Vous êtes sur la page 1sur 6

Artigo Tcnico: Startup de Elevadores Problemas enfrentados no incio de operao de elevadores instalados em edifcios existentes modernizao ou substituio dos

s equipamentos em edificaes habitadas.

Autor: Eng. Mec. Luciano Grando CREA/RS 88.407 luciano@grandoengenharia.com.br Porto Alegre RS - abril/2013

ABEMEC-RS A Associao Brasileira de Engenheiros Mecnicos Seo RS uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem em seus objetivos congregar os profissionais engenheiros mecnicos e industriais e suas modalidades na rea da mecnica, afim de promover o desenvolvimento tecnolgico e cientifico, a defesa e a representao dos interesses profissionais dos mesmos. Tem atuado no campo social, econmico e poltico na busca dos direitos e deveres da classe que representa. A Entidade foi fundada em 1983, tendo funcionado ininterruptamente desde aquela poca. Entidade

profissional com representatividade no CREA-RS.

@2013 ABEMEC-RS: autorizada reproduo parcial ou integral deste artigo tcnico, desde que citada a fonte. Publicao em verso eletrnica disponvel no site: www.abemec-rs.org.br

Neste artigo tcnico abordaremos os principais fatores externos aos equipamentos que podem influenciar o funcionamento no incio da operao de elevadores, principalmente aqueles instalados em um edifcio habitado, neste caso a substituio ou modernizao dos elevadores existentes.

Responsvel tcnico: Eng. Luciano Grando CREA/RS 88.407 - Engenheiro mecnico formado em 1995 pela UFRGS - Universidade Federal do RS. Diretor tcnico da empresa Grando Engenharia. Presidente da ABEMEC-RS Associao Brasileira de Engenheiros Mecnicos. Conselheiro do CREA-RS Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do RS entre os anos de 2007 a 2012. Membro da Comisso de Estudos de Elevadores Eltricos da ABNT. Consultor, palestrante e conferencista especializado em transporte vertical.

Qualificao Tcnica: Para a realizao dos trabalhos de engenharia inerentes a elevadores e equipamentos de transporte vertical, tais como projeto, laudos e inspees, a responsabilidade tcnica, a coordenao e direo dos trabalhos deve ser executada por profissional ENGENHEIRO DA REA MECNICA, legalmente habilitado nos termos da legislao federal vigente, especialmente a Deciso Normativa nmero 36 do CONFEA.

Startup de Elevadores

O elevador um equipamento eletromecnico, constitudo por diversos componentes e conjuntos, tais como mquina, motor, quadro de comando, cabina, portas, operador de portas, freio de segurana, limitador de velocidade e outros. O elevador para ser instalado requer adequaes e adaptaes nos edifcios existentes, visando compatibilizar as dimenses e caractersticas dos locais com os novos equipamentos, sendo, portanto, executadas obras civis que produzem grande quantidade de poeira e calia. Temos que considerar tambm que um elevador passa a ser um equipamento "nico" somente no local de sua instalao, pois na sua fabricao no possvel agregarmos em um conjunto nico todos os diversos componentes, somente quando efetivamente estiver montado em sua posio no edifcio teremos o funcionamento e ajuste de todos os componentes em um nico conjunto, agora um elevador completo.

Artigo tcnico: Startup de Elevadores

Pgina 2 de 6

Quanto ocorrncia de defeitos em novos componentes, trata-se de uma caracterstica comum a qualquer componente mecnico, eltrico ou eletromecnico, incidncia de falhas e defeitos concentrados no incio da vida til, o que tambm verificado prximo ao trmino de sua vida til, ou seja, qualquer equipamento possui maior incidncia de falhas em dois momentos de sua vida til, quando novo e quando j desgastado. Esta caracterstica, de maior incidncia de falhas no incio da operao, potencializada nos elevadores, pois so equipamentos montados na obra e somente adquirem a configurao de um elevador aps a sua montagem final no edifcio. O grfico a seguir mostra uma curva tpica da incidncia de paralisaes observada em elevadores.

A substituio ou modernizao de elevadores em edifcios existentes se caracteriza por ser uma obra executada com o edifcio em uso, ou seja, realizamos adequaes, obras civis (arremates, acabamentos e pintura), desmontagens e montagens mecnicas, mantendo o fluxo vertical de pessoas na edificao, o que gera naturalmente grandes transtornos, principalmente quando temos elevadores indisponveis por estarem em obras. A execuo de obras e servios em um elevador tambm poder acarretar falhas e danos aos elevadores instalados ao lado deste, pois teremos grande gerao de sucata, calia e poeira das obras, assim como temos a proximidade de execuo de servios com os equipamentos em uso. Em um edifcio em uso, tanto comercial quanto residencial, quando tivermos um elevador indisponvel, devido execuo da obra e a montagem dos componentes, teremos consequentemente uma sobrecarga de trabalho nos demais elevadores da edificao, o que consequentemente acarretar maior desgaste e maior quantidade de falhas e paralisaes nestes elevadores sobrecarregados.

Artigo tcnico: Startup de Elevadores

Pgina 3 de 6

Devido execuo de ajustes e montagens diretamente no local de instalao dos equipamentos, assim como a sucata, poeira e calia geradas durante as obras de adequao civil, os elevadores podem apresentar defeitos inerentes ao startup do equipamento, ou seja, ser necessrio executar ajustes complementares ou mesmo a substituio de mdulos ou componentes, principalmente mdulos eletrnicos, os quais podem ter sido danificados devido incidncia de poeira e sujeira da obra ou mesmo por defeito inerente ao componente novo. Nesta fase inicial de operao os novos equipamentos podem apresentar defeitos, principalmente nos primeiros 30 a 60 dias de funcionamento efetivo aps a concluso das obras. Uma considerao importante que os novos equipamentos possuem sistemas de segurana e contatos eltricos de segurana que no existiam nos antigos equipamentos, uma caracterstica inerente nova norma tcnica ABNT NM-207, que agregou a partir do ano de 1999 diversos dispositivos e sistemas no previstos nos antigos elevadores. Em novos elevadores, que atendam aos requisitos da norma tcnica ABNT NM-207, teremos uma maior quantidade de dispositivos e sistemas de segurana, os quais, quando detectam qualquer anormalidade de funcionamento executam a parada do elevador. Desta forma, a parada de um elevador pode ser relacionada com a efetiva atuao dos sistemas de segurana, que detectam e monitoram os equipamentos e dispositivos, portanto a parada de um elevador no representa riscos, ao contrrio, evita que um risco em potencial possa representar um risco real para os usurios. A ocorrncia de um defeito de funcionamento no implica necessariamente em problemas de segurana para os usurios, visto que o elevador possui sistema de segurana mecnica redundantes com a segurana dos dispositivos/sensores eltricos e eletrnicos. A paralisao de um elevador normalmente devida ao acionamento dos sensores eltricos/eletrnicos, os quais param o elevador para evitar a ocorrncia de maiores. Conforme requisitos da norma tcnica ABNT NM-207, a cabina dos elevadores deve possuir sistema intercomunicador interligado com a portaria (ou com andar de acesso), assim como luz de emergncia e sistema de alarme na cabina. Todos estes sistemas devem operar mesmo na falta de energia eltrica, sendo utilizados no caso de passageiros presos na cabina.

Rede Eltrica Predial Aterramento Eltrico Predial A qualidade e conformidade da rede eltrica predial um requisito importantssimo para o funcionamento dos novos equipamentos, principalmente o aterramento eltrico e os dispositivos de proteo (segurana), os quais devem ser adaptados para atender aos requisitos da norma tcnica ABNT NBR 5410 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso. Os modernos elevadores empregam sistemas de comando e acionamento atravs de mdulos eletrnicos microprocessados, componentes muito sensveis s variaes da rede eltrica predial e falta/falha de aterramento eltrico.
Artigo tcnico: Startup de Elevadores Pgina 4 de 6

Para o funcionamento e segurana dos elevadores de extrema importncia existncia de um ATERRAMENTO ELTRICO PREDIAL, especificado pelos principais fabricantes com uma resistncia hmica inferior 10ohms. Em geral os edifcios antigos no possuem um sistema de aterramento eltrico eficiente e que atenda as necessidades dos elevadores, sendo recomendvel a instalao de um novo sistema ou adequao do existente.

Comissionamento dos Equipamentos (antes da liberao para uso) A empresa responsvel pela execuo da modernizao ou substituio deve tomar providncias para garantir a segurana dos equipamentos, antes da liberao para uso todos os equipamentos devem ser inspecionados e testados, observando-se os itens recomendados no Anexo D e no Anexo E da norma Tcnica ABNT NM-207, principalmente: freio da mquina, freio de segurana da cabina, cadeia eltrica de segurana, limitador de velocidades, capacidade de carga, balanceamento esttico cabina-contrapeso, sistema de suspenso da cabina e do contrapeso, cabos de ao, travamento das portas, polias de desvio, polias de compensao, amortecedores e limites de segurana, assim como devem ser conferidas as folgas inferiores e superiores de seu deslocamento. Uma boa prtica realizar o COMISSIONAMENTO das obras atravs de um profissional qualificado e habilitado, verificando a conformidade dos equipamentos instalados com os requisitos das normas tcnicas e realizando todos os testes dos dispositivos de segurana, especialmente as inspees e ensaios previstos no Anexo D da norma tcnica ABNT NM-207 para substituio ou novos elevadores, e as inspees e ensaios previstos no Anexo E da norma tcnica ABNT NM-207 para modernizao dos elevadores.

Para minimizar as paralisaes temos algumas providncias que podem ser adotadas: a) - Emprego de componentes de qualidade, com projeto e fabricao desenvolvidos por empresas de reconhecida competncia; b) - Utilizao de mo de obra treinada e qualificada, com adequado ferramental para execuo dos servios; c) - Superviso e coordenao executada por profissionais habilitados e qualificados; d) - Comissionamento dos elevadores antes de entrar em servio, executando uma inspeo criteriosa com a verificao do atendimento aos requisitos das normas tcnicas e realizao dos testes dos dispositivos de segurana; e) - Divulgao aos usurios da execuo das obras e dos transtornos que podem ser gerados;

Artigo tcnico: Startup de Elevadores

Pgina 5 de 6

f) - Adequao da rede eltrica predial em conformidade com os requisitos da norma tcnica NBR 5410 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso especialmente a adequao ou instalao de sistema de aterramento eltrico predial para os elevadores;

Concluso

A substituio ou modernizao dos elevadores em edifcios existentes em geral causa transtornos aos usurios, principalmente quando temos frequentes defeitos e a paralisaes com pessoas presas na cabina, ocorrncias inerentes execuo de obras e instalaes em edifcios habitados. Estes transtornos so temporrios, aps a concluso das obras a tendncia termos uma melhoria nas condies de funcionamento, um melhor atendimento ao trfego vertical, valorizao do patrimnio, maior conforto e segurana para os usurios, desde que o projeto e a instalao dos equipamentos empreguem servios e componentes de qualidade, adequadamente especificados e dimensionados, assim como corretamente instalados e testados.

Referncias bibliogrficas, normas tcnicas e legislao Lei Federal 5.194 Legislao do CONFEA Deciso Normativa 36 Norma tcnica ABNT NBR NM-207 Elevadores Eltricos de Passageiros Requisitos de Segurana para construo e Instalao Norma tcnica ABNT NBR 7192 Elevadores Eltricos de Passageiros Projeto, fabricao e instalao. Norma tcnica ABNT NBR 5410 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso

Artigo tcnico: Startup de Elevadores

Pgina 6 de 6

Vous aimerez peut-être aussi