Vous êtes sur la page 1sur 2

ESTUDO DIRIGIDO

SANCHS, Prieto de. Neoconstitucionalismo y poderacin judicial. In CARBONELL, Miguel. Neoconstitucionalismo(s). 2 ed. Madrid: Editorial Tratta,2005.

1. Quais so os cinco pontos de vista da nova teoria do direito, segundo a proposio do autor? De acordo com o autor, os cinco pontos mais relevantes da nova teoria do direito so: mais princpios do que regras; mais ponderao do que subsuno; onipresena da Constituio em todas as reas jurdicas e em todos os conflitos minimamente relevantes; onipotncia judicial em lugar de autonomia do legislador ordinrio; e coexistncia de um conjunto plural de valores, s vezes tendencialmente contraditrios em lugar de homogeneidade ideolgica em torno de um punhado de princpios coerentes entre si e em torno, sobretudo a sucessivas opes legislativas.

3. O autor afirma que o neoconstitucionalismo se apresenta como um projeto poltico. De que forma a Constituio se presta a orientar a realizao de um projeto de uma dada sociedade? A Constituio no neoconstitucionalismo como projeto poltico a prpria encarnao desse projeto que bem articulado e funciona como um programa diretivo de uma empresa de transformao social e poltica. Assim, nesse pensamento, a Constituio no se limita a fixar as regras do jogo e sim participar diretamente nele, condicionando com mais ou menos detalhes as futuras decises coletivas a respeito do modelo econmico, da ao do Estado na educao, na sade, na relao trabalhador e empregado, etc. A Constituio no pretende servir apenas como um documento jurdico que limite a ao do Estado e sim pretende perpetuar-se no exerccio de quem seu titular, o povo.

5. Quais so as trs acepes do termo neoconstitucionalismo empregadas pelo autor?

As trs acepes do termo neoconstitucionalismo empregadas pelo autor so: o neoconstitucionalismo como Estado de Direito, isto , o modelo institucional de uma determinada forma de organizao poltica; o neoconstitucionalismo como Teoria do Direito, uma teoria apta para explicar as caractersticas daquele modelo de Estado; e o neoconstitucionalismo como ideologia que justifica e defende a frmula poltica do neoconstitucionalismo.

7. Por que razo o autor afirma que o Estado constitucional de direito se apresenta como a forma mais justa de organizao social? De acordo com o autor, o Estado constitucional de Direito se apresenta como a forma mais justa de organizao social, pois possui um forte contedo normativo, garantia constitucional, a idia de poder constituinte no neoconstitucionalismo est ligada ao exerccio da soberania popular por meio de representantes do povo, o legislador. Alm disso, esse tipo de Estado possui um ambicioso programa normativo que vai alm da exigncia de uma mera organizao de poder, isto , uma Constituio que guia efetivamente a ao poltica do Estado em todas as reas e afeta significativamente o exerccio das aes de cada indivduo.

9. Por que razo possvel afirmar que vivemos, contemporaneamente, um momento em que a constituio um instituto onipresente? A constituio contempornea considerada um instituto onipresente porque oferece um contedo material muito denso e composto de valores, princpios, direitos fundamentais, diretrizes dos poderes pblicos, etc. Desta maneira, difcil conceber um problema jurdico medianamente srio que encontra uma orientao no texto constitucional, isto , a Constituio est presente em todas as relaes jurdicas.

Vous aimerez peut-être aussi