente browser web e leitor de e-mail. Servidor servidor web e servidor de e-mail.

N - Nodo
Um Nodo ou n representa cada ponto de inter-conexo com uma estrutura ou rede, independente da funo do equipamento representado por ele.

Tipos de LAN IEEE 802


Ethernet IEEE 802.3 Token Ring IEEE 802.5 FDDI IEEE 802.8 Wireless IEEE 802.11

Conectores
Conectores so os dispositivos que ligam um ou mais hots aos ns da rede.

Inicialmente iremos estudar os conectores para rede locais padro Ethernet IEEE 802.3

Tipos de Conectores
RJ 45 Cabo UTP BNC Cabo Coaxial SC Fibra tica

Conector RJ 45

Cabo UTP

Conector BNC

Cabo coaxial

Conector SC

Cabo de fibra tica

Placa de rede para conector SC

Placa de Rede para conectores RJ-45 e BNC

Placa de Rede para conector RJ-45

Adaptador de Rede

Adaptador de Rede

Hub
Concentrador de conexes ligaes em estrela Ponto de conexo para os dispositivos de rede mltiplas portas Isolamento de falhas individuais Quando um pacote de dados recebido em uma porta, ele copiado para todas as outras portas Atua na camada 1 (fsica) Hub Passivo simples condutor/distribuidor de dados Hub Gerencivel Monitora detalhes de funcionamento Hub Empilhvel

Hub
Patch-Panel Melhor organizao Melhor funcionalidade Previso de expansibilidade

Hub
Modelo 3COM de 24 Portas

Hub
Cascateamento

Switch
Mais elaborado que o hub Atua como um filtro e encaminhador de pacotes Matriz de comutao de alta velocidade Atua na camada 2 enlace Podem atuar na camada 3 Melhora a performance da rede

Switch

Switch

Endereamento IP
Formado por 2 partes: Network (rede) Identifica um nico segmento lgico Host (uma estao ou porta) Identifica uma porta de uma estao da rede Cada estao da rede deve possuir um nico endereo IP para cada porta conectada na rede.

Endereamento IP
1 Octeto 2 Octeto 3 Octeto 4 Octeto

8 bits

8 bits

8 bits

8 bits

32 bits

Network e Host
O endereo IP constitudo por 32 bits, divididos em 4 octetos, conforme mostrado acima. O valor mximo de um octeto 255 (decimal) e seu valor mnimo zero.

Endereamento IP
Os endereos IP foram divididos em

classes, onde cada classe identifica que octetos so usados para determinar o endereo da rede ou o endereo do host (porta)

Endereamento IP
Network ID Classe A 0 Network ID Classe B 10 Network ID Classe C 11
192 a 223 128 a 191 1 a 127

Host ID

Host ID

Host ID

Classe D 1 1 10

Endereo de Multicast
224.0.0.0 a 239.255.255.255

Classe E 1111

Reservado para uso futuro


240.0.0.0 a 255.255.255.255

Endereamento IP
Classe A:

octetos
1 REDE 2 HOST 3 4 HOST

HOST

Endereamento IP
Classe B:

octetos
1 REDE 2 REDE 3 4 HOST

HOST

Endereamento IP
Classe C:

octetos
1 REDE 2 REDE 3 4 HOST

REDE

Endereamento IP
Classe D:

Utilizada para endereos de multicast. Classe E:


Reservada para propsitos experimentais (testes) e uso futuro.

Endereamento IP
Classe A: n de bits 1 7 REDE 24 HOST

Intervalo de redes possveis: 1.. . at 126. . . Nmero de hosts possveis: 16.777.214

Endereamento IP
Classe B: n de bits 1 1 1 14 REDE 16 HOST

Intervalo de redes possveis: 128.1. . at 191. 254. . Nmero de hosts possveis : 65.534

Endereamento IP
Classe C: n de bits 1 1 1 21 8

REDE

HOST

Intervalo de redes possveis: 192. . 1. at 223. 255.254 . Nmero de hosts possveis: 254

Mscara de Sub-rede
Subnet Mask

Mscara de Sub-rede
um parmetro definido na configurao do endereo IP. formada por apenas dois valores: 0 e 255. O valor 255 indica a parte do endereo IP referente rede, e um valor 0 indica a parte endereo IP referente ao host. A mscara de rede padro acompanha a classe do endereo IP: IP Classe A Mscara 255.0.0.0 IP Classe B Mscara 255.255.0.0 IP Classe C Mscara 255.255.255.0

Endereo IP
95.155.201.128

Classe
A

Rede
95

Host
155.201.128

Mscara
255.0.0.0

Bits Redes/Host
8/24

156.206.186.46 220.100.20.55

B C

156.206 220.100.20

186.46 55

255.255.0.0 255.255.255.0

16/16 24/8

Apesar das mscaras padro acompanharem a classe do endereo IP, possvel mascarar um endereo IP, mudando as faixas do endereo que sero usadas para enderear a rede e o host (MORIMOTO, 2001).

Mscaras Complexas
Permite dividir o octeto dedicado ao Host em duas partes (redes.host). Exemplo: IP 203.107.171.206 Mscara 255.255.255.240

1
REDE
11111111

2
REDE
11111111

3
REDE
11111111

4
REDE.HOST 1100.1110

Endereo da sub-rede 203.107.171.12 Endereo do host 203.107.171.14

TABELA DE MSCARAS COMPLEXAS


Mscara 255.255.255.128 255.255.255.192 255.255.255.224 255.255.255.240 255.255.255.248 255.255.255.252 255.255.255.254 255.255.255.255 Bit/Rede 1 2 3 4 5 6 7 8 Bit/Host 7 6 5 4 3 2 1 0 Rede 0 2 6 14 30 62 126 254 Host 64 32 16 8 4 2 0

Exerccio
IP Mscara IP Mscara IP Mscara IP Mscara 200.220.151.X 255.255.255.240 195.171.200.X 255.255.255.192 192.200.110.X 255.255.255.224 200.152.133.X 255.255.255.248 Rede Host Rede Host Rede Host Rede Host

Unidade 4

Segmentao de Redes de Computadores

SEGMENTAO
A segmentao em rede local ocorre quando adicionamos rede um Roteador, que normalmente um equipamento de alto poder de processamento, com um software de roteamento, e no mnimo duas placas de rede, como podemos observar a seguir:

Segmentao Local (LAN) Segmentao Remota (MAN / WAN)

ROTEADOR (ROUTER)
um computador que trabalha como um gateway para interligar redes, encaminhando e direcionando pacotes de dados entre elas (Internet Security Glossary, RFC2828).

ROTEADOR (ROUTER)
Possui interfaces para redes Ethernet e redes de comunicao remota (Modem, X-25, ATM, etc)

ROTEADOR (ROUTER)
Modelos de Roteadores

ROTEADOR (ROUTER)
Modelos de Roteadores

ROTEADOR (ROUTER)
Modelos de Roteadores sem fio

GATEWAY
uma porta de ligao representada por um computador. Tem a funo de interface entre redes de computadores. Possibilita que computadores de uma rede se comuniquem com computadores de outra rede. Pode aturar como roteador, servidor proxy e firewall

Segmentao Local (LAN)

Segmentao Remota (MAN)

Segmentao Remota (MAN)

Segmentao Remota (WAN)

UNIDADE 5

TECNOLOGIAS WIRELESS

UNIDADE 5 TECNOLOGIAS WIRELESS


2.1. Definio da tecnologia Wireless. 2.2. Implementaes da tecnologia Wireless. 2.3. Padres Wireless: 802.11, 802.11b, 802.11g, 802.15 e 802.16. 2.4. Topologias Wireless LAN: ad-hoc, modo infraestrutura e ESS. 2.5. Equipamentos wireless - Indoor: Adaptadores e ponto de acesso. 2.6. Antenas e Acessrios - Indoor/Outdoor. 2.7. Instalao e Configurao de Equipamentos Wireless.

Definio da tecnologia Wireless


Tecnologia Wireless se refere a todo tipo de conexo efetuado sem fios como infravermelho, celular, satlite e rdio (Sousa, 1999).

Implementaes da tecnologia Wireless


Infravermelho
Redes pessoais (controles, fones, teclados, alarmes, sensores, etc.)

Celular
Telefonia mvel

Satlite
Transmisso de dados e voz

Rdio
Transmisso de dados e voz Redes de computadores Redes pessoais

Padres Wireless
A necessidade da padronizao para redes de computadores ocorre segundo Tanenbaum (2003) em funo: Da existncia de muitos fabricantes e fornecedores de redes; Permitir que diferentes computadores se comuniquem; Ampliar o mercado para os produtos que aderem a suas regras; Estimular a produo em massa; Proporcionar uma economia no processo de produo; Permitir a criao de implementao de fabricao altssima integrao em larga escala (VLSI); Diminuir o preo e aumentar mais ainda a aceitao de um produto.

Entidades de Padronizao
ISO (Internacional Standards Organization - Organizao Internacional de Padronizao )

uma organizao voluntria independente, fundada em 1946 para produzir e publicar os padres internacionais.
A ISO aprovou, no incio dos anos 80, um modelo de referncia para permitir a comunicao entre mquinas heterogneas, denominado modelo de refercnia para Interconexo de sistemas abertos (OSI Open Systems Interconection). O modelo de refercnia OSI dividido em sete nveis de camadas: fsica, enlace de dados, rede, transporte, sesso, atesentao e aplicao.

Entidades de Padronizao

ISO (Internacional Standards Organization - Organizao Internacional de Padronizao ) A ISO formada por organizaes nacionais de padres dos 89 pases membros, dentre eles esto as seguintes organizaes: ABNT (Brasil), ANSI (Estados Unidos), BSI (Gr-Bretanha), AFNOR (Frana), DIN (Alemanha) e outros (Tanenbaum, 2003) .

Entidades de Padronizao

ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comisso Panamericana de Normas Tcnicas) e da AMN (Associao Mercosul de Normalizao). Sua fundao data de 1940, uma entidade privada, sem fins lucrativos e responsvel pela normalizao tcnica no pas, fornecendo a base necessria ao desenvolvimento tecnolgico brasileiro (ABNTwww.abnt.org.br).

Entidades de Padronizao

ANSI (American Nacional Standards Institute) o representante dos Estados Unidos na ISO e apesar do nome, uma organizao no-governamental sem fins lucrativos. Seus membros so fabricantes, concessionrias de comunicaes e outra partes interessadas (Tanenbaum, 2003) .

Entidades de Padronizao
IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers - Instituto
de Engenheiros Eltricos e Eletrnicos) Tambm conhecido por sua sigla IEEE (I-trs-E), a maior sociedade tcnica profissional do mundo, servindo aos interesses de mais de 380.000 membros nas comunidades da eletrnica, eletricidade e computao e perto de 150 pases. O IEEE incentiva a inovao tecnolgica, contribui com o desenvolvimento profissional de seus membros e promove a comunidade profissional mundial (Sanches, 2005) .

Entidades de Padronizao

IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers - Instituto de Engenheiros Eltricos e Eletrnicos)

O nosso interesse do curso contempla o grupo 802.11 do comit 802 do IEEE que responsvel pela padronizao de vrios tipos de LANs. A seguir a tabela 01 lista o conjunto de grupos de trabalho do
comit IEEE 802.

Entidades de Padronizao
GRUPOS DE ESTUDO DO COMIT IEEE 802 Grupo 802.1 802.2 802.3 802.4 802.5 Avaliao e arquitetura de LANs Controle de link lgico Ethernet Token bus (barramento de smbolos; foi usado por algum tempo em unidades industriais) Token ring (anel de smbolos; padro definido para as LANs IBM) Fila dual barramento dual (primeira rede metropolitana) Grupo tcnico consultivo sobre tecnologias de banda larga Grupo tcnico consultivo sobre tecnologias de fibra tica LANs iscronas (para aplicao de tempo real) LANs virtuais e segurana LANs sem fio Prioridade de demanda (AnyLAN da Hewlett-Packard HP) Sem assunto Modem a cabo (cable modem) Redes Bluetooth Redes WIMAX Assunto

802.6
802.7 802.8 802.9 802.10 802.11 802.12 802.13 802.14 802.15 802.16

802.17

Anel de pacote elstico


Tabela 01 Fonte: Adaptado de Tanenbaum (2003)

Padro IEEE 802.11


O padro IEEE 802.11 foi lanado em 1997, e cobre tipos diferentes de mdias wireless:
IEEE 802.11a Para redes wireless que operem com a freqncia de 5,8 GHz e a velocidade de at 54Mbps (Mega bits por segundo), mas, incompatvel com os outros modelos. IEEE 802.11b Para redes wireless que operem com a freqncia de 2,4 GHz, a velocidade de at 11Mbps (Mega bits por segundo), e compatvel com o modelo 802 11g. IEEE 802.11g Para redes wireless que operem com a freqncia de 2,4 GHz, a velocidade de at 54Mbps (Mega bits por segundo), e compatvel com o modelo 802 11b.

Padro IEEE 802.11


As primeiras redes sem fio utilizavam o infravermelho. Os equipamentos no padro 802.11b so certificados por dois grupos de trabalho: WECA (Wireless Ethernet Compatibility Aliance) e WI-FI (Wireless Fidelity).

Topologias Wireless LAN


Basic Service Set (BSS) ou Infraestrutura; Independent Basic Service Set (IBSS) ou Ad-hoc; Extended Service Set (ESS).

Basic Service Set (BSS) ou Infraestrutura

Independent Basic Service Set (IBSS) ou Ad-hoc

Extended Service Set (ESS)

Equipamentos wireless Indoor


Adaptadores Wireless

Equipamentos wireless Indoor


Ponto de Acesso

Vous aimerez peut-être aussi