Vous êtes sur la page 1sur 4

Aves Aquticas

Ordens
Anseriformes Charadriiformes Ciconiformes Coraciformes Gruiformes Pelecaniformes
Gansos em um lago (Anser anser)

As aves aquticas so aves que possuem adaptaes para a vida na gua, sendo mais ou menos especializadas para este ambiente. Existem diversas aves que possuem hbitos aquticos, dentre elas podemos citar os pingins, patos, gansos, pelicanos, flamingos e albatrozes. As aves aquticas podem habitar zonas aquticas continentais como lagos, pntanos, rios ou habitats marinhos.

Phoenicopteriformes Podicipediformes Procellariformes Spheniciformes As aves que habitam estes ambientes desenvolvem diversas adaptaes, como modificaes nas patas para funcionarem como nadadeiras atravs das membranas interdigitais ou ento grandes dedos que permitam andar sem afundar sobre vegetao aqutica.

Pata de anseriforme com membrana interdigital

1
Menu

Aves Aquticas
Ordens
Anseriformes Charadriiformes Ciconiformes Coraciformes Gruiformes Pelecaniformes Phoenicopteriformes Podicipediformes Procellariformes Spheniciformes Outras espcies possuem formatos especiais do bico para a pesca de diferentes tipos de peixes, crustceos ou moluscos. Um exemplo tpico de bicos adaptados para a pesca de peixes so os bicos pontiagudos e longos, como se observa nas garas, cegonha, socs, dentre outros. Outras aves possuem grandes pernas, sendo chamadas de pernaltas para permitirem que estas explorem ambientes aquticos sem que necessitem ficar com o restante do corpo dentro da gua. O tamanho das pernas das aves pernaltas est diretamente relacionada a profundidade de guas que estas podem explorar. Os bicos das aves aquticas tambm apresentam importantes adaptaes para este ambiente, como exemplo, existem espcies que possuem um bico filtrador para coar o alimento embaixo da gua. A parte inferior do bico movimenta-se para cima e para baixo para bombear a gua contra a parte superior onde uma franja de lamelas retm os alimentos.
Ave pernalta taxidermizada

Ave aqutica com bico especializado para pescar

2
Menu

Aves Aquticas
Ordens
Anseriformes Charadriiformes Ciconiformes Coraciformes Gruiformes Pelecaniformes Phoenicopteriformes Podicipediformes Procellariformes Spheniciformes Os pelicanos e atobs so aves que desenvolveram adaptaes para a resoluo deste problema, pois a sua emerso na gua facilitada por bolsas de ar que alm de dar uma melhor flutuao reduzem o impacto do mergulho. As aves que mergulham prendem a respirao e algumas podem passar at cinco minutos debaixo dgua, nadando centenas de metros. Outras aves que tambm caam nos mares evitam as dificuldades do mergulho voando rente sobre a gua e agarrando as presas sem ter que mergulhar.
Bico coador

O bico dos patos e gansos, equipado com lminas transversais, forma uma estrutura semelhante a uma peneira, que juntamente com a lngua spera, coa na gua ou na lama pequenos crustceos, peixes ou plantas. As penas das aves aquticas so geralmente impermeabilizadas por leos secretados pela glndula uropigeana ou por um p especial fabricado pelas plumas de p, que impermeabilizam e protegem as penas, impedindo que a ave se molhe e afunde.

Algumas aves aquticas caadoras realizam mergulhos, ou seja, esto em pleno vo e quando avistam uma presa na gua, por exemplo, peixes, estas mergulham para apreend-las. Mas como estas aves respiram o ar atmosfrico enfrentam algumas dificuldades quando esto dentro dgua. Quer mergulhem do alto ou da superfcie do mar, devem subir a tona rapidamente, antes que o ar se acabe e de modo que capturem e segurem a presa sem engolir muita gua.

3
Menu

Aves Aquticas
Ordens
Anseriformes Charadriiformes Ciconiformes Coraciformes Gruiformes Pelecaniformes Phoenicopteriformes
Jaan (Jacana jacana)

O albatroz que a ave com a maior envergadura do mundo atualmente, medindo quase quatro metros da ponta de uma asa a outra, vive nas proximidades do oceano, tirando dele o seu sustento. Possuem ps providos de nadadeiras e plumagem impermevel. Outra adaptao morfofisiolgica a glndula de sal, cuja funo eliminar os excessos de sais ingeridos ou absorvidos no ambiente marinho.

Se algumas espcies se destacam como exmias nadadoras e mergulhadoras, outras apresentam uma capacidade extraordinria de se locomover sobre a vegetao aqutica ou na lama, quando em busca de suas presas. A Jaan possui longos dedos extremamente teis ao seu equilbrio e locomoo sobre a vegetao.

Podicipediformes Procellariformes Spheniciformes

Dentre as aves aquticas, as mais adaptadas so, sem dvida, os pingins. Eles apresentam corpo fusiforme e asas atrofiadas que servem como barbatanas para facilitar o nado. Esta ave passa a maior parte da sua vida na gua e se alimenta de peixes. um excelente nadador, porm no voa. O corpo revestido de penas especializadas formando uma plumagem densa, lisa e gordurosa o que torna o corpo impermevel. Seus olhos so adaptados para ver embaixo da gua salgada, tornando-os aptos a caar embaixo da gua. Um fato interessante que a mudana comportamental das aves aquticas indicativo de alteraes ambientais como: aquecimento global, contaminao da gua e desmatamentos. Um censo indito est sendo realizado em 200 pases para contar o nmero de aves aquticas e verificar, atravs delas, os impactos do homem sobre o meio ambiente.

Menu

Vous aimerez peut-être aussi