Vous êtes sur la page 1sur 8

Histria

01. A cultura grega uma das bases da formao das


concepes, dos valores e do imaginrio do mundo ocidental. Nesse sentido, as obras de Sfocles so exemplares e mostram a excelncia da tragdia grega. Em um dos seus dramas mais famosos, Antgona, podemos destacar: 0-0) a preocupao em ensinar valores democrticos, pela crtica s leis divinas e pela defesa de qualquer forma de rebeldia. 1-1) a exaltao feita aos poderes de Zeus, inquestionveis e absolutos na afirmao da vida pblica e religiosa. 2-2) os dilogos sobre as leis do homem e as leis divinas, fato importante para a organizao poltica da sociedade. 3-3) a importncia da diversidade no carter moral e tico das escolhas e os conflitos que elas provocam na sociedade. 4-4) a fora do poder desptico de Creonte, sem limites em suas decises, uma vez que era protegido pelas divindades.

03. No existe dominao absoluta. H, sempre,


espaos para dvidas e transgresses. Na Idade Mdia, por exemplo, houve protestos e formas diferentes de pensar o mundo. Nesse perodo, a Igreja Catlica: 0-0) teve dificuldades de conviver politicamente com a nobreza, pois estava afastada da distribuio das riquezas territoriais da poca. 1-1) manteve as crenas do Cristianismo romano, dificultando a convivncia do catolicismo com a cultura das camadas mais pobres. 2-2) sofreu crticas de religiosos que queriam mais simplicidade e coerncia na prtica social da instituio, to entusiasmada com as relaes de poder. 3-3) preocupou-se em firmar suas articulaes polticas, controlando as manifestaes culturais e interferindo na distribuio dos feudos existentes. 4-4) consolidou tradies, disputou poder com a nobreza e procurou censurar aqueles que criticavam suas crenas.

02. A histria das crenas religiosas revela seus


significados para as culturas do mundo antigo e do mundo atual. Na Roma Antiga, o advento do Cristianismo: 0-0) favoreceu os defensores dos governos republicanos, quebrando tradies e melhorando a vida, de imediato, dos grupos que viviam na pobreza. 1-1) no afetou a ordem sociopoltica, pois defendia valores que j eram aceitos por todos, desde os tempos da monarquia. 2-2) trouxe propostas de mudanas sociais que alteraram valores culturais e condenaram a condio de escravo. 3-3) deu continuidade ao poder da religio oficial dos romanos, preservando os princpios politestas dominantes. 4-4) conseguiu abalar costumes e relaes sociais, com ideais que objetivavam a adeso dos menos favorecidos.

04. O trabalho escravo garantia a colonizao, mesmo


que atingisse a dignidade humana e se chocasse com os princpios da religio catlica romana, uma das instituies articuladoras da ocupao das terras americanas. No Brasil colonial, o trabalho escravo: 0-0) foi usado nas plantaes de cana de acar, mas recebeu a condenao dos holandeses no perodo de suas invases s terras pernambucanas. 1-1) definiu a identidade cultural da sociedade da poca, sendo aceito, pelos nativos, sem resistncia, em todas as atividades econmicas da colnia. 2-2) contou com a participao de comerciantes europeus nas conexes com a frica, favorecendo os pases poderosos, como a Inglaterra. 3-3) estendeu-se pela regio sudeste, mas no participou, com destaque, da explorao do ouro, devido falta de preparo tcnico dos trabalhadores. 4-4) conseguiu fixar-se na monocultura, com presena marcante na produo do acar, o que no o impediu de existir, embora com menos intensidade, nas vilas e cidades da colnia.

05. A presena dos holandeses foi marcante na histria


dos tempos coloniais. De fato, os holandeses possuam grande poder de investimento e tinham rivalidades com outras naes da Europa. No Brasil, a presena holandesa em terras pernambucanas: 0-0) deu-se, apenas, devido s rivalidades religiosas existentes entre catlicos e protestantes, responsveis por guerras contnuas e influentes na gesto das terras americanas. 1-1) favoreceu o crescimento da produo aucareira, afastou a Espanha de Portugal e trouxe vantagens para as relaes polticas com a democracia. 2-2) movimentou o mercado internacional do acar, alterou relaes diplomticas e trouxe novas prticas sociais. 3-3) derrubou os preconceitos contra a mo de obra escrava e recuperou Pernambuco da forte crise econmica que atravessava. 4-4) trouxe novos hbitos para a colnia, com a vinda das ideias renascentistas, embora no tenha consolidado a aceitao da religio protestante na sociedade da poca.

06. O Renascimento um importante perodo na histria


da vida europeia trouxe: 0-0) a ruptura da nobreza com o poder da Igreja, reforando o fim do domnio poltico do papa e o crescimento das aspiraes republicanas, relacionadas com as reflexes de Maquiavel. 1-1) as redefinies no mundo das artes, com mudanas na sensibilidade e na percepo do pensamento e dos valores da poca. 2-2) o fortalecimento do saber cientfico, com mudanas nas concepes da astronomia e da matemtica, que contriburam para a secularizao da cultura. 3-3) a aceitao incondicional de crenas religiosas prprias do Cristianismo, anulando as tradies clssicas predominantes no mundo das artes. 4-4) a busca por espaos literrios renovadores, com obras expressivas, como Dom Quixote de La Mancha, importantes para afirmao das lnguas nacionais europeias.

07. No Brasil, as rebelies coloniais mostraram que a


dominao portuguesa encontrava dificuldades e provocava insatisfaes. As ideias liberais contriburam para acirrar as disputas e promover discusses sobre a existncia da opresso poltica, mesmo depois de 1822. Em Pernambuco, por exemplo, no sculo XIX, houve: 0-0) rebelies importantes que exigiram a ruptura em relao a princpios ditos mercantilistas e propuseram mudanas na organizao poltica. 1-1) influncias marcantes das teorias socialistas que ajudaram na organizao de revoltas escravistas contra os latifundirios e contra os comerciantes portugueses estabelecidos no Recife. 2-2) conflitos polticos entre Olinda e Recife, onde se firmou a superioridade econmica do Recife e a afirmao de governos simpticos aos princpios antimercantilistas. 3-3) revoltas polticas, que contaram com a ajuda de tropas vindas do sudeste do pas, onde, no final do perodo colonial e com a participao ativa de padres e escravos, obtiveram xitos. 4-4) o governo de D. Pedro I no agradava aos mais liberais e incomodava quem queria a instalao de uma Repblica.

09. No sculo XIX, houve mudanas na forma de pensar 08. A economia brasileira no se livrou da sua
dependncia externa, apesar de certa modernizao em algumas regies e do crescimento da lavoura cafeeira no sculo XIX. Havia semelhanas entre a explorao agrcola do caf e a da cana de acar. No entanto, importante salientar que: 0-0) a produo do acar entrou numa crise imensa depois de 1850, sendo incapaz de organizar suas plantaes e manter seus escravos. 1-1) ambas sofriam de limites tcnicos, dificultando a obteno de maiores lucros e maior agilidade na comercializao de seus produtos. 2-2) o caf teve uma importncia decisiva, chegando a representar cerca de 61,5% das exportaes nacionais no perodo ureo. 3-3) se utilizaram da mo de obra escrava, no empregando, na sua produo, trabalhadores livres, nem contando com a presena de europeus. 4-4) o acar teve produo destacada em todo o sculo XIX, com a implantao dos engenhos centrais e de usinas com tecnologia avanada. as relaes polticas e sociais. Observando os acontecimentos da poca, nos diversos campos do saber, podemos assinalar que: 0-0) o pensamento de Auguste Comte se destacou na formulao das pesquisas cientficas, com repercusses na cultura internacional, embora no tenha ficado livre de crticas. 1-1) os estudos histricos ganharam dinamismo, com interesses de muitas naes em formar seus acervos e sedimentar a atividade de intelectuais especialistas. 2-2) as teorias de Marx tiveram presena no movimento dos trabalhadores, incentivando rebeldias e crticas ao capitalismo. 3-3) as teses iluministas foram contestadas amplamente, com a crise do liberalismo e a ascenso dos partidos socialistas. 4-4) a formao de novos conhecimentos contribuiu tambm para fortalecer preconceitos e criar hierarquias sociais violentas.

11. No sculo XX, os governos de Getlio Vargas 10. O movimento de 1930 criou muitas expectativas na
vida poltica brasileira. No h que negar a sua importncia na reorganizao do poder central e nas mudanas administrativas do Estado. No entanto, no devemos esquecer que, nas primeiras dcadas republicanas, a sociedade mostrou inquietaes e exigiu mudanas. Muitas manifestaes operrias aconteceram, mostrando que no existia, apenas, a arrogncia do coronelismo. A participao do operariado se deu: 0-0) na estruturao de partidos nacionais, com programas marxistas, atuantes na regio sudeste, com presena destacada de imigrantes. 1-1) na organizao de greves nas grandes cidades, com reivindicaes que traziam crticas ao governo e s extensas jornadas de trabalho. 2-2) na formulao de propostas contra a dominao capitalista, todas de base anarquista e contra a existncia das monoculturas. 3-3) na articulao poltica dos sindicatos que criticavam a produo burguesa e defendiam, com frequncia, a democracia parlamentar. 4-4) nas atividades contra a explorao do trabalho e na busca de organizar os sindicatos de forma mais combativa. tiveram repercusses contraditrias para a histria do povo brasileiro, uma vez que esses governos: 0-0) mostraram que havia resistncia para certas mudanas, com a manuteno de privilgios de minorias e insatisfaes polticas lideradas pelos partidos socialistas do Sudeste. 1-1) desfizeram os espaos democrticos na sociedade brasileira, prevalecendo a centralizao poltica que marcou at as organizaes sindicais e impediu o surgimento de grupos de oposio. 2-2) conseguiram, com a industrializao, transformar as atividades urbanas, trazendo parte expressiva da populao para as grandes cidades e criando condies diferentes para as relaes trabalhistas. 3-3) usaram prticas autoritrias no perodo do Estado Novo, mas firmaram uma popularidade crescente em todas as suas fases e com apoio indiscutvel do movimento operrio na resistncia aos desmandos do coronelismo. 4-4) reorganizaram o Estado brasileiro, rompendo certas tradies administrativas, incentivando mudanas na economia, embora tenham mantido ligaes com as elites polticas rurais.

13. Modernizar fazia parte dos projetos do governo 12. O cinema arte que atrai multides e acompanha as
mudanas tecnolgicas. Forma opinies, promove costumes e proximidades culturais. No sculo XX, a produo cinematogrfica brasileira passou por vrios momentos, com filmes polticos, comdias, explorao da violncia, conexes com as programaes das TVs etc. Os anos de prestgio do chamado Cinema Novo (em meados do sculo passado) significaram: 0-0) a presena frequente de produes bem recebidas pelo pblico, com bilheterias garantidas, pelos contedos artsticos das obras. 1-1) a expanso da ligao do cinema com a televiso, com a consagrao de diretores conhecidos no teatro, com Anselmo Duarte e Glauber Rocha. 2-2) a renovao de muitos aspectos da linguagem cinematogrfica, com debates que tiveram importncia nas mudanas culturais da poca. 3-3) a consagrao de filmes intelectualizados, que pouco repercutiram junto ao grande pblico da poca. 4-4) o crescimento tecnolgico e acelerado da indstria cinematogrfica, com o surgimento de debates na imprensa especializada sobre a identidade da cultura brasileira. Juscelino Kubitschek. Braslia tornou-se um smbolo da sua gesto pelas renovaes urbanas que consolidou. Alm disso, no governo de JK houve: 0-0) uma preocupao com o controle dos ndices inflacionrios que devastavam o equilbrio da economia brasileira desde o governo de Caf Filho. 1-1) uma grande exaltao ao desenvolvimentismo, com ambies de firmar os caminhos de uma industrializao mais ampla. 2-2) um forte esquema de controle da impressa, devido s crticas constantes feitas pelos seus adversrios aos gastos administrativos. 3-3) uma preocupao com questes relacionadas com a situao do Nordeste, procurando diminuir seus problemas sociais. 4-4) um desprezo crescente pelas prticas polticas do populismo, enfatizando os xitos da burocracia e dos planejamentos tcnicos.

15. No Brasil, a volta das eleies diretas para 14. A violncia no se afasta da Histria, dificultando a
afirmao da democracia e o fim do autoritarismo. No sculo XX, prticas polticas centralizadoras e coercitivas se fizeram presentes em vrias situaes. Podemos destacar, como exemplos: 0-0) a atuao de Salazar, em Portugal, seguindo princpios fascistas e controlando os espaos polticos com fora policial. 1-1) O governo de Mussolini, na Itlia, com preocupaes etnocntricas que levaram a fundao de vrios campos de concentrao para judeus. 2-2) As perseguies feitas por Stlin aos seus adversrios que trouxeram a deflagrao de constantes guerras civis na URSS. 3-3) A prevalncia de sistemas de governos monopartidrios em pases que tiveram orientao poltica socialista. 4-4) A existncia do franquismo, na Espanha, durante a 2 Guerra Mundial, com a ajuda dos favores de Hitler e Mussolini. presidente da Repblica trouxe maior debate poltico e acendeu sonhos de aperfeioamento democrtico. Dentro dessas perpectivas, podemos afirmar que nos ltimos governos: 0-0) os partidos polticos se renovaram,.evitando prticas autoritrias e centralizadoras nas suas aes internas. 1-1) o debate no evitou o fim do pragmatismo e a existncia de disputas pouco ticas por cargos polticos. 2-2) a falta de planejamento e de compromissos com o social tem contribudo para manter desigualdades econmicas. 3-3) o combate a corrupo ganhou espao, com a abertura de investigaes imediatas e a grande presso popular presente nas ruas. 4-4) a reao dos eleitores mostra que h insatisfaes contra os governos e fragilidades institucionais na luta pela democracia.

16. A continuidade de prticas de violncia mostra a


existncia de insatisfaes sociais, mas tambm a persistncia de desigualdade e de misria em muitas regies do mundo. A massificao das aes culturais impede uma maior reflexo sobre as alternativas para transformar a sociedade e firmar pactos de solidariedade. A competio, a explorao do trabalho humano, as guerras religiosas no desapareceram. Apesar das mudanas na tecnologia, nos meios de comunicao e na forma de se relacionar, o mundo atual: 0-0) enfrenta problemas que dificultam articulaes polticas no sentido de diminuir as rivalidades e as lutas constantes por mercados econmicos, gerando incertezas crescentes. 1-1) preocupa-se com as questes culturais e religiosas, conseguindo erradicar divergncias polticas e garantir o fortalecimento das democracias em todas as regies. 2-2) fixa-se na busca de solues para seus impasses econmicos, no investindo na educao e sade dos pases mais pobres. 3-3) est perdido nas aventuras da sociedade de consumo, sem perspectivas de mudanas nas relaes familiares e sem reaes rebeldes e criativas para se desfazer da mesmice das propagandas. 4-4) vive confrontos que relembram o passado, mas que podem trazer reflexes sobre as dificuldades de o ser humano superar suas lacunas e incompletudes.

Vous aimerez peut-être aussi