Vous êtes sur la page 1sur 43

Vinicius Barros Marques

Simulado CB - Banco do Brasil Correo de prova


6 itens

CPF Prova iniciada em Durao Pontuao mxima Classificao

02234893100 02/02/14 09:42 3h 42m 45s 70,00 100 em 11244

Aproveitamento geral
Acertos Erros 35.7% 64.3%

9 itens

Itens

Respostas

Nota

Classificao

LNGUA

10

7 acertos

3 erros

7,00

176

PORTUGUESA

em

10,00

RACIOCNIO

10

6 acertos

4 erros

6,00

297

LGICO-

em

LGICO-

em

MATEMTICO

10,00

ATUALIDADES DO

5 acertos

0 erros

5,00

28

MERCADO

em

FINANCEIRO

5,00

CULTURA

1 acerto

1 erro

1,00

1782

ORGANIZACIONAL

em

2,00

TICA E CDIGO

1 acerto

2 erros

1,00

1643

DE TICA DO

em

BANCO DO

3,00

BRASIL

TCNICA DE

10

8 acertos

2 erros

8,00

125

VENDAS

em

10,00

ATENDIMENTO

4 acertos

1 erro

4,00

76

em

5,00

DOMNIO

10

7 acertos

3 erros

7,00

414

PRODUTIVO DA

em

INFORMTICA

10,00

CONHECIMENTOS

15

6 acertos

9 erros

6,00

1342

BANCRIOS

em

15,00

Correo da prova

Leia o trecho abaixo para responder s prximas duas questes. O ano de 2013 no foi, de forma geral, positivo para os investidores. Com exceo do dlar, que subiu 15%, foram os investimentos mais conservadores, como a poupana antiga e alguns ttulos do Tesouro Direto, que garantiram leves ganhos sobre a inflao, que fechou o ano passado em 5,91% variao do ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatstica (IBGE). A prpria poupana, com as regras novas, perdeu para a inflao no ano passado. (http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2014/01)

1 Entende-se do trecho que:


a) Em 2013, o dlar, que um investimento conservador, valorizou-se mais que a inflao.

b) Em 2013, ao contrrio do que ocorreu em anos anteriores, os investimentos conservadores, entre os quais se encontra o investimento em dlar, no conseguiram superar a desvalorizao da moeda.

c) Em 2013, ao contrrio do que ocorreu em outros anos, a desvalorizao da moeda brasileira foi maior do que a inflao e do que os investimentos conservadores, com exceo do dlar.

d) Em 2013, quem investiu na poupana antiga e em alguns ttulos do Tesouro Nacional teve 5,91% de ganho acima da inflao.

e) Em 2013, o Real perdeu 5,91% do seu valor de compra.

Clique aqui para ver o texto

2 Assinale a alternativa em que a pontuao e a estrutura da construo esto sintaticamente corretas.


a) Com exceo do dlar - que subiu 15% -, foram os investimentos mais conservadores, como a poupana antiga e alguns ttulos do Tesouro Direto garantiram leves ganhos sobre a inflao, que fechou o ano passado em 5,91% .

b) Com exceo do dlar - que subiu 15% -, foram os investimentos mais conservadores, como a poupana antiga e alguns ttulos do Tesouro Direto, que garantiram, leves ganhos sobre a inflao que fechou o ano passado em 5,91% .

c) Com exceo do dlar - que subiu 15% -, foram os investimentos mais conservadores (como a poupana antiga e alguns ttulos do Tesouro Direto) que garantiram leves ganhos sobre a inflao, a qual fechou o ano passado em 5,91% .

d) Com exceo do dlar que subiu 15% , foram os investimentos mais conservadores, como a poupana antiga e alguns ttulos do Tesouro Direto, que garantiram leves ganhos sobre a inflao, que fechou o ano passado em 5,91% .

e) Com exceo do dlar - que subiu 15% , foram os investimentos mais conservadores, como a poupana antiga e alguns ttulos do Tesouro Direto, que garantiram leves ganhos sobre a inflao, que fechou o ano passado em 5,91% .

Seja a seguinte manchete: Moradores protestam, mas demolio de casas na Favela do Metr continua. http://www.co rreiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia

3 Assinale a alternativa em que no se modifica o sentido da sentena original, nem se comete impropriedade sinttica.

a) Conquanto continue a demolio de casas na Favela do Metr, moradores protestam.

b) Moradores protestam; demolio de casas na Favela do Metr, porm, continua.

c) Uma vez que moradores protestam, continua demolio de casas na Favela do Metr.

d) Apesar do protesto dos moradores da Favela do Metr, a demolio das casas continuam.

e) Moradores protestam todavia continua a demolio de casas na Favela do Metr.

A Lei institui como princpio fundamental que o acesso informao pblica a regra, e o sigilo, a exceo. Para garantir o exerccio pleno do direito de acesso previsto na Constituio Federal, a Lei define os mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informaes solicitadas a administrao pblica pelos cidados. Alm disso, a Lei determina que os rgos e entidades pblicas devero divulgar um rol mnimo de informaes proativamente por meio da internet. (http://www.bb.com.br/portalbb/page47 - adaptado)

4 Para se adequar o pargrafo ao padro culto da lngua escrita, deve-se


a) substituir por a (linha 1 em informao )

b) retirar a vrgula empregada depois de SIGILO (linha 2)

c) retirar a vrgula empregada aps FEDERAL (linha 3)

d) substituir a por (linha 5 em a administrao pblica)

e) substituir disso por disto (linha 5)

5 Seja o pargrafo:
O crescimento econmico uma condio necessria, mas no suficiente, para o desenvolvimento sustentvel, o qual(1) pressupe um processo de incluso social com uma vasta gama de oportunidades e opes para(2) as pessoas. Alm de empregos de melhor qualidade e de rendas mais elevadas, preciso que os brasileiros, todos os(3) brasileiros, desfrutem de uma vida longa e saudvel, adquiram conhecimentos tcnicos e culturais, tenham acesso aos recursos necessrios a(4) um padro de vida decente. No pode haver desenvolvimento enquanto houverem(5) iniqidades sociais crnicas no nosso Pas. http://www.bb.com.br/portalbb - adaptado O nmero correspondente ao elemento sinttico que est empregado em desacordo com o prescrito pela lngua culta : a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

6 Os trechos a seguir, retirados de http://www.bb.com.br/portalbb , formam um texto e foram adaptados para esta
questo. Assinale o que apresenta impropriedade sinttica, luz da lngua culta. a) Rio de Janeiro, 1992. Se realiza a Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Cpula da Terra - tambm conhecida como Rio-92.

b) Dentre os resultados da Conferncia, destaca-se a proposta de um plano de ao para o meio ambiente e o desenvolvimento no sculo XXI, a chamada Agenda 21, a ser adotada global, nacional e localmente, por organizaes do sistema das Naes Unidas, governos e pela sociedade civil.

c) Constitui-se na mais abrangente tentativa j realizada de orientar um novo padro de desenvolvimento para o sculo XXI, cujo alicerce a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econmica.

d) Braslia, 2004. O Banco do Brasil assume compromisso com o Ministrio do Meio Ambiente (MMA) para desenvolver uma agenda cujas aes evidenciariam o comprometimento da Empresa com o desenvolvimento sustentvel de seus negcios.

e) O ato vem ao encontro de todo um trabalho realizado pelo BB, desde 2003, voltado para a definio de princpios e estratgias de responsabilidade socioambiental. Percebendo a aderncia de suas intenes estratgicas com os princpios da Agenda 21, o Banco do Brasil estabelece sua Agenda 21 Empresarial.

Leia o texto abaixo para, com base nele, responder s prximas duas questes.

10

15

20

25

30

At o fim de 2013, quem circulasse pelo Banco Central e pelo Ministrio da Fazenda tinha a clara noo de que o pior do problema inflacionrio tinha ficado para trs. No havia um tcnico sequer, sobretudo no entorno do ministro Guido Mantega, que admitisse a possibilidade de o ndice de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA) ficar acima dos 5,84% de 2012. Todos endossavam a promessa feita pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, de que a carestia havia perdido fora. Pois o resultado da inflao de 2013, divulgado hoje pelo IBGE, de 5,91%, enterrou todo o discurso do governo. O custo de vida que atormentou os brasileiro ao longo de todo o ano passado, devido lenincia do BC, continua latente, principalmente quando se olha para o ndice de dezembro, de 0,92%. A inflao est disseminada. E teria sido muito pior no fossem as manobras realizadas pelo Palcio do Planalto para segurar os preos administrados, como os dos combustveis. Na real, sem maquiagens, o IPCA est acima de 8%, na melhor das hipteses. Na prxima semana, o Comit de Poltica Monetria (Copom) vai definir os rumos das taxas de juros. Com a economia crescendo to pouco, o ideal seria que o Brasil ostentasse um custo menor do dinheiro. Mas, infelizmente, diante de tantos erros cometidos pelo governo, de tantas bobagens comandadas pelo ministro da Fazenda e pela presidente Dilma Rousseff, o BC ter que pesar mais a mo nos juros. No se pode esquecer que a primeira prvia do IPC-s de janeiro de 2014 mostrou uma inflao em alta, pressionada por alimentos, combustveis e materiais e mensalidades escolares. Agora, mesmo os analistas mais otimistas j falam em taxa Selic de 11% ao ano. Ou seja, o BC ter que elevar os juros em mais um ponto percentual nos prximos meses, uma vez que a taxa atual, de 10% ao ano, no est sendo suficiente para derrubar a carestia. uma pena que o governo tenha deixado chegar a essa situao. Enquanto, no mundo civilizado, a inflao est no cho, no Brasil,

onde o combate carestia tem vis poltico, o descontrole de preos uma ameaa real. Esse o Brasil que no merecemos. http://www.dzai.com.br/blog/blogdovicente

7 Assinale a alternativa que traz uma ideia discordante das que o texto traz.
a) At o final do ano passado, membros da rea econmica do governo estavam otimistas: o ndice da inflao de 2013 seria maior do que o de 2012 (5,84%).

b) O Banco Central no combateu a inflao, em 2013, com o rigor necessrio.

c) O ndice oficial da inflao de 2013 est aqum da verdadeira elevao dos preos no perodo.

d) Equvocos cometidos no combate inflao levaro o Banco Central a no reduzir a taxa de juros, neste incio de ano.

e) No Brasil, a poltica anti-inflacionria no regulada apenas por critrios tcnicos.

Clique aqui para ver o texto

Clique aqui para ver o texto

8 Assinale a alternativa com afirmativa INCORRETA:


a) A substituio de circulasse (l.1) por circulou requereria ajustes no restante do perodo.

b) A substituio de todo o discurso (l. 10) por todo discurso no alteraria o sentido desse termo.

c) Em quando se olha (l.13), a anteposio do se ao verbo no sintaticamente facultativa.

d) O termo na prxima semana (l.17) cumpre a funo de localizar temporalmente certo acontecimento e foi corretamente separado por vrgula.

e) A substituio de onde (l. 32) por aonde levaria o trecho a apresentar impropriedade sinttica.

Leia o trecho seguinte para responder s prximas duas questes. A Agenda socioambiental do BB est em contnuo processo de construo. Atualiza-se constantemente, incorporando novos desafios, consolidando e aprofundando aes. H espao para o crescimento sustentvel. A sociedade pede produtos e servios voltados especificamente para as questes sociais e ambientais e exige, cada vez mais, que as organizaes avaliem os possveis impactos sociedade e ao ambiente decorrentes de suas atividades. Nenhuma empresa escapa dessa exigncia, muito menos os bancos que devem fazer frente aos riscos, diretos e indiretos, inerentes utilizao de seus crditos. (http://www.bb.com.br/portalbb/page44)

9 A substituio de A agenda socioambiental do BB (primeiro pargrafo) por Os compromissos socioambientais do BB


requereria ajuste em ..... palavra(s). a) 5

b) 4

c) 3

d) 2

e) 1

Clique aqui para ver o texto

10 No ltimo perodo do segundo pargrafo, o pronome relativo que foi bem empregado. Assinale a alternativa em que
isso no acontece. a) fundamental trabalhar com pessoas com cuja ajuda podemos contar.

b) Chegou a funcionria qual o gerente se referiu na reunio.

c) Muitos querem o cargo que estamos nos candidatando.

d) Ainda no foi inaugurada a agncia em que, aprovados, trabalharemos.

e) Eis a circular em que baseei a minha deciso.

11 Patrcia saiu de casa e fez compras em quatro lojas, cada uma num bairro diferente. Em cada uma gastou a metade
do que possua e, ao sair de cada uma das lojas pagou R$ 2,00 de estacionamento. Se no final ainda tinha R$ 8,00, que quantia tinha Patrcia ao sair de casa? a) R$220,00

b) R$204,00

c) R$196,00

d) R$188,00

e) R$ 180,00

12 Em agosto de 2006, Josu gastava 20% de seu salrio no pagamento do aluguel de sua casa. A partir de setembro
de 2006, ele teve um aumento de 8% em seu salrio e o aluguel de sua casa foi reajustado em 35%. Nessas condies, para o pagamento do aluguel aps os reajustes, a porcentagem do salrio que Josu dever desembolsar mensalmente : a) 22,5%

b) 25%

c) 27,5%

d) 30%

e) 32,5%

13 No quadro abaixo, tm-se as idades e os tempos de servio de dois tcnicos judicirios do Tribunal Regional
Federal de uma certa circunscrio judiciria.

Esses funcionrios foram incumbidos de digitar as laudas de um processo. Dividiram o total de laudas entre si, na razo direta de suas idades e inversa de seus tempos de servio no Tribunal. Se Joo digitou 27 laudas, o total de laudas do processo era: a) 40

b) 41

c) 42

d) 43

e) 44

14 Um rato est 30 metros frente de um gato que o persegue. Enquanto o rato corre 8 m, o gato percorre 11 m. Qual
a distncia que o gato ter de percorrer para alcana o rato? a) 110 m

b) 112 m

c) 114 m

d) 116 m

e) 120 m

15 Sabendo que o vendedor utiliza uma taxa de juros composta de 20% ao ms., ao adquirir um produto com preo
vista de R$ 600,00 para ser pago em duas prestaes iguais, em 30 e 60 dias, determine o valor, em reais, de cada prestao (considere o ano comercial). a) 392,72

b) 375,50

c) 350,28

d) 315,17

e) 300,00

16 Escolha o valor aproximado da taxa efetiva anual de juros correspondente taxa nominal de 18% ao ano,
capitalizada mensalmente: Dados:

a) 18,00%

b) 18,81%

c) 20,32%

d) 27,00%

e) 6,23%

17 Hlio tem uma dvida representada por dois ttulos. Um deles, no valor de R$ 2.000,00, encontra-se vencido h 3
meses. O outro ttulo, no valor de R$ 3.960,00 tem vencimento para daqui a 5 meses. Com uma taxa anual de 24%, no sistema de juros simples, ele desembolsar, quitando-os hoje, a quantia de: a) R$ 5.100,00

b) R$ 4.280,00

c) R$ 6.125,00

d) R$ 5.960,00

e) R$ 5.720,00

18 Uma dvida de R$ 40.000,00 ser paga pelo sistema de amortizao constante (SAC), em vinte prestaes mensais,
consecutivas, com a primeira prestao vencendo um ms aps a dvida ter sido contrada. Considerando-se que a taxa de juros de 3% ao ms, ento o valor da dcima terceira prestao, em reais, ser: a) inferior a 2.200

b) superior a 2.200 e inferior a 2.350

c) superior a 2.350 e inferior a 2.500

d) superior a 2.500 e inferior a 2.650

e) superior a 2.650

19 Felipe aplicou certo capital por 1 ano taxa de 15,02%. Qual o ganho real de Felipe se, nesse perodo, a inflao
foi de 8%? a) 8,32%

b) 7,02%

c) 6,96%

d) 6,50%

e) 5,22%

20 A mdia aritmtica de uma varivel aleatria X 20 e seu desvio padro igual a 4. Temos outras duas variveis y
e z definidas como y = 4x e z = 4x + 3. Assinale a nica alternativa incorreta: a) o desvio-padro de z 16

b) as variveis y e z tem a mesma mdia aritmtica

c) as variveis y e z tm o mesmo desvio-padro

d) a mdia de z 83

e) as variveis x e y tm o mesmo coeficiente de variao

21 Escolhido como diretor-geral da Organizao Mundial do Comrcio (OMC) o brasileiro Roberto Azevdo, de 55
anos. [...] Ele assume a direo do rgo em setembro, no lugar do francs Pascal Lamy. Seu maior desafio ser convencer os representantes dos governos a desistir das polticas protecionistas em prol de um pacto global do comrcio [...]. Em face da OMC, vrios governos tm defendido suas medidas protecionistas devido ao seguinte fator de mbito internacional: a) formao de blocos econmicos regionais

b) abandono do discurso neoliberal

c) emergncia de ditaduras nacionalistas

d) apoio generalizado a medidas de austeridade fiscal

e) desdobramentos da crise econmica de 2008

22 Os governos no mundo inteiro atuam no mercado de crdito com o objetivo de regulao, execuo da poltica
monetria e financiamento do deficit pblico, e direcionamento do crdito. No Brasil, o BNDES um Banco pblico que se destaca por a) executar a poltica monetria.

b) financiar bens de consumo durvel.

c) financiar o deficit do setor pblico.

d) financiar compras de mquinas e equipamentos produzidos domesticamente.

e) captar, diretamente da populao, vultosos recursos como depsitos vista e a prazo.

23 Atualmente, a respeito do carto de crdito correto afirmar:


a) O Banco Central no regula e fiscaliza as operaes de carto de crdito.

b) As atividades de emisso de carto de crdito exercidas por instituies financeiras no esto sujeitas regulamentao baixada pelo Conselho Monetrio Nacional (CMN) e pelo Banco Central do Brasil, nos termos da Lei 4.595, de 1964.

c) O banco no pode debitar na conta corrente do cliente os valores relativos fatura do carto de crdito.

d) O cliente no pode cancelar o carto de crdito se tiver compras parceladas no carto e no pagas integralmente.

e) Os bancos s podem cobrar cinco tipos de tarifas referentes prestao de servios de carto de crdito.

24 A respeito da recente crise financeira mundial (subprime) e de seus reflexos no Brasil INCORRETO afirmar que:
a) Especialmente os Estados Unidos e a Europa sofreram forte impacto da crise.

b) A quebra do banco de investimentos Lehman Brothers, no foi um importante marco da crise.

c) Atualmente comeam a se consolidar sinais de reao nos pases centrais.

d) Americanos e europeus comeam a sair da recesso e, com isso, disputam investimentos com as outras economias.

e) A crise comeou em 2007, com problemas no mercado de hipotecas de alto risco, o chamado subprime.

25 Acerca da portabilidade de crdito correto afirmar:


a) Na transferncia dos recursos, deve ser utilizada exclusivamente o DOC.

b) A instituio com a qual voc j tem a operao contratada no obrigada a acatar o seu pedido de portabilidade para outra instituio.

c) A portabilidade no depende de negociao de nova operao de crdito ou de arrendamento mercantil com outra instituio financeira.

d) A instituio que detm a operao de crdito no pode se negar a informar o valor para quitao da dvida do cliente.

e) As instituies no podem cobrar tarifa pela portabilidade que sinnimo de portabilidade de cadastro.

26 A cultura organizacional aprendida, transmitida e partilhada entre os membros da organizao ao longo do tempo.
Alguns de seus aspectos so formais, e outros so informais. Cabe aos lderes reconhecer todos esses aspectos e alinhlos aos objetivos organizacionais. Qual, dentre os aspectos apresentados abaixo, (so) de natureza informal? a) Estrutura organizacional

b) Capacitao do pessoal

c) Diretrizes de pessoal

d) Percepes e atitudes

e) Objetivos e estratgias

27 A cultura organizacional transmitida aos colaboradores de diversas maneiras, entre as quais os rituais, que
expressam e reforam os valores fundamentais da organizao. Neste sentido, os ritos de a) integrao encorajam e revivem sentimentos em comum que unem as pessoas e as mantm fiis a um sistema social. So eventos que reafirmam a correo moral das normas habituais, como por exemplo, a Festa de Natal da empresa, aniversariantes do ms, caf da manh com o presidente.

b) reduo de conflitos renovam a estrutura, a estratgia e a gesto da empresa como um todo. So caracterizados por programas de redesenho de trabalho, de grupos de trabalho, feedback das aes, negociao coletiva de sindicatos, entre outros.

c) passagem enaltecem as qualidades das pessoas por meio de prmios, reconhecimento pblico de seus feitos e facilitam a transio de uma pessoa para papis sociais e status que lhe so novos. Um bom exemplo deste rito o Prmio Nobel e o Oscar.

d) degradao esto relacionados com eventos inevitveis da vida cotidiana. So eventos que marcam uma ruptura de um estado, como por exemplo, um empregado que se aposenta, um diretor que vira presidente da companhia.

e) reforo esto relacionados com eventos negativos, de humilhao. uma associao das caractersticas e atitudes de uma determinada pessoa com algo negativo que prejudica a companhia. Essa pessoa se torna to prejudicial para a empresa, que, aos poucos, ela vai perdendo suas responsabilidades at ser removida da sua posio.

28 De acordo com o Decreto 1171/94 marque a alternativa correta quanto aos deveres do servidor pblico
a) Procrastinar atividades que no estejam planejadas, uma vez que essa atitude reduz o fluxo de usurios e traz vantagens no atendimento.

b) Abster-se de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidades estranhas ao interesse pblico.

c) Alterar o teor de documentos que estejam dificultando o entendimento e o acesso informao por parte dos usurios.

d) Retirar da repartio sem autorizao, qualquer livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico, quando em situaes de riscos ou prejuzos dos mesmos.

e) Utilizar os avanos tecnolgicos somente quando lhe for solicitado para evitar quaisquer problemas advindos da m utilizao destes.

29 Acerca das condutas ticas previstas no Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil, assinale a alternativa que est
em desacordo com o cdigo de tica.

a) O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta.

b) O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo.

c) A publicidade de todo ato administrativo constitui requisito indispensvel sua eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar.

d) A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. Tratar mal ao administrado pode causar-lhe dano moral.

e) A eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico no exerccio do cargo ou funo.

30 O Cdigo de tica do Banco do Brasil prev


a) estrita conformidade Lei na proibio ao financiamento a partidos polticos.

b) troca, sem limites, de informaes com a concorrncia, na busca de negcios rentveis.

c) relacionamento com o poder pblico, dependente das convices ideolgicas dos seus titulares.

d) responsabilidade aos parceiros pela avaliao de eventual impacto socioambiental nas realizaes conjuntas.

e) relacionamento com o poder pblico, independente das convices ideolgicas dos seus titulares.

31 Quanto ao marketing de relacionamento, assinale a opo correta.


a) Ao adotar prticas de marketing de relacionamento, o tcnico bancrio ter como principal objetivo conquistar novos clientes.

b) As estratgias desenvolvidas no marketing de relacionamento contemplam prioritariamente aes de curto prazo.

c) O marketing de relacionamento pressupe dilogo entre empresa e clientes, devendo a comunicao ser individual.

d) Marketing de relacionamento faz referncia estrita relao com clientes.

e) Marketing de relacionamento demanda interaes com clientes, mas essas interaes no devem ser frequentes.

32 Aes de marketing aplicadas em organizaes de servios que oferecem incentivos e vantagens para
determinados grupos de clientes, com a finalidade de fomentar a venda e incentivar a experimentao. Trata-se de a) Venda direta.

b) Publicidade.

c) Propaganda.

d) Merchandising.

e) Promoo.

33 De acordo com Kotler, constitui exemplo da etapa de venda denominada pr-abordagem a

a) anlise de quais so as necessidades do cliente.

b) saudao do cliente.

c) negociao com o cliente.

d) identificao de potenciais clientes.

e) apresentao do produto ao cliente.

34 Ao analisar a solicitao de crdito para uma indstria de alimentos, o gerente de um Banco questiona o
proprietrio a respeito do composto de marketing da empresa. Logo, ele se refere, especificamente, a) promoo de vendas, aos descontos fornecidos ao consumidor final, qualidade dos produtos e propaganda realizada pela indstria.

b) estratgia de recursos humanos, ao planejamento estratgico, ao controle de gastos e aos investimentos previstos.

c) aos produtos fabricados, ao preo praticado no mercado, aos sistemas de distribuio e linha de comunicao da empresa.

d) ao posicionamento de mercado, poltica de preos, aos pontos de vendas e linha de produtos.

e) ao planejamento estratgico, ao perodo de pagamento das parcelas do emprstimo, estimativa de retorno e aos ganhos financeiros previstos pela empresa.

35 O mix promocional um conjunto de ferramentas para que sejam atingidos os objetivos especificados na estratgia
de comunicao da empresa. A respeito dessas ferramentas, pode-se afirmar que a(s)

a) promoo de vendas traz retorno em longo prazo e deve ser planejada mensalmente, integrando-se s outras ferramentas do composto promocional

b) promoo de eventos uma ao de marketing direto, pois permite que a empresa se comunique diretamente com seu target, num contexto de prazer e divertimento.

c) propaganda torna os produtos mais conhecidos, sem estimular a transao comercial, mas formando imagem e posicionando a empresa no mercado.

d) mensagens divulgadas pelas empresas, em suas campanhas publicitrias, no devem distorcer as informaes nem o contedo do que se pretende divulgar.

e) atividades de assessoria de imprensa buscam obter mdia espontnea para as organizaes, constituindo uma ao reconhecida como marketing viral.

36 A Res. n 3.849/2010 dispe que as IFs e demais instituies autorizadas a funcionar pelo BCB, que tenham como
clientes PF ou PJ, devem instituir um componente organizacional de ouvidoria com a atribuio de atuar como canal de comunicao entre essas instituies e a) os clientes e usurios de seus produtos e servios, exceto na mediao de conflitos.

b) com o Banco Central do Brasil, apenas.

c) os clientes e usurios de seus produtos e servios, inclusive na mediao de conflitos.

d) o Banco Central do Brasil e os clientes e usurios de seus produtos e servios, inclusive na mediao de conflitos.

e) os clientes e usurios de seus produtos e servios apenas, nas questes de litgio com o Banco Central do Brasil.

37 A Resoluo n 3.849/2010 dispe que as instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo
Banco Central do Brasil devem instituir o componente organizacional de a) Mantenedoria.

b) Auditoria.

c) Controladoria.

d) Curadoria.

e) Ouvidoria.

38 Acerca dos diversos tipos de propaganda incorreto afirmar que:


a) Propaganda Informativa busca criar conscientizao e conhecimento de marca no caso de novos produtos ou novos recursos de produtos j existentes.

b) Propaganda persuasiva procura criar simpatia, preferncia, convico e a compra de um produto ou servio.

c) Propaganda de lembrana tenciona estimular repetio da compra de produtos e servios.

d) Propaganda de Reforo visa convencer atuais compradores de que fizeram a escolha certa.

e) Propaganda institucional tem o objetivo de inserir a empresa no mercado, informando as vantagens dos produtos e servios ofertados.

39 Acerca do Cdigo de Defesa do Consumidor, marque o item correto:

a) Que o fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem pela reparao dos danos causados aos consumidores por informaes insuficientes ou inadequadas sobre a utilizao e riscos dos produtos, desde que comprovada a existncia de culpa.

b) O envio ou entrega ao consumidor, sem solicitao prvia, de qualquer produto equipara-se a amostra grtis, inexistindo obrigao de pagamento.

c) O prazo de arrependimento, quando a aquisio do produto ocorrer fora do estabelecimento comercial de 30 dias, quando se tratar de produto no durvel e 90 dias quando se tratar de produto durvel.

d) A nulidade de uma clusula contratual abusiva, por ser nula, invalida o contrato.

e) No proibida a publicidade de bens e servios por telefone, quando a chamada for onerosa ao consumidor que a origina, desde que haja essa informao.

40 Graciosa compareceu ao Banco do Brasil para solicitar um emprstimo para financiamento de veculo. O Gerente
do banco disse a ela que se comprasse um Ttulo de Capitalizao o seu rating (classificao de risco) melhoraria e os juros seriam mais baixos. Neste caso: a) O gerente infringiu o Cdigo de Defesa do Consumidor, praticando venda casada.

b) O gerente est explorando, de forma irregular, a sua cliente, praticando venda paralela.

c) O gerente est descumprindo o Cdigo de Defesa do Consumidor.

d) O gerente no est descumprindo o Cdigo de Defesa do Consumidor.

e) O gerente no tem amparo legal.

41 Acerca da satisfao do cliente e ferramentas de marketing correto afirmar que segundo Kotler,
a) o mximo que se pode esperar do cliente aps alto nvel de satisfao a preferncia racional pelo produto ou servio.

b) atender e satisfazer clientes novos mais econmico para a organizao do que satisfazer os clientes antigos, que j conhecem a organizao, suas qualidades e seus defeitos.

c) cliente satisfeito aquele que teve todas as suas expectativas superadas.

d) valor, para o cliente, a sensao de prazer ou de desapontamento resultante da comparao do desempenho.

e) a compra simulada um exemplo de ferramenta utilizada para acompanhar e medir a satisfao do cliente.

42 No mbito empresarial, o conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas, por meio do qual se informa
aos outros que se est preparado para o convvio harmonioso no grupo, e que trata tambm do comportamento social, denominado a) Diretrizes e polticas.

b) Marketing pessoal.

c) Dinmica de grupo.

d) Regimento interno.

e) Etiqueta empresarial.

43 Quando um grande banco de varejo, no Brasil, utiliza a veiculao de propaganda persuasiva tem o intuito de
a) avisar ao pblico que oferece as melhores opes para investimento.

b) encorajar ao consumidor a mudana para a marca.

c) Convencer os atuais correntistas de que eles escolheram a instituio certa.

d) criar conscientizao e conhecimento de novos servios oferecidos.

e) estimular a informao sobre os produtos e servios financeiros.

44 No telemarketing hibrido correto afirmar que:


a) a mensagem de relacionamento flui apenas do cliente para a empresa.

b) a mensagem de venda, marketing e relacionamento flui apenas da empresa para o cliente.

c) obrigatoriamente, utilizam-se tcnicas especficas de pesquisa de mercado para a construo de scripts.

d) no permitida a venda de outros produtos para clientes atuais da empresa.

e) Nessa forma de operao os profissionais atuam tanto na forma ativa, como na receptiva.

45 Quando abrem uma conta bancria, os clientes consideram uma srie de benefcios sociais e pessoais. A esse
respeito, analise os seguintes aspectos ligados a esse segmento no Brasil: I confiana transmitida pelo gerente;

II solidez e garantia da marca; III cobertura em todos os estados; IV nmero de correntistas; V atendimento personalizado; VI reconhecimento internacional. Esto corretos os benefcios a) I, II e III.

b) I, III e V.

c) II, IV e VI.

d) II, IV e V.

e) I, V e VI.

46 Um usurio da agncia do Banco do Brasil da cidade de So Paulo reclamou ao suporte tcnico do Banco sobre a
lentido que seu computador apresentava ao abrir simultaneamente os aplicativos Word, Excel e IE em ambiente Windows XP. O suporte analisou o caso e verificou que o computador do usurio tinha a seguinte configurao bsica: Pentium IV 3Ghz, 1 GB de RAM e HD de 120GB. Notou tambm que o HD estava bastante cheio. Nessa situao seria recomendvel um Upgrade, qual das alternativas abaixo apresentaria a melhor soluo: a) Acrescentar mais um HD de 500 GB e substituir a memria RAM por dois pentes de 256 MB.

b) Trocar o processador para um Pentium MMX e expandir a memria secundria por meio de Pendrive.

c) Aumentar a memria RAM para 2 GB e aumentar a capacidade de armazenamento para 1 TB.

d) Substituir os sistema operacional Windows XP pelo Linux e manter os aplicativos Word, Excel e IE.

e) Aconselhar o usurio a no utilizar vrios programas simultaneamente, tendo em vista que a mquina utilizada por ele no permite Upgrade.

47 Em ambiente Windows 7, qual alternativa abaixo apresenta a soluo adequada para o gerenciamento de arquivos,
pastas e programas: a) Programas padro

b) Windows Media Center

c) Executar

d) Ponto de partida

e) Windows Explorer

48 Considere a janela abaixo que ilustra a tela do Painel de Controle em ambiente Windows 7 e assinale a alternativa
INCORRETA:

a)

: Permite gerenciar elementos de segurana e manuteno do ambiente Windows.

b)

: Permite visualizar novas mensagens de correio eletrnico destinadas ao usurio atual do sistema

ou ainda a composio de mensagens para envio.

c) administrado remotamente.

: Permite o acesso a outro computador para que esse computador seja

d) computador e a Internet, por exemplo.

: Permite definir regras e excees para o controle do fluxo de pacotes entre o

e)

: Permite restringir ou controlar o acesso de crianas ao computador, podendo fixar a

quantidade de horas que os filhos podem usar o computador e at mesmo quais jogos podem jogar.

49 Considerando o ambiente Linux, marque a alternativa que apresenta apenas distribuies Linux:

a) RedHat, Shell, Corel Linux e KDE

b) Gnome, Kurumim, Lilo e Slackware

c) Unix, Posix-V, Debian e Ubuntu

d) Fedora, Mandriva, Suse e Gentoo

e) Grub, Mandrake, Conectiva e GNU

50 Assinale a alternativa que representa as associaes corretas referentes ao programa Microsoft Word 2013:
RECORTAR CTRL + X COPIAR CTRL + C
a)

COPIAR A FORMATAO CTRL + SHIFT + C

CORTAR CTRL + R COPIAR CTRL + C


b)

COLAR CTRL + V

CORTAR CTRL + R COPIAR CTRL + C


c)

COLAR A FORMATAO CTRL + SHIFT + V

RECORTAR CTRL + X COPIAR CTRL + SHIFT + C


d)

COLAR CTRL + SHIFT + V

RECORTAR CTRL + X COPIAR CTRL + C


e)

COLAR CTRL + V

51 Considerando o BrOffice, assinale a alternativa CORRETA


a) O software Writer permite a edio de textos e criao de tabelas, mas no permite a realizao de clculos nas clulas da tabela.

b) O software Calc utilizado para a criao de bancos de dados, mas no permite a exportao do arquivos em formato PDF.

c) O software Impress utilizado para a criao de apresentaes, mas no permite a insero de efeitos de transio entre os slides.

d) O BrOffice permite a abertura, edio e tambm o salvamento de arquivos do formato Microsoft Office, porm, problemas de formao podem ocorrer quando um arquivo criado pelo Office aberto e editado no BrOffice.

e) O Microsoft Office permite a abertura de arquivos no formato prprio do BrOffice, mas no permite a edio de tais arquivos.

52 Considerando a figura do Navegador Internet Explorer, julgue os itens e assinale a alternativa correta.

I- Pode-se afirmar que a pgina atual foi aberta com base em uma conexo segura, com criptografia. II- Ao se clicar em , sero exibidas opes, entre as quais a que permite desinstalar complementos que estejam

instalados no navegador. III- Considerando que um link para a pgina de Crdito do Banco do Brasil, ento

possvel adicionar o link em favoritos por meio de opo especfica ao se clicar o boto direito do mouse sobre o link. a) Esto certos os itens I, II e III.

b) Esto errados os itens I, II e III.

c) Esto certos os itens I e II.

d) Esto certos os itens I e III.

e) Esto certos os itens II e III.

53 Considerando conceitos de protocolos, correio eletrnico e sites de busca e pesquisa, assinale a alternativa
correta:

a) Considerando um conta de correio eletrnico, configurada apenas com os protocolos SMTP e POP, ser possvel enviar e receber e-mails por meio dessa conta.

b) O protocolo IMAP usado para transferir arquivos em processos de Download e Upload.

c) Utilizando operadores booleanos (NOT, AND e OR) possvel apenas restringir pesquisas feitas por meio do site google.com.

d) Todas as mquinas de usurios conectados na Internet possuem um endereo nico denominado endereo IP, que dinmico, mas apenas as mquinas que funcionam como servidores tero endereos TCP, que fixo.

e) Caso seja feita uma pesquisa no site www.google.com.br com a seguinte sintaxe: produtos para clientes do Banco do Brasil filetype:ppt sero encontrados sites como por exemplo:

54 Considerando os conceitos de segurana, qual a alternativa abaixo refere-se ao sistema de proteo dos
computadores que tem como funo impedir que informaes do computador sejam coletadas indevidamente e enviadas a um usurio mal intencionado. a) Rootkit

b) Firewall

c) Anti-Spyware

d) Filtro Anti-Spam

e) Sistema de Deteco de Intrusos

55 Considerando que um usurio possui arquivos muito importantes com tamanho total de 150 MB em sua estao de
trabalho (no disco C:) e que, por precauo queira ter uma cpia de segurana desses arquivos, marque a alternativa INCORRETA. a) O usurio poder arrastar os arquivos para um dispositivo do tipo PENDRIVE com capacidade de 2 GB.

b) possvel acessar um sistema de armazenamento de dados em nuvem, como Dropbox ou Google Drive, porm, o usurio ter que criar pelo menos duas contas no mesmo servio j que cada conta tem como espao mximo de armazenamento de 100 MB para upload.

c) O usurio poder selecionar os arquivos e utilizar o boto direito do mouse para copiar os arquivos e novamente o boto direito do mouse para colar os mesmos em um HD externo com capacidade de 100 GB.

d) possvel fazer uma cpia dos arquivos para um drive de rede, desde que a unidade esteja acessvel e que o usurio tenha direito de gravao de dados na unidade.

e) Caso o computador esteja equipado com leitor de cartes de memria, ser possvel fazer uma cpia de segurana para um carto deste tipo, j que a maioria deles possuem capacidades acima de 256 MB.

56 O Sistema Financeiro Nacional - SFN um emaranhado de instituies e rgos que o compem. Poderamos
considerar, metaforicamente, que o SFN formado por quatro grandes tribos, sendo que a tribo das instituies financeiras tem como cacique uma autarquia federal; a tribo das bolsas de valores, das corretoras de valores, das distribuidoras de valores tem como cacique uma autarquia federal; a tribo das previdncias complementares privadas fechadas tem como cacique uma autarquia e a tribo das seguradoras, das sociedades de capitalizao e das previdncias privadas complementares abertas tem como cacique uma autarquia federal. Acerca do Sistema Financeiro Nacional, marque o item ERRADO. a) A autarquia responsvel pelas instituies financeiras o BACEN - Banco Central do Brasil.

b) A autarquia responsvel pelas seguradoras, sociedades de capitalizao e previdncia complementar aberta a SUSEP - Superintendncia de Seguros Privados.

c) A autarquia responsvel pelas previdncias complementares fechadas a SPC - Secretaria de Previdncia Complementar.

d) A autarquia responsvel pelas Bolsas de Valores, Corretoras de Valores e Distribuidoras de Valores a CVM Comisso de Valores Mobilirios.

e) A autarquia responsvel pelos fundos de penso a PREVIC - Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar.

57 Acerca das Garantias do Sistema Financeiro Nacional, marque o item que contem a garantia que no exige a
outorga conjugal para sua validade, em hiptese alguma: a) aval.

b) fiana.

c) hipoteca.

d) penhor mercantil.

e) alienao fiduciria.

58 Os planos de previdncia complementar privados abertos do tipo PGBL - Plano Gerador de Benefcio Livre e VGBL
- Vida Gerador de Benefcio Livre tm como diferena marcante: a) O PGBL tem garantia de rentabilidade e o VGBL no tem essa garantia.

b) O VGBL no tem taxa de carregamento, mas somente de administrao e o PGBL tem a taxa de carregamento e taxa de administrao.

c) A tributao, sendo que o PGBL tem abatimento (diferimento) no Imposto de Renda e o VGBL no tem esse abatimento.

d) O PGBL pode ser sacado no todo e o VGBL s em parcelas mensais.

e) A portabilidade possvel do PGBL para o VGBL, mas no o inverso.

59 Acerca do mercado de capitais, todos os ttulos abaixo podem ser emitidos tanto por Sociedades Annimas
(Companhias) abertas, quanto pelas fechadas, exceto: a) Aes.

b) Commercial Papers.

c) Debntures.

d) Partes Beneficirias.

e) Bnus de Subscrio.

60 Em que etapa do Crime de Lavagem de Dinheiro entram os parasos ficais e os centros off-shore (centros
bancrios extraterritoriais no submetidos ao controle de autoridades de pas nenhum)? a) Colocao.

b) Ocultao.

c) Integrao.

d) Declarao.

e) Dissimulao.

61 Acerca do mercado de cmbio, so produtores de divisas no Brasil, exceto:


a) Exportadores.

b) Credores em moeda estrangeira.

c) Turistas estrangeiros.

d) Os que recebem transferncias do exterior.

e) Importadores.

62 Acerca dos produtos bancrios, marque o item INCORRETO:


a) A remunerao dos depsitos de poupana calculada sobre o menor saldo de cada perodo de rendimento.

b) Se uma empresa administradora de cartes de crdito for ligada a uma Instituio Financeira - IF, o Banco Central do Brasil - BACEN pode atuar contra essa empresa, mas se no for ligada a IF, o BACEN no atua.

c) Os ttulos de capitalizao so considerados seguros de acumulao.

d) No crdito rural, a contratao de assistncia tcnica obrigatria somente quando considerada indispensvel pelo financiador ou quando exigidos em operaes com recursos oficiais, sendo que, nos demais casos, cabe ao produtor a deciso.

e) No seguro de vida permitido o endosso do objeto segurado.

63 Ainda, acerca dos produtos bancrios, marque o item CORRETO:


a) O crdito direto ao consumidor bastante amplo e trata-se de um contrato de financiamento com amortizao obrigatria.

b) No crdito rural, a apresentao de oramento, plano ou projeto ser obrigatria em todos os casos.

c) A grande desvantagem do carto de dbito a cobrana de juros sobre o saldo devedor.

d) Nos fundos de investimento, o come-cotas uma cobrana antecipada de imposto de renda sobre os rendimentos e essa reduo acontece duas vezes por ano, em maio e em novembro, somente sobre os resgates.

e) De acordo com a legislao atual, a remunerao dos depsitos de poupana no atrelada taxa Selic.

64 O Conselho Monetrio Nacional (CMN) planeja, elabora, implementa e julga a consistncia de toda a poltica
monetria, cambial e creditcia do pas. um rgo que domina toda a poltica monetria e ao qual se submetem todas as instituies que o compem. Uma das atribuies do CMN a) administrar carteiras e a custdia de valores mobilirios.

b) estabelecer normas a serem seguidas pela CVM e pelo BACEN no mercado de capitais.

c) executar a poltica monetria estabelecida pelo Banco Central.

d) regular a execuo dos servios de compensao de cheques e outros papis.

e) propiciar liquidez s aplicaes financeiras, fornecendo, concomitantemente, um preo de referncia para os ativos negociados no mercado.

65 Conselho Monetrio Nacional (CMN) um rgo cuja competncia inclui o(a)


a) controle da execuo do oramento do governo federal.

b) fixao de metas de comrcio exterior para o pas.

c) fixao de metas de exportao para o pas.

d) implementao da poltica tributria do governo.

e) adaptao dos meios de pagamento s necessidades da economia.

66 A Cetip S.A. uma companhia de capital aberto e reconhecida como a integradora do mercado financeiro. A
companhia presta servios para mais de 15 mil instituies financeiras. A Cetip oferece servios de a) superviso, regulao e operao no mercado financeiro

b) emprstimo, financiamento e negociao de bens de consumo

c) liquidao, financiamento e custdia de ativos financeiros

d) registro, central depositria, negociao e liquidao de ativos e ttulos

e) registro, abertura e manuteno de conta corrente

67 Os operadores do Sistema Financeiro Nacional realizam diversas atividades para que o sistema funcione
adequadamente. A atividade de captao de depsitos vista realizada por a) cooperativas de crdito mercantil

b) sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios

c) bancos mltiplos sem carteira de investimento

d) sociedades de fomento mercantil

e) bancos de investimento

68 O Sistema Financeiro Nacional, em todas as partes que o compem, foi estruturado de forma a promover o
desenvolvimento equilibrado do pas e a servir aos interesses da coletividade. Em relao sua composio, o Sistema Financeiro Nacional pode ser divido em a) rgos normativos, entidades supervisoras e operadores.

b) organizaes bancrias, instituies pblicas e instituies financeiras.

c) instituies bancrias, instituies filantrpicas e entidades operadoras.

d) rgos fiscalizadores, entidades supervisoras e organizaes governamentais.

e) instituies bancrias, e instituies privadas.

69 A caderneta de poupana essencialmente uma alternativa de aplicao financeira bastante conservadora e


segura ao aplicador, pois o governo garante os depsitos at certo limite. Outra vantagem deste tipo de aplicao a a) iseno de imposto de renda at certo limite de aplicao.

b) menor liquidez do mercado, quando comparada a outras aplicaes.

c) ausncia dos riscos de mercado nas aplicaes.

d) iseno de taxas e tarifas bancrias.

e) possibilidade de sorteio de prmios na data de aniversrio da caderneta.

70 Atualmente, o Sistema Especial de Liquidao e Custdia (Selic) liquida as operaes com ttulos pblicos federais
em a) dois dias teis

b) trs dias teis

c) um dia til

d) em tempo real

e) at um dia til

Vous aimerez peut-être aussi