Vous êtes sur la page 1sur 3

Memria na viso da Neurocincia

Desde a primeira molcula, s sobrevivemos graas aprendizagem. A cada momento estamos nos transformando atravs de conexes e circuitos dados a alguns fenmenos: biolgicos, psquico, social e intelectual. No se sabe exatamente em que parte do crebro se localiza a memria, mas sim, sabe-se que existem regies do crebro que so claramente relacionadas com a formao e armazenamento da memria, entre elas esta o Lobo Temporal que fica na parte baixa e lateral do crebro. O Lobo Temporal tem o Crtex Temporal que pode ser envolvida com a memoria a longo prazo. Alm dessas outras reas tambm so responsveis por essa funo uma delas a amigdalas que estaria relacionada com as memrias e as emoes. Para a formao da memria h um arranjo de sinapses, medida que essas sinapses acontecem vamos aprendendo novas coisas, mas para isso algumas conexes so desfeitas para dar lugar s novas, h repetio nesta fase se torna essencial, pois atravs dela que reforamos nossa memria a longo prazo fazendo com que fique mais difcil de esquecermos o novo aprendizado.

A Memria na viso dos Pensadores: Teoria deVygotsky: A criana pequena constri memrias por imagens, associando uma a outra. No decorrer do tempo ela passa a associar/relacionar essas memrias aos conceitos adquiridos atravs da linguagem, que o componente cultural mais importante. Com isso passa de uma memria apoiada nos sentidos para uma memria mais

escorada na linguagem. Portanto para ele a memria (aprendizagens) uma funo psicolgica que vai se definindo durante o desenvolvimento. (...) a natureza psquica do homem vem a ser um conjunto de relaes sociais deslocadas para o interior e convertidas em funes da personalidade e em formas de sua estrutura. (Vygotski, 1931; 1995, p. 151). (...) interiorizao das aces, isto , a transformao das aces exteriores em aces interiores, intelectuais, realiza-se na ontognese1 humana. (Leontiev, 1959; 1978, p. 184). Para Vigotski, Luria, Leontiev e outros pesquisadores a memria o processo de apropriao dos conhecimentos e experincias historicamente acumuladas que permite ao indivduo a possibilidade de se tornar pertencente ao gnero humano, desenvolvendo as funes psicolgicas superiores. O desenvolvimento histrico da memria comea a partir do momento em que o homem, pela primeira vez, deixa de utilizar a memria como fora natural e passa a domin-la. (Vygotsky; Luria, 1930; 1996b, p. 114)i.

Teoria de Ausubel: Aprendemos com base no que j sabemos. preciso diferenciar memria de aprendizagem significativa. A primeira a capacidade de lembrar algo e a segunda envolve usar o saber prvio em novas situaes (um processo pessoal e intencional de construo de significados com base na relao com o meio social e fsico). Temos que a aprendizagem significativa um processo, onde o tempo varia de indivduo para indivduo. O fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem aquilo que o aprendiz j sabe, so os conhecimentos prvios do aluno. Os novos conhecimentos para serem assimilados e retidos (armazenados) vo depender diretamente da qualidade da estrutura cognitiva prvia do aprendiz.
o estudo das origens e desenvolvimento de um organismo desde o embrio (ovo fertilizado) at atingir sua forma plena, passando pelos diferentes estgios de desenvolvimento.
1

Os conhecimentos prvios do aprendiz serviro de ponto de ancoragem, onde as novas informaes iro encontrar um modo de se integrar e interagir quilo que o indivduo j conhece. O indivduo aprende significativamente quando consegue atribuir

significado ao que est sendo aprendido, porm estes significados tm sempre atributos pessoais. Sendo assim, uma aprendizagem em que no exista uma atribuio de significados pessoais nem uma relao com o conhecimento prvio do aluno, no considerada como sendo significativa e sim mecnica.

Teoria de Wallon: Somos seres integrados: afetividade, cognio e movimento. Portanto informaes que nos afetam e fazem sentido para ns ficam retidos na memria com mais facilidade. Como a construo de memrias passa pela afetividade difcil reter algo novo quando ele no nos afeta. As emoes, para Wallon, tm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral so manifestaes que expressam um universo importante e perceptvel, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino. O desenvolvimento humano visto em conjunto em seus domnios afetivo, cognitivo e motor, sem privilegiar um domnio em detrimento dos demais, preocupando-se em mostrar nas diferentes etapas os vnculos entre cada campo. Ao longo do desenvolvimento ocorrem sucessivas diferenciaes entre os campos funcionais entre os quais se distribui a atividade infantil e interior de cada um. Este conceito da diferenciao chave na psico-gentica de Henri Wallon e orientar o processo de formao da personalidade de forma mais ampla.

Vous aimerez peut-être aussi