Vous êtes sur la page 1sur 5

GOVERNO DO ESTADO PIAU SECRETARIA DE SEGURANA PBLICA ACADEMIA DE POLICIA CIVIL ACADEPOL ARMAMENTO E TIRO

MANUTENO E CONSERVAO DE ARMAS DE FOGO E MUNIES

Por manuteno entende-se o conjunto de operaes, de cuidados, de preservao e trabalhos de recuperao que tm por finalidade conservar em perfeito estado de funcionamento algum equipamento, no caso, o armamento e a munio. Podemos dizer que manuteno so os cuidados indispens veis ao funcionamento regular e permanente das armas de fogo utilizadas no servio policial.
! manuteno de primeiro escalo " aquela realizada pelo pr#prio usu rio do armamento, e se d atrav"s de operaes simples de limpeza e lubrificao, ou at" de substituio de peas simples que no impliquem em regulagem, isto ap#s a utilizao da arma, havendo disparo ou no. $abe a todo policial dominar a manuteno de primeiro escalo, b sica, do armamento que utiliza. MANUTENO BSICA DO ARMAMENTO !s armas devem estar sempre limpas e lubrificadas, em condies de pronto uso, pois deste procedimento pode depender o correto funcionamento da mesma. ! manuteno de primeiro escalo pode ser dividida naquela realizada antes, durante e depois da arma ter sido utilizada para o tiro. ! MANUTENO ANTES DO TIRO $om freq%ncia o policial dever limpar sua arma, dei&ando-a isenta de sujidades que possam comprometer seu acabamento e, principalmente, seu funcionamento. Para a manuteno di ria, dever ' a. (esmuniciar e descarregar a arma) b. desmontar a arma at" o escalo permitido) c. verificar se as partes b sicas possuem rebarbas ou fissuras, principalmente nas superf*cies deslizantes)

!$!(+P,- . AO, EQUILBRIO, ORDE

E !A"#

GOVERNO DO ESTADO PIAU SECRETARIA DE SEGURANA PBLICA ACADEMIA DE POLICIA CIVIL ACADEPOL ARMAMENTO E TIRO

d. limpar as c/maras 0ou c/mara1 com pano limpo, aplicando leve camada de #leo mineral de boa procedncia 0nunca #leo vegetal1, secando-a ap#s) e. a arma no deve conter e&cesso de lubrificante. !s peas devem ser secas, dei&ando-se apenas uma fina pel*cula protetora de #leo. , mecanismo deve ser inspecionado e, se necess rio, aplicadas algumas gotas de #leo) f. montar a arma e regula-la)

g. aplicar #leo fino na superf*cie met lica da mesma, secando-a)


h. nas partes de borracha no aplicar #leo. "! MANUTENO DURANTE O TIRO 2 realizada somente durante o treinamento, onde a arma " inspecionada ap#s uma seq%ncia de tiro, limpando-se o cano e as c/maras com pano limpo e seco, sem desmontar a arma. !s partes m#veis devem ser limpas com uma escova de cerdas de n3lon. #! MANUTENO DE$OIS DO TIRO !p#s o emprego da arma devem ser removidos os res*duos da combusto da p#lvora que permanecerem. +stes danificam a arma pela reteno de umidade e formao de compostos corrosivos ao metal, al"m da possibilidade de causarem problemas para o funcionamento normal da arma. a. (esmuniciar e descarregar a arma) b. desmontar a arma at" o escalo permitido)

c. limpar as partes com querosene, tendo o cuidado de no atingir as partes de


madeira e as de borracha, para no danific -las. +scovar as peas com escova de n3lon, at" o completo desprendimento das incrustaes e res*duos. , querosene deve ser totalmente retirado pela secagem das partes met licas, ap#s a qual deve ser aplicado #leo e retirado todo o e&cesso, dei&ando-se apenas uma fina pel*cula)

!$!(+P,- . AO, EQUILBRIO, ORDE

E !A"#

GOVERNO DO ESTADO PIAU SECRETARIA DE SEGURANA PBLICA ACADEMIA DE POLICIA CIVIL ACADEPOL ARMAMENTO E TIRO

d. ateno especial deve ser dada 4s c/maras e ao cano. +sses devem ser limpos
com escova de n3lon e querosene, e, depois, com escova de lato at" completa limpeza do raiamento. !p#s a secagem do querosene, aplica-se uma pequena quantidade de #leo e retira-se o e&cesso. !teno deve ser dada ao material utilizado na limpeza da 5boca do cano6 evitando-se hastes ou objetos met licos que possam danificar o final do raiamento, que poder preciso da arma) e. montar a arma e regula-la) f. aplicar #leo fino na superf*cie met lica da mesma, secando-a) implicar na perda da

$# nas partes de %orrac&a no aplicar 'leo# OBSERVAES IM$ORTANTES%

a. res*duos de p#lvora agem o&idando a arma, e devem ser retirados, no m &imo,


em 78 horas. 9e no for poss*vel limpar a arma neste tempo, aplicar #leo para fazer cessar os efeitos da o&idao, limpando-a completamente quando poss*vel, de preferncia no mesmo dia) b. as peas do mecanismo, durante o funcionamento da arma, sofrem esto sujeitas ao atrito, devendo estar lubrificadas e isentas de o&idao)

c. o chumbamento do cano " comum quando se utiliza munies com proj"teis de


chumbo. +sse fen:meno ine&iste quando se usa munies com proj"teis encamisados. $om o tempo a deposio do chumbo no raiamento do cano compromete a preciso da arma. ;em sempre " poss*vel remover todo o chumbo com o uso de escovas de lato. ;estes casos recomenda-se o uso de merc<rio no interior do cano por 8= horas, que dissolve o chumbo. SUBSTANCIAS UTI&I'ADAS NA MANUTENO a. #leo mineral puro, de bai&a viscosidade, espec*fico para armas) b. sabo neutro que poder ser utilizado dissolvido em gua morna em partes pl sticas e nas met licas quando no houverem outros solventes 0partes met licas1)

!$!(+P,- . AO, EQUILBRIO, ORDE

E !A"#

GOVERNO DO ESTADO PIAU SECRETARIA DE SEGURANA PBLICA ACADEMIA DE POLICIA CIVIL ACADEPOL ARMAMENTO E TIRO
c. gra&as antio&idante de metais quando as armas forem guardadas por longo per*odos) d. #leo de peroba ou linhaa para a limpeza e conservao das partes de madeira) e. querosene como solvente para a limpeza de res*duos de p#lvora e chumbo. (eve ser removido e aplicado #leo mineral nas partes limpas) f. silicone l*quido para aplicao nas partes pl sticas)

MANUTENO DE MUNIES !s munies so compostas de subst/ncias qu*micas que apresentam relativa estabilidade quando devidamente conservadas. ,s cuidados iniciais devem ser com o contato que o cartucho pode ter com solventes, #leos ou e&posio 4s intemp"ries. > necessidade de cuidados durante a limpeza do armamento para que no fique e&cesso de #leos ou solventes durante a manuteno que possa contaminar a p#lvora ou a espoleta do cartucho, tornando-o imprest vel para o uso. a. ! munio " garantida pelo fabricante por seis meses, o cuidado com o armazenamento " que ir prolongar o prazo de validade. !o armazen -las deve-se fazer a separao por lotes de aquisio no misturando munies novas com velhas. , local de armazenagem deve ser seco, arejado, isento de umidade e sem variaes de temperaturas. b. ! e&posio de munies diretamente ao sol como m"todo de secagem de munies no " recomendada. c. ;unca utilize munio recarregada por terceiros. Procure substituir as munies a cada seis meses aproveitando as munies velhas para realizar treinamento. d. 9eque bem a c/mara da arma ap#s a manuteno. ?nspecione as munies em uso descartando as que apresentarem sinais de deteriorao. e. !condicione sempre as munies em embalagens originais f. @unies so perec*veis e assim devem ser tratadas.

g. !o se estocar munio usar s*lica gel ou outros artif*cios para a reduo da umidade do ar.

!$!(+P,- . AO, EQUILBRIO, ORDE

E !A"#

GOVERNO DO ESTADO PIAU SECRETARIA DE SEGURANA PBLICA ACADEMIA DE POLICIA CIVIL ACADEPOL ARMAMENTO E TIRO

O()%! O) cui*a*o) cita*o) )+o )im,-e) e eficiente). /uan*o a*ota*o) *ifici-mente a muni0+o a,1e)enta12 ,1o(-ema) *e funcionamento. aumentan*o (a)tante a )ua 3i*a 4ti-! O a1mamento 5 um ,at1im6nio ca1o cu7a con)e13a0+o 5 1e),on)a(i-i*a*e *o u)u21io! Em ca)o *e ,1o(-ema) com a a1ma ,1ocu1e a Ge18ncia *e A1ma) e Muni09e) : GAM. ime*iatamente!

!$!(+P,- . AO, EQUILBRIO, ORDE

E !A"#

Vous aimerez peut-être aussi