Vous êtes sur la page 1sur 17

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

IX-018 AVALIAO DAS CAPACIDADES DAS SARJETAS E BOCAS-DE-LOBO


Jos Geraldo de Arajo Lima Engenheiro Civil (PUC MG) e Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hdricos (UFMG). Mrcia Maria Lara Pinto Coelho(1) Engenheira Civil e Mestre em Engenharia Sanitria (UFMG), Doutora em Engenharia Civil/Hidrulica (POLI-USP) e Professora Associada do Departamento de Engenharia Hidrulica e Recursos Hdricos da UFMG. Endereo(1): Av. Contorno, 842/8o andar - Centro - Belo Horizonte - MG 30.110-060 - Brasil - Telefone: (31) 3238.1871 - E-mail: lara@ehr.ufmg.br RESUMO Para a presente pesquisa utilizou-se um modelo reduzido em escala 1:3, construdo no Centro de Pesquisas Hidrulicas CPH-UFMG, cujo objetivo foi reproduzir um pequeno segmento de rua equipada com sarjeta e boca-de-lobo semelhana dos padres adotados nos sistemas de drenagem de Belo Horizonte. O modelo foi calibrado e conectado a um mdulo de bombeamento capaz de fornecer vazes compatveis com o seu fator de escala. Com os testes realizados foi possvel observar que os valores de capacidade de vazo atribudos s sarjetas com o emprego da Equao de Izzard so superiores a aqueles que as sarjetas realmente comportam. No tocante s bocas-de-lobo foi atribuda uma lei de captao para cada tipo testado. Entre outras coisas, foi possvel observar que a contribuio da abertura na guia na capacidade das bocas-de-lobo combinadas mnima e que, nos casos de declividades longitudinais inferiores a 8%, a boca-de-lobo combinada com depresso na sarjeta, grelha e abertura na guia tem uma capacidade de captao inferior aos valores atribudos segundo os critrios adotados pela Universidade de Johns Hopkins. PALAVRAS-CHAVE: Drenagem, Boca-de-lobo, Sarjeta.

INTRODUO Nos sistemas de drenagem urbana, as bocas-de-lobo so responsveis pela captao das guas que escoam pelas sarjetas, conectando esses dispositivos de drenagem superficial rede de galerias subterrneas. Portanto, o bom funcionamento de um sistema de drenagem est diretamente relacionado ao conhecimento das capacidades hidrulicas das sarjetas e das bocas-de-lobo. A bibliografia clssica que trata do dimensionamento dessas estruturas hidrulicas utiliza conceitos resultantes de experincias realizadas na Universidade Johns Hopkins - UJH (1950 1956), utilizando modelos de bocasde-lobo empregados na cidade de Baltimore, EUA. Estas experincias tornaram uma referncia para a padronizao e dimensionamento destes dispositivos de drenagem em diversas cidades brasileiras. Neste contexto, enquadra-se o caso de Belo Horizonte onde os estudos e projetos de drenagem urbana so regulamentados pela Superintendncia de Desenvolvimento da Capital SUDECAP (1985) e (2004). Em suas publicaes normativas a SUDECAP disponibiliza as especificaes, padronizaes dos dispositivos de drenagem e os parmetros hidrulicos e hidrolgicos recomendados para os projetos. Os critrios recomendados pela SUDECAP para a determinao da capacidade de bocas-de-lobo em greide contnuo so os mesmos definidos pelas experincias da UJH. Contudo, os modelos de bocas-de-lobo pesquisados por aquela instituio no se assemelham ao padro adotado para os sistemas de drenagem de Belo Horizonte. Como exemplos de divergncias podem ser citados as formas e dimenses das barras, bem como, a geometria das depresses. Considerando que divergncias podem estar influindo nos valores de eficincia dos sistemas de drenagem implantados em Belo Horizonte, mostra-se relevante uma pesquisa em laboratrio visando determinao da real eficincia hidrulica do padro de boca-de-lobo e sarjetas adotados para estes sistemas.

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

objetivo desse trabalho, estudar o comportamento hidrulico dos tipos de boca-de-lobo e sarjetas mais empregados nos sistemas de drenagem implantados em Belo Horizonte e cidades vizinhas por meio dos ensaios realizados no modelo reduzido descrito. Os tipos de bocas-de-lobo mais utilizados nos sistemas de drenagem das cidades brasileiras e tambm de Belo Horizonte so: Boca-de-lobo simples, com uma abertura vertical na guia, atravs da qual captada a gua da sarjeta; Boca-de-lobo com grelha, constituda de uma abertura na sarjeta, coberta por uma grelha de barras metlicas ou de concreto. Boca-de-lobo combinada ou mista, correspondente a associao da boca-de-lobo simples com a de grelha.

A SUDECAP adota, via de regra, para as ruas de Belo Horizonte a boca-de-lobo combinada com grelha na sarjeta e abertura no meio fio, havendo na maioria das vezes uma depresso na sarjeta. A Figura 1 mostra este tipo de boca-de-lobo empregado em trechos de greide contnuo, caso em que o fluxo atinge a boca-de-lobo apenas pelo lado de montante, onde o trecho de transio que forma a depresso mais longo em relao ao lado de jusante. O tipo de boca-de-lobo mostrado instalado em uma sarjeta padronizada pela SUDECAP como sarjeta tipo B com declividade transversal de 15% que recomendada para vias com declividades longitudinais iguais ou maiores que 0,5% e inferiores a 16%, ou seja: o padro adotado para a grande maioria das vias urbanas e devido a isto, o padro investigado no presente trabalho.

Figura 1: Boca-de-lobo padro SUDECAP

REVISO DA LITERATURA Apesar da importncia da boca-de-lobo na dinmica do funcionamento da microdrenagem, os estudos e pesquisas realizados sobre o tema, ainda no contemplam satisfatoriamente todas as situaes de operao dessa estrutura hidrulica. Eastwood (1946), citado por Souza (1986) desenvolveu aquele que considerado o mais antigo trabalho sobre boca-de-lobo. Posteriormente, um grupo de pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (Li, Geyer e Benton, 1951; Li, Sorteberg e Geyer, 1951; Li, Goodell e Geyer, 1954), com financiamento da prefeitura de Baltimore e da Comisso de Estradas de Maryland, USA desenvolveu uma srie de pesquisas para investigar os problemas decorrentes da drenagem de guas pluviais urbanas, em

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

especial o comportamento hidrulico dos diversos tipos de boca-de-lobo. Estas pesquisas, ainda hoje, so referncias para o dimensionamento dessa estrutura hidrulica. Souza (1986) realizou um estudo experimental para a determinao da eficincia[1] de uma boca-de-lobo com abertura na guia (com e sem depresso), usando dois modelos fsicos, sendo um na escala 1:3 e o outro na escala 1:1. Em ambos os modelos, as declividades longitudinais estiveram entre 5 e 14% e as vazes dos testes situadas na faixa de eficincia entre 50 e 100%. Neste estudo concluiu-se que, para o modelo estudado, a boca de lobo com depresso na sarjeta em torno de 36% mais eficiente do que a boca-de-lobo sem depresso. A partir dos dados experimentais foi proposto um modelo matemtico para os tipos de boca-de-lobo estudados, expresso pela equao:
3 Q = k ( ). y o 2 L

(1)

Onde: Q a vazo captada na boca-de-lobo em m3/s; L, a largura da abertura na guia em m; y0, a profundidade imediatamente a montante da boca-de-lobo em m; k, o fator que depende do coeficiente de descarga, da acelerao da gravidade e do ngulo da inclinao transversal da sarjeta e dever ser determinado experimentalmente. O trabalho de Souza (1986) relata ainda, outras experincias nessa rea, destacando: os resultados experimentais de Yong (1965), obtidos com um modelo hidrulico reduzido (escala 1:4) com boca-de-lobo com abertura na guia; experincias de campo e em modelos reduzidos executadas por Zwamborn (1966), obtendo confirmao da frmula originria dos estudos realizados na Universidade Johns Hopkins; estudos experimentais de Russam (1969) a respeito da eficincia hidrulica de bocas de lobo; o trabalho de Forbes (1976), puramente terico, descrevendo um mtodo numrico para o clculo de vazo captada por boca-de-lobo com abertura na guia, com ou sem depresso na sarjeta. Trata-se de um mtodo complexo com resultados coerentes com os obtidos pela Universidade Johns Hopkins e por Zwamborn.

Mais recentemente, Dalfr e Genovez (2004) testaram em laboratrio um modelo de boca-de-lobo com abertura e tambm um rasgo adicional na guia. Como resultado, obteve-se um considervel acrscimo na eficincia hidrulica da boca-de-lobo, encontrando na lei de captao do modelo ensaiado coeficientes de descarga at duas vezes maiores que os coeficientes encontrados em outras pesquisas feitas com bocas-delobo com abertura na guia e sem rasgo adicional na mesma. Kriguer e Contreras (2004) apoiando-se num modelo em escala real (1:1) fizeram experincias para a verificao da eficincia hidrulica de uma boca-de-lobo com grelha metlica na sarjeta que um padro utilizado em algumas cidades do Chile. Os resultados prticos observados foram: para uma vazo constante, a altura da lmina d`gua aumenta ao diminuir a declividade longitudinal e ao aumentar a declividade transversal; ao aumentar a vazo, diminui a eficincia da boca-de-lobo; ao aumentar a declividade transversal, aumenta a eficincia da boca-de-lobo; a eficincia de captao aproximadamente igual para as declividades longitudinais de 0,5 e 1,0%;

O termo eficincia hidrulica neste trabalho, corresponde relao entre a vazo captada pela bocade-lobo e a vazo afluente. ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental 3

[1]

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

para a declividade transversal de 3% a eficincia da boca-de-lobo sofre poucas alteraes com a variao da declividade longitudinal.

Cardoso et al. (2004) apoiados em um modelo em escala 1:3 realizaram experincia com boca-de-lobo com defletores instalados defronte a abertura na guia e no sentido perpendicular ao fluxo da sarjeta. Este tipo de boca-de-lobo mostrou-se bem eficiente, apresentando em sua lei de captao um coeficiente de descarga superior a duas vezes o coeficiente encontrado em outras pesquisas feitas com bocas-de-lobo sem defletores na sarjeta, defronte a abertura na guia.

METODOLOGIA A eficincia hidrulica de uma boca-de-lobo situada em segmentos de greides contnuos faz-se pela determinao da relao entre a vazo captada e a vazo afluente da sarjeta. A vazo captada depende da altura da lmina de gua a montante desta, yo, que por sua vez depende das caractersticas geomtricas da sarjeta, bem como do comprimento, da largura e das demais variveis geomtricas da boca-de-lobo. Assim, a vazo captada pela boca-de-lobo com grelha e abertura na guia pode ser dada pela relao funcional:

Q, Q 0 , y 0 , L, A u , e, ,
em que,

f , G. = 0

(2)

Q : vazo captada pela boca-de-lobo (m3/s); Q0 : vazo que aflui pela sarjeta (m3/s); y0 : altura da lmina d`gua (m); L : comprimento da abertura na grelha e na guia (m); Au : rea til das aberturas na grelha (m2); e : largura da abertura na grelha (m); : ngulo do plano da sarjeta com a vertical; I : declividade longitudinal da sarjeta (m/m); f : fator de atrito da equao universal de perda de carga; G : Parmetro adimensional que descreve a geometria da sarjeta nas proximidades da boca-de-lobo. A utilizao da anlise dimensional na relao (2) permite deduzir as relaes adimensionais expressas a seguir:

Q L = , Q0 y 0 tg

I f ,

Au ,G L .e

(3)

Para uma dada geometria da sarjeta nas proximidades da boca-de-lobo pode-se escrever que:

L Q = y , Q0 0

(4)

Medindo-se as grandezas envolvidas nesta equao a funo pode ser definida, para cada geometria de boca-de-lobo adotada. Entretanto, devido a grande dificuldade em se medir e controlar essas grandezas numa situao real de campo recomendvel a utilizao de modelo fsico.

Consideraes tericas A utilizao de modelos fsicos para o estudo e a anlise dos projetos de engenharia relativamente antiga, sendo conhecidos modelos atribudos a Leonardo da Vinci, no incio de Sculo XVI. Todavia, foi no sculo XVIII que a explorao dos resultados obtidos com os modelos tornou-se mais adequada, por causa do

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

estabelecimento de alguns princpios bsicos, essencialmente a teoria da semelhana e a anlise dimensional. Para se alcanar a semelhana entre o modelo hidrulico e o prottipo so necessrios trs aspectos bsicos: semelhana geomtrica, semelhana cinemtica e semelhana dinmica. A semelhana geomtrica implica na semelhana de forma entre o modelo e o prottipo. A razo fixa entre os comprimentos homlogos no modelo Lm e no prottipo Lp, denomina-se escala dos comprimentos ou escala linear Lr, conforme expressa a relao (5)

Lp Lm

= Lr

(5)

A semelhana cinemtica diz respeito semelhana de movimento, enquanto a semelhana dinmica subentende-se semelhana das foras e massas envolvidas no fenmeno. Desta forma, para que haja semelhana dinmica, devem-se verificar tambm as semelhanas geomtrica e cinemtica. De uma maneira geral, as foras presentes nos fenmenos hidrodinmicos so as fora de inrcia, de presso, de viscosidade, da gravidade, de tenso superficial e de compresso elstica. A relao entre algumas das foras presentes nos fenmenos hidrodinmicos e a fora de inrcia d origem a grupos adimensionais, denominados parmetros adimensionais notveis, de grande significado fsico na hidrulica, dentre esses, destacam-se no presente estudo o nmero de Froude e de Reynolds. Entretanto, a semelhana dinmica baseada na igualdade do nmero de Froude e de Reynolds simultaneamente, na maioria das vezes, seria impraticvel, pois implicaria num modelo em escala real. Neste caso, a relaxao do critrio de semelhana que consiste em se desconsiderar o efeito de algumas foras envolvidas no fenmeno pode ser a soluo para o problema. Isso acontece normalmente nos modelos fluviais, em que as foras de viscosidade so desprezadas, se os escoamentos no modelo e no prottipo forem turbulentos rugosos, ainda que os Nmeros de Reynolds sejam diferentes. Essa uma situao desejvel nos modelos de escoamentos livres, pois facilita a anlise do escoamento, visto que as foras atuantes so predominantemente as foras de inrcia e gravitacional. Dessa maneira, pode-se considerar o modelo e o prottipo semelhantes dinamicamente, se estes tiverem o mesmo nmero de Froude. Considerando o critrio de semelhana dinmica baseado na igualdade dos nmeros de Froude entre modelo e prottipo, pode-se obter as razes de escala Lr entre o modelo e o prottipo para as grandezas fsicas envolvidas. Utilizando gua nas mesmas condies de temperatura e presso, tanto no modelo quanto no prottipo, submetidos ao mesmo campo gravitacional, tem-se: escala de comprimentos escala de velocidades escala de vazes Lm/Lp =Rhm/Rhp= Lr Um/Up = Lr1/2 Qm/Qp = Lr
5/2

(6) (7) (8)

Outro tipo de esforo comum nos modelos hidrulicos reduzidos a tenso superficial. Todavia, esse efeito pode ser desprezvel ao se adotar modelos que no possibilitem lminas dgua inferiores a 1,0 cm. Observa-se portanto, que a relaxao deve ser justificada com base nas caractersticas peculiares do fenmeno. Contudo, as previses extradas do modelo podero ser afetadas do erro denominado efeito de escala. Um dos objetivos do modelo fsico nesta pesquisa possibilitar a medida das grandezas envolvidas na equao (4). Todos os elementos dessa equao podem ser facilmente medidos no laboratrio (Q, Q0, L, yo, I), com exceo do fator de atrito f, relacionado com a resistncia do escoamento na sarjeta, que influenciado pela rugosidade e pelo nmero de Reynolds. Este parmetro pode ser determinado indiretamente pela expresso (11), deduzida da equao universal de perda de carga (eq. 9), no caso de se ter escoamento permanente e uniforme e por conseguinte, a declividade do canal I igual a perda de carga unitria h/L, conforme demonstra-se a seguir:

h
L

f U2 ( 4 Rh ) 2 g

(9)

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

I=

f U2 ( 4 Rh ) 2 g
(10) (11)

U = 8 gRh I / f

f = I .8 gRh / U 2
sendo:

h : perda de carga, em metro;


Rh : raio hidrulico da sarjeta. A equao universal de perda de carga tambm permite determinar a distoro, caso no seja possvel obter para o modelo e para o prottipo o mesmo fator de atrito f. Assim, utilizando-se da equao (10) para o modelo e para o prottipo e fazendo a razo membro a membro, obtm-se:

Um Rh = m Up Rh p

1/ 2

Im / fm Ip / fp

(12)

Com base na igualdade dos nmeros de Froude entre modelo e prottipo, as relaes Um/Up e Rhm/Rhp correspondem, respectivamente a Lr1/2 e Lr. Substituindo essas relaes na equao (12), tem-se:

Lr = L r

Im fm Ip fp
(13)

Im fm = I p f p

A equao anterior indica que para se ter Im = Ip necessrio que as rugosidades sejam iguais para o modelo e para o prottipo, o que equivale a dizer que fm=fp. Caso isso no seja possvel, uma distoro pode ser necessria, de tal maneira a se ter a igualdade da equao (13). A expresso (14) denominada Frmula de Manning bastante utilizada para os clculos hidrulicos relativos a canais. A comparao desta equao com a (10) permite determinar a relao entre os coeficientes de rugosidade da equao universal f e o coeficiente de Manning n, para o caso de escoamento turbulento rugoso.

U= f =

Rh 2 / 3 I ! / 2 n 8 gn 2 Rh 1 / 3

(14)

(15)

Por meio da equao de Colebrook-White aplicada a canais com escoamento turbulento rugoso (eq. 16) possvel determinar a rugosidade equivalente k a partir do fator de atrito f e do raio hidrulico Rh. A equao (16) juntamente com a equao (15) permite obter a equao (17) que fornece a relao do coeficiente de Manning n com a rugosidade equivalente k.

1 k = 2 log f 12 Rh

(16)

k 1/ 6 n= 8 g

(17)

A expresso (18) conhecida como critrio de Rouse, define a condio de escoamento turbulento rugoso, exigida no estabelecimento das equaes (15), (16) e (17). Este tipo de escoamento de extrema importncia

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

nos modelos de escoamento livre, para que as foras de viscosidade possam ser desprezadas e se adote um modelo fundamentado na igualdade do nmero de Froude simplesmente, como no modelo utilizado no presente trabalho.

Re f 200 4 Rh / k
Material

(18)

Para medir as grandezas relacionadas eficincia hidrulica da boca-de-lobo, representada pela equao (4), foi construdo um modelo fsico, na escala 1:3, no Centro de Pesquisas Hidrulicas CPH da UFMG. Este modelo se baseou num prottipo correspondente a um trecho de rua com sarjeta padro B da SUDECAP. Esta sarjeta tem duas declividades transversais, a primeira, adjacente ao meio fio, na faixa referente sarjeta de concreto, tem 15% de declividade e a outra, com 3% de declividade, refere-se faixa da pista atingida pela lmina dgua. Esta faixa tem largura mxima admissvel de 1,67m, conforme SUDECAP (2004). Segundo a mesma fonte, admite-se coeficiente de Manning n de 0,015 para o clculo das vazes. Prximo ao fim da sarjeta est posicionada a boca-de-lobo, adaptvel aos diversos tipos pesquisados. O modelo construdo constitudo de um canal de 6,0m de comprimento por 0,75m de largura, construdo em compensado naval revestido inicialmente com fibra de vidro e pintado em cores distintas para simular a sarjeta e a parte da via pavimentada. Para a sua sustentao o canal se apia numa estrutura metlica com sistema de fixao dotado de articulao para permitir a variao da declividade longitudinal, sendo a altura de montante fixa e as alturas de jusante variveis. Este sistema de articulao prev testes nas declividades longitudinais de 0.5, 5, 8, 11 e 14%. Na extremidade de montante do canal foi instalada uma caixa dgua feita com o mesmo material do modelo e que ter a funo de homogeneizao do fluxo. O modelo foi conectado a um mdulo de bombeamento dotado de duas bombas centrfugas que isoladamente podem produzir vazes de at 20 l/s e associadas em paralelo produzem at 35 l/s. Este sistema dotado tambm de inversor de freqncia permitindo assim funcionar desde pequenas vazes at o limite de 35 l/s. A conexo entre o modelo e o mdulo de bombeamento se fez com o emprego de um mangote de 100 mm ligado na parte posterior da caixa de homogeneizao do fluxo. Para possibilitar a recirculao da gua no sistema, a parte de jusante do modelo foi posicionada sobre um tanque de aproximadamente 4000 litros do qual ocorre a suco das bombas. Assim, da vazo fornecida ao modelo, a parte captada pela boca-de-lobo retorna ao tanque aps passar por um canal no qual feita a sua medio por um vertedouro triangular. A parte no captada do fluxo retorna diretamente ao tanque. A Figura 2 mostra o aspecto geral do modelo.

sarjeta boca-de-lobo

Figura 2: Aspecto geral do modelo antes da conexo ao mdulo de bombeamento. ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental 7

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

Definio do tipo de escoamento predominante nas sarjetas Para investigar o tipo de escoamento predominante nas sarjetas das ruas de Belo Horizonte foi feito um levantamento de campo em duas ruas. A primeira com revestimento em concreto asfltico e declividade longitudinal de 14% e a segunda em paraleleppedo com declividade longitudinal de 9%. O levantamento contou com o apoio de membros do Corpo de Bombeiros que abriram os hidrantes existentes nos locais da pesquisa e determinaram as vazes dos fluxos lanados nas sarjetas com o emprego do tubo de Pitot. Foram medidas as lminas dgua para os trs valores de vazo lanado em cada rua, sendo as caractersticas geomtricas das sarjetas e as declividades longitudinais das ruas definidas topograficamente. Em seguida foram calculados os parmetros hidrulicos e os pares de valores Re f x f para cada vazo testada. Esses valores plotados no Diagrama de House se situaram na regio do escoamento turbulento rugoso. Calibrao da rugosidade do modelo Visando aumentar a rugosidade da superfcie do modelo, face aos resultados encontrados nos testes de campo expostos acima, fez-se o revestimento do modelo com uma camada de 4mm de argamassa, sobre a qual foi espalhada e prensada areia graduada por peneiramento, com 100% dos gros passando na peneira 10 e 100% retidos na peneira 16 (aberturas das malhas tendo, respectivamente, 2 e 1,2mm, segundo a classificao da ABNT). Novo teste foi realizado com o modelo posicionado para a declividade de 0,5% e a vazo aproximada de 1,8 l/s. Foi determinada a largura mdia superficial da lmina dgua a partir de medies da largura de quatro sees, espaadas de 0,5m uma da outra e consideradas de jusante para a montante, estando a primeira delas posicionada a 0,60m do incio da depresso. Determinou-se a seo molhada e o raio hidrulico e com o emprego das equaes da continuidade e de Manning chegou-se aos valores da velocidade e do coeficiente de rugosidade de Manning para o novo revestimento da ordem de 0,0093. Todavia, esta rugosidade no permitiu ainda o escoamento turbulento rugoso verificado nas sarjetas testadas em campo. Como nova medida para aumento da rugosidade definiu-se pela colagem de pedras sobre a argamassa assentada na fase anterior, usando uma densidade mdia de 32 pedras a cada dez centmetros quadrados. Neste revestimento, feito manualmente, foram usadas pedras de aqurio com dimetro aproximado de 4mm, fixadas com cola de secagem rpida. A rea revestida compreendeu toda a extenso longitudinal do canal e 0,65m no sentido transversal. Procedimentos A medio da captao da boca-de-lobo parte da definio de valores de vazo compreendidos em uma faixa de eficincia pr-estabelecida. O limite mnimo de eficincia est relacionado com a vazo correspondente largura mxima admissvel para a lmina d`gua superficial igual a 0,56m no modelo, que corresponde aproximadamente no prottipo a largura de 1,67m. A partir desse ponto, diminui-se gradualmente os valores das vazes de teste at atingir um valor de eficincia de 100%, ou prximo disto. O modelo ser testado com os valores de vazo assim definidos, para as declividades longitudinais de 0,5%, 5%, 8%, 11% e 14% e para as diversas situaes previstas nos objetivos da pesquisa, quais sejam: Boca-de-lobo sem depresso na sarjeta:

Boca-de-lobo com abertura na guia e sem grelha; Boca-de-lobo com abertura na guia e grelha ; Boca-de-lobo sem abertura na guia e grelha. Boca-de-lobo com depresso na sarjeta:

Boca-de-lobo sem abertura na guia e com grelha; Boca-de-lobo com abertura na guia e grelha. A Figura 3 mostra o arranjo final do modelo conectado ao mdulo de bombeamento e ao canal de sada para o vertedouro triangular.

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

RESERVATRIO

VERTEDOURO TRIANGULAR

CANAL

RESERVATRIO

GRELHA

MEDIDOR DE VAZO MANGOTE FLEXVEL BOMBA 1

BOMBA 2

Figura 3: Arranjo do modelo com o mdulo de bombeamento e acessrios

RESULTADOS E ANLISE DOS RESULTADOS Neste item sero apresentados os resultados obtidos dos ensaios realizados. Sero tratados primeiramente os dados referentes calibrao da rugosidade do modelo aps os diversos tipos de revestimento aplicados em sua superfcie. Sero tambm analisados os dados referentes capacidade da sarjeta padro SUDECAP. Finalmente, sero apresentados e analisados os grficos com os resultados dos testes realizados com os diversos tipos de bocas-de-lobo pesquisados, com nfase aquelas padronizadas pela SUDECAP. Calibrao da rugosidade do modelo As alteraes processadas na superfcie atravs de mudanas no seu revestimento, conforme j descrito, foram seguidas de testes para a determinao dos coeficientes de rugosidade de Manning e tambm do valor da rugosidade equivalente. Estes testes mostraram um aumento gradativo nos valores destes coeficientes como mostra a Tabela 1.

Tabela 1: Valores mdios de rugosidade para os vrios revestimentos do modelo Rugosidade de Manning Rugosidade Equivalente Revestimento da superfcie do modelo n k Fibra de vidro e pintura 0,0083 0,00008 Argamassa e areia graduada 0,0093 0,00016 Pedras sobre a base de argamassa 0,0118 0,00067

A Tabela 2 mostra, por sua vez, os resultados dos clculos feitos para averiguar a rugosidade da superfcie com o revestimento de pedra. Os testes com as vazes constantes da primeira coluna da tabela foram realizados com o modelo posicionado para a declividade longitudinal de 8%. Os resultados obtidos esto representados no Diagrama de Rouse mostrado na Figura 4 da qual se pode observar que os pares de valores plotados, (Re
f x f) ficaram bem prximos da regio que representa o escoamento turbulento rugoso,

portanto, sendo vlido admitir o atendimento ao Critrio de Rouse. Admitindo-se o escoamento turbulento rugoso, podem-se desconsiderar os efeitos da viscosidade sobre o escoamento e considerar o critrio de semelhana dinmica baseado na igualdade dos nmeros de Froude

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

entre modelo e prottipo. Assim, as razes de escala Lr podem ser obtidas com o emprego das Equaes (6), (7) e (8), desde que preservadas as mesmas condies de temperatura e presso, tanto no modelo quanto no prottipo. Tabela 2: Parmetros para a definio do tipo de escoamento ocorrido no modelo
Vazo Lmina dgua Raio hidrulico Velocidade Coef. de rugosidade n (l/s) 6,6 5,9 5,4 4,9 4,3 3,8 3,3 (m) 0,51 0,49 0,47 0,44 0,39 0,35 0,32 (m) 0,010026 0,01007 0,00991 0,00965 0,00935 0,009195 0,00913 (m/s) 1,16 1,12 1,07 1,07 1,10 1,08 1,02 0,011 0,012 0,012 0,012 0,011 0,012 0,012 0,00058 0,00067 0,00081 0,00074 0,00056 0,00058 0,00076 0,046 0,049 0,053 0,052 0,047 0,048 0,054 47036 44528 42055 40792 40578 39214 37027 10119 9869 9702 9298 8816 8604 8583 144 164 198 179 132 136 179 Rugosidade equivalente k Fator de atrito f No. de Reynolds Re No. de Rouse
Re f

Critrio de Rouse

Figura 4: Diagrama de Rouse dados da nova rugosidade do modelo Fonte: Rouse (1978)

Verificao da capacidade da sarjeta Os critrios desenvolvidos para a determinao da capacidade dos diversos tipos de boca-de-lobo, conforme descrito anteriormente, baseiam-se nos parmetros relativos ao escoamento na sarjeta, tais como altura da lmina dgua no meio fio, yo, velocidade e vazo , Uo e Qo. Tais parmetros so obtidos da frmula resultante dos trabalhos de Izzard (1946) e Tapley (1955), citados por Wilken (1978), que adaptaram a equao de Manning para emprego em canais de seo transversal triangular transformando-a na expresso abaixo, que ficou conhecida no meio tcnico como equao de Izzard:

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

10

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

z 8 Q o = 0,375. .y o 3 .I n
Onde Qo a vazo, em m3/s;

(19)

Z, o inverso da declividade transversal; n, o coeficiente de rugosidade de Manning ; yo, a altura da lmina d`gua na guia, em m; e I, a declividade longitudinal da rua. Para a situao em que a largura da lmina dgua, T forma uma sarjeta com declividade transversal composta o procedimento para a determinao da capacidade da mesma pela equao de Izzard a sua decomposio em sarjetas com declividades transversais nicas seguido do clculo da capacidade individual destas. A capacidade total da sarjeta obtida da soma algbrica das capacidades das sarjetas decompostas, conforme Figura 5.

Figura 5: Capacidade da sarjeta com declividade transversal composta A Tabela 3 apresentada abaixo revela a existncia de uma diferena entre os valores de capacidade da sarjeta padro B da SUDECAP obtidos atravs da equao de Izzard (19) e a equao de Manning (14). Os valores de vazo e velocidade obtidos atravs da equao de Izzard so consideravelmente superiores aos valores obtidos com o emprego da equao de Manning. A Tabela 3 faz ainda a comparao entre os valores de velocidades obtidos pelos dois mtodos citados e acrescenta os valores mdios de velocidade medidos no modelo, os quais se apresentam bem prximos daqueles calculados pela equao de Manning. Deve-se ressaltar que os valores constantes desta tabela referem-se sarjeta padro B da SUDECAP, que em Belo Horizonte empregada nas vias cuja faixa de declividade longitudinal varia de 0,5% a 16%, com o coeficiente de rugosidade de Manning admitido de 0,015, aplicvel a toda superfcie do permetro molhado e tendo 1,67m como faixa de alagamento mxima.

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

11

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

Tabela 3: Valores mdios de rugosidade para os revestimentos testados no modelo Velocidade medida Declividad Capacidade da sarjeta Capacidade da sarjeta e Equao de Izzard Equao de Manning Modelo Prottipo I Qo Uo Qo Uo Qo Uo (m/m) (l/s) (m/s) (l/s) (m/s) (l/s) (m/s)
0,005 0,050 0,080 0,110 0,140 39,04 123,47 156,17 183,13 206,60 0,69 2,17 2,75 3,22 3,64 27,08 85,62 108,30 126,99 143,27 0,48 1,51 1,91 2,23 2,52 0,28 0,92 1,14 1,38 1,43 0,46 1,51 1,87 2,26 2,34

Esta situao leva a crer que o padro de sarjeta aqui enfocado e empregado em grande parte dos sistemas de drenagem implantados em Belo Horizonte e cidades vizinhas est subdimensionado, sendo solicitado com vazes superiores sua real capacidade, se considerada a faixa de alagamento admitida de 1,67m. A soluo deste problema requer adoo de comprimentos teis menores para a sarjeta e consequentemente a implantao de um maior nmero de bocas-de-lobo. A Figura 6 mostra um grfico com os valores de velocidade obtidos pelas trs formas citadas e confirma a proximidade existente entre os valores obtidos pela equao de Manning com os valores medidos no modelo e transpostos para o prottipo j considerada a distoro havida entre os coeficiente de rugosidade n do modelo e do prottipo, que so 0,0118 e 0,015, respectivamente.

Velocidade na Sarjeta
4.0
Izzard

Uo (m/s)

3.0 2.0 1.0 0.0 0.00

Manning Prottipo

0.05

0.10

0.15

Declividade (m/m)
Figura 6: Valores de velocidades do escoamento na sarjeta Padro B da SUDECAP

Capacidade de captao das bocas-de-lobo Segundo Souza (1986) e Li et al. (1951), uma boca-de-lobo , em ltima anlise, um vertedouro de entrada lateral, cuja lei de captao definida por:

Q = k . y o 1 ,5 L
Q a vazo captada na boca-de-lobo em m3/s; L, a largura da abertura na guia em m; y0, a profundidade imediatamente a montante da boca-de-lobo em m;

(20)

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

12

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

k, o fator que depende do coeficiente de descarga, da acelerao da gravidade e do ngulo da inclinao transversal da sarjeta e dever ser determinado experimentalmente. A hiptese de funcionamento como vertedouro ser tambm utilizada para o clculo da vazo captada na boca de lobo com grelha. Entretanto, neste caso ser considerado um vertedor retangular de largura L, submetido carga ym. Neste caso, o y0 da Equao (20) substitudo por ym, sendo ym = y0 - 0,0125.

Resultados dos testes A seguir so apresentados os grficos com os resultados dos testes realizados com as bocas-de-lobo padronizadas pela SUDECAP. Destaca-se ainda nestas figuras as equaes relativas vazo captada para as declividades estudadas de 5%, 8%, 11% e 14%. Dada a proximidade dos valores de k nestas equaes para as declividades entre 5% e 14% possvel admitir que a variao das declividades longitudinais tenha pouca influncia sobre a capacidade de captao. Por isso, apresentada uma equao geral, utilizando o conjunto dos dados das equaes apresentadas anteriormente.

cap/L

BOCA- DE- LOBO SEM DEPRESSO, COM ABERTURA NA GUIA SEM GRELHA

Vazo por comprimento de BL, Q

0,0100 0,0090 0,0080 0,0070 0,0060 0,0050 0,0040 0,0030 0,0020 0,0010 0,0000 0,0000 0,0010 0,0020 0,0030 0,0040 0,0050 0,0060 0,0070 0,0080

(m 3 /s.m)

Decliv. 5% Decliv. 8% Decliv. 11% Decliv 14% Geral

Linear (Geral)

Lmina d`gua na guia, y0 1,5 I=5% Qcap/L =


2

I=8% Qcap/L =
2

I=11% Qcap/L =
2

I=14% Qcap/L =
2

Geral Qcap/L = 1,07y01,5 R 2 = 0,9268

1,09y01,5

1,04y01,5

1,10y01,5

1,06y01,5

R = 0,9506

R = 0,9265

R = 0,9028

R = 0,9285

Figura 7: Testes com boca-de-lobo padro SUDECAP, sem depresso e com abertura na guia

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

13

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

cap/L

BOCA- DE- LOBO SEM DEPRESSO, COM ABERTURA NA GUIA E GRELHA 1 0.0250 0.0200 0.0150 0.0100 0.0050 0.0000

Vazo por comprimento de BL, Q (m 3/s.m)

Decliv. 5% Decliv. 8% Decliv. 11% Decliv 14% Geral

0.0000

0.0005

0.0010

0.0015

0.0020

0.0025

0.0030

0.0035

0.0040

0.0045

Linear (Geral)

Lmina d`gua na guia, ym1,5 (m1,5)


I=5% Qcap/L= 4,51y m1,5 R2 = 0,9514 I=8% Qcap/L = 4,98y m1,5 R2 = 0,9602 I=11% Qcap/L = 5,70y m1,5 R2 = 0,9809 I=14% Qcap/L = 5,27y m1,5 R2 = 0,9976 Geral Qcap/L = 5,05y m1,5 R2 = 0,8609

Figura 8: Testes com boca-de-lobo padro SUDECAP sem depresso com abertura na guia e grelha

BOCA- DE- LOBO SEM DEPRESSO, SEM ABERTURA NA GUIA E GRELHA 1

Vazo por comprimento de BL, Qcap/L

0.0250 0.0200 0.0150 (m3/s.m) 0.0100 0.0050 0.0000 0.0000 0.0005 0.0010 0.0015 0.0020 0.0025 0.0030 0.0035 0.0040 0.0045

Decliv. 5% Decliv. 8% Decliv. 11% Decliv 14% Geral

Linear (Geral)

Lmina d`gua na guia, ym1,5 (m 1,5) I=5% Qcap/L = 4,47ym1,5 R 2 = 0,9524 I=8% Qcap/L = 5,00ym1,5 R2 = 0,9702 I=11% Qcap/L= 5,67ym1,5 R2 = 0,9897 I=14% Qcap/L = 5,55ym1,5 R2 = 0,9666 Geral Qcap/L = 5,09ym1,5 R2 = 0,8366

Figura 9: Boca-de-lobo padro SUDECAP sem depresso sem abertura na guia e com grelha

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

14

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

BOCA- DE- LOBO COM DEPRESSO, COM ABERTURA NA GUIA E GRELHA 1

Vazo por comprimento de BL, Qcap/L

0.025 Decliv. 5% 0.020 Decliv. 8% 0.015 Decliv. 11% (m 3/s.m) 0.010 0.005 0.000 0.0000 0.0010 0.0020 0.0030 0.0040 0.0050 0.0060 0.0070 0.0080 Geral Qcap/L = 4,44y01,5 - 0,01 R2 = 0,7957 I= 14% Qcap /L = 5,43y01,5- 0,01 R2 = 0,9941 Decliv 14% Geral

Lmina d`gua na guia, y01,5 (m1,5) I=8% Qcap /L = 5,52 y01,5- 0,03 R2 = 0,9943 11% Qcap /L = 0,02 R2 = 0,9988 6,18.y01,5-

I=5% Qcap/L = 6,26y0 1,5 - 0,03 R = 0,9956


2

Figura 10: Boca-de-lobo padro SUDECAP com depresso, abertura na guia e grelha

BOCA- DE- LOBO COM DEPRESSO, SEM ABERTURA NA GUIA E GRELHA 1

Vazo por comprimento de BL, Qcap/L

0.025 0.020 (m 3/s.m) 0.015 0.010 Decliv 14% 0.005 Geral 0.000 0.0000 0.0010 0.0020 0.0030 0.0040 0.0050 0.0060 0.0070 0.0080 Geral Qcap /L = 4,39y01,5 - 0,01 R2 = 0,8187 Decliv. 5% Decliv. 8% Decliv. 11%

Lmina d`gua na guia, y0 1,5 (m 1,5) I=5% 0,02 Qcap /L R2 = 0,9977 =6,24y01,5 I=8% 0,02 Qcap /L = R2 = 0,9951 5,47.y01,5 -

I=14% I=11% 1,5 /L = 5,25y01,5- 0,02 Q Qcap /L =6,14 .y0 - 0,02 cap R2 = 0,9961 R2 = 0,9995

Figura 11: Boca-de-lobo padro SUDECAP com depresso sem abertura na guia e com grelha

A Tabela 4, apresentada a seguir, mostra uma comparao da capacidade de captao de boca-delobo obtido segundo a metodologia SUDECAP e tambm segundo as leis de captao propostas nesta pesquisa, considerando a faixa mxima de alagamento admitida. Os resultados apresentados demonstram que para declividades inferiores a 8%, nas sarjetas SUDECAP deve estar subdimensionando os sistemas de drenagem.

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

15

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

Tabela 4: Comparao de valores de capacidades para a boca-de-lobo combinada

Declividad e m/m
0,05 0,08 0,11 0,14

Vazo (l/s) Pesquisa SUDECAP


102,2 127,9 77,6

Lei de captao por declividade


90,06 95,91 116,46 110,49

Lei de captao geral


101,48 101,48 101,48 101,48

Anlise dos Resultados Fazendo uma comparao com os resultados do modelo testado, nas condies mostradas na Figura 7, com um modelo semelhante pesquisado por Souza (1986), equivalente aos padres de boca-de-lobo empregado na cidade de So Paulo, observa-se que o padro SUDECAP apresenta um coeficiente k superior em aproximadamente 62% ao pesquisado por Souza. Esta diferena pode ser creditada ao valor da declividade transversal da sarjeta e, tambm, a rugosidade da superfcie do modelo aqui pesquisado. Os resultados dos testes feitos com a boca-de-lobo sem depresso, com abertura na guia e grelha, representados no grfico da Figura 8, apresentaram um incremento na vazo captada da ordem de 150% com relao boca-de-lobo com abertura na guia e sem grelha, para a faixa de alagamento mxima permitida.

Quando testada a boca-de-lobo sem depresso na sarjeta e com grelha, porm sem abertura na guia, conforme o grfico da Figura 9 observou-se nas equaes mostradas pequena alterao nos valores da capacidade de captao (k). Isto revela que a contribuio da abertura na guia na eficincia de uma boca-de-lobo combinada pode ser considerada desprezvel.

Para a boca-de-lobo combinada com depresso os testes mostraram um ganho de eficincia da ordem de 12% em relao boca-de-lobo sem depresso na sarjeta. J na comparao entre as bocas-de-lobo com depresso na sarjeta observa-se que a contribuio da abertura na guia na eficincia da boca-de-lobo combinada no chega a 2%.

CONSIDERAES FINAIS Tendo em vista os resultados apresentados anteriormente, obtidos por meio de um modelo reduzido executado na escala 1:3, semelhana dos padres adotados nos sistemas de drenagem de Belo Horizonte, em resumo pode-se afirmar: A abertura na guia pouco contribui na capacidade de captao das bocas-de-lobo combinadas, sendo a grelha responsvel por quase toda a vazo captada. As aberturas na guia so importantes, porm, para os casos de obstruo das grelhas por resduos slidos. A depresso na sarjeta contribuiu com um incremento na capacidade de captao da boca-de-lobo da ordem de 12%. Esse valor pode ser considerado pouco relevante, tendo em vista o desconforto causado pelas grelhas aos transeuntes e ao transito. A perda de eficincia decorrente da supresso da depresso pode ser compensada com o emprego de grelhas mais eficientes, ou outros dispositivos de eficincia comprovada, tal como os defletores e rasgos adicionais junto guia. Para declividades inferiores a 8%, as bocas-de-lobo combinadas, dimensionadas segundo os critrios da Universidade de Johns Hopkins esto subdimensionadas.

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

16

24 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. LI, WH; GEYER, J,C; BENTON, G,S. Flow into gutter inlets in a straight gutter without depression, reimpresso de Sewage and Industrial Wastes, v. 23 n. 1, January, 1951 e publicado em The Design of Storm-Water Inlets. LI, W.H.; GEYER, J.C.; SORTEBERG, K.K, Flow into Curb_Openning Inlets, reimpresso Sewage and Industrial Wastes, vol. 23, n. 6 June, 1951 e publicado em The Design of Storm-Water Inlets. LI, W.H.; GOODELL, B,C.; GEYER, J.C. Flow Into Depressed Combination Inlets, reimpresso Sewage and Industrial Wastes, vol. 26, n. 8, August, 1954 e Publicado em The Design of StormWater Inlets. ROUSE, H. Elementary Mechanics of Fluids, Pan American International Conventions, Dover Publications, Inc. New York, 1978. 376p. SOUZA, P.A., Eficincia Hidrulica da Boca-de-lobo. Boletim 3. Centro Tecnolgico de Hidrulica, DAEE, So Paulo, 36 p., 1986. SUDECAP. Caderno de Encargos de Infra-estrutura Urbana. Belo Horizonte, 1985. SUDECAP. Instruo Tcnica para Elaborao de Estudos e Projetos de Drenagem Urbana. Belo Horizonte, 53 p., 2004. WILKEN, P.S., Engenharia de Drenagem Superficial. So Paulo: CETESB, Captulo 4: Estruturas Hidrulicas Singulares, 1978. 477p.

2. 3.

4. 5. 6. 7. 8.

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

17

Vous aimerez peut-être aussi