Vous êtes sur la page 1sur 38

Msculos da Expresso Facial Msculos Mmicos Msculos Cuticulares

Caractersticas:
Localizados logo abaixo da pele; Camada muscular delgada; No possuem fscia muscular individual; As fibras de um msculo se entrelaam com as do msculo vizinho.

Inseres:
Ctis e mucosa Pequena parte esqueleto

Contrao:
Movimenta a pele Abre e fecha orifcios Nome do msculo ao Rugas
Kamimura

FUNES:
Alimentao Fonao Mastigao Piscar de olhos etc

CURIOSIDADE CLNICA
Como a face no possui fscia profunda e a fscia superficial entre as fixaes cutneas dos msculos faciais frouxa. Quando ocorrem injrias a frouxido da fscia superficial possibilita um acmulo de lquido e sangue no tecido conjuntivo frouxo, deixando o tecido roxo ou preto e produzindo um edema (aumento de volume).
MOORE, K. L. Anatomia orientada para a clnica. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.

MSCULOS PERIBUCAIS

So msculos que alteram o formato da boca e dos lbios. O msculo que circunda a boca o ORBICULAR DA BOCA, agindo como um esfncter. Os demais msculos peribucais so dilatadores irradiam-se dos lbios como raios de uma roda.

MSCULO ORBICULAR DA BOCA

Sobotta

Kamimura

ORIGEM: pele e mucosa dos lbios Eventualmente fveas incisivas INSERO: pele e mucosa dos lbios, septo nasal

Funes:
fechar os lbios; comprimir os lbios contra os dentes; protruir os lbios (assobiar, sugar e beijar) fonao

CURIOSIDADES CLNICAS
Os freios e bridas, provenientes do msculo orbicular da boca, so regies de tenso muscular. Na confeco da prtese total devem ser aliviados para no ocorrer a compresso desta regio e consequentemente o deslocamento da prtese total durante a funo.

Indivduos respiradores bucais possuem o msculo orbicular da boca bastante flcido, isto , sem tonicidade. Isto ocorre devido a permanncia da boca aberta por um grande perodo de tempo.

MSCULO LEVANTADOR DO LBIO SUPERIOR

Sobotta

ORIGEM: margem infra-orbital INSERO: na metade lateral do lbio superior AO: eleva e verte o lbio superior aprofunda o sulco nasolabial

MSCULO LEVANTADOR DO LBIO SUPERIOR E ASA DO NARIZ

Sobotta

ORIGEM: processo frontal da maxila INSERO: lbio superior e asa do nariz AO: elevar e verter o lbio superior e dilatar a asa do nariz

MSCULO ZIGOMTICO MENOR


ORIGEM: osso zigomtico INSERO: lbio superior AO: levantar o lbio superior, aprofunda o sulco nasolabial (mostrando descontentamento) 20% casos ausente

Sobotta

MSCULO LEVANTADOR DO NGULO DA BOCA

Sobotta

ORIGEM: fossa canina INSERO: no ngulo da boca AO: elevar o ngulo da boca

CURIOSIDADE CLNICA
Entre o m. levantador do ngulo da boca e o m. levantador do lbio superior existe tecido conjuntivo frouxo, no qual correm vasos e nervos que emergem do forame infraorbital. Este espao pode ser ocupado por secreo purulenta durante processo infeccioso dos dentes incisivo lateral e canino superiores, causando edema nesta regio.

Sobotta

MSCULO ZIGOMTICO MAIOR

ORIGEM: osso zigomtico (processo zigomtico do temporal) INSERO: ngulo da boca AO: levantar para cima e para fora o ngulo da boca. Conformao arqueada da boca.

MSCULO ZIGOMTICO MAIOR = MSCULO DO RISO

Fehrenbach & Herring

No ato de sorrir todos os msculos levantadores (m. levantador do lbio superior, m. levantador do ngulo da boca, m. zigomtico menor e m. risrio) tambm se contraem juntamente com o m. zigomtico maior. Temos tambm a contrao do m. orbicular dos olhos.

MSCULO RISRIO

Sobotta

ORIGEM: pele da bochecha e fscia massetrica INSERO: ngulo da boca AO: retrair lateralmente o ngulo da boca

MSCULO BUCINADOR

Sobotta

ORIGEM: processos alveolares (maxila e mandbula) na regio de molares e no ligamento pterigomandibular

MSCULO BUCINADOR

Sobotta

INSERO: no ngulo da boca

MSCULO BUCINADOR
AO:
retrai o ngulo da boca manter a bochecha distendida durante abertura e fechamento da boca auxilia na mastigao age no sopro, assovio e na suco

Netter

CURIOSIDADE CLNICA
Alguns trompetistas esticam tanto seus msculos bucinadores que suas bochechas se distendem como um balo quando sopram energicamente seus instrumentos.

MOORE, K. L. Anatomia orientada para a clnica. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.

MSCULO ABAIXADOR DO NGULO DA BOCA

ORIGEM: base da mandbula INSER O: ngulo da boca (modolo) AO: puxar para baixo o ngulo da boca

MSCULO ABAIXADOR DO LBIO INFERIOR

Sobotta

ORIGEM: base da mandbula INSERO: lbio inferior AO: abaixar o lbio inferior

MSCULO MENTONIANO ou MENTUAL

Sobotta

ORIGEM: fossa mentual INSERO: pele do mento FUNO: enruga e eleva a pele do mento e verte o lbio inferior

CURIOSIDADE CLNICA
A secreo purulenta ,proveniente de infeces dos incisivos inferiores, pode ser drenada extra-bucal no espao existente entre os msculos mentonianos.

Sobotta

MSCULOS PERIORBITAIS

So msculos que alteram o formato dos olhos. O msculo que circunda os olhos o ORBICULAR DOS OLHOS, agindo como um esfncter. A funo das plpebras proteger os olhos de leso e luz excessiva. Tambm mantm a crnea mida.
MOORE, K. L. Anatomia orientada para a clnica. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.

MSCULO ORBICULAR DOS OLHOS


Poro Orbital Poro Palpebral

ORIGEM: cutnea, ligamentos palpebrais INSERO: nas plpebras e pele periorbital

MSCULO ORBICULAR DOS OLHOS

AO:

- Piscar, evitando o ressecamento da crnea; - Auxilia na difuso das lgrimas. - responsvel pela formao dos ps de galinha devido a sua ao de esfincter.
Netter

AO: fecha as plpebras e as comprime contra o olho

MSCULO PRCERO

ORIGEM: osso nasal INSERO: pele da glabela FUNO: puxar para baixo a pele da glabela Contrai sempre que temos luz solar excessiva.

MSCULO CORRUGADOR DO SUPERCLIO

Sobotta

ORIGEM: regio medial da margem supra-orbital INSERO: na extremidade lateral do superclio AO: traciona medialmente os superclios produz rugas verticais na glabela

OUTROS GRUPOS

MSCULO OCCIPITOFRONTAL
ORIGEM FRONTAL: aponeurose epicraniana INSERO: pele do superclio e raiz do nariz

ORIGEM OCCIPITAL: linha nucal superior e base do processo mastide INSERO: aponeurose epicraniana

Sobotta

FUNO: puxar a pele da fronte para cima, provocando sulcos horizontais

MSCULO NASAL

Sobotta

ORIGEM: eminncia canina e narina INSERO: dorso do nariz AO: parte transversa (compressora da narina); e parte alar (dilatadora da narina)

CURIOSIDADE CLNICA
As aes do msculo nasal so insignificantes; entretanto, clnicos atentos observam sua ao para o diagnstico do paciente respirador bucal As pessoas que realmente respiram pelo nariz podem alargar concentrao nos estudos. suas narinas. A respirao habitual pela boca diminui e, algumas vezes elimina a capacidade de dilatar as narinas As crianas que respiram cronicamente pela boca, amide desenvolvem ms ocluses dentrias.

MOORE, K. L. Anatomia orientada para a clnica. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.

CURIOSIDADE CLNICA
A leso do nervo facial ou de alguns de seus ramos produz parestesia (fraqueza) ou paralisia (perda do movimento) de todos ou de alguns msculos da expresso facial, do lado afetado. A paralisia do nervo facial sem razo obvia conhecida como PARALISIA DE BELL, pode ocorrer aps exposio a uma corrente de ar frio. Os pacientes com paralisia facial podem ficar incapazes de fechar as lbios e plpebras no lado afetado. O olho do lado atingido no lubrificado, e tais pessoas so incapazes de assobiar, tocar instrumentos de sopro ou mastigar de forma eficaz. Quando o msculo bucinador tambm afetado o alimento e a saliva escapam pelo canto da boca ou se acumulam no vestbulo. As linhas de expresso na pele da face, produzidas pelos msculos faciais, so apagadas. Ocorrem assimetrias faciais, devido s contraes de msculos faciais contra-laterais.
MOORE, K. L. Anatomia orientada para a clnica. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.

BOM ESTUDO. E MUITOS SORRISOS!

Vous aimerez peut-être aussi