Vous êtes sur la page 1sur 198

The flow of your success

SISTEMAS RADIANTES

IVR SISTEMAS RADIANTES


PAG.

CLIMATIZAO POR IRRADIAO


INTRODUO 4 7 13 21 37 57 65 67 69 71 73 75 77 85 93 99 109 113 121 167 171 175 179 181 183 187 193 195

ISOLANTES
PAINEL ISOLANTE PR-MOLDADO EM POLIETILENO EXPANDIDO PAINEL PR-MOLDADO ALUMINATO PAINEL TERMOMOLDADO PAINEL SECO PAINEL ISOLANTE LISO EM POLISTIRENO EXTRUDIDO EM PLACAS REDE ELECTROSOLDADA FIO 2 [mm] REDE ELECTROSOLDADA FIO 3 [mm] REDE EM FIBRA DE VIDRO FAIXA PERIMETRAL FIBRAS SINTTICAS PARA MASSAS DE CIMENTO PERFIL PARA JUNTAS DE DILATAO FASES DE INSTALAO: SISTEMA PR-MOLDADO FASES DE INSTALAO: SISTEMA REDE FASES DE INSTALAO: SISTEMA A SECO FASES DE INSTALAO: SISTEMA LISO

TUBOS
TUBO EM POLIETILENO RETICULADO PE-Xa TUBOS MULTICAMADAS PE-X/Al/PE-X

IVR MULTIKLIMA
MDULOS DE DISTRIBUIO IVR MULTIKLIMA

ADAPTADORES
ADAPTADORES TUBO PLSTICO IVR 581

TERMORREGULAO
TERMORREGULAO

ACESSRIOS
ADITIVO ANTI-ALGAS ADITIVO FLUIDIFICANTE PARA CIMENTO DESAERANTE BARREIRA ANTI-VAPOR

EQUIPAMENTO
EQUIPAMENTO

DESUMIDIFICAO
DESUMIDIFICADOR BDD30000S - BDD60000S - BDD100000S DE TECTO DESUMIDIFICADOR BDD30000P DE PAREDE

TECTO DE PAREDE
TECTO DE PAREDE

CLIMATIZAO POR IRRADIAO

J muito antes do nascimento de Cristo, os chineses, os egpcios e os romanos utilizavam o aquecimento do cho nas suas casas e locais pblicos A tcnica mais simples era construir fornalhas sob o pavimento, alimentadas com carvo de lenha. A gua quente era utilizada nas termas e os fumos passavam em condutas escavadas sob o pavimento do local a aquecer. Era um aquecimento localizado. Os romanos introduziram o conceito de sistema centralizado. Com uma nica fornalha grande, aqueciam vrias divises e at vrios edifcios. As redes de distribuio dos gases quentes eram muito bem projectadas e realizadas. O aquecimento do cho na sua configurao actual surge apenas no incio do sculo XX. Neste perodo, realizam-se os primeiros sistemas de aquecimento com tubos enterrados sob o pavimento: isto , com uma tcnica essencialmente igual actual. No entanto, muito poucos edifcios eram aquecidos atravs deste mtodo: apenas alguns grandes sales e igrejas; muito pouco para estabelecer a eficincia destes novos sistemas. A partir do ps-guerra, cada vez mais casas foram aquecidas atravs deste mtodo (mais de 100.000 habitaes com sistemas de painis). Os tubos em ao que faziam parte do sistema eram enterrados directamente nas lajes, sem qualquer tipo de interposio de material isolante, e os sistemas custavam muito menos do que os sistemas com radiadores, necessitavam de menos obras e no dificultavam os acabamentos. No entanto, esta tcnica criou algumas problemticas: 1 - Temperaturas do cho demasiado altas, devido ao fraco isolamento das habitaes; 2 - Inrcia trmica dos pavimentos demasiado elevada devido ao facto de os painis (sem isolamento inferior) aquecerem toda a laje; 3 - Regulao inadequada, que em prtica se efectuava apenas manualmente. Os decepcionantes resultados obtidos no se deviam ao tipo de sistema em si, mas sim ao incumprimento de alguns limites projectuais. A crise energtica dos anos 70 trouxe definitivamente ribalta os painis radiantes. Comea-se a utilizar materiais isolantes capazes de melhorar a eficincia do sistema e melhorada a regulao do calor. Por fim, foram promulgadas normas para a poupana energtica. Quase todos os pases europeus promulgam leis que impem o isolamento trmico dos edifcios. Foi assim possvel aquecer as casas com menos calor e temperaturas de pavimento mais baixas. Hoje em dia, graas aos estudos efectuados ao longo dos anos, podemos dizer que o mtodo de aquecimento de pavimento mais eficaz quer em relao poupana energtica e aos custos, quer em relao qualidade da climatizao, que permite aquecer e refrescar as divises da forma mais saudvel e higinica possvel.

ISOLANTES

PAINEL ISOLANTE PR-MOLDADO EM POLISTIRENO EXPANDIDO

Os painis isolantes pr-moldados IVR so utilizados como suporte isolante para os tubos nos sistemas de aquecimento e refrigerao de pavimento. Realizados em polistireno expandido, os painis pr-moldados IVR, alm de garantirem os standards especficos de isolamento trmico, facilitam as operaes de colocao, quer se utilizem tubos PE-Xa quer se utilizem tubos multicamadas. A aplicao dos painis especialmente indicada para casas ou sector tercirio, bem como pequenos armazns. O uso destes painis permitiu que os sistemas de pavimento dessem um grande salto de qualidade, reavaliando a velha tcnica dos tubos enterrados directamente nas estruturas e alimentados com gua a alta temperatura, evitando o mal-estar fisiolgico e os problemas estruturais tpicos das antigas tcnicas de instalao. Independentemente do tipo de painel isolante utilizado, recomendvel colocar o painel em locais onde no esteja prevista a passagem dos circuitos do sistemas (por exemplo, sob as cozinhas), para evitar pontes trmicas e realizar uma estrutura completa e homognea. Graas ao uso dos painis isolantes, so reduzidas as quantidades de tubo utilizadas, limitando o nmero de circuitos radiantes, as quantidades de gua em circulao, os dimetros dos tubos de alimentao, a potncia das bombas e, consequentemente, proporcionando poupanas energticas no geral. A escolha deste tipo de painel para a realizao do sistema efectuada em funo das espessuras disponveis para a realizao do sistema e em funo da capacidade isolante derivante do procedimento de clculo. Graas ao desenvolvimento e realizao de acordo com critrios exigentes, os painis radiantes IVR encontram-se em conformidade com a norma EN13163. CARACTERSTICAS TCNICAS DO PAINEL EM POLISTIRENO EXPANDIDO Mecnica e geometria O painel isolante pr-moldado IVR caracteriza-se pelo acoplamento com uma barreira especial anti-vapor de 0,2 mm. Esta espessura adicional da pelcula permite obter uma excelente resistncia mecnica das salincias. Isto torna ainda mais fceis e seguras as operaes de colocao. A forma das salincias permite instalar o tubo reduzindo praticamente a zero os fenmenos de retorno elstico que se podem verificar junto s variaes de direco, onde normalmente so utilizados os clips. A reduo do consumo de clips conduz a uma reduo adicional do tempo de colocao e a uma maior rentabilidade.

Em relao ao encaixe entre uma laje e outra, foram instalados entalhes macho em dois lados e entalhes fmea nos restantes lados. Estes detalhes facilitam a colocao, garantindo uma maior solidez. Para tornar a estrutura ainda mais eficaz e slida, as lajes so posicionadas de forma desfasada, de forma a reduzir a possibilidade de que os painis se levantem devido ao desencaixe da camada inferior ou rigidez dos tubos

que, nas curvas, podem levantar a laje. Alm destas vantagens, a colocao desfasada das lajes permite diminuir bastante os resduos e desperdcios, uma vez que a parte cortada da ltima laje reciclada como parte inicial da fila seguinte. necessrio verificar se as salincias da parte reciclada correspondem s j instaladas, para formar uma diagonal prefeita e no causar problemas na colocao do tubo.

Alturas do painel Consoante as diferentes exigncias do instalador, a IVR oferece trs alturas para os painis pr-moldados em polistireno expandido. A equipa de projectistas da IVR aconselhar a escolha da altura com base no espao disponvel no local de instalao.

Painel pr-moldado BIP305003C

Painel pr-moldado BIP455003C

Painel pr-moldado BIP605002C

Sistema antirrudo O painel isolante pr-moldado da IVR caracteriza-se por um fundo serrilhado especial que garante uma grande reduo da transmisso de rudo e uma excelente absoro de sons.

DADOS TCNICOS E GAMA A IVR oferece uma gama de configuraes de painis pr-moldados em polistireno expandido que no se diferenciam pelas dimenses das lajes, que tm uma dimenso til de 1100 mm x 600 mm, equivalente a 0,66 m cada. As principais diferenas so a altura e a densidade. Todas as tipologias esto em conformidade com a norma de referncia UNI 13163. BIP305003C Painel pr-moldado IVR com passo de colocao 50 mm, altura 35 mm, densidade 35 kg/m com aplicao da pelcula anti-vapor em cor-de-laranja.

Cdigo designao Medida Denominao Passo 50 Altura 35 Tubos utilizveis mm 16 - 17 mm x mm 1122 x 622 Dimenses Dimenses teis mm x mm 1100 x 600 m2 0,66 rea til Passo de colocao de mm 50 mm e mltiplos Espessura total mm 35 mm 12 Espessura laje plana Densidade Kg/m3 35 Kpa 250 Resistncia compresso com 10% de defor. Classificao de fogo E Estabilidade dimensional % 0,2 Condutividade trmica W/mk 0,031 Quantidade por unidade de embalagem n de lajes 22 m2 14,52 Peso bruto Kg 12,6 Dimenses de embalagem L x P x H cm 115 x 62 x 65 Tipo de embalagem Caixote Classificao de acordo com a Norma UNI EN13163

BIP455003C Painel pr-moldado IVR com passo de colocao 50 mm, altura 45 mm, densidade 30 kg/m com aplicao da pelcula anti-vapor em cor-de-laranja.

Cdigo designao Medida Denominao Passo 50 Altura 45 mm 16 - 17 Tubos utilizveis Dimenses mm x mm 1122 x 622 mm x mm 1100 x 600 Dimenses teis m2 0,66 rea til Passo de colocao mm de 50 mm e mltiplos mm 45 Espessura total Espessura laje plana mm 22 Densidade Kg/m3 30 Kpa 200 Resistncia compresso com 10% de defor. Classificao de fogo E % 0,2 Estabilidade dimensional Condutividade trmica W/mk 0,033 Quantidade por unidade de embalagem n de lajes 15 m2 9,9 Peso bruto Kg 12 cm 115 x 62 x 65 Dimenses de embalagem L x P x H Tipo de embalagem Caixote Classificao de acordo com a Norma UNI EN13163

10

BIP605002C Painel pr-moldado IVR com passo de colocao 50 mm, altura 55 mm, densidade 25 kg/m com aplicao da pelcula anti-vapor em cor-de-laranja.

Cdigo designao Medida Denominao Passo 50 Altura 55 Tubos utilizveis mm 16 - 17 mm x mm 1122 x 622 Dimenses mm x mm 1100 x 600 Dimenses teis rea til m2 0,66 mm 50 mm e mltiplos Passo de colocao de Espessura total mm 55 Espessura laje plana mm 32 3 Densidade Kg/m 25 Resistncia compresso com 10% de defor. Kpa 150 E Classificao de fogo Estabilidade dimensional % 0,2 Condutividade trmica W/mk 0,033 n de lajes 12 Quantidade por unidade de embalagem m2 7,92 Kg 11,6 Peso bruto Dimenses de embalagem L x P x H cm 115 x 62 x 65 Tipo de embalagem Caixote Classificao de acordo com a Norma UNI EN13163

11

TEXTOS DOS CAPTULOS Painel isolante pr-moldado BIP305003C Painel isolante pr-moldado em polistireno expandido sinterizado impresso com bojo em relevo, barreira pantivapor cor-de-laranja, encaixes entalhes macho em dois lados e entalhes fmea noutros dois lados. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16 x 2 ou tubos PE-Xa 17x2. Passo de colocao mnimo 5 cm ou mltiplos; densidade (classificao UNI 7819) 35 kg/m, espessura total 35 mm, espessura laje 12 mm, , classificao de fogo E, , condutividade trmica 0.033 W/m k, estabilidade dimensional em condies de laboratrio 0,2 %, dimenses nominais 1122 mm x 622 m, dimenses teis 1100 mm x 600 mm. Quantidade por unidade de embalagem 14,52 m. Conforme EN13163. Painel isolante pr-moldado BIP455003C Painel isolante pr-moldado em polistireno expandido sinterizado impresso com bojo em relevo, barreira pantivapor cor-de-laranja, fundo com absoro de som, encaixes entalhes macho em dois lados e entalhes fmea noutros dois lados. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16x2 ou tubos PE-Xa 17 x 2. Passo de colocao mnimo 5 cm ou mltiplos; densidade (classificao UNI 7819) 30 kg/m, espessura total 45 mm, espessura laje 22 mm, , classificao de fogo E, , condutividade trmica 0.033 W/m k, estabilidade dimensional em condies de laboratrio 0,2 %, dimenses nominais 1122 mm x 622 m, dimenses teis 1100 mm x 600 mm. Quantidade por unidade de embalagem 9,9 m. Conforme EN13163. Painel isolante pr-moldado BIP605002C Painel isolante pr-moldado em polistireno expandido sinterizado impresso com bojo em relevo, barreira pantivapor cor-de-laranja, fundo com absoro de som, encaixes entalhes macho em dois lados e entalhes fmea noutros dois lados. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16x2 ou tubos PE-Xa 17x2. Passo de colocao mnimo 5 cm ou mltiplos; densidade (classificao UNI 7819) 25 kg/m, espessura total 55 mm, espessura laje 32 mm, , classificao de fogo E, , condutividade trmica 0.033 W/m k, estabilidade dimensional em condies de laboratrio 0,2 %, dimenses nominais 1122 mm x 622 m, dimenses teis 1100 mm x 600 mm. Quantidade por unidade de embalagem 7,92 m. Conforme EN13163.

12

PAINEL PR-MOLDADO ALUMINATO

Os painis pr-moldados IVR so utilizados como suporte isolante para os tubos nos sistemas de aquecimento e refrigerao de pavimento. Realizados em polistireno expandido, alm de garantirem os standards especficos de isolamento trmico, facilitam as operaes de colocao, quer se utilizem tubos PEXa quer se utilizem tubos multicamadas. A aplicao dos painis especialmente indicada para casas ou sector tercirio, bem como pequenos armazns. O uso destes painis permitiu que os sistemas de pavimento dessem um grande salto de qualidade, reavaliando a velha tcnica dos tubos enterrados directamente nas estruturas e alimentados com gua a alta temperatura, evitando o mal-estar fisiolgico e os problemas estruturais tpicos das antigas tcnicas de instalao. Independentemente do tipo de painel isolante utilizado, recomendvel colocar o painel em locais onde no esteja prevista a passagem dos circuitos do sistemas (por exemplo, sob as cozinhas), para evitar pontes trmicas e realizar uma estrutura completa e homognea.

13

Graas ao uso dos painis isolantes, reduzem-se as quantidades de tubo utilizado, limitando o nmero de circuitos de radiao, as quantidades de gua em circulao, os dimetros dos tubos de alimentao, a potncia das bombas e, consequentemente, proporcionam poupanas energticas no geral. A escolha deste tipo de painel para a realizao do sistema efectuada em funo das espessuras disponveis para a realizao do sistema e em funo da capacidade isolante derivante do procedimento de clculo. Graas ao desenvolvimento e realizao de acordo com critrios exigentes, os painis radiantes IVR encontram-se em conformidade com a norma EN13163. CARACTERSTICAS TCNICAS DO PAINEL EM POLISTIRENO EXPANDIDO ALUMINATO Mecnica e geometria O painel isolante pr-moldado aluminato IVR caracteriza-se pelo acoplamento com uma pelcula aluminada especial, com uma espessura de 0,11 mm. Esta espessura adicional da pelcula permite obter uma excelente resistncia mecnica das salincias. Isto torna ainda mais fceis e seguras as operaes de colocao. A forma das salincias permite instalar o tubo reduzindo praticamente a zero os fenmenos de retorno elstico que se podem verificar junto s variaes de direco, onde normalmente so utilizados os clips. A reduo do consumo de clips permite uma reduo adicional do tempo de colocao e, como tal, uma maior rentabilidade.

Em relao ao encaixe entre uma laje e outra, foram instalados entalhes macho em dois lados e entalhes fmea nos restantes lados. Estes detalhes facilitam a colocao, garantindo uma maior solidez.

Para tornar a estrutura ainda mais eficaz e slida, as lajes so posicionadas de forma desfasada, de forma a reduzir a possibilidade de que os painis se levantem devido ao desencaixe da camada inferior ou rigidez dos tubos que, nas curvas, podem levantar a laje. Alm destas vantagens, a colocao desfasada das lajes permite diminuir bastante os resduos e desperdcios, uma vez que a parte cortada da ltima laje reciclada como parte inicial da fila seguinte. necessrio verificar se as salincias da parte reciclada correspondem s j instaladas, para formar uma diagonal prefeita e no causar problemas na colocao do tubo.

14

Alturas do painel Consoante as diferentes exigncias do instalador, a IVR oferece trs alturas para os painis pr-moldados em polistireno expandido. A equipa de projectistas da IVR aconselhar a escolha da altura com base no espao disponvel no local de instalao.

Sistema antirrudo O painel isolante pr-moldado da IVR caracteriza-se por um fundo serrilhado especial que garante uma grande reduo da transmisso de rudo e uma excelente absoro de sons.

15

ESPECIFICAES DO SISTEMA ALUMINADO O painel pr-moldado desta srie foi pensado, estudado e desenvolvido pela equipa da IVR como produto de nicho, destinado a um utilizador final particularmente exigente e para Pe lcu la a aplicaes de sistema onde seja necessria uma resposta imediata nti -va po r do equipamento. A composio da laje desta srie em particular composta, como se pode ver no esquema ao lado, por uma srie de camadas, da o nome de estrutura multicamadas. A camada inferior Pe lcu la a lum caracteriza-se pelo isolante em polistireno expandido que constitui ina da a verdadeira parte isolante da laje. A camada central constituda por uma pelcula aluminada especial, que tem funciona, como Po list ire no veremos, como superfcie destinada radiao especfica. A camada exp an did o superficial composta, por sua vez, pela pelcula anti-vapor. Vejamos o que significa o termo aluminato: um io aluminato um anio anftero do alumnio, cuja frmula AlO2. Uma aluminato , ento, um composto qumico com este io. So vrias as caractersticas do alumnio, mas neste caso a que se destaca o facto de ser um material de elevadssima condutividade trmica.

INDICAES E APLICAES DO PAINEL ALUMINATO Em relao gama clssica, a densidade deste painel 20% superior em relao altura de 30 mm, 33% superior em relao altura de 45 mm e 25% superior em relao altura de 60 mm. Verifica-se tambm que a resistncia compresso (Kpa) aumenta nas mesmas percentagens. Esta caracterstica particular especialmente indicada nas situaes em que a carga sobre a fundao seja superior mdia, como no caso de depsitos, armazns, oficinas, ambientes de produo onde sejam colocadas mquinas, ou mesmo em locais onde esteja prevista a passagem de veculos pesados. Tambm particularmente indicado para os instaladores que tenham de enfrentar diariamente a deformao das salincias durante a sua passagem no momento da colocao do tubo. Com este painel, a deformao ser mnima, mesmo pisando repetidas vezes.

Outra indicao especial a da velocidade de colocao em funcionamento do sistema. Graas elevada condutividade trmica da pelcula aluminata, o sistema entra em funcionamento mais rapidamente do que os sistemas clssicos. Esta aplicao pode ser particularmente indicada caso se pretenda instalar o painel radiante como tipo de aquecimento em segundas casas por exemplo, nas montanhas ou longe da residncia habitual. Desta forma, depois de ligado o sistema, a colocao em funcionamento ocorrer em menos tempo em comparao com o painel clssico, e em pouco tempo a casa estar quente e confortvel.

16

DADOS TCNICOS E GAMA A IVR oferece uma gama de configuraes de painis pr-moldados em polistireno expandido que no se diferenciam pelas dimenses das lajes, que tm uma dimenso til de 1100 mm x 600 mm, equivalente a 0,66 m cada. As principais diferenas so a altura e a densidade. Todas as tipologias esto em conformidade com a norma de referncia UNI 13163. BIP305004A Painel pr-moldado aluminato IVR com passo de colocao 50 mm, altura 30 mm, densidade 40 kg/m com aplicao da pelcula aluminata em bronze.

Cdigo designao Medida Denominao Tubos utilizveis mm Dimenses mm x mm Dimenses teis mm x mm rea til m Passo de colocao de mm Espessura total mm Espessura laje plana mm Densidade kg / m Resistncia compresso com 10% de defor. Kpa Classificao de fogo Estabilidade dimensional % Resistncia trmica mk/W Condutividade trmica W / mk Quantidade por unidade de embalagem nlaje m Peso bruto kg Dimenses de embalagem L x P x H cm Caixote Tipo de embalagem Classificao de acordo com a Norma UNI EN13163

Passo 50 Altura 30 16 - 17 1122 x 622 1100 x 600 0,66 50 mm e mltiplos 30 11 40 300 E 0,2 0,34 0,032 25 16,5 16,2 115 x 62 x 65

17

BIP455004A Painel pr-moldado aluminato IVR com passo de colocao 50 mm, altura 45 mm, densidade 40 kg/m com aplicao da pelcula aluminata em bronze.

Cdigo designao Medida Denominao Tubos utilizveis mm Dimenses mm x mm Dimenses teis mm x mm rea til m Passo de colocao mm Espessura total mm Espessura laje plana mm Densidade kg / m Resistncia compresso com 10% de defor.. Kpa Classificao de fogo Estabilidade dimensional % Resistncia trmica mk/W Condutividade trmica W / mk Quantidade por unidade de embalagem n laje m Peso bruto kg Dimenses de embalagem L x P x H cm Tipo de embalagem Caixote Classificao de acordo com a Norma UNI EN13163

Passo 50 Altura 45 16 - 17 1122 x 622 1100 x 600 0,66 de 50 mm e mltiplos 45 23 40 300 E 0,2 0,72 0,032 16 10,56 15,5 115 x 62 x 65

18

BIP605003A Painel pr-moldado aluminato IVR com passo de colocao 50 mm, altura 60 mm, densidade 30 kg/m com aplicao da pelcula aluminata em bronze.

Cdigo designao Medida Denominao Tubos utilizveis mm Dimenses mm x mm Dimenses teis mm x mm rea til m Passo de colocao mm Espessura total mm Espessura laje plana mm Densidade kg / m Resistncia compresso com 10% de defor. Kpa Classificao de fogo Estabilidade dimensional % Resistncia trmica mk/W Condutividade trmica W / mk Quantidade por unidade de embalagem n laje m Peso bruto kg Dimenses de embalagem L x P x H cm Tipo de embalagem Caixote Classificao de acordo com a Norma UNI EN13163

Passo 50 Altura 60 16 - 17 1122 x 622 1100 x 600 0,66 de 50 mm e mltiplos 60 38 30 200 E 0,2 1,19 0,032 11 7,26 14 115 x 62 x 65

19

TEXTOS DOS CAPTULOS Painel isolante pr-moldado BIP305004A Painel isolante pr-moldado em polistireno expandido sinterizado impresso com bojo em relevo, barreira aluminata em bronze, fundo com absoro de som, encaixes entalhes macho em dois lados e entalhes fmea noutros dois lados. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16 x 2 ou tubos PE-Xa 17 x 2. Passo de colocao mnimo 5 cm o mltiplos; densidade ( classificao UNI 7819 ) 40 kg / m, espessura total 30 mm, espessura laje 11 mm, classificao de fogo E, condutividade trmica 0.032 W / m k, estabilidade dimensional em condies de laboratrio 0.2 %, dimenses nominais 1122 mm x 622 m, dimenses teis 1100 mm x 600 mm. Quantidade por unidade de embalagem 16,5 m. Conforme EN13163. Painel isolante pr-moldado BIP455004A Painel isolante pr-moldado em polistireno expandido sinterizado impresso com bojo em relevo, barreira aluminata em bronze, fundo com absoro de som, encaixes entalhes macho em dois lados e entalhes fmea noutros dois lados. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16 x 2 ou tubos PE-Xa 17 x 2. Passo de colocao mnimo 5 cm o mltiplos; densidade ( classificao UNI 7819 ) 40 kg / m, espessura total 45 mm, espessura laje 23 mm, classificao de fogo E, condutividade trmica 0.032 W / m k, estabilidade dimensional em condies de laboratrio 0.2 %, dimenses nominais 1122 mm x 622 m, dimenses teis 1100 mm x 600 mm. Quantidade por unidade de embalagem 10,56 m. Conforme EN13163. Painel isolante pr-moldado BIP605003A Painel isolante pr-moldado em polistireno expandido sinterizado impresso com bojo em relevo, barreira aluminata em bronze, fundo com absoro de som, encaixes entalhes macho em dois lados e entalhes fmea noutros dois lados. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16 x 2 ou tubos PE-Xa 17 x 2. Passo de colocao mnimo 5 cm o mltiplos; densidade ( classificao UNI 7819 ) 30 kg / m, espessura total 60 mm, espessura laje 38 mm, classificao de fogo E, condutividade trmica 0.032 W / m k, estabilidade dimensional em condies de laboratrio 0.2 %, dimenses nominais 1122 mm x 622 m, dimenses teis 1100 mm x 600 mm. Quantidade por unidade de embalagem 7,26 m. Conforme EN13163.

20

PAINEL TERMOMOLDADO

Os painis isolantes termomoldados IVR so utilizados como suporte isolante para os tubos nos sistemas de aquecimento e refrigerao de pavimento. Realizados em polistireno expandido, os painis termomoldados IVR , alm de garantirem os standards especficos de isolamento trmico, facilitam as operaes de colocao, quer se utilizem tubos PEXa quer se utilizem tubos multicamadas. O uso destes painis permitiu que os sistemas de pavimento dessem um grande salto de qualidade, reavaliando a velha tcnica dos tubos enterrados directamente nas estruturas e alimentados com gua a alta temperatura, evitando o mal-estar fisiolgico e os problemas estruturais tpicos das antigas tcnicas de instalao. Independentemente do tipo de painel isolante utilizado, recomendvel colocar o painel em locais onde no esteja prevista a passagem dos circuitos do sistemas (por exemplo, sob as cozinhas), para evitar pontes trmicas e realizar uma estrutura completa e homognea. Graas ao uso dos painis isolantes, reduzem-se as quantidades de tubo utilizado, limitando o nmero de circuitos de radiao, as quantidades de gua em circulao, os dimetros dos tubos de alimentao, a potncia das bombas e, consequentemente, proporcionam poupanas energticas no geral. A escolha deste tipo de painel para a realizao do sistema efectuada em funo das espessuras disponveis para a realizao do sistema e em funo da capacidade isolante derivante do procedimento de clculo.

CARACTERSTICAS TCNICAS DO PAINEL TERMOMOLDADO Mecnica e geometria O painel isolante termomoldado IVR realizado de acordo com um conceito inovador que inclui o acoplamento de dois elementos diferentes: 1. laje isolante pr-moldada em polistireno expandido, PSE classe 150/200; 2. pelcula de revestimento superficial em PST termoformada espessura 0,8 mm. O acoplamento destes dois elementos, associado s caractersticas intrnsecas de ambos, permite obter um painel cujas caractersticas de resistncia deformao so claramente superiores em relao a um painel com densidade efectiva superior.

21

Como se pode verificar pela figura ao lado, as salincias caracterizam-se por uma forma geomtrica particular, dotada de protuberncias (chamadas narizes), capazes de encastrar vrios dimetros de tubo. Este ltimo bloqueado e, consequentemente, intil e suprfluo o uso de clips. Isto permite uma grande poupana de tempo nas fases de mos-de-obra e colocao do tubo.

O painel isolante termomoldado IVR projectado de forma a poder colocar o tubo nas duas direces e at mesmo na diagonal. O enchimento presente no painel (mltiploscado em relao a outros painis no mercado) permite o bloqueio eficaz do tubo em todas as direces, mesmo com curvas a 90.

Para tornar a estrutura ainda mais eficaz e slida, as lajes so posicionadas de forma desfasada, de forma a reduzir a possibilidade de que os painis se levantem devido ao desencaixe da camada inferior ou rigidez dos tubos que, nas curvas, podem levantar a laje. Alm destas vantagens, a colocao desfasada das lajes permite diminuir bastante os resduos e desperdcios, uma vez que a parte cortada da ltima laje reciclada como parte inicial da fila seguinte. No entanto, necessrio verificar se as salincias da parte reciclada correspondem s j instaladas, para formar uma diagonal prefeita e no causar problemas na colocao do tubo. Para uma colocao correcta e rpida, recomendvel comear sempre pelo canto esquerdo, tal como indicado na figura. Devem ser cortados os dois lados excedentes da primeira laje (eliminveis com um x-acto) e esta deve ser colocada no canto esquerdo. A segunda placa deve ser colocada apenas do lado maior, enquanto o lado menor permitir o encaixe na primeira placa. Este procedimento deve ser repetido em todas as placas da primeira fila. Acoplamento das placas Todos os painis isolantes termomoldados da IVR dispem de um sistema especial de acoplamento para evitar pontes trmicas, reduzir as disperses de energia e facilitar a colocao, obtendo assim uma base de apoio homognea para os tubos. Estas condies no seriam possveis juntando simplesmente os painis sem encaixes. O sistema de acoplamento muito simples e rpido para o instalador. A placa apresenta entalhes

22

de 15 mm nos 4 lados, excepo da espessura de 30 mm (10 mm de isolante + 20 mm de bojo). As dimenses da pelcula superficial termomoldada preta excedem em 50 mm em dois dos quatro lados a dimenso da placa isolante em polistireno inferior. Isto permite sobrepor a fila de bojos com salincia com a primeira fila de bojos lisos da placa seguinte.

Alturas do painel Consoante as diferentes exigncias do instalador, a IVR oferece quatro alturas para os painis termomoldados. A equipa de projectistas da IVR aconselhar a escolha da altura com base no espao disponvel no local de instalao.

NOTA: caso seja necessrio instalar esta tipologia de aquecimento em espaos muito limitados, a IVR oferece a possibilidade de instalar apenas a pelcula de revestimento superficial termomoldada. Obviamente, no ser tido em considerao qualquer tipo de isolamento, por isso, recomendvel assegurar-se que a placa inferior esteja j bem isolada, para evitar inteis desperdcios de energia e disperso de calor. Este sistema permite instalar toda a estrutura de aquecimento em espaos com cerca de 20 mm. Pode ser uma alternativa vlida para o sistema a seco, que seguramente mais isolante mais tambm mais dispendioso. As pelculas so unidas com firmeza entre si graas ao sistema acima descrito, mas devem ser fixadas placa atravs de encaixes (tais como pequenas buchas ou parafusos de cabea larga), para evitar que se levantem durante a colocao do tubo. Neste caso, a IVR coloca disposio duas espessuras diferentes de pelcula: 0,8 mm a espessura presente nas placas com isolante (BIT205008N); 1 mm a soluo melhorada, adequada para passagens frequentes e carga elevada (BIT205001N).

23

DADOS TCNICOS E GAMA A IVR oferece uma gama de tipologias de painis em polistireno expandido termomoldado que no se diferenciam pelas dimenses das placas, que tm uma dimenso til de 1100 mm x 600 mm, equivalente a 0,66 m cada, mas sim pela altura e densidade. BIT3050030 Painel termomoldado IVR com passo de colocao 50 mm, altura 30 mm, densidade 30 kg/m com aplicao da pelcula termomoldada de espessura 0,8 mm.

Caractersticas BIT3050030 Cdigo designao Medida Denominao Tubos utilizveis mm Dimenses real mm x mm Dimenses teis mm x mm rea til m Passo de colocao mm Espessura total mm Espessura laje plana mm Densidade kg / m Resistncia trmica (Validada de acordo com a norma EN10211/1) mk/W
Resistncia trmica da pelcula termomoldada preta (pelcula termomoldada PST preta sp. 0,8 = 0,17) mk/W

Passo 50 Altura 30 16 - 17 1150 x 650 1100 x 600 0,66 de 50 mm e mltiplos 30 10 30 0,45

0,005 Classificao de fogo E Condutividade trmica W/mk 0,034 Classe EPS 200 Resistncia compresso com 10% de defor. Kpa 200 Resistncia flexo Kpa 300 Resistncia traco Kpa 200 Estabilidade dimensional 2 Entalhe NO Quantidade por unidade de embalagem n de lajes 20 m 13,2 Peso bruto kg 18 Dimenses de embalagem L x P x H cm 116 x 67 x 64 Tipo de embalagem Caixote

24

BIT4050025 Painel termomoldado IVR com passo de colocao 50 mm, altura 40 mm, densidade 25 kg/m com aplicao da pelcula termomoldada de espessura 0,8 mm.

Caractersticas BIT4050025 Medida Cdigo designao Denominao mm Tubos utilizveis Dimenses real mm x mm Dimenses teis mm x mm rea til m Passo de colocao mm Espessura total mm Espessura laje plana mm Densidade kg / m Resistncia termica (Validada de acordo com a norma EN10211/1) mk/W Classificao de fogo Condutividade trmica W/mk Classe EPS Resistncia compresso com 10% de defor. Kpa Resistncia flexo Kpa Resistncia traco Kpa Estabilidade dimensional Entalhe Quantidade por unidade de embalagem n de lajes m Peso bruto kg Dimenses de embalagem L x P x H cm Tipo de embalagem
Resistncia trmica da pelcula termomoldada preta (pelcula termomoldada PST preta sp. 0,8 = 0,17 ) mk/W

Passo 50 Altura 40 16 - 17 1150 x 650 1100 x 600 0,66 de 50 mm e mltiplos 40 20 25 0,75 0,005 E 0 ,034 150 150 250 > 150 2 SI 15 9,9 18 116 x 67 x 64 Caixote

25

BIT5050025 Painel termomoldado IVR com passo de colocao 50 mm, altura 50 mm, densidade 25 kg/m com aplicao da pelcula termomoldada de espessura 0,8 mm.

Caractersticas BIT5050025 Cdigo designao Denominao Tubos utilizveis Dimenses real Dimenses teis rea til Passo de colocao Espessura total Espessura laje plana Densidade Medida mm mm x mm mm x mm m mm mm mm kg / m Passo 50 Altura 50 16 - 17 1150 x 650 1100 x 600 0,66 de 50 mm e mltiplos 50 30 25 1,05 mk/W 0,005 E 0 ,034 150 150 250 > 150 2 SI 12 7,92 16 116 x 67 x 64 Caixote

Resistncia trmica da pelcula termomoldada preta (pelcula termomoldada PST preta sp. 0,8 = 0,17 ) Classificao de fogo Condutividade trmica W/mk Classe EPS Resistncia compresso com 10% de defor.. Kpa Resistncia flexo Kpa Resistncia traco Kpa Estabilidade dimensional Entalhe Quantidade por unidade de embalagem n de lajes m Peso bruto kg Dimenses de embalagem L x P x H cm Tipo de embalagem

Resistncia trmica da pelcula termomoldada preta (Validada de acordo com a norma EN10211/1) mk/W

26

BIT6050025 Painel termomoldado IVR com passo de colocao 50 mm, altura 60 mm, densidade 25 kg/m com aplicao da pelcula termomoldada de espessura 0,8 mm.

Caractersticas BIT6050025 Cdigo designao Medida Denominao mm Tubos utilizveis Dimenses real mm x mm Dimenses teis mm x mm rea til m Passo de colocao mm Espessura total mm Espessura laje plana mm Densidade kg / m Resistncia trmica (Validada de acordo com a norma EN10211/1) mk/W Classificao de fogo Condutividade trmica W/mk Classe EPS Resistncia compresso com 10% de defor. Kpa Resistncia flexo Kpa Resistncia traco Kpa Estabilidade dimensional Entalhe Quantidade por unidade de embalagem n de lajes m Peso bruto kg Dimenses de embalagem L x P x H cm Tipo de embalagem
Resistncia trmica da pelcula termomoldada preta (pelcula termomoldada PST preta sp. 0,8 = 0,17) mk/W

Passo 50 Altura 60 16 - 17 1150 x 650 1100 x 600 0,66 de 50 mm e mltiplos 60 40 25 1,35 0,005 E 0,034 150 150 250 > 150 2 SI 10 6,6 15 116 x 67 x 64 Caixote

27

PAINEL TERMOMOLDADO BIOLGICO A construo civil eco-sustentvel e biocompatvel nasce como reaco grave crise ambiental e cultural em que nos encontramos actualmente. O seu objectivo principal minimizar o impacto ambiental associado construo civil e, sempre que possvel, utilizar materiais naturais em quantidade, qualidade e medidas que permitam a auto-sustentabilidade e habitabilidade do sistema casa. A habitao representa cerca de um tero do consumo energtico mundial e cerca de 40% do consumo de materiais, cuja produo, transporte e colocao implica, por seu turno, consumo de energia. Ao consumo de energia e de materiais acrescenta-se a sua finalidade: a poluio. Projectar e construir edifcios que no impliquem desperdcio e no provoquem graves efeitos negativos no ambiente e na sade dos habitantes o principal objectivo a ter em conta, para que se possa abrandar a catstrofe ambiental do planeta: foi com base neste pressuposto que nasceu um movimento de opinies desorganizado que conduziu a uma busca por novas profisses, novas formas projectuais, novos materiais, novas solues de sistemas, a uma fuga da cidade, identificando erroneamente os prefixos bio- e eco- com os conceitos de cabana, de verde, de simplicidade dos habitats e dos comportamentos. necessrio repensar a construo eco-sustentvel e biocompatvel com uma perspectiva crtica em relao aquilo que at hoje se obteve, a partir das formas arquitectnicas e da utilizao do edifcio, passando pela racionalizao do uso da energia, tendo presentes os objectivos acima indicados.

Caractersticas tcnicas do painel: A IVR oferece a possibilidade de instalar esta tipologia de painis em cortia. As caractersticas do painel (mecnica e geometria, acoplamento das placas, intereixos de colocao, etc.) so as mesmas das placas clssicas em polistireno. Neste caso, no entanto, a pelcula de revestimento superficial termomoldada em plstico com tcnica reciclada. A parte isolante em CORTIA CASTANHA um produto com certificao CE: os painis de cortia castanha autoexpandida so particularmente indicados para o isolamento trmico e acstico dos edifcios. O conglomerado de cortia expandida um material 100% fabricado a partir da casca de sobreiro, reduzida a grnulos, aquecida e compactada em blocos, utilizando apenas a suberina (resina presente na cortia) como elemento colante e agregador dos grnulos. O painel em cortia castanha um material inigualvel e econmico, utilizado na bioarquitectura pela unicidade e estabilidade das suas caractersticas trmicas. Propriedades da cortia isolante. No de desagrega com gua a ferver, boa resistncia aos ataques dos agentes qumicos, elstica, anti-bolor, imperecvel, estvel ao longo do tempo e inatacvel por insectos, parasitas e roedores.

28

Alturas do painel Ao contrrio da verso em polistireno, as placas em cortia oferecem uma gama mais ampla de alturas, desde um mnimo de 40 mm a um mximo de 80 mm (20 mm de bojo).

PRECAUES E ADVERTNCIAS PAINIS COM CORTIA: ATENO!


AS DIMENSES DO PAINEL EM CORTIA PODEM SOFRER ALTERAES DIMENSIONAIS DE ALGUNS MILMETROS EM FUNO DA TEMPERATURA E HUMIDADE AMBIENTE. SE NECESSRIO, DURANTE A FASE DE INSTALAO, CORTAR COM UM X-ACTO OS REBORDOS DOS LADOS PARA FACILITAR O ENCAIXE DOS PAINIS. ACONSELHVEL EFECTUAR A COLOCAO TAL COMO INDICADO NO DESENHO

SIM

NO
29

NO EXPOR OS PAINIS LUZ SOLAR E GUA - PRESTAR ATENO PARA NO DANIFICAR - NO COLOCAR COM TEMPERATURAS PRXIMAS OU INFERIORES A ZERO GRAUS.

DADOS TCNICOS E GAMA BIT402050S Painel termomoldado em cortia IVR com passo de colocao 50 mm, altura 40 mm, densidade 110 kg/m com aplicao da pelcula termomoldada de espessura 0,8 mm.

Caractersticas BIT402050S Cdigo designao Medida Material isolante


Material isolante Cortia expandida pura em painis de acordo com as normas UNI EN 13170 e UNI EN13172

Denominao Passo 50 Altura 40 Tubos utilizveis mm 16 - 17 Dimenses real mm x mm 1050 x 550 Dimenses teis mm x mm 1000 x 500 rea til m 0,5 Passo de colocao mm de 50 mm e mltiplos Espessura total mm 40 Espessura laje plana mm 20 Densidade kg/m 108 120 Resistncia trmica mk/W 0,534 Resistncia trmica da pelcula termomoldada preta (pelcula termomoldada PST preta sp. 0,8 = 0,17) mk/W 0,005 Mdulo de elasticidade N/mm 5 Condutividade trmica 10 C W/mk 0,0375 0,0363 Resistncia compresso kg/cm 1,24 1,59 Carga de ruptura por flexo kg/cm 1,25 2,31 Carga de ruptura por traco kg/cm 0,6 0,9 Quantidade por unidade de embalagem n de lajes 15 m 7,5 Peso bruto kg 18 Dimenses de embalagem L x P x H cm 107 x 57 x 62 Tipo de embalagem Caixote

30

BIT502050S Painel termomoldado em cortia IVR com passo de colocao 50 mm, altura 50 mm, densidade 110 kg/m com aplicao da pelcula termomoldada de espessura 0,8 mm.

Caractersticas BIT502050S Cdigo designao Medida Material isolante


Material isolante Cortia expandida pura em painis de acordo com as normas UNI EN 13170 e UNI EN13172

Denominao Tubos utilizveis mm Dimenses real mm x mm Dimenses teis mm x mm rea til m Passo de colocao mm Espessura total mm Espessura laje plana mm Densidade kg/m Resistncia trmica mk/W

0,005 Mdulo de elasticidade N/mm 5 Condutividade trmica 10 C W/mk 0,0375 0,0363 Resistncia compresso kg/cm 1,24 1,59 Carga de ruptura por flexo kg/cm 1,25 2,31 Carga de ruptura por traco kg/cm 0,6 0,9 Quantidade por unidade de embalagem n de lajes 12 m 6 Peso bruto kg 17 Dimenses de embalagem L x P x H cm 107 x 57 x 62 Tipo de embalagem Caixote

Resistncia trmica da pelcula termomoldada preta (pelcula termomoldada PST preta sp. 0,8 = 0,17) mk/W

Passo 50 Altura 50 16 - 17 1050 x 550 1000 x 500 0,5 de 50 mm e mltiplos 50 30 108 120 0,801

31

BIT602050S Painel termomoldado em cortia IVR com passo de colocao 50 mm, altura 60 mm, densidade 110 kg/m com aplicao da pelcula termomoldada de espessura 0,8 mm.

Caractersticas BIT602050S Cdigo designao Medida Material isolante


Material isolante Cortia expandida pura em painis de acordo com as normas UNI EN 13170 e UNI EN13172

Denominao Tubos utilizveis mm Dimenses real mm x mm Dimenses teis mm x mm rea til m Passo de colocao de mm Espessura total mm Espessura laje plana mm Densidade kg/m Resistncia trmica mk/W

0,005 Mdulo de elasticidade N/mm 5 Condutividade trmica 10 C W/mk 0,0375 0,0363 Resistncia compresso kg/cm 1,24 1,59 Carga de ruptura por flexo kg/cm 1,25 2,31 Carga de ruptura por traco kg/cm 0,6 0,9 Quantidade por unidade de embalagem n de lajes 10 m 5 Peso bruto kg 15 Dimenses de embalagem L x P x H cm 107 x 57 x 62 Tipo de embalagem Caixote

Resistncia trmica da pelcula termomoldada preta (pelcula termomoldada PST preta sp. 0,8 = 0,17) mk/W

Passo 50 Altura 60 16 - 17 1050 x 550 1000 x 500 0,5 50 mm e mltiplos 60 40 108 120 1,068

32

BIT702050S Painel termomoldado em cortia com passo de colocao 50 mm, altura 70 mm, densidade 110 kg/m com aplicao da pelcula termomoldada de espessura 0,8 mm.

Caractersticas BIT702050S Cdigo designao Medida Material isolante


Material isolante Cortia expandida pura em painis de acordo com as normas UNI EN 13170 e UNI EN13172

Denominao Tubos utilizveis mm Dimenses real mm x mm Dimenses teis mm x mm rea til m Passo de colocao mm Espessura total mm Espessura laje plana mm Densidade kg/m Resistncia trmica mk/W

0,005 Mdulo de elasticidade N/mm 5 Condutividade trmica 10 C W/mk 0,0375 0,0363 Resistncia compresso kg/cm 1,24 1,59 Carga de ruptura por flexo kg/cm 1,25 2,31 Carga de ruptura por traco kg/cm 0,6 0,9 Quantidade por unidade de embalagem n de lajes 8 m 4 Peso bruto kg 15 Dimenses de embalagem L x P x H cm 107 x 57 x 62 Tipo de embalagem Caixote

Resistncia trmica da pelcula termomoldada preta (pelcula termomoldada PST preta sp. 0,8 = 0,17) mk/W

Passo 50 Altura 70 16 - 17 1050 x 550 1000 x 500 0,5 de 50 mm e mltiplos 70 50 108 120 1,335

33

BIT802050S Painel termomoldado em cortia IVR com passo de colocao 50 mm, altura 80 mm, densidade 110 kg/m com aplicao da pelcula termomoldada de espessura 0,8 mm.

Caractersticas BIT802050S Cdigo designao Medida Material isolante


Material isolante Cortia expandida pura em painis de acordo com as normas UNI EN 13170 e UNI EN13172

Denominao Tubos utilizveis mm Dimenses real mm x mm Dimenses teis mm x mm rea til m Passo de colocao mm Espessura total mm Espessura laje plana mm Densidade kg/m Resistncia trmica mk/W

0,005 Mdulo de elasticidade N/mm 5 Condutividade trmica 10 C W/mk 0,0375 0,0363 Resistncia compresso kg/cm 1,24 1,59 Carga de ruptura por flexo kg/cm 1,25 2,31 Carga de ruptura por traco kg/cm 0,6 0,9 Quantidade por unidade de embalagem n de lajes 7 m 3,5 Peso bruto kg 14 Dimenses de embalagem L x P x H cm 107 x 57 x 62 Tipo de embalagem Caixote

Resistncia trmica da pelcula termomoldada preta (pelcula termomoldada PST preta sp. 0,8 = 0,17) mk/W

Passo 50 Altura 80 16 - 17 1050 x 550 1000 x 500 0,5 de 50 mm e mltiplos 80 60 108 120 1,602

34

TEXTOS DOS CAPTULOS (Polistireno) Painel isolante termomoldado BIT3050030 Painel isolante termomoldado em polistireno expandido sinterizado impresso com bojo em relevo, barreira termomoldada preta, encaixes com entalhes dos quatro lados. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16 x 2 ou tubos PE-Xa 17 x 2. Passo de colocao mnimo 5 cm ou mltiplos; densidade 30 kg/ m, espessura total 30 mm, espessura placa 10 mm, classificao de fogo E, condutividade trmica 0,034 W/ mk, dimenses nominais 1150 mm x 650 m, dimenses teis 1100 mm x 600 mm. Quantidade por unidade de embalagem 13,2 m. Conforme EN13163. Painel isolante termomoldado BIT4050025 Painel isolante termomoldado em polistireno expandido sinterizado impresso com bojo em relevo, barreira termomoldada preta, encaixes com entalhes dos quatro lados. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16 x 2 ou tubos PE-Xa 17 x 2. Passo de colocao mnimo 5 cm ou mltiplos; densidade 25 kg/ m, espessura total 40 mm, espessura placa 20 mm, classificao de fogo E, condutividade trmica 0,034 W/ mk, dimenses nominais 1150 mm x 650 m, dimenses teis 1100 mm x 600 mm. Quantidade por unidade de embalagem 9,9 m. Conforme EN13163 Painel isolante termomoldado BIT5050025 Painel isolante termomoldado em polistireno expandido sinterizado impresso com bojo em relevo, barreira termomoldada preta, encaixes com entalhes dos quatro lados. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16 x 2 ou tubos PE-Xa 17 x 2. Passo de colocao mnimo 5 cm ou mltiplos; densidade 25 kg/ m, espessura total 50 mm, espessura placa 30 mm, classificao de fogo E, condutividade trmica 0,034 W/ mk, dimenses nominais 1150 mm x 650 m, dimenses teis 1100 mm x 600 mm. Quantidade por unidade de embalagem 7,92 m. Conforme EN13163 Painel isolante termomoldado BIT6050025 Painel isolante termomoldado em polistireno expandido sinterizado impresso com bojo em relevo, barreira termomoldada preta, encaixes com entalhes dos quatro lados. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16 x 2 ou tubos PE-Xa 17 x 2. Passo de colocao mnimo 5 cm ou mltiplos; densidade 25 kg/ m, espessura total 60 mm, espessura placa 40 mm, classificao de fogo E, condutividade trmica 0,034 W/ mk, dimenses nominais 1150 mm x 650 m, dimenses teis 1100 mm x 600 mm. Quantidade por unidade de embalagem 6,60 m. Conforme EN13163

35

TEXTOS DOS CAPTULOS (cortia) Painel isolante termomoldado em cortia BIT402050S Painel para a realizao de sistema de aquecimento de pavimento em cortia castanha auto-expandida colada em termomoldado PST espessura 0,8 mm, com enchimento para colocao de tubos com dimetro externo de 16-17 mm e dimenses teis de 1000 x 500 mm. Com entalhes laterais para acoplamento correcto com os painis contguos; passo mnimo de colocao 50 mm ou mltiplos. Espessura total 40 mm, espessura cortia 20 mm, condutividade trmica 0,0375 0,0363 W/mk. Quantidade por unidade de embalagem 7,5 m. Painel isolante termomoldado em cortia BIT502050S Painel para a realizao de sistema de aquecimento de pavimento em cortia castanha auto-expandida colada em termomoldado PST espessura 0,8 mm, com enchimento para colocao de tubos com dimetro externo de 16-17 mm e dimenses teis de 1000 x 500 mm. Com entalhes laterais para acoplamento correcto com os painis contguos; passo mnimo de colocao 50 mm ou mltiplos. Espessura total 50 mm, espessura cortia 30 mm, condutividade trmica 0,0375 0,0363 W/mk. Quantidade por unidade de embalagem 6 m Painel isolante termomoldado em cortia BIT602050S Painel para a realizao de sistema de aquecimento de pavimento em cortia castanha auto-expandida colada em termomoldado PST espessura 0,8 mm, com enchimento para colocao de tubos com dimetro externo de 16-17 mm e dimenses teis de 1000 x 500 mm. Com entalhes laterais para acoplamento correcto com os painis contguos; passo mnimo de colocao 50 mm ou mltiplos. Espessura total 60 mm, espessura cortia 40 mm, condutividade trmica 0,0375 0,0363 W/mk. Quantidade por unidade de embalagem 5 m Painel isolante termomoldado em cortia BIT702050S Painel para a realizao de sistema de aquecimento de pavimento em cortia castanha auto-expandida colada em termomoldado PST espessura 0,8 mm, com enchimento para colocao de tubos com dimetro externo de 16-17 mm e dimenses teis de 1000 x 500 mm. Com entalhes laterais para acoplamento correcto com os painis contguos; passo mnimo de colocao 50 mm ou mltiplos. Espessura total 70 mm, espessura cortia 50 mm, condutividade trmica 0,0375 0,0363 W/mk. Quantidade por unidade de embalagem 4 m Painel isolante termomoldado em cortia BIT802050S Painel para a realizao de sistema de aquecimento de pavimento em cortia castanha auto-expandida colada em termomoldado PST espessura 0,8 mm, com enchimento para colocao de tubos com dimetro externo de 16-17 mm e dimenses teis de 1000 x 500 mm. Com entalhes laterais para acoplamento correcto com os painis contguos; passo mnimo de colocao 50 mm ou mltiplos. Espessura total 80 mm, espessura cortia 60 mm, condutividade trmica 0,0375 0,0363 W/mk. Quantidade por unidade de embalagem 3,5 m

36

PAINEL SECO

O sistema a seco da IVR utilizado como suporte isolante para tubos nos sistemas de aquecimento e refrigerao de pavimento. Realizados em polistireno expandido, os painis IVR , alm de garantirem os standards especficos de isolamento trmico, facilitam as operaes de colocao, quer se utilizem tubos PEXa quer se utilizem tubos multicamadas. O uso destes painis permitiu que os sistemas de pavimento dessem um grande salto de qualidade, reavaliando a velha tcnica dos tubos enterrados directamente nas estruturas e alimentados com gua a alta temperatura, evitando o mal-estar fisiolgico e os problemas estruturais tpicos das antigas tcnicas de instalao. Independentemente do tipo de painel isolante utilizado, recomendvel colocar o painel em locais onde no esteja prevista a passagem dos circuitos do sistemas (por exemplo, sob as cozinhas), para evitar pontes trmicas e realizar uma estrutura completa e homognea.

37

Graas ao uso dos painis isolantes, reduzem-se as quantidades de tubo utilizado, limitando o nmero de circuitos de radiao, as quantidades de gua em circulao, os dimetros dos tubos de alimentao, a potncia das bombas e, consequentemente, proporcionam poupanas energticas no geral.

CARACTERSTICAS TCNICAS DO PAINEL A SECO COM LMINA DE ALUMNIO Mecnica e geometria O painel isolante a seco em polistireno expandido EPS 200 prmoldado da IVR caracteriza-se pelo acoplamento com uma lmina em alumnio especial com uma espessura de 0,3 mm. Esta lmina termo-condutora em alumnio, aplicada por cima do painel EPS 200 , recolhe o calor da face interior do tubo e condu-lo para o pavimento a aquecer, reduzindo as disperses para baixo. As fresagens no interior da placa permitem instalar o tubo eliminando completamente os fenmenos de retorno elstico que se podem verificar junto s variaes de direco, onde normalmente so utilizados os clips. A eliminao completa do consumo de clips permite uma reduo adicional do tempo de colocao e uma maior rentabilidade.

Em relao ao encaixe entre uma laje e outra, foram instalados entalhes macho em dois lados e entalhes fmea nos restantes lados. Estes detalhes facilitam a colocao, garantindo uma maior solidez. O painel seco coloca-se rapidamente, tal como um painel tradicional, uma vez que a lmina de alumnio j se encontra acoplada. O maior poder de radiao em relao ao aquecimento de pavimento tradicional permite passos maiores com consequente reduo e poupana no comprimento dos tubos, menor tempo de colocao, menor perda de carga e menor fluido a aquecer. A colocao do tubo pode ser feita nos dois eixos e, em caso de necessidade tcnica, possvel curvar o tubo a 90. Como se pode ver pela imagem, sob a lmina de alumnio acoplada laje de polistireno, encontramos os canais j preparados para a passagem em diagonal. Desta forma, podemos escolher a tipologia de colocao, em caracol ou em serpentina.

38

Por sua vez, a lmina de alumnio acoplada sobre a placa j se encontra pr-traada. Para a cortar completamente, basta pressionar com um x-acto e cort-la da forma pretendida.

Placa em alumnio pr-traada

Lmina cortada com a passagem do tubo em diagonal

Os painis isolantes em polistireno expandido EPS 200 so revestidos com uma pelcula em PST aluminizado e termomoldado. O objectivo destas placas orientar, facilitar e acelerar ainda mais as operaes de colocao, permitindo ao tubo descrever curvas de 90 e 180. Este painel pode ser tambm utilizado de forma mltipla para passagens de tubo com intereixo de 75 mm. Esta painel de guia para a curvatura do tubo dispe de encaixes e aplicvel quer na parte superior quer lateralmente.

Placa aplicada por cima

Placa aplicada lateralmente

39

Alturas do painel Consoante as diferentes exigncias do instalador, a IVR oferece duas alturas para os painis a seco em polistireno expandido acoplado a lmina de alumnio. A equipa de projectistas da IVR aconselhar a escolha da altura com base no espao disponvel no local de instalao.
18

28

Painel a seco BIS2815003

18

28

Painel a seco BIS281500T

18

38

Painel a seco BIS3815003

18

38

Painel a seco BIS381500T

ESPECIFICAES DO SISTEMA A SECO Em relao aos sistemas de aquecimento de pavimento tradicionais, o painel a seco da IVR contribui ainda mais para uma difuso homognea da temperatura do pavimento, diminuindo as diferenas trmicas entre as zonas sobre os tubos e o intereixo dos mesmos, aumentando a temperatura mdia com um inegvel benefcio em termos de conforto e custos de gesto. Especificaes adicionais 1. Durante as fases de colocao, a velocidade de instalao est a favor do instalador. O sistema extremamente fcil de instalar e poder ser pisado imediatamente a seguir. Depois de completada a estrutura do pavimento, a colocao do revestimento pretendido pode ser realizada imediatamente. Nesse caso, a mesma equipa de trabalho pode comear a colocao e terminar a pavimentao sem ser necessrio aguardar que as fundaes sequem (no existem tempos mortos e, consequentemente, no existem deslocaes de estaleiros, pessoal e equipamento).

40

2. Graas sua espessura limitada, esta tipologia de sistema de aquecimento de pavimento pode ser instalada sobre o pavimento j existente sem necessidade de trabalhos de demolio (no caso das reestruturaes). 3. Uma vantagem adicional o peso deste sistema. Sendo extremamente reduzido, pode ser utilizado de forma flexvel mesmo em caso de cargas limitadas no soalho: soluo ideal para mezaninos. 4. A condutividade do ao e a sua espessura reduzida permitem obter excelentes valores de rentabilidade trmica com temperaturas extremamente baixas e uma inrcia reduzida do sistema, permitindo uma conduo econmica, adequada para todas as utilizaes e extremamente flexvel.

INDICAES E APLICAES DO PAINEL A SECO A difuso dos sistemas de aquecimento de pavimento teve de enfrentar vrias vezes algumas exigncias de construo, em especial a reduzida espessura disponvel e a capacidade limitada dos soalhos, que no permitem a instalao desta tecnologia, sobretudo no sector das reestruturaes, mas tambm nos casos em que existem vnculos estruturais e arquitectnicos (por exemplo, mezaninos). Estas exigncias levaram a que os tcnicos fizessem uma pesquisa especfica de sector, desenvolvendo um produto para obter uma soluo adequada a este tipo de problemas. Geralmente, um sistema tradicional de aquecimento de pavimento que requer a disponibilidade de pelo menos 9 10 cm, altura com isolante, tubo, espessura do jacto de beto e acabamento superficial (mrmore, cermica, etc.). Tal como j foi referido, nem sempre estes espaos esto disponveis. A IVR oferece aos seus clientes uma soluo que requer apenas 2,8 cm de altura com revestimento superficial. Com esta soluo, no deve ser realizada uma fundao em beto sobre os tubos. Em caso de colagem do revestimento superficial, em substituio do beto, dever ser colocada uma dupla camada de lminas de 1 mm cada em ao zincado ou uma camada de placas em fibrogesso com espessura mnima de 18 mm (mais frente explicaremos melhor a diferena). A tudo isto dever acrescentarse depois a espessura do revestimento superficial pretendido, com uma dimenso que depender do tipo de acabamento colocado, e que normalmente se encontra entre os 2 e os 3 cm. Para permitir uma fcil instalao desta tipologia de painis a seco, deve-se predispor um plano de apoio liso para a colocao; nas reestruturaes de casas existentes, por exemplo, pode ser uma ptima soluo a colocao de painis directamente sobre o pavimento antigo pr-existente .

41

TESTE DE PRESTAO Para demonstrar as vrias vantagens indicadas nos pargrafos anteriores, quisemos comparar em laboratrio com um teste especfico a velocidade de aquecimento do painel seco em relao a um painel termo-moldado clssico.

Amostra 1: sistema com bojo standard

Amostra 2: Sistema a seco com lmina de alumnio

1. Amostra 1: painel de bojos com membrana em PST painel em EPS 200 kg/m impresso com bojo, espessura de 10 mm de EPS, bojos com 20 mm de altura, acoplado a membrana em PST; 2. Amostra 2: sistema a seco com lmina de aluminio painel obtido a partir de placa em EPS 200 serrilhada, espessura constante de 15 mm sob o tubo, traos para encaixe do tubo profundidade 17 mm com seco meio redonda. Ao painel acoplada uma camada de alumnio moldado com espessura de 0,3 mm. Sobre os painis realizou-se um conjunto de irradiao de pavimento idntico com: fundao em beto de 30 mm sobre os tubos; Condies adicionais do teste: tubos dimetro 17 mm, colocados com passo 150 mm; fluido transportador de calor gua; temperatura do fluido em descarga: 35 C.

42

Realizao do teste
Amostra 1 - com bojo Amostra 2 - Seco

Comportamento 30 minutos aps o arranque: a diferena de temperatura nas amostras 1 e 2 revela deltas trmicos de 1 C entre as espiras dos tubos e de 2 C junto ao ponto mediano entre as espiras.

Amostra 1 - com bojo

Amostra 2 - Seco

Comportamento 90 minutos aps o arranque: a diferena de comportamento entre as duas amostras regista um delta trmico de 2,9 C na zona da linha central entre os dois tubos e 1,6 C sobre os tubos.

Amostra 1 - com bojo

Amostra 2 - Seco

Comportamento em funcionamento pleno (200 minutos aps o arranque): nos tubos registam-se respectivamente 28,2 C para a amostra 1 e 28,9 C para a amostra 2, com uma diferena de 0,7 C. Na linha central entre os tubos, regista-se uma temperatura respectivamente de 26,7 C para a amostra 1 e 27,7 C para a amostra 2, com uma diferena de 1 C.

Vantagens associadas utilizao do sistema a seco: 1. O sistema a seco entra em funcionamento pleno muito mais rapidamente do que um painel tradicional. Para que se registasse a temperatura superficial de 25 C na linha central do intereixo entre os tubos, foram necessrios os seguintes tempos: Painel pr-moldado com bojos 3 horas e 15 minutos Painel a seco 1 horas e 15 minutos

43

2. Melhor comportamento em caso de programao intermitente ou com atenuao do funcionamento do sistema; 3. A partir dos resultados do teste, verifica-se uma distribuio do calor mais uniforme e rpida em relao aos sistemas tradicionais: esta caracterstica permite um maior passo de colocao e, consequentemente, uma diminuio do desenvolvimento linear do tubo, poupando no mesmo e nos tempos de colocao; 4. A distribuio mais uniforme do calor torna o sistema particularmente adequado colocao de pavimentos a seco, em especial nos casos em que importante reduzir ao mximo as espessuras de colocao do sistema de pavimento ESCOLHA DO REVESTIMENTO SUPERFICIAL Terminada a fase de colocao do sistema de irradiao e verificada a ausncia de perdas dos tubos, possvel proceder de trs formas diferentes, em funo das dimenses e das cargas. Com a primeira soluo, possvel aplicar directamente em contacto com a lmina de alumnio das placas isolantes a madeira laminada com encaixe, evitando assim a utilizao de colas que podem danificar ou derreter o painel isolante.

4
12

1 - Folha em polietileno expandido de clulas fechadas espessura 2 - Painel isolante BIS2815003 com lmina de alumnio esp. 0,3 mm 3 - Tubo Pex-A 17 x 2 4 - Madeira lamelada com pr-acabamento 5 - Faixa perimetral BIF15060

44

28

Com a segunda soluo, possvel aplicar directamente em contacto com a lmina de alumnio dos painis isolantes duas camadas cruzadas de placas em ao zincado (dimenses 600 x 600 mm). Estas substituem a fundao de cimento tradicional que normalmente se apresenta com uma espessura de 45 mm. A finalidade destas placas oferecer uma soluo ideal para obter uma camada de distribuio da carga com uma espessura de 2 mm (1 mm por cada camada), assegurando uma excelente resistncia mecnica e uma elevada condutividade trmica a favor da transmisso de calor.

Placa com adesivo

Placa sem adesivo

A primeira camada de placas de ao zincado colocada sobre o painel, enquanto a segunda camada, sendo autocolante de um lado, sobreposta de forma desfasada primeira para obter um nico elemento de distribuio da carga.

Estas duas camadas pousadas uma sobre a outra de forma desfasada criam uma estrutura slida, conferindo ao sistema de irradiao uma baixa inrcia trmica.

7
12

1 - Folha em polietileno expandido de clulas fechadas espessura 2 - Painel isolante BIS2815003 com lmina de alumnio esp. 0,3 mm 3 - Tubo Pex-A 17 x 2 4 - Madeira lamelada com pr-acabamento 5 - Faixa perimetral BIF15060 6 - Placas em ao zincado espessura 1 mm 7 - Placas em ao zincado espessura 1 mm

28

45

Concluda a colocao, possvel colar directamente sobre o ao o revestimento superficial (cermica, madeira, etc.). necessrio ter em ateno em especial o tipo de cola utilizado, que dever apresentar boas propriedades elsticas.

Com a terceira soluo, possvel aplicar uma fundao pr-fabricada a seco directamente em contacto com as placas isolantes.
4 5 6
12

1 - Folha em polietileno expandido de clulas fechadas espessura 2 - Painel isolante BIS2815003 com lmina de alumnio esp. 0,3 mm 3 - Tubo Pex-A 17 x 2 4 - Madeira lamelada com pr-acabamento 5 - Faixa perimetral BIF15060 6 - Placa difusora em fibrogesso 18 - 25 mm

46

28

A espessura da placa pode variar de 18 a 25 mm. Depois de terminada a colocao, pode-se colar o revestimento superficial final pretendido (cermica, madeira, etc.) fundao.

47

DADOS TCNICOS E GAMA A IVR oferece uma gama de tipologias de painis em polistireno expandido pr-moldado que no se diferenciam pelas dimenses das placas, que tm uma dimenso til de 1.200 mm x 600 mm, equivalente a 0,75 m cada, mas sim pela altura. BIS28150030 painel seco em polistireno pr-moldado com passo de colocao 150 mm, altura 28 mm e densidade 30 kg/m, acoplado por encaixe a uma lmina termo-condutora em alumnio liso espessura 0,3 mm.

Cdigo designao Medida Denominao Dimenses mm x mm Dimenses teis mm x mm rea til m Passo de colocao mm Espessura total mm Espessura laje plana mm Densidade kg/m Resistncia trmica mk/w Reaco ao fogo Resistncia compresso Kpa Resistncia flexo Kpa Resistncia traco Kpa Estabilidade dimensional % Ass. gua por imerso % Ass. gua por difuso % Resistncia dif. Vapor Quantidade por unidade de embalagem n de lajes m Dimenses de embalagem cm Tipo de embalagem Caixote

LAJE BIS28150030 1215 x 615 1200 x 600 0,72 de 150 e mltiplos 28 10 30 0,55 E 200 300 >200 2 2 Nenhuma 50 - 100 16 11,52 124 x 64 x 48

48

BIS28150030T painel seco superior em polistireno pr-moldado, altura 28 mm e densidade 30 kg/m acoplado a uma pelcula em PST aluminizado e termomoldado

Cdigo designao Denominao Dimenses Dimenses teis rea til Espessura total Espessura laje plana Densidade Resistncia trmica Reaco ao fogo Resistncia compresso Resistncia flexo Resistncia traco Estabilidade dimensional Ass. gua por imerso Ass. gua por difuso Resistncia dif. Vapor Quantidade por unidade de embalagem Dimenses de embalagem Tipo de embalagem

Medida CABEA BIS28150030T mm x mm 615 X 315 mm x mm 600 X 300 m 0,18 mm 28 mm 10 kg/m 30 mk/w 0,55 E Kpa 200 Kpa 300 Kpa >200 % 2 % 2 % Nenhuma 50 - 100 n de lajes 32 m 5,76 cm 64 x 64 x 48 Caixote

49

BIS3815003 painel seco em polistireno pr-moldado com passo de colocao 150 mm, altura 38 mm e densidade 30 kg/m, acoplado por encaixe a uma lmina termo-condutora em alumnio liso espessura 0,3 mm

Cdigo designao Denominao Dimenses Dimenses teis rea til Passo de colocao de Espessura total Espessura laje plana Densidade Resistncia trmica Reaco ao fogo Resistncia compresso Resistncia flexo Resistncia traco Estabilidade dimensional Ass. gua por imerso Ass. gua por difuso Resistncia dif. Vapor Quantidade por unidade de embalagem Dimenses de embalagem Tipo de embalagem

Medida mm x mm mm x mm m mm mm mm kg/m mk/w Kpa Kpa Kpa % % % n de lajes m cm Caixote

LAJE BIS3815003 1215 x 615 1200 x 600 0,72 de 150 e mlt. 38 20 30 0,85 E 200 300 >200 2 2 Nenhuma 50 - 100 12 8,64 124 x 64 x 48

50

BIS38150030T painel seco superior em polistireno pr-moldado, altura 38 mm e densidade 30 kg/m acoplado a uma pelcula em PST aluminizado e termomoldado.

Cdigo designao Medida CABEA Denominao BIS381500T Dimenses mm x mm 615 x 315 Dimenses teis mm x mm 600 x 300 rea til m 0,18 Espessura total mm 38 Espessura laje plana mm 20 Densidade kg/m 30 Resistncia trmica mk/w 0,85 Reaco ao fogo E Resistncia compresso Kpa 200 Resistncia flexo Kpa 300 Resistncia traco Kpa >200 Estabilidade dimensional % 2 Ass. gua por imerso % 2 Ass. gua por difuso % Nenhuma Resistncia dif. Vapor 50 - 100 Quantidade por unidade de embalagem n de lajes 24 m 4,32 Dimenses de embalagem cm 64 x 64 x 48 Tipo de embalagem Caixote

51

PAINEL BIOLGICO A SECO A construo civil eco-sustentvel e biocompatvel nasce como reaco grave crise ambiental e cultural em que nos encontramos actualmente. O seu objectivo principal minimizar o impacto ambiental associado construo civil e, sempre que possvel, utilizar materiais naturais em quantidade, qualidade e medidas que permitam a auto-sustentabilidade e habitabilidade do sistema casa. A habitao representa cerca de um tero do consumo energtico mundial e cerca de 40% do consumo de materiais, cuja produo, transporte e colocao implica, por seu turno, consumo de energia. Ao consumo de energia e de materiais acrescenta-se a sua finalidade: a poluio. Projectar e construir edifcios que no impliquem desperdcio e no provoquem graves efeitos negativos no ambiente e na sade dos habitantes o principal objectivo a ter em conta, para que se possa abrandar a catstrofe ambiental do planeta: foi com base neste pressuposto que nasceu um movimento de opinies desorganizado que conduziu a uma busca por novas profisses, novas formas projectuais, novos materiais, novas solues de sistemas, a uma fuga da cidade, identificando erroneamente os prefixos bio- e eco- com os conceitos de cabana, de verde, de simplicidade dos habitats e dos comportamentos. necessrio repensar a construo eco-sustentvel e biocompatvel com uma perspectiva crtica em relao aquilo que at hoje se obteve, a partir das formas arquitectnicas e da utilizao do edifcio, passando pela racionalizao do uso da energia, tendo presentes os objectivos acima indicados.

Caractersticas tcnicas do painel: A IVR oferece a possibilidade de instalar esta tipologia de painis em fibra de madeira. As caractersticas do painel (mecnica e geometria, acoplamento das placas, intereixos de colocao, etc.) so as mesmas das placas clssicas em polistireno. A placa superficial para a difuso do calor composta por uma liga especial de alumnio com 0,3 mm de espessura, acoplada com encaixe ao painel de isolamento trmico-acstico em fibra de madeira; A parte isolante em FIBRA DE MADEIRA um produto para isolamento trmico-acstico de acordo com as normas, certificado CE. um painel extra-resistente presso. Composto por fibras de madeira de confera sua, amido (mx. 5%), parafina (mx. 0,5%), cola branca atxica (mx. 2%). O painel em fibra de madeira um material inigualvel e ecolgico, derivado de matrias-primas renovveis, utilizado na bioarquitectura pela unicidade e estabilidade das suas caractersticas trmicas. A alta capacidade trmica especfica faz com que seja ideal para a proteco contra o calor do Vero. Disponvel apenas com espessura standard de 40 mm.

52

O painel superior tambm realizado em fibra de madeira serrilhada. Neste caso, ao contrrio do polistireno clssico, deve ser prestada especial ateno durante as fases de instalao para evitar rupturas do painel (tratando-se de um material serrilhado).

20

40

20

40

NDICAES PARA A COLOCAO, ADVERTNCIAS E CONSELHOS Armazenar em local fresco e seco, afastado da gua, fontes de calor e luz directa do sol; Cortar um uma faca ou serra circular (com aspirao); em geral, podem ser utilizadas as ferramentas adequadas para trabalhar madeira; As eventuais camadas isolantes adicionais ou mltiplas devem ser colocadas com fugas desfasadas; Como medida de preveno, colocar uma barreira contra a humidade caso seja aconselhada e necessria; Como medida de preveno, colocar um isolamento que evite a passagem (se necessrio); Colocar uma superfcie perfeitamente regular, plana e uniforme, pequenas asperezas at 2 mm podem ser compensadas pelo painel isolante poroso; Seguir as precaues e indicaes normais para a colocao de sistemas de irradiao, executar o trabalho com empresas e profissionais qualificados e especializados na colocao de sistemas para aquecimento de pavimento.

53

DADOS TCNICOS E GAMA BIS401500F painel seco em fibra de madeira IVR com passo de colocao 150 mm, altura 40 mm e densidade 210 kg/m, acoplado por encaixe a uma lmina termo-condutora em alumnio liso espessura 0,3 mm

Cdigo designao Denominao Dimenses Dimenses teis rea til Passo de colocao Espessura total Espessura laje plana Densidade Resistncia trmica Reaco ao fogo Resistncia compresso com 10 % de deformidade Resistncia temperatura (breve perodo) Capacidade trmica da massa (especfica) ( c ) Condutividade trmica declarada Resistncia passagem do vapor ( ) Tipo de embalagem Produto patenteado.

Medida LAJE BIS401500F mm x mm 1220 x 620 mm x mm 1200 x 600 m 0,72 mm de 150 e mltiplos mm 40 mm 20 kg/m 210 mk/w 0,426 DIN 4102 B2 E Kpa 150 C 250 j/kgK 2.100 w/mk 0,047 5 Caixote

Painel com certificao UNI EN 13171; O painel em fibra de madeira obteve a homologao DIBt (instituto alemo para a tcnica das construes) Z-23.15-1429

54

BIS40150FT painel seco superior em fibra de madeira ,altura 40 mm e densidade 210 kg/m, acoplado a pelcula em PST aluminizado e termomoldado.

Cdigo designao Medida CABEA Denominao BIS40150FT Dimenses mm x mm 620 x 320 Dimenses teis mm x mm 600 x 300 rea til m 0,18 Espessura total mm 40 Espessura laje plana mm 20 Densidade kg/m 210 mk/w 0,426 Resistncia trmica Reaco ao fogo DIN 4102 B2 E Resistncia compresso com 10 % de deformidade Kpa 150 Resistncia temperatura (breve perodo) C 250 Capacidade trmica da massa (especfica) ( c ) j/kgK 2.100 Condutividade trmica declarada w/mk 0,047 Resistncia passagem do vapor ( ) 5 Tipo de embalagem Caixote

55

TEXTOS DOS CAPTULOS (Polistireno) Painel isolante seco PLACA BIS2815003 Painel isolante seco em polistireno expandido EPS 200 pr-moldado, encaixes com quatro lados com entalhes. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16 x 2 ou tubos PE-Xa 17x2. Passo de colocao mnimo 15 cm ou mltiplos; densidade 30 kg/m, espessura total 28 mm, espessura placa 10 mm, classificao de fogo E, resistncia trmica 0,55 m k/w, resistncia compresso 200 kpa, resistncia flexo 300 kpa, resistncia traco >200, dimenses nominais 1215x615 mm, dimenses teis 1200x600 mm. Quantidade por unidade de embalagem 11,52 m. Lmina de alumnio aplicada por cima espessura 0,3 mm. Painel isolante seco CABEA BIS281500T Painel isolante seco em polistireno expandido EPS 200 pr-moldado, encaixes com quatro lados com entalhes. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16 x 2 ou tubos PE-Xa 17x2. Passo de colocao mnimo 15 cm ou mltiplos; densidade 30 kg/m, espessura total 28 mm, espessura placa 10 mm, classificao de fogo E, resistncia trmica 0,55 m k/w, resistncia compresso 200 kpa, resistncia flexo 300 kpa, resistncia traco >200, dimenses nominais 615x315 mm, dimenses teis 600x300 mm. Quantidade por unidade de embalagem 5,76 m . Revestimento cabea em pelcula em PST aluminizada e termomoldada. Painel isolante seco PLACA BIS3815003 Painel isolante seco em polistireno expandido EPS 200 pr-moldado, encaixes com quatro lados com entalhes. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16 x 2 ou tubos PE-Xa 17x2. Passo de colocao mnimo 15 cm ou mltiplos; densidade 30 kg/m, espessura total 38 mm, espessura placa 20 mm, classificao de fogo E, resistncia trmica 0,85 m k/w, resistncia compresso 200 kpa, resistncia flexo 300 kpa, resistncia traco >200, dimenses nominais 1215x615 mm, dimenses teis 1200x600 mm. Quantidade por unidade de embalagem 8,64 m. Lmina de alumnio aplicada por cima espessura 0,3 mm Painel isolante seco CABEA BIS381500T Painel isolante seco em polistireno expandido EPS 200 pr-moldado, encaixes com quatro lados com entalhes. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16 x 2 ou tubos PE-Xa 17x2. Passo de colocao mnimo 15 cm ou mltiplos; densidade 30 kg/m, espessura total 38 mm, espessura placa 10 mm, classificao de fogo E, resistncia trmica 0,85 m k/w, resistncia compresso 200 kpa, resistncia flexo 300 kpa, resistncia traco >200, dimenses nominais 615x315 mm, dimenses teis 600x300 mm. Quantidade por unidade de embalagem 4,32 m . Revestimento cabea em pelcula em PST aluminizada e termomoldada. TEXTOS DOS CAPTULOS (Fibra de madeira) Painel isolante seco em fibra de madeira PLACA BIS40150F Painel isolante seco em fibra de madeira certificada CE de alta resistncia compresso, encaixes com quatro lados com entalhes. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16 x 2 ou tubos PE-Xa 17x2. Passo de colocao mnimo 15 cm ou mltiplos; densidade 210 kg/m, espessura total 3840 mm, espessura placa 20 mm, classificao de fogo E, resistncia trmica 0,426 m k/w, resistncia compresso 150 kpa, dimenses nominais 1215x615 mm, dimenses teis 1200x600 mm. Lmina de alumnio aplicada por cima espessura 0,3 mm. Painel isolante seco em fibra de madeira CABEA BIS40150FT Painel isolante seco em fibra de madeira certificada CE de alta resistncia compresso, encaixes com quatro lados com entalhes. Adequado para a instalao de tubos multicamadas 16 x 2 ou tubos PE-Xa 17x2. Passo de colocao mnimo 15 cm ou mltiplos; densidade 210 kg/m, espessura total 40 mm, espessura placa 20 mm, classificao de fogo E, resistncia trmica 0,426 m k/w, resistncia compresso 150 kpa, dimenses nominais 620x320 mm, dimenses teis 600x300 mm . Revestimento cabea em pelcula em PST aluminizada e termomoldada.

56

PAINEL ISOLANTE LISO EM POLISTIRENO EXTRUDIDO EM PLACAS

Os painis isolantes lisos IVR so utilizados como suporte isolante para os tubos nos sistemas de aquecimento e refrigerao de pavimento. Realizados em polistireno expandido, os painis lisos IVR , alm de garantirem os standards especficos de isolamento trmico, facilitam as operaes de colocao, quer se utilizem tubos PE-Xa quer se utilizem tubos multicamadas. A aplicao destes painis recomendada principalmente na realizao de sistemas em grandes superfcies, mas tambm para aplicaes civis. As caractersticas especiais deste tipo de placa favorecem a realizao dos sistemas em que necessrio garantir o suporte das cargas tpicas das estruturas produtivas. Este tipo de painel normalmente combinado com sistemas de ancoragem do tubo em estruturas de suporte fisicamente separadas do isolante. Um exemplo a fixao dos tubos em rede metlica de suporte atravs de clips ou sistemas de binrio especficos.

INSTALAO PAINEL EXTRUDIDO IVR

57

O uso destes painis permitiu que os sistemas de pavimento dessem um grande salto de qualidade, reavaliando a velha tcnica dos tubos enterrados directamente nas estruturas e alimentados com gua a alta temperatura, evitando o mal-estar fisiolgico e os problemas estruturais tpicos das antigas tcnicas de instalao. Independentemente do tipo de painel isolante utilizado, recomendvel colocar o painel em locais onde no esteja prevista a passagem dos circuitos do sistemas (por exemplo, sob as cozinhas), para evitar pontes trmicas e realizar uma estrutura completa e homognea. Graas ao uso dos painis isolantes, reduzemse as quantidades de tubo utilizado, limitando o nmero de circuitos de radiao, as quantidades de gua em circulao, os dimetros dos tubos de alimentao, a potncia das bombas e, consequentemente, proporcionam poupanas energticas no geral. A escolha do tipo de painel a utilizar para a realizao do sistema efectuada em funo das espessuras disponveis para a realizao do sistema e em funo das capacidade isolantes derivantes do procedimento de clculo. Graas ao desenvolvimento e realizao de acordo com critrios exigentes, os painis radiantes IVR encontram-se em conformidade com a norma EN13163.

58

CARACTERSTICAS TCNICAS DO PAINEL EM POLISTIRENO EXTRUDIDO Mecnica e geometria O painel isolante em polistireno extrudido IVR da srie BIEX00035 est disponvel com trs espessuras diferentes. fornecido em placas sem entalhes e sem qualquer tipo de pelcula anti-vapor. Por este motivo, necessria a colocao adicional de uma pelcula anti-vapor adicional, tal como a pelcula em polietileno BAM15002. Desenvolvidos e fabricados de acordo com exigentes critrios de realizao, os painis lisos em polistireno extrudido (XPS) IVR esto em conformidade com a norma EN13164.

Em relao colocao das placas, o instalador deve ter em conta algumas especificaes que, alm de facilitarem a colocao, garantem um ptimo resultado final. Apesar de nesta tipologia de painis no estar presente qualquer tipo de entalhes dos lados da placa e de no serem cobertos por pelcula anti-vapor, aconselhvel utilizar uma tipologia de colocao desfasada, para que a estrutura seja mais eficaz e slida. Alm destas vantagens, a colocao desfasada das lajes permite diminuir bastante os resduos e desperdcios uma vez que a parte cortada da ltima laje reciclada como parte inicial da fila seguinte. Caso esteja prevista uma dupla camada de isolamento, os painis tm de ser colocados de forma cruzada. Caso a superfcie em que o painel colocado esteja desconexa, possvel nivelar a mesma com material de nivelamento, tal como areia, ou fixando as placas do painel camada inferior atravs dos suportes adequados em material plstico. Esta ltima tipologia de fixao deve ser evitada caso seja colocada entre a camada inferior e o painel isolante uma camada especial de material para isolamento acstico.

59

Alturas do painel Consoante as diferentes exigncias do instalador, a IVR oferece trs alturas para os painis pr-moldados em polistireno expandido. A equipa de projectistas da IVR aconselhar a escolha da altura com base no espao disponvel no local de instalao.

Painel extrudido BIE400035

40 30

Painel extrudido BIE300035

Painel extrudido BIE200035

Tipologias de colocao As tipologias de colocao utilizadas neste tipo de painel so essencialmente duas: Sistema de rede Sistema com binrio

60

20

DADOS TCNICOS E GAMA A IVR oferece uma gama de tipologias de painis em polistireno extrudido que no se diferenciam pelas dimenses das placas, que tm uma dimenso til de 1250 mm x 600 mm, equivalente a 0,75 m cada, mas sim pela altura e densidade. Todas as tipologias esto em conformidade com a norma de referncia UNI 13164. BIE200035 painel liso em polistireno extrudido com altura 20 mm e densidade 35 kg/m sem pelcula antivapor.

Cdigo designao Medida Denominao BIE200035 Dimenses teis mm x mm 1250 x 600 rea til m 0,75 Passo de colocao de (*) mm livre Espessura total mm 20 Densidade kg / m 35 Solicitao em compresso Kpa 330 Classificao de fogo E Condutividade trmica W / mk 0,0294 Absoro da gua a longo prazo % vol < 0,45 Emisso de substncias perigosas CONFORME Quantidade por unidade de embalagem n de lajes 20 m 15 Peso bruto kg 10,5 Dimenses de embalagem L x P x H cm 125 x 66 x 40 Tipo de embalagem Saco (*) o passo de colocao pode variar em funo do tipo de elemento associado (binrio ou rede )

Classificao de acordo com a Norma UNI EN13164

61

BIE300035 painel liso em polistireno extrudido com altura 30 mm e densidade 35 kg/m sem pelcula antivapor.

Cdigo designao Medida Denominao BIE300035 Dimenses teis mm x mm 1250 x 600 rea til m 0,75 Passo de colocao de (*) mm livre mm 30 Espessura total Densidade kg / m 35 Solicitao em compresso Kpa 330 Classificao de fogo E Condutividade trmica W / mk 0,0294 Absoro da gua a longo prazo % vol < 0,45 Emisso de substncias perigosas CONFORME Quantidade por unidade de embalagem n de lajes 13 m 9,75 Peso bruto kg 10,5 Dimenses de embalagem L x P x H cm 125 x 66 x 40 Tipo de embalagem Saco
(*) o passo de colocao pode variar em funo do tipo de elemento associado (binrio ou rede )

Classificao de acordo com a Norma UNI EN13164

62

BIE400035 painel liso em polistireno extrudido com altura 40 mm e densidade 35 kg/m sem pelcula antivapor.

Cdigo designao Medida Denominao BIE400035 Dimenses teis mm x mm 1250 x 600 rea til m 0,75 Passo de colocao de (*) mm livre mm 40 Espessura total Densidade kg / m 35 Solicitao em compresso Kpa 330 Classificao de fogo E Condutividade trmica W / mk 0,0294 Absoro da gua a longo prazo % vol < 0,45 Emisso de substncias perigosas CONFORME Quantidade por unidade de embalagem n de lajes 10 m 7,5 Peso bruto kg 10,5 Dimenses de embalagem L x P x H cm 125 x 66 x 40 Tipo de embalagem Saco
(*) o passo de colocao pode variar em funo do tipo de elemento associado (binrio ou rede )

Classificao de acordo com a Norma UNI EN13164

63

Barreira anti-vapor

Este tipo de pelcula tambm utilizada no sistema de colocao de rede ou com binrio. A pelcula colocada sobre as placas em polistireno extrudido da forma acima indicada, sobre a qual se poder proceder instalao do sistema de suporte e fixao do tubo previsto como a rede electrosoldada BAT553 ou BAT10103, ou os binrios de orientao do tubo BAT17251 para os tubos que constituem os circuitos. Alm disso, aconselhvel sobrepor a pelcula transparente sobre a faixa perimetral em polistireno. Todos estes detalhes fazem com que durante a fase seguinte de colocao da fundao em cimento se evitem as infiltraes entre as placas dos painis. Deve ser prestada especial ateno durante todas as fases do trabalho para evitar que a barreira anti-vapor seja perfurada, cortada ou danificada. TEXTOS DOS CAPTULOS Painel isolante BIE200035 Painel isolante liso em polistireno extrudido (XPS ); densidade (classificao UNI 7819) 35 kg/m, espessura placa 20 mm, classificao de fogo E, condutividade trmica 0,0294 W/mk, solicitao em compresso 330 Kpa, dimenses 1,25 x 0,6 m. Quantidade por embalagem 15 m - 20 placas conforme UNI EN13164. Painel isolante BIE300035 Painel isolante liso em polistireno extrudido (XPS ); densidade (classificao UNI 7819) 35 kg/m, espessura placa 30 mm, classificao de fogo E, condutividade trmica 0,0294 W/mk, solicitao em compresso 330 Kpa, dimenses 1,25 x 0,6 m. Quantidade por embalagem 9,75 m - 13 placas conforme UNI EN13164. Painel isolante BIE400035 Painel isolante liso em polistireno extrudido (XPS ); densidade (classificao UNI 7819) 35 kg/m, espessura placa 40 mm, classificao de fogo E, condutividade trmica 0,0294 W/mk, solicitao em compresso 330 Kpa, dimenses 1,25 x 0,6 m. Quantidade por embalagem 7,5 m - 10 placas conforme UNI EN13164. Folha em polietileno BAM15002 Pelcula em polietileno transparente com 0,200 mm de espessura, realizada com material virgem. Utilizada como barreira anti-vapor sob o material isolante ou proteco de um isolante liso sem barreira (UNI EN1264/4). Com marca azul e laranja IVR , fornecido com rolos com altura de 1 m e comprimento de 50 m.

64

REDE ELECTROSOLDADA FIO 2 [mm]

As folhas em rede electrosoldada IVR, cdigo de artigo BAM552, so produzidas com fio zincado a quente resistente aos agentes qumicos presentes no beto. A sua utilizao na colocao de armaduras leves para camadas inferiores limita drasticamente as fissuras da superfcie e confere uma maior resistncia dilatao e contraco devido s mudanas de temperatura. Esta caracterstica particularmente indicada para a colocao de mrmores, granitos e placas que tenham de suportar cargas especiais (garagens, armazns, etc.).

Como indicao, a armadura dever ser posicionada a meio da fundao, interrompida prximo das juntas de dilatao e afastada do rodap. Para cargas especiais punctiformes e elevadas, deve ser feita uma anlise por parte do tcnico de cimento armado.

AS VANTAGENS DA ELECTROSOLDADA

UTILIZAO

DA

REDE

A elevada carga de ruptura dos fios zincados electrosoldados garante resistncia, evitando a deformao As reduzidas dimenses tornam-na prtica e rpida de instalar A sobreposio reduzida optimiza a quantidade de produto.

65

CARACTERSTICAS TCNICAS: DIMETRO NOMINAL DO FIO CARGA DE RUPTURA DOS FIOS QUANTIDADE DE ZINCO NOS FIOS ALTURA E TOLERNCIA COMPRIMENTO E TOLERNCIA MALHA PESO INDICATIVO 1,70 [mm] 0,09 (segundo DIN 177) 400 / 550 [N/mm2] min. 20 [g/m2] 1000 [mm] 5 [mm] 2000 [mm] 5 [mm] 50 x 50 [mm] cerca 1,3 [Kg]

COMPOSIO QUMICA: ELEMENTO C Si Mn P S % 0,10 0,30 0,60 < 0,035 < 0,035

Especificaes de colocao da rede electrosoldada IVR

TEXTOS DOS CAPTULOS Rede electrosoldada BAM552 Rede electrosoldada IVR, cdigo de artigo BAM552, produzida com fio zincado a quente resistente aos agentes qumicos presentes no beto. Fornecida em folhas de 1000 [mm] x 2000 [mm], na colocao de armaduras leves para camadas inferiores limita drasticamente as fissuras da superfcie e confere uma maior resistncia dilatao e contraco devido s diferenas de temperatura.

66

REDE ELECTROSOLDADA FIO 3 [mm]

As folhas em rede electrosoldada IVR, cdigo de artigo BAT553-BAT10103, so produzidas com fio pr-zincado transversal e longitudinal, de acordo com a norma DIN 177. Realizadas em fio metlico liso, no apresentam arestas vivas, manchas ou soldaduras. A rede que durante a produo submetida a um tratamento anticorroso dispe de ps espaadores e utilizada para manter os tubos elevados em relao ao plano de isolamento; desta forma, a fundao consegue envolver completamente o tubo.

A rede electrosoldada fio 3 [mm] distingue-se pela forma especial (marca) que garante o posicionamento ideal. Na gama IVR existem dois tipos de redes com marca, que se diferenciam pela medida da malha. (ver tabela)

70 [mm]

Detalhes da rede metlica

10 [mm]

67

CARACTERSTICAS TCNICAS: CDIGO ARTIGO BAT553 FIO FORMATO MALHA PASSO DE COLOCAO CARGA DE RUPTURA 3 [mm] 2000 x 1000 [mm] 50 X 50 [mm] 50 - 100 - 150. [mm] > 600 [N/mm2] CDIGO ARTIGO BAT10103 3 [mm] 2000 x 1000 [mm] 100 X 100 [mm 100 - 200 -300 [mm] > 600 [N/mm2]

AS VANTAGENS DA UTILIZAO DA REDE ELECTROSOLDADA FIO 3 [MM] a alta carga de ruptura do fio pr-zincado transversal e longitudinal garante resistncia, evitando a deformao as reduzidas dimenses tornam-na prtica e rpida de instalar a sobreposio reduzida limita os desperdcios como suporte ao tubo, permite ao mesmo tempo ter toda a superfcie em contacto com a fundao de cimento

Detalhes de colocao da rede electrosoldada fio 3 [mm] IVR

TEXTO DE CAPTULO Rede electrosoldada fio 3 [mm] BAT553 BAT10103 Rede electrosoldada fio 3 [mm] IVR, cdigo artigo BAT553-BAT10103, produzida com fio pr-zincado transversal e longitudinal de acordo com a norma DIN 177. Fornecida em folhas de 1000 [mm] x 2000 [mm], dispe de ps espaadores para manter os tubos elevados em relao ao plano de isolamento; desta forma, a fundao consegue envolver completamente o tubo.

68

REDE EM FIBRA DE VIDRO

A rede em fibra de vidro IVR, cdigo artigo BAM1100, fornecida em rolos, realizada com fios de fibra de vidro seleccionados e ajustada atravs de resinas resistentes aos lcalis do cimento. Graas sua elevada resistncia s diferenas de temperatura e traco, utiliza-se no reforo de pavimentos e fundaes, combatendo as fissuras e rachas devidas aos ajustamentos estticos e retraco na fase de secagem. Constitui uma alternativa vlida utilizao normal de redes de metal.

Como indicao, a armadura dever ser posicionada a meio da fundao, interrompida prximo das juntas de dilatao e afastada do rodap. Para cargas especiais punctiformes e elevadas, deve ser feita uma anlise por parte do tcnico de cimento armado.

AS VANTAGENS DA UTILIZAO DA REDE EM FIBRA DE VIDRO no enferruja no agredida pelos lcalis do cimento leve, mas extremamente resistente simples de instalar prtica de transportar dctil, uma vez que se adapta s irregularidade do pavimento e das paredes

69

CARACTERSTICAS TCNICAS: ALTURA ROLO COMPRIMENTO ROLO m2 POR ROLO MALHA PESO RESISTNCIA MDIA LONGITUDINAL/TRANSVERSAL CONSELHOS DE COLOCAO: Desenrolar a bobina de rede em fibra IVR sobre a superfcie de colocao. Eventualmente, cortar tiras com o comprimento adequado com uma tesoura. Sobrepor as tiras por cerca de 8-10 [Cm] e fix-las, se necessrio, com faixas de plstico, fio metlico ou fita adesiva. Para combater eficazmente as fissuras, a rede tem de estar imersa na mistura e posicionada de preferncia a 2/3 da espessura da camada. 1 [m] 100 [m] 100 [m2] 40 x 40 [mm] g 130 / m2 23,500 [KN/m]

TEXTOS DOS CAPTULOS Rede em fibra de vidro BAM1100 Rede em fibra de vidro IVR, cdigo artigo BAM1100, fornecida em rolos de 100 [m2], realizada com fios de fibra de vidro seleccionados e ajustada atravs de resinas resistentes aos lcalis do cimento. A sua utilizao destina-se ao reforo de pavimentos e fundaes, combatendo as fissuras e rachas devidas aos ajustamentos estticos e retraco na fase de secagem.

70

FAIXA PERIMETRAL

A faixa perimetral fornecida pela IVR colocada ao longo das paredes, funcionando como amortecedor capaz de absorver eventuais dilataes de ajustamento do pavimento de irradiao. Em polietileno expandido, a IVR prope duas verses, respectivamente com altura de 150 mm e espessura de 8 mm e com altura de 250 mm e espessura de 10 mm, ambos os modelos com faixa bioadesiva em toda a altura, de forma a permitir ao instalador col-la fcil e rapidamente parede. A faixa aplicada em todo o permetro das paredes, incluindo os pilares, ranhuras e degraus, para isolar o grupo de elementos horizontais com o grupo de elementos verticais, de forma a permitir as dilataes adequadas, especialmente em fase de aquecimento. A faixa perimetral dispe de uma pelcula em polietileno transparente que tem de ser apoiada sobre o painel durante a colocao, de forma a evitar que durante a aplicao da fundao a massa de cimento se infiltre nos espaos existentes entre o painel e a faixa perimetral. Desta forma, evitam-se as pontes trmicas e garante-se o espao para a dilatao correcta. Depois de completado o revestimento final, possvel remover a faixa em excesso.
Unidade de medida Quantidade Cdigo produto BIF15080 BIF250100 Altura mm 150 250 Espessura mm 8 10 50 50 Quantidade por unidade de embalagem m Adesividade g/in 1200 1200 Material Polietileno com estrutura celular de clulas fechadas

TEXTOS DOS CAPTULOS Faixa perimetral BIF15080 Faixa isolante perimetral IVR em polietileno expandido de clulas fechadas, espessura 8 mm, altura 150 mm, necessria para permitir a dilatao do pavimento flutuante de acordo com a norma UNI EN 1264-4. Dotada de banda auto-adesiva de um lado e de folha em polietileno acoplado do outro, para evitar infiltraes entre a moldura e o pincel. Evita tambm a formao de pontes trmicas e acsticas. Adesividade 1200 g/in. Faixa perimetral BIF250100 Faixa isolante perimetral IVR em polietileno expandido de clulas fechadas, espessura 10 mm, altura 1250 mm, necessria para permitir a dilatao do pavimento flutuante de acordo com a norma UNI EN 1264-4. Dotada de banda auto-adesiva de um lado e de folha em polietileno acoplado do outro, para evitar infiltraes entre a moldura e o pincel. Evita tambm a formao de pontes trmicas e acsticas. Adesividade 1200 g/in.

71

REALIZAES

72

FIBRAS SINTTICAS PARA MASSAS DE CIMENTO

A funo das fibras sintticas IVR pode ser traduzida pelo termo auto-fissura, ou seja, a capacidade de limitar, combatendo eficazmente, as fissuras durante a secagem do beto. As fibras so produzidas em polipropileno virgem com aditivos e tm uma elevada resistncia aos agentes qumicos. A PROPORO DE MISTURA NUNCA DEVE SER INFERIOR A 0,9 [Kg] POR m3 DE MASSA DE CIMENTO.

PROPRIEDADES FSICAS E QUMICAS ESTADO FSICO COR COM SOLUBILIDADE NA GUA DIMETRO FIBRA RESISTNCIA TRACO PESO ESPECFICO MATERIAL PONTO DE FUSO PONTO DE EBULIO SLIDO BRANCA OU PIGMENTADO CHEIRO SEM CHEIRO INSOLVEL 19,8 (3%) 400/500 Mpa 0,91 g/cm3 160 - 170 C COMEA A DECOMPOR A 330 C

TEMPERATURA DE LIGAO AUTOMTICA > 400 C

73

MODALIDADES DE USO

Lo uso da fibra IVR muito simples, pode ser aplicada na central de betonagem ou directamente no local da obra. suficiente rodar o misturador durante 5 minutos a velocidade elevada para atingir a mxima homogeneidade da massa de cimento.

Com o uso do saco de papel hidrossolvel, possvel inserir na massa as fibras sem inteis perdas de tempo para retirar o saco.

EMBALAGEM: fornecidas em sacos de 0,9 [Kg] CONSERVAO: conservar em local naturalmente ventilado, afastado de fontes de calor intenso e de chamas. Evitar o armazenamento em condies de exposio directa luz do sol. REACTIVIDADE: uma substncia combustvel, evitar o contacto com substncias oxidantes. INFORMAES TOXICOLGICAS: o polipropileno no quimicamente reactivo e geralmente considerado biologicamente inerte. INFORMAES ECOLGICAS: o produto no biodegradvel. INFORMAES SOBRE A ELIMINAO: Com base no DPR 915, o polipropileno entra na classificao de substncia no txica nem nociva, em relao sua eliminao como resduo urbano. Como tal, pode ser eliminado nas descargas de primeira categoria (resduos urbanos).

TEXTOS DOS CAPTULOS Fibras sintticas para massas de cimento BAM90000F Fibras sintticas para massas de cimento IVR, cdigo artigo BAM90000F, produzidas em polipropileno virgem com aditivos e uma elevada resistncia aos agentes qumicos. Fornecidas em sacos de 0,9 [kg], utilizase para limitar as fissuras durante a secagem do beto.

74

PERFIL PARA JUNTAS DE DILATAO

As juntas de dilatao tm como funo criar linhas de absoro para os movimentos da fundao causados por dilataes trmicas do mesmo. A norma UNI EN 1264 prev que as superfcies entre as juntas no devem superar os 40 m2 com um comprimento mximo de 8 cm. No caso de ambientes estreitos e reduzidos, as superfcies entre as juntas podem ultrapassar estas dimenses, mas com uma relao mxima entre os comprimentos de 1:2. Alm disso, as juntas devem ser atravessadas apenas por um tubo flexvel de isolamento do comprimento de cerca de 30 (ml). Nos umbrais e nas soleiras das portas so instaladas juntas de contraco ou de ajustamento. As juntas de dilatao devem interromper a fundao em toda a altura e devem ser de material comprimvel, tal como a banda perimetral. Isto para evitar que durante a maturao da fundao se criem tenses devido s diferentes velocidades de secagem e que durante o funcionamento se criem dilataes que j no sejam absorvidas pela banda perimetral. Na gama IVR para a realizao das juntas de dilatao est disponvel um perfil especfico auto-adesivo com comprimento [m] e largura 38 [mm], que permite colocar os tubos do sistema de aquecimento de pavimento com uma distncia de 5 [cm] e seus mltiplos. Este artigo, associado faixa perimetral (art. BIF15060 o BIF250100) e uma bainha de proteco especfica (art. BAM25200 o BAM28230), permite a realizao da junta de dilatao.

75

Fases de realizao

Cortar a banda perimetral executando furos para permitir a passagem dos tubos.

Estender o perfil de suporte na camada inferior e encaixar a faixa perimetral no interior. Enrolar o tubo de passagem com a respectiva bainha isolante.

Exemplo de realizao de uma junta de dilatao nos esquemas de colocao IVR.

Detalhes da colocao

com um painel pr-moldado

com painel liso

com painel extrudido

76

FASES DE INSTALAO: SISTEMA PR-MOLDADO


FASE 1: CONTROLOS PRELIMINARES Antes de proceder realizao do sistema de aquecimento de pavimento, necessrio executar alguns controlos directamente no local da obra: verificar se as quotas de pavimento disposio so as previstas pelo esquema de colocao fornecido. verificar se a qualidade da superfcie da camada inferior uniforme, lisa, nivelada e limpa de eventuais cavidades ou fragmentos. verificar se a tipologia de revestimento (cermica, madeira, etc.) que ser aplicada a prevista pelo projecto do sistema. FASE 2: COLOCAO DA CAIXA E DO RESPECTIVO COLECTOR DE DISTRIBUIO A primeira operao, depois de efectuada a passagem das colunas montantes, instalar a caixa metlica que aloja o colector, respeitando as indicaes projectuais fornecidas pelo instalador. muito importante a altura da caixa, que dever ser colocada a uma quota superior ao plano de colocao dos circuitos, garantindo desta forma a ventilao do sistema. Proceder com a insero do colector e respectiva ligao atravs de vlvulas de esfera s colunas montantes.

FASE 3: FIXAO DA FAIXA PERIMETRAL Depois da instalao da caixa e do colector, colar o lado adesivo da faixa perimetral ao longo do permetro do sistema, de forma a permitir ao pavimento suportar as diferenas de temperatura e os ajustamentos estruturais. Esta faixa isolante deve ligar verticalmente a base se suporte superfcie do pavimento terminado, permitindo camada inferior mover-se alguns milmetros. Junto s arestas e cantos das paredes, pode ser necessrio cortar ligeiramente a faixa isolante de forma a melhorar o seu contacto com as paredes, evitando possveis infiltraes da massa de cimento durante a colocao da fundao.

77

Uma outra medida para evitar este inconveniente colocar a pelcula transparente acoplada faixa perimetral por cima do painel isolante. A parte superior da banda perimetral em excesso, depois de terminado o pavimento, ter de ser cortada apenas quando toda a cobertura do pavimento estiver completa.

FASE 4: REALIZAO DAS JUNTAS DE DILATAO Para evitar a possibilidade de dilataes, fracturas ou fissuras da fundao, pode ser necessria a colocao de juntas de dilatao e fraccionamento, tal como previsto na norma UNI EN 1264-4. A norma indica que sejam divididas com juntas de dilatao as superfcies com mais de 40 m2 com um comprimento mximo de 8 m; no caso de divises rectangulares, as superfcies das juntas podem ultrapassar estas dimenses, com uma relao mxima de comprimento de 2 para 1. Tambm devem ser reduzidas a formas rectangulares ou quadradas todas as superfcies irregulares. As juntas devem atravessar toda a fundao, separando os vrios componentes, redes, tubos, fundao e revestimento superficial. Ao atravessar as juntas, os tubos do sistema devem ser rigorosamente protegidos com uma bainha especfica (com pelo menos 30 cm de comprimento) para evitar possveis danos devido s solicitaes mecnicas. Caso estejam presentes juntas estruturais, absolutamente necessrio t-las em conta nas juntas de dilatao. A realizao das juntas prevista tambm junto s portas, para separar as vrias divises do ponto de vista das dilataes possveis. Para a sua realizao, necessrio um binrio de suporte especfico (cdigo de artigo AM002).

Fases para a realizao: colocar o binrio de suporte na camada inferior (o painel isolante ser acoplado dos lados) encastrar a faixa perimetral no interior do perfil cortar a banda perimetral executando furos para permitir a passagem dos tubos enrolar o tubo de passagem com a respectiva bainha isolante

78

FASE 5: COLOCAO DO PAINEL ISOLANTE Completada a colocao da faixa perimetral, possvel proceder cobertura da superfcie a aquecer com a colocao das placas em polistireno expandido. Em seguida, veremos este procedimento utilizando o painel isolante pr-moldado, com juntas em relevo para ancoragem dos tubos. (Cdigo dos artigos: BIP3050035 - BIP4550030 BIP6050025). Estas placas desenvolvem uma dupla funo de isolamento, contendo e absorvendo eventuais disperses trmicas e acsticas. O entalhe especial colocado de forma que o painel seguinte se sobreponha ao encaixe do anterior, permitindo um encaixe imediato e garantindo solidez estrutura isolante. Em seguida fornecemos dois conselhos prticos de colocao: comear a colocao do painel a partir da parede mais comprida ou da parede oposta porta de entrada do local, de forma a limitar uma passagem intil sobre as placas e eliminando assim o risco de danificar as juntas. colocar os painis em filas desfasadas reduzindo a possibilidade de uma elevao da estrutura isolante, que se pode verificar sobretudo devido a desconexes da camada inferior ou a uma possvel rigidez do tubo nas curvas. possvel cortar as placas com um x-acto de lmina rgida e os desperdcios, de forem de dimenses adequadas, podem ser reutilizados. fundamental que os painis isolantes, durante a colocao sejam bem pressionados contra a faixa perimetral e que a folha transparente desta ltima permanea elevada sobre o painel, para garantir um melhor isolamento e evitar possveis infiltraes da massa de cimento durante a sua colocao.

79

FASE 6: MONTAGEM DOS CIRCUITOS Terminada a colocao de todas as placas isolantes, continuar com a colocao dos tubos. Antes de iniciar a operao, verificar no projecto o local a partir do qual iniciar, o passo de colocao a seguir, os comprimentos e as passagens. Os circuitos devem ser realizados de forma consecutiva, evitando que as linhas de alimentao do colector s serpentinas se sobreponham. A colocao do tubo deve comear a partir do colector de descarga e, se a tipologia do circuito for em caracol, recomendvel comear do exterior para o centro do local. Durante esta operao, o passo de colocao entre os tubos deve ser o dobro em relao ao passo previsto pelo projecto, para dar espao para os tubos de retorno do colector. Exemplo: Passo de colocao previsto pelo projecto fornecido ao instalador: 100 [mm]
1) passo de colocao do tubo exclusivo de descarga do circuito 200[mm] 2) passo de colocao do tubo entre descarga e retorno do circuito 100[mm]

Para a curvatura do tubo, fundamental respeitar os raios mnimos indicados nas fichas tcnicas do produto, de forma a evitar possveis estrangulamentos ou estreitamentos de seco que podem influenciar o fluxo do fluido no interior.

Na fase de projectao, pode ser necessria a realizao de zonas perimetrais que normalmente so utilizadas onde as disperses trmicas so maiores (por exemplo, grandes superfcies com janelas ou paredes muito dispersantes), em que os passos de colocao so reduzidos para gerar um maior fluxo trmico. Estas zonas podem ser realizadas com um circuito independente ou com parte do prprio circuito de aquecimento.

80

zona marginal circuito nico de aquecimento

zona marginal com circuito independente

Terminada a colocao da espira, ligar os tubos de descarga e os tubos de retorno ao colector de distribuio atravs das unies especficas Eurocono. Cdigo de artigo unio (158107163) em caso de utilizao de tubo multicamadas dimetro 16x2 Cdigo de artigo unio (158107173) em caso de utilizao de tubo Pe-X dimetro 17x2 Cdigo de artigo unio (158107203) em caso de utilizao de tubo Pe-X dimetro 20x2 Completada a montagem de cada circuito, recomendvel identificar cada um com o nmero previsto no projecto, ou com o nome do local onde pertence, desta forma ser fcil reconhecer cada circuito em futuras operaes de manuteno do sistema ou possvel aplicao de actuadores termo-elctricos. Em caso de utilizao de tubos Pe-X necessrio colocar a sada da caixa das curvas de orientao do tubo (cdigo de artigo BAT16180-BAT2000) que ajudam a garantir a direco correcta. Depois de terminadas as operaes de colocao, quer seja utilizado tubo tipo Pe-X ou multicamadas, necessrio isolar todas as descargas e retornos que saem do colector, de forma a impedir o sobreaquecimento e diferena de temperatura entre essa zona e as outras.
Detalhes da colocao de um sistema de pavimento IVR

81

FASE 7: ENCHIMENTO DO SISTEMA Depois de verificada a colocao correcta de todas as serpentinas e da ligao do colector rede de distribuio, prosseguir com o enchimento de cada circuito, prestando especial ateno ventilao do ar. Em seguida, iremos demonstrar a sucesso correcta de passos. 1) Fechar todos os circuitos que intervm no colector de descarga, fechando os medidores de fluxo.

2) No colector de retorno, fechar todas as vlvulas termoestabilizveis.

3) Ligar um simples tubo de borracha para a gua da torneira de carga/descarga do colector de retorno realizando uma conduta de descarga do sistema. 4) Ligar ao colector de descarga, bem como ao colector de retorno, um tubo adicional com a rede de distribuio da gua sanitria, realizando uma conduta de carga do sistema.

5) Abrir a torneira de carga/descarga nos colectores de descarga e retorno utilizando a respectiva chave quadrada fornecida. Carregar o primeiro circuito abrindo a respectiva vlvula termoestabilizvel e o seu medidor de fluxo de referncia. Com esta operao, ser feita a purga total do ar do tubo de descarga do circuito em questo. Deve-se repetir a mesma operao em todas as sadas do colector, lembrando sempre de manter aberto apenas o circuito a purgar; os outros circuitos devem permanecer fechados, evitando desta forma que o ar em sada entre nos circuitos j carregados.

82

FASE 8: VERIFICAO DO SISTEMA Depois de carregado o sistema, necessrio submeter os circuitos ao controlo de estanqueidade, atravs de um teste de presso da gua, depois de reabertos os circuitos. Segundo o previstos na norma UNI EN 1264-4 a presso utilizada no teste deve ser duas vezes superior presso de funcionamento, com um mnimo de 6 bar. O sistema dever permanecer sob presso durante a colocao do beto. A ausncia de perdas e a presso utilizada devem ser especificadas num relatrio de teste. importante verificar se no existem perdas nos tubos. Por este motivo, o sistema deve ser mantido sob presso durante pelo menos 24 horas. Caso exista risco de gelo, necessrio tomar as medidas adequadas, tais como o uso de produtos anti-gelo ou o condicionamento do edifcio. Se o funcionamento normal do sistema no exige medidas de proteco anti-gelo adicionais, estas ltimas devem ser drenadas e o sistema deve ser purgado com pelo menos 3 mudanas de gua. FASE 9: COLOCAO DA FUNDAO Verificada a ausncia de perdas nos tubos, possvel proceder colocao da fundao com jacto aditivado. Esta operao no deve ser executada com uma temperatura ambiente inferior a 5 C e, depois de colocada a fundao, a diviso deve ser mantida a esta temperatura durante pelo menos 3 dias (UNI EN 12644). Na produo da massa de areia e cimento deve ser considerado o aditivo fluidificante na seguinte medida: 1 kg de aditivo por cada 100 kg de cimento puro. A sua utilizao torna o beto mais fcil de trabalhar e garante uma melhor cobertura dos circuitos e maior eficincia trmica do sistema. O ciclo completo de secagem da fundao antes da colocao do pavimento deve durar pelo menos 21 dias em ar calmo. As camadas inferiores que cobrem os tubos do sistema de painis podem ser reforadas com armadura de rede electrosoldada. Esta caracterstica particularmente indicada para a colocao de mrmores, granitos e placas que tenham de suportar cargas particulares (garagens, armazns, etc.). Como indicao, a armadura dever ser posicionada a meio da fundao, interrompida prximo das juntas de dilatao e afastada do rodap perimetral. aconselhvel colocar uma rede fina com malhas de 10 cm. Para cargas especiais punctiformes e elevadas, deve ser feita uma anlise por parte do tcnico de cimento armado. No caso de fundaes de espessura reduzida, aconselha-se a substituio de rede metlica pela utilizao de fibras de polipropileno.

83

FASE 10: ARRANQUE DO SISTEMA Terminada a secagem da fundao, proceder ao arranque do sistema, que deve ser executado 21 dias depois da colocao da camada de cimento. O aquecimento inicial comea a uma temperatura de alimentao compreendida entre 20 C e 25 C, que deve ser mantida durante pelo menos trs dias. Em seguida, devese aumentar 5 C por dia at atingir a temperatura mxima de projecto (cerca de 40-45 C), que deve ser mantida durante pelo menos 4 dias. Este procedimento permite obter uma secagem final da fundao sem criar rupturas. Terminada esta fase, proceder ao arrefecimento gradual diminuindo cerca de 10 C por dia temperatura de descarga. FASE 11: LQUIDO ANTI-ALGAS Imediatamente aps a operao de arranque do sistema (com o sistema frio e parado), aconselhvel carregar nos tubos o lquido anti-algas, uma soluo de proteco anti-formao de crostas, com o objectivo de evitar a corroso dos sistemas e dos tubos. A concentrao necessria de aditivo de 0,5 % - 1% em relao quantidade total de gua presente no sistema. aconselhvel repetir a operao uma vez por ano para continuar a activar a proteco no seu grau de mxima eficincia. FASE 12: PAVIMENTAO A colocao do revestimento superficial deve ser executada apenas aps ser atingida a temperatura ambiente da fundao. Durante esta operao, fundamental respeitar as juntas de dilatao/fraccionamento, evitando possveis rupturas do revestimento.

84

FASES DE INSTALAO: SISTEMA REDE


FASE 1: CONTROLOS PRELIMINARES Antes de proceder realizao do sistema de aquecimento de pavimento, necessrio executar alguns controlos directamente no local da obra: verificar se as quotas de pavimento disposio so as previstas pelo esquema de colocao fornecido. verificar se a qualidade da superfcie da camada inferior uniforme, lisa, nivelada e limpa de eventuais cavidades ou fragmentos. verificar se a tipologia de revestimento (cermica, madeira, etc.) que ser aplicada a prevista pelo projecto do sistema. FASE 2: COLOCAO DA CAIXA E DO RESPECTIVO COLECTOR DE DISTRIBUIO A primeira operao, depois de efectuada a passagem das colunas montantes, instalar a caixa metlica que aloja o colector, respeitando as indicaes projectuais fornecidas pelo instalador. muito importante a altura da caixa, que dever ser colocada a uma quota superior ao plano de colocao dos circuitos, garantindo desta forma a ventilao do sistema. Proceder com a insero do colector e respectiva ligao atravs de vlvulas de esfera s colunas montantes.

FASE 3: FIXAO DA FAIXA PERIMETRAL Depois da instalao da caixa e do colector, colar o lado adesivo da faixa perimetral ao longo do permetro do sistema, de forma a permitir ao pavimento suportar as diferenas de temperatura e os ajustamentos estruturais. Esta faixa isolante deve ligar verticalmente a base de suporte superfcie do pavimento terminado, permitindo camada inferior mover-se alguns milmetros. Junto s arestas e cantos das paredes, pode ser necessrio cortar ligeiramente a faixa isolante de forma a melhorar o seu contacto com as paredes, evitando possveis infiltraes da massa de cimento durante a colocao da fundao.

85

Uma outra medida para evitar este inconveniente colocar a pelcula transparente acoplada faixa perimetral por cima do painel isolante. A parte superior da banda perimetral em excesso, depois de terminado o pavimento, ter de ser cortada apenas quando toda a cobertura do pavimento estiver completa.

FASE 4: REALIZAO DAS JUNTAS DE DILATAO Para evitar a possibilidade de dilataes, fracturas ou fissuras da fundao, pode ser necessria a colocao de juntas de dilatao e fraccionamento, tal como previsto na norma UNI EN 1264-4. A norma indica que sejam divididas com juntas de dilatao as superfcies com mais de 40 m2 com um comprimento mximo de 8 m; no caso de divises rectangulares, as superfcies das juntas podem ultrapassar estas dimenses, com uma relao mxima de comprimento de 2 para 1. Tambm devem ser reduzidas a formas rectangulares ou quadradas todas as superfcies irregulares. As juntas devem atravessar toda a fundao, separando os vrios componentes, redes, tubos, fundao e revestimento superficial. Ao atravessar as juntas, os tubos do sistema devem ser rigorosamente protegidos com uma bainha especfica (com pelo menos 30 cm de comprimento) para evitar possveis danos devido s solicitaes mecnicas. Caso existam juntas estruturais, absolutamente necessrio t-las em conta nas juntas de dilatao. A realizao das juntas est prevista tambm junto s portas para separar as diferentes divises do ponto de vista das possveis dilataes. Para a sua realizao necessrio o binrio especfico de suporte (cdigo artigo BAM002). Fases para a realizao: colocar o binrio de suporte na camada inferior (o painel isolante ser acoplado dos lados) encastrar a faixa perimetral no interior do perfil cortar a banda perimetral executando furos para permitir a passagem dos tubos enrolar o tubo de passagem com a respectiva bainha isolante

86

FASE 5: COLOCAO DO PAINEL ISOLANTE Completada a colocao da faixa perimetral, possvel proceder cobertura da superfcie a aquecer atravs da colocao do painel isolante. Em seguida, veremos este procedimento utilizando placas em polistireno extrudido (cdigo de artigos: BIE200035 BIE300035 BIE400035). Disponveis em trs alturas, sem entalhes e pelcula anti-vapor. possvel cortar as placas com um x-acto de lmina rgida e os desperdcios, de forem de dimenses adequadas, podem ser reutilizados. fundamental que os painis isolantes, durante a colocao sejam bem pressionados contra a faixa perimetral e que a folha transparente desta ltima permanea elevada sobre o painel, para garantir um melhor isolamento e evitar possveis infiltraes da massa de cimento durante a sua colocao. Em seguida fornecemos dois conselhos prticos de colocao: comear a colocao do painel a partir da parede mais comprida ou da parede oposta porta de entrada do local, de forma a limitar uma passagem intil sobre as placas e eliminando assim o risco de danific-las. colocar os painis em filas desfasadas reduzindo a possibilidade de uma elevao da estrutura isolante, que se pode verificar sobretudo devido a desconexes da camada inferior ou a uma possvel rigidez do tubo nas curvas. FASE 6: COLOCAO DA PELCULA EM POLIETILENO Terminada a colocao de todas as placas isolantes, continuar com a colocao da folha em polietileno (cdigo de artigo BAM15002) com 0,2 [mm] de espessura sobre o isolamento trmico, sobreposto em 8 [cm] prximo das juntas, at encontrar a faixa de rebordo. Esta folha tem como funo proteger o isolante da humidade e evitar possveis infiltraes de massa de cimento at caldeira inferior. aconselhvel colocar partindo da porta, de forma que as junes no entrem em conflito, abrindo-se, com o jacto da fundao, que se realiza sempre da parede para a porta, especialmente se se trata de fundaes fluidas.

87

FASE 7: COLOCAO DE REDE ELECTROSOLDADA As redes metlicas com p de suporte devem ser colocadas sobre a pelcula de polietileno, prestando ateno para no danificar nem a pelcula nem o isolante por baixo. Estas filhas devem ser ligadas entre si de forma a formar uma continuidade na estrutura. Na gama IVR existem duas tipologias de rede: cdigo: BAT553 com malha 50 [mm] x 50 [mm], adequada para um passo de colocao de 50 [mm] ou mltiplos. cdigo: BAT10103: com malha 100 [mm] x 100 [mm], adequada para um passo de colocao de 100 [mm] ou mltiplos. A escolha de uma das duas tipologias ditada directamente pelo projectista.

FASE 8: COLOCAO DOS CLIPS O elemento de suporte do tubo consiste num clip especial em material plstico cdigo: BAT1700R. Graas sua construo particular, no momento em que o tubo encastrado na parte alta dos clips, a parte baixa encastra-se na rede de suporte, com um efeito recproco de estanqueidade. Estes podem ser aplicados manualmente ou com uma ferramenta especfica. A quantidade mdia de clips utilizados para esta tipologia de sistema de 2 unidades/m de tubo instalado. As suas dimenses especiais permitem acolher tubos com dimetro externo de 17 [mm].

88

FASE 9: MONTAGEM DOS CIRCUITOS Terminada a colocao de todas as placas isolantes, continuar com a colocao dos tubos. Antes de iniciar a operao, verificar no projecto o local a partir do qual iniciar, o passo de colocao a seguir, os comprimentos e as passagens. Os circuitos devem ser realizados de forma consecutiva, evitando que as linhas de alimentao do colector s serpentinas se sobreponham. A colocao do tubo deve comear a partir do colector de descarga e, se a tipologia do circuito for em caracol, recomendvel comear do exterior para o centro do local. Durante esta operao, o passo de colocao entre os tubos deve ser o dobro em relao ao passo previsto pelo projecto, para dar espao para os tubos de retorno do colector. Exemplo: Passo de colocao previsto pelo projecto fornecido ao instalador: 100 [mm]
1) passo de colocao do tubo exclusivo de descarga do circuito 200[mm] 2) passo de colocao do tubo entre descarga e retorno do circuito 100[mm]

Para a curvatura do tubo, fundamental respeitar os raios mnimos indicados nas fichas tcnicas do produto, de forma a evitar possveis estrangulamentos ou estreitamentos de seco que podem influenciar o fluxo do fluido no interior.

Na fase de projectao, pode ser necessria a realizao de zonas perimetrais que normalmente so utilizadas onde as disperses trmicas so maiores (por exemplo, grandes superfcies com janelas ou paredes muito dispersantes), em que os passos de colocao so reduzidos para gerar um maior fluxo trmico. Estas zonas podem ser realizadas com um circuito independente ou com parte do prprio circuito de aquecimento.

89

zona marginal circuito nico de aquecimento

zona marginal com circuito independente

Terminada a colocao da espira, ligar os tubos de descarga e os tubos de retorno ao colector de distribuio atravs das unies especficas Eurocono. Cdigo de artigo unio (158107163) em caso de utilizao de tubo multicamadas dimetro 16x2. Cdigo de artigo unio (158107173) em caso de utilizao de tubo Pe-X dimetro 17x2. Cdigo de artigo unio (158107203) em caso de utilizao de tubo Pe-X dimetro 20x2.

Completada a montagem de cada circuito, recomendvel identificar cada um com o nmero previsto no projecto, ou com o nome do local onde pertence, desta forma ser fcil reconhecer cada circuito em futuras operaes de manuteno do sistema ou possvel aplicao de actuadores termo-elctricos. Em caso de utilizao de tubos Pe-X necessrio colocar a sada da caixa das curvas de orientao do tubo (cdigo de artigo BAT16180-BAT2000) que ajudam a garantir a direco correcta. Depois de terminadas as operaes de colocao, quer seja utilizado tubo tipo Pe-X ou multicamadas, necessrio isolar todas as descargas e retornos que saem do colector, de forma a impedir o sobreaquecimento e diferena de temperatura entre essa zona e as outras.
Detalhes da colocao de um sistema de pavimento IVR

90

FASE 10: ENCHIMENTO DO SISTEMA Depois de verificada a colocao correcta de todas as serpentinas e da ligao do colector rede de distribuio, prosseguir com o enchimento de cada circuito, prestando especial ateno ventilao do ar. Em seguida, iremos demonstrar a sucesso correcta de passos. 1) Fechar todos os circuitos que intervm no colector de descarga, fechando os medidores de fluxo.

2) No colector de retorno, fechar todas as vlvulas termoestabilizveis.

3) Ligar um simples tubo de borracha para a gua da torneira de carga/descarga do colector de retorno realizando uma conduta de descarga do sistema. 4) Ligar ao colector de descarga, bem como ao colector de retorno, um tubo adicional com a rede de distribuio da gua sanitria, realizando uma conduta de carga do sistema.

5) Abrir a torneira de carga/descarga nos colectores de descarga e retorno utilizando a respectiva chave quadrada fornecida. Carregar o primeiro circuito abrindo a respectiva vlvula termoestabilizvel e o seu medidor de fluxo de referncia. Com esta operao, ser feita a purga total do ar do tubo de descarga do circuito em questo. Deve-se repetir a mesma operao em todas as sadas do colector, lembrando sempre de manter aberto apenas o circuito a purgar; os outros circuitos devem permanecer fechados, evitando desta forma que o ar em sada entre nos circuitos j carregados.

91

FASE 11: VERIFICAO DO SISTEMA Depois de carregado o sistema, necessrio submeter os circuitos ao controlo de estanqueidade, atravs de um teste de presso da gua, depois de reabertos os circuitos. Segundo o previstos na norma UNI EN 1264-4 a presso utilizada no teste deve ser duas vezes superior presso de funcionamento, com um mnimo de 6 bar. O sistema dever permanecer sob presso durante a colocao do beto. A ausncia de perdas e a presso utilizada devem ser especificadas num relatrio de teste. importante verificar se no existem perdas nos tubos. Por este motivo, o sistema deve ser mantido sob presso durante pelo menos 24 horas. Caso exista risco de gelo, necessrio tomar as medidas adequadas, tais como o uso de produtos anti-gelo ou o condicionamento do edifcio. Se o funcionamento normal do sistema no exige medidas de proteco anti-gelo adicionais, estas ltimas devem ser drenadas e o sistema deve ser purgado com pelo menos 3 mudanas de gua. FASE 12: COLOCAO DA FUNDAO Verificada a ausncia de perdas nos tubos, possvel proceder colocao da fundao com jacto aditivado. Esta operao no deve ser executada com uma temperatura ambiente inferior a 5 C e, depois de colocada a fundao, a diviso deve ser mantida a esta temperatura durante pelo menos 3 dias (UNI EN 1264-4). Na produo da massa de areia e cimento deve ser considerado o aditivo fluidificante na seguinte medida: 1 kg de aditivo por cada 100 kg de cimento puro. A sua utilizao torna o beto mais fcil de trabalhar e garante uma melhor cobertura dos circuitos e maior eficincia trmica do sistema. O ciclo completo de secagem da fundao antes da colocao do pavimento deve durar pelo menos 21 dias em ar calmo. As camadas inferiores que cobrem os tubos do sistema de painis podem ser reforadas com armadura de rede electrosoldada. Esta caracterstica particularmente indicada para a colocao de mrmores, granitos e placas que tenham de suportar cargas particulares (garagens, armazns, etc.). Como indicao, a armadura dever ser posicionada a meio da fundao, interrompida prximo das juntas de dilatao e afastada do rodap perimetral. aconselhvel colocar uma rede fina com malhas de 10 cm. Para cargas especiais punctiformes e elevadas, deve ser feita uma anlise por parte do tcnico de cimento armado. No caso de fundaes de espessura reduzida, aconselha-se a substituio de rede metlica pela utilizao de fibras de polipropileno. FASE 13: ARRANQUE DO SISTEMA Terminada a secagem da fundao, proceder ao arranque do sistema, que deve ser executado 21 dias depois da colocao da camada de cimento. O aquecimento inicial comea a uma temperatura de alimentao compreendida entre 20 C e 25 C, que deve ser mantida durante pelo menos trs dias. Em seguida, deve-se aumentar 5 C por dia at atingir a temperatura mxima de projecto (cerca de 40-45 C), que deve ser mantida durante pelo menos 4 dias. Este procedimento permite obter uma secagem final da fundao sem criar rupturas. Terminada esta fase, proceder ao arrefecimento gradual diminuindo cerca de 10 C por dia temperatura de descarga.

FASE 14: LQUIDO ANTI-ALGAS Imediatamente aps a operao de arranque do sistema (com o sistema frio e parado), aconselhvel carregar nos tubos o lquido anti-algas, uma soluo de proteco anti-formao de crostas, com o objectivo de evitar a corroso dos sistemas e dos tubos. A concentrao necessria de aditivo de 0,5 % - 1% em relao quantidade total de gua presente no sistema. aconselhvel repetir a operao uma vez por ano para continuar a activar a proteco no seu grau de mxima eficincia. FASE 15: PAVIMENTAO A colocao do revestimento superficial deve ser executada apenas aps ser atingida a temperatura ambiente da fundao. Durante esta operao, fundamental respeitar as juntas de dilatao/fraccionamento, evitando possveis rupturas do revestimento.

92

FASES DE INSTALAO: SISTEMA A SECO


FASE 1: CONTROLOS PRELIMINARES Antes de proceder realizao do sistema de aquecimento de pavimento, necessrio executar alguns controlos directamente no local da obra: verificar se as quotas de pavimento disposio so as previstas pelo esquema de colocao fornecido. verificar se a qualidade da superfcie da camada inferior uniforme, lisa, nivelada e limpa de eventuais cavidades ou fragmentos. verificar se a tipologia de revestimento (cermica, madeira, etc.) que ser aplicada a prevista pelo projecto do sistema. FASE 2: COLOCAO DA CAIXA E DO RESPECTIVO COLECTOR DE DISTRIBUIO A primeira operao, depois de efectuada a passagem das colunas montantes, instalar a caixa metlica que aloja o colector, respeitando as indicaes projectuais fornecidas pelo instalador. muito importante a altura da caixa, que dever ser colocada a uma quota superior ao plano de colocao dos circuitos, garantindo desta forma a ventilao do sistema. Proceder com a insero do colector e respectiva ligao atravs de vlvulas de esfera s colunas montantes.

FASE 3: FIXAO DA FAIXA PERIMETRAL Depois da instalao da caixa e do colector, colar o lado adesivo da faixa perimetral ao longo do permetro do sistema, de forma a permitir ao pavimento suportar as diferenas de temperatura e os ajustamentos estruturais. Esta faixa isolante deve ligar verticalmente a base de suporte superfcie do pavimento terminado, permitindo camada inferior mover-se alguns milmetros. Junto s arestas e cantos das paredes, pode ser necessrio cortar ligeiramente a faixa isolante de forma a melhorar o seu contacto com as paredes.

93

A parte superior da banda perimetral em excesso, depois de terminado o pavimento, ter de ser cortada apenas quando toda a cobertura do pavimento estiver completa.

FASE 4: COLOCAO DO PAINEL ISOLANTE Completada a colocao da faixa perimetral, possvel proceder cobertura da superfcie a aquecer com a colocao das placas em polistireno expandido. Em seguida, veremos este procedimento utilizando o sistema a seco com placas especficas isolantes (cdigo de artigo: BIS2516703). Graas aos tempos de realizao curtos, espessura reduzida da fundao e ao peso reduzido, o sistema a seco ideal para trabalhos de reestruturao ou casas com guas-furtadas. possvel realizar o sistema de aquecimento de pavimento em apenas 4-5 [cm]. A pr-moldagem das placas isolantes permite a aplicao no lado superior dos perfis de conduo trmica revestidos a alumnio, para encastrar os tubos de aquecimento e para a distribuio do calor. A funo principal destes perfis aumentar a superfcie de disperso em beneficio da performance do sistema. Este elemento termodifusor (cdigo de artigo: BAT11204) permite a ancoragem do tubo multicamadas IVR 16x2 [mm]. A sua quantidade por metro quadrado de isolante varia entre 6 e 4 unidades em funo do passo de colocao utilizado. Este ltimo vinculado pelo perfil do painel e pode ser de 167 ou 250 [mm]. possvel cortar as placas com um x-acto de lmina rgida e os desperdcios, de forem de dimenses adequadas, podem ser reutilizados.

94

fundamental que os painis isolantes, durante a colocao sejam bem pressionados contra a faixa perimetral e que a folha transparente desta ltima permanea elevada sobre o painel para garantir um melhor isolamento.

FASE 5: MONTAGEM DOS CIRCUITOS


Exemplo de um possvel esquema de colocao de um sistema a seco

Terminada a colocao de todas as placas isolantes, continuar com a colocao dos tubos. Antes de iniciar a operao, verificar no projecto o local a partir do qual iniciar, o passo de colocao a seguir, os comprimentos e as passagens. Os circuitos devem ser realizados de forma consecutiva, evitando que as linhas de alimentao do colector s serpentinas se sobreponham.

Terminada a colocao da espira, ligar os tubos de descarga e os tubos de retorno ao colector de distribuio atravs das unies especficas Eurocono. Cdigo de artigo unio (BRA1620ME) em caso de utilizao de tubo multicamadas dimetro 16x2

95

Completada a montagem de cada circuito, recomendvel identificar cada um com o nmero previsto no projecto, ou com o nome do local onde pertence, desta forma ser fcil reconhecer cada circuito em futuras operaes de manuteno do sistema ou possvel aplicao de actuadores termo-elctricos. Depois de terminadas as operaes de colocao necessrio isolar todas as descargas e retornos que saem do colector, de forma a impedir o sobreaquecimento e diferena de temperatura entre essa zona e as outras.
Detalhes da colocao de um sistema de pavimento IVR

FASE 6: ENCHIMENTO DO SISTEMA Depois de verificada a colocao correcta de todas as serpentinas e da ligao do colector rede de distribuio, prosseguir com o enchimento de cada circuito, prestando especial ateno ventilao do ar. Em seguida, iremos demonstrar a sucesso correcta de passos. 1) Fechar todos os circuitos que intervm no colector de descarga, fechando os medidores de fluxo.

2) No colector de retorno, fechar todas as vlvulas termoestabilizveis.

96

3) Ligar um simples tubo de borracha para a gua da torneira de carga/descarga do colector de retorno realizando uma conduta de descarga do sistema. 4) Ligar ao colector de descarga, bem como ao colector de retorno, um tubo adicional com a rede de distribuio da gua sanitria, realizando uma conduta de carga do sistema.

5) Carregar o primeiro circuito abrindo a respectiva vlvula termo-estabilizvel e o seu medidor de fluxo de referncia. Com esta operao, ser feita a purga total do ar do tubo de descarga do circuito em questo. Deve-se repetir a mesma operao em todas as sadas do colector, lembrando sempre de manter aberto apenas o circuito a purgar; os outros circuitos devem permanecer fechados, evitando desta forma que o ar em sada entre nos circuitos j carregados.

FASE 7: VERIFICAO DO SISTEMA Depois de carregado o sistema, necessrio submeter os circuitos ao controlo de estanqueidade, atravs de um teste de presso da gua, depois de reabertos os circuitos. Segundo o previstos na norma UNI EN 1264-4 a presso utilizada no teste deve ser duas vezes superior presso de funcionamento, com um mnimo de 6 bar. O sistema dever permanecer sob presso durante a colocao do beto. A ausncia de perdas e a presso utilizada devem ser especificadas num relatrio de teste. importante verificar se no existem perdas nos tubos. Por este motivo, o sistema deve ser mantido sob presso durante pelo menos 24 horas. Caso exista risco de gelo, necessrio tomar as medidas adequadas, tais como o uso de produtos anti-gelo ou o condicionamento do edifcio. Se o funcionamento normal do sistema no exige medidas de proteco antigelo adicionais, estas ltimas devem ser drenadas e o sistema deve ser purgado com pelo menos 3 mudanas de gua. FASE 8: COLOCAO DA FUNDAO Verificada a ausncia de perdas nos tubos, possvel proceder de duas formas diferentes em funo das dimenses e das cargas. Com a primeira soluo, possvel aplicar directamente em contacto com os elementos de madeira lamelar com encaixe, evitando o auxlio de colas que podem danificar ou derreter o painel isolante.

97

Com a segunda soluo, possvel aplicar uma fundao pr-fabricada a seco directamente em contacto com os elementos. A espessura pode variar de 18 a 25 [mm]. Depois de terminada a colocao, podese colar o revestimento superficial final pretendido (cermica, madeira laminada, etc.) fundao.

FASE 9: ARRANQUE DO SISTEMA Terminada a secagem da fundao, proceder ao arranque do sistema, que deve ser executado 21 dias depois da colocao da camada de cimento. O aquecimento inicial comea a uma temperatura de alimentao compreendida entre 20 C e 25 C, que deve ser mantida durante pelo menos trs dias. Em seguida, devese aumentar 5 C por dia at atingir a temperatura mxima de projecto (cerca de 40-45 C), que deve ser mantida durante pelo menos 4 dias. Este procedimento permite obter uma secagem final da fundao sem criar rupturas. Terminada esta fase, proceder ao arrefecimento gradual diminuindo cerca de 10 C por dia temperatura de descarga. FASE 10: LQUIDO ANTI-ALGAS Imediatamente aps a operao de arranque do sistema (com o sistema frio e parado), aconselhvel carregar nos tubos o lquido anti-algas, uma soluo de proteco anti-formao de crostas, com o objectivo de evitar a corroso dos sistemas e dos tubos. A concentrao necessria de aditivo de 0,5 % - 1% em relao quantidade total de gua presente no sistema. aconselhvel repetir a operao uma vez por ano para continuar a activar a proteco no seu grau de mxima eficincia.

98

FASES DE INSTALAO: SISTEMA LISO


FASE 1: CONTROLOS PRELIMINARES Antes de proceder realizao do sistema de aquecimento de pavimento, necessrio executar alguns controlos directamente no local da obra: verificar se as quotas de pavimento disposio so as previstas pelo esquema de colocao fornecido. verificar se a qualidade da superfcie da camada inferior uniforme, lisa, nivelada e limpa de eventuais cavidades ou fragmentos. verificar se a tipologia de revestimento (cermica, madeira, etc.) que ser aplicada a prevista pelo projecto do sistema. FASE 2: COLOCAO DA CAIXA E DO RESPECTIVO COLECTOR DE DISTRIBUIO A primeira operao, depois de efectuada a passagem das colunas montantes, instalar a caixa metlica que aloja o colector, respeitando as indicaes projectuais fornecidas pelo instalador. muito importante a altura da caixa, que dever ser colocada a uma quota superior ao plano de colocao dos circuitos, garantindo desta forma a ventilao do sistema. Proceder com a insero do colector e respectiva ligao atravs de vlvulas de esfera s colunas montantes.

FASE 3: FIXAO DA FAIXA PERIMETRAL Depois da instalao da caixa e do colector, colar o lado adesivo da faixa perimetral ao longo do permetro do sistema, de forma a permitir ao pavimento suportar as diferenas de temperatura e os ajustamentos estruturais. Esta faixa isolante deve ligar verticalmente a base de suporte superfcie do pavimento terminado, permitindo camada inferior mover-se alguns milmetros. Junto s arestas e cantos das paredes, pode ser necessrio cortar ligeiramente a faixa isolante de forma a melhorar o seu contacto com as paredes evitando desta forma possveis infiltraes da massa de cimento durante a colocao da fundao. Uma outra medida para evitar este inconveniente colocar a pelcula transparente acoplada faixa perimetral por cima do painel isolante.

99

Para facilitar a operao, aconselhamos o movimento no sentido dos ponteiros do relgio, deixando que o rolo se desenrole direita e passando de uma diviso para a outra sem interromper a faixa. A parte superior da banda perimetral em excesso, depois de terminado o pavimento, ter de ser cortada apenas quando toda a cobertura do pavimento estiver completa.

FASE 4: REALIZAO DAS JUNTAS DE DILATAO Para evitar a possibilidade de dilataes, fracturas ou fissuras da fundao, pode ser necessria a colocao de juntas de dilatao e fraccionamento, tal como previsto na norma UNI EN 1264-4. A norma prev que sejam divididas com juntas de dilatao com mais de 40 m2 com um comprimento mximo de 8 m; no caso de divises rectangulares, as superfcies das juntas podem ultrapassar estas dimenses, com uma relao mxima de comprimento de 2 para 1. Tambm devem ser reduzidas a formas rectangulares ou quadradas todas as superfcies irregulares. As juntas devem atravessar toda a fundao, separando os vrios componentes, redes, tubos, fundao e revestimento superficial. Ao atravessar as juntas, os tubos do sistema devem ser rigorosamente protegidos com uma bainha especfica (com pelo menos 30 cm de comprimento) para evitar devido s solicitaes mecnicas. Caso estejam presentes juntas estruturais, absolutamente necessrio t-las em conta nas juntas A realizao das juntas prevista tambm junto s portas, para separar as vrias divises do ponto de vista das dilataes possveis. Para a sua realizao necessrio o binrio especfico de suporte (cdigo de artigo AM002). Fases para a realizao: colocar o binrio de suporte na camada inferior (o painel isolante ser acoplado dos lados) encastrar a faixa perimetral no interior do perfil cortar a banda perimetral executando furos para permitir a passagem dos tubos enrolar o tubo de passagem com a respectiva bainha isolante.

100

FASE 5: COLOCAO DO PAINEL ISOLANTE Completada a colocao da faixa perimetral, possvel proceder cobertura da superfcie a aquecer atravs da colocao dos rolos de painel isolante expandido. (Cdigo de artigo: BIL2050030 BIL3050030 BIL4050030). Esta tipologia de sistema permite uma boa velocidade de colocao para as mdias e grandes superfcies. O painel isolante protegido por cima por uma pelcula em material plstico aluminado. Tem como objectivo favorecer a troca por irradiao, proteger o isolante e ajudar colocao do tubo com traos desenhos distncia de 50 mm um do outro. Graas fita biadesiva presente num dos dois lados do rolo, possvel lig-lo a outro, criando desta forma uma superfcie homognea e sem fissuras. Coma ajuda de um x-acto, fcil e rpido cortar e moldar o isolante caso as paredes sejam irregulares. Conselhos prticos de colocao: comear a colocao do painel a partir da parede mais comprida ou da parede oposta porta de entrada do local, de forma a limitar uma passagem intil sobre do rolo e eliminando assim o risco de danific-lo.

Com este tipo de painel, so dois os sistemas de fixao que ligam o tubo fundao: os clips ou binrios de orientao do tubo. Graas a estes sistemas, impede-se que o tubo se mova no momento da colocao da fundao.

101

FASE 6: MONTAGEM DOS CIRCUITOS Terminada a colocao de todas as placas isolantes, continuar com a colocao dos tubos. Antes de iniciar a operao, verificar no projecto o local a partir do qual iniciar, o passo de colocao a seguir, os comprimentos e as passagens. Os circuitos devem ser realizados de forma consecutiva, evitando que as linhas de alimentao do colector s serpentinas se sobreponham. A colocao do tubo deve comear a partir do colector de descarga e, se a tipologia do circuito for em caracol, recomendvel comear do exterior para o centro do local. Durante esta operao, o passo de colocao entre os tubos deve ser o dobro em relao ao passo previsto pelo projecto, para dar espao para os tubos de retorno do colector. Exemplo: Passo de colocao previsto pelo projecto fornecido ao instalador: 100 [mm]
1) passo de colocao do tubo exclusivo de descarga do circuito 200[mm] 2) passo de colocao do tubo entre descarga e retorno do circuito 100[mm]

Para a curvatura do tubo, fundamental respeitar os raios mnimos indicados nas fichas tcnicas do produto, de forma a evitar possveis estrangulamentos ou estreitamentos de seco que podem influenciar o fluxo do fluido no interior.

Na fase de projectao, pode ser necessria a realizao de zonas perimetrais que normalmente so utilizadas onde as disperses trmicas so maiores (por exemplo, grandes superfcies com janelas ou paredes muito dispersantes), em que os passos de colocao so reduzidos para gerar um maior fluxo trmico. Estas zonas podem ser realizadas com um circuito independente ou com parte do prprio circuito de aquecimento.

102

zona marginal circuito nico de aquecimento

zona marginal com circuito independente

A tipologia de colocao definida na fase de projectao pelo tcnico, que define o mtodo de aplicao apropriado em funo do tipo de painel e das exigncias do edifcio. O sistema em caracol invertido tipicamente realizado nas instalaes civis. A grande vantagem garantir uma distribuio do calor mais uniforme no mesmo local, uma vez que a descarga e retorno esto sempre juntos e a diferena de temperaturas entre os dois sempre muito reduzida. Pelo contrrio, o sistema de colocao em serpentina tipicamente realizado nas instalaes em grandes superfcies, como por exemplo, lojas, garagens, armazns. Este sistema muito rpido e prtico, garantindo os nveis de conforto adequados s necessidades efectivas.

colocao do circuito em caracol

colocao do circuito em serpentina

Para a colocao dos sistemas de irradiao no painel isolante em rolos, propormos dois sistemas de fixao diferentes: COM BINRIOS DE ORIENTAO DO TUBO: Com este sistema, o tubo fixado ao painel isolante com a ajuda de barras em material plstico com 1 [m] de comprimento, cujo perfil particular permite, alm do bloqueio do tubo, um passo de colocao mnimo de 50 [mm]. Utilizando este sistema, a colocao do circuito aconselhada em serpentina. Em geral, a colocao das faixas de binrio de orientao do tubo efectuada a uma distncia de 1 - 1,5 [m] uma da outra. A fixao dos binrios ao painel isolante pode ser executada com a ajuda de uma faixa biadesiva ou com clips simples de fixao cdigo BAT16200M. Para uma correcta estanqueidade, colocar 2 clips por cada metro linear de binrio instalado.

103

COM CLIPS DE FIXAO: A colocao do tubo com a ajuda de clips reduz a superfcie de contacto entre o tubo e o painel isolante, para benefcio da troca trmica. A fixao ao painel destes clips especiais (cdigo de artigo BAT16200T) feita graas pistola tacker (cdigo de artigo BATP000T) que facilita a colocao ao operador, que se pode manter numa posio erecta. aconselhvel executar este tipo de colocao com dois operadores, um especfico para a colocao do tubo, o outro para a fixao do painel. Terminada a colocao da espira, ligar os tubos de descarga e os tubos de retorno ao colector de distribuio atravs das unies especficas Eurocono. Cdigo de artigo unio (158107173) em caso de utilizao de tubo Pe-X dimetro 17x2. Cdigo de artigo unio (158107173) em caso de utilizao de tubo Pe-X dimetro 17x2. Cdigo de artigo unio (158107203) em caso de utilizao de tubo Pe-X dimetro 20x2. Completada a montagem de cada circuito, recomendvel identificar cada um com o nmero previsto no projecto, ou com o nome do local onde pertence, desta forma ser fcil reconhecer cada circuito em futuras operaes de manuteno do sistema ou possvel aplicao de actuadores termo-elctricos. Em caso de utilizao de tubos Pe-X necessrio colocar a sada da caixa das curvas de orientao do tubo (cdigo de artigo BAT16180-BAT2000) que ajudam a garantir a direco correcta. Depois de terminadas as operaes de colocao, quer seja utilizado tubo tipo Pe-X ou multicamadas, necessrio isolar todas as descargas e retornos que saem do colector, de forma a impedir o sobreaquecimento e diferena de temperatura entre essa zona e as outras.
Detalhes da colocao de um sistema de pavimento IVR

104

FASE 7: ENCHIMENTO DO SISTEMA Depois de verificada a colocao correcta de todas as serpentinas e da ligao do colector rede de distribuio, prosseguir com o enchimento de cada circuito, prestando especial ateno ventilao do ar. Em seguida, iremos demonstrar a sucesso correcta de passos. 1) Fechar todos os circuitos que intervm no colector de descarga, fechando os medidores de fluxo.

2) No colector de retorno, fechar todas as vlvulas termoestabilizveis.

3) Ligar um simples tubo de borracha para a gua da torneira de carga/descarga do colector de retorno realizando uma conduta de descarga do sistema. 4) Ligar ao colector de descarga, bem como ao colector de retorno, um tubo adicional com a rede de distribuio da gua sanitria, realizando uma conduta de carga do sistema.

5) Abrir a torneira de carga/descarga nos colectores de descarga e retorno utilizando a respectiva chave quadrada fornecida. Carregar o primeiro circuito abrindo a respectiva vlvula termoestabilizvel e o seu medidor de fluxo de referncia. Com esta operao, ser feita a purga total do ar do tubo de descarga do circuito em questo. Deve-se repetir a mesma operao em todas as sadas do colector, lembrando sempre de manter aberto apenas o circuito a purgar; os outros circuitos devem permanecer fechados, evitando desta forma que o ar em sada entre nos circuitos j carregados.

105

FASE 8: VERIFICAO DO SISTEMA Depois de carregado o sistema, necessrio submeter os circuitos ao controlo de estanqueidade, atravs de um teste de presso da gua, depois de reabertos os circuitos. Segundo o previstos na norma UNI EN 1264-4 a presso utilizada no teste deve ser duas vezes superior presso de funcionamento, com um mnimo de 6 bar. O sistema dever permanecer sob presso durante a colocao do beto. A ausncia de perdas e a presso utilizada devem ser especificadas num relatrio de teste. importante verificar se no existem perdas nos tubos. Por este motivo, o sistema deve ser mantido sob presso durante pelo menos 24 horas. Caso exista risco de gelo, necessrio tomar as medidas adequadas, tais como o uso de produtos anti-gelo ou o condicionamento do edifcio. Se o funcionamento normal do sistema no exige medidas de proteco anti-gelo adicionais, estas ltimas devem ser drenadas e o sistema deve ser purgado com pelo menos 3 mudanas de gua. FASE 9: COLOCAO DA FUNDAO Verificada a ausncia de perdas nos tubos, possvel proceder colocao da fundao com jacto aditivado. Esta operao no deve ser executada com uma temperatura ambiente inferior a 5 C e, depois de colocada a fundao, a diviso deve ser mantida a esta temperatura durante pelo menos 3 dias (UNI EN 1264-4). Na produo da massa de areia e cimento deve ser considerado o aditivo fluidificante na seguinte medida: 1 kg de aditivo por cada 100 kg de cimento puro. A sua utilizao torna o beto mais fcil de trabalhar e garante uma melhor cobertura dos circuitos e maior eficincia trmica do sistema. O ciclo completo de secagem da fundao antes da colocao do pavimento deve durar pelo menos 21 dias em ar calmo. As camadas inferiores que cobrem os tubos do sistema de painis podem ser reforadas com armadura de rede electrosoldada. Esta caracterstica particularmente indicada para a colocao de mrmores, granitos e placas que tenham de suportar cargas particulares (garagens, armazns, etc.). Como indicao, a armadura dever ser posicionada a meio da fundao, interrompida prximo das juntas de dilatao e afastada do rodap perimetral. aconselhvel colocar uma rede fina com malhas de 10 cm. Para cargas especiais punctiformes e elevadas, deve ser feita uma anlise por parte do tcnico de cimento armado. No caso de fundaes de espessura reduzida, aconselhase a substituio de rede metlica pela utilizao de fibras de polipropileno. FASE 10: ARRANQUE DO SISTEMA Terminada a secagem da fundao, proceder ao arranque do sistema, que deve ser executado 21 dias depois da colocao da camada de cimento. O aquecimento inicial comea a uma temperatura de alimentao compreendida entre 20 C e 25 C, que deve ser mantida durante pelo menos trs dias. Em seguida, devese aumentar 5 C por dia at atingir a temperatura mxima de projecto (cerca de 40-45 C), que deve ser mantida durante pelo menos 4 dias. Este procedimento permite obter uma secagem final da fundao sem criar rupturas. Terminada esta fase, proceder ao arrefecimento gradual diminuindo cerca de 10 C por dia temperatura de descarga. FASE 11: LQUIDO ANTI-ALGAS Imediatamente aps a operao de arranque do sistema (com o sistema frio e parado), aconselhvel carregar nos tubos o lquido anti-algas, uma soluo de proteco anti-formao de crostas, com o objectivo de evitar a corroso dos sistemas e dos tubos. A concentrao necessria de aditivo de 0,5 % - 1% em relao quantidade total de gua presente no sistema. aconselhvel repetir a operao uma vez por ano para continuar a activar a proteco no seu grau de mxima eficincia. FASE 12: PAVIMENTAO A colocao do revestimento superficial deve ser executada apenas aps ser atingida a temperatura ambiente da fundao. Durante esta operao, fundamental respeitar as juntas de dilatao/fraccionamento, evitando possveis rupturas do revestimento.

106

TUBOS

108

TUBO EM POLIETILENO RETICULADO PE-Xa

Tubo em polietileno de alta densidade reticulado atravs do mtodo Engel com sistema de perxidos, com barreira anti-oxignio. Realizado com um processo especial de extruso de trs camadas que utiliza uma temperatura superior ao ponto de fuso cristalina e alta presso, capaz de activar os grupos perxidos presentes no polmero base. esta operao garante a homogeneidade do grau de reticulao em toda a massa do tubo, evitando presses adicionais ao tubo j formado. Graas a estas caractersticas, obtm-se uma ptima flexibilidade e manobrabilidade, que no comprometida pela aplicao da barreira anti-oxignio. particularmente adequado em sistemas onde antes eram utilizados tubos metlicos, excelente para sistemas de painis de irradiao de pavimento. Este tubo, se deformado mecanicamente por uso imprprio e posteriormente aquecido com ar quente a 135, torna-se transparente e, graas a uma reticulao molecular homognea, readquire a forma original conservando inalteradas a resistncia trmica e mecnica. Graas a esta sua extraordinria elasticidade, flexibilidade e manobrabilidade particularmente apreciado pelos instaladores. Apesar de a aplicao da barreira anti-oxignio no tubo, devemos sublinhar que o oxignio pode introduzir-se nos sistemas hidrulicos atravs de outros componentes como unies, caldeiras, etc. No nosso caso, este fenmeno pode dar lugar a fenmenos corrosivos dos componentes em metal, alm da formao de materiais viscosos que, com o passar do tempo, podem obstruir e provocar danos aos componentes do sistema. recomendvel utilizar, tal como recomenda a norma UNI EN1264-4/2003 Anexo A, tubos munidos e barreiras anti-oxignio; os tubos fornecidos pela IVR respondem a esta caracterstica. Em relao proteco do sistema contra agentes orgnicos, recomendvel utilizar aditivos como o aditivo anti-algas BAM100A.

109

DESCRIO TCNICA DO TUBO Caractersticas fsicas


BTA172100 BTA172240 BTA172600 BTA202100 BTA202240 BTA202600 Medida x s 17 x 2 17 x 2 17 x 2 20 x 2 20 x 2 20 x 2 Rolo Peso Volume gua Aspereza Densidade m g/m l/m mm kg/m3 100 240 96 0,13 0,007 951 600 100 240 125 0,2 0,007 951 600

Caractersticas trmicas
Medida Rolo x s m BTA172100 17 x 2 100 BTA172240 17 x 2 240 BTA172600 17 x 2 600 BTA202100 20 x 2 100 20 x 2 240 BTA202240 BTA202600 20 x 2 600 Temperatura Temperatura Condutividade Coef. Perm. O2 mx. de servio mxima trmica Dilatao C C W/m K g/m3 * mm/m K 95 95 110 110 0,35 - 0,38 0,35 - 0,38 0,08 0,08 0,026 0,026

*40C segundo DIN 4726 raio mnimo de curvatura (5)* Depresso/temperatura mx. de funcionamento: 6 bar/95-10bar/60

DIAGRAMA PERDAS DE CARGA


2000 1000 800 500 400 200 100 80 60 Dimetro interno (mm) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 18 20 22 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 75 80 20 10 8 6 4 2 1 0,8 0,5 0,4 40 60 80 100 0,1 0,2 0,3 0,4 5,0 4,5 4,3 3,5 3,0 2,5 2,0 1,8 1,6 1,4 1,2 1,0 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5

8000 10000

110

20000

40000

60000

200

400

600

800

1000

2000

4000

6000

Fluxo (l/m)

Velocidade do fluido (m/s)

TEXTOS DOS CAPTULOS Tubo PE-Xa BTA172 _ Tubo em PE-Xa com duas camadas PE-Xa/EV-OH com barreira contra o oxignio ( DIN 4726 ) para sistemas de aquecimento e de aquecimento de pavimento. Reticulao efectuada com mtodo de perxido; temperatura de funcionamento 0 95 C, temperatura mx. de funcionamento 110 C, presso de funcionamento 10 bar, condutividade trmica 0,35 0,38 W/m K, coeficiente de dilatao trmica 0,026 mm/m K, aspereza interna 0,007 mm. Barreira anti-oxignio em EV-OH, permeabilidade ao oxignio 0,08 g/m3 conforme a norma DIN 4726/29. O tubo marcado a cada metro com: marca IVR, siglas materiais PE-Xa/EV-OH escrita ANTIOSSIGENO, conformidade com a norma DIN4726, dimetro x espessura, conformidade com as normas de referncia ISO EN 15875 UNI 9338, presso e temperatura de funcionamento, contagem progressiva dos metros, data e hora de produo, linha de produo, cdigo operador responsvel. Dimetro externo 17 mm, espessura 2 mm, dimetro interno 13 mm. Disponvel em rolos de 100 m, 240 m, 600 m.

Tubo PE-Xa BTA202 _ Tubo em PE-Xa com duas camadas PE-Xa/EV-OH com barreira contra o oxignio ( DIN 4726 ) para sistemas de aquecimento e de aquecimento de pavimento. Reticulao efectuada com mtodo de perxido; temperatura de funcionamento 0 95 C, temperatura mx. de funcionamento 110 C, presso de funcionamento 10 bar, condutividade trmica 0,35 0,38 W/m K, coeficiente de dilatao trmica 0,026 mm/m K, aspereza interna 0,007 mm. Barreira anti-oxignio em EV-OH, permeabilidade ao oxignio 0,08 g/m3 conforme a norma DIN 4726/29 O tubo marcado a cada metro com: marca IVR, siglas materiais PE-Xa/EV-OH escrita ANTIOSSIGENO, EN 15875 UNI 9338, presso e temperatura de funcionamento, contagem progressiva dos metros, data e hora de produo, linha de produo, cdigo operador responsvel. Dimetro externo 20 mm, espessura 2 mm, dimetro interno 16 mm. Disponvel em rolos de 100 m, 240 m, 600 m. Colocao em funcionamento do tubo O tubo PE-Xa da IVR fcil de colocar, mas necessrio prestar ateno a alguns aspectos, tais como a escolha das unies, o cumprimento dos raios mnimos de curvatura, a proteco contra os raios solares e contra impactos ou possveis danos acidentais. A ligao dos tubos aos colectores deve ser feita atravs dos adaptadores IVR. Nesta ligao, indispensvel para uma correcta instalao cortar o tubo com uma ferramenta capaz de executar um corte limpo, sem desvios ou perpendiculares ao eixo. Nas operaes de colocao, o raio mnimo de curvatura deve ser pelo menos 7 vezes o dimetro dos tubos. necessrio ter muito cuidado ao colocar e cobrir o tubo, para no riscar ou esmagar o tubo. Os tubos no devem ficar expostos durante demasiado tempo luz solar e os rolos inutilizados devem ser mantidos nas caixas, para evitar que as caractersticas qumicas e fsicas sofram alteraes

111

REALIZAES

112

TUBOS MULTICAMADAS PE-X/Al/PE-X

O tubo multicamadas em PE-X/AL/PE-X fornecido pela IVR, produzido de acordo com a norma UNI 109541, construdo com o objectivo de responder a todas as exigncias de realizao de redes de distribuio da gua quente e fria dentro dos edifcios, especialmente em relao ao aquecimento e refrigerao. Este tubo multicamadas capaz de oferecer as caractersticas de flexibilidade e resistncia qumica tpicas do polietileno, unidas elevada resistncia do metal. O tubo constitudo por um invlucro externo e um revestimento interno em polietileno reticulado Pe-Xb, por uma matriz interna em alumnio soldada longitudinalmente, e por pelculas de transio constitudas por um adesivo especial que assegura a coeso dos vrios elementos estruturais. O resultado um tubo com elevadas caractersticas mecnicas de resistncia a altas presses e temperaturas de funcionamento com excelentes capacidades de resistncia corroso, absoluta impermeabilidade ao oxignio e inrcia qumica, bem como total inibio em relao a possveis interaces electroqumicas com o ambiente de colocao. Tudo isto juntamente com a grande simplicidade de instalao associada elevada leveza e flexibilidade do material. O polietileno um material termoplstico constitudo por longas cadeiras polimricas. Uma caracterstica deste material ter um grau de fluidez que tende a aumentar medida que aumenta a temperatura, at chegar ao ponto de fuso. A grande fiabilidade e as elevadas caractersticas tcnicas do polietileno esto por este motivo associadas ao campo de temperatura de funcionamento ao qual submetido este material.
PEAD

Para permitir a utilizao do polietileno em aplicaes hidrotermosanitrias a temperaturas superiores s condies normais de utilizao das condutas em material termoplstico, foram estudados sistemas produtivos que acentuam as caractersticas do polietileno mediante processo qumico-fsicos que promovem a ligao entre as cadeiras polimricas individuais.

POLIETILENO RETICULADO

113

Estes sistemas tm o objectivo de gerar uma estrutura reticular com caractersticas de maior performance em relao resistncia abraso, inrcia qumica e durao no tempo. As tecnologias aplicadas para obter a reticulao correcta do polietileno s: a. Processo com perxidos Neste procedimento de tipo qumico, o polietileno misturado com elevadas quantidades de perxidos e extrudido a altas temperaturas (cerca de 170 C). A reticulao ocorre na fase terminal do processo de produo, conduzindo os tubos a temperaturas prximas a 220 C para que os perxidos possam ligarse entre as cadeias polimricas do polietileno. b. Mtodo com silanos Este processo aplicado para obter a criao de ligaes qumicas entre as cadeias polimricas do polietileno mediante o uso de uma mistura silnica. Depois da extruso na presena de um catalisador adequado, feita a reticulao do material em gua temperatura de cerca de 95 C. o processo activado graas temperatura e humidade. c. Mtodo por radiao A reticulao feita mediante um processo fsico que de desenrola na presena de fontes de raios de electres ()ou ondas electromagnticas (). A irradiao provoca a excitao das molculas de polietileno, com consequente reticulao. Caractersticas dos materiais O tubo multicamadas IVR fabricado por extruso de um tubo em polietileno de alta densidade reticulado mediante processo qumico (Pe-Xb), ao qual acrescentada uma folha de alumnio soldada pela parte superior, e depois coberto em polietileno reticulado (Pe-Xb). As diversas camadas de material so unidas graas a colantes especificamente estudados para fornecer ao produto acabado uma estrutura homognea com as elevadas caractersticas estruturais do polietileno. Este material, em condies normais, apresenta-se a nvel microscpico como um conjunto de cadeias polimricas dispostas de forma desordenada e que interagem mediante foras moleculares fracas. O processo de reticulao ocorre de acordo com o mtodo qumico, na presena de compostos silnicos capazes de induzir a formao de ligaes qumicas entre as molculas, e por uma passagem sucessiva em gua quente ou vapor na presena de um catalisador adequado para conferir estrutura o grau de reticulao ideal para exaltar as suas caractersticas de resistncia abraso, resistncia qumica e durao no tempo. O processo conduz a uma reduo do ndice de fluidez do material com um notvel melhoramento das caractersticas da prestao do tubo perante altas temperaturas. Polietileno reticulado (Pe-Xb): obtido acrescentando ao polietileno um complexo silnico obtido a partir de uma mistura vinil-silano para favorecer a criao de clulas activas para a posterior reticulao. extrudido na presena de um catalisador e o processo completado mediante banhos em gua quente ou vapor. Com este processo, obtm-se um grau de reticulao de 65% segundo a norma UNI EN 579. Colante: Adesivo de base polimrica com elevadas caractersticas qualitativas. Alumnio: O tubo multicamadas IVR tem um ncleo de alumnio soldado pela parte superior com sistema tig; este tipo de processo permite uma soldadura mais resistente em relao soldadura por sobreposio a ultra-sons, obtendo assim grandes vantagens em termos de resistncia s presses de funcionamento e s tenses que ocorrem na fase de curvatura do tubo.

114

Vantagens do tubo multicamadas O tubo multicamadas IVR dispe das caractersticas de flexibilidade, inrcia qumica e resistncia abraso do polietileno e das propriedades do metal, garantindo elevados standards operativos a temperaturas at 95 C e presses at 10 bar. Inrcia electroqumica: As condutas no tubo multicamadas no conduzem electricidade graas ao revestimento em polietileno reticulado; deste modo, evitase o risco de corroso por diferena de potencial da camada metlica. Durabilidade: O tubo multicamadas Pe-Xb-Al-Pe-Xb oferece uma garantia de longa durao nas condies de funcionamento sugeridas. Higiene: O tubo multicamadas Pe-Xb-Al-Pe-Xb certificado para o transporte de gua potvel e fluidos alimentares Conforto acstico O duplo revestimento em polietileno reticulado melhora as caractersticas de absoro acstica em relao s condutas metlicas normais. Dilataes trmicas contidas: A dilatao limitada e comparvel das condutas metlicas, graas ao revestimento de alumnio. Disperso trmica reduzida: A baixa condutividade trmica limita a disperso do calor, reduzindo os consumos energticos nos sistemas de condicionamento. Grandes propriedades hidrulicas: A estrutura da parede interna em PE das condutas do tubo multicamadas Pe-Xb-Al-Pe-Xb minimiza o risco de abraso e desgaste devido s velocidades de escorrimento do fluido muito elevadas, alm disso, a ausncia de rugosidades reduz as perdas de carga. Robustez: As condutas em tubo multicamadas oferecem elevadas caractersticas estruturais, mesmo sendo particularmente leves e facilmente movimentveis. Sem corroso: O tubo multicamadas Pe-Xb-Al-Pe-Xb da IVR oferece uma elevada resistncia corroso, por isso, so indicadas para o contacto com agentes qumicos particularmente agressivos, cidos e bases. Extrema maneabilidade: O tubo multicamadas Pe-Xb-Al-Pe-Xb pode ser dobrado facilmente mesmo com raios de curvatura muito pequenos e mantm a forma sem o auxlio de unies e peas especiais.

115

Efeito barreira: O tubo multicamadas Pe-Xb-Al-Pe-Xb da IVR instalado correctamente garante a absoluta impermeabilidade ao oxignio e aos raios UVA, o que permite reduzir ao mnimo o risco de formao de incrustaes, depsitos e o crescimento de bactrias e algas. Apesar de a aplicao da barreira anti-oxignio no tubo, devemos sublinhar que o oxignio pode introduzir-se nos sistemas hidrulicos atravs de outros componentes como unies, caldeiras, etc. No nosso caso, este fenmeno pode dar lugar a fenmenos corrosivos dos componentes em metal, alm da formao de materiais viscosos que, com o passar do tempo, podem obstruir e provocar danos aos componentes do sistema. recomendvel utilizar, tal como recomenda a norma UNI EN1264-4/2003 Anexo A, tubos munidos e barreiras anti-oxignio; os tubos fornecidos pela IVR respondem a esta caracterstica. Em relao proteco do sistema contra agentes orgnicos, recomendvel utilizar aditivos como o aditivo anti-algas BAM100A. Descrio tcnica do tubo Caratteristiche fisiche Rugos. Cdigo Medida Rolo Espessura Al Peso Volume gua interior x s m mm g/m l/m mm BTM162100 16 x 2 100 BTM162240 16 x 2 240 0,2 115 0,113 0,007 BTM162500 16 x 2 500 Grau de Raio de Codice Medida Rolo Densidade reticulao curvatura PE manual x s m Kg/m % peso mm BTM162100 16 x 2 100 BTM162240 16 x 2 240 95 >65 5 x DE BTM162500 16 x 2 500
(*) 40C DIN 4726

Perm. O g/m(*) 0,004

Caractersticas trmicas Codice Medida Rolo x s m BTA162100 16 x 2 100 BTA162240 16 x 2 240 BTA162600 16 x 2 600 Temperatura Max Max Coef. Coef. max. temperatura presso conduo dilatao de servio pico de servio trmica linear C C bar W/m K mm/m K 95 110 10 0,43 0,026

116

Caractersticas de Funcionamento dos sistemas de condutas multicamadas Tubo 16 x 2 H 20C 50C mbar/m 0,6 0,5 2,1 1,7 4,3 3,6 7,2 6,1 10,5 9 21,8 18,8 36,3 31,7 54,1 47,6 75 66,4 99,1 88,3 126,9 113,7 157,2 141,5 190,4 172,1

Q l/s 0,02 0,04 0,06 0,08 0,1 0,15 0,2 0,25 0,3 0,35 0,4 0,45 0,5

V m/s 0,18 0,35 0,53 0,71 0,88 1,33 1,77 2,21 2,65 3,09 3,54 3,98 4,42

(m/s) (mbar/m) (m/s)

velocidade da gua V perda de carga a 20C e a 50C fluxo Q

Diagrama perdas de carga do tubo multicamadas (T = cost)

117

Resistncia ao envelhecimento A durao de uma conduta est ligada s condies de funcionamento e, em particular, temperatura e presso interna a que o tubo submetido durante a sua utilizao. Com o passar do tempo, o tubo perde parte das suas caractersticas de resistncia presso interna, para poder garantir o correcto funcionamento do sistema as condutas multicamadas da IVR so submetidas a testes especficos para definir a variao das caractersticas estruturais do tubo durante o seu funcionamento em funo da temperatura e presso de funcionamento. As provas de resistncia ao envelhecimento so realizadas submetendo as condutas a ciclos de temperatura diferentes, avaliando nos diferentes casos a resistncia presso interna e o tempo necessrio para provocar fissuras no tubo. As curvas de regresso que se obtm a partir da extrapolao dos valores obtidos experimentalmente permitem calcular o valor da presso de funcionamento a que a conduta consegue resistir durante um tempo de vida at 50 anos a uma certa temperatura de funcionamento. As curvas mostradas derivam de consideraes tcnicas para uma conduta de 16 mm de dimetro.

118

Aplicaes So vrias as possveis aplicaes do tubo multicamadas no mbito da conduo hdrica, mas particularmente adequada a utilizao deste nos sistemas de aquecimento e refrigerao de pavimento, parede e tecto.

Aquecimento de parede

Aquecimento de pavimento

Fornecimento e colocao As condutas multicamadas devem ser transportadas tendo o cuidado de no provocar danos; na fase de remoo das embalagens, prestar ateno ao utilizar instrumentos afiados. Durante o desenrolamento, proceder partindo da extremidade mais exterior do tubo. No utilizar condutas danificadas, com dobras ou inchaos.. Colocar os tubos sem torc-los, evitado deform-los, suj-los ou danific-los. Os tubos devem ser colocados e manuseados com os instrumentos adequados Os tubos devem ser cortados em ngulo recto e as extremidades devem ser aparadas e rebarbadas com cuidado. A realizao da curva no prev aquecimento da conduta. Respeitar os raios de curvatura sugeridos . Assegurar-se de que as curvas tenham um raio superior a 5 vezes o dimetro externo do tubo das unies.

119

TEXTOS DOS CAPTULOS Tubo multicamadas BTM162_ Tubo multicamadas Pe-Xb-Al-Pe-Xb com barreira contra o oxignio ( DIN 4726 ) para sistemas sanitrios, de aquecimento, sistemas de aquecimento de pavimento e ventilao. Temperatura de funcionamento 0 95 C, temperatura mx. de pico 110 C, presso de funcionamento 10 bar, coeficiente de dilatao trmica 0,43 W/mK, rugosidade interna 0,007 m. Barreira contra o oxignio constituda por folha de alumnio com soldadura a laser conforme a norma UNI 10954-1. O tubo marcado a cada metro com: marca IVR, siglas materiais PEX-b Al PEX-b, dimetro x espessura, presso e temperatura de funcionamento, metragem progressiva, data e hora de produo, linha de produo, cdigo do operador responsvel. Dimetro externo 16 mm, espessura 2 mm, dimetro interno 12 mm. Disponvel em rolos de 100 m, 240 m, 500 m

120

IVR MULTIKLIMA

121

IVR CONTABILIZAO
Recentemente, nos imveis plurifamiliares, assistiu-se ao regresso, por vezes imposto pelas normas, aos sistemas de aquecimento centralizados. Este facto deve-se s inegveis vantagens que estes sistemas permitem obter em termos de custos, rendimento energtico, durao, custos de manuteno e segurana. Aps anos de utilizao dos sistemas autnomos, que como nica vantagem permitiam maior liberdade de gesto, o sistema centralizado combinado com os sistemas de contabilizao dos consumos prope-se como melhor soluo, quer do ponto de vista tcnico quer econmico.

As vantagens do sistema centralizado combinado com a contabilizao dos consumos


Garante ums indiscutvel poupana energtica: a instalao dos sistemas de contabilizao, ou de repartio, onde no possvel ou conveniente adoptar os mdulos IVR MULTIKLIMA, combinada com a utilizao das cabeas termostticas permite poupanas nos consumos energticos entre 12% e 30% A manuteno e os controlos peridicos so menos dispendiosos para um sistema centralizado em relao amuitas unidades autnomas Permite uma maior conforto e flexibilidade na regulao da temperatura em cada ambiente, se combinada com a instalao das cabeas termostticas Permite uma diviso justa das despesas de aquecimento/refrigerao e de gua quente e fria, que se dividem com base no consumo efectivo de cada apartamento um bom investimento econmico, uma vez que o imvel com sistema de aquecimento centralizado aumenta o seu valor de mercado se dispuser de contabilizao ou de diviso Usufrui de dedues fiscais e de IVA, tal como estabelecido na lei Aumenta a segurana do sistema, vista a ausncia de caldeira no apartamento O horrio de ligao/desligamento no est sujeito s disposies previstas para os sistemas centralizados sem contabilizao ou diviso Melhora a eficincia energtica para vantagem da tutela do ambiente Contribui para melhorar a classe de eficincia energtica do edifcio, tal como contemplado pelas normas relativas certificao energtica dos imveis
alm disso: a adopo dos mdulos IVR MULTIKLIMA independente do tipo de combustvel utilizado A utilizao dos mdulos IVR MULTIKLIMA compatvel com os sistemas solares trmicos e com o tele -aquecimento A contabilizao realizada com os sistemas Rdio ou M-Bus segura, confivel e no permite adulterar o aparelho ou alterar os dados dos consumos Os dados dos consumos sazonais podem ser enviados ao Administrador de forma clara e exaustiva * Sem acesso s casas ou ao condomnio para a leitura dos dados * Sem presenza de concentradores nas partes comuns do condomnio ** Sem necessidade de cabos ** Como prova adicional das vantagens da contabilizao, existe o facto de que hoje os novos edifcios com mais de 4 unidades habitacionais tm de ser dotados de um sistema de contabilizao do calor. Para os edifcios existentes com mais de 4 apartamentos algumas regies emitiram j deliberaes que implica a instalao dos dispositivos de contabilizao ou diviso.

M-Bus

* no caso de mdulos em verso Rdio ou M-Bus ** no caso de mdulos em verso Rdio 122

Funes
O mdulo de contabilizao IVR MULTIKLIMA um sistema flexvel de gesto de cada apartamento. Disponvel em vrias configuraes, permite contabilizar:
ACS AFS AD

o consumo de energia trmica no perodo invernal o consumo de energia para refrigerao no Vero o consumo de gua quente sanitria o consumo de gua fria sanitria o consumo de gua dual de servio

Conforme directiva 2004/22/CE MID

O mdulo com contador de energia na verso aquecimento e refrigerao no requer intervenes manuais de reconfigurao na mudana de estao.
DISTRIBUIO DISTRIBUIO APARTAMENTO DIREITA ESQUERDA CONNECTIONS ESQUERDA DIREITA BAIXO ALTO ALTO BAIXO

DISTRIBUIO Mdulo contabilizao Entrada lado esquerdo

USO

USO

DISTRIBUIO

Mdulo contabilizao Entrada lado direito

Os mdulos podem ser instalados em posio vertical Entrada lado alto Entrada lado baixo

Os mdulos de contabilizao IVR MULTIKLIMA so fornecidos nas verses: com contadores de leitura directa, transmisso de dados M-Bus ou transmisso de dados Rdio com contadores de calor para aquecimento ou aquecimento/refrigerao Est disponvel online na pgina com vlvulas de zona 2 ou 3 vias by-pass www.ivrvalvole.it com ou sem vlvula de equilbrio o configurador dos mdulos com misturador termosttico anti-queimadura ACS/AFS IVR MULTIKLIMA com linha para gua dual de servio

123

IVR CONTABILIZAO MDULOS IVR MULTIKLIMA 471


Caractersticas: - Caixa em ao envernizado RAL 9010 - Linha de descarga/retorno aquecimento/refrigerao - Linha gua quente sanitria - Linha gua fria sanitria - Misturador termosttico anti-queimadura ACS/AFS - Linha gua dual de servio - Presso mx. de funcionamento 10 bar - Temperatura de funcionamento aquecimento/refrigerao 590 C - Temperatura gua sanitria 3 90 C Fluxo nominal: - Qn 1.5 -2.5 m/h para aquecimento e refrigerao - Qp 2.5 m/h para ACS - AFC e gua dual de servio Disponvel nas verses com leitura: - directa - M-Bus - Rdio

MODULO DI CONTABILIZZAZIONE IVR 471

4 2

N.DENOMINAZIONE N. PART NAME


1 2

Valvola a sfera IVR 204 Dn 20 Valvola a sfera IVR 205 Dn 20 Valvola a sfera IVR 87 Dn 20 Gruppo portasonda IVR 429

3 4 5

N.
1 2 3 4

Denominao
Vlvula de esfera IVR 204 Dn20 Vlvula de esfera IVR 205 Dn20 Vlvula de esfera IVR 87 Dn20 Grupo porta-sonda IVR 429

A
2 2 2 1 8 7 9

F
3

Rubinetto orientabile di carico-scarico Corpo contatore Contatore di calore

6 7 8

B
6

G H I
11
15

Ritegno IVR 998L DN20

1 1 2

9 10 11 12 13 14

Raccoglitore dimpurit IVR 924

C
10

5 Contatore dacqua ACS


Contatore dacqua AFS 6 Contatore dacqua duale

Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Corpo contador Contador de energia Reteno IVR 998L Dn20 Colector de impurezas IVR 924 Contador de gua ACS Contador de gua AFS Contador de gua dual Misturador termosttico ACS/AFS Unio 3 vias IVR 430 Dn20 Caixa em ao IVR 470

13 14 12

D E

Valvola miscelatrice termostatica Raccordo 3 vie IVR430 Dn 20

7 8 9

10 11 12 13 14 15

A = Entrada do circuito centralizado A= Ingresso dal circuito di distribuzione B = Ritorno al circuito di distribuzione B = Retorno ao circuito centralizado C=Ingresso acqua calda sanitaria C = Entrada gua quente sanitria D=Ingresso acqua fredda sanitaria D = Entrada gua acqua fria sanitria E= Ingresso fredda duale F= Mandata al circuito E = Entrada gua fria dual dutenza G=Ritorno dal circuito dutenza F = Descarga do circuito de utilizao H =Mandata acqua calda sanitaria miscelata I = Mandata acqua sanitaria G = Retorno do circuito defredda utilizao L = Mandata acqua fredda duale H = Descarga gua quente sanitria misturada I = Descarga gua fria sanitria L = Descarga gua fria dual de servio

124

471 - 1 com misturador ACS/AFS

471 - 2 com linha gua dual

471 - 3 modelo base

MDULOS IVR MULTIKLIMA 481


Caractersticas: - Caixa em ao envernizado RAL 9010 - Linha de descarga/retorno aquecimento/refrigerao - Ausgleichsventil - Linha gua quente sanitria - Linha gua fria sanitria - Misturador termosttico anti-queimadura ACS/AFS - Linha gua dual de servio - Presso mx. de funcionamento 10 bar - Temperatura de funcionamento aquecimento/refrigerao 590 C - Temperatura gua sanitria 3-90C Fluxo nominal: - Qn 1.5 -2.5 m/h para aquecimento e refrigerao - Qp 2.5 m/h para ACS - AFC e gua dual de servio Disponvel nas verses com leitura: - directa - M-Bus - Rdio

MODULO DI CONTABILIZZAZIONE IVR 481

15

N.DENOMINAZIONE N. PART NAME


1 2

Valvola a sfera IVR 204 Dn 20 Valvola a sfera IVR 205 Dn 20 Valvola a sfera IVR 87 Dn 20 Gruppo portasonda1IVR 429

3 4 5

N.

Denominao
Vlvula de esfera IVR 204 Dn20 Vlvula de esfera IVR 205 Dn20 Vlvula de esfera IVR 87 Dn20 Grupo porta-sonda IVR 429

A
2 2 2 1 8 7 9

F
3

Rubinetto orientabile di carico-scarico Corpo contatore

7 Contatore di calore3 8

B
6

G H I
11
16

Ritegno IVR 998L DN20

1 1 2

4 5

9 10 11 12 13 14

Raccoglitore dimpurit IVR 924 Contatore dacqua ACS Contatore dacqua6 AFS
Contatore dacqua 7 duale

Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Corpo contador Contador de energia Reteno IVR 998L Dn20 Colector de impurezas IVR 924 Contador de gua ACS Contador de gua AFS Contador de gua dual Misturador termosttico ACS/AFS Unio 3 vias IVR 430 Dn20 Vlvula de equilbrio IVR 340 Dn20 Caixa em ao IVR 470

C
10

13 14 12

D E

Valvola miscelatrice termostatica Raccordo 3 vie IVR430 Dn 20

8 9

15 Valvola di bilanciamento IVR 340 DN20

10 11 12 13 14 15 16

A = Entrada do circuito centralizado A= Ingresso dal circuito di distribuzione B = Retorno ao circuito centralizado B= Ritorno al circuito di distribuzione C=Ingresso sanitaria C = Entrada gua acqua quentecalda sanitria D=Ingresso acqua fredda sanitaria D = Entrada gua acqua fria sanitria E= Ingresso fredda duale F= Mandata al circuito E = Entrada gua fria dual dutenza G=Ritorno dal circuito dutenza F = Descarga do circuito de utilizao H =Mandata acqua calda sanitaria miscelata I = Mandata acqua sanitaria G = Retorno do circuito defredda utilizao L = Mandata acqua fredda duale H = Descarga gua quente sanitria misturada I = Descarga gua fria sanitria L = Descarga gua fria dual de servio

481 - 1 com misturador ACS/AFS

481 - 2 com linha gua dual

481 - 3 modelo base

125

IVR CONTABILIZAO MDULOS IVR MULTIKLIMA 472


Caractersticas: - Caixa em ao envernizado RAL 9010 - Linha de descarga/retorno aquecimento/refrigerao - Vlvula duas vias motorizada - Linha gua quente sanitria - Linha gua fria sanitria - Misturador termosttico anti-queimadura ACS/AFS - Linha gua dual de servio - Presso mx. de funcionamento 10 bar - Temperatura de funcionamento aquecimento/refrigerao 590 C - Temperatura gua sanitria 3-90C Fluxo nominal: - Qn 1.5 -2.5 m/h para aquecimento e refrigerao - Qp 2.5 m/h para ACS - AFC e gua dual de servio Disponvel nas verses com leitura: - directa - M-Bus - Rdio

MODULO DI CONTABILIZZAZIONE IVR 472

15

16

N.DENOMINAZIONE N. PART NAME


1 2

Valvola a sfera IVR 204 Dn 20 Valvola a sfera IVR 205 Dn 20 Valvola a sfera IVR 87 Dn 20 Gruppo portasonda IVR 429

3 4 5

N.
1 2 3 4 5

Denominao
Vlvula de esfera IVR 204 Dn20 Vlvula de esfera IVR 205 Dn20 Vlvula de esfera IVR 87 Dn20 Grupo porta-sonda IVR 429

A
2 2 2 1 8 7 9

F
3

Rubinetto orientabile di carico-scarico Corpo contatore Contatore di calore

6 7 8

B
6

G H I
11
17

Ritegno IVR 998L DN20

1 1 2

9 10 11 12 13 14 15 16

Raccoglitore dimpurit IVR 924 Contatore dacqua ACS Contatore dacqua AFS 6
Contatore acqua duale

Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Corpo contador Contador de energia Reteno IVR 998L Dn20 Colector de impurezas IVR 924 Contador de gua ACS Contador de gua AFS Contador de gua dual Misturador termosttico ACS/AFS Unio 3 vias IVR 430 Dn20 Vlvula 2 vias IVR 222 Dn20 Servocomando IVR 215 Caixa em ao IVR 470

C
10

13 14 12

D E

7 8

Valvola miscelatrice termostatica Raccordo 3 vie IVR430 Dn 20 Valvola 2 vie IVR222 9 Dn20 Servocomando IVR 215 10

11 12 13 14 15 16 17

A = Entrada do circuito centralizado A= Ingresso dal circuito di distribuzione B = Retorno ao circuito centralizado B= Ritorno al circuito di distribuzione C=Ingresso acqua calda sanitaria gua quente sanitria C = Entrada D=Ingresso acqua fredda sanitaria D = Entrada gua acqua fria sanitria E= Ingresso fredda duale F= Mandata al circuito E = Entrada gua fria dual dutenza G=Ritorno dal circuito dutenza F = Descarga do circuito de utilizao H =Mandata acqua calda sanitaria miscelata I = Mandata acqua sanitaria G = Retorno do circuito defredda utilizao L = Mandata acqua fredda duale H = Descarga gua quente sanitria misturada I = Descarga gua fria sanitria L = Descarga gua fria dual de servio

126

472 - 1 com misturador ACS/AFS

472 - 2 com linha gua dual

472 - 3 Modelo base

MDULOS IVR MULTIKLIMA 482


Caractersticas: - Caixa em ao envernizado RAL 9010 - Linha de descarga/retorno aquecimento/refrigerao - Vlvula duas vias motorizada - Vlvula de equilbrio - Linha gua quente sanitria - Linha gua fria sanitria - Misturador termosttico anti-queimadura ACS/AFS - Linha gua dual de servio - Presso mx. de funcionamento 10 bar - Temperatura de funcionamento aquecimento/refrigerao 590 C - Temperatura gua sanitria 3-90C Fluxo nominal: - Qn 1.5 -2.5 m/h para aquecimento e refrigerao - Qp 2.5 m/h para ACS - AFC e gua dual de servio Disponvel nas verses com leitura: - directa - M-Bus N.DENOMINAZIONE N. PART NAME - Rdio
1 2

MODULO DI CONTABILIZZAZIONE IVR 482

15

16

17

Valvola a sfera IVR 204 Dn 20 Valvola a sfera IVR 205 Dn 20 Valvola a sfera IVR 87 Dn 20 Gruppo portasonda IVR 429

3 4 5

N.
1 2 3 4 5

Denominao
Vlvula de esfera IVR 204 Dn20 Vlvula de esfera IVR 205 Dn20 Vlvula de esfera IVR 87 Dn20 Grupo porta-sonda IVR 429

A
2 2 2 1 12 8 7 9

F
3

Rubinetto orientabile di carico-scarico Corpo contatore Contatore di calore

6 7 8

B
6

G H I
11
18

Ritegno IVR 998L DN20 Raccoglitore dimpurit IVR 924 Contatore dacqua ACS Contatore dacqua AFS 6 Contatore dacqua duale

1 1 2

9 10 11 12 13 14 15 16 17

Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Corpo contador Contador de energia Reteno IVR 998L Dn20 Colector de impurezas IVR 924 Contador de gua ACS Contador de gua AFS Contador de gua dual Misturador termosttico ACS/AFS Unio 3 vias IVR 430 Dn20 Vlvula 2 vias IVR 222 Dn20 Servocomando IVR 215 Vlvula de equilbrio IVR 340 Dn20 Caixa em ao IVR 470

C
10

13 14 12

D E

7 8

Valvola miscelatrice termostatica Raccordo 3 vie IVR430 Dn 20 Valvola 2 vie IVR2229 Dn20 Servocomando IVR 215

10 11

Valvola di bilanciamento IVR 340 DN20

A = Entrada do circuito centralizado A= Ingresso dal circuito di distribuzione B= Ritorno al circuito di distribuzione B = Retorno ao circuito centralizado C=Ingresso acqua calda sanitaria gua quente sanitria C = Entrada D=Ingresso acqua fredda sanitaria D = Entrada gua acqua fria sanitria E= Ingresso fredda duale F= Mandata al circuito E = Entrada gua fria dual dutenza G=Ritorno dal circuito dutenza F = Descarga do circuito de utilizao H =Mandata acqua calda sanitaria miscelata I = Mandata acqua sanitaria G = Retorno do circuito defredda utilizao L = Mandata acqua fredda duale H = Descarga gua quente sanitria misturada I = Descarga gua fria sanitria L = Descarga gua fria dual de servio

12 13 14 15 16 17 18

482 - 1 com misturador ACS/AFS

482 - 2 com linha gua dual

482 - 3 Modelo base

127

IVR CONTABILIZAO MDULOS IVR MULTIKLIMA 473


Caractersticas: - Caixa em ao envernizado RAL 9010 - Linha de descarga/retorno aquecimento/refrigerao - Vlvula trs vias by-pass motorizada - By-pass com vlvula de regulao - Linha gua quente sanitria - Linha gua fria sanitria - Misturador termosttico anti-queimadura ACS/AFS - Linha gua dual de servio - Presso mx. de funcionamento 10 bar - Temperatura de funcionamento aquecimento/refrigerao 590 C - Temperatura gua sanitria 3-90C Fluxo nominal: - Qn 1.5 -2.5 m/h para aquecimento e refrigerao - Qp 2.5 m/h para ACS - AFC e gua dual de servio Disponvel nas verses com leitura: - directa - M-Bus N.DENOMINAZIONE N. PART NAME - Rdio
1 2

MODULO DI CONTABILIZZAZIONE IVR 473

15

16

Valvola a sfera IVR 204 Dn 20 Valvola a sfera IVR 205 Dn 20 Valvola a sfera IVR 87 Dn 20 Gruppo portasonda IVR 429

2 14 2 2 2 1

3 4 5

N.
1 2 3 4

Denominao
Vlvula de esfera IVR 204 Dn20 Vlvula de esfera IVR 205 Dn20 Vlvula de esfera IVR 87 Dn20 Grupo porta-sonda IVR 429

A
17 8 7 9

F
3

Rubinetto orientabile di carico-scarico Corpo contatore Contatore di calore

6 7 8

B
6

G H I
11
18

Ritegno IVR 998L DN20

1 1 2

9 10 11 12 13 14 15 16 17

Raccoglitore dimpurit IVR 924

C
10

5 Contatore dacqua ACS


Contatore dacqua AFS 6 Contatore dacqua duale

Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Corpo contador Contador de energia Reteno IVR 998L Dn20 Colector de impurezas IVR 924 Contador de gua ACS Contador de gua AFS Contador de gua dual Misturador termosttico ACS/AFS Unio 3 vias IVR 430 Dn20 Vlvula 3 vias IVR 242 Dn20 Servocomando IVR 215 Vlvula de regulao micromtrica Caixa em ao IVR 470

13 14 12

D E

Valvola miscelatrice termostatica Raccordo 3 vie IVR430 Dn 20 Valvola 3 vie IVR242 9 Dn20 Servocomando IVR 215

7 8

10 11

Valvola di regolazione IVR 551

A = Entrada do circuito centralizado A= Ingresso dal circuito di distribuzione B = Ritorno al circuito di distribuzione B = Retorno ao circuito centralizado C=Ingresso acqua calda sanitaria gua quente sanitria C = Entrada D=Ingresso acqua fredda sanitaria D = Entrada gua acqua fria sanitria E= Ingresso fredda duale F= Mandata al circuito E = Entrada gua fria dual dutenza G=Ritorno dal circuito dutenza F = Descarga do circuito de utilizao H =Mandata acqua calda sanitaria miscelata I = Mandata acqua sanitaria G = Retorno do circuito defredda utilizao L = Mandata acqua fredda duale H = Descarga gua quente sanitria misturada I = Descarga gua fria sanitria L = Descarga gua fria dual de servio

12 13 14 15 16 17 18

128

473 - 1 com misturador ACS/AFS

473 - 2 com linha gua dual

473 - 3 Modelo base

MDULOS IVR MULTIKLIMA 483


Caractersticas: - Caixa em ao envernizado RAL 9010 - Linha de descarga/retorno aquecimento/refrigerao - Vlvula trs vias by-pass motorizada - Vlvula de equilbrio - By-pass com vlvula de regulao - Linha gua quente sanitria - Linha gua fria sanitria - Misturador termosttico anti-queimadura ACS/AFS - Linha gua dual de servio - Presso mx. de funcionamento 10 bar - Temperatura de funcionamento aquecimento/refrigerao 590 C - Temperatura gua sanitria 3-90C Fluxo nominal: - Qn 1.5 -2.5 m/h para aquecimento e refrigerao - Qp 2.5 m/h para ACS - AFC e gua dual de servio Disponvel nas verses com leitura: - directa N.DENOMINAZIONE - M-Bus N. PART NAME 1 Valvola a sfera IVR - Rdio 204 Dn 20
2

MODULO DI CONTABILIZZAZIONE IVR 483

15

16

18

2 14 2 2 2 1

Valvola a sfera IVR 205 Dn 20 Valvola a sfera IVR 87 Dn 20 Gruppo portasonda IVR 429

3 4 5

N.
1 2 3 4

Denominao
Vlvula de esfera IVR 204 Dn20 Vlvula de esfera IVR 205 Dn20 Vlvula de esfera IVR 87 Dn20 Grupo porta-sonda IVR 429

A
17 8 7 9

F
3

Rubinetto orientabile di carico-scarico Corpo contatore Contatore di calore

6 7 8

B
6

G H I
11
19

Ritegno IVR 998L DN20 Raccoglitore dimpurit IVR 924 Contatore dacqua 5 ACS Contatore dacqua 6 AFS
Contatore dacqua duale

1 1 2

9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Corpo contador Contador de energia Reteno IVR 998L Dn20 Colector de impurezas IVR 924 Contador de gua ACS Contador de gua AFS Contador de gua dual Misturador termosttico ACS/AFS Unio 3 vias IVR 430 Dn20 Vlvula 3 vias IVR 242 Dn20 Servocomando IVR 215 Vlvula de regulao micromtrica Vlvula de equilbrio IVR 340 Dn20 Caixa em ao IVR 470

C
10

13 14 12

D E

Valvola miscelatrice termostatica Raccordo 3 vie IVR430 Dn 20 Valvola 3 vie IVR242 9Dn20 Servocomando IVR 215

7 8

10

11 IVR 340 DN20 Valvola di bilanciamento 12 13 14 15 16 17 18 19

Valvola di regolazione IVR 551

A = Entrada do circuito centralizado A= Ingresso dal circuito di distribuzione B = Ritorno al circuito di distribuzione B = Retorno ao circuito centralizado C=Ingresso acqua calda sanitaria gua quente sanitria C = Entrada D=Ingresso acqua fredda sanitaria E= Ingresso fredda duale D = Entrada gua acqua fria sanitria F= Mandata al circuito dutenza E = Entrada gua fria dual G=Ritorno dal circuito dutenza F = Descarga do circuito utilizao H =Mandata acquade calda sanitaria miscelata I = Mandata acqua sanitaria G = Retorno do circuito defredda utilizao L = Mandata acqua fredda duale H = Descarga gua quente sanitria misturada I = Descarga gua fria sanitria L = Descarga gua fria dual de servio

483 - 1 com misturador ACS/AFS

483 - 2 com linha gua dual

483 - 3 Modelo base

129

IVR CONTABILIZAO CaiXas para mdulos

CASSETTA PER MODULI MULTIKLIMA IVR 470


Cassetta per moduli di contabilizzazione IVR MULTIKLIMA a lettura via Radio. Coperchio combinato in acciaio regolazione da 0 a 40 mm.verniciato e pannello in ABS dotato di serratura ad aggancio rapido. Corpo cassetta in acciaio zincato con dime di alloggiamento linee contatori. Installazione a muro.

Versione 4 linee 550 x 550 x 110

Versione 5 linee 550 x 650 x 110

Cassetta per moduli di contabilizzazione IVR MULTIKLIMA a lettura diretta o M-Bus Coperchio in acciaio verniciato regolazione da 0 a 40 mm. dotato di serratura ad aggancio rapido. Corpo cassetta in acciaio zincato con dime di alloggiamento linee contatori.

Caixa para instalao de encaixe de mdulos de contabilizao IVR MULTIKLIMA com leitura via Rdio construda em ao, com possibilidade de regulao da profundidade de 110Versione a 150 mm. Tampa combinada em ao envernizado RAL 9010 e painel em ABS dotado Versione 5 linee 4 linee 550 x 650 x 110 550 x 550com x 110 calhas de colocao das de fecho por encaixe rpido. Corpo caixa em ao zincado linhas dos contadores.
0 - 40 34

596
0 - 40 34

150

82 95

82

95

Cassetta per moduli di contabilizzazione IVR MULTIKLIMA a lettura via Radio. Coperchio combinato in acciaio regolazione da 0 a 40 mm.verniciato e pannello in ABS dotato di serratura ad aggancio rapido. Corpo cassetta in acciaio zincato con dime di alloggiamento linee contatori. Installazione a muro.
696

652

150 95

130

CASSETTA PER MODULI MULTIKLIMA IVR 470


130 95 95

596

95

652

552 110/150

552

Versione 4 linee 110/150 550 x 550 x 110

Versione 5 linee 550 x 650 x 110

Cassetta per moduli di contabilizzazione IVR MULTIKLIMA a lettura diretta o M-Bus Coperchio in acciaio verniciato regolazione da 0 a 40 mm. dotato di serratura ad aggancio rapido. Corpo cassetta in acciaio zincato con dime di alloggiamento linee contatori.

Caixa para instalao de encaixe de mdulos de contabilizao IVR MULTIKLIMA com leitura directa ou por M-Bus construda em ao, com possibilidade de regulao da profundidade de 110 a4150 RAL 9010 dotado de fecho por encaixe Versione 5 linee Versione lineemm. Tampa em ao envernizado 550 x 650 x 110 550 x 550 x 110 rpido. Corpo caixa em ao zincado com calhas de colocao das linhas dos contadores.
0 - 40 34

596
0 - 40 34

596

130

150

Dimensioni in millimetri 652 696

150 95

130

95

82 95

82

95

95

652

552 110/150 110/150

552

130

596

95

596

OPES DE FORNECIMENTO mdulos


Para todos os mdulos de contabilizao IVR MULTIKLIMA est prevista a possibilidade de encomendar a caixa e as linhas desmontadas subdivididas por grupos de funes, alm de eventuais acessrios.

=
+ +
tambm possvel encomendar todos os mdulos de contabilizao IVR MULTIKLIMA sem os contadores (substitudos por troncos de ligao) para montagem posterior.

N.B.: nesta verso est prevista a possibilidade de encomendar a caixa e as linhas desmontadas subdivididas por grupos de funes, alm de eventuais acessrios.
131

IVR CONTABILIZAO Solues IVR Multiklima para MULTIUSOS

2180 mm

1630 mm

1080 mm

. 550 mm

. 550 mm

.
550 mm

132

Solues IVR Multiklima para MULTIUSOS


Para os imveis com vrios planos ou usos e para as requalificaes energticas dos imveis existentes, esto disponveis solues estudadas especificamente para optimizar a instalao dos produtos IVR MULTIKLIMA destinadas contabilizao. Em particular, os mdulos IVR MULTIKLIMA de contabilizao podem ser fornecidos: - com pinas sem caixa - em armrios com 2, 3 ou 4 mdulos utilizador - em armrios pr-montados com colectores de ligao a 2, 3 ou 4 mdulos utilizador.
N MK
2 3 4

L
1020 mm 1270 mm 1520 mm 67 mm 67 mm 67 mm . . .

.
G 11/4

. 405 mm

. 310 mm

133

IVR DISTRIBUIO INTRODUO


Os mdulos de distribuio IVR MULTIKLIMA permitem ligar as unidades habitativas ao sistema centralizado. Permitem trabalhar com altas temperaturas, com baixas temperaturas e com altas e baixas temperaturas em simultneo. Os colectores de distribuio em ao inoxidvel AISI 304 podem alimentar todos os tipos de radiadores, os ventilocolectores e os sistemas de irradiao de pavimento, parede e tecto.

A distribuio a baixa temperatura proposta em trs variantes: Grupo de mistura de ponto fixo com cabea termosttica IVR 711 Grupo de mistura de ponto fixo com misturador termosttico IVR 712 Grupo de mistura modulante com servocomando electrotrmico IVR 713 Est sempre presente o grupo by-pass IVR 714 com vlvula de regulao micromtrica e termstato de segurana (calibrado para 50 C)

IVR 711

IVR 712

IVR 713

IVR 714

Esto previstas bombas de circulao Salmson* em verses: Bomba com 3 velocidades Bomba electrnica classe A de fluxo varivel em ccom a normativa ErP 2009/125/EC 2009/125/EC * a pedido, esto disponveis outras marcas e modelos de bomba Em alternativa bomba, todos os grupos de mistura podem ser fornecidos com um tronco de ligao L. 130 mm. .

Est disponvel online na pgina www.ivrvalvole.it o configurador dos mdulos IVR MULTIKLIMA
134

ESQUEMA FUNCIONAL IVR MULTIKLIMA

IVR 825 IVR 825/B

IVR DISTRIBUIO

IVR 823-824
.

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

IVR CONTABILIZAO

IVR 777 CHR THERMOCHROME

IVR 597 SUNNY IVR 567 SATURN IVR 553 JUPITER

135

IVR DISTRIBUIO MDULOS IVR MULTIKLIMA 509/A alta ou baixa temperatura

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

Mdulo de distribuio com colectores em ao inoxidvel AISI 304 de 1 x 3/4 Eurokonus e 11/4 x 3/4 Eurokonus*. Pr-montado em caixa metlica envernizada RAL 9010, colectores com vlvulas termostticas (para cabea termoelctrica), detentores micromtricos de regulao, torneira orientvel de carga/descarga, vlvula ventilao do ar, vlvulas de esfera de interceptao, tampas e pinas. L
7 2
.

1 9

N.
1 2

Denominao
Caixa em ao IVR 830 Vlvula de esfera IVR 980/A 1 Vlvula de esfera IVR 980/B 1 Colectores IVR 803 1 - 11/4 Tapas IVR 899 1 - 11/4 Vlvula termosttica Detentor micromtrico Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Vlvula ventilao do ar IVR 838 1/2 Pinas IVR 821

B
10 3 6 4 8 9 5

H
.

4 5 6

A
.

7 8 9 10

A = Descarga I = 50 mm B = Retorno H = 630 mm

Rotas L (mm)

2 400

3 500

4 500

5 600

6 600

7 700

8 700

9 850

10 850

11 850

12 1000

Profundidade da caixa 110 mm

O mdulo de distribuio IVR MULTIKLIMA 509/A pode ser oferecido em verso desmontada, ordenando os componentes em separado e os eventuais acessrios adicionais.

509A DISTRIBUZIONE ALTA VALVOLA - DETENTORE

IVR 980/A 1 IVR 897 IVR 981/A 1 IVR 594 IVR 980/B 1 IVR 803 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus * IVR 899 1 - 11/4 * * produo em breve IVR 581 3/4 Eurokonus IVR 830 IVR 847 IVR 825 IVR 823-824

IVR 981/B 1 136

MDULOS IVR MULTIKLIMA 509/B - alta ou baixa temperatura

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

Mdulo de distribuio com colectores em ao inoxidvel AISI 304 de 1 x 3/4 Eurokonus e 11/4 x 3/4 Eurokonus*. Pr-montado em caixa metlica envernizada RAL 9010, colectores com vlvulas termostticas (para cabea termoelctrica), medidores de fluxo, torneira orientvel de carga/descarga, vlvula ventilao do ar, vlvulas de esfera de interceptao, tampas e pinas.. L.
7 2 1

N.
9 1 2

Denominao
Caixa em ao IVR 830 Vlvula de esfera IVR 980/A 1 Vlvula de esfera IVR 980/B 1 Colectores IVR 802 1 - 11/4 Tapas IVR 899 1 - 11/4 Vlvula termosttica Medidor de fluxo IVR 829 Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Vlvula ventilao do ar IVR 838 1/2 Pinas IVR 821

B
10 3 6 4 8 9 5

H
.

4 5 6

A
.

7 8 9 10

A = Descarga I = 50 mm B = Retorno H = 630 mm

Wege L (mm)

2 400

3 500

4 500

5 600

6 600

7 700

8 700

9 850

10 850

11 850

12 1000

Profundidade da caixa 110 mm

O mdulo de distribuio IVR MULTIKLIMA 509/A pode ser oferecido em verso desmontada, ordenando os componentes em separado e os eventuais acessrios adicionais.

IVR 980/A 1 IVR 897 IVR 981/A 1 IVR 594 IVR 980/B 1 IVR 802 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus * IVR 899 1 - 11/4 * * produo em breve IVR 581 3/4 Eurokonus IVR 830 IVR 847 IVR 825 IVR 823-824

IVR 981/B 1

137

IVR DISTRIBUIO MDULOS IVR MULTIKLIMA 511 - baixa temperatura misturada

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

Mdulo de distribuio por baixa temperatura com colectores em ao inoxidvel AISI 304 de 1 x 3/4 Eurokonus e 11/4 x 3/4 Eurokonus*. Pr-montado em caixa metlica envernizada RAL 9010, colectores com vlvulas termostticas (para cabea termoelctrica), medidores de fluxo, torneira orientvel de carga/descarga, vlvula ventilao do ar e pinas; grupo de mistura de ponto fixo com cabea termosttica e grupo by-pass com termstato de segurana e poo porta-sonda; vlvulas de esfera de interceptao. L
.

N.
4 1 13 6 1 2 3 4

Denominao
3 700 Caixa em ao IVR 830 4 700 2 600 5 850 6 850

10 2

11

Vlvula de esfera IVR 964/A 1 7 850


10 1200 Vlvula de esfera IVR 964/B 1 11 1200 12 1200 8 1000 9 1000

A
12 7 5 13 3
.

Colectores retorno IVR 702 1 - 11/4 Colectores descarga IVR 703 1 - 11/4 Termstato de segurana Vlvula de regulao micromtrica Bomba Vlvulas de interceptao IVR 108 Cabea termosttica IVR 591 Vlvula misturadora IVR 583 Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Vlvula ventilao do ar IVR 838 1/2

6 7 8 9

B I
.

10 11 12 13

A = Descarga I = 50 mm B = Retorno H =750 mm

Wege L (mm)

2 600

3 700

4 700

5 850

6 850

7 850

8 1000

9 1000

10 1000

11 1200

12 1200

Profundidade da caixa 150 mm

IVR 964/A 1

IVR 702 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 594

IVR 825

IVR 823-824

IVR 847 IVR 964/B 1 IVR 703 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 711 * produo em breve

IVR 714 IVR 897 IVR 581 3/4 Eurokonus IVR 830

138

MDULOS IVR MULTIKLIMA 512 - baixa temperatura misturada com separador hidrulico

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

Mdulo de distribuio por baixa temperatura com colectores em ao inoxidvel AISI 304 de 1 x 3/4 Eurokonus e 11/4 x 3/4 Eurokonus*. Pr-montado em caixa metlica envernizada RAL 9010, colectores com vlvulas termostticas (para cabea termoelctrica), medidores de fluxo, torneira orientvel de carga/descarga, vlvula ventilao do ar e pinas; grupo de mistura de ponto fixo com cabea termosttica e grupo by-pass com termstato de segurana e poo porta-sonda; separador hidrulico em ao inoxidvel; vlvulas de esfera de interceptao. L
14 10 11
.

N.
4 1 14 6 1 2 3 4 13 5 7 5 14
.

2 850 3 850 4 1000 5 1000 6 1000 7 1200 8 1200 9 1300 10 1300 11 1400 12 1400

Denominao
Caixa em ao IVR 830 Vlvula de esfera IVR 964/A 1 Vlvula de esfera IVR 964/B 1

12 2

A
9 3 8

Colectores retorno IVR 702 1 - 11/4 Colectores descarga IVR 703 1 - 11/4 Termstato de segurana Vlvula de regulao micromtrica Bomba Vlvulas de interceptao IVR 108 1 Cabea termosttica IVR 591 Vlvula misturadora IVR 583 Separador hidrulico IVR 330 Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Vlvula ventilao do ar IVR 838 1/2

6 7 8 9

10 11 12 13 14

A = Descarga I = 50mm B = Retorno H = 750 mm

Wege L (mm)

2 850

3 850

4 850

5 1000

6 1000

7 1000

8 1200

9 1200

10 1200

11 1200

12 1300

Profundidade da caixa 150 mm

IVR 964/A 1

IVR 702 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 594

IVR 825

IVR 823-824

IVR 847 IVR 964/B 1

IVR 703 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 330 * produo em breve

IVR 711

IVR 714 IVR 897 IVR 581 3/4 Eurokonus IVR 830 139

IVR DISTRIBUIO MDULOS IVR MULTIKLIMA 513 - baixa temperatura misturada

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

Mdulo de distribuio por baixa temperatura com colectores em ao inoxidvel AISI 304 de 1 x 3/4 Eurokonus e 11/4 x 3/4 Eurokonus*. Pr-montado em caixa metlica envernizada RAL 9010, colectores com vlvulas termostticas (para cabea termoelctrica), medidores de fluxo, torneira orientvel de carga/descarga, vlvula ventilao do ar e pinas; grupo de mistura de ponto fixo com misturador termosttico e grupo by-pass com termstato de segurana e poo porta-sonda; vlvulas de esfera de interceptao.
.

L
1 12 6

N.
4 1 2 3 4

Denominao
Caixa em ao IVR 830 Vlvula de esfera IVR 964/A 1 Vlvula de esfera IVR 964/B 1 Colectores retorno IVR 702 1 - 11/4 Colectores descarga IVR 703 1 - 11/4 Termstato de segurana Vlvula de regulao micromtrica Bomba Vlvulas de interceptao IVR 108 1 Misturador termosttico Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Vlvula ventilao do ar IVR 838 1/2
2 850 3 850 4 1000 5 1000 6 1000 7 1200 8 1200 9 1300 10 1300 11 1400 12 1400

10

8 5

11 7 12

H
.

6 7 8 9

10

11 12

A = Descarga I = 50 mm B = Retorno H = 650 mm

Wege L (mm)

2 600

3 700

4 700

5 850

6 850

7 850

8 1000

9 1000

10 1000

11 1200

12 1200

Profundidade da caixa 150 mm

513B DISTRIBUZIONE BASSA MISCELATORE TERMOSTATICO CON POMPA SX CON BY PAS REGOLA

IVR 964/A 1

IVR 702 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 594

IVR 825

IVR 823-824

IVR 847 IVR 964/B 1

140

IVR 703 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 712 * produo em breve

IVR 714 IVR 897 IVR 581 3/4 Eurokonus IVR 830

MDULOS IVR MULTIKLIMA 514 - baixa temperatura misturada com separador hidrulico

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

Mdulo de distribuio por baixa temperatura com colectores em ao inoxidvel AISI 304 de 1 x 3/4 Eurokonus e 11/4 x 3/4 Eurokonus*. Pr-montado em caixa metlica envernizada RAL 9010, colectores com vlvulas termostticas (para cabea termoelctrica), medidores de fluxo, torneira orientvel de carga/descarga, vlvula ventilao do ar e pinas; grupo de mistura de ponto fixo com misturador termosttico e grupo by-pass com termstato de segurana e poo porta-sonda; separador hidrulico em ao inoxidvel; vlvulas de esfera de interceptao. L
.

N.
4 1 13 6 1 2 3 4 12 7 5 13
.

Denominao
Caixa em ao IVR 830 Vlvula de esfera IVR 964/A 1 Vlvula de esfera IVR 964/B 1 Colectores retorno IVR 702 1 - 11/4 Colectores descarga IVR 703 1 - 11/4 Termstato de segurana Vlvula de regulao micromtrica Bomba Vlvulas de interceptao IVR 108 1 Misturador termosttico Separador hidrulico IVR 330 Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Vlvula ventilao do ar IVR 838 1/2
2 850 3 850 4 1000 5 1000 6 1000 7 1200 8 1200 9 1300 10 1300 11 1400 12 1400

13 10 2 11

A
3 9 8

6 7 8 9

10 11 12 13

A = Descarga I = 50 mm B = Retorno H = 650 mm

Wege L (mm)

2 850

3 850

4 850

5 1000

6 1000

7 1000

8 1200

9 1200

10 1200

11 1200

12 1300

Profundidade da caixa 150 mm

514 DISTRIBUZIONE BASSA MISCE TERM CON POMPA SX CON SEP CON BY PAS REGOLATO

IVR 964/A 1

IVR 702 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 594

IVR 825

IVR 823-824

IVR 847 IVR 964/B 1

IVR 703 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 330 * produo em breve

IVR 712

IVR 714 IVR 897 IVR 581 3/4 Eurokonus IVR 830 141

IVR DISTRIBUIO MDULOS IVR MULTIKLIMA 515 - baixa temperatura misturada

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

Mdulo de distribuio por baixa temperatura com colectores em ao inoxidvel AISI 304 de 1 x 3/4 Eurokonus e 11/4 x 3/4 Eurokonus*. Pr-montado em caixa metlica envernizada RAL 9010, colectores com vlvulas termostticas (para cabea termoelctrica), medidores de fluxo, torneira orientvel de carga/descarga, vlvula ventilao do ar e pinas; grupo de mistura modulante com servocomando electrotrmico e grupo by-pass com termstato de segurana e poo porta-sonda; vlvulas de esfera de interceptao. L
.

N.
4 1 13 6 1 2 3 4

10 2

11

2 850 3 850 4 1000 5 1000 6 1000 7 1200 8 1200 9 1300 10 1300 11 1400 12 1400

Denominao
Caixa em ao IVR 830 Vlvula de esfera IVR 964/A 1 Vlvula de esfera IVR964/B 1

Colectores retorno IVR 702 1 - 11/4 Colectores descarga IVR 703 1 - 11/4 Termstato de segurana Vlvula de regulao micromtrica Bomba Vlvulas de interceptao IVR 108 1 Elektrothermische Servosteuerung Vlvula misturadora IVR 583 Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Vlvula ventilao do ar IVR 838 1/2

8 5

12 7 13
.

6 7 8 9

10 11 12 13

A = Descarga I = 50 mm B = Retorno H = 650 mm

Wege L (mm)

2 600

3 700

4 700

5 850

6 850

7 850

8 1000

9 1000

10 1000

11 1200

12 1200

Profundidade da caixa 150 mm

IVR 964/A 1

IVR 702 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 594

IVR 825

IVR 823-824

IVR 847 IVR 964/B 1

142

IVR 703 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 713 * produo em breve

IVR 714 IVR 897 IVR 581 3/4 Eurokonus IVR 830

MDULOS IVR MULTIKLIMA 516 - baixa temperatura misturada com separador hidrulico

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

Mdulo de distribuio por baixa temperatura com colectores em ao inoxidvel AISI 304 de 1 x 3/4 Eurokonus e 11/4 x 3/4 Eurokonus*. Pr-montado em caixa metlica envernizada RAL 9010, colectores com vlvulas termostticas (para cabea termoelctrica), medidores de fluxo, torneira orientvel de carga/descarga, vlvula ventilao do ar e pinas; grupo de mistura modulante com servocomando electrotrmico e grupo by-pass com termstato de segurana e poo porta-sonda; separador hidrulico em ao inoxidvel; vlvulas de esfera de interceptao. L N. Denominao
.

14

10

11

1 14 6

1 2 3 4

Caixa em ao IVR 830

Vlvula de esfera IVR 964/A 1 Vlvula de esfera IVR 964/B 1

12 2

2 850 3 850 4 850 5 850 6 850 7 1000 8 1000 9 1200 10 1200 11 1200 12 1200

A
9 3 8 13 7 5 14
.

Colectores retorno IVR 702 1 - 11/4 Colectores descarga IVR 703 1 - 11/4 Termstato de segurana Vlvula de regulao micromtrica Bomba Vlvulas de interceptao IVR 108 1 Elektrothermische Servosteuerung Vlvula misturadora IVR 583 Separador hidrulico IVR 330 Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Vlvula ventilao do ar IVR 838 1/2

6 7 8 9 10

11 12 13 14

A = Descarga I = 50 mm B = Retorno H = 650 mm

Wege L (mm)

2 850

3 850

4 850

5 1000

6 1000

7 1000

8 1200

9 1200

10 1200

11 1200

12 1300

Profundidade da caixa 150 mm

IVR 964/A 1

IVR 702 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 594

IVR 825

IVR 823-824

IVR 847 IVR 964/B 1

IVR 703 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 330 * produo em breve

IVR 713

IVR 714 IVR 897 IVR 581 3/4 Eurokonus IVR 830 143

IVR DISTRIBUIO MDULOS IVR MULTIKLIMA 521 - alta e baixa temperatura misturada

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

Mdulo de distribuio por baixa temperatura com colectores em ao inoxidvel AISI 304 de 1 x 3/4 Eurokonus e 11/4 x 3/4 Eurokonus*. Pr-montado em caixa metlica envernizada RAL 9010; colectores em ao inoxidvel de duas derivaes para alta temperatura; colectores com vlvulas termostticas (para cabea termoelctrica), medidores de fluxo, torneira orientvel de carga/descarga, vlvula ventilao do ar e pinas; grupo de mistura de ponto fixo com cabea termosttica e grupo by-pass com termstato de segurana e poo porta-sonda; vlvulas de esfera de interceptao. L N. Denominao
.

10 2

11

1 13 6 2 3 4

2 850 3 850 4 1000 5 1000 6 1000 7 1200 8 1200 9 1300 10 1300 11 1400 12 1400

Caixa em ao IVR 830 Vlvula de esfera IVR 980/A 1 Vlvula de esfera IVR 980/B 1

A
14 7 5 3 13
.

Colectores retorno IVR 702 1 - 11/4 Colectores descarga IVR 703 1 - 11/4 Termstato de segurana Vlvula de regulao micromtrica Bomba Vlvulas de interceptao IVR 108 1 Cabea termosttica IVR 591 Vlvula misturadora IVR 583 Dois colectores alta temp. IVR 701 1 Vlvula ventilao do ar IVR 838 1/2 Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2

12

6 7 8 9

B
.

10 11 12 13 14

A = Descarga I = 50 mm B = Retorno H = 750 mm

Wege L (mm)

2 850

3 850

4 850

5 1000

6 1000

7 1000

8 1200

9 1200

10 1200

11 1200

12 1300

Profundidade da caixa 150 mm

IVR 980/A 1 IVR 702 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 701 1 IVR 825 IVR 823-824

IVR 981/A 1

IVR 594 IVR 980/B 1 IVR 703 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 847

IVR 981/B 1 144

IVR 711 * produo em breve

IVR 714

IVR 897

IVR 581 3/4 Eurokonus

IVR 830

MDULOS IVR MULTIKLIMA 522 - alta e baixa temperatura misturada com separador hidrulico

Mdulo de distribuio por baixa temperatura com colectores em ao inoxidvel AISI 304 de 1 x 3/4 Eurokonus e 11/4 x 3/4 Eurokonus*. Pr-montado em caixa metlica envernizada RAL 9010, colectores em ao inoxidvel de duas derivaes para alta temperatura; colectores com vlvulas termostticas (para cabea termoelctrica), medidores de fluxo, torneira orientvel de carga/descarga, vlvula ventilao do ar e pinas; grupo de mistura de ponto fixo com cabea termosttica e grupo by-pass com termstato de segurana e poo porta-sonda; separador hidrulico em ao inoxidvel; vlvulas de esfera de interceptao. L N. Denominao
.

14 12 2

10

11

1 4 14 6

1 2 3 4 15 5 14 7
.

2 850 3 850 4 1000 5 1000 6 1000 7 1200 8 1200 9 1300 10 1300 11 1400 12 1400

Caixa em ao IVR 830 Vlvula de esfera IVR 980/A 1 Vlvula de esfera IVR 980/B 1

A
13 3 9 8

Colectores retorno IVR 702 1 - 11/4 Colectores descarga IVR 703 1 - 11/4 Termstato de segurana Vlvula de regulao micromtrica Bomba Vlvulas de interceptao IVR 108 1 Cabea termosttica IVR 591 Vlvula misturadora IVR 583 Separador hidrulico IVR 330 Dois colectores alta temp. IVR 701 1 Vlvula ventilao do ar IVR 838 1/2 Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

6 7 8 9

10 11 12 13 14

A = Descarga I = 50 mm B = Retorno H = 750 mm

15 Wege 2 3 1000 4 1000 5 1200 6 1200 7 1200 8 1200 9 1300 10 1300 11 1400 12 1400 L (mm) 1000

Profundidade da caixa 150 mm

IVR 980/A 1 IVR 702 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 701 1 IVR 825 IVR 823-824

IVR 981/A 1

IVR 594 IVR 980/B 1 IVR 703 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 847

IVR 981/B 1

IVR 330 * produo em breve

IVR 711

IVR 714

IVR 897

IVR 581 3/4 Eurokonus

IVR 830 145

IVR DISTRIBUIO MDULOS IVR MULTIKLIMA 523 - alta e baixa temperatura misturada

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

Mdulo de distribuio por baixa temperatura com colectores em ao inoxidvel AISI 304 de 1 x 3/4 Eurokonus e 11/4 x 3/4 Eurokonus*. Pr-montado em caixa metlica envernizada RAL 9010; colectores em ao inoxidvel de duas derivaes para alta temperatura; colectores com vlvulas termostticas (para cabea termoelctrica), medidores de fluxo, torneira orientvel de carga/descarga, vlvula ventilao do ar e pinas; grupo de mistura de ponto fixo com misturador termosttico e grupo by-pass com termstato de segurana e poo porta-sonda; vlvulas de esfera de interceptao. L N. Denominao
.

1 10 2 4 12 6

1 2 3 4

Caixa em ao IVR 830 Vlvula de esfera IVR 980/A 1 Vlvula de esfera IVR 980/B 1 Colectores retorno IVR 702 1 - 11/4 Colectores descarga IVR 703 1 - 11/4 Termstato de segurana Vlvula de regulao micromtrica Bomba Vlvulas de interceptao IVR 108 1 Servocomando electrnico Dois colectores alta temp. IVR 701 1 Vlvula ventilao do ar IVR 838 1/2 Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2

A
13 5 3 12 7
.

2 850 3 850 4 1000 5 1000 6 1000 7 1200 8 1200 9 1300 10 130 11 140 12 140

11

6 7 8 9

B
.

10 11 12 13

A = Descarga I = 50 mm B = Retorno H = 750 mm

Wege L (mm)

2 850

3 850

4 850

5 1000

6 1000

7 1000

8 1200

9 1200

10 1200

11 1200

12 1300

Profundidade da caixa 150 mm

IVR 980/A 1 IVR 702 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 701 1 IVR 825 IVR 823-824

IVR 981/A 1

IVR 594 IVR 980/B 1 IVR 703 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 847

IVR 981/B 1 146

IVR 712 * produo em breve

IVR 714

IVR 897

IVR 581 3/4 Eurokonus

IVR 830

MDULOS IVR MULTIKLIMA 524 - alta e baixa temperatura misturada com separador hidrulico

Mdulo de distribuio por baixa temperatura com colectores em ao inoxidvel AISI 304 de 1 x 3/4 Eurokonus e 11/4 x 3/4 Eurokonus*. Pr-montado em caixa metlica envernizada RAL 9010; colectores em ao inoxidvel de duas derivaes para alta temperatura; colectores com vlvulas termostticas (para cabea termoelctrica), medidores de fluxo, torneira orientvel de carga/descarga, vlvula ventilao do ar e pinas; grupo de mistura de ponto fixo com cabea termosttica e grupo by-pass com termstato de segurana e poo porta-sonda; separador hidrulico em ao inoxidvel; vlvulas de esfera de interceptao. L N. Denominao
.

13 11 2

1 10 4 13 6

1 2 3 4 14 5 7 13
.

2 850 3 850 4 1000 5 1000 6 1000 7 1200 8 1200 9 1300 10 1300 11 1400 12 1400

Caixa em ao IVR 830 Vlvula de esfera IVR 980/A 1 Vlvula de esfera IVR 980/B 1

A
12 3 9 8 5

Colectores retorno IVR 702 1 - 11/4 Colectores descarga IVR 703 1 - 11/4 Termstato de segurana Vlvula de regulao micromtrica Bomba Vlvulas de interceptao IVR 108 1 Servocomando electrnico Separador hidrulico IVR 330 Dois colectores alta temp. IVR 701 1 Vlvula ventilao do ar IVR 838 1/2 Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2

6 7 8 9

10 11 12 13 14

A = Descarga I = 50 mm B = Retorno H = 750 mm

Wege

3 1000

4 1000

5 1200

6 1200

7 1200

8 1200

9 1300

10 1300

11 1400

12 1400

L (mm) 1000

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

Profundidade da caixa 150 mm

IVR 980/A 1 IVR 702 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 701 1 IVR 825 IVR 823-824

IVR 981/A 1

IVR 594 IVR 980/B 1 IVR 703 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 847

IVR 981/B 1

IVR 330 * produo em breve

IVR 712

IVR 714

IVR 897

IVR 581 3/4 Eurokonus

IVR 830 147

IVR DISTRIBUIO MDULOS IVR MULTIKLIMA 525 - alta e baixa temperatura misturada

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

Mdulo de distribuio por baixa temperatura com colectores em ao inoxidvel AISI 304 de 1 x 3/4 Eurokonus e 11/4 x 3/4 Eurokonus*. Pr-montado em caixa metlica envernizada RAL 9010; colectores em ao inoxidvel de duas derivaes para alta temperatura; colectores com vlvulas termostticas (para cabea termoelctrica), medidores de fluxo, torneira orientvel de carga/descarga, vlvula ventilao do ar e pinas; grupo de mistura modulante com servocomando electrotrmico e grupo by-pass com termstato de segurana e poo porta-sonda; vlvulas de esfera de interceptao. L N. Denominao
.

10 2

11

1 4 13 6

1 2 3 4 14 5 7 13
.

2 850 3 850 4 1000 5 1000 6 1000 7 1200 8 1200 9 1300 10 1300 11 1400 12 1400

Caixa em ao IVR 830 Vlvula de esfera IVR 980/A 1 Vlvula de esfera IVR 980/B 1

Colectores retorno IVR 702 1 - 11/4 Colectores descarga IVR 703 1 - 11/4 Termstato de segurana Vlvula de regulao micromtrica Bomba Vlvulas de interceptao IVR 108 1 Servocomando termoelctrico Vlvula misturadora IVR 583 Dois colectores alta temp. IVR 701 1 Vlvula ventilao do ar IVR 838 1/2 Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2

12

8 5

6 7 8 9

B
.

10 11 12 13 14

A = Descarga I = 50 mm B = Retorno H = 750 mm

Wege L (mm)

2 850

3 850

4 850

5 1000

6 1000

7 1000

8 1200

9 1200

10 1200

11 1200

12 1300

Profundidade da caixa 150 mm

IVR 980/A 1 IVR 702 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 701 1 IVR 825 IVR 823-824

IVR 981/A 1

IVR 594 IVR 980/B 1 IVR 703 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 847

IVR 981/B 1 148

IVR 713 * produo em breve

IVR 714

IVR 897

IVR 581 3/4 Eurokonus

IVR 830

MDULOS IVR MULTIKLIMA 526 - alta e baixa temperatura misturada com separador hidrulico

Mdulo de distribuio por baixa temperatura com colectores em ao inoxidvel AISI 304 de 1 x 3/4 Eurokonus e 11/4 x 3/4 Eurokonus*. Pr-montado em caixa metlica envernizada RAL 9010; colectores em ao inoxidvel de duas derivaes para alta temperatura; colectores com vlvulas termostticas (para cabea termoelctrica), medidores de fluxo, torneira orientvel de carga/descarga, vlvula ventilao do ar e pinas; grupo de mistura modulante com servocomando electrotrmico e grupo by-pass com termstato de segurana e poo porta-sonda; separador hidrulico em ao inoxidvel; vlvulas de esfera de interceptao.

N.
11 1 4 14 6 1 2 3 4 15 5 14 7
.

14 12 2

10

2 850 3 850 4 1000 5 1000 6 1000 7 1200 8 1200 9 1300 10 1300 11 1400 12 1400

Denominao
Caixa em ao IVR 830 Vlvula de esfera IVR 980/A 1 Vlvula de esfera IVR 980/B 1

A
13 3 9 8

Colectores retorno IVR 702 1 - 11/4 Colectores descarga IVR 703 1 - 11/4 Termstato de segurana Vlvula de regulao micromtrica Bomba Vlvulas de interceptao IVR 108 1 Servocomando termoelctrico Vlvula misturadora IVR 583 Separador hidrulico IVR 330 Dois colectores alta temp. IVR 701 1 Vlvula ventilao do ar IVR 838 1/2 Torneira orientvel carga-descarga IVR 836 1/2 Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

6 7 8 9

10 11 12 13 14

A = Descarga I = 50 mm B = Retorno H = 750 mm

15 Wege 2 3 1000 4 1000 5 1200 6 1200 7 1200 8 1200 9 1300 10 1300 11 1400 12 1400 L (mm) 1000

Profundidade da caixa 150 mm

IVR 980/A 1 IVR 702 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 701 1 IVR 825 IVR 823-824

IVR 981/A 1

IVR 594 IVR 980/B 1 IVR 703 1 x 3/4 Eurokonus 11/4 x 3/4 Eurokonus *

IVR 847

IVR 981/B 1

IVR 330 * produo em breve

IVR 713

IVR 714

IVR 897

IVR 581 3/4 Eurokonus

IVR 830 149

IVR DISTRIBUIO MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO E CONTABILIZAO


Todos os mdulos de distribuio IVR MULTIKLIMA podem ser fornecidos com seco de contabilizao integrada, relativa ao aquecimento/ refrigerao, em todas as verses disponveis (na foto, configurao com contabilizao IVR MK 483).

Conforme directiva 2004/22/CE MID


Aquecimento e refrigerao Aquecimento Leitura Directa Leitura Rdio Leitura M-Bus
M-Bus
000235 000235

000235

IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS

M-Bus
000235 000235

000235

150

MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO IVR MK 509/A + CONTABILIZAO


L
.

H
.

IVR MK 473

IVR MK 483

I = 55 mm H = 600 mm

Wege L (mm)

2 700

3 700

4 850

5 850

6 850

7 1000

8 1000

9 1000

10 1200

11 1200

12 1200

Profundidade da caixa 110 mm

IVR MK 482

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

IVR MK 472

IVR MK 481

IVR MK 471

MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO IVR MK 509/B + CONTABILIZAO


.

H
.

IVR MK 473

IVR MK 483

I = 55 mm H = 600 mm

Wege L (mm)

2 700

3 700

4 850

5 850

6 850

7 1000

8 1000

9 1000

10 1200

11 1200

12 1200

Profundidade da caixa 110 mm

IVR MK 482

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

IVR MK 472

IVR MK 481

IVR MK 471

151

IVR DISTRIBUIO MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO IVR MK 511 + CONTABILIZAO
L
.

H
.

IVR MK 473

IVR MK 483

I = 55 mm H = 600 mm

Wege

3 1000

4 1000

5 1200

6 1200

7 1200

8 1200

9 1300

10 1300

11 1400

12 1400

L (mm) 1000

Profundidade da caixa 150 mm

IVR MK 482

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

IVR MK 472

IVR MK 481

IVR MK 471

MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO IVR MK 512 + CONTABILIZAO


L
.

H
.

IVR MK 473

IVR MK 483

I = 55 mm H = 600 mm

Wege

3 1200

4 1200

5 1200

6 1300

7 1300

8 1400

9 1400

10 1500

11 1500

12 1600

L (mm) 1200

Profundidade da caixa 150 mm

IVR MK 482

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

IVR MK 472

IVR MK 481

IVR MK 471

152

MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO IVR MK 513 + CONTABILIZAO


L
.

2 850 3 850 4 100 5 100 6 100 7 120 8 120 9 130 10 13 11 14 12 14

H
.

IVR MK 473

IVR MK 483

I = 55 mm H = 600 mm

Wege

3 1000

4 1000

5 1000

6 1200

7 1200

8 1300

9 1300

10 1400

11 1400

12 1500

L (mm) 1000

Profundidade da caixa 150 mm

IVR MK 482

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

IVR MK 472

IVR MK 481

IVR MK 471

MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO IVR MK 514 + CONTABILIZAO


L
.

H
.

IVR MK 473

IVR MK 483

I = 55 mm H = 600 mm

Wege

3 1200

4 1200

5 1300

6 1300

7 1400

8 1400

9 1500

10 1500

11 1600

12 1600

L (mm) 1000

Profundidade da caixa 150 mm

IVR MK 482

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

IVR MK 472

IVR MK 481

IVR MK 471

153

IVR DISTRIBUIO MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO IVR MK 515 + CONTABILIZAO
L
.

H
.

IVR MK 473

IVR MK 483

I = 55 mm H = 600 mm

Wege L (mm)

2 850

3 850

4 1000

5 1000

6 1000

7 1200

8 1200

9 1300

10 1300

11 1400

12 1400

Profundidade da caixa 150 mm

IVR MK 482

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

IVR MK 472

IVR MK 481

IVR MK 471

MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO IVR MK 516 + CONTABILIZAO


L
.

2 850 3 850 4 1000 5 1000 6 1000 7 1200 8 1200 9 1300 10 130 11 140 12 140

H
.

IVR MK 473

IVR MK 483

I = 55 mm H = 600 mm

Wege

3 1000

4 1000

5 1200

6 1200

7 1300

8 1300

9 1400

10 1400

11 1400

12 1500

L (mm) 1000

Profundidade da caixa 150 mm

IVR MK 482

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

IVR MK 472

IVR MK 481

IVR MK 471

154

MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO IVR MK 521 + CONTABILIZAO


L
.

H
.

IVR MK 473

IVR MK 483

I = 55 mm H = 600 mm

Wege

3 1200

4 1200

5 1300

6 1300

7 1400

8 1400

9 1500

10 1500

11 1600

12 1600

L (mm) 1200

Profundidade da caixa 150 mm

IVR MK 482

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

IVR MK 472

IVR MK 481

IVR MK 471

MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO IVR MK 522 + CONTABILIZAO


L
.

H
.

IVR MK 473

IVR MK 483

I = 55 mm H = 600 mm

Wege

3 1300

4 1300

5 1400

6 1400

7 1500

8 1500

9 1600

10 1600

11 1700

12 1700

L (mm) 1200

Profundidade da caixa 150 mm

IVR MK 482

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

IVR MK 472

IVR MK 481

IVR MK 471

155

IVR DISTRIBUIO MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO IVR MK 523 + CONTABILIZAO
L
.

2 850 3 850 4 1000 5 1000 6 1000 7 1200 8 1200 9 1300 10 130 11 140 12 140

H
.

IVR MK 473

IVR MK 483

I = 55 mm H = 600 mm

Wege

3 1200

4 1200

5 1300

6 1300

7 1400

8 1400

9 1500

10 1500

11 1600

12 1600

L (mm) 1200

Profundidade da caixa 150 mm

IVR MK 482

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

IVR MK 472

IVR MK 481

IVR MK 471

MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO IVR MK 524 + CONTABILIZAO


L
.

H
.

IVR MK 473

IVR MK 483

I = 55 mm H = 600 mm

Wege

3 1300

4 1300

5 1400

6 1400

7 1500

8 1500

9 1600

10 1600

11 1700

12 1700

L (mm) 1200

Profundidade da caixa 150 mm

IVR MK 482

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

IVR MK 472

IVR MK 481

IVR MK 471

156

MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO IVR MK 525 + CONTABILIZAO


.

H
.

IVR MK 473

IVR MK 483

I = 55 mm H = 600 mm

Wege

3 1200

4 1200

5 1200

6 1300

7 1300

8 1400

9 1400

10 1500

11 1500

12 1600

L (mm) 1200

Profundidade da caixa 150 mm

IVR MK 482

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

IVR MK 472

IVR MK 481

IVR MK 471

MDULOS IVR MULTIKLIMA INTEGRADOS: DISTRIBUIO IVR MK 526 + CONTABILIZAO


L
.

2 8 3 8 41 51 61 71 81 91 10 11 12

H
.

IVR MK 473

IVR MK 483

I = 55 mm H = 600 mm

Wege

3 1300

4 1300

5 1400

6 1400

7 1500

8 1500

9 1600

10 1600

11 1700

12 1700

L (mm) 1200

Profundidade da caixa 150 mm

IVR MK 482

Os mdulos MULTIKLIMA esto disponveis com sada direita ou esquerda

IVR MK 472

IVR MK 481

IVR MK 471

157

IVR DISTRIBUIO MDULOS INTEGRADOS COM PERMUTADOR DE CALOR


Os mdulos IVR MULTIKLIMA podem ser integrados com o permutador de calor para a produo instantnea da gua quente sanitria.

N.B.: para necessidades especiais, podem ser estudadas e realizadas solues especficas com os mdulos IVR MULTIKLIMA.

158

ESQUEMA DE CONTABILIZAO IVR PARA CENTRAL TRMICA

Contador de calor volumtrico IVR 494 leitura directa leitura M-Bus Rdio

Contador de calor compacto IVR 493 leitura directa leitura M-Bus Rdio
159

IVR SERVIOS
CENTRALINAS DE OBTENO DE DADOS PARA MDULOS MULTIKLIMA VERSO M-BUS

IVR 149600250 IVR 149600120

Para os mdulos em verso M-Bus, possvel a leitura de dados por parte do utilizador directamente a partir da centralina ou de PC ou modem com o software especfico.

Centralina para 120-250 Contadores

IVR 149600060
Centralina para 60 Contadores

IVR 149600020
Centralina para 20 Contadores

IVR 335800105 IVR 335800106


Pad pulse M-Bus (Muro/Din)

IVR 149700001
Modem

IVR 149800001

SOFTWARE DOKOM CS software de gesto sistemas de contabilizao calor de centralinas dados M-Bus

IVR 149800002

SOFTWARE MBSHEET software de aquisio valores das centralinas dados M-Bus

IVR 149800003

SOFTWARE FService software para configurao centralinas dados M-Bus

160

Servios de contabilizao activveis atravs da Techem


Os mdulos IVR MULTIKLIMA em verso Rdio ou M-Bus permitem activar os servios de contabilizao fornecidos directamente pela Techem graas a um acordo estipulado entre a mesma e a IVR. Os servios de contabilizao so entendidos como o fornecimento por parte da Techem aos administradores do condomnio dos dados de leitura de cada mdulo IVR MULTIKLIMA, segundo as exigncias do cliente. possvel efectuar vrias leituras sazonais ou leituras intermdias. Os prospectos finais de consumo para cada apartamento sero enviados aos administradores, aps activao do servio, pela Techem, em papel ou em formato electrnico.

AQUECIMENTO e REFRIGERAO

Os passos a seguir para instalar os mdulos de contabilizao IVR MULTIKLIMA e activar os servios disposio dos utilizadores e dos administradores de condomnio.
IVR, lder no campo das vlvulas para sistemas de aquecimento, em colaborao com Techem S.r.l., lder no campo da contabilizao, coloca hoje disposio dos utilizadores a sua experincia para oferecer um sistema de contabilizao particularmente evoludo. Depois de instalado o mdulo IVR MULTIKLIMA, por parte do canalizador, se se escolheu a verso com transmisso dos dados via Rdio ou M-Bus, possvel activar os servios de valor acrescentado oferecidos pela colaborao com a Techem. Os servios disponveis so: Leitura dos dados de consumo sazonais (possveis tambm leituras intermdias durante a estao) por parte do pessoal da Techem sem aceder s unidades habitacionais e, como tal, sem causar distrbios aos ocupantes das casas. A integridade e a preciso dos dados so garantidos pela Techem. Redaco dos prospectos de consumo para cada apartamento/condomnio. Envio dos dados de consumo para os utilizadores finais.

M-Bus
000235

000235

LEITURA DOS DADOS EXECUTADA E CERTIFICADA PELOS TCNICOS TECHEM

LEITURA DOS DADOS POR PARTE DO UTILIZADOR OU EXECUTADA E CERTIFICADA PELOS TCNICOS TECHEM

A diviso dos custos de aquecimento


A cobrana a cada apartamento dos custos de aquecimento e refrigerao e dos consumos de gua quente sanitria a soma de dois valores: Uma parte fixa, independente do consumo registado, serve para cobrir os custos da manuteno da caldeira, os custos das verificaes peridicas dos entes pblicos, as disperses de calor nos tubos comuns e os consumos de energia elctrica. A quota fixa determinada pela assembleia condominial e varia entre 20% e 40% dos custos totais de aquecimento. Uma parte varivel subdividida em proporo do calor consumido por cada condmino com base nas leituras dos contadores instalados nos mdulos IVR MULTIKLIMA. A cobrana a cada utilizador dos consumos de gua fria sanitria normalmente efectuada de forma proporcional s leituras dos respectivos contadores.

COS CON

TO R IS

CAL

DOM

DAM 2

INIO

ENT O

125/

CON

CON SUM O SIN GOL COS O T COS I BASE TI CO NSU MO

90,3 1 60,8 5 50,3 1 20,3 1 48,2 4

SUM MWh O PRE ZZO AMM MWh ONTA EUR RE 45,0 0 45,0 824, 0 65 45,0 59 0 7,32 45,0 524, 0 65 45,0 324, 0 89 424, 65

Eur 52 Eur 458

ELABORAO E DIVISO DOS CONSUMOS DE AQUECIMENTO, REFRIGERAO, ACS E AFS pela TECHEM

161

IVR ACESSRIOS

CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO homologado MID, com sondas de temperatura Pt 100, display de 8 dgitos, 149200011 COMPACT V Leitura DIRECTA Dn 3/4 Qp 1,5 L 110 IVR 492 COMPACT V Leitura DIRECTA Dn 1 Qp 2,5 L 130 149200021 CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO homologado MID, com sondas de temperatura Pt 100, display de 8 dgitos, interface M-Bus integrada

IVR 492

149200013 149200023

COMPACT V RDIO Dn 3/4 Qp 1,5 L 110 COMPACT V RDIO Dn 1 Qp 2,5 L 130

CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO homologado MID, com sondas de temperatura Pt 100, display de 8 dgitos, interface M-Bus integrada

IVR 492

149200012 149200022

COMPACT IV S Leitura M-Bus Dn 3/4 Qp 1,5 L 110 COMPACT IV S Leitura M-Bus Dn 1 Qp 2,5 L 130

CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO homologado MID, com sondas de temperatura Pt 100, display de 8 dgitos, 2 registos quente e frio

IVR 492

149200051 149200061

COMPACT V KLIMA Dn 3/4 Qp 1,5 Leitura DIRECTA L 110 COMPACT V KLIMA Dn 1 Qp 2,5 Leitura DIRECTA L 130

CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO homologado MID, com sondas de temperatura Pt 100, display de 8 dgitos, 2 registos quente e frio, com interface rdio integrada

IVR 492

149200053 149200063

COMPACT V KLIMA Dn 3/4 Qp 1,5 RDIO L 110 COMPACT V KLIMA Dn 1 Qp 2,5 RDIO L 130

CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO homologado MID, com sondas de temperatura Pt 100, display de 8 dgitos, 2 registos quente e frio

IVR 492

149200052 149200062

COMPACT KLIMA IV S Leitura M-Bus Dn 3/4 Qp 1,5 L 110 COMPACT KLIMA IV S Leitura M-Bus Dn 1 Qp 2,5 L 130

CONTADOR VOLUMTRICO GUA FRIA SANITRIA

IVR 491

149100041 149100042 149100043

AP VARIO Qn 2,5 Leitura DIRECTA 1 AP MODULARIS Qn 2,5 Leitura M-Bus 1 AP DATA III Qn 2,5 RDIO 1

CONTADOR VOLUMTRICO GUA FRIA SANITRIA

IVR 491

149100021 149100022 149100023

AP VARIO Qn 2,5 Leitura DIRECTA 1 AP MODULARIS Qn 2,5 Leitura M-Bus 1 AP DATA III Qn 2,5 RDIO 1

CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO LEITURA DIRECTA com sondas de temperatura Pt 100, display de 8 dgitos

IVR 493

149300001 149300002 149300003 149300011 149300012 149300013 149300021 149300022 149300023

WZ COMPACT V vario S Qp 3,5 WZM Dn 25 - L 260 mm Directa WZ COMPACT V vario S Qp 6 WZM Dn 25 - L 260 mm Directa WZ COMPACT V vario S Qp 10 WZM Dn 40 - L 300 mm Directa WZ COMPACT V vario S Qp 3,5 WZM - S Dn 25 - L 135 mm Directa WZ COMPACT V vario S Qp 6 WZM - S Dn 25 - L 135 mm Directa WZ COMPACT V vario S Qp 10 WZM - S Dn 40 - L 150 mm Directa WZ COMPACT V vario S Qp 3,5 WZM - F Dn 25 - L 135 mm Directa WZ COMPACT V vario S Qp 6 WZM - F Dn 25 - L 135 mm Directa WZ COMPACT V vario S Qp 10 WZM - F Dn 40 - L 150 mm Directa

S F

CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO LEITURA M-BUS com sondas de temperatura Pt 100, display de 8 dgitos, interface M-Bus integrada e bateria 10 anos+2

S F

IVR 493

149300031 149300032 149300033 149300041 149300042 149300043 149300051 149300052 149300053

WZ COMPACT IV S Qp 3,5 WZM Dn 25 - L 260 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 6 WZM Dn 25 - L 260 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 10 WZM Dn 40 - L 300 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 3,5 WZM - S Dn 25 - L 135 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 6 WZM - S Dn 25 - L 135 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 10 WZM - S Dn 40 - L 150 mm M-Bus WZ COMPACT IVS Qp 3,5 WZM - F Dn 25 - L 135 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 6 WZM - F Dn 25 - L 135 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 10 WZM - F Dn 40 - L 150 mm M-Bus

162

CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO VIA RDIO com sondas de temperatura Pt 100, display de 8 dgitos, com interface rdio integrada

IVR 493

149300061 149300062 149300063 149300071 149300072 149300073 149300081 149300082 149300083

WZ COMPACT V Qp 3,5 WZM Dn 25 - L 260 mm RDIO WZ COMPACT V Qp 6 WZM Dn 25 - L 260 mm RDIO WZ COMPACT V Qp 10 WZM Dn 40 - L 300 mm RDIO WZ COMPACT V Qp 3,5 WZM - S Dn 25 - L 135 mm RDIO WZ COMPACT V Qp 6 WZM - S Dn 25 - L 135 mm RDIO WZ COMPACT V Qp 10 WZM - S Dn 40 - L 150 mm RDIO WZ COMPACT V Qp 3,5 WZM - F Dn 25 - L 135 mm RDIO WZ COMPACT V Qp 6 WZM - F Dn 25 - L 135 mm RDIO WZ COMPACT V Qp 10 WZM - F Dn 40 - L 150 mm RDIO

S F

CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO LEITURA DIRECTA com sondas de temperatura Pt 100, display de 8 dgitos, 2 registos quente e frio

IVR 493

149300501 149300502 149300503 149300511 149300512 149300513 149300521 149300522 149300523

WZ COMPACT V vario S KLIMA Qp 3,5 WZM Dn 25 - L 260 mm Directa WZ COMPACT V vario S KLIMA Qp 6 WZM Dn 25 - L 260 mm Directa WZ COMPACT V vario S KLIMA Qp 10 WZM Dn 40 - L 300 mm Directa WZ COMPACT V vario S KLIMA Qp 3,5 WZM - S Dn 25 - L 135 mm Directa WZ COMPACT V vario S KLIMA Qp 6 WZM - S Dn 25 - L 135 mm Directa WZ COMPACT V vario S KLIMA Qp 10 WZM - S Dn 40 - L 150 mm Directa WZ COMPACT V vario S KLIMA Qp 3,5 WZM - F Dn 25 - L 135 mm Directa WZ COMPACT V vario S KLIMA Qp 6 WZM - F Dn 25 - L 135 mm Directa WZ COMPACT V vario S KLIMA Qp 10 WZM - F Dn 40 - L 150 mm Directa

S F

CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO LEITURA M-Bus com sondas de temperatura Pt 100, display de 8 dgitos, 2 registos quente e frio, interface M-Bus integrada e bateria 10 anos+2

IVR 493

149300531 149300532 149300533 149300541 149300542 149300543 149300551 149300552 149300553

WZ COMPACT IV S Qp 3,5 WZM Dn 25 - L 260 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 6 WZM Dn 25 - L 260 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 10 WZM Dn 40 - L 300 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 3,5 WZM - S Dn 25 - L 135 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 6 WZM - S Dn 25 - L 135 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 10 WZM - S Dn 40 - L 150 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 3,5 WZM - F Dn 25 - L 135 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 6 WZM - F Dn 25 - L 135 mm M-Bus WZ COMPACT IV S Qp 10 WZM - F Dn 40 - L 150 mm M-Bus

S F

CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO VIA RDIO com sondas de temperatura Pt 100, display de 8 dgitos, 2 registos quente e frio, com interface rdio integrada

IVR 493

149300561 149300562 149300563 149300571 149300572 149300573 149300581 149300582 149300583

WZ COMPACT V KLIMA Qp 3,5 WZM Dn 25 - L 260 mm RDIO WZ COMPACT V KLIMA Qp 6 WZM Dn 25 - L 260 mm RDIO WZ COMPACT V KLIMA Qp 10 WZM Dn 40 - L 300 mm RDIO WZ COMPACT V KLIMA Qp 3,5 WZM - S Dn 25 - L 135 mm RDIO WZ COMPACT V KLIMA Qp 6 WZM - S Dn 25 - L 135 mm RDIO WZ COMPACT V KLIMA Qp 10 WZM - S Dn 40 - L 150 mm RDIO WZ COMPACT V KLIMA Qp 3,5 WZM - F Dn 25 - L 135 mm RDIO WZ COMPACT V KLIMA Qp 6 WZM - F Dn 25 - L 135 mm RDIO WZ COMPACT V KLIMA Qp 10 WZM - F Dn 40 - L 150 mm RDIO

S F

SISTEMA DE MEDIO DE CALOR VOLUMTRICO composto por unidade volumtrica tipo WOLTMANN com interface impulsiva, duas termosondas Pt100 e calculadora para integrao de dados e visualizao Et, volume e salto trmico, alimentao por baterias de longa durao. Disponvel placa opcional para interface de leitura M-Bus, via Rdio.

IVR 494

149420001 149250001 149430001 149440001 149450001 149460001 149480001

MEGASPLIT WZM da Qp 15 Dn 50 L. 270 MEGASPLIT WZM da Qp 25 Dn 65 L 300 MEGASPLIT WZM da Qp 40 Dn 80 L 300 MEGASPLIT WZM da Qp 60 Dn 100 L 360 MEGASPLIT WZM S / F da Qp 100 Dn 125 L 250 MEGASPLIT WZM S / F da Qp 150 Dn 150 L 300 MEGASPLIT WZM S / F da Qp 250 Dn 200 L 350

S F

SATZ Verbindungsrohre fr MULTIKLIMA-Module

IVR tubos

4A00000A14 4A00000A15

CONJUNTO 4 TUBOS DE LIGAO LINHAS AQUECIMENTO e GUA SANITRIA CONJUNTO 5 TUBOS DE LIGAO LINHAS AQUECIMENTO e GUA SANITRIA e GUA DUAL

163

IVR ACESSRIOS

CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO homologado MID, com sondas de temperatura Pt 500, display de 8 dgitos, dupla entrada impulsiva (2 contadores lana-impulsos para gua sanitria)

IVR 492

149202011 149202021

G2 COMPACT 15 Qp 1,5 Dn 3/4 Leitura DIRECTA L 110 G2 COMPACT 25 Qp 2,5 Dn 1 Leitura DIRECTA L 130

CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO homologado MID, com sondas de temperatura Pt 500, display de 8 dgitos, dupla entrada impulsiva (2 contadores lana-impulsos para gua sanitria), Interface M-BUS

IVR 492

149202012 149202022

G2 COMPACT 15 Qp 1,5 Dn 3/4 Leitura M-Bus L 110 G2 COMPACT 25 Qp 2,5 Dn 1 Leitura M-Bus L 130

COM-KLIMA CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO com sondas de temperatura Pt 500, display de 8 dgitos, dupla entrada impulsiva (2 contadores lana-impulsos para gua sanitria) - Interruptor automtico calor/frio

IVR 492

149202051 149202061

G2 COM-KLIMA 15 Qp 1,5 Dn 3/4 Leitura DIRECTA L 110 G2 COM-KLIMA 25 Qp 2,5 Dn 1 Leitura DIRECTA L 130

COM-KLIMA CONTADOR ELECTRNICO DE CALOR COMPACTO com sondas de temperatura Pt 500, display de 8 dgitos, dupla entrada impulsiva (2 contadores lana-impulsos para gua sanitria) - Interface M-BUS - Interruptor automtico calor/frio

IVR 492

149202052 149202062

G2 COM-KLIMA 15 Qp 1,5 Dn 3/4 Leitura M-Bus L 110 G2 COM-KLIMA 25 Qp 2,5 Dn 1 Leitura M-Bus L 130

CONTADOR VOLUMTRICO GUA FRIA SANITRIA

IVR 491

149102031 149102032

G2 SCUL/15 ACS Q3 2,5 Leitura DIRECTA 3/4 G2 SCUL/15 ACS Q3 2,5 Leitura M-Bus 3/4

CONTADOR VOLUMTRICO GUA FRIA SANITRIA

IVR 491

149102011 149102012

G2 SFUL/15 AFS Q3 2,5 Leitura DIRECTA 3/4 G2 SFUL/15 AFS Q3 2,5 Leitura M-Bus 3/4

UNIO DE DUAS PEAS sede plana para contadores de valor e volumtricos (Techem / G2)

IVR 312

131205002 131207002 131210002

UNIO 2 PEAS SEDE PLACA 1/2 x 3/4 UNIO 2 PEAS SEDE PLACA 3/4 x 1 UNIO 2 PEAS SEDE PLACA 1 x 11/4

UNIO EM T montagem sonda livre para contadores de calor (G2)

IVR 495

149502100 149502101 149502102 142910707 142911010

G2 T MONTAGEM SONDA LIVRE 5mm 1/2 G2 T MONTAGEM SONDA LIVRE 5mm 3/4 G2 T MONTAGEM SONDA LIVRE 5mm 1 TCH 3/4x3/4 UNIO EM T COM POO TCH 1x1 UNIO EM T COM POO

UNIO EM T com poo para montagem sonda livre para contadores de calor (Techem)

IVR 429

G2 MEDIDOR DE VOLUME PARA GUA QUENTE/FRIA, emissor de impulsos tipo Reed, leitura directa por rolos numeradores

IVR 493

149302001 149302002 149302003 149302004 149302011 149302012 149302013 149302021 149302022 149302023

G2 CACML/25 Qp 3,5 Dn 25 G2 CACML/30 Qp 6 Dn 30 G2 CACML/40 Qp 10 Dn 40 G2 CACML/50 Qp 15 Dn 50 G2 CACML-VA/25 Qp 3,5 Dn 25 VERTICAL ASCENDENTE G2 CACML-VA/30 Qp 6 Dn 30 VERTICAL ASCENDENTE G2 CACML-VA/40 Qp 10 Dn 40 VERTICAL ASCENDENTE G2 CACML-VD/25 Qp 3,5 Dn 25 VERTICAL DESCENDENTE G2 CACML-VD/30 Qp 6 Dn 30 vertical descendente G2 CACML-VD/40 Qp 10 Dn 40 vertical descendente

G2 SISTEMA DE MEDIO DE CALOR VOLUMTRICO composto por unidade volumtrica tipo WOLTMANN, com pr-disposio para emissores de impulso reed

IVR 494

149402201 149402251 149402301 149402401 149402501 149402601 149402801 149402901 149402951

G2 WELC DN 50 - Qp 15 L 200 G2 WELC DN 65 - Qp 25 L 200 G2 WELC DN 80 - Qp 40 L 225 G2 WELC DN100 - Qp 60 L 250 G2 WELC DN125 - Qp 100 L 250 G2 WELC DN150 - Qp 150 L 300 G2 WELC DN200 - Qp 250 L 350 G2 WELC DN250 - Qp 400 L 450 G2 WELC DN300 - Qp 600 L 500

164

IVR 494

149402981 149402982 149402983

CENTRALINA CLCULO ENERGIA TRMICA UC, com sondas Pt500, display de 8 dgitos. Dupla entrada para contadores lana-impulsos quente/frio includo. Para CONTADORES CACML / WELC OPO SADA M-BUS - Para CONTADORES CACML / WELC OPO KLIMA - PTB - Para CONTADORES CACML / WELC

IVR 495

149500034 149500050 149500085 149500100 149500120 149502001 149502002 149502003 149502004

TCH DOIS POOS PORTA-SONDA para IVR 494 34 mm - 1/2 TCH DOIS POOS PORTA-SONDA para IVR 494 50 mm - 1/2 TCH DOIS POOS PORTA-SONDA para IVR 494 85 mm - 1/2 TCH DOIS POOS PORTA-SONDA para r IVR 494 100 mm - 1/2 TCH DOIS POOS PORTA-SONDA para IVR 494 120 mm - 1/2 G2 DOIS POOS DN 32 DN 65 FR WELC/CACML G2 DOIS POOS DN 80 DN125 FR WELC G2 DOIS POOS DN150 DN200 FR WELC G2 DOIS POOS DN250 DN300 FR WELC

IVR 495

149502050 149502051 149502060 149502061

G2 DUAS SONDAS PT500 5 mm 3 m G2 DUAS SONDAS PT500 5 mm 10 m G2 DUAS SONDAS PT500 6 mm 3 m G2 DUAS SONDAS PT500 6 mm 10 m

paraR CACML / WELC paraCACML / WELC paraCACML / WELC para CACML / WELC

IVR 335

335800105 335800106

Conversor de sinal M.Bus, 2 entradas impulsivas, fixao na parede, bateria 0,23 Ah Conversor de sinal M.Bus, 2 entradas impulsivas, fixao DIN, bateria 0,23 Ah

IVR Invl.

335800410 335800411 1847A1012 1847A1212 335800420

INVLUCRO ISOLAMENTO ESQUERDO PARA LINHAS DE AQUECIMENTO/REFRIGERAO INVLUCRO ISOLAMENTO DIREITO PARA LINHAS DE AQUECIMENTO/REFRIGERAO INVLUCRO ISOLAMENTO PARA COLECTORES 1 IVR 802, 803, 701, 702, 703 INVLUCRO ISOLAMENTO PARA COLECTORES 1 1/4 IVR 802, 803, 701, 702, 703 INVLUCRO ISOLAMENTO PARA SEPARADOR IVR 330

IVR 823-4

182300101 182300110 182400101 182400110

CABEA TERMOELCTRICA 230V NC 30x1,5 m CABEA TERMOELCTRICA 230V NO 30x1,5 m CABEA TERMOELCTRICA 24V NC 30x1,5 m CABEA TERMOELCTRICA 24V NO 30x1,5 m

IVR Circolad.

335895331 335895332 335895711 335895712

CIRCULADOR Tipo SALMSON NYL 33-15 L130-1 * CIRCULADOR Tipo SALMSON NYL 33-15 L130-1 1/2 * CIRCULADOR ELECTRNICO de rotaes variveis Tipo WILO STRATOS-PICO L130-1 CIRCULADOR ELECTRNICO de rotaes variveis Tipo WILO STRATOS-PICO L130-1 1/2 *em alternativa, modelo WILO com as mesmas caracterstica

IVR 496-7-8

149600250 149600120 149600060 149600020 149700001 149800001 149800002 149800003

CENTRALINA DADOS M-Bus para 250 ZHLER CENTRALINA DADOS M-Bus para 120 ZHLER CENTRALINA DADOS M-Bus para 60 ZHLER CENTRALINA DADOS M-Bus para 20 ZHLER MODEM SOFTWARE DOKOM CS (verso para 20, 60, 120 ou 250 contadores) SOFTWARE MBSHEET SOFTWARE FService

IVR 825

182500001 182510501

TERMSTATO AMBIENTE de parede CRONOTERMSTATO analgico digital dirio de parede

IVR 900

190000001 190001001 190002001

CENTRALINA ELECTRNICA CLIMTICA com sonda de descarga e retorno SONDA DE TEMPERATURA EXTERNA para centralina climticaIVR 190001001 SONDA DE HUMIDADE para centralina climtica IVR 190002001

165

IVR DIVISO

Composio do kit fornecido pela IVR para a diviso dos consumos


Quando no possvel ou conveniente a instalao dos mdulos de contabilizao IVR MULTIKLIMA, est disponvel o kit de diviso, composto pelo seguinte:

Vlvulas termostticas IVR


Instalao por parte do canalizador De baixa inrcia trmica, em conformidade com a UNI EN 215, para acesso aos incentivos fiscais previstos pela legislao em vigor. Verso com sensor distncia Acessrios: tubo telescpico de compensao

DETENTOR IVR
Instalao por parte do canalizador

Repartidor * Transmisso de dados via Rdio


Instalao por parte dos tcnicos Techem Em conformidade com UNI EN 834 O fornecimento do repartidor de consumos/custos de aquecimento por parte dos tcnicos Techem, inclui gratuitamente: Mapeamento em funo do corpo aquecedor Instalao do repartidor Programao Selagem de segurana do dispositivo Todos os materiais de fixao a cada corpo aquecedor * O repartidor Techem NO NECESSITA DE CONCENTRADOR Servios disponibilizados pela Techem: Na colocao em funcionamento do sistema, a Techem efectuar uma leitura de teste para verificar o correcto funcionamento de cada repartidor. No final do Inverno, a Techem efectuar a leitura dos dados de consumo de cada utilizador e compilar um quadro de resumo de contabilizao dos consumos para permitir a correcta diviso dos custos de aquecimento. Servios opcionais: Leitura intermdia: se solicitado, os tcnicos Techem podem efectuar leituras intermdias para monitorar o andamento dos custos de aquecimento durante a estao invernal e verificar o sistema de contabilizao
166

Verso com sensor distncia

ADAPTADORES

168

ADAPTADORES TUBO PLSTICO IVR 581

Na gama IVR existe apenas um tipo de adaptadores vlido para tubos em polietileno reticulado de alta densidade PE-X e para tubos multicamadas com ncleo em alumnio. Em ambos os casos, a ligao do corpo EUROCONO conforme DIN V3838. Composto por calote em lato com roscagem conforme ISO 228, corpo em lato com trs anis O-ring de vedao, anel bicnico e vedante para a separao galvnica do material. Para a sua instalao, no necessrio dispor de mquinas prensadoras e de mandbulas; a fixao feita simplesmente apertando a porca com uma chave normal (abertura 30 mm). Esta operao causa a deformao do anel que comprime o tubo no corpo. Fases de juno do tubo ao colector de distribuio do sistema de painis de irradiao com o auxlio do adaptador IVR 581.

Tagliare il tubo con lapposito attrezzo nella misura desiderata ad angolo retto.

Verificar se a extremidade do tubo est livre de resduos de corte

Inserir a calote na extremidade do tubo

IInserir o anel bicnico.

Empurrar o corpo at ao fim de curso.

Com uma chave, apertar a calote no colector

N.B: Se se tratar de linhas de ligao compridas, devem-se obter as medidas (curvaturas de dilatao) para evitar que a presso ou traco possam exercer efeitos negativos na ligao de bloqueio.

169

MATEriAiS ARTIGO Calote Corpo Anel bicnico O-rings Vedante Tabela de adaptadores IVR 581: Cdigo artigo Tubo ( 16x2.0) 158107163 158107173 ( 17x2.0) 158107203 ( 20x2.0) Filamento 3/4 Eurocono 3/4 Eurocono 3/4 Eurocono Dim. Calote ch 30 [mm] ch 30 [mm] ch 30 [mm] MATERIAL lato niquelado lato lato EPDM PE-HD

So adequados todos os tubos que estejam em conformidade com as seguintes normas: DIN 16833/16834 DIN 16892 DIN 16893 DIN 16894 DIN EN ISO 15875 DIN EN ISO 15874 DIN EN ISO 15876 DIN EN ISO 15877 DIN 16837 Tubos em polietileno de elevada termo-resistncia (PE-RT) Requisitos de qualidade geral, controlo, dimenses. Tubos em polietileno reticulado de elevada estanqueidade (PE-X) Requisitos de qualidade geral, controlo. Tubos em polietileno reticulado de elevada estanqueidade (PE-X) Dimenses. Tubos em polietileno reticulado de mdia estanqueidade (PE-MDX) Requisitos de qualidade geral, controlo. Sistemas de tubos plsticos para sistemas de gua fria e quente - Polietileno reticulado (PE-X). Sistemas de tubos plsticos para sistemas de gua fria e quente Polipropileno (PP). Sistemas de tubos plsticos para sistemas de gua fria e quente Polibuteno (PB). Sistemas de tubos plsticos para sistemas de gua fria e quente Polivinilcloreto surclorato (PVC-C). Tubos multicamada para sistemas de gua fria e quente (Pe-X/Al/PE-X).

170

TERMO REGULAO

172

173

174

ACESSRIOS

176

ADITIVO ANTI-ALGAS

Apesar de a norma UNI EN1264-4 anexo A decretar a adopo de tubos com uma pelcula especial com funo de barreira anti-oxignio (EV-OH nos tubos PE-Xa e alumnio nos tubos multicamadas), existe a possibilidade que o oxignio se infiltre no interior do sistema por outras partes, provocando fenmenos corrosivos e incrustantes. Nasce ento a necessidade de utilizar produtos de proteco global com uma eficcia total sobre os fenmenos acima descritos. CARACTERSTICAS DO PRODUTO Para preservar ao longo do tempo a funcionalidade do sistema de aquecimento de pavimento, necessrio utilizar o aditivo anti-algas e anti-corroso BAM100A que a IVR fornece com os seus sistemas. A funo do aditivo impedir a formao de depsitos incrustantes no interior dos tubos, evitando tambm a formao de algas que, com o passar do tempo, podem danificar o sistema de forma negativa.

QUANTIDADES E MODALIDADES DE USO O aditivo anti-algas anti-incrustante BAM100A que a IVR oferece aos seus clientes colocado nos tubos imediatamente aps as operaes de verificao (sempre com o sistema frio e parado) mas apenas quando estiver prevista a colocao em funcionamento do mesmo. No momento em que se carrega o sistema com aditivo, aconselhvel diluir a quantidade necessria para o funcionamento do sistema em 10 l de gua, carregando atravs de uma bomba manual, acedendo ao colector atravs das torneiras de carga e descarga adequadas. A concentrao necessria de um frasco de 1 l por 200 l de gua, o que equivale a 1 l a cada 700 - 800 m de tubo por painel de irradiao. A concentrao de aditivo em relao quantidade total de gua presente no sistema (considerando tambm o volume de gua presente nas colunas montantes) dever ser de cerca 0,5% - 1%. aconselhvel repetir a operao uma vez por ano para continuar a activar a proteco no seu grau de mxima eficincia.

177

Tubo 14 x 2 16 x 2 16 x 1,5 17 x 2 18 x 2 20 x 2,5 20 x 2 25 x 2,3 25 x 2,5 26 x 3 32 x 3

Litros gua/100 m tubo Litri BAM100A/100 m tubo 7,9 0,06 11,3 0,1 13,3 0,11 13,3 0,11 15,4 0,12 18,9 0,15 20,1 0,16 32,7 0,26 31,4 0,25 31,4 0,25 53,1 0,42

Valores calculados por concentrao 0,8%

PRECAUES O aditivo anti-algas IVR no txico (no contm cloretos, sulfatos, carbonatos, metais pesados) mas aconselhvel mant-lo fora do alcance das crianas e evitar o contacto com os olhos. Em caso de ingesto, induzir o vmito e recorrer imediatamente a um mdico, mostrando a ficha de segurana ( possvel administrar carvo activo suspenso em gua ou leo de vaselina mineral medicinal). Em caso de contacto com os olhos e a pele, lavar abundantemente com gua durante pelo menos 10 minutos. Durante a utilizao, evitar a inalao dos vapores e a ingesto de alimentos e bebidas. Conservar o produto a temperaturas superiores a 0 C. Misturar o produto agitando a embalagem antes de o introduzir no sistema: TEXTO DE CAPTULO Aditivo anti-algas anti-incrustante BAM100A. Aditivo sinttico para prevenir a formao e o desenvolvimento de gs de reaco, inibir a formao de depsitos calcrios, criar uma pelcula protectora como barreira adicional contra o oxignio nos tubos em material sinttico e inibir a corroso das partes metlicas do sistema. Completamente isento de cloretos, nitratos, sulfatos, carbonatos, metais pesados. Embalagem de 1 litro.

178

ADITIVO FLUIDIFICANTE PARA CIMENTO DESAERANTE

Com a crescente difuso dos sistemas de aquecimento de pavimento, os projectistas deste sector intensificaram ao longo do tempo a utilizao de produtos suprfluos para aperfeioar e melhorar esta tipologia de sistema. Foi tambm prestada ateno problemtica relativa s dilataes trmicas de massas de cimento e sua performance termo-mecnica. O aditivo fluidificante fornecido pela IVR, BAM500M, deve ser misturado com a massa de cimento directamente na betoneira, o que permite obter uma massa muito mais fluida, capaz de preencher todos os espaos presentes entre o tubo e o painel isolante. CARACTERSTICAS DO PRODUTO O aditivo fluidificante para cimento IVR AM500M uma soluo concentrada com poderes fluidificantes, que permite reduzir a necessidade de gua em 20-30%. A massa que da deriva particularmente adequada para a cobertura dos sistemas de painis de irradiao, onde o beto consegue infiltrar-se em todos os espaos entre os tubos e o painel isolante, evitando a formao de sacos de ar, o que traz vantagens para o desempenho trmico final. Graas a estas propriedades que vo influenciar a fundao, intil fazer vibrar a massa. O aditivo BAM500M traz tambm uma grande vantagem do ponto de vista das caractersticas mecnicas, aumentando a impermeabilidade e diminuindo o retiro. A composio qumica do aditivo fornecido pela IVR no contm substncias nocivas ao beto, permitindo a este manter as suas caractersticas inalteradas ao longo do tempo, no provocando danos aos componentes metlicos e plsticos imersos no seu interior.

DOSES O aditivo fluidificante para cimento acrescentado directamente na betoneira durante a formao da massa de cimento. A dosagem aconselha de cerca de 0,5 0,8 kg por cada 100 kg de cimento puro. Eis um exemplo de composio tpica de massa:
Aglutinante cimento tipo Portland Areia (granulometria 0,4 - 0,8) m3 1 gua Aditivo BAM500M Unidade de media Quantidad Kg 300 350 m3 1 Kg 60 - 90 Kg 3 3,5

179

PRECAUES DE UTILIZAO O aditivo fluidificante para cimento IVR no txico mas aconselhvel mant-lo afastado das crianas e evitar o contacto com os olhos. Em caso de ingesto, induzir o vmito e recorrer imediatamente ao mdico, mostrando a ficha de segurana. Em caso de contacto com os olhos e a pele, lavar abundantemente com gua durante pelo menos 10 minutos. Durante a utilizao, evitar a inalao dos vapores e a ingesto de alimentos e bebidas. Conservar o produto a temperaturas superiores a 0 C. Misturar o produto agitando a embalagem antes de o introduzir na massa. TEXTO DE CAPTULO Aditivo para cimento BAM500M Aditivo sinttico para cimento com aco fluidificante - desaerante para a fundao, optimiza as caractersticas termo-mecnicas da massa e previne fissuras junto aos tubos e todos os outros componentes imersos na massa. Produto atxico isento de cloretos, nitratos, sulfatos, carbonatos, metais pesados. Embalagem: 5 kg.

180

BARREIRA ANTI-VAPOR

Caso o sistema de aquecimento de pavimento tenha como local de colocao o terreno ou uma placa apoiada sobre o terreno, necessrio utilizar a barreira anti-vapor. Pelo contrrio, intil utiliz-la caso o sistema seja colocado sobre uma placa sob a qual existam outras casas ou uma caixa de ar ventilada. A barreira anti-vapor constituda por uma folha em polietileno virgem com 0,200 mm de espessura e fornecida pela IVR em rolos de 50 m. O produto deve ser colocado sob o painel isolante, com o objectivo de desacelerar a subida contnua da humidade do subsolo que, caso no seja interrompida, pode conduzir a um gasto de energia intil pela sua eliminao contnua, bem como ao cedimento do isolante. As folhas que constituem a barreira anti-vapor devem ser colocadas de forma que os lados se encontrem sobrepostos em pelo menos 15 20 cm.

Este tipo de pelcula tambm utilizada no sistema de colocao de rede ou com binrio. A pelcula colocada sobre as placas em polietileno extrudido da forma acima indicada, sobre a qual se poder proceder instalao do sistema de suporte e fixao do tubo previsto como a rede electrosoldada BAT553 ou BAT10103, ou os binrios de orientao do tubo BAT17251 para os tubos que constituem os circuitos. Alm disso, aconselhvel sobrepor a pelcula transparente sobre a faixa perimetral ao polietileno. Todos estes detalhes fazem com que durante a fase seguinte de colocao da fundao em cimento se evitem as infiltraes entre as placas dos painis. Deve ser prestada especial ateno durante todas as fases do trabalho para evitar que a barreira anti-vapor seja perfurada, cortada ou danificada.

181

TEXTO DE CAPTULO Folha em polietileno BAM15002 Pelcula em polietileno transparente com 0,200 mm de espessura, realizada com material virgem. Utilizada como barreira anti-vapor sob o material isolante ou proteco de um isolante liso sem barreira (UNI EN 1264/4). fornecida em rolos com 1 m de altura e 50 m de comprimento.

182

EQUIPAMENTO

184

EQUIPAMENTO
BATS000 Desbobinador regulvel de acordo com as dimenses do rolo

BATP16170R Aparelho de fixao de clips BAT 16170R em rede elettrosaldada fio 3mm

BATP2000R Aparelho de fixao de clips BAT2000R em rede elettrosaldada fio 3mm

BATP000T Aparelho de fixao em isolantes planos

185

186

DESUMIDIFICAO

187

188

DESUMIDIFICADOR BDD30000S - BDD60000S BDD100000S DE TECTO

Os desumidificadores IVR BDD30000S - BDD60000S- BDD100000S DE TECTO so aparelhos de elevadas prestaes, com uma estrutura robusta em placa zincada, projectados para serem utilizados com sistemas de refrigerao de painis de irradiao. A srie composta por 3 modelos e abrange um campo de potencialidade de 24 a 57 l/24h. Placa electrnica de regulao incorporada. Esto equipados com bateria de pr e ps-refrigerao a gua, garantindo prestaes excelentes. Todas as unidades so completamente montadas e cabladas de fbrica, submetidas a provas de estanqueidade, ciclo de vcuo, e so carregadas com refrigerante R134a. So submetidas a um teste funcional completo antes do envio. Todas as unidades esto em conformidade com as DIRECTIVAS EUROPEIAS e tm marcao CE e respectivo certificado de conformidade. A instalao destas unidades tipicamente em tecto falso e muito simples: basta executar a ligao elctrica, ligar a eventual bateria de ps-refrigerao e da descarga de condensao unidade de medida DD30000S DD60000S DD100000S 20,1 48,5 87,2 Capacidade de desumidificao(1) litri/24h (1) Potncia nominal absorvida W 360 700 1450 Potncia mxima absorvida(3) W 450 800 1600 Corrente nominal absorvid(1) A 2,5 4,6 7 Corrente mxima absorvida(3) A 2,8 4,9 8,8 litri/h 300 500 600 Bateria gua fria(1) kPa 12 17 32 Fluxo de ar m3/h 300 600 1000 Prevalncia esttica til Pa 30 60 75 Refrigerante R134a R407c R407c Nvel de presso sonora(3) dB(A) 39 42 49 Campo de trabalho temperatura C 15-35 15-35 15-35 Campo de trabalho humidade % 40-99 40-99 40-99 Dimenses (LxPxA) mm 580x580x250 580x580x350 795x750x398 Peso kg 35 52 87 Alimentao V/Hz 230/50 230/50 230/50 1) Temperatura ambiente 26 C, humidade relativa 65% com bateria de gua fria na entrada gua 15C 2) As prestaes referem-se s seguintes condies: temperatura ambiente 35 C, humidade relativa 80% 3) Valores de presso sonora detectados a 1 m de distncia da unidade em campo livre, de acordo com a norma ISO 3746

189

DESUMIDIFICADOR BDD30000S DE TECTO HUMIDADE RELATIVA (%) (Litros/24h)

Humidade Rel.% 80% 70% 60% 50% TEMP (C) 15 10 7,5 6 4,5 20 16,5 13 10 6,5 25 19 16 13 9 30 26 22 19 12

DESUMIDIFICADOR BDD30000S DE TECTO


30

25

20

15

L/24H
10

80% 70% 60% 50%

15

20

25

30

TEMP (C)

190

DESUMIDIFICADOR BDD60000S DE PAREDE HUMIDADE RELATIVA(%) (Litros/24h)

Humidade Rel.% 80% 70% 60% 50% TEMP (C) 15 16 12,5 10 6 20 23 18 13 9 25 27 21 17,5 13 30 37 30 232 16

DESUMIDIFICADOR BDD60000S DE TECTO


40 35 30 25 20 15 10 5

L/24H

80% 70% 60% 50%

15

20

25

30

TEMP (C)

191

DESUMIDIFICADOR BDD100000S DE PAREDE HUMIDADE RELATIVA (%) (Litros/24h)

Humidade Rel.% 80% 70% 60% 50% TEMP (C) 15 29 26 21 11 20 37 30 21 15 25 43 38 30 21 30 59 49 37 29

DESUMIDIFICADOR BDD100000S DE TECTO


70 60 50 40

L/24H

30 20 10

80% 70% 60% 50%

15

20

25

30

TEMP (C)

192

DESUMIDIFICADOR BDD30000P DE PARETE

Os desumidificadores IVR BDD30000P so aparelhos de elevadas prestaes, com uma estrutura robusta em placa zincada, projectados para serem utilizados com sistemas de refrigerao de painis de irradiao. A srie composta por um modelo e abrange um campo de potencialidade de 23 l/24h. Placa electrnica de regulao incorporada. Esta equipado com bateria de pr e ps-refrigerao, garantindo prestaes excelentes. A unidade carregada com refrigerante BR134a. submetida a um teste funcional completo antes do envio. A unidade est em conformidade com as DIRECTIVAS EUROPEIAS e dispe de marcao CE e respectivo certificado de conformidade. A instalao desta unidade tipicamente em encaixe de parede e muito simples: basta executar a ligao elctrica, ligar a eventual bateria de ps-refrigerao e da descarga de condensao: MODELLO BDD30000P unidade de medida Valor Capacidade de desumidificao(1) litri/24h 20,1 Capacidade de desum. com refrigerao litri/24h 25,3 Potncia nominal absorvida(1) W 360 Potncia mxima absorvida(3) W 380 Corrente nominal absorvida(1) A 2,5 Corrente mxima absorvida(3) A 2,8 litri/h 300 Bateria gua fria(1) kPa 12 Fluxo de ar m3/h 300 Refrigerante R134a Nvel de presso sonora(3) dB(A) 37 Campo de trabalho temperatura C 15-35 Campo de trabalho humidade % 40-99 Dimenses (LxPxA) mm 545x221x680 Peso kg 36 Alimentao V/Hz 230/50

193

1) Temperatura ambiente 26 C, humidade relativa 65% com bateria de gua fria na entrada gua 15C 2) As prestaes referem-se s seguintes condies: temperatura ambiente 35 C, humidade relativa 80% 3) Valores de presso sonora detectados a 1 m de distncia da unidade em campo livre, de acordo com a norma ISO 3746
DESUMIDIFICADOR BDD30000P DE PAREDE HUMIDADE RELATIVA (%) (kg/dia)

Humidade Rel.% 80% 70% 60% 50% 15 9,3 7,5 5,5 3,6 TEMP (C) 20 13,5 10,6 7,9 5,6 25 17,9 14,8 11,7 8 30 23,1 19 15,1 11,1

DESUMIDIFICADOR BDD30000P DE PAREDE


25

20

15

L/24H

10

80% 70% 60% 50%

15

20

25

30

TEMP (C)

194

TECTO E PAREDE

196

IVR S.p.A. - Via Brughiera III, 1 - Localit Piano Rosa - 28010 Boca (No) Italy Tel. 0322.888811 - Fax 0322.888892-93 - e-mail: vendite@ivrvalvole.it - sales@ivrvalvole.com www.ivrvalvole.it

The flow of your success

A EMPRESA COM CERTIFICAO UNI EN ISO 9001

Vous aimerez peut-être aussi