Vous êtes sur la page 1sur 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE TECNOLOGIA CURSOS: ENGENAHRIA AMBIENTAL E SANITRIA / ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINAS: RESDUOS SLIDOS (EAMB

049) / GESTO DE RESDUOS SLIDOS (ECIV 066) PROFESSORA: IVETE VASCONCELOS LOPES FERREIRA

CATACTERIZAO DOS RESDUOS SLIDOS O gerenciamento integrado dos RS deve comear pelo conhecimento de suas caractersticas qualitativas e quantitativas, pois vrios fatores influenciam neste aspecto como: SOCIOECONMICOS Perodos de recesso (menor consumo, maior reutilizao) Renda e padro de vida (Maior renda maior quantidade de descartveis/reciclveis. Menor renda maior quantidade de matria orgnica) Desenvolvimento tecnolgico introduo de materiais cada vez mais leves (ex.plsticos) menor peso especfico dos resduos Campanhas ambientais reduo de materiais no-biodegradveis (plstico). Aumento de reciclveis e/ou biodegradveis (papel, papelo, vidro, metal). CLIMTICOS Chuvas aumento do teor de umidade Outono aumento de folhas Vero aumento de embalagens de bebidas (latas, vidros e plsticos rgidos) DEMOGRFICOS Quanto maior a populao urbana, maior a produo per capita de lixo. POCAS ESPECIAIS Natal, Ano Novo, Pscoa embalagens, MO (matria orgnica) Dia das Mes/Pais embalagens (papel/papelo, plsticos maleveis) Carnaval embalagem de bebidas (latas, vidro, plstico rgido).

CARACTERSTICAS DOS RESDUOS SLIDOS

Caractersticas Fsicas a. Gerao per capita b. Peso especfico c. Teor de umidade d. Compressividade e. Poder calorfico f. Composio fsica (gravimtrica)

a. Quantidade ou Gerao percapita A produo de lixo per capita aumenta com o aumento da populao dos municpios. O Diagnstico de Resduos Slidos para o Estado de Alagoas, envolvendo 42 municpios estima uma produo mdia de: 0,99 kg/hab/dia (Juc, 2002).

Fonte: Juc (2002) apud Callado (2005). Gerao per capita por regio no Brasil

Fonte: PNSB (IBGE, 2000) b. Peso especfico ou densidade aparente: Peso especfico aparente o peso do lixo solto em relao do volume ocupado livremente, sem qualquer compactao, expresso em kg/m3. Sua determinao fundamental para o dimensionamento de equipamentos e instalaes. Na ausncia de dados mais precisos, podem-se utilizar os valores de 230 kg/m3 para o peso especfico do lixo domiciliar, de 280 kg/m3 para o peso especfico dos resduos de servios de sade e de 1.300 kg/m3 para o peso especfico de entulho de obras.

Determinao: Encher um recipiente de volume conhecido com a amostra de lixo e pesar o material. Descontar o peso do recipiente. Peso especfico (Kg/m3) = peso da amostra (Kg)/ Volume do recipiente (m3) c. Umidade: Teor de umidade representa a quantidade de gua presente no lixo, medida em percentual do seu peso. Este parmetro se altera em funo das estaes do ano e da incidncia de chuvas, podendo-se estimar um teor de umidade variando em torno de 40 a 60%. Influencia a escolha da tecnologia de tratamento e equipamentos de coleta. Tem influncia notvel sobre o poder calorfico, densidade e velocidade de decomposio biolgica da massa de lixo. Determinao: Aps pesagem da amostra, secar em estufa entre 100 e 103 C at que se obtenha peso constante. Umidade (%) = [(P0 P1)/P0] x 100 Material seco (%) = (P1/P0) x 100 P0 = peso da amostra antes da secagem (kg) P1 = peso da amostra aps a secagem (Kg) d. Compressividade: o grau de compactao ou a reduo do volume que uma massa de lixo pode sofrer quando compactada. Submetido a uma presso de 4kg/cm, o volume do lixo pode ser reduzido de um tero (1/3) a um quarto (1/4) do seu volume original. Muito importante para o dimensionamento de veculos coletores, estaes de transferncia com compactao e caambas compactadoras estacionrias. e. Poder calorfico: quantidade de calor gerado pela combusto de 1 kg de lixo misto (no somente os materiais facilmente combustveis). O poder calorfico mdio do lixo domiciliar se situa na faixa de 5.000 kcal/kg. Influencia o dimensionamento das instalaes de todos os processos de tratamento trmico (incinerao, pirlise e outros). f. Composio fsica (gravimtrica): porcentagem dos vrios componentes do lixo (papel, papelo, vidro, metais, MO, etc). o ponto de partida para o estudo do aproveitamento das diversas fraes (reutilizao/reciclagem/compostagem). Aps a obteno da amostra final, fazer a separao manual dos componentes do lixo (matria orgnica, vidros, plsticos, papel, papelo, etc) e pesar cada componente, separadamente. As porcentagens individuais dos componentes calculada por ex.: Ex: Plstico (%) = [Peso da frao de plstico (kg)/peso total da amostra (Kg) ] x 100 Caractersticas Qumicas a. Teor de elementos qumicos C, S, N, K, P b. Relao C/N c. pH d. Teor de matria orgnica

a. Composio qumica: importante para definio da forma mais adequada de tratamento (principalmente compostagem) e disposio final. N, P, K, S, C b. Relao C/N - Fundamental para se estabelecer a qualidade do composto produzido. A relao carbono/nitrognio indica o grau de decomposio da matria orgnica do lixo nos processos de tratamento/disposio final. Em geral, essa relao encontra-se na ordem de 35/1 a 20/1. c. pH - indica o teor de acidez ou alcalinidade dos resduos. Em geral, situa-se na faixa de 5 a 7. Serve para estabelecer o tipo de proteo contra a corroso a ser usado em veculos, equipamentos, contineres e caambas metlicas. d. Teor de matria orgnica: quantidade de MO putrescvel (restos de alimentos) e no putrescvel (papel, papelo, etc) contida no lixo. Importante na avaliao do processo de compostagem e do estgio de estabilizao do lixo aterrado. AMOSTRAGEM PARA CARACTERIZAO DOS RESDUOS SLIDOS O objetivo da amostragem ter uma amostra representativa, portanto: A coleta de amostras, assim como a medio do lixo encaminhado ao aterro, no deve ser realizada num domingo ou numa segunda-feira. Em cidades tursticas, jamais efetuar a coleta de amostras em perodos de frias escolares ou de feriados, a no ser que se queira determinar a influncia da sazonalidade sobre a gerao de lixo da cidade. No efetuar determinaes de teor de umidade em dias de chuva. Preferencialmente as determinaes devem ser feitas de tera a quinta-feira, entre os dias 10 e 20 do ms, para evitar distores de sazonalidade. Levantamento preliminar de dados: Sistema de limpeza pblica - n de setores de coleta, frequncia de coleta, caractersticas dos veculos coletores (tipo, n, capacidade, etc). Quando torna-se onerosa a amostragem em todos os setores de coleta, podese agrup-los (utilizando-se critrios como: caractersticas das edificaes, densidade populacional, poder aquisitivo, costumes, ocupao da rea residencial, comercial, etc). Considerar aspectos de sazonalidade e climticos, influncias regionais e temporais, flutuaes na economia uma vez que interferem na composio fsica dos resduos. Aconselha-se que as anlises sejam feitas sistematicamente.

AMOSTRAGEM PARA DETERMINAR COMPOSIO FSICA OU GRAVIMTRICA DO LIXO URBANO A amostragem inicia-se com a chegada do caminho de coleta de um determinado setor. Aps a descarga do seu contedo em quatro montes iguais, estes so revolvidos e misturados individualmente para posterior retirada, de cada um, 1 saco de resduos, com aproximadamente 100 kg cada QUARTEAMENTO.

BIBLIOGRAFIA: -MONTEIRO, J. H. P. et al. (2001). Manual de Gerenciamento Integrado de Resduos Slidos. Victor Zular Zveibil (coord.). Rio de Janeiro: IBAM, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi