Vous êtes sur la page 1sur 6

Introduo aos computadores

O que so computadores? Tipos de computadores O que voc pode fazer com computadores? Voc um principiante em computadores? Fica se perguntando o que eles fazem e por que voc iria querer usar um? Bem-vindo! Voc est no lugar certo. Este artigo d uma viso geral sobre computadores: o que eles fazem, os diferentes tipos e o que voc pode fazer com eles.

O que so computadores?
Computadores so mquinas que executam tarefas ou clculos de acordo com um conjunto de instrues (os chamados programas). Os primeiros computadores totalmente eletrnicos, lanados na dcada de 40, eram mquinas enormes que exigiam equipes inteiras para funcionar. Comparados a essas mquinas de antigamente, os computadores atuais so impressionantes. No s esto milhares de vezes mais rpidos, como podem caber na mesa, no colo ou at no bolso. Os computadores funcionam com base em uma interao entre hardware e software. Hardware refere-se s peas de um computador que voc pode ver e tocar, inclusive o gabinete e tudo o que est dentro dele. A pea mais importante de hardware um minsculo chip retangular no computador chamado CPU (unidade de processamento central) oumicroprocessador. Ele o "crebro" do computador, ou seja, a parte que converte as instrues e executa os clculos. Itens de hardware como monitor, teclado, mouse, impressora e outros componentes costumam ser chamados dispositivos de hardware ou simplesmente dispositivos. Software refere-se s instrues (ou seja, os programas) que dizem ao hardware o que fazer. Um programa de processamento de texto que voc pode usar para escrever letras no computador um tipo de software. O sistema operacional um software que gerencia o computador e os dispositivos conectados a ele. Windows um sistema operacional muito conhecido. ENIAC
Lanado em 1946, o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador eletrnico para uso geral. Criado pelas Foras Armadas dos Estados Unidos para calcular a localizao de bombas, o ENIAC era enorme fisicamente, pesava mais de 27.000 kg (60.000 lb) e ocupava uma sala grande. Para processar os dados, o ENIAC usava cerca de 18.000 vlvulas, cada uma do tamanho de uma lmpada pequena. As vlvulas queimavam com facilidade e precisavam ser substitudas frequentemente.

Tipos de computadores
Os computadores variam em termos de tamanho e capacidade. Em uma ponta da escala esto os supercomputadores, computadores muito grandes com centenas de microprocessadores vinculados que executam clculos extremamente complexos. Na outra ponta esto os

computadores minsculos embutidos em carros, TVs, sistemas de som, calculadoras e eletrodomsticos. Esses computadores so criados para executar um nmero limitado de tarefas. O computador pessoal (ou PC) foi desenvolvido para ser usado por uma pessoa de cada vez. Esta seo descreve os vrios tipos de computadores pessoais: desktops, laptops, de mo e Tablet PCs.

Desktops
Os desktops foram criados para uso em uma mesa ou escrivaninha. Normalmente so maiores e mais potentes que outros tipos de PC. Os desktops so constitudos por componentes separados. O principal deles, chamado unidade de sistema, uma caixa retangular que fica localizada sobre ou embaixo de uma mesa. Outros componentes (como monitor, mouse e teclado) conectam-se unidade de sistema.

Desktop

Laptops e netbooks
Os laptops so PCs mveis mais leves com uma tela fina. Os laptops podem operar com baterias, por isso voc pode lev-los para qualquer lugar. Ao contrrio dos desktops, os laptops combinam a CPU, a tela e o teclado em um nico gabinete. A tela se fecha sobre o teclado quando no est em uso. Os netbooks (geralmente chamados de mininotebooks) so laptops pequenos e com preos acessveis, projetados para realizar um nmero limitado de tarefas. Normalmente eles so menos potentes do que os laptops, portanto, so utilizados principalmente para navegar na Web e verificar emails.

Um laptop e um netbook

Smartphones
Smartphones so telefones celulares que contam com alguns dos recursos de um computador. Voc pode usar um smartphone para fazer ligaes telefnicas, acessar a Internet, organizar informaes de contatos, enviar emails e mensagens de texto, jogar e tirar fotos. Smartphones geralmente tm um teclado e uma tela grande.

Smartphone

Computadores de mo
Os computadores de mo, tambm chamados PDAs (assistentes digitais pessoais), so computadores movidos a bateria pequenos o suficiente para serem carregados para praticamente qualquer lugar. Embora no to potentes quanto os desktops ou os laptops, os computadores de mo so teis para agendar compromissos, armazenar endereos e telefones e jogar. Alguns possuem recursos mais avanados, como fazer chamadas telefnicas e acessar a Internet. Em vez de teclados, os computadores de mo possuem telas sensveis ao toque, que voc usa com os dedos ou com uma caneta (uma ferramenta apontadora na forma de caneta).

Computador de mo

Tablet PCs

Os Tablet PCs so PCs mveis que combinam os recursos dos laptops e dos computadores de mo. Da mesma forma que os laptops, eles so potentes e possuem uma tela embutida. Assim como os computadores de mo, eles permitem escrever anotaes ou desenhar imagens na tela, normalmente com uma caneta eletrnica em vez de uma caneta apontadora. Tambm podem converter seu manuscrito em texto digitado. Alguns Tablet PCs so conversveis com uma tela que gira sobre o eixo e se desdobra para revelar um teclado por baixo.

Tablet PC

O que voc pode fazer com computadores?


No trabalho, muitas pessoas usam computadores para manter registros, analisar dados, fazer pesquisas e gerenciar projetos. Em casa, voc pode usar o computador para localizar informaes, armazenar imagens e msicas, controlar suas finanas, jogar e se comunicar com outras pessoas. E essas so apenas algumas das possibilidades. Voc tambm pode usar o computador para se conectar Internet, uma rede que liga computadores no mundo inteiro. O acesso Internet est disponvel mediante uma taxa mensal na maioria das reas urbanas e vem se tornando cada vez mais presente nas reas menos populadas. Com ele, voc pode se comunicar com pessoas no mundo inteiro e localizar uma quantidade enorme de informaes. Veja a seguir algumas das atividades mais difundidas usando computadores:

A Web
A World Wide Web (normalmente chamada apenas Web) um depsito gigantesco de informaes. A Web a parte mais popular da Internet, em parte porque ela exibe a maioria das informaes em um formato visualmente atraente. Cabealhos, texto e imagens podem ser combinados em uma nica pgina da Web, assim como na pgina de uma revista, juntamente com sons e animao. O site uma coleo de pginas da Web interconectadas. A Web contm milhes de sites e bilhes de pginas da Web.

Exemplo de pgina da web (Microsoft Game Studios) Surfar na Web significa explor-la. Voc pode localizar informaes na Web sobre praticamente qualquer assunto que possa imaginar. Por exemplo, voc pode ler artigos de jornais e crticas de filmes, verificar horrios de vos, consultar mapas de estradas, saber a previso do tempo para a sua cidade ou pesquisar sobre uma doena. A maioria das empresas, agncias, museus e bibliotecas possui sites com informaes sobre seus produtos, servios ou colees. Fontes de referncia (dicionrios e enciclopdias, por exemplo) tambm esto disponveis. A Web tambm o paraso dos compradores. possvel procurar e comprar produtos, como livros, msicas, brinquedos, roupas, eletrnicos e muito mais, nos sites de grandes lojas. Tambm possvel comprar e vender itens usados nos sites de leilo.

Email
Email (abreviatura de electronic mail, correio eletrnico) uma forma conveniente de se comunicar com outras pessoas. Quando voc envia uma mensagem de email, ela chega quase instantaneamente na caixa de entrada de emails do destinatrio. Voc pode enviar emails para muitas pessoas ao mesmo tempo, alm de salvar, imprimir e encaminhar emails para outras pessoas. possvel enviar praticamente qualquer tipo de arquivo em uma mensagem de email, inclusive documentos, imagens e arquivos de msica. Alm disso, usando o email, voc dispensa selos! Para mais informaes sobre como usar o email, consulte Guia de introduo aos emails.

Mensagens instantneas
Mensagem instantnea como ter uma conversa em tempo real com outra pessoa ou um grupo de pessoas. Quando voc digita e envia uma mensagem instantnea, ela fica imediatamente visvel para todos os participantes. Ao contrrio do email, necessrio que todos os participantes estejam online (conectados Internet) ao mesmo tempo e cada um na frente do seu computador. A comunicao por mensagem instantnea chamada bate-papo.

Imagens, msicas e filmes

Se voc tiver uma cmera digital, poder mover imagens da cmera para o computador. Depois poder imprimi-las, criar apresentaes de slides ou compartilh-las com outras pessoas por email ou lanando-as em um site. Voc tambm pode ouvir msica no computador, seja importando msicas de CDs de udio ou comprando msicas em um site especializado. Outra opo sintonizar uma das milhares de estaes de rdio que transmitem pela Internet. Se o seu computador vier com um DVD player, voc poder ver filmes tambm.

Jogo
Voc gosta de jogos? Milhares de jogos de computador em todas as categorias possveis e imaginveis esto disponveis para entret-lo. Fique atrs do volante de um carro de corrida, lute com criaturas assustadoras em uma masmorra ou controle civilizaes e imprios! Muitos jogos permitem que voc participe de competies com outros jogadores do mundo inteiro pela Internet. O Windows possui vrios jogos de cartas, quebra-cabeas e jogos de estratgia. Para mais informaes, consulte Conhea os jogos do Windows 7.

Vous aimerez peut-être aussi