Vous êtes sur la page 1sur 16

COM QUE ROUPA EU VOU?

CONSUMO E EROTIZAO NOS UNIFORMES ESCOLARES INFANTIS Dinah Quesada Beck UFRGS/FACED/PPGEDU Resumo
A pesquisa de doutorado intitulada Com que roupa eu vou? Fetiches de consumo e erotizao dos corpos femininos infantis na composio da imagem escolar um estudo sobre os uniformes escolares surgiu pelo interesse em investigar, a partir das percepes tidas, no exerccio da docncia, as representaes do consumo e os investimentos sobre os corpos das crianas que circulam pela escola. A composio de imagens propostas e produzidas pelas prprias crianas, incentivadas e, de certo modo, determinadas pela escola, mostram-nos os uniformes escolares invadidos e remodelados pelas representaes e pelos significados que se constituem em torno do corpo hoje desejado e, com isso, o fenmeno da exposio/erotizao dos corpos femininos infantis materializa-se em pleno meio escolar.Em termos metodolgicos, foram coletados, por meio de entrevistas semiestruturadas, as opinies, os depoimentos e as impresses que as crianas tm sobre esse mesmo processo. Ainda assim, integrou o percurso metodolgico da pesquisa, observaes realizadas em momentos livres das crianas na escola, registrados num caderno de campo, buscando capturar situaes e seus tensionamentos acerca da utilizao e composio de tais uniformes. Palavras-chave: consumo, erotizao, uniformes escolares, infncia, crianas.

Caminhos acadmicos e profissionais repletos de indagaes, questionamentos, dvidas e inquietaes tm me levado a pesquisar a relao existente entre erotizao e consumo. Observando as crianas, em especial as meninas, preocupadas com suas aparncias ao embelezarem-se e ao investirem em prticas estticas e corporais, desde to pequenas, para ir escola, que passei a perceber, consistentemente, o estabelecimento dessa relao. A vontade/necessidade dessa pesquisa ps-se a mim antes mesmo do meu ingresso no doutorado. Enquanto professora da instituio de ensino onde atuei profissionalmente entre os anos de 2005 e 2011, observava os investimentos que se faziam e se produziam em torno das prticas de uniformizao do vesturio escolar. Os distintos modos de trajar os uniformes, ou ainda, a possibilidade de investir na roupa utilizada e no visual uniformizado sugeriam alguns encaminhamentos e entendimentos em torno de tal prtica escolar, os quais propuseram a concretizao dessa investigao.

Imersa em diversas instncias e nas provocaes que as mesmas me traziam, apontamentos e caminhos pesquisa foram delineados, os quais posicionaram consumo e erotizao entremeados numa consistente relao que se produzia em torno dos uniformes escolares. Meu principal foco de investigao consistiu em discutir de que forma as prticas de uniformizao escolar infantil interferem no modo como as meninas investem, em seus corpos, padres de erotizao e consumo to difundidos em nossa sociedade e propagados pela escola? Para dar conta dessa proposta de pesquisa passei a perceber mais consistentemente no meu cotidiano dentro e fora da escola. Essas inseres suscitaram, metodologicamente, a necessidade da realizao de observaes em momentos livres das crianas na escola, s quais foram registradas num caderno de campo durante um perodo aproximado de seis meses, no intuito de compor o corpus discursivo e analtico da pesquisa. Ainda assim, desenvolvi entrevistas com crianas e com profissionais que atuavam na escola, no intuito de capturar e registrar maiores informaes sobre os uniformes escolares. Ao longo desse artigo, utilizar-me-ei de algumas situaes observadas que fizeram parte dos dados produzidos para a minha pesquisa de doutorado e que foram analisadas na tese a partir da perspectiva dos Estudos de Gnero e dos Estudos Culturais, os quais se mostraram frteis para o desenvolvimento dessa proposta. Trago estes excertos discursivos no intuito de debater a produo dos corpos na contemporaneidade, uma vez que os compreendo como aspectos cruciais que envolvem a prtica de utilizao dos uniformes escolares entremeada erotizao e ao consumo na contemporaneidade.

Uniforme. Escola. Moda. Corpo. Embelezamento. Erotizao. Consumo. Infncia. Que relao essa? No ano de 2006, logo da minha chegada como professora da educao bsica na instituio de ensino onde atuei profissionalmente at o final de 2011, uma campanha de lanamento dos novos uniformes marcou o primeiro semestre do ano letivo escolar. Antes mesmo disso, em 2004, a escola completava seus cem anos e, para marcar essa data, foram colocadas disposio para venda e aquisio algumas peas diferenciadas dos uniformes escolares, alusivas ao ano comemorativo do centenrio. Camisetas em cores variadas com um novo logotipo para serem customizadas pelos/as alunos/as, baby looks com franjas at a cintura, shorts-saia, legging, meias, munhequeiras, faixas para o cabelo, mochilas, estojos, entre outros, serviram como um diferencial apresentado naquele momento pela instituio, em especial para o pblico feminino infantil, em virtude do ano comemorativo da escola. Foi

nesses moldes que a escola passou a projetar como uma de suas prticas pedaggicas a proposta de composio da imagem infantil uniformizada com as peas escolhidas pelos/as estudantes para seu uso. Os uniformes escolares lanados no ano letivo de 2006 vieram pela necessidade de colocar disposio para venda outras peas que no apenas as do centenrio. Esses uniformes apresentavam caractersticas bem peculiares: a variedade de peas, de cores e de modelos que os compunham era marcada pelo estilo esportivo fitness principalmente o que era utilizado pelas meninas. Sugeria-se, nesse revestimento, a escolha das peas que muitas vezes vinha acompanhada por certas transgresses1 s regras de utilizao dos uniformes. Esse acontecimento que movimentou o cenrio escolar foi suscitando em mim algumas problematizaes. Primeiramente, pela propaganda que se fez ao seu entorno; pelos chamamentos para o desfile de modas com a apresentao dos novos modelos vestimenta escolar; para o convite que alguns alunos e algumas alunas receberam por terem sido selecionados/as para participarem do lanamento, no momento do desfile das peas. Recordo de questionar-me: por que ter um desfile para apresentar o uniforme da instituio? Por que motivo essa atividade desfilar/estar na moda acontecia em uma escola? Outro aspecto merecedor de destaque se refere ao que eu acreditava ser uma novidade que estava por vir. Novidade essa que viria com o lanamento dos novos uniformes. Para minha surpresa, no incio da semana do lanamento as peas do uniforme j foram colocadas venda e, imediatamente, muitas famlias as adquiriram e as crianas passaram a us-las. No dia do lanamento, evidentemente, muitos j eram conhecedores, consumidores e usurios desses produtos. Ainda sobre essa situao: mesmo tendo um lanamento com a apresentao do que seriam os novos uniformes da instituio, ficava valendo, a partir daquele momento do lanamento, todos os modelos anteriores que as crianas dispunham. Dito de outro modo: a escola, ao lanar uma nova linha de uniformes, no sugeria a excluso das vestimentas anteriores. Isso fez com que as crianas tivessem uma grande variedade de peas e acessrios com a marca da escola em seus armrios para colocarem em uso nas suas composies dirias.

Como exemplos dessas transgresses podem ser citados, entre outros, o excesso no uso de acessrios, a maquiagem sobrecarregada para uso infantil e escolar, as customizaes propostas nas camisetas e a incorporao de outras peas de roupa que no as do uniforme escolar.

Como professora dessa instituio, olhava para esses acontecimentos em torno das prticas de uniformizao do vesturio escolar e procurava compreend-los em sua materialidade, buscava analisar as razes de sua existncia, suas condies de possibilidade, como circulavam pela escola, como eram operados e o que buscavam promover para essa infncia contempornea escolarizada com a qual trabalhamos e estamos a produzir. Diante de tal proposta escolar, alguns questionamentos iam inquietando-me e sugerindo sua reflexo: que razes e princpios pedaggicos eram os que levavam uma instituio de ensino a sugerir e a implementar a possibilidade de variao da vestimenta para ir escola? Que iderios eram afixados naqueles que consumiam e trajavam diferentes peas do uniforme (e outras tantas tambm)? Que noo de infncia escolarizada se produzia e se propagava neste meio? Que representaes de corpo uniformizado a escola parecia desejar ver inscritas nos corpos infantis? Ser que deste modo e com a difuso de tal proposta a escola no se estava, de certo modo, aproximando-se de prticas de consumo, embelezamento e erotizao na infncia to difundidas em nossa sociedade e distanciando-se, ou ainda, colocando num segundo plano, sua principal funo, o ensino? Com o tempo, e em especial durante o desenvolvimento da pesquisa, passei a perceber que tal proposta de uniformizao no se convertia num distanciamento da escola de sua principal funo, o ensino, mas, sim, que a proposta implementada para os uniformes escolares era tambm, uma das prticas pedaggicas educativas difundidas pela instituio. Proposta essa, que ao sugerir e ao possibilitar a variao das peas dos uniformes, educava as crianas a cuidarem de suas imagens e de suas aparncias e sugeria nesse revestimento um perfil de embelezamento, de consumo e de produo de uniformes modernos e corpos espetculo que desejava ver inscrito nos corpos dos/as estudantes, cunhando identidades por ela prpria legitimada. Se considerarmos que uniformizar uma das tarefas tomadas e aplicadas pela escola no intuito identificar como seus/as estudantes aqueles que trajam tais uniformes e, assim, educ-los/as a cuidarem de seus corpos, percebemos que esse sutil exerccio pedaggico encontra-se carregado de significados histricos, culturais e sociais. Esses significados articulam-se aos discursos e s representaes hoje pautados sobre o corpo. Como sabemos, os corpos vm assumido, cada vez mais em nossa sociedade, visibilidade e centralidade. Vivemos tempos em que o corpo assumiu seu lugar de destaque e, por isso mesmo, cuid-lo, aperfeio-lo, cultu-lo, torn-lo belo, saudvel, aparentemente jovem e atraente tornou-se qualidade de vida e, quase, uma obrigao. Observamos no apenas na moda, mas tambm nos esportes, na televiso, nas escolas, nos shoppings, nas

academias de ginstica e dana, enfim, nas ruas, o imprescindvel funcionamento destes cdigos sobre o corpo que construdo, exibido, mostrado e, deste modo, tem se tornado objeto de desejo, de anseios, de disputa e de consumo. Tendo o corpo adquirido grande lugar de destaque praticamente impossvel no not-lo. Na contemporaneidade, esse corpo que tem sido passvel de modificaes, construes, reconstrues e intervenes no visto nem tomado como um produto final, pronto e acabado. Muito pelo contrrio. Assim como aponta Denise Santanna (2000, p.50): ... o corpo, tal como a vida, est em constante mutao. As aparncias fsicas demonstram de forma exemplar esta tendncia, elas nunca esto prontas, embora jamais estejam no rascunho. Por isso, pode-se dizer que, atualmente, no so poucas as estratgias que investem na produo desse corpo contemporneo. Nele vo se constituindo, constantemente, novos comportamentos, estilos de vida e modos de ser, advindos de regimes disciplinares associados beleza, sade e felicidade, os quais buscam resgatar, a todo o instante, sua aparncia, seu vigor e sua vitalidade. Conforme Mrcia Luiza Figueira (2007, p. 126), ao analisar essa constituio identitria do corpo a partir da perspectiva de gnero, diz que: Ter um corpo perfeito, trabalhado, esculpido imagem e semelhana do desejo de cada um/a de ns uma tendncia que vem se firmando, fazendo parecer serem normais, inerentes, essenciais, portanto, naturais do viver, a identidade contempornea. J no basta ser saudvel: h que ser belo, jovem, estar na moda e ser ativo. [grifos da autora] Com toda essa argumentao desejo apontar que a infinidade de cuidados, de investimentos, de estratgias e a prpria vigilncia existente em torno do corpo tm encontrado abrigo no s entre as prticas desenvolvidas pelas mulheres em idade adulta, mas tambm entre as crianas, em especial entre as meninas. Isso parece acontecer em demasia em pases como o Brasil, local onde se celebra todo um culto ao corpo e seus imperativos sobre beleza, associados sade e vitalidade, promovem a proliferao de produtos, artefatos e uma srie de prticas para exercit-lo e constru-lo. Um exemplo disso tudo que vem sendo dito sobre os corpos pode ser vislumbrado na seguinte cena que integra as observaes desenvolvidas ao longo da minha pesquisa de doutorado: Uma aluna de oito anos de idade da 3 srie chegou escola de um modo diferenciado naquele dia de aula: estava ela com seus cabelos, que so bem compridos e

crespos, lisos. O que mobilizou essa mudana foram situaes de deboche, por parte de alguns colegas, chamando os cabelos da menina de crespos, feios e enredados como os de uma empregadinha. Dias mais tarde, com a menina indo para a aula com seus cabelos sempre lisos, fiquei sabendo que a mesma havia feito uma progressivinha de chocolate, sem uso de formol, conforme relato da sua me que tambm comentou que a menina detestava seus cabelos crespos, pois os mesmos eram diferentes dos cabelos de suas amigas e da prpria me. Um colega, ao v-la de cabelos sempre lisos fez o seguinte comentrio: Profe., eu acho que agora, com esse cabelo, ela ficou mais mulher. Caderno de Campo 6/4/2011 Essa cena mostra-nos que ao interpelarem as mulheres, as prticas corporais e estticas em torno do embelezamento almejado por muitas delas tm promovido, tambm, demasiada possibilidade de investimento nas aparncias e nas imagens infantis, legitimado projees e padres corporais para as crianas, em especial para as meninas. Esses marcadores culturais passam a ser visibilizados no interior da escola no modo como elas no apenas trajam seus uniformes escolares, mas como tambm compem determinado visual uniformizado, propagando, em seus corpos, uma identidade feminina em constante produo. Do mesmo modo, tal situao do cotidiano escolar das crianas instiga-nos a pensar acerca dos seguintes questionamentos: o que meninos e meninas tm aprendido, cultural e socialmente, sobre o que belo? Que atravessamentos de identidade de gnero perpassam a fala do menino ao dizer que sua colega, agora, ficou mais mulher, por ter alisado seus cabelos? Que marcadores identitrios de feminilidade vem sendo construdos em nossa sociedade contempornea, sugerindo tais entendimentos e o desenvolvimento de vivncias e prticas corporais j na infncia? Ter os cabelos lisos, alm de ser um desejo almejado e percorrido por muitas mulheres, vem se constituindo como um dos marcadores identitrios da beleza e da feminilidade. A indstria cosmtica oferece uma infinidade de produtos para a composio dessa imagem. A oculta promessa de felicidade (ao ter os cabelos lisos) que vem agregada aos cuidados com o corpo agrada e, ainda, inscreve a existncia de uma pedagogia que ensina, educa, opera e coloca em funcionamento suas verdades, definindo como /deve ser este corpo contemporneo. A construo cultural da identidade feminina em nossa sociedade v-se pautada no to buscado padro de beleza ocidental, ou ainda, na padronizao que se constituiu em torno das multiplicidades tnicas e culturais do Ocidente. De tal forma, tem sido favorecida a universalizao de prticas de embelezamento e de cuidados com o corpo, como o caso dos tratamentos de alisamento capilar.

Vale registrar que todos esses significados histricos, culturais e sociais sobre os corpos, que at o momento foram debatidos e problematizados, encontram-se, tambm atravessados pelos cdigos da moda e do vesturio. Especificamente no que se refere vestimenta, podemos pens-la como um artefato poderoso que contribui para a regulao das populaes e dos seus corpos. Analisada sob este ponto de vista, a roupa se converte em poderoso veculo e os corpos infantis em signos legveis. Segundo Ins Dussel (2000, p. 107), em estudo histrico sobre a implantao dos uniformes escolares para alunos/as e professores/as na Argentina e, traando um contraponto dessa mesma prtica com o que acontecia em escolas norte-americanas, diz que: A roupa foi e um meio poderoso de exercer a regulao das populaes e dos corpos. (...) A roupa marca o sujeito to profundamente como uma inciso cirrgica, ligando os indivduos por meio de sistemas de significao que se convertem em signos. [traduo prpria] Essa autora, argumentando que os uniformes escolares representam dispositivos que visam regulao dos corpos no interior da escola, comenta que suas propostas chegam a ser superiores do que a da roupa comum de cada pessoa, justamente por serem mais precisos ao mostrar a aderncia dos sujeitos s prticas sociais. Em sua anlise, os uniformes, associados difuso do saber cientfico, servem como uma forma de governar e constituir estratgias de regulao e educao sobre os corpos estudantis. Novamente, em suas palavras: A ideia da uniformidade dos corpos na escola, aparentemente surgiu em escolas religiosas da modernidade. (...) Pode-se dizer que estes modos especficos em que se buscou e se busca regular a aparncia e a disposio dos corpos na escola so indicativos das formas de interveno culturais e polticas que se estabeleceram como parmetros sociais em cada formao social. (DUSSEL, 2000, p. 127) [grifos meus] Hoje, mais do que carregar um emblema e caracterizar-se na roupa e na instituio, os uniformes, em algumas escolas, tm percorrido os cdigos da moda e do vesturio e, assim, no servem, apenas, para igualar e uniformizar a todos. Identificar-se e diferenciar-se na e pela roupa, passam a ser sinnimos de uniformizao do vesturio escolar. A possibilidade dos/as prprios/as alunos/as criarem seus diferentes modos de se vestir, ao

adquirir as peas que a escola disponibiliza para o uniforme da sua instituio tem se caracterizado como ritual e prtica cultural de determinados grupos sociais. Nesse contexto, ou ainda, nessa virada de comportamento da escola, parece-me que ser moderna proporcionou, instituio, alguns distintivos sociais: a ela legada a visibilidade pela reinveno e ressignificao de antigas prticas, o reconhecimento social por saber modernizar-se com o passar dos tempos, bem como a funcionalidade e a execuo de suas prticas. A escola entende e pe em funcionamento seu projeto educativo civilizador. A busca pela promoo de diversificadas prticas e posturas que possibilitem captao e fidelizao de novo pblico mostram-nos que a escola quer, deseja e pretende-se moderna, jovem, atual, na moda, inserida aos desgnios postos no contemporneo. Nesse sentido, vem lanando mo de aes e estratgias que assegurem certa proximidade com seus/as estudantes e, assim, os uniformes projetados nos moldes que j foram narrados, parecem ter a capacidade de proliferar tal proposta. Vestir o uniforme pode ser compreendido como um modo de diferenciar-se dos demais e, propiciado aos/as alunos/as, determinado sentimento de pertena, visto que, ao usar as peas do mesmo, se promove e se instala certo dispositivo de identificao e de diferenciao. Aos/as estudantes, fica reservado o direito a composio do seu uniforme, uma vez que so chamados/convocados/interpelados por esses dispositivos modernos que contemplam o processo de sua escolarizao. Nessa escola onde desenvolvi a pesquisa, os uniformes das crianas, em especial o das meninas, percorriam a abordagem produtora de uma identidade feminina infantil em construo, j que sugeriam o embelezamento, ou ainda, a graciosidade naquelas que iriam us-lo. Nesse exerccio, parecia emergir, entre elas, a sensao de pertencimento a um universo escolar descolado, repleto de glamour e muito fashion e, ainda assim, identificava-se certa flexibilidade nas prticas disciplinares de todas estarem vestidas iguais. O consumo de determinados artefatos servia para possibilitar a existncia de tal prtica escolar. Sendo as meninas possuidoras de outros elementos que no apenas as peas do uniforme, incorporavam a abordagem esttica e corporal da escola, na medida em que faziam altas composies em suas roupas com seus acessrios pessoais. Ao analisar situaes como a descrita anteriormente parece-me que h, por parte das crianas, certa necessidade em disfarar aquilo que no gostam e no querem mostrar. Juntamente com a possibilidade de poderem compor seus visuais uniformizados, escolhendo quais peas usar, essa estratgia mostra-se plenamente aplicvel. Tal proposta tem as incitado a apagar/esconder o que compreendem como feio e a ressaltar o que por elas compreendido

como belo. Esse mesmo aspecto por ser percebido em outra situao observada no cotidiano escolar, mas, agora, acompanhada de investimentos produzidos nos uniformes escolares. Nos ltimos dias de aula do ano letivo, em dias de muito calor, uma menina pediu para vir sem o uniforme e usar roupas da moda e mais fresquinhas. Observei que neste dia ela estava com o short-saia do uniforme, acrescido de botas e meia-cala fio 40. Por debaixo da baby look regata da escola estava com uma camisa branca de meia manga, de gola e com muitos babados. Ao perguntar a ela o porqu do uso dessa roupa sua resposta foi: Profe., eu at sinto calor, muito calor, mas as minhas pernas so peludinhas, meus braos tambm so e eu sei que os guris ficam rindo e comentando. (...) E de meia-cala eu at fico mais elegante, ela valoriza as minha pernas. Caderno de Campo 10/12/2010 Essa situao vislumbrada na pesquisa, alm de nos fazer perceber as prticas corporais das crianas no intuito de esconder o que no gostam e querem disfarar, traz outro aspecto importante em termos de anlise: como o uniforme possibilitava tal composio, o uso das meias servia, tambm, como uma forma da menina investir na construo de uma identidade feminina sensual, elegante, conforme suas palavras. Alguns questionamentos servem como forma de problematizar tal acontecimento escolar: quais as intervenes feitas nos corpos e de que estratgias as crianas se valem na hora de escolherem suas vestimentas? Quais as marcas de feminilidade que vm sendo construdas e propagadas no uso de roupas e artefatos para ir escola? Ao analisar a composio destas imagens, tanto a da menina observada como de muitas outras, era possvel perceber que as mesmas se rendiam, aderiam e percorriam ideais que configuravam o que um corpo saudvel, produtivo, belo e desejado. Os uniformes adotados prefiguravam nas estudantes a utilizao de determinadas roupas, acessrios e investimentos em seus corpos e isso os convertia, conforme aponta Edvaldo Couto (2000), em corpos outdoor. Silvana Goellner (2007, p.33), ao resgatar historicamente todo esse exerccio de cuidados com o corpo que temos hoje, revela-nos que a aparncia tem se tornado, ento, uma preocupao nacional entre os indivduos. Segundo a autora: O culto ao corpo como hoje vivenciamos, em que pesem as especificidades de cada momento histrico e cada cultura, tem seu incio no final do sculo XVIII e se intensifica no sculo XIX porque, nesse tempo, o corpo adquire relevncia nas relaes que se estabelecem entre os indivduos. Gesta-se uma moral de aparncias que faz convergir o que se aparenta ser com o que, efetivamente, se . [grifos meus]

Interessante observar outro aspecto dessa proposta de composio dos uniformes: toda essa produo das crianas em seu entorno parecia-me ser muito mais da escola do que propriamente de suas estudantes. Mesmo glamourizada pela possibilidade da variao das peas no exerccio da uniformizao, era o projeto educativo da escola que se instaurava no intuito de educar as meninas a cuidarem de seus corpos. Ou seja: ao uniformizarem-se, estariam as crianas cuidando de seus corpos e investindo em suas aparncias, uma vez que faziam escolhas, elegendo modos por elas compreendidos como adequados de vestirem-se para ir escola. O uso da meia-cala e da camisa de gola e babados servia para disfarar o que era compreendido pela menina como as imperfeies do seu corpo, mas tambm instaurava a importncia dela cuidar, desde pequena, da sua imagem e da sua aparncia, constituindo uma identidade feminina preocupada com o elegante e o sensual. O uniforme escolar possibilitava tal investimento e por isso que compreendido como uma proposta muito mais da escola do que propriamente das crianas. necessrio considerar nessa anlise que a escola, por sua vez, no controlava a velocidade com que as crianas executavam tais produes. Se considerarmos que nessa possibilidade proposta pela escola e protagonizada pelas crianas, de composio de imagens, alguns/as subvertiam o permitido e o pretendido, o que fugia ao controle da mesma era justamente o modo como seus/as estudantes trajavam e operavam a funcionalidade desses uniformes. Se na situao descrita a menina utilizou-se de meias e na cena anteriormente narrada o investimento fora nos cabelos, isso no significa que as intervenes no visual uniformizado paravam por a. A customizao nas camisetas, dando-lhes grandes decotes, bem como o uso de shorts jeans desfiados e curtos, que foram em alguns momentos observados, mostrava-nos a produo e certa composio que fugia do esperado e imaginado pela escola. Nessa perspectiva, conclui-se que a escola tanto operava como um palco por onde desfilavam inmeros modos de uniformizarem-se, interessantes ou no para a instituio, como tambm era ela a produtora desses corpos espetacularizados. Outra situao serve-nos como exemplo do que vem sendo abordado: No buffet do restaurante da escola, um grupo de meninas que se servia minha frente comentavam sobre seus culos solares e das combinaes que faziam em suas roupas e acessrios para ir escola. Nisso, outra colega chega perto e as que j estavam no buffet comentaram: Hoje tu forou, n?! Tu no tem tudo isso a, tu no tem nada, a gente

sabe! (elas referiam-se aos seios). A colega, um pouco sem graa, responde: T, legal, eu coloquei dois sutis, mas no espalha pra ningum, por favor! (...) O importante que eu tenho seios. Para mostrar a interveno do uso do suti, a menina havia cortado a gola da camiseta escola, acompanhada do uso de short jeans e legging do uniforme. Caderno de Campo 10/9/2010 Interessante ressaltar que os atuais atravessamentos culturais e sociais em torno das prticas corporais de embelezamento pautam-se na utilizao de artefatos e na produo de corpos em ascenso. Meninas na faixa etria entre oito e dez anos de idade, ao investirem em suas imagens e ao comporem seus visuais uniformizados tratam de assegurar tal premissa em suas produes. Como elas ainda no tm seios, o jeito tratar de acopl-los ao corpo como lhes for possvel e de maneira que sejam notados. A customizao na camiseta veio numa necessidade de poder certificar o uso do suti a todos que a olhassem e, to logo, o entendimento que a menina j possua seios. Diante de tal situao escolar questiono: que expectativas as meninas tm ao embelezarem-se, ao cuidarem de suas aparncias e ao investirem em seus visuais, desde to pequenas, para irem escola? Que representaes de gnero esto entremeadas e so produzidas em situaes como as acima descritas? Isso nos faz perceber que nossos corpos so abrigo para toda essa pluralidade cultural e social e, nessa produo, alguns marcadores parecem ter maior visibilidade e so caractersticas constitutivas de uma feminilidade em produo. Os tratamentos estticos para/com os cabelos, o investimento vesturio, assim como a implantao de prteses de silicone nos seios servem como exemplos dessas constituies. A moda, nessa anlise, converte-se num dos atravessamentos desses uniformes escolares. Ela demarca estilos, modos, costumes, atitudes que se apresentam de distintas formas na sociedade e que so efmeras, transitrias, cambiantes. Podemos tambm dizer que a moda acaba por ser um fenmeno muito maior e mais complexo do que o simples ato de usar roupas no dia a dia. Mais do que a busca de um equilbrio entre cores, tecidos, estampas, estilos e padronagens, a moda , tambm, uma manifestao social, cultural e histrica que educa e governa quando tangencia padres estticos e identidades corporais s pessoas. O filsofo francs Gilles Lipovetsky (2009) considera a moda num dispositivo social crescente em nossa sociedade contempornea e que tem legitimado a arte do governar-se a si mesmo. Para esse estudioso a moda tem derivado de uma necessidade das pessoas e das instituies em demonstrarem nos corpos a relao entre imitao e excentricidade. Em seu

entendimento, a moda no apenas funciona como um elemento para a distino das classes, mas principalmente para a diferenciao dos sujeitos de uma mesma classe, pelo fato das pessoas quererem pertencer a pequenos nichos que veiculam seus valores, modos de consumo e identidades cambiantes prprias em seus corpos. Em suas palavras: Pensar a moda requer no apenas que se renuncie a assimil-la a um princpio inscrito necessria e universalmente no curso do desenvolvimento de todas as civilizaes, mas tambm que se renuncie a fazer dela uma constante histrica fundada em razes antropolgicas universais. O mistrio da moda est a, na unicidade do fenmeno, na emergncia e na instalao de seu reino no Ocidente moderno, e em nenhuma outra parte. (...) Isso posto, a moda no permaneceu acantonada longe disso no campo do vesturio. Paralelamente, em velocidades e em graus diversos, outros setores o mobilirio e os objetos decorativos, a linguagem e as maneiras, os gostos e as ideias, os artistas e as obras culturais foram atingidos pelo processo da moda, com suas paixonites e suas oscilaes rpidas. (p. 24) [grifos do autor] Lipovetsky considera ainda que a moda seja atravessada pela necessidade de renovao e de seduo que envolve as pessoas. Beleza, moda, visibilidade e pertencimento so descritos como os combustveis que movimentam as escolhas das pessoas. Nesse sentido, as crianas, ao escolherem as peas do uniforme para irem escola, compondo seus visuais uniformizados e lanando mo de artefatos e signos da moda, mostravam-se inseridas na prtica que era propagada pela instituio e desenvolvida por elas mesmas.

Mas, afinal, o que erotizao e consumo tm a ver com isso tudo? Todas essas situaes que foram narradas e debatidas vm nos encaminhando para um ponto crucial nesse debate: no desenvolvimento do exerccio pedaggico de uniformizarse, identificado atravs das minhas observaes como professora e pesquisadora, ao ver as meninas produzirem suas imagens e ao reproduzirem tais signos de feminilidade constitudos social e culturalmente no contemporneo, em seus corpos, pude ir percebendo uma trama que se compunha e se estabelecia. Estariam as meninas, ao trajarem determinados modos de uniformizarem-se, imprimindo em seus corpos a relao que elas mesmas estabeleciam com o consumo e o desejo de embelezarem-se para ir escola. Sem perceber, encontravam-se envoltas no que pesquisas tm apontado como o fenmeno da erotizao dos corpos femininos infantis (FELIPE, 2006).

A visibilidade do corpo infantil contemporneo, pautado na aparncia e nas vrias intervenes nele operadas por meio de artefatos, produtos e comportamentos, parecem se estabelecer e a erotizao da infncia e a imagem da criana acabam por ser uma consequncia (o resultado) desse processo. Com esse entendimento passei a relacionar mais consistentemente o acontecimento escolar que eu observava em torno dos uniformes com questes dirigidas erotizao dos corpos femininos infantis. A pesquisadora Jane Felipe (2006; 2007) tem nos instigado a pensar sobre tais questes a partir das problematizaes tecidas em torno do conceito de pedofilizao como prtica social contempornea. Segundo a autora, ao mesmo tempo em que aparatos jurdicos so constitudos para preservar a integridade fsica, moral e social das crianas e, tambm, para combater prticas de pedofilia, h, contraditoriamente em nossa sociedade, um significativo investimento em prticas corporais j na infncia. Assim, a produo e a veiculao dos corpos infantis, em especial os das meninas, envoltos em prticas de embelezamento, de intervenes estticas, de cuidados com a aparncia e com a imagem, tem propiciado a erotizao e o consumo dos mesmos. Tais processos culturais e sociais de investimentos nos corpos, diante do seu crescimento e da sua proliferao, tm repercutido, tambm, em pleno meio escolar. Juntamente com o entendimento de que vivemos tempos de consumo, de pedofilizao e de erotizao infantil, minhas observaes como professora e pesquisadora, tambm remetiam consideraes para o conceito de pedagogia cultural (GIROUX, 2005). Ele traz consigo o entendimento de que ocorre pedagogia em todo o lugar em que o conhecimento produzido e os saberes circundantes deste processo excedem e vo alm dos limites impostos pela instituio escolar. Ainda concebe a cultura como campo privilegiado do saber, na qual so produzidas prticas culturais de significao que educam. Em especial desde a segunda metade do ltimo sculo, inmeras mudanas tm sido provocadas em nosso comportamento social e, por conta disso, temos assistido ao advento e evoluo de inmeras inovaes e aparatos tecnolgicos e essas caractersticas, acrescidas da informatizao do mundo contemporneo em nossas prticas sociais, tm possibilitado que outras instituies culturais tambm produzam educao. Sendo assim, ao observarmos os processos educativos da contemporaneidade os quais se solidificaram e so sustentados por relaes sociais no exerccio das pedagogias culturais em suas diferentes aes, nuances e estratgias identificamos que os mesmos criaram rachaduras hierrquica estrutura escolar de outrora. Hoje em dia, a noo de educao, ao mesmo tempo em que ampliada, dilui-se pelo espectro social como os lquidos

(BAUMAN, 2001). Notoriamente, diferentes esferas sociais e culturais produzem educao e as prticas pedaggicas desenvolvidas por essas esferas e tambm pela escola mostram-se revestidas por uma espcie de novo cdigo de civilidade (BUJES, 2002), fixando a necessidade de uma formao/educao que se d na relao dos sujeitos com os inmeros signos postos no contemporneo. Dito de outro modo: se diferentes instncias culturais produzem educao, a moda, enquanto um dispositivo social e cultural (LIPOVETSKY, 2009), serve, aqui, como um exemplo do exerccio das pedagogias culturais em nossa sociedade e inscritas nas prticas pedaggicas educativas. A escola, numa tentativa, num desejo e numa necessidade de fazer-se moderna e de inserir-se aos atuais apelos sociais e culturais, possibilita e abre espao para que tais pedagogias atuem no interior de suas prticas educativas. Os uniformes escolares, atravessados pelos discursos da moda, dos cuidados com o corpo, dos investimentos na aparncia e no visual, corroboram com exerccio de tais pedagogias culturais e passam a integrar as prticas escolares, sugerindo o seu consumo. Em nossa sociedade brasileira contempornea, questes direcionadas aparncia do corpo e ao consumo de inmeros artefatos culturais so marcadores reconhecidos como centrais nos processos de constituio das identidades infantis. O embelezamento e a erotizao mostram-se atravessados pelo consumo e so sustentados pelas diferenciaes de gnero. Percebo que esses investimentos e suas prticas corporais tm proposto o borramento de fronteiras entre mulheres e meninas, arquiteturando seus corpos na tentativa de enquadrarem, as crianas, aos padres de beleza e moda atuais. Os reflexos desses acontecimentos podem ser visibilizados no fenmeno da erotizao dos corpos infantis sustentados pelo consumo. Assistimos crianas buscando parecer sempre mais frente do seu tempo, envoltas num processo de adultizao precoce (CORAZZA, 2002), em que avidez e pressa sinalizam os caminhos a serem tomados pelas prprias crianas em seus modos de portar-se e agir nessa sociedade. Para isso, as roupas e os acessrios utilizados e as intervenes estticas e corporais ganham espao e por meio do seu consumo que nos mostram as tentativas das crianas em estarem inseridas na produo desses corpos em ascenso. Enfim, meu interesse nesse artigo foi o de trazer tona a produo dos corpos na contemporaneidade e como ela encontra-se situada na escola, em especial quando as meninas investem em seus corpos, padres estticos e corporais ao uniformizarem-se.

Certamente, a erotizao dos corpos femininos infantis, glamurosamente produzida e propagada na escola, mostra-nos que preciso investig-la, no intuito de com ela poder estabelecer outras formas de inteligibilidade.

Referncias:

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BUJES, Maria Isabel E. Infncia e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. CORAZZA, Sandra. Infncia & Educao. Era uma vez... quer que conte outra vez? Petrpolis: Vozes, 2002. COUTO, Edvaldo. O homem satlite. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2000. DUSSEL, Ins. Historias de guardapolvos y uniformes: sobre cuerpos, normas e identidades en la escuela. In.: GVIRTZ, Silvina. (compiladora) Textos para repensar el da a da escolar: sobre cuerpos, vestuarios, espacios, leguajes, ritos y modos de convivencia n nuestra escuela. Buenos Aires: Santillana, 2000. FELIPE, Jane. Afinal, quem mesmo pedfilo? Cadernos Pagu, v. 26, 2006. __________. Erotizao dos corpos infantis. In.: LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana (orgs). Corpo, Gnero e sexualidade: um debate contemporneo na educao. Petrpolis: Vozes, 2007. FIGUEIRA, Mrcia Luiza Machado. A revista Capricho e produo de corpos adolescentes femininos. In.: LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana (orgs). Corpo, Gnero e sexualidade: um debate contemporneo na educao. Petrpolis: Vozes, 2007. GIROUX, Henry. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educao. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Aliengenas na sala de aula: uma introduo aos Estudos Culturais em Educao. 3 ed. Petrpolis/RJ: Vozes, 1995, p. 85-103. GOELLNER, Silvana V. A produo cultural do corpo. In.: LOURO, Guacira Lopes.; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana (orgs.). Corpo, gnero e sexualidade: um debate contemporneo na educao. Petrpolis: Vozes, 2007. LIPOVETSKY, Gilles. O Imprio do Efmero: a moda e seus destinos nas sociedades modernas. So Paulo: Companhia das Letras, 2009. SANTANNA, Denise Bernuzzi de. Descobrir o corpo: uma histria sem fim. Educao e Realidade. Porto Alegre: FACED/UFRGS, v. 25, n. 2, jul./dez. 2000.

Vous aimerez peut-être aussi