Vous êtes sur la page 1sur 14

AUTOR: ROSILDA DO SOCORRO FERREIRA VAZ

DIFICULDADE DE LEITURA: A PRTICA PEDAGGICA DO PROFESSOR E SUA INFLUNCIA NO PROCESSO DA LEITURA DOS ALUNOS DO 2 ANO DA ESCOLA SANTA CLARA.

Abaetetuba-Pa ! 2"#"

AUTOR: ROSILDA DO SOCORRO FERREIRA VAZ

A PRTICA PEDAGGICA DO PROFESSOR E SUA INFLUNCIA NO PROCESSO DA LEITURA DOS ALUNOS DO 2 ANO DA ESCOLA SANTA CLARA.

Trabalho realizado como requisito avaliativo da disciplina Laboratrio de pesquisa sob a orientao da professora Vivian Lobato.

Abaetetuba-Par !"#"

III-RESU$O $ste trabalho tem como tema% &ificuldade de leitura' que ira abordar como vem se dando a pr tica de leitura dos alunos do ! ( ano do ensino fundamental da escola municipal santa clara' visto que a evaso e a repet)ncia escolar ocorrem principalmente nas s*ries iniciais devido ao +rande numero de alunos que no conse+ue aprender a ler' sendo este um do problema que as escolas municipais t)m enfrentado a cada ano. &iante deste cen rio este trabalho contribuir na realizao de pr ticas peda++icas que venham contribuir na vida profissional para todos que atuam na educao do munic,pio. Para a realizao deste trabalho autores que discutem acerca da tem tica em questo como -L./A0$1' !""#' p.23 e245' -6AL7A&1' !"""' p.!3 e !45' -89$.9$' #:::' p.;35 entre outros' iro subsidiar o referido pro<eto mostrando as bases para efetivao de uma pol,tica social a qual deve contemplar e adequar as mudanas no sistema de ensino' levando em considerao a formao dos professores suas praticas' a=es e efeitos' sobre os alunos' escolas e eles mesmos. Para +arantir a qualidade da pesquisa' ser analisada atrav*s de uma amostra+em de dados'utilizando como referencia as id*ias das professoras do !( ano do ensino fundamental.Por meio de uma aborda+em metodol+ica embasada pela pesquisa de campo com aborda+em qualitativa do tipo etno+r fica'que servira como base para elaborao deste trabalho.

IV-PALAVRAS C%AVE 8ormao continuada' Pratica peda++ica' dificuldade de leitura.

V-O SU$RIO AP9$6$0TA>?1

1/@$T.V1 $ P91/L$ABT.CA

@D6T.8.CAT.VA

9$8$9$0C.AL T$E9.C1

9$8$9$0C.AL A$T1&1LE7.C1

/./L.179A8.A A0$F16

VI-INTRODU&'O OU APRESENTA&'O &evido o sistema educacional brasileiro nos Gltimos anos ter passado por diversas transforma=es oriundas de acontecimentos marcantes fora do /rasil. H promissor ressaltarmos a participao dos educadores na construo desse processo' uma vez que a qualidade da educao passa tamb*m pelo reconhecimento dos mesmos enquanto mediadores da educao formal' pois como bem afirma 0ovoa -!""25 se eIiste uma forma eficaz de produzir conhecimento * investir na formao dos profissionais da educao. Visto que o ideal da qualidade do processo educativo atualmente tem como meta o desenvolvimento pessoal e social dos indiv,duos. &iante destas eIi+)ncias * que che+amos a uma inquietao pessoal ori+inada atrav*s de leituras que abordam o ato de ler compreensivamente.$ste interesse * resultado de minha atuao como docente na rede municipal de ensino do munic,pio de Abaetetuba. 6endo assim a pratica peda++ica tem sido vista como eiIo de promoo e ascenso do sucesso escolar a )nfase dada a formao aos profissionais da educao' especificamente do professor vem se destacando no meio educacional.&esta forma especialista do processo educativo vem discutindo acerca de perspectivas que possam asse+urar um trabalho de qualidade e o desenvolvimento profissional dos docentes' +arantindo tamb*m a qualidade do processo educativo. Como meio de compreender' analisar e refletir a pr tica do professor' a pesquisa em questo considerou importante analisa o processo evolutivo das concep=es acerca da formao e profissionalizao dos professores. Para +arantir a construo do trabalho' os estudos apriori sero os eiIos norteadores para sua elaborao e compreenso entre o que teoricamente se discute e o que na pr tica se vivencia e para asse+urar uma an lise rica em acontecimentos escolhemos como refer)ncia da pesquisa dois professores do !( Ano do $nsino 8undamental da $scola Aunicipal 6anta Clara' o que nos permitir traar al+uns paralelos entre as leituras biblio+r ficas e o perfil da pr tica peda++ica diante do conteIto apresentado pelos docentes da escola a qual ser lcus da pesquisa. Como recurso metodol+ico' optamos por realizar entrevistas semiestruturadas com dez per+untas individuaisJ por entendermos que o contato direto

com o ob<eto de estudo oportuniza o encontro entre o pesquisador e o pesquisado facilitando assim' um reconhecimento entre si. 1 trabalho se estruturara em tr)s momentos' o primeiro ser embasado nas leituras biblio+r ficas' as quais fazem parte acervo do terico que inicialmente fundamentaro sua construo. 1 se+undo momento dar-se- a partir das orienta=es e efetivao da escrita dos primeiros cap,tulos e o terceiro momento tratara da aborda+em da pesquisa qualitativa realizada no local especifico. 0as considera=es finais nos reportaremos a analise e discusso proposta durante a elaborao do trabalho' num elo entre a viso apontada pelos tericos' nossa compreenso e as vis=es apresentadas atrav*s dos professores da escola 6anta Clara' elencando al+uns aspectos importantes a serem desdobrados no sistema de ensino municipal particularmente entre os profissionais que partilham de uma busca constante por uma educao de qualidade.

VII-O()ETIVO E PRO(LE$TICA: 1b<etivo +eral -.nvesti+ar como vem se dando a pr tica de leitura dos alunos do !( ano do ensino fundamental da escola 6anta Clara. A cada dia que passa precisamos refletir sobre o ,ndice de analfabetismo no mundo' porque * necess rio que este ,ndice no aumente. $ os conhecimentos de lecto-escrita' ou se<a' as habilidades dos indiv,duos no que se refere K capacidade de leitura' de maneira uniforme e compreensiva' destacam-se como uma +rande preocupao principalmente para a fam,lia e escola uma vez que a evaso e a repet)ncia escolar ocorrem' principalmente' nas s*ries iniciais devido a um +rande nGmero de alunos que no conse+uem aprender a ler. Visto que o desenvolvimento da capacidade de ler' com compreenso no se d espontaneamente. $la ser ensinadas sistematicamente e isso se d ' principalmente nas s*ries iniciais' mas para essa efetivao o professor precisa compreender os processos envolvidos na aquisio necess ria ao aluno para o dom,nio dos campos da leitura. &iante deste entendimento iremos traar tr)s quest=es norteadoras li+adas as pr ticas peda++icas do professor do !( ano. 6o quest=es que precisam ser investi+adas' ha<a vista que a sala de aula * um espao mGltiplo de v rias realidades' lo+o o professor de !( ano dentro de sua especificidade * um dos profissionais que possui muitas atribui=es uma delas * a de formar inte+ralmente os alunos. 8ocadas neste discurso fazemos os se+uintes questionamentos. Lual a formao dos professores que atendem os alunos do !( ano' que praticas peda++ica est sendo utilizadas para viabilizar o processo de leitura dos alunos do !( ano' e qual a concepo do professor em relao o processo de leitura das crianas do !( ano. 1s questionamentos acima' nos p=em como su<eitos que devem primar atrav*s do car ter de pesquisador desvelar como vem sendo concretizado o trabalho do professor do !( ano' diante das novas eIi+)ncias da con<untura educacional. 1 nosso interesse pelo assunto adv*m de uma inquietao pessoal ori+inada atrav*s de leituras que abordam a importMncia do ato de ler compreensivamente. $sta viv)ncia e resultado da eIperi)ncia como docente da rede municipal de ensino no munic,pio de Abaetetuba.

VIII - )USTIFICATIVA: $ste pro<eto faz-se necess rio devido Ks novas inser=es de diretrizes no sistema educacional brasileiro * refleIo de uma con<untura mundial' diz respeito K evoluo cultural' econNmico' pol,tica e tecnol+ica ela vem demarcando ao lon+o dos anos os rumos e as diretrizes que a educao tem que trilhar. 1 ideal de qualidade do processo educativo atualmente tem como metas o desenvolvimento pessoal e social dos indiv,duos. &iante dos paradi+mas a serem quebrados' a pr tica peda++ica tornou-se um dos eiIos de promoo e ascenso do processo escolar a )nfase dada K formao aos profissionais da educao' especificamente do professor vem +anhando destaque no meio educacional. 9esultado desse avano' especialista ou simpatizante pelo processo educativo vem discutindo nos Mmbitos tericos e pr ticos os mGltiplos olhares rumo ao alcance de perspectivas que possa subsidiar e asse+urar um trabalho de qualidade' crescimento e o desenvolvimento profissional dos professores' asse+urando tamb*m pela insero do processo educativo de qualidade. 6endo assim a realizao deste pro<eto contribuir na minha auto-formao enquanto docente e na realizao de praticas peda++icas que venha contribui na vida profissional' e que sirva para outros profissionais que atuam na educao. $ tamb*m que sirva como suporte para as forma=es continuadas e mini-cursos oferecidas pelos r+os mantenedores como 6$A$C e 6$&DC e que possa subsidiar nas forma=es das escolas de nosso munic,pio.

I* - REFERENCIAL TERICO 1 sistema educacional ao lon+o dos tempos vem sendo or+anizado de acordo com as diretrizes pol,ticas advindas de processos' histricos li+ados principalmente a questo econNmica das sociedades' ou se<a' a medida que a sociedade vai se desenvolvendo um novo perfil social se apresenta de acordo com cada momento histrico. .sto retrata que o campo educacional est passando atualmente por novas mudanas econNmicas e pol,ticas' que eIi+e da sociedade avanos cont,nuos no que diz respeito aos aspectos tecnol+icos' cient,ficos' pol,ticos e social. A efici)ncia deste novo perfil de educao' principalmente no /rasil tem sido abordada como um dos pontos que foram a efetivao de pol,ticas educacionais embasadas no modelo de qualificao profissional de constante crescimento. $sta con<untura * refleIo do modelo neoliberal que circunda o sistema pol,tico brasileiro que desrespeita e estimula a competitividade profissional no mercado de trabalho' cobrando de cada individuo capacidade em constante desenvolvimento' ou se<a' o mercado de trabalho deve contemplar as eIi+)ncias do neoliberalismo' +arantindo assim atuao profissional de su<eitos comprometidos com o crescimento econNmico e social por meio da qualidade do trabalho desenvolvido por ele. 6endo assim identificamos o sistema educacional como uma das bases para efetivao desta pol,tica social a qual deve contemplar e adequar as mudanas eIi+idas no sistema de ensino.
$ssas mudanas atin+em o sistema educacional' eIi+indo-lhe adequao aos interesses do mercado de profissionais mais preparados para as modifica=es do processo de produo. Com efeito' tais modifica=es afetam a or+anizao do trabalho nas empresas e o perfil de trabalhador necess rio para novas formas de produo e em conseqO)ncia' os conhecimentos' habilidades e atitudes necess rias as qualifica=es. -L./P0$1' !""#' p. 23 e 245

&iante desta aborda+em percebemos o quanto o panorama pol,tico +lobalizado influ)ncia os pa,ses menos favorecidos' em particular no sistema de ensino dos mesmos' que retratam uma instabilidade nas aplica=es das leis que amparam a educao. Como percebemos o olhar para a formao dos professores tem sido alvo de muitas discuss=es' considerando que Qo professor aprende com a prpria eIperi)ncia na medida em que toma consci)ncia de suas

a=es e reflete a respeito delas e de seus efeitos sobre os alunos' sobre a escola e sobre ele mesmoR -6AL7A&1' !""!' p.!"5. .sso perpassa pela compreenso de fazer do espao escolar um espao de aprendiza+em.
A concepo de pr tica peda++ica * outro pressuposto da formao de professores' uma vez que a dinMmica da escola' em +rande parte' * fruto de sua atuao. Podemos defini - l como uma pr tica social espec,fica de car ter histrico e cultural. $la vai al*m da pr tica docente' das atividades did ticas dentro da sala de aula' abran+endo os diferentes aspectos do pro<eto peda++ico da escola e as rela=es desta com a comunidade e a sociedade. -6AL7A&1' !"""' p. !3 e !45

Como referenda o autor' a sala de aula * um espao peculiar dentro da escola por se tratar do envolvimento da proIimidade entre os su<eitos' professor e alunos. A relao entre eles contemplar-se por laos afetivos' sociais e pessoais no sentido de que o professor * o mediador do processo ensino aprendiza+em' ou se<a' cabe a ele mediar' avaliar' intervir' acompanhar' articular os saberes adquiridos pelos alunos com os conhecimentos sistematizados do conteIto escolar. Q6e os professores ou os alunos eIercessem o poder de produzir conhecimento em classe' estariam ento reafirmando seu poder de refazer a sociedadeR -6S19' #:T4' p.!#5. .sso nos mostra a +rande responsabilidade do professor em repensar sua pratica. QComo professor' preciso me mover com clareza na minha pr tica' preciso conhecer as diferentes dimens=es que caracterizam a ess)ncia da pr tica' o que me pode tornar mais se+uro no meu prprio desempenhoR. -89$.9$' #::' p.;45. Analisando o pensamento do autor percebe-se que dentro da discusso relativa ao m*todo interativo e sua teoria sobre uma nova linha educacional Qeducao libertadoraR' entende-se que o momento' da )nfase ao um novo alvorecer no campo educacional' este que poder ser de +rande )Iito se realmente a questo da interao eIistir' de forma abran+ente e coletivo quebrando o esti+ma relacionado ao tradicionalismo total que no permitia a ter ento o avano educacional de forma democr tica e positiva. &iante deste cen rio faz-se uma refer)ncia de que como deve ocorrer o desenrolar da pr tica peda++ica em sala de aula' refere-se ao trabalho de construo e de descoberta do processo educativo de forma que este se torne si+nificativo tanto para o professor quanto para o aluno' desta forma' far-se- um

estudo sobre a pr tica peda++ica do professor levando em considerao sua importMncia para o sucesso do processo ensino aprendiza+em' referente a aquisio da leitura e escrita das crianas nas s*ries iniciais.
0a maioria das vezes' o acesso da criana a teItos ou a ob<etos portadores de teItos U e a situa=es em que teItos so produzidos' * identificado com a posio do eIpectador. $ ainda quando se diz que a criana participa dessas atividades ou manipula esses ob<etos' no ficam claro como pr tica desportiva' orais' e' portanto' interpret veis pelas crianas' permeiam essas atividades' e oferece a ela lu+ares e modo de participao. -VAT1' #::W' P.#"5

6e+undo a an lise da autora percebe-se a importMncia que tem a metodolo+ia aplicada no ensino da escrita' e da leitura' pois didaticamente o professor deve plane<ar selecionar e elaborar antecipadamente os procedimentos metodol+icos que sero utilizados no decorrer de suas aulas' visando colher resultados satisfatrios e si+nificativos para a comunidade escolar. Verifica-se que eIiste uma +rande responsabilidade do professor frente ao processo de leitura e escrita' principalmente nas s*ries iniciais' o que concretiza esse profissional da educao como um dos suportes para o crescimento educacional. Pois tanto os professores no podem ser copilados apenas pelo discurso de estar em formao' mas sim ampliar seu horizonte em conquistar seus espaos e o tempo condizente com a sua realidade para poder vivenciar uma formao de qualidade e poder oferecer aos indiv,duos' li+ados a eles um retorno que venha articular' mas que apreenso de conhecimento' mas sim a construo da cidadania e insero social.

* + REFERENCIAL $ETODOLGICO. Para a elaborao de um trabalho de pesquisa o olhar investi+ativo se+undo LudXe e Andr* -#:T45 do pesquisador deve ser mGltiplo e diverso' dado que so muitas as possibilidades de entrar em cena e descobrir que eIistem dificuldades investi+ativas. $ntretanto quando se trata de avaliar' investi+ar e perceber uma determinada realidade * de suma importMncia para o pesquisador conhecer de perto o ob<eto que pretende investi+ar. &iante deste fato' desenvolve-se este trabalho atrav*s de uma pesquisa de campo com aborda+em qualitativa do tipo etno+r fica onde.
1 pesquisador faz uso das t*cnicas como a observao participante' a entrevista intensiva e a an lise de documentos. * chamada de participante porque parte do princ,pio de que o pesquisador tem sempre um +rau de interao com a situao estudada'afetando-a sendo por ela afetado. As entrevistas t)m a finalidade de aprofundar as quest=es e esclarecer os problemas observados. 1s documentos so usados no sentido de conteItualizar o fenNmeno'eIplicitar suas vincula=es mais profundas e completar as informa=es coletadas atrav*s de outras fontes- Andr*' #::3'p.!T5

A se+unda caracter,stica da pesquisa do tipo etno+r fico' ou se<a' * que o Qpesquisador * o instrumento principal na coleta e na an lise dos dados. 1s dados so mediados pelo instrumento humano' o pesquisadorR -A0&9H' #::3' p.!:5. 1utra caracter,stica importante da pesquisa etno+r fica Q* a )nfase no processo' naquilo que est ocorrendo e no no produto ou nos resultados finaisR -A0&9H' #::3' p.!:5 $ o caminhar metodol+ico ocorrer inicialmente atrav*s da or+anizao do pro<eto de pesquisa' posteriormente faremos as leituras no s relacionadas ao foco de interesse' mas tamb*m metodol+icos de pesquisa educacional buscaro em diversas fontes conhecimento a respeito do assunto. 8aremos tamb*m o reconhecimento do espao escolar que ser na

escola municipal de ensino fundamental santa clara' e apresentao aos su<eitos alvo da pesquisa' sendo que este so duas professoras que esto trabalhando com o !( ano do ensino fundamental onde uma delas tem vinte sete anos de idade' * +raduada em peda+o+ia pela D8PA' atua a um ano como docente e atualmente est com uma turma de vinte e um alunos e a outra professora tem quarenta e oito anos de idade' tem somente o ma+ist*rio'est trabalhando como

professora K trinta anos e atualmente trabalha como vinte e dois alunos na sala de aula . $m se+uida desenvolveremos a elaborao dos instrumentos de coleta de dados da pesquisa de campo que ser pesquisador ter a observao participativa onde Qo acesso a uma serie de dados inclusive informa=es

confidenciais' podendo solicitar que o +rupo coopere com as informa=es necess rias para a realizao da pesquisaR -LD&V$ $ A0&9H' #:T4' p. 3#5. $ a entrevista' essa t*cnica * um dos principais instrumentos usados. Convencionalmente a entrevista tem sido considerada como Qum encontro entre duas pessoas' afim de que uma delas obtenha informa=es a respeito de determinados assunto mediante uma conversao de natureza profissionalR -Lalatos -#::25 apud 6zYmansXi' -!""!5' p.#:3-#:45. A +rande vanta+em dessa t*cnica Q* que ela permite a captao imediata e coerente de informa=es dese<adas' com os principais informantesR -LD&V$ e A0&9H' #:T4' p.2W5. A entrevista semi-estruturada possibilita o entendimento das quest=es estudadas' uma vez que permita a realizao de per+untas que so necess rias K pesquisa' dando liberdade ao entrevistado e a possibilidade de sur+ir novos questionamentos no previsto pelo pesquisador. A escolha desse instrumento permite que se faa adapta=es necess rias no momento da mesma Q-...5a entrevista semi-estruturada' se desenrola a partir de um esquema b sico' por*m no aplicado ri+idamente' permitindo que o entrevistado faa as necess rias adapta=es.R -LD&V$ e A0&9H' #:T4'p.!25. A entre aplicao do question rio aberto contendo seis per+untas aos su<eitos alvos da pesquisa e a observao dos mesmos' que se+undo LudXe e Andr* -#:T45 Qa observao possibilita um contato pessoal e estreito do pesquisador com o fenNmeno pesquisado' o que apresenta uma s*rie de vanta+ens.R' ou se<a' a eIperi)ncia direta do pesquisador com o fenNmeno pesquisado possibilita o melhor teste de verificao da ocorr)ncia de um determinado fenNmeno. Aps faremos o levantamento e analise dos dados coletados no campo da pesquisa' elaborao parcial do trabalho na sua verso preliminar' avaliao desta verso pelo orientador' reor+anizao do trabalho caso necess rio' apresentao e defesa do trabalho conforme orienta=es.

*I + (I(LIOGRAFIA: /9A6.L. Le, -e D, et ,.e/ e (a/e/ -a E-u0a123. 0(. :2:W'de !" de dezembro de #::4. 89$.9$' Paulo% Pe-a434,a -a Aut3536,a: /abe e/ 5e0e//! ,3/ 7 8 !t,0a e-u0at,9a. 6o Paulo% Paz e Terra' #::4. VAT1' AarY AizaZa -1r+.5. A 0350e8123 -a e/0 ,ta 8e:a 0 ,a51a. 6o Paulo% Pontes' #::W. L./P0$1' @os* Carlos. O 4a5,.a123 Ge/t23 -a E/03:a: Te3 ,a e P !t,0a. 7oiMnia alternativa' #:::. LD&V$' A. e AA9L.' $.&.A. Pe/;u,/a e6 e-u0a123: ab3 -a4e5/ ;ua:,tat,9a/. 6o Paulo% $PD' #:T4. 6AL7A&1' Aaria Dmbelina caiafa. U6 3:<a /3b e =3 6a123 -e 8 3=e//3 e/ e6 /e 9,13. .n. salto para o futuro%Dm olhar sobre a escola .6ecretaria de $ducao a &istMncia./ras,lia%minist*rio da $ducao' seed' !""". 6S19' .ra' 89$.9$' Paulo' $e-3 e Ou/a-,a - O 03t,-,a53 -3 8 3=e//3 . 9io de @aneiro% Paz eTerra'#:T4. 6[\AA06V.' Seloisa -1r+.5. A E5t e9,/ta 5a 8e/;u,/a e6 e-u0a123: A 8 !t,0a e=:e>,9a. /ras,lia% Plano Coletora' !""!.

Vous aimerez peut-être aussi