Vous êtes sur la page 1sur 10

Atalhos

Tecla do Nome do Comando Atalho


Novo

Descrio

Tipo de Janela
Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos

!N Criar um novo projecto ArchiCAD vazio. Cria um ficheiro ArchiCAD novo e vazio e aplica as definies por !"N defeito. !O Abrir documento existente.

Novo e Reset Tudo

Abrir! Abrir/Juntar-se a Projecto Teamwork ! Fechar Projecto

!#O Abrir ou Juntar a um Projecto Teamwork existente.

!"W Fecha projecto.

Guardar

!S Guardar projecto.

Guardar Como! Colocar Desenhos Externo de um Projecto Teamwork ! Abrir Objecto!

!"S Guardar projecto com novo nome. Importa e coloca ficheiro de desenho externo de um projecto Teamwork no projecto actual.

!"#O

Todos !"O Procura um item de biblioteca existente e abre a sua janela de script. os Tipos !"P Modificar as definies da folha. Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos NoTexto NoTexto NoTexto NoTexto NoTexto NoTexto

Definir Pgina!

Imprimir!

!P Imprime projecto actual.

Sair Desfazer Apagar / Rsdo-Cho Refazer Repetir Encurtar/Alongar Cortar Copiar Colar

!Q Abandonar aplicao; questiona guardar documentos. !Z Desfaz a ltima aco. !"Z Refaz a ltima aco desfeita. !B Repete o ltimo comando de menu executado.

!X Remove os itens seleccionados e copia-os para o Clipboard. !C Copia os itens seleccionados para o Clipboard. Usar o comando Colar para coloc-los num novo local.

!V Insere os itens copiados/cortados no local pretendido.

Seleccionar Tudo Pesquisar & Seleccionar! Agrupar Desfazer Grupo

!A Selecciona todos os itens do tipo pretendido. !F Mostrar critrio de seleco para encontrar ou seleccionar itens. !G Cria um grupo novo fora dos elementos seleccionados.

NoTexto NoTexto NoTexto

Todos !"G Revoga o ltimo comando Agrupar aplicado nos itens seleccionados. os Tipos "G Permite a edico de elementos individuais dentro de Grupos. Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos NoTexto Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos NoTexto Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos NoTexto NoTexto NoTexto NoTexto Texto Texto Texto

Suspender Grupos

Arrastar

!D Arrastar os itens seleccionados.

Rodar Simetria Elevar!

!E Roda os itens seleccionados. !M Simetria dos itens seleccionados. !9 Elevar os itens seleccionados.

Arrastar & Repetir

!"D Arrasta um duplicado do item seleccionado.

Rodar & Repetir

!"E Roda um duplicado do item seleccionado.

Simetria & Repetir Multiplicar!

!"M Faz simetria de um duplicado do item seleccionado. !U Abre caixa de dilogo Multiplicar. !K Atribui um Novo Tamanho aos itens seleccionados.

Novo Tamanho!

Ajustar Explodir dentro da Vista Actual Editar Atributos Seleccionados! Definir Ferramentas! Captar Parmetros Aplicar Parmetros Undo (Texto) Refazer (Texto) Repetir ltimo comando (texto)

!- Ajustar os itens seleccionados a uma linha ou outro item item. Transforma os elementos seleccionados em elementos de desenho != 2D independentes. !"T Editar Atributos Seleccionados. !T "C Modifica as definies dos itens seleccionados ou novos itens do mesmo tipo. Capta parmetros dum elemento e define-os como por defeito para este tipo de ferramenta.

!"C Aplica os parmetros por defeito num elemento. !Z Anula a ltima aco numa janela de texto. !"Z Refaz a ltima aco anulada numa janela de texto. !B Repete o ltimo comando executado numa janela de texto.

Cortar (Texto) Copiar (Texto) Colar (Texto) Seleccionar Tudo (Texto) Pesquisar & Substituir! Pesquisar de Novo Substituir de Novo Substituir de Novo atrs Ir para Linha! Comentrio Retirar Comentrio Subir um Piso

!X Remove os itens seleccionados de uma janela de texto e copia-os para o Clipboard. !C Copia os itens seleccionados para o Clipboard. Utilize Colar para colocar os itens numa nova localizao de uma janela de texto.

Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos NoTexto

Insere os itens cortados ou copiados na localizao definida de uma !V janela de texto. !A Selecciona todos os itens do tipo desejado numa janela de texto. !F Substitui o texto especificado por outro diferente. !G Pesquisa prxima localizao do texto especificado. !T Repete a ltima aco substituir. !"T Repete a ltima aco substituir, movendo para trs na janela. !L Vai para a linha especificada. !M Comenta a linha seleccionada. !U Retira o comentrio da linha seleccionada. "F2 Subir um Piso.

Subir um Piso

!Up Subir um Piso.

Descer um Piso

!F2 Descer um Piso.

Descer um Piso

!Down Descer um Piso.

Ir para Piso!

!"F2 Vai para o piso escolhido.

Ir para Primeiro Layout

!"Left Vai para o primeiro Layout.

Ir para Layout Anterior

!F7 Vai para o Layout anterior.

Ir para Layout Anterior

"Left Vai para o Layout anterior.

Ir para Layout Seguinte

"F7 Vai para o Layout seguinte.

Ir para Layout Seguinte

"Right Vai para o Layout seguinte.

Ir para ltimo Layout

!"Right Vai para o ltimo Layout.

Vincular Grelha Mostrar/Esconder Guias

#S Activa e desactiva input vincular--grelha. L Activa e desactiva as linhas de guia.

Criar Segmento de Guia

# Cria um segmento de Guia definido pelo utilizador.

Todos os Tipos NoTexto Todos os Tipos NoTexto Todos os Tipos Todos os Tipos NoTexto Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos NoTexto

Criar Segmento de Guia Remover Todas as Guias Bloquear/Desbloquear de/para Linha Guia Ampliar a Seleco

#L Cria um segmento de Guia definido pelo utilizador. ! Remove todas as Guias da vista. " Bloqueia ou Desbloqueia o Cursor de/para a Linha Guia. !#' Amplia para mostrar os itens seleccionados.

Optimizar Rodar Orientao Anterior Zoom

!' Optimizar o desenho no monitor. !, Roda a orientao da vista. ![ Retrocede para o zoom anterior.

Zoom Seguinte Mostrar Seleco em 3D Mostrar Tudo em 3D (Filtrado) Filtrar e Cortar Elementos em 3D!

!] Salta para o zoom seguinte. Abre a Janela 3D para mostrar os elementos seleccionados pela F4 ferramenta Seta. Abre a janela 3D para visualizar o modelo inteiro em 3D (apenas !F4 limitado por Filtros de Elementos 3D activos e por Planos de Corte 3D, se existirem). Seleccionar um subconjunto de elementos de projecto para mostrar !"A na janela 3D, ou substituir visualizao de superfcie de corte.

Cortes 3D

!Y Alterna planos de corte 3D on e off.

Tipo de Projeces!

!"F3 Modificar Tipo de Projeces, Cmara e Sol.

Modelo Opaco

"#F6 Visualiza itens na janela 3D usando o modo opaco.

Redesenhar

!R Redesenhar janela activa.

Reconstruir Reconstruir & Regenerar Abrir Janela 3D Horizontal (Orientao de Plano de Edio)

!"R Reconstroi o contedo da janela activa.

!"#R Reconstri e Regenara o contedo da janela activa.

F3 Abre ou activa a janela 3D. "E Altera orientao de Plano de Edio para Horizontal.

Plano Seguinte

E Clique para percorrer os planos de edio em contexto-especfico.

NoTexto Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos NoTexto Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos

Vnculo do Elemento

#E Alterna o vnculo do elemento entre on e off.

Definir Pisos! Cortar para Cobertura Plano-Simples! Enviar Alteraes Definir Vegetais! Guardar Vista e Colocar no Layout

!7 Definir Pisos. Corta paredes, pilares, lajes, vigas e itens de biblioteca para !0 Cobertura de Plano-Simples. !#S Envia Alteraes para projecto partilhado no servidor (Teamwork). !L Criar Modificar Vegetais e Combinaes de Vegetais. #F7 Grava uma nova vista e coloca-a no layout activo.

Fechar janela

!W Fecha a janela.

Planta ltimo Corte(menu contexto) ltimo Layout (menu de contexto) Alterar Mtodos de Geometria Alterar Mtodos de Construo Altimetria do Topo

F2 Activa a Janela da Planta.

F6 Activa a janela do ltimo corte.

F7 Activa a janela do ltimo layout.

G Alterna entre os Mtodos Geomtricos nas Informaes. Alterna entre a Linha de Referncia da Parede, Plano de Referncia C da Laje e os Mtodos de Construo nas Informaes. T Activa o valor da altimetria do topo nas Informaes.

Altimetria do Topo

#T Activa o valor da altimetria do topo nas Informaes.

Altimetria da Base

B Activa o valor da altimetria da base nas Informaes.

Altimetria da Base Opes dos ngulos de Desenho Ferramenta Anterior na Barra de Ferramentas Ferramenta Seguinte na

#B Activa o valor da altimetria da base nas Informaes.

#Q Alterna entre Variantes de Vnculo de Cursor. Activa a Ferramenta localizada acima da ferramenta actualmente activa na Caixa de Ferramentas Clssica. Activa a Ferramenta localizada abaixo da ferramenta actualmente

PageUp

Barra de Ferramerntas Feramenta Seta/ltima Ferramenta Alterar Estados de Vnculo Grelha Subir

PageDown activa na Caixa de Ferramentas Clssica..

os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos NoTexto Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos

W Alterna entre a Ferramenta Seta e a ltima Ferramenta utilizada. Alterna entre as opes de grelha de vnculo do cursor: nenhuma, grelha de vnculo e grelha de construo.

"S

Up Rola a janela para cima.

Baixar

Down Rola a janela para baixo.

Para a esquerda

Left Rola a janela para a esquerda.

Para a direita Ampliar (barra de deslocao) Reduzir (barra de deslocao) Forar Visualizao da Guia Forar Visualizao da Guia Mudar para o Prximo Item da Pet Palete Mudar para o Anterior Item da Pet Palete Mudar para o Anterior Item da Pet Palete Empurrar para Cima (Maior) Empurrar para Baixo (Maior) Empurrar para a Esquerda (Maior) Empurrar para a Direita (Maior) Empurrar para Cima

Right Rola a janela para a direita.

+ Amplia no ecr.

- Reduz no ecr. Mostra o proximo Grupo de Guias (direco-Principal ou direco Relativa) ou a Guia de extenso de Aresta/Arco sem esperar pelo tempo definido pelo utilizador. Mostra o proximo Grupo de Guias (direco-Principal ou direcoQ Relativa) ou a Guia de extenso de Aresta/Arco sem esperar pelo tempo definido pelo utilizador. F Muda para o prximo item da Pet Palete.

"F Muda para o anterior item da Pet Palete.

#F Muda para o anterior item da Pet Palete. Empurra o(s) elemento(s) seleccionado(s) para cima (incremento da "#Up Grelha Construtiva).

Todos Empurra o(s) elemento(s) seleccionado(s) para baixo (incremento da "#Down os Grelha Construtiva). Tipos Empurra o(s) elemento(s) seleccionado(s) para a esquerda "#Left (incremento da Grelha Construtiva). Empurra o(s) elemento(s) seleccionado(s) para a direita (incremento "#Right da Grelha Construtiva). #Up Empurra o(s) elemento(s) seleccionado(s) para cima (incremento da Grelha Vinculativa). Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos

Empurrar para Baixo

#Down Empurra o(s) elemento(s) seleccionado(s) para baixo (incremento da os Grelha Vinculativa). Tipos #Left Empurra o(s) elemento(s) seleccionado(s) para a esquerda (incremento da Grelha Vinculativa). Todos os Tipos Todos os Tipos NoTexto Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos

Empurrar para a Esquerda Empurrrar para a Direita Alterar Estado Rodar

Empurra o(s) elemento(s) seleccionado(s) para a direita (incremento #Right da Grelha Vinculativa). P Altera o Estado Rodar da Parede ou Membrana.

Orbitar

O Muda o Modo Orbitar entre On e Off.

Perspectiva Cnica

"F3 Perspectiva Cnica

Axonometria Editar Valor no Orientador Preferir Coordenadas Polares no Orientador Gravidade

!F3 Axonometria

N Criar o Orientador para input numrico.

Todos Durante edio de vector directa, o Orientador mostra Raio e ngulo / os em vez de coordenadas X-Y. Tipos Coloca automaticamente novo elemento no topo dum elemento #V existente. "V Alterna entre modos gravidade: nenhum, Laje, Cobertura, ou Malha. Mostrar distncias/ngulos do cursor ao ponto de referncia ou M Guia. Durante input/edio, esta medida surgir no Orientador. Mostrar distncias/ngulos do cursor ao ponto de referncia ou #M Guia. Durante input/edio, esta medida surgir no Orientador. X Activa o valor da Coordenada X. Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos

Gravidade

Medir

Medir

Coordenada X

Coordenada X

#X Activa o valor da Coordenada X.

Coordenada Y

Y Activa o valor da Coordenada Y.

Coordenada Y

#Y Activa o valor da Coordenada Y.

Coordenada Z

Z Activa o valor da Coordenada Z.

Coordenada Z

#Z Activa o valor da Coordenada Z.

Raio/Distncia

R Activa o Raio ou o valor da Distncia.

Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos Todos os Tipos

Raio/Distncia

#R Activa o Raio ou o valor da Distncia.

Raio/Distncia

#D Activa o Raio ou o valor da Distncia.

Raio/Distncia

D Activa o Raio ou o valor da Distncia.

ngulo

A Activa o valor do ngulo.

ngulo

#A Activa o valor do ngulo.

Piso Original

H Activa o valor do Piso Original.

Piso Original

#H Activa o valor do Piso Original.

Fixar Coordenada X

"X Bloqueia o valor da Coordenada X.

Fixar Coordenada X

"#X Bloqueia o valor da Coordenada X.

Fixar Coordenada Y

"Y Bloqueia o valor da Coordenada Y.

Fixar Coordenada Y

"#Y Bloqueia o valor da Coordenada Y.

Fixar Coordenada Z

"Z Bloqueia o valor da Coordenada Z.

Fixar Coordenada Z

"#Z Bloqueia o valor da Coordenada Z.

Bloquear Raio/Distncia

"R Bloqueia o valor do Raio ou da Distncia.

Bloquear Raio/Distncia

"#R Bloqueia o valor do Raio ou da Distncia.

Bloquear Raio/Distncia

"D Bloqueia o valor do Raio ou da Distncia.

Bloquear Raio/Distncia

"#D Bloqueia o valor do Raio ou da Distncia.

Fixar ngulo

"A Bloqueia o valor do ngulo.

Fixar ngulo Activa o Valor Seguinte do Orientador Activa o Valor Anterior do Orientador Trao On/Off Polilinha

"#A Bloqueia o valor do ngulo. * "*

Todos os Tipos

Coloca o Orientador para input numrico; muda para o valor seguinte Nono Orientador. Texto Coloca o Orientador para input numrico; muda para o valor anterior no Orientador. Todos os Tipos NoTexto Todos os Tipos

#F2 Coloca a funcionalidade Trao-Referncia On/Off. "L Ferramenta Polilinha

Atalhos no-parametrizveis
Nome do Comando Tecla do Atalho Descrio
Durante input: cancelar a operao. Item(s) seleccionados: Retirar seleco. Esc Item(s) seleccionados no Rectngulo de Seleco: Remover Rectngulo de Seleco. Se nada seleccionado: mudar para a Ferramenta Seleco. Backspace Captar Parmetros Aplicar Parmetros Alternar Seleco Rpida Vara Mgica Alterao do Vnculo do Elemento Suspender vnculo do Cursor durante vnculo de Elementos ngulos Fixos de Desenho / Guide Lines Ferramenta Seta Imediata Realce de Elemento Seleccionar/Retirar Seleco Elemento Alternar Realce Cortar " Durante input: cancelar a operao. Item(s) seleccionados: apagar. Captar os parmetros de um elemento tornando-os parmetros por defeito. Activa/Desactiva temporariamente a seleco de elementos atravs das suas superfcies. Quando o vnculo do elemento est activado: alterna entre pontos vinculveis do elemento que se move. Suspende vnculo do Cursor quando se move um elemento enquanto while vnculo de Elemento est ligado.

Cancelar Operaes

!" Aplicar os parmetros por defeito num elemento. Barra de Espao

Barra de Espao Activar a Vara Mgica juntamente com outras Ferramentas. Barra de Espao Barra de Espao

Restringir para Horizontal, Vertical, pares de ngulos Fixos # ou Pessoais. Restringir para Guias instantneas ou ltimas Guias. # Alterna para a ferramenta seta temporariamente enquanto outra ferramenta est activa. Se a ferramenta Seta est activa: Adiciona/remove elementos de/para seleco. Alterna entre elementos sobrepostos com Realce (seleco ou input de elemento). Se no h seleco: Corta a parte clicada dum elemento para alm da extremidade ou do ponto de intercepo.

# Reala Elemento detectado. # + Clicar Tab ! + Clicar

Dividir e Ajustar

Ajusta elementos curtos seleccionados e divide os compridos ao longo da aresta no-paralela clicada. ! + Clicar Se outra ferramenta para alm da dos elemento(s) seleccionados estiver activa: sero gerados pontos-quentes. Se a ferramenta seta est activa: nada acontece. Ajusta elementos curtos seleccionados e divide os compridos

Dividir Elemento

ao longo da aresta no-paralela clicada. ! + Clicar Se outra ferramenta para alm da dos elemento(s) seleccionados estiver activa: sero gerados pontos-quentes. Se a ferramenta seta estiver activa: o elemento clicado que intersecta ser cortado pela que est seleccionada. ! + Clicar "# Se a Cobertura estiver seleccionada: Abre a caixa de dilogo Altimetrias de Cobertura. Deslocar a Origem do Utilizador para um Ponto Quente de um elemento existente.

Altimetrias de Cobertura Deslocar a Origem do Utilizador Anular ltimo Ponto Quente Apagar Elementos Ajuda Suspender Realce de Seleco Optimizar Modo rbita Temporrio Zoom Anterior

Backspace Anular ltimo Ponto Quente durante Edio de Polgono. Apagar Apagar elementos seleccionados. ! + ? Abre a Ajuda ArchiCAD. " + Barra de Espao Suspende realce dos elementos seleccionados. Duplo-clicar na roda do Ajusta a vista para acomodar todos os elementos visveis. Rato # + Clicar na roda do Em 3D: temporariamente simula o modo Orbita. Rato Clicar boto lateral esquerdo (Rato de 5 Retrocede para o zoom anterior. botes) Clicar boto lateral direito (Rato de 5 Salta para o zoom seguinte. botes)

Zoom Seguinte

Vous aimerez peut-être aussi