Vous êtes sur la page 1sur 12

PROPOSTAS FORMADORAS DA IGREJA BATISTA PARA A SOCIEDADE: DEMOCRACIA E FAMLIA (MINAS GERAIS, DCADA DE 1920) Taciana Brasil dos

Santos CNPq/REUNI FaE/UFMG tacianabrasil@yahoo.com.br RESUMO: O texto pretende identificar como o peridico O Baptista Mineiro e o Collegio Baptista Americano Mineiro cooperaram enquanto estratgias de difuso dos princpios da Igreja Batista para a vida em sociedade, durante a dcada de 1920. Para tal, sero analisados materiais impressos, como o prprio peridico, alm de materiais referentes ao Collegio, como prospectos de propaganda, Archivo de Notas Finaes e livros comemorativos da instituio. Como limites identificao dos princpios para a sociedade, partiremos do ideal democrtico e das representaes de famlia contidas nas fontes. Palavras-chave: sociedade, escola, imprensa, democracia, famlia, Igreja Batista.

PROPOSALS FORMING THE BAPTIST CHURCH TO SOCIETY: FAMILY AND DEMOCRACY (MINAS GERAIS, 1920s) ABSTRACT: The text aims to identify as the periodical The O Baptista Mineiro and Collegio Baptista Americano Mineiro cooperated as a strategy for disseminating principles of the Baptist Church for life in society during the 1920s. This will be examined printed materials, as the journal, and related materials Collegio, as prospects for advertising, Archivo de Notas Finaes and books commemorating the institution. As limits the identification of principles for the society, part of the democratic ideal and family representations contained in the sources. Keywords: society, school, media, democracy, family, Baptist Church.

Introduo Em Minas Gerais, historicamente, a Igreja Catlica tem marcante presena na constituio dos valores morais e religiosos da sociedade. Conforme Passos (2002, p. 185), o catolicismo produzia o cidado. Se tomarmos como exemplo o contexto escolar no incio do sculo XX, podemos observar forte influncia das doutrinas e princpios catlicos. Embora o decreto de Joo Pinheiro, em 1906, suprimisse o ensino religioso das escolas pblicas, ainda assim a escola era um dos principais alvos da campanha para a recristianizao da sociedade mineira (Peixoto, 1993, p. 58) promovida pelo clero, com o objetivo de manter a hegemonia da Igreja neste Estado. Conforme Souza (2006), formar o cidado, a partir das escolas pblicas da capital mineira, constitua, com grande nfase, em form-lo a partir da doutrina religiosa catlica (p. 13). Mas no era apenas a Igreja Catlica que pretendia implantar seus valores na sociedade. Durante esse mesmo perodo, crescia em Belo Horizonte, um novo movimento religioso: a Igreja Batista. E os batistas tambm trouxeram consigo princpios, tanto pessoais quanto para aplicao em toda a sociedade brasileira.

Desde 1896 j havia batistas em Belo Horizonte, porm nenhum dos missionrios americanos se estabeleceu definitivamente nesta cidade. Apenas em 1911 o missionrio Daniel F. Crosland enviado definitivamente para a capital mineira, onde encontra um pequeno grupo de dez fiis, com os quais trabalha para alcanar toda a capital. Mesquita (1940), ao escrever a Histria dos Batistas do Brasil, relata que uma das principais dificuldades encontradas por Crosland foi o tamanho do estado mineiro e o grande nmero de municpios. No havia trabalhadores suficientes para difundir a mensagem batista por todo o territrio. Em dezembro de 1917, foi enviada para Belo Horizonte a famlia Maddox, que j trabalhava pela causa batista por anos a fio no Rio de Janeiro. Assim que a famlia Maddox chegou a Minas, o trabalho batista tomou novo nimo, organizando-se, j em 1918, a Escola Baptista de Bello Horizonte, transformada a partir de 1920 em Collegio Baptista Americano Mineiro. Apenas dois anos depois, em 1920, iniciava-se a publicao do peridico O Baptista Mineiro, em circulao at a presente data. Como podemos observar, ambas as iniciativas permaneceram at os dias de hoje o que pode comprovar que atenderam de forma eficaz os ideais dos batistas para essas instituies ao longo de todo esse tempo. E quais seriam esses ideais? O interesse dos batistas pela implantao de uma escola justificou-se pelos mesmos atravs da necessidade de uma instituio que proporcionasse o melhor desenvolvimento de seus filhos (50 anos, 1968). Segundo a Ata de Fundao da Escola, almejava-se com a criao da instituio alcanar o preparo conveniente dos nossos filhos para servirem () em qualquer esphera mormente na Causa de Jess (O Colgio Baptista Mineiro, 40 Aniversrio, 1958, p. 5). As razes apontadas para sua criao so o ultimo abuso commettido nas Escolas Publicas com a collocao dos crucifixos nos edifcios e tambem a deficiencia no ensino secular das mesmas Escolas (idem).

Figura 1 - Alunos do Collegio Baptista Americano Mineiro na escadaria do Palacete Sabino Barroso, que funcionava como prdio de aulas (1927, s.p.)

O Baptista Mineiro seria enviado mensalmente a todos os lares batistas mineiros. Quanto utilidade de um peridico batista, o missionrio Henrique E. Cockell escreveu:
uma cousa indispensavel para o feliz exito da Causa de Jesus neste Campo, como o em todos os Campos, pois que nenhuma causa pode attingir o seu alvo sem que tenha um meio de informar, colligar e unificar os seus defensores e o jornal o que melhor a isso se presta; (O Baptista Mineiro, n. 1, jan/1920, p. 1)

Conforme pudemos observar, segundo as palavras de Cockell, pretendia-se que O Baptista Mineiro fosse um veculo formador e informador dos batistas no estado. Considerando-se a facilidade de difuso do texto escrito, podemos concluir que, em parte, estava solucionado o problema com o pequeno nmero de ministros religiosos para atender toda a populao. No seria necessria a presena fsica de um ministro para a transmisso desses princpios; o veculo impresso substituiria sua ausncia temporria.

Figura 2 - Cabealho do primeiro nmero de O Baptista Mineiro, janeiro de 1920.

Assim, o Collegio Baptista Americano Mineiro e O Baptista Mineiro podem ser considerados dois dos principais veculos transmissores e inculcadores dos princpios batistas no estado. Enquanto o Collegio inculcava a nova gerao, o peridico alcanava os mais velhos. A principal forma de transmisso da doutrina batista seria a educao, e sua principal entrada seria a famlia. Assim, toda a sociedade poderia ser influenciada pelos princpios da denominao. Buscar-se-, portanto, nesse trabalho, identificar parte do ideal de sociedade que os batistas almejavam alcanar difundindo seus princpios. Devido predileo dos primeiros lderes batistas em alcanar a sociedade atravs da famlia, buscar-se- ainda delimitar as representaes de famlia contidas nos dois principais veculos difusores da doutrina batista em Minas Gerais. Esclareo, porm, que ao citar os "princpios centrais da doutrina batista", no me refiro aos princpios teolgicos, e sim aos princpios de comportamento e estilo de vida idealizados nas fontes consultadas. Na pesquisa, sero utilizados exemplares de O Baptista Mineiro, bem como prospectos de propaganda do Collegio e o Archivo de Notas Finaes, durante a dcada de 1920 perodo de grande investimento por parte da

denominao, por se tratar da expanso inicial de seu trabalho no estado. Sero consultados tambm livros comemorativos do Collegio Baptista Americano Mineiro, e suas referncias ao mesmo recorte temporal. O ideal de sociedade democrtica As igrejas batistas, em geral, so governadas democraticamente. Qualquer questo decidida em assembleia, atravs da exposio de argumentaes e voto dos membros. O artigo O que uma Egreja Baptista, de Maio de 1920, ressalta essas caractersticas:
3. um corpo egual em ordem e privilegios. Classes governadoras so estranhas egreja evangelica, ou aos Evangelhos. 4. um corpo que dirige os seus negcios sob a leaderana de Jesus. Isto quer dizer que a egreja baptista local governa-se a si mesma e no tem outro chefe alm de Jesus Christo. A forma de governo congregacional e democratica e tem em si todo o poder administractivo e judiciario que necessita. (O Baptista Mineiro, maio/1920, p. 2)

No momento de implantao em Minas, o interesse dos batistas pela democracia ia alm do eclesistico, perpassando a participao ativa na sociedade. Os batistas almejavam a implantao da democracia da mesma forma que almejavam a implantao de suas doutrinas religiosas. Para isso, seus veculos formadores trabalhavam ativamente. J no primeiro nmero de O Baptista Mineiro, podemos perceber o compromisso da causa batista com a implantao e o exerccio da democracia a nvel mundial. Na pgina 2, Ottis P. Maddox escreve, em seu artigo A Grande Campanha Baptista, sobre o assunto:
A grande guerra europa foi aproveitada por Deus em substituir as monarchias por republicas no Velho Mundo, assim preparando as naes para Christo. Os baptistas, pioneiros e defensores da liberdade sentem-se obrigados a entrar por essas portas com a luz benefica do Evangelho. () Os povos esto espera da mensagem baptista. Quem lhes ha de negal-a? (O Baptista Mineiro, jan/1920, p. 2)

Conforme podemos observar, Maddox, que um dos principais nomes da causa batista em Minas, acredita que a implantao da democracia no s abria as portas para que a mensagem batista entrasse nos pases, como criava, aos batistas, a obrigao de lev-la at l. Ainda no mesmo exemplar, no artigo A Campanha e a Educao, Achilles Barbosa demonstra o nvel de compromisso com o ideal democrtico que se esperava do batista, sobretudo do mineiro:
Conhecendo a psychologia do povo mineiro pelo compulso da sua historia, pelo convvio com elle e por sentir pulsar no peito um corao de mineiro, sei que os princpios baptistas, de liberdade e democracia, ho vingar exauberantemente em nosso meio, porque existe o grmen latente delles em todas as consciencias dos que viram a luz da vida nestas Alterosas. O mineiro livre por ndole e democrata de corao. O primeiro sangue derramado, no Brasil, em prol da liberdade foi o mineiro. Daqui veremos, no em poca muito remota, sahir os campees baptistas, com o sacrificio do proprio sangue si fr mister, para implantar os principios de liberdade e democracia no Brasil e no mundo. (idem, p. 3)

Barbosa mescla a difuso da democracia e dos princpios batistas. O compromisso com a ptria era to fundamental quanto o compromisso com a doutrina batista. Percebemos este ideal tambm na educao das crianas. O desejo dos batistas era que, desde cedo, elas fossem treinadas para participar ativamente de uma sociedade democrtica. Assim, o Collegio Baptista Americano Mineiro realizava atividades com o objetivo de desenvolver nos alunos as competncias necessrias a essa tarefa. Entre estas atividades, destaca-se o Club Litterario, conforme veremos a seguir:
Uma das cousas mais difficeis de conquistar a arte de falar bem. Para attingir o desenvolvimento intellectual e rethorico dos alumnos, o Collegio organizou um Club Litterario, a que chamamos Tiradentes, em homenagem ao magnnimo heroe mineiro. Todos os alumnos so obrigados a ser scios deste club e tomar parte nos seus programmas. (Prospecto 1927, p. 9-10)

Veja tambm:
claro que nossos estudantes tm de tomar parte activa na vida social, poltica e religiosa deste Estado e nao. Afim de cultivarmos os habitos de pensar e falar em publico, sem timidez, sem temor e sem atrapalhao alguma organizamos este club literario. Todos os discipulos assistiram estas reunies. Agora nossos programmas so realizados de duas em duas semanas, dando programmas extraordinrios nos dias de festas nacionaes. Os effeitos deste trabalho so patentes. (Relatorio do Collegio Baptista Americano-Mineiro Conveno Baptista de Minas Geraes em 1921, in O Baptista Mineiro, set./1921, p.3)

Em 50 anos (1968, p. 26) encontramos ainda: Dias especiais eram marcados e destacados alunos para sustentarem debates sbre vrios assuntos, cuja vitria era determinada pelo julgamento e votao da maioria. At mesmo o nome do Club Litterario evoca a democracia, trazendo memria a Inconfidncia Mineira. As atividades especiais realizadas nos dias de festas nacionais evocavam o carter patritico da formao oferecida. O desenvolvimento da capacidade retrica das crianas parece ter por objetivo principal torn-las aptas a expor e defender suas ideias perante o pblico, e essa exposio culminava em uma votao. Com esse treinamento, as crianas saberiam se portar bem em uma situao de eleio: alm de estarem treinadas a ouvir discursos e escolher qual lhes parece melhor, estavam tambm treinadas a fazer os discursos, caso assim desejassem. Resta um questionamento: se as atividades realizadas no Club Litterario eram obrigatrias, como essas crianas poderiam estar sendo treinadas para viver em uma sociedade democrtica? No deveria ser confiado a elas o direito de escolha entre participar ou no de uma atividade que no faz parte do currculo escolar? Para chegar a uma concluso a esse respeito, passarei anlise de uma outra atividade cotidiana do Collegio, e que tambm no fazia parte do currculo escolar: o Ensino Religioso. O Collegio foi concebido para educar os filhos dos batistas, conforme seus princpios. E a formao religiosa no se afastava desse intuito, conforme j foi dito na Introduo. Ainda assim, aceitavam-se alunos oriundos de famlias no-batistas. Se consultarmos os Archivos de Notas Finaes, poderemos verificar que as confisses religiosas das famlias que matriculavam seus filhos na escola era bastante variada. Todas estas deveriam estar cientes de que o intento era construir uma escola confessional batista, e que valores batistas seriam transmitidos em sala de aula. Segundo o tem Ensino Religioso dos prospectos de 1924 e 1927, no era necessrio que os alunos se tornassem

batistas, apenas que participassem passivamente dos cultos no incio das aulas. Ficaria a cargo dos prprios alunos seguir ou no aos princpios religiosos ensinados no culto. Nesse caso, eles teriam a liberdade de escolha limitada s prticas religiosas pessoais. Ainda assim, deveriam ouvir diariamente os argumentos batistas. Seria, de fato, possvel exercer a liberdade de escolha nesta situao? Ou o Colgio seria uma fbrica de militantes batistas? Recorro, ento, a uma relao de ex-alunos considerados ativos na militncia batista contida na publicao 40 Aniversrio:
Depois da mudana do Colgio para a Rua Pouso Alegre le incluiu entre outros, no seu rol os seguintes alunos: Munelar, lvaro e Irema Maia, Maria de Oliveira (Malheiros), Iracema Silva (Gatti) Artemia de Paoli, (Rodrigues), Mozart Faria, Antnio Silveira, Hlio Brasil, Astrogildo Malheiros e outros que so ativos no trabalho Batista. (1958, s.p.)

Ao consultar no Archivo de Notas Finaes os nomes desses alunos, pode-se verificar que apenas Mozart Faria no designado como oriundo de famlia batista o que no exclui essa possibilidade, visto que o campo Religio em seus dados pessoais no foi preenchido. Embora a possibilidade de escolha existisse, a obrigatoriedade de presena nos cultos religiosos pode ter sido o suficiente para inculcar em muitos alunos de famlias nobatistas os princpios religiosos dos fundadores do Collegio. Mesmo porque, segundo Peixoto (2003, p.28), mediante comportamentos aprendidos coletivamente na escola, os indivduos reproduzem formas individuais de comportamento coletivo. Assim, podemos entender que a simples assistncia dos cultos matutinos pode ter influenciado vrios comportamentos individuais. Aps a anlise da forma como os alunos participavam das atividades propostas pela instituio, conclui-se que o intuito era preparar as crianas para serem ativos cidados em uma sociedade democrtica. A participao na sociedade, no entanto, era considerada uma obrigao da qual no se pode omitir. Por isso, as crianas eram obrigadas a tomar parte nas atividades formadoras do esprito democrtico. Mas quanto prtica religiosa, o direito de escolha dos alunos s seria ativamente exercido em momentos em que no estivessem sob a autoridade escolar: seja porque esto em momento de prtica religiosa junto s suas famlias, seja porque se tornaram adultos e podem exercer a liberdade na democrtica sociedade brasileira. Em ambos os casos, cabe lembrar que seus comportamentos certamente foram influenciados por sua permanncia no Collegio. Este pensamento pode ser confirmado por meio do artigo A Educao Christ, de O Baptista Mineiro, de dezembro de 1926:
A verdadeira educao prepara o individuo para o gozo integral de todos os seus direitos e para o fiel cumprimento de todos os seus deveres para com o proximo e para com Deus. Ella abrange o cultivo de todas as faculdades do homem, equilibra-lhe as actividades e prepara-o para estabelecer as melhores relaes, sociaes e religiosas. (O Baptista Mineiro, dez./1926, p. 2)

Representaes de famlia Os batistas optaram pela famlia como principal porta de entrada para sua mensagem. Conforme foi dito anteriormente, O Baptista Mineiro foi concebido para

alcanar os mais velhos, enquanto o Collegio Baptista Americano Mineiro foi concebido para alcanar a gerao mais jovem. Desta forma, toda a famlia seria alcanada. A divulgao da mensagem batista atravs do peridico, porm, poderia no surtir efeito quanto a alcanar novos fiis. Sua distribuio era feita apenas em lares batistas; o que o tornaria til apenas consolidao e formao dos fiis conquistados. Mas observe o que foi escrito acerca dos objetivos do peridico logo no primeiro exemplar impresso, no artigo A razo de ser:
Visitar mensalmente cada lar baptista mineiro afim de ensinar, inspirar, animar, aconselhar, etc. e desta sorte ajudar a todos a attingirem o alvo da soberana vocao. Feliz momento quando fomos impellidos creao de nosso jornalzinho, pois, s assim podero os 700 baptistas em Minas serem dispertados e arregimentados para a obra gloriosa que lhes est proposta A Evangelizao dos 6 milhes de almas em Minas nesta gerao. (O Baptista Mineiro, jan./1920, p. 1 Aspas originais.)

Embora no fosse distribuido em lares no-batistas, o peridico tinha por objetivo incitar cada famlia batista a levar pessoalmente a mensagem de sua Igreja a outras famlias de sua comunidade. No artigo Sobre o erro, maldade!, de agosto de 1921, relata-se o exemplo de um homem batista que residia no interior: A quatro horas de viagem de Bello Horizonte () na cidade de Itauna, havia um velho baptista, veneravel ancio, por todos acatado e que accesso tinha aos lares mais catholicos. (O Baptista Mineiro, ago./1921, p. 1). A divulgao da mensagem e da causa batista, portanto, se daria tambm pessoalmente, de famlia a famlia. E no eram apenas as famlias leitoras dO Baptista Mineiro que tinham essa obrigao. Os missionrios norte-americanos tambm trabalhavam dessa mesma forma em suas incurses no interior mineiro, conforme veremos a seguir:
No sabbado, 10, atravessmos o rio So Joo em demanda de um logar denominado Carneiro e passmos a noite em casa do Sr. Miguel Vigas, que nos recebeu de boamente. A este Sr. e familia tivemos occasio de dar algumas explicaes sobre a Salvao por meio de Jesus Nosso Senhor. () resolvemos seguir a viagem a p, pois tinhamos compromisso de estar no pequeno povoado por nome Casquilho, am meio-dia, para alli realizarmos um culto. A distancia a ser vencida era de legua e meia a duas leguas, mas, gastmos cinco horas em caminho e isto no porque andssemos de vagar, mas, porque fomos passando de casa em casa pelos sitios e annunciando o Evangelho de Salvao s pessoas naquella zona. Chegados ao nosso destino, casa do Sr. Alfredo Reis, onde deviamos realizar o culto, () dando margem para uma longa conversa e muitas explicaes ao Sr. Antonio Reis, bem como aos amigos que estavam se reunindo. (O Baptista Mineiro, abr./1920, p.4.)

As famlias e suas redes de sociabilidades eram o principal alvo dos missionrios. As viagens eram planejadas para possibilitar seu alcance. Seja nas reunies previamente marcadas, seja nas visitas casa a casa em comunidades, o alvo nunca era o indivduo, e sim a famlia como um corpo integrado. Para os batistas, portanto, a famlia era a unidade bsica de recepo da mensagem batista. No apenas de recepo, mas tambm de divulgao. Se observarmos a organizao do trabalho dos missionrios, veremos que suas esposas tinham ativa participao no mesmo. Vejamos o exemplo do Collegio no prospecto para o ano de 1927 (1927, s.p.): O Collegio Baptista Americano Mineiro abriu-se no dia 1 de Maro de 1918,

como uma escola annexa em casa do missionrio Dr. O. P. Maddox, em Bello Horizonte, sob a direo de Mrs, O. P. Maddox. Documentos acerca da fundao da instituio apresentam o Dr. Maddox como seu principal idealizador. Aps a fundao, sua esposa tornou-se a principal responsvel pelo trabalho durante vrios anos. Com o crescimento da instituio, aumentaram os cargos. Porm a presena de elos familiares ainda era fortemente percebida, conforme o exemplo abaixo:
O internato feminino a bonita e espaosa casa n 911 rua Pouso Alegre, chamada Chacara Negro. No h uma casa nesta cidade mais bem situada do que aquella. bem retirada da rua e as moas podem alli viver socegadamente. O Deo do collegio reside alli com sua famlia, e toma conta das moas. (1924, s.p.)

As famlias confiariam suas moas no apenas ao cuidado do Collegio atravs da pessoa do deo, mas tambm de sua famlia, considerada parte integrante de sua misso. Nesse mesmo prospecto, h uma relao de nomes de funcionrios da instituio, em que se percebe a presena de alguns casais: F.A.R. Morgan, Director , e Gertrudes Morgan, superintendente do Curso Normal; e J.R. Allen e Margie Allen, superintendentes do internato feminino. No caso da j citada famlia Maddox, a me, Ephigenia Maddox, durante o ano de 1924, lecionou Psychologia e Hygiene, enquanto que seu filho, Paul Maddox, era Director de Gymnastica. Sem contar que os filhos de muitos dos funcionrios l estudavam, aumentando o ambiente de proximidade familiar dentro da instituio. De fato, manter um ambiente familiar era objetivo do Collegio: Relaes familiares so mantidas com os alumnos da melhor forma possvel. A disciplina enrgica, porm paternal, com o intuito de desenvolver a ordem na vida educativa do alumno. (1927, s.p.) Dessa forma, a famlia ou o ambiente familiar tambm se faz presente enquanto estratgia1 transmissora e receptora da mensagem batista, j que se mantinham relaes familiares com os alunos. Qual a razo da predileo dos batistas pela famlia e ambiente familiar para a divulgao de sua mensagem? Encontramos pistas da resposta para essa pergunta no artigo Meditaes sobre Educao, de 1928:
O CARACTER do nosso systema de educao ha de determinar o caracter do nosso povo e isto dentro de cincoenta annos. Qual ha de ser o futuro do povo baptista? A resposta depende de desempenharmos o papel de educarmos bem os nossos filhos. () (O Baptista Mineiro, nov. dez./1928, p. 1 realce original)

A famlia o principal ambiente socializador da nova gerao. Os principais comportamentos sociais so aprendidos nesse ambiente. Se esse ambiente estiver impregnado da doutrina batista, a nova gerao ter sido eficazmente alcanada. O dever dos mais velhos era educar os mais jovens para esse fim, conforme veremos no trecho do j citado A Campanha e a Educao, de 1920:
O xito dessa campanha decidir da sorte da nossa educao e a denominao s escapar ao naufragio si elevarmos aquella altura do nosso ideal. () quem fugir ao dever constitue-se traidor; nesta hora decisiva os neutros so inimigos, deixar de ser lutador ser vencido, no vibrar a lana pelo Evangelho deixar a causa das trevas triumphar!

O conceito de estratgia, neste texto, advm do campo historiogrfico, cf. Certeau (1998).

Appellam para ns os nossos filhos, aos nossos sentimentos de paes e de christos; deixal-os sem instruco fazel-os inuteis; dar-lhes uma instruco defeituosa fazel-os prejudiciaes. Da agrura desse dilemma cruel fugiremos cumprindo o nosso dever para com a campanha, alistando-nos nella para defendel-a e levar avante os seus nobres e grandiosos objectivos. (O Baptista Mineiro, jan./1920, p. 4)

Deixar de educar os filhos de acordo com os princpios batistas considerado pelo escritor uma traio causa. Traio esta que traria consigo a condenao daqueles que no receberam a educao adequada categoria de prejudiciaes. Como seria a educao adequada, de acordo com os batistas? O artigo A Educao Christ, de 1926, a descreve:
Uma boa educao o melhor thesouro que se pode dar a um filho, porque nem este o desperdia nem os ladres lho podem roubar. () Onde podero os nossos filhos adquirir uma boa educao? No lar christo, na escola christ e na egreja christ. Em qualquer destes meios, o lar, a escola e a egreja, indispensavel o predominio do Evangelho, pois o nico poder capaz de salvar e educar christmente o individuo. Temos ns um collegio evangelico na altura de dar solida instruco e optima educao christ? Um collegio que complete a educao do lar e ponha o alumno ao contacto do Evangelho? Graas a Deus, o Collegio Baptista Americano Mineiro, fundado no corao de Minas, est em condies invejaveis de satisfazer esse elevado ideal dos paes intelligentes, que procuram educar os filhos para uma vida feliz e servial. (O Baptista Mineiro, dez./1926, p. 2)

As trs estratgias reconhecidas como formadoras da nova gerao so o lar, a escola e a egreja. No h uma confiana absoluta acerca da capacidade da famlia em educar corretamente essas crianas sem o auxlio de outras estratgias propriamente batistas. Quando uma famlia matriculava seus filhos no Collegio Baptista Americano Mineiro, submetia-os a sua autoridade e disciplina. Para exerc-las adequadamente, a instituio contava com o apoio por parte das famlias, conforme o seguinte trecho da Ata de Fundao:
Pastor H. E. Cockell fallou sobre Os Deveres e as opportunidades dos paes para com a Escola no decorrer do que disse assentuou cinco pontos essenciaes, dizendo: Zelar pela pontualidade dos alumnos. Cuidar do asseio dos mesmos corpo roupa linguagem. Ver que preparam as lies marcadas para casa. Apoio moral Escola diretora e professores. Orar constantemente em favor da Escola. (O Colgio Batista Mineiro: 40 Aniversrio, p. 5 Aspas originais.)

Apesar de a instituio representar-se como estratgia disciplinar sobre a vida do aluno e, at certo ponto, sobre a vida da famlia que passa a ter obrigaes especficas, indicadas pela instituio , ela representa a famlia como fora capaz de impulsionar ou dificultar seu projeto. Outro exemplo disso encontrado no Prospecto de 1924: Em todos os demais casos de disciplina, a secretaria communicar-se- com os paes, afim de cooperarem no sentido de que o alumno se corrija antes da elliminao (1924, s.p.). Ou seja, embora a instituio faa aquilo que est a seu alcance para educar a nova gerao, quando seus esforos falham, a famlia quem ainda pode fazer alguma coisa. A Escola considerava, tambm, que a formao disciplinar que oferecia beneficiava a prpria famlia: Para o bem dos paes, dos alumnos e da instituio, a disciplina precisa ser rigorosa afim de desenvolver o devido respeito. (1924, s.p.). Assim, a famlia

representada como necessitada da interferncia da estratgia batista at mesmo para manter sua harmonia. Em certas situaes, a famlia representada como passvel de no buscar o bem da criana com a mesma responsabilidade que o Collegio. Assim, at mesmo os pais lhe deveriam explicaes em alguns casos: A ausncia ter de ser justificada perante o director, mediante uma explicao escripta pelos paes. de summa importncia que os paes no sanccionem desculpas, a no ser que sejam bem justificadas (1924, s.p.). Assim, o Collegio representa-se como guardi do direito e dever dos alunos de aprender, ao passo que representa a famlia como passvel de criar situaes para que a criana no usufrua de sua condio de aprendizado. Mesmo nos momentos de folga dos alunos, a autoridade escolar se apresenta em paridade ou at mesmo superioridade com a autoridade familiar, conforme podemos ver nos exemplos abaixo:
Os alumnos internos podero sahir aos sabbados, desde que sejam acompanhados por seus paes ou pessoas por elles encarregadas, mediante o consentimento expresso do director. O nmero de vezes, porm, de sahidas ser limitado a uma vez por mez, podendo o alumno gozar maior numero de vezes de sahidas, desde que tenha bom procedimento e medias optimas. Tambm recebero visitas autorizadas pelos paes durante o perodo de recreio. (1927, s.p.)

E:
2 - No permitido passar o domingo fora do internato seno em casa dos paes ou parentes, e isto smente em casos excepcionaes e com o consentimento do director. Para passar a noite fora do internato preciso ter o consentimento dos paes por escripto e tambm do director. O gozo de qualquer desses privilgios depender da seriedade e bom procedimento do alumno. (1927, s.p.)

No bastava o consentimento familiar; era necessrio tambm o consentimento do diretor. O rendimento escolar tambm manifesta esse princpio. A famlia era informada atravs de boletins, e deveria manifestar ao diretor sua cincia acerca da situao escolar da criana:
Boletins mensaes so enviados aos paes mostrando as notas nas matrias, a applicao, comportamento e freqncia do alumno. Taes boletins devem ser assignados pelos Paes e devolvidos ao director da instituio. Assim, os Paes podem desde logo apreciar o estimulo que advem de tal systema. (1924, s.p.)

Conclui-se destas observaes que a famlia, para os batistas, era o elo que possibilitaria alcanar toda a sociedade. As redes de sociabilidade entre famlias permitiriam a divulgao da mensagem presente gerao. A presena dos princpios batistas dentro da famlia garantiria a formao das futuras geraes do grupo religioso. E mesmo quando a famlia falhasse em transmitir esses princpios, as outras estratgias educacionais batistas o Collegio e a Igreja complementariam a educao familiar, atravs da presena de valores e mesmo modelos de convivncia familiar que deveriam ser seguidos pelas crianas.

Referncias Bibliogrficas

Fontes impressas e mimeografadas (Acervo do Centro de Memria do Colgio Batista Mineiro) Archivo de Notas Finaes do Collegio Baptista Americano Mineiro. Collegio Baptista Americano Mineiro. Belo Horizonte. 1921. Collegio Baptista Americano Mineiro. Belo Horizonte. 1924. Collegio Baptista Americano Mineiro. Belo Horizonte. 1927. O COLGIO BATISTA MINEIRO. 40 Aniversrio. Belo Horizonte. 1958. 50 ANOS: 1918-1968. Belo Horizonte. 1968. A educao christ. O Baptista Mineiro, anno VII, n. 12, p. 2, dez. 1926. A.B. Sobre o erro, maldade! O Baptista Mineiro, anno II, n. 4, p. 1, ago. 1921. BARBOSA, A. A Campanha e a educao. O Baptista Mineiro, anno I, n. 1, p. 3, jan. 1920. COCKELL, H.E. A razo de ser. O Baptista Mineiro, anno I, n. 1, p. 1, jan. 1920. COCKELL, H.E. Noticias da seara. O Baptista Mineiro, anno I, n. 4, p. 4, abr. 1920. MADDOX, O.P. A grande campanha baptista. O Baptista Mineiro, anno I, n. 1, p. 2, jan. 1921. O que uma Egreja Baptista. O Baptista Mineiro, anno I, n. 5, p. 2, maio 1920. Relatrio do Collegio Baptista Americano Mineiro Conveno Baptista de Minas Gerais em 1921. O Baptista Mineiro, anno II, n. 9, p. 3, set. 1921. SHEPARD, J.W. Meditaes sobre educao. O Baptista Mineiro, anno IX, n. 11 e 12, p. 1, nov./dez. 1928. Livros e artigos CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano: as artes de fazer. Petrpolis: Vozes, 1998. CHARTIER, Roger. A histria cultural: entre prticas e representaes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

MESQUITA, Antnio Neves de. Histria dos Batistas do Brasil: 1907 at 1935. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1940. PASSOS, Mauro. Entre a f e a lei: o pensamento educacional catlico no perodo republicano (1889 1930). LOPES, A.A.B.M.; GONALVES, I.A.; FARIA FILHO, L.M.; XAVIER, M.C. Histria da educao em Minas. Belo Horizonte: FCH/FUMEC, 2002. p. 183-196. PEIXOTO, Ana Maria Casasanta. A luta dos catlicos pela escola Minas Gerais, anos 30. Educao em Revista, n. 17, jun. 1993. p. 56-63. Tese de doutoramento SOUZA, Rita de Cssia de. No premiars, no castigars, no ralhars: dispositivos disciplinares em Grupos Escolares de Belo Horizonte (1925 1955). Tese de Doutoramento. So Paulo: Universidade de So Paulo, Faculdade de Educao, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi