Vous êtes sur la page 1sur 19

Disponvel em www.univali.br/alcance Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02. ISSN 1983-716X, UNIVALI p. 190 208, mai/ago.

2008

REDES DE COOPERAO: UM ENFOQUE DE GOVERNANA

June Alisson Westarb Cruz 1 junewcruz@hotmail.com Tomaz Sparano Martins 2 tomas.cp@unip.br Carlos Olavo Quandt 3 carlos.quandt@pucpr.br

Data de Submisso: 27/08/2007 Data de Aprovao: 12/06/2008

1 Mestre em Administrao Estratgica pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Coordenador dos Cursos de Administrao e Cincias Contbeis da Faculdade Paranaense e Coordenador do Curso de Cincias Contbeis da Faculdade Anchieta.

Mestre em Administrao Estratgica pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Diretor Acadmico da Faculdade Paranaense. PhD. Em Planejamento Urbano pela University of califrnia at Los Angels, EUA. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Pontifica Universidade Catlica do Paran.
3

Redes de cooperao: um enfoque de governana

REDES DE COOPERAO: UM ENFOQUE DE GOVERNANA RESUMO Com base em uma realidade que demanda o desenvolvimento de novas estratgias de sobrevivncia, destaca-se a contribuio das Redes Sociais e Organizacionais para o estmulo de competncias e potencialidades, por meio da promoo de interaes entre organizaes e indivduos. O presente estudo foi desenvolvido junto Rede de Associaes de Catadores de Curitiba-Pr. Trata-se de um estudo caracterizado como exploratrio e descritivo, que abrange pesquisas bibliogrficas, documentais e de campo. Como forma de coleta de dados se utilizaram questionrios, entrevistas e anlises de documentos, alm da observao direta estruturada. Como resultado, verificou-se o estabelecimento de um sistema de interao entre organizaes e indivduos oriundos dos mais diversos setores da sociedade, que contribuem para o desenvolvimento e organizao de grupos de catadores de materiais reciclveis de rua. Apresenta-se uma estrutura de Redes Sociais e Organizacionais pautadas na Governana Comunitria e de Parceria. Palavras-chave: Redes. Governana. Cooperao.

REDES DE COOPERACIN: UN ENFOQUE DE GOBERNANZA RESUMEN Con base en una realidad que demanda el desarrollo de nuevas estrategias de supervivencia, se destaca la contribucin de las Redes Sociales y Organizacionales para el estmulo de competencias y potencialidades, por medio de la promocin de interacciones entre organizaciones e individuos. El presente estudio fue desarrollado junto a la Red de Asociaciones de Recolectores (Rede de Associaes de Catadores) de Curitiba-PR. Se trata de un estudio caracterizado como exploratorio y descriptivo, que abarca investigaciones bibliogrficas, documentales y de campo. Como forma de colecta de datos se utilizaron cuestionarios, entrevistas y anlisis de documentos, adems de la observacin directa estructurada. Como resultado, se verific el establecimiento de un sistema de interaccin entre organizaciones e individuos oriundos de los ms diversos sectores de la sociedad, que contribuyen con el desarrollo y organizacin de grupos de recolectores de materiales reciclables en la calle. Se presenta una estructura de Redes Sociales y Organizacionales pautadas en la Gobernanza Comunitaria y de trabajo conjunto. Palabras clave: Redes. Gobernanza. Cooperacin.

COOPERATION NETWORKS: A GOVERNANCE FOCUS ABSTRACT Based on a reality that demands the development of new strategies for survival, the contribution Social and Organizational Networks is highlighted, to the stimulation of skills and capabilities through the promotion of interaction between organizations and individuals. This study was carried out with the Network of Associations of Garbage Recyclers of Curitiba-PR. It is an exploratory and descriptive study, which includes literature and document reviews, and field research. The forms of data collection were questionnaires, interviews and analyses 191
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

June Alisson Westarb Cruz, Tomaz Sparano Martins, Carlos Olavo Quandt

of documents, as well as direct, structured observation. In terms of results, the establishment of a system of interaction is observed, between organizations and individuals from various sectors of society, which contributes to the development and organization of groups of garbage recyclers working in the streets. It presents a structure of Social and Organizational Networks that is guided by Community Governance and Partnership. Key-words: Networks. Governance. Cooperation.

1 INTRODUO As transformaes sociais percebidas nos ltimos anos remetem a coletividade ao processo de democratizao poltica e liberao dos mercados, entre outros. Observa-se, ainda, uma tendncia descentralizao da responsabilidade social, surgindo o Terceiro Setor como ator ativo da causa pblica. A necessidade de interao do Estado com a sociedade fez-se necessria a partir do momento em que se percebeu que o governo, a sociedade e as organizaes, com ou sem fins lucrativos, no possuam condies individuais de alcanar bons nveis de satisfao dos interesses gerais, surgindo como alternativa a interao entre esses indivduos e organizaes. Na medida em que o Estado deixa de realizar operaes puramente burocrticas em busca de modelos de gesto baseados na cooperao entre organizaes pblicas, privadas e no governamentais, ressalta-se a importncia e a relevncia da explorao de gesto de redes como fonte de parcerias em prol da qualidade de vida. A formao de parcerias entre a iniciativa privada, o governo e a sociedade civil organizada tem chamado a ateno de pesquisadores da rea da administrao, observando-se um novo modelo de gesto social. Destaca-se nesse novo modelo a gesto organizacional em forma de coordenao caracterizada por sistemas sociais informais, que interagem cooperativamente entre seus participantes, estimulando interaes que promovem interdependncias, aumentando o nvel informal de comunicao, facilitando a transferncia de conhecimentos tcitos, elevando o nvel de confiana e, conseqentemente, permitindo que os mecanismos sociais sejam mais eficazes na obteno de seus objetivos. Apresenta-se neste trabalho um estudo de caso em uma Rede de Associaes de Catadores de Materiais Reciclveis, composta em sua maioria por Associaes de Catadores, indivduos e organizaes, oriundos das mais diversas origens. A presente Rede est localizada na grande Curitiba e no Litoral do Estado do Paran e destaca-se por sua forma de gesto e contribuio sociedade. Como problemtica da pesquisa, apresenta-se a percepo da forma de governana praticada por organizaes inseridas em redes interorganizacionais que apresentam maior probabilidade de conquistar vantagens competitivas sustentveis. Como objetivo geral do estudo destaca-se o mapeamento da estrutura da Rede e a forma de governana praticada entre os envolvidos. O estudo das prticas e do desenvolvimento da Rede de Associaes de Catadores pretende contribuir pesquisa na rea da administrao, mais especificamente nos casos de governana em redes. Inicia-se o texto com uma discusso terica, seguida da metodologia, da apresentao e anlise dos dados, da apresentao dos resultados e da concluso. 192
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

Redes de cooperao: um enfoque de governana

2 REFERENCIAL TERICO Apresenta-se a seguir, a fundamentao terica do presente estudo. Tal item est estruturado nos seguintes temas: Redes; Anlise de redes e Governana de redes. 2.1 Redes O reconhecimento de que as organizaes no contemplam em si mesmas todos os recursos e competncias necessrias para uma oferta compatvel com a demanda um dos fatores que remete as organizaes a afirmarem suas aes articuladas de complementaridade em redes. Segundo Rodrigues (2006), a palavra rede vem do latim retis, que significa teia, tratando-se de um entrelaamento de fios que formam uma espcie de tecido de malha aberto. O termo vem ganhando novos significados, entre eles, a relao de pessoas e organizaes que mantm contato entre si com um objetivo comum.
O conceito de redes aparece como chave cognitiva privilegiada na compreenso das mudanas de grande magnitude que ocorrem nas esferas polticas, econmicas e sociais. Alguns pr-requisitos para a formao de redes so apresentados a seguir: 1) No plano social, a preexistncia de um conjunto de organizaes e/ou associaes criadas para a consecuo de propsitos especficos; 2) No plano estatal, a preexistncia de um conjunto de rgos institudos para a consecuo de propsitos especficos, distribudos por esferas e setores de governo relativamente estanques; 3) Situaes-problema complexas identificadas; cujo enfrentamento requer interveno por agente intersetorial ou interorganizacional; 4) Formao de uma articulao visando formas de atuao conjunta e cooperao de diversos esforos voltados ao enfrentamento da situao-problema, sem prejuzo da autonomia de cada uma das unidades integrantes da rede; 5) Manuteno da identidade e prosseguimento das atividades especficas de cada unidade integrante da rede. (MINHOTO; MARTINS, 2001, p. 92).

Marshall (1982) destaca que a aglomerao das organizaes em estruturas de redes resulta em maior competitividade em relao a outras organizaes dispersas no sistema econmico, tendendo a desenvolver formas de aes conjuntas, que possibilitem ganhos de eficincia e de competitividade. As observaes anteriores ganham fora por meio de estudos de vrios autores, que colocam a capacidade de gerao de vantagens competitivas como uma das principais caractersticas dessa forma de cooperao em redes, dentre eles: Garcia (2001), Porter (1998), Schmitz (1992) e Scott (1994). H vrias razes para as empresas cooperarem em redes horizontais. Essas razes observam as diferenas de objetivos estratgicos, de posies de mercado, aes atuais e passveis de outras empresas e o status corrente da prpria empresa. Observando-se a teoria da dependncia de recursos, pode-se afirmar que as empresas cooperam em redes pela busca de recursos valiosos que elas no possuem. (KASA, 1999 apud PEREIRA; PEDROZO, 2003). A estrutura de redes est diretamente relacionada cooperao entre diferentes atores. Segundo Casarotto e Pires (2001), a sistemtica de redes se apresenta de duas formas. A primeira a rede do tipo topdown, na qual uma organizao pequena pode tornarse fornecedora ou sub-fornecedora de uma empresa me, sendo uma rede na qual as pequenas organizaes dependem diretamente das estratgias da empresa-me, tendo pouca ou nenhuma flexibilidade e influncia nos destinos do grupo. 193
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

June Alisson Westarb Cruz, Tomaz Sparano Martins, Carlos Olavo Quandt

O segundo tipo de rede, ainda segundo Casarotto e Pires (2001), um sistema flexvel de organizaes considerado o sustentculo de sociedades altamente desenvolvidas. Nesse caso, as empresas se unem por consrcio com objetivos amplos ou mais restritos, sua relao cultural altamente relevante e sua concretizao est fortemente ligada aos modelos de desenvolvimento regional. Esse tipo de relao est chamando a ateno de vrios pesquisadores do mundo pela possibilidade de gerao de empregos e de assegurar desenvolvimento sustentado. Algumas possibilidades de abrangncia so observadas no sistema de consrcios: fabricao do produto, valorizao do produto, valorizao da marca, desenvolvimento de produtos, comercializao, exportao, padres de qualidade, obteno de crditos, capacitao, entre outras. Lei e Slocum (1992) destacam algumas razes que justificam a relao de cooperao entre os participantes de uma estrutura em redes, pois quando o objetivo aprender e adquirir cada qual outros produtos, conhecimento e competncias, observa-se a inteno de maximizar a utilizao de recursos complementares e de observar novas tecnologias em andamento. Observe-se a seguir, no quadro 1, algumas formas prticas de cooperao destacadas por Lewis (1992): Objetivo Ao no momento certo. Novos nveis de desempenho. Custos e riscos menores. Maior valor para o cliente. Linha de produtos mais fortes. Melhor suprimento. Reduo de custos de insumos. Melhor imagem do produto e dos servios. Melhor cobertura do mercado. Abertura de novos canais. Menos barreiras de entradas. Explorar novas oportunidades e novos negcios. Maior capacidade. Novos processos. Maior eficincia. Novas prticas. Melhor estratgia competitiva. Melhor gesto de RH. Gerao de mais receitas. Reduo de custos e riscos. Reduo de custos financeiros. Cooperao para: Evitar atrasos no desenvolvimento; criar mais opes; compartilhar planos avanados e assumir compromissos antecipados. Combinar competncias. Compartilhar desenvolvimento. Melhorar utilizao e aumentar a compreenso. Desenvolver novos produtos; oferecer uma gama maior de produtos e fortalecer vnculos de suprimento. Ganhar poder de compra. Facilitar pedidos de entrega. Fazer propaganda conjunta. Combinar recursos de vendas e combinar produtos. Compartilhar canais de outras empresas. Obter foras necessrias. Realizar experincias conjuntas. Partilhar recursos subutilizados. Compartilhar know-how e dividir riscos de desenvolvimento. Utilizar melhores competncias de cada organizao. Desenvolver padres comuns. Obter maior flexibilidade com menor custo. Compartilhar funes de RH. Compartilhar padres. Aplicar recursos subutilizados; dividir custos e riscos; e reduzir a exposio dos investimentos. Negociar recursos conjuntamente. 194
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

Quadro 1 Objetivos e formas de cooperao.

Redes de cooperao: um enfoque de governana

Fonte: Lewis (1992).

2.2 Anlise de redes Nos ltimos anos, observa-se uma crescente e promissora demanda de estudos que utilizam vrias formas de anlise de redes, percebendo-se a interdisciplinaridade como princpio desse tipo de estudo (FREEMAN, 1984 apud ROSSONI, 2006). Tecnicamente as redes abrangem uma vasta relao de conceitos necessrios ao seu correto entendimento. Apresenta-se a seguir alguns conceitos descritos por Rossoni (2006): 1) Ator: indivduos ou grupos de indivduos, corporaes, comunidades, departamentos, etc.; Redes formadas por atores do mesmo tipo so chamadas one-mode networks (redes unimodais); 2) Elos relacionais: tipo de relao que estabelece um elo entre dois atores, podendo ser opinies pessoais, transferncia de recursos, interaes, filiao a entidades, etc. Basicamente, podem ser consideradas duas propriedades dos elos relacionais, com base na existncia ou no de direo do elo e na existncia ou no de fora no elo; 3) Dade: par de atores e o possvel elo entre estes. A dade pode ser analisada para determinar propriedades tais como reciprocidade, correlao entre mltiplas relaes, etc.; 4) Trades: subgrupo de trs atores e os possveis elos entre estes; 5) Subgrupo: qualquer subgrupo de atores, de qualquer tamanho, e os elos; 6) Relao: coleo de elos de um determinado tipo entre membros de um grupo; 7) Rede social: conjunto finito de atores e suas relaes; 8) Grau nodal: mensurao do grau de atividade de um determinado n, com base no clculo da quantidade de linhas adjacentes. 9) Densidade: clculo da proporo de linhas existentes em um grfico, com relao ao mximo de linhas possveis. 10) Distncia Geodsica: a menor distncia entre dois ns. Os conceitos descritos anteriormente podem ser graficamente representados por meio de sociogramas, que so formados por um conjunto de ns unidos por elos. Tais conceitos e grficos podem ser observados nas anlises de dados da presente pesquisa. 2.3 Governana de redes Le Gals (2004, apud CRUZ, 2006) define governana como um processo de coordenao de atores para alcanar propsitos prprios, discutidos e definidos coletivamente, desenvolvendo a orientao e a legitimidade do conjunto, entre outras coisas, que estabeleam interao entre atores pblicos e privados. Para Quandt, Spinosa e Pacheco(2000), os esforos articulados dos setores pblico e privado, no sentido de fortalecer as reas geogrficas, proporcionam sinergia entre organizaes semelhantes e determinam estmulos inovadores entre agentes com capacidades complementares. Nesse contexto, Casarotto e Pires (2001) acrescentam que a retirada do Estado da economia e de muitas funes sociais pressupe que outras foras privadas assumiro tais papis. Franco (2004) diz que a governana deve ser entendida e considerada sob o foco da co-responsabilizao, que se apresenta associada diretamente co-operao, participao ativa, forma de tomada de deciso coletiva, ao fluxo de comunicao (que gera o compartilhamento efetivo das informaes) e conhecimentos, co-realizao e ao desenvolvimento humano e social (de forma a proporcionar um ambiente facilitador ao empowerment da rede) e de todos os participantes. Nesses casos, a cooperao por meio de mecanismos de conexo interorganizacionais to comum quanto a presena da competio (MORGAN, 1996). Cruz (2006) destaca que a mudana provocada pela governana torna as organizaes menos hierrquicas, estimulando o sentido de responsabilidade e a tendncia ao debate, assim como a observao do papel de diferentes 195
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

June Alisson Westarb Cruz, Tomaz Sparano Martins, Carlos Olavo Quandt

atores, com o conseqente reconhecimento de suas competncias e envolvendo-os no processo de deciso. Bernier e outros (2003 apud CRUZ, 2006) descrevem governana em quatro tipos ideais, sendo eles: governana pblica, governana corporativa, governana comunitria e governana em parceria, conforme mostra o quadro 2: Governana Pblica (Burocracia Hierrquica) Autoridade Intervencionista, regulador e produtor. Mercado fraco (limitador, socializador) Sociedade civil fraca. Vista com um custo. Governana Governana Corporativa Comunitria (Mercado) (Comunitria) Oportunismo Confiana Estado fraco e Comunidade do minimalista Bem-estar Governana em Parceria (Parceria) Deliberao Parceiro, regulador, distribuidor. Instrumentos superiores de coordenao, reconhecer fraquezas. Associao que garante os interesses sociais; vista como importante. Distribuda, parceria. Networking, clusters, redes de associados Democracia e sistemas locais de inovao Pluralidade de interesses. Acordo entre interesses individuais. Parceria institucionalizada (pluralista e formal)

Categorias Princpios Estado

Mercado Sociedade Civil

Auto-regulao Barganha

Governana Relaes entre as Propriedade organizaes Estatal

Caridade, benevolncia e filantropia Solidariedade Baseada em Centralizada Corporativa e comunidades locais Hierarquicamente mercantil Externalizao, Distritos outsourcing industriais Tecnocracia e dualismo Benefcio privado, soma dos interesses individuais Corporativista (simplista e formal) Vouchers e incentivos fiscais (indireta e competitiva) Comunidade Benefcio conjunto, interesse coletivo Redes polticas (pluralista e informal) Regulao social e organizaes sem fins lucrativos (indireta e no competitiva)

Relao com o Hierarquia territrio Benefcio Pblico, uniformidade dos interesses Interesse geral individuais. Tecnocrticas Elaborao de (simplista e polticas informal)

Governo direto Implementao (direta e no de polticas competitiva)

Regulao (normas e leis) e contratos (direta e competitiva).

Quadro 2 Tipos de governana Fonte: Bernier e outros. (2003 apud CRUZ, 2006).

Apresenta-se, a seguir, uma breve explicao descritiva dos quatro tipos ideais de governana destacados anteriormente. 196
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

Redes de cooperao: um enfoque de governana

Em relao Hierarquia Burocrtica, destaca-se o fato de ser um modelo em decadncia devido ao bloqueio das inovaes ocorridas pela tomada de deciso centralizada e que a
Hierarquia Burocrtica foi forma dominante em empresas pblicas e privadas desde a Segunda Guerra Mundial. Esta forma assumiu a posio central dentro do Estado, a uniformidade dos bens e servios pblicos, e uma oposio entre interesse individual e interesse geral. A efetividade deste tipo de regulao, tambm conhecida como hierrquica ou fordista, est em declnio. A tomada centralizada de decises bloqueia a inovao em todas as reas: a unio entre desenvolvimento e implementao de polticas, entre accountability e transparncia e entre o desenvolvimento local e competio por qualidade. (CRUZ, 2006, p. 75).

No modelo denominado de Governana Corporativa ou de Mercado, destaca-se o aumento da flexibilidade como alternativa de desbloqueio, j que
O mercado aparece como uma alternativa. Esta forma de regulao considera a transferncia de algumas funes do Estado para o setor privado, desregulamentao, aumento de flexibilidade e o foco no cliente. O interesse geral o entendido como a soma de interesses individuais. (CRUZ, 2006, p. 76).

A Governana Comunitria representa uma alternativa s relaes burocrticas e mercantis, tendo sua regulao baseada na confiana mtua entre os participantes de comunidades. (CRUZ, 2006). Segundo o mesmo autor, a Governana em Parceria caracteriza-se pela ao conjunta de atores oriundos de diferentes origens. Nesse caso, os atores permanecem independentes, e suas relaes podem ser de forma hierarquizada ou democrtica. Tem como resultado, alm de outras coisas, a promoo e criao de capitais intangveis, como a parceria que
[...] outra forma possvel de um tipo de regulao. E neste caso a questo da governana torna-se fator chave. A ao conjunta de atores ou organizaes sociais de diferentes origens condio necessria para a parceria, mas, como cita Le Gals (2004), apenas ao conjunta no constitui parceria. A parceria exige acordos e um investimento de recursos que vo alm de uma ao conjunta. Ela traz atores que devem obedecer a sua lgica prpria, mas ao mesmo tempo procuram reas de compatibilidade institucional para fortalecerem sua cooperao. Entretanto, as tenses no desaparecem completamente, os atores permanecem independentes e suas relaes poder ser hierrquicas ou democrticas, suas lgicas econmicas e sociais se sobrepem ou se subordinam. (CRUZ, 2006, p. 76).

So exigidas interaes entre os atores de uma rede para que seus objetivos sejam concretizados. No entanto, em governana de redes, necessrio ignorar uma parceria hierarquicamente imposta para determinar qual o grau de governana existente em uma rede. Deve-se analisar um conjunto de caractersticas que possibilitem fornecer indcios sobre a organizao interna da rede e que indiquem quais os pontos da rede que podem ser observados em uma interao ou forma de atuao particular. (CRUZ, 2006).

197
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

June Alisson Westarb Cruz, Tomaz Sparano Martins, Carlos Olavo Quandt

3 METODOLOGIA A abordagem metodolgica do presente estudo caracteriza-se como exploratria e descritiva, com a adoo de tcnicas qualitativas e quantitativas, sendo utilizadas, tambm, as pesquisas bibliogrficas, documentais, de campo e de levantamento. Observe-se a seguir a forma de coleta de dados e as tcnicas de anlise utilizadas. 3.1 Coleta de dados Os dados foram coletados entre o perodo de janeiro de 2006 e janeiro de 2007 por meio da aplicao de questionrios estruturados (29 questes objetivas e de indicao). Em um segundo momento, foram efetuadas entrevistas com roteiro semi-estruturado (12 perguntas). Alm do questionrio e da entrevista, foram realizadas anlises em documentos e relatrios, assim como observaes estruturadas por meio de participao em fruns, reunies, congressos e no dia-a-dia da Rede de Associao de Catadores. As observaes foram estruturadas de forma a possibilitar a identificao das caractersticas de Governana de Redes destacadas por Bernier e outros (2003 apud CRUZ, 2006) e a identificao das seguintes caractersticas de funcionamento da Rede: formas de interao entre os atores; tomada de decises; forma de gesto estabelecida; expectativa dos atores e aes conjuntas A populao considerada no trabalho composta pelos atores da Rede de Associaes de Catadores, que somam aproximadamente 70 (setenta) organizaes. A amostra para o estudo de 32 (trinta e duas) organizaes abordadas pelo questionrio e por 19 (dezenove) organizaes pela entrevista. Por motivo de acessibilidade, em ambos os casos, a ferramenta de coleta de dados foi aplicada para os representantes, lderes e gestores das organizaes. 3.2 Tcnicas de anlise de dados O estudo compreende trs distintos tipos de tcnicas de anlise de dados, sendo elas: software de anlise de redes sociais (UCINET), anlise de contedo e anlise de contedo simples. Nesse contexto so abordados os seguintes conceitos: a) Software de anlise de redes (UCINET): trata-se do software UCINET 6 for Windows, desenvolvido nos laboratrios Analytic Technologies, na University of Greenwich. Para Souza (2004), o sistema tem foco nos aspectos relacionais dos dados a serem coletados ou, em outras palavras, o objetivo realizar o levantamento de propriedades e contedos provenientes da interao entre unidades independentes, identificando os atores, suas estruturas e a forma de gesto. A partir da elaborao da matriz de adjacncia, partese para anlise dos dados, que possibilitam identificar, por exemplo, traos de manuteno ou alterao nos padres das interaes da rede no decorrer do tempo. Em estudos de redes sociais so considerados como elementos primrios os elos entre os ns da rede (sua existncia ou no) e, como elementos secundrios, os atributos dos atores (raa, sexo, localizao geogrfica, etc.). Dessa forma, a metodologia proporciona a teoria dos grafos (graph theory) como um mtodo descritivo baseado na viso da rede como um conjunto de ns unidos por elos. Ns e elos compem um set de atores. A presente metodologia de anlise utiliza grficos a serem analisados de forma descritiva e matrizes quadradas ou retangulares, tambm conhecidas como sociomatrizes (X). As matrizes permitem a visualizao de relaes e padres que dificilmente seriam 198
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

Redes de cooperao: um enfoque de governana

percebidos nos sociogramas de pontos e linhas. Neste estudo foi utilizada uma matriz quadrada de 70X70, que possibilitou a clara percepo dos elos existentes entre os atores. Geralmente, desconsidera-se a diagonal da matriz por tratar-se de uma auto-escolha, embora a regra dependa do tipo de relao a ser analisada. Nas matrizes, as linhas (g) representam os elos enviados, enquanto as colunas (h) representam os elos recebidos ou j. Os elos enviados e recebidos possuem importantes implicaes nos clculos de graus de centralidade local e global e na identificao de subgrupos na rede. A notao para representao de uma sociomatriz pode ser expressa em (1). X = g x h (1) No presente estudo foram abordadas as seguintes caractersticas: densidade; distncia; grau de centralidade; poder de interao e a formao de clans ou grupos dentro da rede; alm da identificao dos ns e dos elos. b) Anlise de Contedo: para Allard-Poesi (2003 apud MANORES, 2004), as anlises de contedo baseiam-se na repetio de elementos (palavras, expresses, etc.) do discurso que revela as preocupaes dos entrevistados. Considera-se fonte de anlise de contedo toda comunicao que implica a transferncia de significados de um emissor a um receptor (RICHARDSON, 1999, p. 225). A anlise constituda por quatro etapas, sendo elas: primeiro, as respostas so separadas em oraes distintas, sendo a escolha da extenso de cada orao influenciada pelos objetivos propostos no estudo. Na segunda etapa, so estabelecidas categorias, que devem ser identificadas dentre as oraes de acordo com os objetivos da pesquisa. Esse processo ocorre aps a execuo da etapa de anlise anterior. Na terceira etapa, so estabelecidos pesos iguais (valor 1) a todas as categorias em relao a sua freqncia, haja vista que somente as principais caractersticas sero categorizadas. Por fim, a quarta e ltima etapa concerne regularidade quantitativa da apario, ou seja, na freqncia de cada elemento categorizado. A anlise ser realizada em forma de tabelas, sendo observado o modelo utilizado por Manores (2004), constando em seu cabealho o nmero da pergunta, o nmero do respondente e as categorias avaliadas (ver no quadro 3).

Resposta

Categoria 1

Categoria 2

Categoria 3

"..." Quadro 3 - Demonstrao de quadro de anlise utilizado para a verificao e identificao da freqncia das caractersticas categorizadas. Fonte: Maores (2004)

Para elaborar a categorizao observam-se alguns critrios: a homogeneidade, a excluso mtua, a produtividade e pertinncia que, segundo Manores (2004), possibilita caracterizar a diferena entre as categorias, o agrupamento de idias semelhantes na mesma categoria, a anlise alinhada ao embasamento terico e a eliminao das categorias desnecessrias.

199
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

June Alisson Westarb Cruz, Tomaz Sparano Martins, Carlos Olavo Quandt

c) Anlise de contedo simples: trata-se da anlise do contedo apresentado pela entrevista ou pelo questionrio propriamente dito, no havendo nenhum tratamento especfico sobre os dados coletados (richardson, 1999).

4 APRESENTAO DOS RESULTADOS DA PESQUISA Os dados apresentados nessa seo so oriundos da coleta de dados realizada de acordo com o item de metodologia anteriormente mencionado. A coleta dos dados possibilitou a obteno de informaes sobre: a) Histrico da Rede; b) Identificao dos atores por nome e tipo; c) Os elos estabelecidos entre os atores; d) A forma de funcionamento da Rede; e) Os objetivos dos atores. Os dados coletados, depois de submetidos aos mtodos de anlise descritos na metodologia, possibilitaram o estabelecimento de uma srie de indicadores e novas informaes que aparentemente no poderiam ser percebidas e so exploradas a seguir. 4.1 Caracterizao geral da rede A origem da Rede de Associaes de Catadores deu-se no Frum Lixo e Cidadania, em abril de 2001. No princpio j havia a participao de empresas pblicas, privadas e com forte apoio da comunidade que, por meio da acessibilidade, promoveu o dilogo entre os carrinheiros e os participantes do Frum. Trata-se de uma rede de atores com objetivos diferentes, mas que visam um objetivo comum, ou seja, promover o trabalho do catador de forma rentvel e digna, estimulando conceitos de cidadania e meio ambiente por meio da alavancagem econmica dos associados (catadores). Atualmente a Rede conta com aproximadamente setenta atores, oriundos da iniciativa privada, pblica, comunidade, entidades do terceiro setor e associaes e cooperativas de catadores, todos localizados em Curitiba (Regio Metropolitana) e no Litoral do Estado do Paran. Segue o quadro 4 com o quantitativo e o demonstrativo das organizaes ativamente envolvidas na Rede: Quantidade 34 5 14 8 4 Tipo Associao / Cooperativa de Carrinheiros Empresas Privadas Organizaes Pblicas Institutos de Apoio - Terceiro Setor Mobilizao Social

Quadro 4 Tipo de organizaes envolvidas na Rede de Associaes de Carrinheiros Fonte: Os autores

Aps a identificao dos atores, o mapeamento dos elos existentes entre eles e a formatao de uma matriz quadrada, os dados foram submetidos ao sistema de anlise de redes descrito na metodologia, que apresentou os seguintes resultados:

200
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

Redes de cooperao: um enfoque de governana

Densidade (Density - matrix average) = 0.0591 (variao de 0 a 1) Desvio Padro (Standard deviation) = 0.2359 Distncia mdia (Geodesic distance) = 1,930 Agrupamento (Clustering Coefficient) = 0,672 (variao de 0 a 1) Grupos da Rede (Net N-Clans) = 9 Distncia mdia dos grupos (Geodesic distance N-clans) = 2
Quadro 5 Dados estruturais gerais Fonte: Os autores

A Rede apresenta uma baixa densidade (0,0591), porm tem uma distncia mdia pequena (1,93), sendo necessrio apenas dois intermedirios para que ocorra o contato entre uma organizao e outra que no sejam ligadas por elos diretamente, ou seja, para que uma organizao possa estabelecer contato com outra organizao da Rede, a qual ela nunca tenha se relacionado, necessrio em mdia, apenas dois intermedirios. O desvio padro de 0,2359 sugere uma forte tendncia de centralizao dos ns em torno de grupos e sub-grupos, sendo consideravelmente mais alto que a densidade mdia geral da rede. Vale destacar que a densidade calculada pela proporo de linhas existentes em um grfico em relao ao mximo de linhas possveis, podendo variar de 0 a 1. A escolha dessa medida tem como objetivo demonstrar o padro de densidade geral da rede, independente da variao de densidade nos grupos e sub-grupos. Em relao ao agrupamento da rede, pode-se observar um elevado coeficiente (0,672), o que sugere uma proximidade elevada entre os atores, sendo que a variao do coeficiente de 0 a 1. Dessa forma, sugere-se um grupo de organizaes localmente centradas. O grau de centralidade visa revelar o nmero de laos que um ator possui com outros atores em uma rede, considerando somente os relacionamentos adjacentes, resultando na centralidade local dos atores, (ROSSONI; HOCAYEN-DA-SILVA; FERREIRA JUNIOR, 2006). Segundo Souza (2004), em redes de elos direcionais, calcula-se o grau de variabilidade nos ndices de centralidade individuais em relao ao envio (out) e o recebimento (in) de elos. Muitos atores apresentam sua centralidade mais fortemente estabelecida em relao ao recebimento ou ao envio de indicaes, devendo observar a realidade mapeada. Valores baixos representam uma rede mais dispersa, em termos de centralidade. Analisando-se os indicadores gerados sob a tica individual dos atores, pode-se observar que a organizao que apresentou maior nmero de laos com outras organizaes foi o Instituto Lixo e Cidadania (54,31), seguido do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Reciclveis (47,25) e da Associao Lixo e Vida (11,16), demonstrando maior centralidade nas aes e, conseqentemente, maior relevncia nas intermediaes da Rede (ver figura 1).

201
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

June Alisson Westarb Cruz, Tomaz Sparano Martins, Carlos Olavo Quandt

Figura 1 Sociograma de centralidade da Rede Fonte: Os autores

A importncia de uma organizao na rede se mostra tambm pelo nmero de contatos intermediados por ela, as instituies que so intermedirias de diversas outras instituies podem controlar o fluxo de informaes entre essas, estabelecendo uma relao de dependncia com aquelas que necessitam de suas conexes (ROSSONI; HOCAYENDA-SILVA; FERREIRA JUNIOR, 2006, p. 8). Nesse contexto, destaca-se o Instituto Lixo e Cidadania (25), o MNCR (13), a Associao Lixo e Vida (1) e a Associao do Novo Amanhecer (0,95) como principais atores de intermediao da rede, tendo importante relevncia na ligao das informaes entre os atores e promovendo o desencadeamento de informaes, inovaes e contatos. Com relao aos grupos da rede destaca-se a existncia de nove grupos, dentre os quais a Associao Resol que se apresenta em sete grupos, alm do Instituto Lixo e Cidadania e do MNCR que apresentam-se em todos os grupos (ver figura 2). A distncia entre os nove grupos (2) considerada muito boa, sendo necessrio, em mdia, localizar dois atores da rede para entrar em contato com qualquer um dos nove grupos. As organizaes destacadas em cada grupo se sobrepem de forma que algumas delas apresentam destacada participao em mais de um grupo. Dos nove grupos existentes vale observar a relevncia global de dois, que abordam aproximadamente 53% e 72% respectivamente das organizaes envolvidas na rede.

202
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

Redes de cooperao: um enfoque de governana

Figura 2 Sociograma de centralidade dos grupos da Rede Fonte: Os autores

Do contexto estrutural geral envolvido na Rede destaca-se: o envolvimento de cerca de 900 catadores organizados por meio das Associaes e Cooperativas e cerca de 150 pessoas envolvidas por meio de organizaes pblicas, privadas e do Terceiro Setor. Essa rede ainda conta com a estrutura do Instituto Lixo e Cidadania, que com exclusividade realiza os trabalhos de promoo da ao no ambiente da Rede. 4.2 O funcionamento da rede Os dados apresentados e explorados nesse item tm como base principal as informaes coletadas atravs dos questionrios, das entrevistas e das observaes estruturadas. Nesse contexto, para deixar mais claras as caractersticas gerais de funcionamento da Rede, foram destacados alguns pontos principais que podem ser observados a seguir: 1) Reunies: So realizadas duas reunies mensais, sendo elas: (a) Reunio entre os catadores - ocorre na sede de uma organizao de apoio, tendo a pretenso de promover a interao entre os participantes, apresentao de novos participantes, atualizao das informaes das associaes, discusso de eventuais acontecimentos, destacando dificuldades e oportunidades oriundas dos trabalhos dos carrinheiros. Como principal objetivo dos encontros tem-se a elaborao de uma pauta a ser discutida e apresentada no Frum, realizado uma semana aps esta reunio; (b) Frum - tem a 203
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

June Alisson Westarb Cruz, Tomaz Sparano Martins, Carlos Olavo Quandt

participao de vrias organizaes oriundas da iniciativa privada, pblica, do terceiro setor, de membros da comunidade e movimentos sociais. A reunio presidida por um catador que determina a pauta (previamente discutida na reunio anterior), estimulando a apresentao de todos os participantes. Como objetivo principal foi observado o envolvimento da comunidade em geral com a realidade dos catadores, alm da discusso de novos projetos, da divulgao de novas conquistas e da apresentao de novos grupos organizados. 2) Tomada de deciso: Em sua maioria, as decises da Rede so estabelecidas no Frum, que ocorre uma vez por ms. No entanto, vrias decises e relaes que envolvem menos atores da rede so tomadas em reunies paralelas, mas, no geral, as decises ocorrem em duas etapas. A primeira observa o individuo como forma de ator da rede, pois em primeira instncia tenta-se tomar decises a partir do consenso entre os envolvidos. Nesse caso, a representatividade por organizao no observada, e sim a presena do indivduo, independentemente da organizao que ele representa. No caso do consenso no ser estabelecido entre os presentes, parte-se para o voto, e , assim, observa-se a organizao a qual o indivduo pertence como forma de ator. 3) Interao entre os atores da Rede: percebe-se a ausncia de protocolos de comunicao, sendo a relao livre entre todos. Assim, h a possibilidade de que acordos parciais entre poucos atores sejam estabelecidos, sem a necessidade da participao de todos os atores da Rede. 4) Fontes de fortalecimento da Rede: mostram-se baseadas na reputao dos envolvidos na Rede, percebendo-se a predominncia das relaes informais entre os atores internos, em que a cooperao parece ser a principal virtude e forma de alavancagem de toda a estrutura. 5) Forma de gesto da Rede: percebe-se uma forma de gesto comunitria, em que a promoo da participao de todos os integrantes da Rede considerada um princpio na tomada de decises, com uma relao baseada na cooperao e na confiana, destacandose a relao informal como predominante para estabelecer acordos internos, assim como a predominncia das relaes formais e escritas como forma de estabelecer acordos com agentes externos Rede. Aps a fase de planejamento, as aes so desdobradas por meio da contribuio de Institutos de Apoio, que interagem e trabalham com um sistema de contribuio multiplicador. Os indivduos multiplicadores so os prprios catadores, que acompanhados por profissionais e assessores, procuram promover a organizao formal e informal dos novos grupos, estabelecendo novas fontes de contatos e de disseminao de conhecimentos. 6) Expectativa dos atores da Rede: refere-se a alavancagem econmica e social das associaes, cooperativas e empresas privadas participantes do processo produtivo e comercial dos materiais. No entanto, h tambm a expanso dos participantes para todo o Estado, havendo planejamento de crescimento por meio da formao de novas lideranas em comunidades denominadas comunidades de lixo, onde as famlias vivem em funo do trabalho de coleta nos lixes municipais, e no da coleta nas ruas. Como desafio em curto prazo surge a expanso da Rede para o litoral do Estado e a efetiva centralizao comercial dos materiais, alm do reconhecimento social para com os carrinheiros, efetivando sua ocupao de agentes ambientais (ver figura 3). 7) Aes conjuntas: Na maioria dos casos, as aes conjuntas so desdobradas por meio da promoo de cursos, congressos e eventos, que visam reunio dos grupos, a troca de experincias e a atualizao dos dados por parte das Instituies de Apoio. Algumas aes prticas podem ser destacadas: a) o compartilhamento de valores referentes a aluguel; b) a construo ou reforma de estruturas fsicas; c) o estudo de mercado para a melhor comercializao dos materiais; d) a mobilizao e expanso da Rede para 204
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

Redes de cooperao: um enfoque de governana

comunidades ainda no participantes; e) o estabelecimento de novas relaes com rgos pblicos, em particular com Prefeituras Municipais, em busca de estabelecer critrios e novas polticas pblicas para promoo de novas organizaes e estruturao das atuais; f) a aquisio de mquinas e equipamentos para serem utilizados no processo de coleta; g) a separao e embalagem dos materiais coletados que, em sua maioria, so financiados pelos apoiadores contnuos; h) por meio de contemplaes de projetos escritos pelos Institutos de Apoio participantes da Rede.

Figura 3 Catador em mobilizao social no centro da cidade de Curitiba-Pr. Fonte: Os autores

4.3 Tipo de governana exercida pela rede Ao observar-se as caractersticas e os tipos de Governana destacadas por Bernier e outros (2003 apud CRUZ, 2006), apresentadas no referencial terico, pode-se sugerir que a Rede estudada remete aos modelos de Governana Comunitria e de Governana em Parceria. Descreve-se abaixo o contexto geral da rede de acordo com as caractersticas descritas por Bernier e outros (2003 apud CRUZ, 2006) no quadro 2. 1) Princpios: Em geral a rede se apresenta pautada em princpios baseados na confiana entre os atores, destacando-se a reputao como fator relevante de promoo de novos negcios e projetos. 2) Estado: Apresenta-se como um importante parceiro e regulador, destacando-se a participao do Ministrio Pblico, Prefeituras e vrias secretarias estaduais e municipais. Nas organizaes oriundas de recursos governamentais se observam os papis de promoo de interaes, organizao de novos grupos e estabelecimento de novas prticas e polticas pblicas, que visam promover o desenvolvimento das organizaes de carrinheiros, assim como cumprir o papel de reguladores, principalmente, nas correntes de trabalho infantil e normas de segurana pblica. 205
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

June Alisson Westarb Cruz, Tomaz Sparano Martins, Carlos Olavo Quandt

3) Mercado: Em relao s caractersticas de mercado se observam duas realidades paralelas: a primeira estabelece uma forte tendncia de barganha entre as organizaes da iniciativa privada, associaes, cooperativas e organizaes do terceiro setor, e, a segunda, estabelece uma forma de coordenao e reconhecimento de necessidades emergentes. Nesse caso, trata-se das relaes entre organizaes de terceiro setor, organizaes pblicas, associaes e cooperativas de carrinheiros. 4) Sociedade Civil: Quanto s caractersticas e formas de participao da sociedade civil na Rede de Associaes de Catadores, observa-se importante parceria e fortificao da rede, que serve como forma de superviso dos interesses sociais e grande aliado na aproximao e iniciao de novos trabalhos, junto a novos grupos a serem organizados. 5) Governana: baseada em comunidades locais e na formao de parcerias, para que as aes sejam desdobradas de forma que possibilitem o alcance dos objetivos da rede. Em geral, a governana ocorre de forma cooperativa eventualmente baseando-se nas comunidades locais e por meio de parcerias. Quando so aes direcionadas a situaes particulares, geralmente a governana se baseia nas comunidades locais. No entanto, em situaes de maior abrangncia, com mais atores envolvidos, parte-se para a formao de parcerias. O enquadramento terico engloba os modelos de governana comunitria e de parcerias. Tal fato se justifica pela expanso da rede, com diferentes tipos de atores envolvidos, diversos objetivos observados e por no haver uma forma estabelecida e formalizada de plano de gesto e ao. 6) Relao entre as organizaes: Em geral, baseiam-se no Networking e em redes de associados, em que o contato considerado um importante aliado na resoluo de conflitos e na alavancagem de objetivos. Essas relaes se baseiam principalmente na confiana e na reputao dos atores, havendo, no entanto, situaes em que a formalizao torna-se necessria. 7) Relao com o territrio: Apresenta-se dois enquadramentos tericos, sendo destacada a participao e influncia da comunidade em paralelo com o estabelecimento da democracia. Em situaes localizadas e particulares so predominantes as relaes pela comunidade e, nos casos gerais, o envolvimento de muitos atores, onde possveis conflitos podem surgir, partindo-se para a democracia como forma reguladora das relaes. 8)Interesse geral: a observao e interpretao do conjunto de interesses envolvidos na Rede de Associaes de Catadores se tornam interessante ao passo que so constatados vrios objetivos que interagem entre si e favorecem a realizao de um objetivo nico. Em geral, observa-se uma pluralidade de interesses individuais que interagem entre si e abordam vontade geral de beneficio mtuo e interesse coletivo. 9) Elaborao de polticas: Estas observam as realidades pluralistas formais e informais, havendo a existncia de parcerias polticas e, tambm, institucionalizadas. 10) Implementao de polticas: Observa-se a predominncia da regulao social e organizaes sem fins lucrativos na prtica de uma poltica indireta e no competitiva. No entanto, focos de competitividade so observados nas relaes comerciais com empresas privadas, que competem na prtica de preos dos materiais, junto s associaes e cooperativas de carrinheiros.

5 CONSIDERAES FINAIS

206
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

Redes de cooperao: um enfoque de governana

A composio da Rede de Associaes de Catadores se mescla em organizaes e indivduos que, conseqentemente, geram relaes sociais e pessoais em paralelo com relaes interorganizacionais. A existncia de um nmero relativamente alto e dinmico de atores associa-se a um baixo grau de interdependncia, estabelecendo um sistema de base relacional (informao e conhecimento) e transacional (compra e venda). A caracterizao do modelo de governana no caso estudado apresenta uma mescla de modelos conceituais. Destaca-se o enquadramento terico no modelo de Governana Comunitria em paralelo ao modelo de Governana em Parceria. Tal abordagem se justifica pela dimenso da rede e identificao de atores diferenciados em relao a suas origens e objetivos. Cabe lembrar que o modelo de Governana Comunitria, a exemplo da realidade observada na Rede de Associaes de Catadores, representa uma alternativa s relaes burocrticas e mercantis, tendo sua regulao baseada na confiana mtua entre os participantes de comunidades. Por outro lado, o conceito de Governana em Parceria caracterizado pela ao conjunta de atores oriundos de diferentes origens. Nesse caso, os atores permanecem independentes e suas relaes podem ser de forma hierarquizada ou democrtica, obtendo como resultado, alm de relaes comerciais, a promoo e criao de capitais intangveis. A presente pesquisa revela as aes de vrias organizaes em prol de objetivos que transcendem as metas econmicas geralmente pretendidas, sendo que, de forma paralela, almeja-se o desenvolvimento em reas sociais, ambientais, culturais, territoriais e poltico- econmicas, todas prioritariamente. Mostra-se possvel promover interaes entre organizaes que visem objetivos diferentes e igualmente importantes, saindo da viso estratgica de desenvolvimento econmico como fonte principal das aes organizacionais. O estudo refora a importncia da governana em redes de cooperao como uma forma de promover o desenvolvimento das organizaes e pessoas que, isoladamente, no teriam capacidade e competncia para obter todos os recursos que o mercado exige. Nessa perspectiva, indiferente da posio estratgica empregada, a formao de redes consolidase como uma alternativa vivel para a conquista de diferentes formas de vantagens competitivas e da sobrevivncia organizacional. Nesse contexto, conclui-se que o fenmeno da governana em redes um processo dinmico e de extrema relevncia estratgica para as organizaes, particularmente com caractersticas peculiares como as apresentadas no estudo, que demonstra a prtica de uma governana baseada no estabelecimento de regras sem perder a flexibilidade, alcanando resultados individuais mensurveis, mantendo a capacidade de acompanhar a dinmica do mercado.

REFERNCIAS CASAROTTO, N. F.; PIRES, L. H. Redes de Pequenas e Mdias Empresas e Desenvolvimento Local: Estratgias para a Conquista da Competitividade Global com Base na Experincia Italiana. So Paulo: Atlas, 2001. CRUZ, P. R. A. F. Governana e Gesto de Redes na Esfera Pblica Municipal: O caso da rede de proteo criana e ao adolescente em situao de risco para a violncia em Curitiba. 2006. Dissertao ( Mestrado em Administrao) - , Puc-Pr, 2006. FRANCO, A. O Lugar mais Desenvolvido do Mundo: investindo no capital social para promover o desenvolvimento comunitrio. Agncia de Educao para o Desenvolvimento AED, 2004.

207
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

June Alisson Westarb Cruz, Tomaz Sparano Martins, Carlos Olavo Quandt

GARCIA, R. Vantagens Competitivas de Empresas em Aglomerao Industrial: um estudo aplicado industria brasileira de calados e sua insero nas cadeias produtivas globais. 2001. Tese ( Doutorado), Universidade de Campinas, Campinas, 2001. LEI, D.; SLOCUM, J. W. Global Strategy, Competence-Buiding and Strategic Alliances. California Managemente Review, vol. 35, p. 81-97, 1992. LEWIS, J. Alianas Estratgicas. So Paulo: Pioneira, 1992. MANORES, P. Fatores para o Sucesso para um Relacionamento de Longo prazo entre Cliente e Fornecedor: O Caso de uma Empresa Torrefadora de Caf. In: SIMPSIO NACIONAL DE GESTO DE COMPETNCIAS ORGANIZACIONAIS, FECAP. So Paulo. Anais... So Paulo: 2004. MARSHALL, A. Princpios de Economia. So Paulo: Abril Cultural, 1982. MINHOTO, L.; MARTINS, C. As Redes e o Desenvolvimento Social. Cadernos FUNDAP, n. 022, So Paulo, p. 81, 2001. MORGAN, G. Imagens da Organizao. So Paulo: Atlas, 1996. PEREIRA, B. A. D.; PEDROZO, E. A. Modelo de Anlise do Comportamento das Redes Interorganizacionais Sob o Prisma Organizacional. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PS-GRADUAO, 2003, Atibaia - So Paulo. Anais...So Paulo: , 2003. v. 1. p. 1-15. PORTER, M. E. Clusters and New Economics of Competition. Harvard Business Review, EUA, Nov., 1998. QUANDT, C.; SPINOSA, L.; PACHECO, M. A Promoo de Empresas Intensivas em Conhecimento como Estratgia de Desenvolvimento Regional: bases conceituais para um enfoque baseado em aglomerados e redes de inovao. In: SIMPSIO DE GESTO DA INOVAO TECNOLGICA. 21. So Paulo, SP. Anais... So Paulo: Novembro de 2000. RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social. So Paulo: Atlas, 1999. RODRIGUES, M. L. A. Construo de Redes de Proteo dos Direitos. Cartilha do Curso de Formao de Conselheiros em Direitos Humanos. Curitiba, 2006. ROSSONI, L. A Dinmica de Relaes no Campo da Pesquisa em Organizaes e Estratgia no Brasil: Uma anlise institucional. 2006. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal do Paran, UFPR. Paran: 2006. ROSSONI, L.; HOCAYEN-DA-SILVA, A. J.; FERREIRA JUNIOR. Aspectos Estruturais da Cooperao entre Pesquisadores no Campo de Administrao Pblica e Gesto Social: Anlise das Redes entre Instituies no Brasil. In:ENCONTRO DE ADMINISTRAO PBLICA E GOVERNANA, So Paulo. Anais... So Paulo, 2006. SCHIMITZ, H. On The Clustering of Small Firms. IDS Bulletin, v. 23, n. 03, p. 64-68, Jul., 1992. SCOTT, W. R. Conceptualizing Organizational Fields: linking organizations and societal systems. In: DERLIEN, H.; GERHARDT, U.; SCHARPF, F. W. Systems Rationality and Partial Interests. Baden: Nomos, 1994. SOUZA, Q. R. Governo de Redes Interorganizacionais no Terceiro Setor: nveis de controle formal em atividades operacionais de gesto do conhecimento o caso do COEP Paran 2000-2003. 2004. Dissertao (Mestrado) PUC-PR, 2004.

208
Revista Alcance Eletrnica, v. 15, n 02 - ISSN 1983-716X, UNIVALI, p. 190 208, mai/ago. 2008

Vous aimerez peut-être aussi