Vous êtes sur la page 1sur 2

Introduo

No mbito da disciplina de Lngua Portuguesa foi-nos proposto mais uma vez a elaborao de um trabalho. Este intitula-se por Lus de Cames e Os Lusadas, cujo tema tambm est presente no programa da matria de Lngua Portuguesa - 9Ano. Assim tem como objectivo, os alunos adquirirem maior conhecimento sobre este importante poeta e a obra que realizou, e por conseguinte, enriquecer, mais uma vez, os nossos conhecimentos histricoliterrios. Neste trabalho esto presentes contedos como: a vida de Lus de Cames, a obra de Os Lusadas falada em geral e, temas mais aprofundados sobre esta epopeia portuguesa como a origem do titulo, a sua estrutura interna e externa, os elementos da obra, as fontes que Cames utilizou, entre outros. um trabalho que revela bastante interesse. Fao votos para que esteja de agrado de todos!

Lus de Cames
Poeta portugus, filho de Simo Vaz de Cames e de Ana de S e Macedo. Lus Vaz de Cames ter nascido por volta de 1524/1525, no se sabe exactamente onde. Morreu a 10 de Junho de 1580, em Lisboa. Pensa-se que estudou Literatura e Filosofia em Coimbra, tendo tido como protector o seu tio paterno, D. Bento de Cames, frade de Santa Cruz e chanceler da Universidade. Porm, num dia abandonou Coimbra antes mesmo de completar o curso e veio para Lisboa.

Tudo parece indicar que pertencia pequena nobreza, no entanto aborrecia-se por no poder trabalhar, nem ganhar a sua vida, foi ento defender a Ptria como soldado, em Ceuta, e em combate perdeu o olho direito. Depois de dois anos de guerra, voltou para Lisboa, onde resolveu ficar. Em 1552, foi preso em consequncia de uma briga com um funcionrio da Corte, Gonalo Borges, e metido na cadeia do Tronco. Saiu logo no ano seguinte, inteiramente perdoado pelo agredido e pelo rei. Partiu para a ndia nesse mesmo ano, quer para obter mais facilmente o perdo, quer para se libertar da vida lisboeta, que no o contentava. Segundo alguns autores, ter sido por essa altura que comps o primeiro canto de Os Lusadas. Na ndia parece no ter sido muito feliz, Goa decepcionou-o, como se pode ler no soneto C nesta Babilnia donde mana. Tomou parte em vrias expedies militares e, numa delas, no Cabo Guardafui, escreveu uma das mais belas canes: Junto dum seco, fero e estril monte. Viajou de seguida para Macau, onde exerceu o cargo de provedor-mor de defuntos e ausentes, e escreveu, na gruta hoje reconhecida pelo seu nome, mais seis Cantos do famoso poema pico. Voltou a Goa e naufragou na viagem na foz do Rio Mecom, mas salvouse, nadando com um brao e erguendo com o outro, o manuscrito da imortal epopeia, facto documentado no Canto X, 128. Nesse naufrgio viu morrer a sua "Dinamene", rapariga chinesa a que se tinha afeioado. A esta fatdica morte dedicou os famosos sonetos do ciclo Dinamene, entre os quais se destaca Ah! Minha Dinamene! Assim deixaste. Em Goa sofreu caluniosas acusaes, dolorosas perseguies e duros trabalhos, vindo Diogo do Couto encontr-lo em Moambique, em 1568, "to pobre que comia de amigos", trabalhando n'Os Lusadas e no seu Parnaso, "livro de muita erudio, doutrina e filosofia", segundo o mesmo autor.

Vous aimerez peut-être aussi