Vous êtes sur la page 1sur 5

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Cincias e Tecnologia Unidade Acadmica de Fsica Laboratrio de ptica, Eletricidade e Magnetismo

Medida de Resistncia

Nome: Matheus Dantas de Lucena Matrcula:112110477 Prof: Pedro Luiz do Nascimento

Campina Grande, 05 de Fevereiro de 2014

USANDO O MULTMETRO COMO OHMMETRO 1. Introduo 1.1. Objetivo

Utilizar um multmetro como ohmmetro, medindo resistncia direta de alguns resistores fazendo uma comparao do valor obtido no ohmmetro com o valor estimado pelo cdigo de cores do mesmo; calcular os desvios e indicar possveis erros para medio de cada resistor. 1.2. Material utilizado

Multmetro Analgico Minipa ET 30009 e Standard ST 505 (Figura 1); Resistores de 560; 820; 1,8 k e 2,2k

Figura 1 1.3. Procedimento Experimental

Foram disponibilizados quatro resistores de diferentes resistncias. Utilizando o cdigo de cores, foi feito o clculo do valor terico de cada resistor e de algumas associaes em srie e em paralelo, montadas com esses resistores, tomando nota dos valores obtidos. As medidas obtidas foram: R1= 560; R2= 820; R3= 1,8 k; R4= 2,2k. Em seguida, ajustou-se o ohmmetro para o calibre indicado de cada leitura e as extremidades dos dois fios de ligao do ohmmetro foram ligadas aos terminais dos resistores ou do circuito montado, conforme a ordem estabelecida na Tabela 1. A partir dos valores obtidos, pode-se ento calcular os desvios percentuais para cada medida obtida pela frmula que segue:

valor medido - valor te rico valor terico

x100 %

TABELA 1 Rx
Cdigo de Cor Valor. Mult Desvio R Relativo Desvio % Percentual

R1

R2

R3

R4

(R1+R2)

(R3+R4)

(R1+R2) // (R3+R4)

(R1//R2)

2. Desenvolvimento Para o calculo dos desvios percentuais temos:

Para R1

Para R2

Para R3

Para R4

Para (R1+R2)

Para (R1//R2)

Para (R3+R4)

Para (R1+R2)//(R3+R4)

3. Concluso Analisando os dados obtidos, podemos perceber que os desvios entre as medidas esperadas e obtidas apresentaram, para uma parte das leituras, desvios significativos, no podendo, portanto nos dar com uma boa margem de segurana um resultado confivel. Porm, o experimento pode ser considerado como vlido, pois qualquer que seja a medio fsica apresentar uma preciso limitada. Esse erro experimental pode ter sido causado por alguns motivos, como por exemplo: A impreciso do multmetro, estipulada pelo fabricante; A leitura feita errada devido a falhas percebidas no multmetro analgico; O erro do leitor durante a observao da leitura; O erro de preciso dos resistores utilizados no experimento.

Algumas medidas apresentaram desvios bem pequenos, chegando at mesmo a no apresentar nenhum desvio, essas leituras foram repetidas por algumas vezes apresentando sempre os mesmos valores. Poderamos minimizar esses erros partindo da utilizao de aparelhos que estejam funcionando adequadamente, o que nos fornece uma preciso maior.

Vous aimerez peut-être aussi