Vous êtes sur la page 1sur 10

1 TESSALONICENSES 2.

1 - 12

Introduo: Ministrios... Entenda por ministrio uma atividade pastoral. Hoje existe ministrio para todos os sabores. O reverendo Ageu na ltima segunda-feira esteve representando os seminrios srios no programa Vejam S diante da diversidade de cursos teolgicos que tem surgido em nossos dias. Normalmente alguns lderes so conhecidos atravs do ministrio que realizam. Assim como os ministrios so diversos, as especializaes tambm avanam, acompanhando a necessidade do calor humano. Certamente esses ministrios nascem no corao humano e pelo prprio homem desenvolvido conforme lhe convm.

Entretanto, hoje eu desejo falar de um ministrio antigo, um tanto rejeitado pelos charlates da f, mas que sempre existiu segundo o propsito de Deus.

Elucidao: Este texto apresenta-nos um modelo ministerial que no busca interesses particulares, nem mesmo preocupa-se em atender os interesses humanos. Paulo est interessado em mostrar que seu ministrio aprovado primeiramente por Deus e depois pelas testemunhas humanas, que so frutos de seu trabalho. Esta carta foi escrita no ano 50 d. C. quando Paulo estava em Corinto. Traando uma linha objetiva da Segunda Viagem Missionria do apstolo, temos: - Paulo viajando pelas cidades onde haviam cristos, a fim de lhes apresentar as decises tomadas no Primeiro Conclio de Jerusalm que tratou da entrada dos gentios na igreja. - Paulo separa-se de Barnab e juntamente com Silas, Lucas e Timteo decidem ir para a sia, mas soberanamente so impedidos pelo Esprito de Jesus. - Paulo tem a viso do Homem Macednio e conclui que se tratava de um chamado de Deus a fim de pregarem o evangelho nas regies da Macednia. - Comea em Filipos e apesar dos desafios, tem converses;

- Enfim, chega a Tessalnica, prega na Sinagoga e h converses.

Portanto, hoje desejo ser um instrumento de Deus a fim de exort-los, desafi-los e anim-los atravs do ministrio do apstolo Paulo em Tessalnica.

Este texto nos ensina que: Um ministrio segundo o propsito de Deus

apresenta frutos duradouros, apresenta uma origem divina, segue um modelo bblico e apresenta a esperana certa.

F.T: UM MINISTRIO SEGUNDO O PROPSITO DE DEUS

1. APRESENTA FRUTOS DURADOUROS - (1, 2)

O tempo em que eles ficaram em Tessalnica no foi em vo e nem era no momento em que a carta foi escrita, pois a vida dos crentes era um exemplo dessa verdade. Eles eram o resultado da pregao, o fruto que Deus fez germinar.

Nestes versos Paulo nos informa como foi seu caminho desde Filipos, at entrar em Tessalnica e como ele manteve o foco que foi estabelecido desde o dia em que teve a viso do homem macednio. Eles foram para a Macednia com um nico propsito, anunciar o evangelho. Por isso ele afirma que o tempo em que esteve entre eles no foi infrutfero, ele no estava l de mos vazias, como apenas para tirar algo deles, pelo contrrio, ele estava oferecendo o Evangelho de Deus, a maior riqueza que um homem pode ter.

Tessalnica era uma Capital da provncia romana, uma cidade com governo prprio. Seria uma cidade ideal para se viver, com grandes oportunidades de crescimento cultural e pessoal. Entretanto, Paulo no estava l por nenhum desses motivos, mas sim em obedincia ao Senhor que o enviou para aquela regio. O seu foco era a pregao do Evangelho e apenas isso.

O pregador fiel sonha com os frutos de sua pregao. Ele lana a semente na certeza de que Deus por faze-las germinar.
O verso 2 ainda nos mostra como Paulo FOI OUSADO e teve sua coragem renovada a fim de continuar pregando o evangelho, mesmo em meio a situaes difceis.

A entrada em Filipos - Em Filipos, Paulo e Silas so aoitados e presos, segundo a narrao de Lucas em Atos 16. Lucas nos informa que Deus mudou os planos de Paulo e sua equipe que desejavam pregar o evangelho na sia, conduzindo-os para a Macednia de maneira sobrenatural.

Paulo nos informa que apesar de todo o contexto difcil enfrentado em Filipos, uma situao totalmente desconfortvel, ainda assim teve ousadia para continuar com seu foco, a pregao fiel da Palavra. Esta carta tambm expressa uma tonalidade de defesa, o que deixa claro a ltima parte do verso 2 em meio a muita luta. Enquanto Paulo pregava existiam aqueles que o acusavam ( A cura da jovem adivinhadora em Filipos)

A ao de Deus em fazer a igreja nascer o que h de mais lindo nesta igreja. Lucas nos informa que durante 3 sbados Paulo pregava na Sinagoga, e foi o tempo suficiente para que Deus convertesse os seus eleitos ali, a maioria compostos de gentios (gregos). Enquanto Paulo pregava o evangelho Deus plantou a Igreja!

Por isso, Paulo est relembrando seu ministrio que teve um incio frutfero. Deus mesmo o enviou para l, e quando algum est exatamente onde Deus quer, o resultado que o Senhor far o que lhe apraz, e pode dar ao pastor a alegria de contemplar os frutos de seu trabalho.

CITAO Quando Ashbel Green Simonton nasceu, seus pais o consagraram a Deus para o ministrio. Na juventude recebeu o chamado de Deus e entrou para o Seminrio de Princeton, em New Jersey. Revelou-se um jovem brilhante, inteligente, culto e piedoso. Nos idos de 1857 a 1859 os Estados Unidos estavam vivendo um grande reavivamento. Foi nessa poca que Simonton recebeu o chamado de Deus para ser missionrio no Brasil. Grandes igrejas j o haviam convidado para ser pastor. Propostas promissoras j haviam chegado a ele. Mas a todas Simonton recusou. Alguns tentaram em vo, demov-lo, dizendo: "Simonton, voc louco de deixar sua famlia, sua igreja, o conforto do seu pas, para ir para o Brasil, um pas pobre e devastado por doenas endmicas". Mas ele respondeu: "A maior loucura na vida de um homem estar fora do centro da vontade de Deus. No h lugar mais seguro, ainda que cercado de perigos, do que no centro da vontade de Deus".

Simonton no est vivo para contemplar os frutos de seu trabalho, mas eu e voc somos a prova viva de que estes frutos produziram resultados duradouros, que com a graa de Deus comeam aqui e iro para a eternidade.

Foi para isso mesmo que Jesus nos escolheu No fostes vs que me escolhestes a mim; pelo contrrio, eu vos escolhi a vs outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permanea; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda (Joo 15. 16)

F. T.: UM MINISTRIO SEGUNDO O PROPSITO DE DEUS

2. APRESENTA UMA ORIGEM DIVINA (3, 4)

Paulo nos informa que todo o seu procedimento foi transparente, livre de qualquer interesse particular, se no o desejo de anunciar o evangelho de Deus. Nestes versos Paulo nos apresenta a origem de sua atividade pastoral, ele foi e continuava sendo aprovado pelo prprio Deus.

O fato dele ser aprovado por Deus lhe rendia um ministrio de autoridade no trato com suas ovelhas. Isto to evidente que Paulo chega a dizer que eles ouviam sua pregao no como palavra de homem, mas como a Palavra de Deus diante deles (Vs 13).

Isto era fruto de um ministrio reconhecido no cu e executado na terra.


Vejamos o que Paulo nos fala sobre a veracidade de seu ministrio:

- Exortao no procede de engano; Certamente haviam muitos charlates que se aproveitavam das pessoas, como era o caso dos homens que usavam a jovem para fazer adivinhaes, e assim terem lucros atravs da pura enganao. Paulo deixa claro que em seu ministrio no havia enganao, mas transformaes de vidas!

- No procede da impureza; A impureza estava ligada tanto ao pudor na rea sexual, como tambm das intenes presente no corao de muitos lderes. O interesse de Paulo estava muito bem focado, era to somente o desejo de fazer com que o mximo de pessoas tivessem a oportunidade de conhecer a Cristo para receberem a vida eterna.

- No se baseia em dolo;

A figura que ilustra bem este termo a isca para pegar peixe. Existem vrios tipos de peixes, e os mais antigos pescadores sabem qual o gosto preferido de cada espcie de peixe. H peixes que s vo na isca com minhocas, e outros que s vo em iscas de massas. Ainda existem peixes que preferem insetos como o gafanhoto do serrado. Enfim, o pescador que conhece o rio sabe o tipo de peixe que tem nele e sempre colocar a isca certa para o peixe certo.

Semelhantemente agem os impostores, os aproveitadores que desejam iludir o as pessoas. Eles avaliam bem o campo em que elas esto, quais so suas maiores tendncias, e assim estabelecem qual ser a melhor isca para atra-las.

Ns precisamos ser cautelosos com respeito a mtodos evangelsticos, pois o exemplo que Paulo nos deixa que ele simplesmente pregava o evangelho. O grande apego a mtodos pode fazer com eles tenham maior proeminncia do que a prpria mensagem do Evangelho. Isto descaracteriza a essncia do que cremos. Os mtodos podem ser teis, com muita cautela, mas a mensagem do Evangelho que convence e transforma.

Paulo no era um impostor, pois Aquele que sonda a mente e o corao foi quem lhe aprovou no momento de seu chamado, ainda no caminho de Damasco e tambm continuava aprovado at aquele momento e seria at o fim de sua vida.

possvel percebermos que para Paulo, o ministrio da pregao do evangelho no era apenas um meio de propor mudanas comportamentais s pessoas, mas sim a mudana do corao. Ele no ensinava um novo tipo de maquiagem da moralidade, mas a transformao do carter. Em suma, o evangelho a proposta de uma nova vida, Cristo mudando-se para dentro do homem e tornando-o a sua casa. Esta a proposta de um ministrio segundo o propsito de Deus, apresentando uma origem divina.

Segundo o Rev. Crhistian Brially, esta a nica maneira bblica de humanizar o homem, pois assim apresentamos-lhe o caminho para torna-lo aquilo para o qual Deus intencionou desde a sua origem, semelhantes sua prpria imagem.

Um ministrio que apresenta origem Divina no se ilude com as propostas deste mundo, portanto:

- No se preocupa com os aplausos humanos, mas com a fidelidade a Deus;

Esta uma seduo da ps-modernidade onde o homem ocupa o centro de tudo o que mais importante. Mas aqueles que so chamados pelo Senhor Jesus para serem seus ministros no sedem a esta presso.

- A nica preocupao daqueles que so aprovados por Deus de serem firmes no contedo ministrado, pois Deus quem examina a genuinidade das intenes do corao. No h nada em nosso corao que no seja sondado por Deus. Davi entende isso no Salmo 139 quando pede para ser sondado a fim de que que, caso houvesse algum caminho mal dentro dele, mesmo que involuntrio pudesse ser tirado pelo prprio Deus.

Um ministrio que tem origem divina no descansa do seu propsito: E ele mesmo concedeu uns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeioamento dos santos para o desempenho do seu servio, para a edificao do corpo de Cristo, at que todos cheguemos unidade da f e do pleno conhecimento do Filho de Deus, perfeita varonilidade, medida da estatura da plenitude de Cristo, para que no mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo, (Efsios 4. 11 15)

F. T.: UM MINISTRIO SEGUNDO O PROPSITO DE DEUS

3. APRESENTA O MODELO DA ESCRITURA (5 - 8)

Esta carta tambm uma defesa de Paulo contra alguns caluniadores que o acusavam falsamente de ser interesseiro. Portanto, nestes versos possvel percebermos que ele transmite o registro de um ministrio que segue o modelo da Escritura, porque era desenvolvido segundo o propsito de Deus.

- Neste modelo no cabe uma linguagem bajuladora; Certamente Paulo no era o tipo de pastor que adulava os crentes, mas confrontava-os diante dos seus erros. Certamente ele enfrentou a idolatria dos irmos que a abandonaram.
6

- Neste modelo no cabe intuitos gananciosos; Enquanto muitos pudessem estar em Tessalnica para fins gananciosos, com o desejo de prosperarem financeiramente, este no era o desejo do apstolo. Essas possibilidades no iriam tir-lo do foco.

- Deus testemunha! impressionante como ele corajoso e se submete ao prprio Deus para testemunhar acerca dele. Se fosse alguns dos seus companheiros tudo bem, mas quando ele fala que Deus sua testemunha anula a possibilidade de ser encontrado como um enganador.

- Neste modelo no cabe uma pregao antropocntrica; Aqui no o homem que recebe o louvor, apenas Aquele que digno, Jesus.

- Neste modelo no cabe a explorao do rebanho; Alguns dentre ns esto prestes a assumir um campo de trabalho. H motivao no seu corao, com certeza. Eu espero que esta motivao no tenha como carro chefe o saldo de suas cngruas pastorais. lgico que precisamos ser mantidos, justo e lcito, segundo as Palavras de Paulo em 1 Timteo 5. 18 O trabalhador digno do seu salrio

por isso que Paulo nos ensina que este no era um fator determinante em seu ministrio. Mesmo diante do direito de serem mantidos pelos crentes de Tessalnica, preferiram ir atrs de seu prprio sustento e ao mesmo tempo servir a igreja.

Paulo abre mo de privilgios por amor s ovelhas de Jesus. - Paulo os amava por entender que eles eram fruto do seu trabalho A figura de linguagem a respeito da ama que acaricia mais do que uma criada que cuida dos filhos de sua senhora, a ideia mais de uma me que gerou o filho em seu ventre. Por isso, Paulo est falando de um carinho profundo por esta igreja que nasceu como fruto de seu trabalho.

O amor era verdadeiro, tanto que eles estavam prontos no apenas para entregar o Evangelho, mas tambm a prpria vida.

O modelo que temos aqui de algum que estava disposto a se entregar em favor das ovelhas de Jesus.

Ilustrao: Pastor Jorge e famlia esto na Sria convictos de que Deus os enviou para l. No apenas o pastor tem o desejo de compartilhar o evangelho, mas tambm seus filhos e esposa.

Meus irmos, maior do que Paulo e do que o Rev. Jorge e sua famlia Jesus Cristo que nos amou alm do mximo. Ele no apenas teve a possibilidade de entregar a sua vida pelos eleitos de Deus, Ele fez exatamente isso. Jesus entregou-se voluntariamente a fim de morrer no lugar daqueles a quem Deus quis dar vida de verdade.

Em Cristo ns temos o modelo ideal para seguirmos um ministrio segundo o propsito de Deus.

F. T.: UM MINISTRIO SEGUNDO O PROPSITO DE DEUS

4. APRESENTA A ESPERANA CERTA (9 - 12)

Um pastor sem esperana um pastor sem frutos. Um pastor que dorme sem a esperana de ver a semente que ele plantou hoje germinar amanh, jamais poder ter boas experincias com Deus. A esperana deve ser uma marca no ministrio pastoral, pois quando o nimo nos faltar a esperana de que o Senhor cumprir com suas promessas o que vai nos fortalecer.

A esperana de Paulo tinha duas faces, por um lado ele desejava profundamente o retorno de Jesus Cristo para buscar a sua Igreja. Ele finaliza todos os captulos desta carta nos remetendo sua esperana de ver Cristo abrindo as nuvens do cu para buscar a sua Igreja. Por outro lado, enquanto Cristo no retornasse ele continuaria pregando o evangelho para o maior nmero possvel de pessoas.

Tudo o que o apstolo sofreu, s foi possvel suportar porque fazia parte do propsito de Deus que ele estivesse exatamente naquela lugar, a fim de pregar o evangelho.

- Eles suportaram trabalhar para se manter. Foram para o centro comercial da cidade. Segundo informaes acerca de Tessalnica, era comum as pessoas morarem em sobrados. Na parte de cima era a residncia e na parte debaixo era o comrcio. E tudo isso ficava de frente para as ruas. Assim, quem trabalhava nas praas tambm tinha a oportunidade de ter contato com todas as pessoas que frequentavam o centro comercial. Portanto, Paulo, enquanto trabalhava aproveitava o momento para comunicar o evangelho. Era um homem incansvel diante do seu chamado.
8

- Lutaram para manter-se irrepreensveis diante de muitas acusaes. O lder est sempre em evidncia. Principalmente eles que ainda sofriam perseguies. Diante desta realidade Paulo lutava para manter-se puro diante de Deus e dos homens para no envergonhar o evangelho.

- Exerceu com excelncia sua vocao pastoral exortando, consolando e admoestando. A exortao, o consolo e a admoestao so prerrogativas de um ministrio pastoral autntico. Apenas um pastor de almas faz isso com excelncia. Quem no pastor no est preocupado com isso, pois ele no tem a esperana de ver suas ovelhas serem mais parecidas com Jesus a cada dia.

Citao: Quando eu ainda estava no curso do IBEL, um professor nos ensinava sobre o discipulado e algo ficou marcado em minha mente e corao: No faa discpulos parecidos com voc. Faa discpulos parecidos com Jesus Cristo!

Isso no significa que devemos suprimir a necessidade de sermos exemplos para o rebanho. Porm, por mais que sejamos bons exemplos, Jesus Cristo sempre ser um exemplo melhor do que ns e totalmente digno de ser seguido.

Paulo desenvolvia seu ministrio com um desejo profundo, de ver suas ovelhas a cada dia mais parecidas com o Mestre Jesus, andando dignamente, como eleitas, salvas e transformadas, pessoas que realmente faziam parte de seu Reino e desfrutariam de sua glria.

Apesar de todo e qualquer desafio, essa era a esperana do apstolo.

Ilustrao: Depois de sofrer vinte e quatro malrias, uma malria cerebral e um envenenamento, as igrejas mantenedoras escreveram para Rev. Ronaldo pedindo encarecidamente que ele voltasse ao Brasil. Ele respondeu: "No posso ir agora. Deus abriu uma nova porta para pregar, visitarei uma nova aldeia." Para l ele foi com um presbtero Konkomba. Ao final de alguns dias de pregao, apenas uma viva idosa e algumas crianas se entregaram a Cristo. Pelo fato de as vivas serem alvos de grande ostracismo e desprezo na cultura Konkomba, Rev. Ronaldo voltou para Koni abatido e triste. Foi quando o presbtero lhe disse: "O senhor nos ensinou a confiar na soberania de Deus, por que ento agora est abatido?" Trs dias depois que haviam voltado a Koni, um mensageiro apareceu
9

pedindo ao Rev. Ronaldo para voltar quela tribo. Pensando tratar-se de uma perseguio aos novos convertidos por parte dos feiticeiros, o mensageiro logo lhe disse: "A questo que aquela viva convertida no comeu e nem dormiu durante trs dias e trs noites, mas, de palhoa em palhoa, saiu pregando com grande poder e agora temos l setenta e seis pessoas que se entregaram a Cristo. Precisamos que o senhor volte l para comear a igreja." Aquela foi a dcima primeira igreja plantada entre os Konkombas. Quando Deus age, ningum pode deter o seu brao. O nosso corao deve descansar nessa verdade bendita. Como Ana, devemos exaltar o Senhor e, prostrados, devemos ador-lo por seus grandes feitos.

APLICAES 1. Voc precisa saber que, ainda hoje, Deus o Autor do chamado ministerial. Ele mesmo quem separa os seus servos para o Sagrado Ministrio de Pregao da Palavra.

2. Voc precisa crer que o mesmo Deus que chama e capacita o Deus que conduz o Ministrio dos Seus escolhidos, dos seus pastores eleitos. Deus conduzir com a manifestao da sua graa, abrindo portas para a pregao. Creia que em um dia voc pode pregar e no outro Deus realizar feitos tremendos diante de voc. Mas mesmo que as converses demorem, continue crendo e desenvolvendo o seu ministrio com amor e paixo, pregando para um como se fosse uma multido!

3. Voc precisa atender ao chamado de Deus. Agora irmo, irm, sabemos que Deus nos chama, cremos que Ele nos capacita, portanto, hora de irmos para os nossos campos e semearmos a boa semente com a esperana de que o nosso bondoso Deus dar o seu devido crescimento em sua poca determinada.

Talvez voc deva ir para onde no planejou primeiramente, mas creia tambm que Jesus j est l na frente abrindo as portas para a pregao e mostrar a fora do seu poder transformador!

10

Vous aimerez peut-être aussi