Vous êtes sur la page 1sur 78

2009 2010

COLETNEA DE ATIVOS

PAREDE DE CONCRETO
COLETNEA DE ATIVOS

COLETNEA DE ATIVOS 2009/2010

DesenvolviMento sUstentvel
Esta edio da Coletnea de Ativos Paredes de Concreto reflete um momento de ascendncia do mercado imobilirio brasileiro e tambm de relativa maturidade no uso do sistema Parede de Concreto em nossas obras. Passados os efeitos da grande abertura de capital do setor imobilirio, os chamados IPOs (Initial Public Offering), e o perodo mais crtico de crise financeira mundial, entre 2008 e 2009, as perspectivas anunciadas para 2011 so to boas ou at melhores que no ano anterior. Esta foi a avaliao feita, em So Paulo, no fim de 2010, pelo Ncleo de Real Estate da Poli-USP formado por professores, pesquisadores e profissionais do setor , que debateu oportunidades, desafios e riscos, em 2011, de trs segmentos: shopping centers, escritrios e edifcios residenciais. Para o segmento residencial, especificamente, o NRE acredita que 2011 ser um ano melhor que 2010, quando o mercado imobilirio foi impulsionado pela disponibilidade de crdito, prazos mais longos e taxas de juro mais baixas. Segundo o grupo, em 2011, todas as faixas de pblico (alta, mdia e baixa) devero manter ou elevar as respectivas demandas. At mesmo alguns problemas apontados pelo mercado, como a inadequao das faixas de preo do programa Minha Casa, Minha Vida, j esto sendo enfrentados pelo governo, que elevou os tetos de financiamento no incio de 2011. Uma vez estabelecida a questo mercadolgica, necessrio avaliar como as empresas do setor esto incorporando a engenharia ao seu processo de crescimento e sustentao, o qual deveria se pautar nas seguintes diretrizes: I nvestimento em processos de construo, gesto e tecnologias E  struturao da empresa com viso de longo prazo Substituio de criatividade por sistematizao C  ompatibilizao de processos com projetos e vice-versa Sintonizada com essas diretrizes, esta Coletnea rene aes empreendidas nos ltimos dois anos pelo Grupo Parede de Concreto para que incorporadoras, construtoras e projetistas venham a utilizar o sistema Parede de Concreto cada vez com mais segurana e domnio de processos. Para ns, esta terceira edio da Coletnea de Ativos Parede de Concreto (2009/2010) marca mais uma etapa vencida. Mas sabemos que a obra continua. Ainda h muito a fazer e a construir. Boa leitura

ARY FONSECA JR. Grupo Parede de Concreto

Os ativos
Esta publicao possui 6 novos ativos, desenvolvidos para que o mercado brasileiro possa contar com mais ferramentas ao adotar o sistema Parede de Concreto. Eles incluem a proposta de um texto base para a norma tcnica de projeto e execuo de edificaes utilizando o sistema Parede de Concreto; orientaes importantes para obter o melhor resultado do sistema a partir do projeto arquitetnico; caracterizao do concreto e do desempenho mecnico das paredes de concreto; recomendaes de processos de execuo e gesto e boas prticas do prprio mercado.
Natureza 1. Normalizao 2. Concreto 3. Arquitetura 4. Processos 5. Boas Prticas Ativos 1. Texto base para Norma de Parede de Concreto 2. Caractersticas de Desempenho do Concreto 3. Caractersticas Mecnicas da Parede 4. Recomendaes Arquitetnicas 5. Recomendaes de Processos 6. Boas Prticas

coletnea de ativos

COLETNEA DE ATIVOS

SUMrio
Normalizao
1. Texto base para Norma de Parede de Concreto Principais aspectos do texto base de norma tcnica para projeto e execuo de edifcios pelo sistema Parede de Concreto. O texto ser objeto de discusso e aprovao por uma Comisso de Norma no mbito da ABNT.

Concreto
2. Caractersticas de Desempenho do Concreto Realizao de uma srie de ensaios que visam revelar caractersticas complementares do concreto usado no sistema Parede de Concreto, tais como sua retrao, elasticidade e resistncia trao. 3. Caractersticas Mecnicas da Parede Outra sequncia de ensaios, desta vez sobre o elemento Parede de Concreto, pretende mostrar as caractersticas mecnicas do sistema construtivo, entre as quais encontram-se: cisalhamento da parede, capacidade Fora Normal versus Esbeltez e resistncia a incndio.

Arquitetura
4. Recomendaes Arquitetnicas O captulo traz diretrizes para a elaborao do projeto arquitetnico de edificaes com o sistema Parede de Concreto, destacando aspectos como padronizao, coordenao modular e organizao da produo.

Processo
5. Recomendaes de Processos Para a etapa de planejamento e execuo, a Coletnea contempla uma srie de recomendaes, em forma de fichrio, para elaborao de: projeto de produo (frmas, armaduras, concreto), planejamento, logstica e execuo de unidades.

Boas Prticas
6. Boas Prticas Um fichrio registra de forma objetiva as boas prticas de construtoras do Grupo Parede de Concreto no uso do sistema, em particular quanto a: Concreto, Frma, Revestimento, Telas e Projeto.

coletnea de ativos

normalizao

NORMALIZAO
O sistema Parede de Concreto j conta com vrias iniciativas voltadas normalizao tcnica, uma vez que o tema prioritrio para o entendimento e consolidao da tecnologia no mercado da construo. Entre as aes realizadas nos ciclos 1 e 2 esto: Prtica Recomendada de Projeto (1o Ciclo 2007/2008) O trabalho foi a primeira verso de  um texto base para uma norma tcnica sobre Paredes de concreto armado Projeto e execuo de edificaes limitadas a cinco pavimentos; este documento foi revisado e novamente divulgado no 2o Ciclo (2008/2009). Norma Comentada de Desempenho NBR 15575 (1o Ciclo 2007/2008) O trabalho forneceu uma avaliao do sistema sob o ponto de vista da norma de desempenho para edifcios de at cinco pavimentos. Prtica Recomendada de Execuo (1o Ciclo 2007/2008) A PR, que visava facilitar a implan tao padronizada do sistema nos canteiros de obra, continha informaes bsicas, dicas, pontos de ateno e controles de etapas, como frmas, armao, montagem, concreto, instalaes e acabamentos. Orientaes para projetos de edifcios altos (2o Ciclo 2008/2009) O texto fixou os requisitos bsicos exigveis para o projeto e a execuo de construes em paredes de concreto moldadas in loco. Relatrio de comportamento estrutural (2o Ciclo 2008/2009) O texto trouxe consideraes do Instituto de Pesquisas Tecnolgicas de So Paulo (IPT) sobre os resultados de 12 ensaios de compresso no centrada em paredes de concreto.

3o Ciclo
Neste 3o Ciclo, o Grupo Parede de Concreto preparou um documento que fixa os requisitos bsicos exigveis para o dimensionamento e a execuo de edificaes pelo sistema Parede de Concreto moldada no local, independentemente do nmero de pavimentos. Trata-se, na verdade, do texto base para a futura Norma de Parede de Concreto, a ser debatido e aprovado por Comisso de Norma da ABNT. Nesta Coletnea, est publicado um resumo das propostas, uma vez que o texto base no definitivo e deve sofrer alteraes at transformar-se em norma tcnica brasileira.

ATIVOS DISPONVEIS:
 Texto base para Norma de Parede de Concreto (para discusso). ................................................................05

01

normalizao
ApRESEntAO

Texto base para Norma de Parede de Concreto (para discusso)

Como parte de seu objetivo maior, que estudar, aperfeioar e difundir o sistema construtivo de Paredes de Concreto moldadas no local, o Grupo Parede de Concreto desenvolveu um texto base para a futura norma tcnica brasileira para projeto e execuo de edifcios que utilizem essa tecnologia. Este documento fixa os requisitos bsicos exigveis para o dimensionamento e a execuo de Paredes de Concreto moldadas no local, com frmas removveis, aplicando-se s paredes submetidas a carga axial, com ou sem flexo, concretadas com todos os elementos que faro parte da construo final, tais como detalhes de fachada (frisos, rebaixos), armaduras distribudas e localizadas, instalaes (eltricas e hidrulicas) embutidas e lajes incorporadas ao sistema por solidarizao com as paredes, tornando o sistema monoltico. O trabalho foi baseado nas normas ABNT 6118 Projeto de estruturas de concreto Procedimentos e ABNT NBR 14931 Execuo de estruturas de concreto Procedimentos. E o texto base foi adequado para a nomenclatura da ABNT, abordando itens que so correntes nas normas brasileiras, tais como: Escopo, Referncias normativas, Termos e definies e Simbologia. Nesta Coletnea, est publicado o sumrio do texto base e um resumo das propostas, uma vez que o texto no definitivo e deve sofrer alteraes at transformar-se em norma tcnica brasileira.

cOLEtnEA DE AtIVOS

01 normalizao
SUMRIO pROpOStO Prefcio
1 Escopo 2 Referncias normativas 3 Termos e definies 3.1 Parede de Concreto 3.2 Construtor 3.3 Execuo da Parede de Concreto 3.4 Inspeo e fiscalizao 3.5 Documentao para procedimentos de execuo 3.6 Tolerncias 3.7 Elemento pr-moldado de concreto 3.8 Especificaes de projeto 3.9 Acabamento de superfcie 4 Simbologia 5 Requisitos gerais da qualidade da estrutura e do projeto com Paredes de Concreto 5.1 Generalidades 5.2 Requisitos da qualidade da estrutura 5.3 Requisitos da qualidade do projeto 5.4 Documentao do projeto de estruturas de Paredes de Concreto 5.5 Documentao da execuo da estrutura de Parede de Concreto 5.5.1 Documentao de como construdo 5.5.2 Documentao de qualidade 5.6 Responsabilidades 6 Diretrizes para a durabilidade das estruturas de Paredes de Concreto 7 Critrios de projeto que visam a durabilidade 8 Propriedades dos materiais 8.1 Concreto 8.2 Ao 8.2.1 Tela soldada 8.2.2 Barras 9 Comportamento conjunto dos materiais 10 Segurana e estados limites 11 Aes 11.1 Generalidades 11.2 Esforos solicitantes 11.3 Cargas verticais nas paredes 11.3.1 Cargas uniformemente distribudas
cOLEtnEA DE AtIVOS

11.3.2 Cargas concentradas ou parcialmente distribudas 11.3.3 Distribuio de cargas devidas s aberturas 11.4 Aes transversais ao edificio 11.4.1 Ao do vento 11.4.2 Desaprumo 11.5 Interao fundao estruturas 11.6 Coeficientes de ponderao dos esforos

Texto base para Norma de Parede de Concreto (para discusso)

12 Resistncias 13 Limites para dimenses, deslocamentos e aberturas de fissuras 13.1 Dimenses mnimas 14 Anlise estrutural 14.1 Disposies gerais 14.1.1 Objetivos da anlise estrutural 14.1.2 Premissas da anlise estrutural 14.1.3 Hipteses bsicas 14.1.4 Premissas bsicas de concepo de projeto 15 Instabilidade e efeitos de segunda ordem 15.1 Instabilidade global 15.2 Instabilidade local 15.3 Instabilidade localizada 16 Princpios gerais de dimensionamento, verificao e detalhamento 17 Dimensionamento 17.1 Generalidades 17.2 Premissas bsicas de dimensionamento 17.3 Armadura mnima 17.3.1 Seo de ao 17.3.2 Espaamento entre barras de ao 17.3.3 Quantidade de tela soldada 17.4 Reforos horizontais 17.5 Resistncia limite sob solicitao normal 17.5.1 Resistncia de clculo sob normal de compresso 17.5.2 Verificao compresso 17.5.3 Dimensionamento trao devido a momentos no sentido longitudinal da parede 17.6 Dimensionamento ao cisalhamento 17.6.1 Foras convencionais de cisalhamento 17.6.2 Verificao da resistncia 17.7 Dimensionamento devido a cargas localizadas 17.8 Dimensionamento ao redor das aberturas 17.8.1 Regio de influncia 17.8.2 Limitao de tenso no concreto 17.8.2.1 Definio da distncia de influncia 17.8.2.2 Definio do coeficiente Kab 17.8.2.3 Definio do esforo solicitante 17.8.2.4 Verificao 17.8.3 Armaduras de reforo ao redor das aberturas 17.8.3.1 Dimenses 17.9 Regio da transio 18 Dano acidental e colapso progressivo 18.1 Disposies gerais 18.2 Danos acidentais 18.2.1 Danos diversos 18.2.2 Impactos de veculos e equipamentos
cOLEtnEA DE AtIVOS

17.8.3.2 Armaduras

01 normalizao
18.2.3 Exploses 18.3 Verificao do colapso progressivo 18.3.1 Disposies gerais 18.3.2 Coeficientes de segurana para as Paredes de Concreto 18.3.3 Verificao de pavimentos em Paredes de Concreto 19 Requisitos para a execuo das Paredes de Concreto 19.1 Requisitos gerais 19.2. Sistema de frmas 19.2.1 Requisitos bsicos 19.2.2 Propriedade dos materiais 19.2.3 Projeto do sistema de frmas 19.2.3.1 Generalidades 19.2.3.2 Escoramento 19.2.3.3 Frmas 19.2.3.4 Precaues contra incndio 19.2.3.5 Componentes embutidos nas frmas e reduo de seo 19.2.3.6 Aberturas temporrias em frmas 19.2.3.7 Frmas perdidas (remanescentes dentro da estrutura) 19.2.3.8 Uso de agentes desmoldantes 19.2.3.9 Remoo de frmas e escoramentos 19.3 Armaduras 19.3.1 Generalidades 19.3.2 Recebimento, transporte e armazenagem 19.3.3 Limpeza 19.3.4 Preparo e montagem da armadura 19.3.5 Emendas 19.3.6 Ancoragens 19.3.7 Protees 19.3.7.1 Protees durante a execuo 19.3.7.2 Protees de barra de espera 20 Concretagem 20.1 Modalidade de preparo do concreto 20.1.1 Concreto preparado pelo executante da obra 20.1.2 Concreto preparado por empresa de servios de concretagem 20.1.3 Especificao do concreto 20.2 Cuidados preliminares 20.2.1 Frmas 20.2.2 Escoramentos, aprumadores e alinhadores horizontais 20.2.3 Armaduras
cOLEtnEA DE AtIVOS

20.2.4 Tolerncias 20.2.5 Condies operacionais na obra 20.3 Plano de concretagem 20.3.1 Generalidades 20.3.2 Concretagem em temperatura muito fria

Texto base para Norma de Parede de Concreto (para discusso)

20.3.3 Concretagem em temperatura muito quente 20.4 Transporte do concreto na obra 20.5 Lanamento 20.5.1 Generalidades 20.5.2 Relao entre lanamento, adensamento e acabamento do concreto 20.6 Adensamento 20.6.1 Generalidades 20.6.2 Cuidados no adensamento com vibradores de imerso 20.7 Controle tecnolgico do concreto 20.7.1 Generalidades 20.7.2 Controle de aceitao no estado fresco 20.7.3 Controle de aceitao do concreto no estado endurecido 20.8 Junta de Concretagem 20.9 Acabamento 21 Cura 21.1 Cura e cuidados especiais 21.1.1 Cura em temperatura muito fria 21.1.2 Cura em temperatura muito quente 22 Retirada das frmas e do escoramento 22.1 Generalidades 22.2 Tempo de permanncia de escoramentos e frmas 23 Recebimento da estrutura de Parede de Concreto

cOLEtnEA DE AtIVOS

01 normalizao
PROJEtO PRIncIpAIS pROpOStAS
Escopo (Item 1) Define a abrangncia da Norma e quando possvel utilizar a formulao simplificada do Anexo A (Prtica Recomendada para projeto de Paredes de Concreto de edifcios at 5 pavimentos). Requisitos gerais (Item 5) Aborda os requisitos gerais da qualidade da estrutura e do projeto com Paredes de Concreto. Nele encontram-se os documentos relacionados a as built (como construdo) e a relao entre as partes construtor e projetista. Diretrizes e critrios de projeto para a durabilidade das estruturas (Itens 6 e 7) Definem os parmetros bsicos para durabilidade, referindo-se NBR 6118. Materiais constituintes (Item 8) Descreve todas a caractersticas dos materiais componentes da Parede de Concreto (concreto, ao e tela soldada), determina as propriedades desses materiais e as normas brasileiras que servem de referncia. Segurana e Estados Limites (Item 10) De acordo com a NBR 6118. Aes (Item 11) Define as aes, esforos solicitantes, cargas verticais distribudas ou no, cargas transversais s paredes, vento, desaprumo e todos os coeficientes de ponderao dos esforos. Anlise estrutural (Item 14) Objetivos, premissas e hipteses a serem feitas para a realizao da anlise estrutural completa do edifcio. Efeitos de segunda ordem (Item 15) Parmetros de instabilidade global, local e localizada de acordo com a NBR 6118. Dimensionamento (Item 17) Princpios do dimensionamento com as premissas de clculo, armaduras mnimas, verificao a compresso, trao e cisalhamento nas regies plenas, nas aberturas e nas transies.

an/2

an

an/2

cOLEtnEA DE AtIVOS

R1

R2

10

Texto base para Norma de Parede de Concreto (para discusso)

EXEcUO PRIncIpAIS pROpOStAS


Frmas e armaduras (Item 19) Trata dos requisitos de execuo dos servios do sistema de frmas e armaduras. No sistema de frmas so parametrizados todos os componentes do sistema e o projeto. Aqui so abordados ainda: caractersticas das frmas e escoramentos, projetos, responsabilidades das partes, componentes embutidos, uso de desmoldantes e aspectos pertinentes remoo das frmas. Para as armaduras, o texto aborda parmetros de recebimento, transporte e armazenagem dos materiais, limpeza, emenda, ancoragens e montagem das armaduras. Concreto (Item 20) Descreve todas as caractersticas e parmetros do material concreto. So aspectos importantes os tipos de concreto e as caractersticas dos materiais. A tolerncia dimensional das frmas, armaduras e da estrutura final so detalhadas e parametrizadas para se obter um produto final de qualidade. O item tambm trata do controle tecnolgico de aceitao do concreto nos estados fresco e endurecido, sendo parametrizados e relacionados os ensaios necessrios. Cura do concreto (Item 21) O tema cura abordado em um item especfico, descrevendo a importncia da execuo deste servio e as caractersticas que devem ser atentadas para os diversos climas e temperaturas ambientes. Retirada das frmas e do escoramento (Item 22) - As caractersticas desejveis para a retirada das frmas e o tempo de permanncia de escoramentos e frmas so abordados e parametrizados, atribuindo responsabilidades para cada etapa de execuo. Aceitao da estrutura (item 23) O item finaliza o texto base com os parmetros necessrios a serem atingidos para a aceitao da estrutura de Parede de Concreto.

11

cOLEtnEA DE AtIVOS

concreto

CONCRETO
O concreto um componente vital para o sistema construtivo Parede de Concreto. Alm de seguir os procedimentos recomendados para transporte, recebimento, lanamento, adensamento, controle e cura (ver Coletnea 2008/2009), importante que o construtor e o projetista da estrutura conheam tambm as caractersticas de desempenho do material e da prpria parede executada com ele. Em 2010, o Grupo Parede de Concreto atuou no desenvolvimento de duas aes que visam justamente prover o meio tcnico de mais conhecimento sobre as caractersticas e o comportamento do concreto empregado no sistema Parede de Concreto. Esse trabalho demandou a realizao de diversos ensaios, que ainda esto em curso em laboratrios especializados. Quando concludos, os estudos acrescentaro ainda mais segurana ao emprego do sistema construtivo.

ATIVOS DISPONVEIS:
 1. Caractersticas de Desempenho do Concreto..........................................................................................14 2. Caractersticas Mecnicas da Parede.....................................................................................................15

02

concreto
APRESENTAO

Informaes tcnicas do concreto

O Grupo Parede de Concreto atuou em 2010 em duas aes que devem trazer mais luz ao meio tcnico e ao mercado quanto ao melhor emprego do sistema Parede de Concreto. Essas aes referem-se realizao de uma srie de ensaios sobre as caractersticas e o comportamento do concreto empregado no sistema e sobre o desempenho estrutural da prpria Parede de Concreto ensaios esses realizados por laboratrios especializados. Embora a realizao dos ensaios ainda esteja em curso, possvel vislumbrar os benefcios dessa linha de trabalho.

13

COLETNEA DE ATiVOS

02 concreto
1. CARACTERSTiCAS DE DESEMPENHO DO CONCRETO
Objetivo
A ao visa conhecer caractersticas complementares (retrao, elasticidade, resistncia trao) dos concretos que esto sendo usados no Sistema Parede de Concreto em habitaes j construdas com esse sistema. Os ensaios previstos nesta ao utilizam concretos com as seguintes informaes: fc14 h 3,5 MPa e fck 30 MPacom: Dimenso mxima caracterstica do agregado 12,5 mm Trabalhabilidade do concreto fluido / Slump 24030 mm Concreto autoadensvel / Flow Test 60050 mm Os concretos escolhidos para os ensaios so usuais no mtodo construtivo Parede de Concreto. Confira na tabela a seguir as caractersticas do concreto pesquisado em diferentes idades.
Caractersticas do concreto Compresso axial Trao pura Trao na flexo Retrao com e sem fibras de polipropileno e sem e com polmeros Mdulo de elasticidade Idades pesquisadas 14 horas, 14 dias e 28 dias 14 horas, 14 dias e 28 dias (compresso diametral) 14 horas, 14 dias e 28 dias 14 horas e 14 dias

14

COLETNEA DE ATiVOS

Informaes tcnicas do concreto

Resultados esperados
Os ensaios sobre as caractersticas do concreto foram iniciados em janeiro de 2011 e devero estar concludos em setembro. Como resultado, espera-se conhecer caractersticas adicionais do material concreto, visando fornecer ao projetista parmetros mais adequados ao projeto estrutural. A ao beneficia os principais envolvidos com o projeto e a execuo de unidades pelo sistema, que so: Projetistas de estruturas Obtm maior aprimoramento dos procedimentos de projeto. Prestadores de servio Tm melhor entendimento das caractersticas do concreto a ser entregue.  Gestores da obra Recebem mais parmetros para balizar suas decises durante os processos de execuo e controle de obras.

2. CARACTERSTiCAS MECNiCAS DA PAREDE


Objetivo
O principal objetivo desta ao conhecer as caractersticas mecnicas do elemento Parede de Concreto. Essas caractersticas so: Cisalhamento da parede Capacidade Fora Normal versus Esbeltez (3 relaes)  Incndio Concreto normal, fck 25 MPa, 30 MPa e 40 MPa (com fibra de polipropileno) idade do ensaio 6 meses Os elementos ensaiados utilizam concreto com as seguintes caractersticas de trabalhabilidade: Concreto fluido / Slump 24030 mm Concreto autoadensvel / Flow Test 60050 mm

15

COLETNEA DE ATiVOS

02 concreto
Resultados esperados
Os ensaios de desempenho da parede tambm foram iniciados em janeiro de 2011 e devero estar concludos em setembro. Os resultados devero fornecer melhores parmetros para o atendimento Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, alm de contribuir de forma importante para a elaborao do texto base da futura norma para projeto e execuo de edificaes com paredes de concreto. A ao tambm beneficia os principais envolvidos com o projeto e a execuo de unidades pelo sistema, como seguem: Projetistas de estruturas Obtm maior aprimoramento dos procedimentos de projeto estrutural. Prestadores de servio Tm maior entendimento das caractersticas do concreto a ser entregue, resultando em melhor desempenho do sistema como um todo.  Usurios e empreendedores Dispem de um sistema construtivo mais seguro e confivel do ponto de vista da segurana estrutural, durvel e aceito pelos rgos de financiamento.

16

COLETNEA DE ATiVOS

arquitetura

ARquItetuRA
O sistema construtivo Parede de Concreto oferece ao arquiteto novas variveis (opes) para o desenvolvimento do seu projeto, ao valorizar a padronizao, a coordenao modular e a organizao da produo. Esses conceitos no visam engessar ou limitar a criatividade do profissional, mas promover o mximo desempenho do sistema, eliminando improvisaes e aproximando o produto concebido (o projeto) do produto efetivamente executado (a edificao). As Recomendaes Arquitetnicas sugeridas aqui apresentam os principais pontos a serem considerados nos projetos arquitetnicos que sero construdos com paredes de concreto moldadas no local. Elas no constituem diretrizes nicas ou primordiais, ou que precisem invariavelmente ser adotadas na sua plenitude, mas ajudam o projetista a garantir um melhor resultado final para o projeto e a obra.

ATIVOS DISPONVEIS:
 Recomendaes Arquitetnicas..................................................................................................................17

03

arquitetura
RECOMENDaES ArQUITETNICaS
1. Introduo

Recomendaes Arquitetnicas

A tecnologia baseada na moldagem de paredes no local utilizando frmas preenchidas com concreto oferece as condies desejveis de escala e velocidade para a construo de grandes e mdios conjuntos habitacionais ou at pequenos bairros. Para obtermos o mximo desempenho e competitividade do sistema, como ocorre em todo processo de fabricao em grande escala, fundamental que o produto seja concebido tendo como base as variveis e condies intrnsecas ao sistema construtivo. Conceitos de padronizao, coordenao modular e organizao da produo so a base para o desenvolvimento do projeto arquitetnico. Estas Recomendaes Arquitetnicas buscam apresentar, de maneira simples e objetiva, os principais pontos a serem considerados nos projetos arquitetnicos que sero construdos com paredes de concreto moldadas no local. Porm, elas no apresentam diretrizes nicas ou primordiais, ou que precisem invariavelmente ser adotadas na sua plenitude. fato que praticamente qualquer projeto arquitetnico pode ser construdo com paredes de concreto, porm, ao seguir os pontos descritos aqui, o projetista estar trabalhando para que o seu projeto atinja o mximo de desempenho ao ser executado, refletido em menor prazo de execuo, menor custo, minimizao de imprevistos e maior qualidade do produto final.

2. O projeto
...Pode-se ento definir arquitetura como construo concebida com a inteno de ordenar e organizar plasticamente o espao, em funo de uma determinada poca, de um determinado meio, de uma determinada tcnica e de um determinado programa.
COSTA, Lcio (1902-1998). Consideraes sobre arte contempornea (1940). In: Lcio Costa, Registro de uma vivncia. So Paulo: Empresa das Artes, 1995. 608p.il.- Extrado do site do IAB Instituto de Arquitetos do Brasil

A definio de Lcio Costa para a arquitetura apresenta, entre outras coisas, a adoo de uma determinada tcnica como influenciadora e definidora do produto arquitetnico. Disponibilizar ao arquiteto novas variveis que alimentam o desenvolvimento de seu projeto no engessar ou limitar a sua criatividade. Ao utiliz-las, o arquiteto aprimora o potencial construtivo de seu projeto e aproxima o
COLETNEa DE aTIVOS

produto concebido do produto efetivamente executado. A mxima popular de que no Brasil a maioria das obras comeam na correria, sem projeto e sem planejamento, no tem mais lugar neste cenrio de alta demanda e produo de edificaes. Quanto mais racionalizado o processo, maior a necessidade de GANHARMOS tempo projetando e pensando ANTES do incio da obra.

17

03 arquitetura
3. Principais variveis de projeto que influenciam o desempenho e a competitividade
a. Modulao
RECOMENDaO Utilize mltiplos de 10 cm tanto nas dimenses horizontais (espessura de paredes, dimenses internas dos ambientes, vos de esquadrias), como nas verticais (p direito, piso a piso, peitoris). Desde 01/10/2010 est em vigor a nova norma brasileira NBR 15873 Coordenao modular para edificaes. Esta norma estabelece, entre outras coisas, a dimenso de 10 cm como mdulo mnimo a ser adotado em todos os elementos da construo. Alm disto, ela determina que cada fabricante incorpore no seu produto as folgas e tolerncias necessrias para a instalao. Por exemplo: se um revestimento cermico de 40 x 40 cm necessita de uma junta de 4 mm, a medida real de cada pea ser de 39,6 x 39,6 cm, garantindo que o mdulo final seja mltiplo de 10 cm (neste caso, cada revestimento colocado estar inserido em uma grade de 40 x 40 cm). Outro exemplo so as esquadrias, que devero considerar em seu projeto o espao necessrio para a fixao, garantindo que o vo na parede seja mltiplo de 10 cm. Um dos grandes favorecidos com a coordenao modular o sistema de frmas, pois, por contarem com painis tambm modulados, podero ser aplicados nos mais diversos projetos (desde que estes tambm estejam modulados) com poucas ou nenhuma adaptaes.

1m 28m 8m
COLETNEa DE aTIVOS

7m

18

Recomendaes Arquitetnicas

b. Simetria
RECOMENDaO Nos edifcios, projete apartamentos simtricos nos dois eixos em planta: longitudinal e transversal.
Esta recomendao aplica-se construo de edifcios multipavimentos. No caso de casas trreas ou mesmo sobrados onde temos frmas para a totalidade do pavimento, ela no relevante.

A fim de podermos criar equipes de montadores de frmas independentes das equipes de armao e instalaes, importante dividirmos a montagem/concretagem em trechos de 1/2 ou at 1/4 de laje. Essa simetria do projeto permite girar as frmas sem a necessidade de retirarmos painis de frmas ou acrescentarmos os chamados painis de ciclo, maximizando a produtividade e garantindo o ciclo.

Simetria

19

COLETNEa DE aTIVOS

03 arquitetura
c. Alinhamento de paredes
RECOMENDaO Alinhe o mximo de paredes possvel. As frmas de paredes so compostas por painis individuais, que podem ser pequenos e leves ou grandes e pesados. Nos dois casos, o menor nmero de eixos a serem lanados facilita o posicionamento e alinhamento desses painis, da a importncia de termos o maior nmero de paredes alinhadas, principalmente as paredes internas.

COLETNEa DE aTIVOS

Alinhamento de paredes

20

Recomendaes Arquitetnicas

d. Padronizao vertical
RECOMENDaO Projete os pavimentos pr-tipo (trreos, subsolos etc.) e ps-tipo (coberturas, platibandas) utilizando a mesma disposio de paredes dos pavimentos-tipo = parede sobre parede. O sistema de paredes de concreto moldadas no local beneficia-se da padronizao e da repetitividade das estruturas. Por isso, quanto mais estruturas e pavimentos iguais, mais rpidos e regulares sero os ciclos de concretagem. Nos edifcios mais altos, comum termos sales de festas, salas de ginstica, recreao etc. nos pavimentos trreos. A fim de evitarmos a necessidade de complexas estruturas de transio nesses pavimentos, importante criarmos configuraes onde os acessos ao prdio e s reas comuns mantenham a projeo das paredes estruturais dos pavimentos-tipo no trreo. Da mesma maneira, recomenda-se evitar coberturas e platibandas com estruturas complexas, permitindo o uso das frmas de pavimento-tipo (ou parte delas) para sua execuo.

Padronizao vertical

21

COLETNEa DE aTIVOS

03 arquitetura
e. Instalaes eltricas e hidrossanitrias
RECOMENDaO ELTrICa Reduza o nmero de eletrodutos nas lajes e evite o cruzamento entre eles. HIDrOSSaNITrIa Agrupe ao mximo os banheiros e a cozinha nas unidades, diminuindo o nmero de paredes hidrulicas e de shafts de descida.
Estas so recomendaes vlidas para qualquer sistema construtivo.

Os processos industriais buscam isolar atividades, a fim de aumentar o controle sobre cada uma e, consequentemente, sobre a qualidade final do produto. Portanto, devemos procurar retirar o mximo de atividades complementares do momento de montagem e concretagem das paredes. O posicionamento dos eletrodutos no interfere na montagem das paredes, pois feito por equipes independentes e antes do incio desta operao. No caso das lajes, porm, os eletrodutos devem ser posicionados logo aps a montagem das frmas de lajes e antes da concretagem, da a importncia de termos o menor nmero possvel de eletrodutos, a fim de agilizarmos esta tarefa. Alm disto, ao evitarmos o cruzamento desses eletrodutos, estaremos reduzindo o risco de serem amassados durante a montagem/concretagem. Nas instalaes hidrossanitrias, ao agruparmos as reas molhadas reduziremos a quantidade de tubulaes que necessitam correr pelos forros at os shafts. Tambm visando aumentar a velocidade de montagem e concretagem das lajes, muitas construtoras esto optando por no deixar tubos ou inserts para tubulaes nas lajes antes da concretagem, deixando para fur-las no momento da montagem dessas tubulaes: atividades independentes = maior produtividade/qualidade.

COLETNEa DE aTIVOS

22

S S

S
PM1

shaft

Instalaes

Recomendaes Arquitetnicas

f. Vos
RECOMENDaO Evite trechos de paredes de pequenas dimenses. Pequenos trechos de paredes, como por exemplo bonecas de portas, necessitam de vrios painis de frmas, reduzindo a velocidade de montagem. Caso utilize as bonecas, faa-as com pelo menos 10 cm. Da mesma forma, evite vos de janelas muito prximos de paredes transversais.

painis adicionais

boneca de porta

23

COLETNEa DE aTIVOS

03 arquitetura
4. Matriz qualitativa com as principais variveis
GANHOS EM RELAO A:
Varivel Frmas
Reduo do nmero e dos tipos de painis. Facilidade de adaptao a outros projetos Reduo/ eliminao de painis especiais ou de ciclo

Ao/Telas
Menor nmero de formatos (posies). Melhor logstica de estocagem e transporte Padronizao da armao em todos os trechos

Concreto
Maior preciso na montagem = volumes conhecidos = menor perda de concreto Volumes conhecidos = menor perda de concreto Maior preciso na montagem = volumes conhecidos = menor perda de concreto

Produtividade
Menor nmero de painis = maior velocidade de montagem Ciclos de montagem/ concretagem mais rpidos

Qualidade
Padronizao = melhor controle = maior qualidade

Custo
Menor investimento na adaptao dos painis de frmas a outros projetos Reduo/ eliminao de painis especiais ou de ciclo Ciclos constantes = garantia de prazo = custos previstos

Modulao

Simetria

Padronizao = melhor controle = maior qualidade

Alinhamento das paredes

Facilidade na montagem

Facilidade na montagem

Facilidade na montagem = ciclos constantes e mais rpidos Utilizao da mesma frma desde o primeiro pavimento = chegada ao ritmo de ciclo mais rapidamente Atividades independentes = melhor controle = maior produtividade Menor nmero de painis = maior velocidade de montagem

Maior preciso na geometria e posicionamento das paredes

Padronizao vertical

Reduo/ eliminao de frmas complementares e/ou de transio

Menor nmero de formatos (posies). Melhor logstica de estocagem e transporte

Volumes conhecidos = menor perda de concreto

Padronizao = melhor controle = maior qualidade

Reduo/ eliminao de frmas complementares e/ou de transio

Instalaes eltricas e hidrossanitrias

Ausncia de furos e inserts nas frmas

Melhoria da interface armao x eletrodutos Menor nmero de formatos (posies). Melhor logstica de estocagem e transporte

Melhor preenchimento do concreto

Minimizao de retrabalhos

Minimizao de retrabalhos

Vos

Menor quantidade de painis

Melhor preenchimento do concreto em todos os trechos de paredes

Minimizao do risco de bicheiras

Menor investimento na adaptao dos painis de frmas a outros projetos

24

COLETNEa DE aTIVOS

processos

PROcessOs
Toda atividade industrial depende, em diferentes graus de importncia, da eficincia de seus processos produtivos. A construo civil no diferente. A criatividade de um projeto arquitetnico e a engenhosidade das solues propostas sejam elas de carter estrutural, funcional ou espacial, entre outras possibilidades dependem de uma execuo benfeita e sobretudo vivel do ponto de vista econmico. A Coletnea de Ativos traz nesta seo Recomendaes de Processos para que cada construtora possa aprimorar suas atividades executivas, tirando melhor proveito do sistema Parede de Concreto. Tiradas da realidade das obras que utilizam esta tecnologia, tais recomendaes interessam, especialmente, s reas de Suprimentos, Projetos, Planejamento e Obras, que encontram-se diretamente envolvidas com as sugestes aqui apresentadas.

ATIVOS DISPONVEIS:
 Recomendaes de Processos....................................................................................................................25

04

processos
APrESENTAO

Recomendaes de processos

O sistema construtivo Parede de Concreto, como sabemos, apoia-se em um alto grau de industrializao. Vale dizer: sua competitividade ser garantida apenas se os seus processos forem bem planejados e cumpridos. Diante dessa premissa do sistema, as Recomendaes de processos aqui apresentadas foram divididas em naturezas especficas e concebidas em formato de fichas, para que possam ser facilmente acompanhadas na obra pelas equipes envolvidas com esses processos. O atendimento a essas recomendaes uma forma de garantir uma execuo planejada e livre de imprevistos. Do contrrio, o seu no cumprimento pode trazer disfunes de produtividade, qualidade, prazos e custos, comprometendo a competitividade do sistema. Embora sirvam para toda a empresa, as recomendaes devem ser particularmente analisadas pelas reas de: Suprimentos Projetos Planejamento Obras importante atentar para o fato de que muitas dessas recomendaes podem envolver uma interao entre uma ou mais reas citadas. Alm disso, as recomendaes devem ser implantadas de maneira estruturada, para que se tornem padro de rotina durante a execuo.

25

COLETNEA DE ATIVOS

04 processos
NATUrEZA: PrOJETO
Processo: Padronizao dos projetos das unidades RECOMENDAES Padronizao em projeto arquitetnico das unidades habitacionais Aproveitamento das simetrias ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS Otimizao no custo das frmas, pela quantidade a ser fabricada e nmero de utilizaes Possibilidade de diminuio do nmero de jogos de frmas Facilidade na conferncia e controle NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS Perda de racionalizao das frmas e consequente aumento do custo desse item Perda de cadncia e produtividade Induo de erros ao longo do processo Aumento das perdas de materiais PJ-01

26

COLETNEA DE ATIVOS

Recomendaes de processos

NATUrEZA: PrOJETO
Processo: Detalhes do projeto de frmas RECOMENDAES a) U  tilizar sistema de eixos (verticais e horizontais) em todas as paredes, para facilitar a identificao das peas estruturais e montagem b) I dentificar (nomenclatura) todas as aberturas (portas, janelas, shafts, passagens) e detalhar o posicionamento e dimenses c) Especificar as dimenses de todos os vos de cmodos d) Especificar as espessuras de todas as paredes e lajes e) Detalhar as caractersticas de projeto das escadas (detalhe especfico ou desenho complementar) f) Detalhar os encontros de painis (horizontais, verticais e acessrios) g) Especificar as peas que sero retiradas na desforma e aquelas que permanecero para apoio prxima etapa h) Indicar o posicionamento e caractersticas das escoras prumadoras e de lajes i) D  evem fazer parte dos projetos as plantas baixas e as elevaes, tendo representada a modulao e identificao dos painis ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Facilidade na identificao das peas e na montagem 2) Aumento da produtividade e cumprimento de prazos 3) Reduo da movimentao de peas 4) Reduo do risco de erros 5) Facilidade de conferncias e controles 6) Atendimento aos requisitos do projeto estrutural NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Indefinies e dvidas na montagem 2) Demora para execuo do servio 3) Possibilidade de erros 4) Grande movimentao das peas com risco de danos 5) Dificuldade na conferncia PJ-02

27

COLETNEA DE ATIVOS

04 processos
NATUrEZA: PrOJETO
Processo: Detalhes do projeto de armaduras RECOMENDAES a) R  ecomendvel que o projeto estrutural j seja concebido considerando a utilizao de telas soldadas. A converso do vergalho em telas acarreta perda de racionalizao em projeto b)  Procurar utilizar o menor nmero de tipos de tela e tambm o menor nmero possvel de posies c) Procurar utilizar telas padro do fornecedor d) Racionalizar o uso de vergalho quando aplicado a reforos e apoio de montagem e) C  onsiderar painel inteiro de telas de paredes, mesmo quando houver vos. prefervel cortar a tela in loco e utilizar a sobra em reforos (prever em projeto) f) Ateno no projeto obedincia das medidas dos vos g) Identificar a sistematizao de emendas horizontais e verticais ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Racionalizao do peso da tela em projeto 2) Facilidade na estocagem de telas, identificao, transporte, montagem e controle 3) Maior disponibilidade de fornecimento por parte do fornecedor 4) Maior produtividade no posicionamento das telas NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Indefinies e dvidas na montagem 2) Demora para execuo do servio 3) Possibilidade de erros 4) Grande movimentao de peas 5) Dificuldade na conferncia PJ-03

28

COLETNEA DE ATIVOS

Recomendaes de processos

NATUrEZA: PrOJETO
Processo: Detalhes das caractersticas do concreto RECOMENDAES a) E  scolha do material em funo da tipologia da obra, geometria das peas, logstica, disponibilidade de insumos, atendimento s necessidades de projeto, condies de lanamento e adensamento b) Ateno  classe de concreto mais adequada ao empreendimento (celular, com agregado leve, com alto teor de ar incorporado, convencional e autoadensvel) c) Variveis importantes que devem constar no projeto: Resistncia na desforma (Fcj) Resistncia caracterstica (Fck) Teor de fibras (se cabvel) Prazo mnimo para desforma Classe de agressividade Massa especfica no estado fresco Teor de ar incorporado (se cabvel) d) C  onsiderar a importncia do controle tecnolgico do concreto, sendo imprescindvel o acompanhamento das condies do material no estado fresco e endurecido. Consultar norma especfica, o projetista estrutural e o tecnologista ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Racionalizao na concretagem 2) Diminuio das perdas 3) Garantia do desempenho projetado para a estrutura 4) Garantia dos custos orados 5) Diminuio dos riscos de ocorrncia de patologias NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Perda de produtividade na concretagem 2) Aumento das perdas de material 3) Riscos para a qualidade 4) Riscos de sobrecustos PJ-04

29

COLETNEA DE ATIVOS

04 processos
NATUrEZA: PrOJETO
Processo: Projetos de produo RECOMENDAES Definio: projetos especficos voltados diretamente produo, com graus de detalhamento e simplificao que facilitem o entendimento nas frentes de trabalho Fundaes: gabaritos, locaes das telas e paredes, instalaes, rebaixos e detalhes especficos Projeto de Frmas: sequncia de montagem, identificao das peas, escoramento residual Projeto de Instalaes: locaes, posicionamentos, caminhos dos eletrodutos, materiais Esquadrias: identificao das peas, posicionamentos, medidas, vos, esquema de montagem e fixao, acabamentos Segurana: equipamentos, materiais, protees, dispositivos e comportamentos de segurana Coberturas: detalhes, identificao das peas, sequncia de montagem, equipamentos, acessrios ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Racionalizao no trabalho 2) Reduo do risco de erros 3) Maior produtividade 4) Mais qualidade NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Indefinies e dvidas 2) Demora para execuo do servio 3) Possibilidade de erros 4) Dificuldade na conferncia PJ-05

30

COLETNEA DE ATIVOS

Recomendaes de processos

NATUrEZA: PrOJETO
Processo: Compatibilizao de projetos RECOMENDAES Promover de forma estruturada, ainda na fase de concepo dos projetos, reunies de compatibilizao que envolvam os responsveis por todas as disciplinas de projetos. Esse trabalho poder ter liderana da prpria construtora, ou ser desenvolvido por consultoria especializada. Poder ser utilizada uma matriz, que envolva os detalhes e interfaces entre os projetos. Exemplo: Armadura Armadura Frma Instalaes Caixilhos Revestimento Etc. -----------(interfaces) (interfaces) (interfaces) (interfaces) (interfaces) Frma (interfaces) -----------(interfaces) (interfaces) (interfaces) (interfaces) Instalaes (interfaces) (interfaces) -----------(interfaces) (interfaces) (interfaces) Caixilhos (interfaces) (interfaces) (interfaces) -----------(interfaces) (interfaces) Revestimento (interfaces) (interfaces) (interfaces) (interfaces) -----------(interfaces) Etc. (interfaces) (interfaces) (interfaces) (interfaces) (interfaces) -----------PJ-06

Obs.: Informaes fornecidas pelos fabricantes. ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Racionalizao no trabalho 2) Reduo do risco de erros 3) Maior produtividade 4) Mais qualidade NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Indefinies e dvidas 2) Decises tomadas no momento da execuo por pessoas no habilitadas 3) Demora para execuo do servio 4) Possibilidade de erros 5) Dificuldade na conferncia

31

COLETNEA DE ATIVOS

04 processos
NATUrEZA: PLANEJAMENTO
Processo: Ciclo RECOMENDAES Estudar os ciclos de produo das paredes de concreto, tendo como parmetros as seguintes variveis: a) Curva de aprendizagem e treinamento da mo de obra b) Tipologia da obra c) Projetos de frmas: complexidade e produtividade esperada d) Incidncia de chuvas ou outras interrupes da produo e) Segurana f) Equipamentos envolvidos (produtividade, paradas para manuteno, disponibilidade) g) Suprimentos: compras, fornecimento, entregas, disponibilidade h) Logstica: movimentao de materiais e estocagens ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Planejamento detalhado dos ciclos, com previses reais das variveis 2) Melhor controle do avano fsico 3) Controle dos processos 4) Identificao dos pontos de interveno no caso de ajustes do processo NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Desvio de planejamento 2) Descumprimento de prazos 3) Falta de materiais e outros recursos 4) Instabilidade na gesto da mo de obra 5) Perda de cadncia de produo e baixa produtividade PL-01

32

COLETNEA DE ATIVOS

Recomendaes de processos

NATUrEZA: PLANEJAMENTO
Processo: Plano de ataque RECOMENDAES a)  Faseamento: trata de como o empreendimento ser dividido em fases de execuo, para que sejam planejadas as etapas e todos os recursos. importante que esse estudo seja feito criteriosamente, para que no haja desvios fsicos e financeiros. Muitas das variveis que orientaro o faseamento sero fornecidas pelas caractersticas definidas pela Incorporao (datas de entrega, necessidades especficas, fluxo de caixa, documentaes, liberaes, aspectos jurdicos etc.) b)  Sequncia Executiva: deve ser definido e planejado o encadeamento de cada etapa construtiva. Isso envolver questes de logstica, suprimentos, acessos, prazos, jogos de frmas, volumes de concreto, equipes, ao e todos os materiais e recursos envolvidos. A sequncia executiva dever atender tambm s demandas de Incorporao (prazos e recursos) ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Planejamento detalhado 2) Melhor controle do avano fsico e dos recursos financeiros 3) Controle dos processos 4) Identificao dos pontos de interveno no caso de ajustes do processo 5) Clareza das providncias a serem tomadas. Reduo de riscos NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Desvio de planejamento 2) Descumprimento de prazos 3) Falta de materiais e outros recursos 4) Instabilidade na gesto da mo de obra 5) Riscos de perda de controle dos custos 6) Perda de cadncia de produo e baixa produtividade PL-02

33

COLETNEA DE ATIVOS

04 processos
NATUrEZA: PLANEJAMENTO
Processo: Mo de obra RECOMENDAES Efetivo A mo de obra para execuo das paredes de concreto pode ser vista sob dois enfoques. O primeiro considera as clssicas funes da construo civil, quais sejam: carpinteiros (frmas), armadores (ao e tela), instaladores (eltrica embutida), pedreiros (concretagens e reparos) e os ajudantes. Entretando, mediante um planejamento e estratgias estruturadas, os trabalhadores podem ser preparados para trabalhar de forma mais polivalente, assumindo vrias atribuies multidisciplinares em funo de cada etapa produtiva. Isso necessariamente requer muito treinamento e negociao com a fora de trabalho. Neste enfoque, os trabalhadores seriam definidos como Montadores. Independentemente da forma de gesto da mo de obra, pelas caractersticas desse processo, interessante que as equipes sejam formadas com a presena de pelo menos um puxador, ou seja, aquele membro que lidera naturalmente a equipe, organiza e motiva os parceiros. Tambm fundamental que toda a equipe receba treinamento especfico para os servios, e que trabalhem sob o regime de tarefas, em que as metas e ganhos so claramente negociados e definidos. Produtividade Esse sistema pelo carter de industrializao que tem possibilita que a sua competitividade seja potencializada atravs da produtividade da mo de obra. As principais variveis que afetam a produtividade da mo de obra so a tipologia da obra, o projeto de frmas, o projeto das armaduras, instalaes, processos e treinamento aplicado. Apenas como referncia, seguem abaixo alguns indicadores de mo de obra, tratando-se de frmas de alumnio: Montagem de frmas = 18 a 25 m2/dia/homem (por face de frma) Armao = 60 m2 de parede/dia/homem Instalaes eltricas embut. = 80 m2 de parede/dia/homem Obs: esses valores so mera referncia, podendo sofrer variaes em funo de diversas variveis. ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Aumento da produtividade 2) Melhor controle do avano fsico 3) Controle dos processos 4) Remunerao negociada e justa, o que reduz riscos de conflitos 5) Aumento da segurana do trabalho (faz parte da negociao das tarefas) 6) Equipe enxuta NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Riscos na produtividade e cadncia de produo
COLETNEA DE ATIVOS

PL-03

2) Descumprimento de prazos 3) Sobrecustos 4) Instabilidade na gesto da mo de obra 5) Problemas de segurana

34

Recomendaes de processos

NATUrEZA: PLANEJAMENTO
Processo: Suprimentos RECOMENDAES Como o sistema de paredes de concreto tem como caractersticas ciclos rpidos, atividades concatenadas e interdependncia entre etapas, importante que haja uma dinmica de suprimentos gil e estruturada. Isso requer planejamentos especficos, a saber: Planejamento de Compras: com informaes oriundas dos projetos e da obra, para que haja tempo hbil para uma boa cotao e negociao. Planejamento de Entregas: em funo das necessidades da obra e da forma de entrega do fornecedor (lotes, pacotes etc.). Planejamento dos Estoques: em funo da velocidade de consumo, tipo de insumo e local de uso. Insumos Em funo do tipo de insumo, prazo de aplicao e local de uso, os insumos podero ser entregues e estocados em lugares distintos: Pr-Produo: insumos que sero beneficiados antes de irem s frentes de servio. o caso das telas soldadas  (corte e dobra) ou kits de hidrulica e eltrica. Pode ser criado espao especfico no canteiro para esse fim. Frentes de Trabalho: pode haver um planejamento integrado junto ao fornecedor, de modo que alguns insumos sejam  enviados em quantidade exata diretamente s frentes de servio. o caso de portas prontas, louas, metais etc. Almoxarifado Central: nele sero armazenados insumos de consumo varivel, a granel, ferramentas, EPI etc. Ele ainda  pode armazenar um estoque de segurana (pulmo) daqueles insumos que so entregues diretamente s frentes. Concreto Ao Almox. Central Fornecedor ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Compatibilizao das rotinas de suprimentos com as da obra 2) Estabelecimento dos prazos para uma boa compra e negociao 3) Reduo do risco de compras erradas 4) Definio de responsabilidades 5) Descentralizao dos insumos 6) Entregas just in time e reduo dos estoques 7) Racionalizao dos tempos produtivos da mo de obra 8) Reduo dos deslocamentos e movimentao de materiais 9) Reduo nas perdas dos materiais 10) Facilidade no controle dos estoques e consumos NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Possibilidade de compras inadequadas ou mal negociadas 2) Grande movimentao de materiais 3) Perda de materiais 4) Perda de produtividade 5) Controle deficiente nos estoques e consumos
COLETNEA DE ATIVOS

PL-04

Frente de Servio

35

04 processos
NATUrEZA: PLANEJAMENTO
Processo: Controles RECOMENDAES Os controles possuem dois objetivos: Controlar/ter domnio dos processos e reunir elementos para promover ajustes e calibragens na operao. Principais controles do sistema Parede de Concreto: a) Avano fsico (em sintonia com o planejamento executivo da obra) b) Consumo de concreto c) Consumo de ao (tela e vergalho) d) Produtividade da mo de obra e) Controle tecnolgico (ao, concreto e demais materiais eleitos pela construtora) f) Controle da qualidade (com parmetros previamente estabelecidos pela construtora) Obs.: os controles econmicos e financeiros sero estabelecidos de acordo com a sistemtica e rotina de cada construtora. ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Facilidade no controle dos estoques e consumos 2) Definio de responsabilidades 3) Domnio e melhoria nos processos 4) Garantia de desempenho dos materiais empregados 5) Garantia da qualidade do produto NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Perda de materiais 2) Perda de produtividade 3) Controle deficiente nos estoques e consumos 4) Problemas de gesto e qualidade PL-05

36

COLETNEA DE ATIVOS

Recomendaes de processos

NATUrEZA: LOGSTICA
Processo: Equipamentos RECOMENDAES Equipamentos de Transporte Devem ser dimensionados de acordo com a tipologia da obra, a implantao do empreendimento e os tipos de materiais considerados. a) Movimentao Horizontal Deve-se adotar na medida do possvel o conceito de industrializao do processo, em que a movimentao de materiais feita mecanicamente, minimizando o esforo humano Algumas sugestes de equipamentos de movimentao horizontal: LG-01

b) Movimentao Vertical Definir os equipamentos mais adequados para cada material, levando em considerao as quantidades, prazos, cargas e riscos

ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Racionalizao dos trabalhos 2) Aumento da produtividade 3) Diminuio das perdas 4) Economia de espaos NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Baixa produtividade 2) Riscos de segurana 3) Aumento das perdas de materiais 4) Utilizao da mo de obra para atividades no produtivas

37

COLETNEA DE ATIVOS

04 processos
NATUrEZA: LOGSTICA
Processo: Equipamentos RECOMENDAES (continuao) Equipamentos de Armazenamento Recomenda-se sempre que possvel a entrega dos insumos diretamente na frente de servio, j nas quantidades certas de consumo. Esses insumos podero ser armazenados em contentores ou containers. LG-01

Outros Equipamentos

ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Racionalizao dos trabalhos 2) Aumento da produtividade 3) Diminuio das perdas 4) Economia de espaos NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Baixa produtividade 2) Riscos de segurana 3) Aumento das perdas de materiais 4) Utilizao da mo de obra para atividades no produtivas

38

COLETNEA DE ATIVOS

Recomendaes de processos

NATUrEZA: LOGSTICA
Processo: Materiais RECOMENDAES Os materiais a serem considerados no sistema Parede de Concreto podem ser divididos em duas naturezas, de acordo com a fase da obra: a) Fase de estrutura Tela soldada (painis e complementos) Vergalho Painis de frmas e acessrios Concreto Materiais eltricos embutidos Gabaritos diversos Espaadores e distanciadores plsticos Pequenos materiais e ferramentas Outros b) Fase de acabamentos Materiais de impermeabilizao Materiais de pintura Materiais eltricos (acabamentos e fiao) Materiais hidrulicos Fechamentos de shafts Cermicas e rejuntes Portas e ferragens Louas e metais Bancadas e cubas Esquadrias (alumnio e ao) Pequenos materiais e ferramentas Outros O Planejamento Logstico dever considerar os consumos e perodos de utilizao, para que sejam dimensionadas as compras, as entregas e os estoques, visando a racionalizao dos processos. ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Visualizao de todos os recursos envolvidos 2) Diminuio das perdas de materiais 3) Controle dos processos (especialmente suprimentos e execuo) 4) Garantia da produtividade e dos ciclos NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Desorganizao no processo de suprimentos 2) Descumprimento de prazos 3) Falta de materiais e outros recursos 4) Descontrole nos processos 5) Perda de cadncia de produo e baixa produtividade
COLETNEA DE ATIVOS

LG-02

39

04 processos
NATUrEZA: LOGSTICA
Processo: Consumos RECOMENDAES Eleger conforme critrios da prpria construtora os materiais cujos consumos devam ser definidos e controlados. Uma lista destes materiais est contida na ficha LG-02 deste trabalho. O importante ter o domnio do consumo destes materiais ao longo do tempo planejado de utilizao, para que sejam alimentadas as seguintes atividades do processo: Planejamento de compras Planejamento de entregas Planejamento do estoque central Planejamento de entrega diretamente nas frentes de servio Planejamento das movimentaes horizontais e verticais Alm disso, o domnio do consumo de alguns materiais ser de grande auxlio no controle de sua utilizao e das perdas, e tambm na possibilidade de ajustes de processo. ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Visualizao de todos os recursos envolvidos 2) Diminuio das perdas de materiais 3) Controle dos processos 4) Garantia da produtividade e dos ciclos NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Desorganizao no processo de suprimentos 2) Descumprimento de prazos 3) Falta de materiais e outros recursos 4) Descontrole nos processos 5) Perda de cadncia de produo e baixa produtividade LG-03

40

COLETNEA DE ATIVOS

Recomendaes de processos

NATUrEZA: LOGSTICA
Processo: Estoques RECOMENDAES O dimensionamento dos estoques deve considerar as seguintes variveis: tipo e caractersticas do insumo, consumo em relao ao planejamento, sistemtica de entrega pelo fornecedor e forma de movimentao. Podem ser avaliados sob dois conceitos: a)  Frentes de Trabalho Local flexvel, junto frente de produo. Os materiais so entregues diretamente pelos fornecedores, ou so transportados sob demanda e vindos do Almoxarifado Central. Em ambos os casos recomendado um esforo de planejamento para que os materiais cheguem no regime just in time. Esses locais de estocagem tm em geral as seguintes caractersticas: Materiais em quantidade especfica para utilizao, conforme planejamento de consumo definido Insumos organizados em kits pr-preparados e em quantidade exata para uso Materiais de apoio, como pequenas ferramentas, EPI, projetos, acessrios, materiais de reposio etc. Alm de existirem equipamentos adequados a esse uso (contentores e containers), pode-se planejar a utilizao de cmodos de unidades j executadas para esse fim. Obs: alguns equipamentos de estocagem mvel podem ser encontrados na ficha LG-01 deste trabalho. b) Almoxarifado Central Local fixo, planejado dentro da implantao do canteiro de obras. Os materiais so entregues diretamente pelos fornecedores. Esse local de estocagem tem em geral as seguintes caractersticas: Armazenamento de materiais a granel Estoque pulmo de materiais considerados na frente de servio Materiais entregues em lotes fixos pelo fornecedor, em grandes quantidades Alm destes, o almoxarifado central armazena ferramentas, EPI, materiais de apoio, materiais de escritrio etc. ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Racionalizao dos trabalhos 2) Aumento da produtividade 3) Diminuio das perdas 4) Economia de espaos e controle NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Baixa produtividade 2) Riscos de segurana 4) Utilizao da mo de obra para atividades no produtivas 5) Falta de controle dos insumos
COLETNEA DE ATIVOS

LG-04

3) Aumento das perdas de materiais

41

04 processos
NATUrEZA: LOGSTICA
Processo: Vias de acesso RECOMENDAES As vias de acesso so fundamentais no processo logstico, para que os recursos cheguem s frentes de utilizao com fluidez, segurana e agilidade. Elas devem ser dimensionadas levando em considerao os seguintes aspectos: Faseamento da obra Plano de ataque Planejamento executivo Consumos Materiais a serem transportados (cargas, cuidados, quantidades) Execuo da infraestrutura (movimentao de terra, instalaes enterradas, pavimentao) Equipamentos de transporte previstos para cada insumo ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Racionalizao dos trabalhos 2) Aumento da produtividade 3) Diminuio das perdas 4) Segurana 5) Controle dos processos NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Baixa produtividade 2) Riscos de segurana 3) Aumento das perdas de materiais LG-05

42

COLETNEA DE ATIVOS

Recomendaes de processos

NATUrEZA: EXECUO
Processo: Posicionamento das armaduras RECOMENDAES Em funo das informaes contidas nos projetos de armadura, devem ser rigorosamente obedecidas em campo as seguintes recomendaes: Posicionamento e locao das telas nas paredes e lajes Utilizao das telas corretas (posies identificadas em projeto) Emendas (traspasses horizontais e verticais) Verticalidade e geometria dos painis Ancoragens Cobrimentos Devero preferencialmente ser adotados distanciadores plsticos especficos, que garantiro a centralizao das telas nas paredes (no caso de uma malha) ou o cobrimento dos painis (no caso de duas malhas por parede). Nas lajes, os distanciadores devem garantir o cobrimento das telas positivas. Cortes As telas, em paredes que apresentem vos (portas e janelas), devero ser posicionadas sem considerao daquelas aberturas. Os cortes sero feitos aps o posicionamento de uma face dos painis de frmas, de modo preciso. O material que sobrar poder ser utilizado em reforos (isso deve ser previsto em projeto). Vergalhes Seu uso est associado como reforos nas regies de maior tenso (previstos em projeto) e tambm construtivamente como auxlio na fixao e sustentao dos painis de telas (deve-se garantir a verticalidade durante a montagem). ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Garantia da qualidade 2) Garantia da produtividade 3) Reduo do risco de erros 4) Reduo do risco de patologias NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Perda de qualidade 2) Perda de produtividade 3) Aumento do risco de erros 4) Risco de manifestaes patolgicas EX-01

43

COLETNEA DE ATIVOS

04 processos
NATUrEZA: EXECUO
Processo: Posicionamento das instalaes eltricas RECOMENDAES Os projetos especficos de instalaes eltricas devero conter todas as informaes sobre o posicionamento e locao dos eletrodutos e caixas. Algumas recomendaes importantes para esta fase: a) Utilizao de gabaritos quando se julgar necessrio e produtivo b) Utilizao de espaadores ou distanciadores plsticos especficos c)  Ateno ao cruzamento de eletrodutos especialmente nas lajes para no comprometer a espessura de projeto ou o cobrimento estipulado d) Preferencialmente, deve-se utilizar kits prontos e pr-preparados e)  A fixao dos elementos na tela soldada deve ser firme, para que no ocorram deslocamentos durante a concretagem ou adensamento f)  Ateno para que no sejam colocadas duas caixas na mesma posio (para atender dois cmodos vizinhos). Isso acarretar bicheiras no concreto e desconforto acstico entre os dois ambientes vizinhos ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Garantia da qualidade 2) Garantia da produtividade 3) Reduo do risco de erros 4) Reduo do risco de patologias NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Perda de qualidade 2) Perda de produtividade 3) Aumento do risco de erros 4) Risco de manifestaes patolgicas EX-02

44

COLETNEA DE ATIVOS

Recomendaes de processos

NATUrEZA: EXECUO
Processo: Posicionamento das frmas RECOMENDAES a) Nivelamento da laje de piso O nivelamento da laje de piso deve ser perfeito, para que se evitem desnveis de topo entre painis de frmas e tambm problemas com o travamento e alinhamento das peas b) Marcao das linhas de paredes O projeto deve ser seguido rigorosamente. Utilize linhas de nylon e spray ou p colorido para marcar as linhas na laje c) Posicionamento dos painis de frmas Inicie a montagem pelas paredes da cozinha ou banheiro. muito importante que todos os painis sejam identificados (por nmeros ou cores). Procure manter a utilizao do mesmo painel na prumada do prdio, ou seja, a mesma posio nos pavimentos superiores. Utilize TODAS as peas de fixao e alinhamento, conforme indicado no projeto especfico de montagem das frmas d) Escoras Posicione as escoras prumadoras conforme o projeto (espaamentos), e apoiadas/travadas de forma que no haja qualquer movimentao durante a montagem, concretagem ou adensamento. Posicione as escoras de laje conforme o projeto e atente para a identificao e prazos de permanncia das escoras residuais ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Garantia da qualidade 2) Garantia da produtividade 3) Reduo do risco de erros 4) Reduo do risco de patologias NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Perda de qualidade 2) Perda de produtividade 3) Aumento do risco de erros 4) Risco de manifestaes patolgicas EX-03

45

COLETNEA DE ATIVOS

04 processos
NATUrEZA: EXECUO
Processo: Concretagem RECOMENDAES a)  Recebimento do concreto Ateno conferncia do material recebido (documentao, lacre do caminho, especificaes e caractersticas do concreto). necessrio o acompanhamento rigoroso caso haja especificao de adio de qualquer material in loco, como gua ou aditivos. Ateno s condies de trabalhabilidade do material entregue ou pronto para aplicao b) Lanamento Utilize preferencialmente bomba para o lanamento do concreto nas frmas (pelo tempo de operao, reduo de perdas e garantia da trabalhabilidade do material). Deve-se estudar a interao entre a tipologia da obra, logstica, geometria das peas estruturais e plano de ataque. Acompanhe a operao para verificao de eventuais fugas de nata entre os painis e demais condies do conjunto de frmas (alinhamentos, prumos, nivelamentos etc.) c) Adensamento O modo de adensamento deve ser definido em funo da geometria das peas estruturais, densidade das armaduras e tipo de concreto. Muito cuidado na utilizao de vibradores de imerso, pois podem danificar as faces internas das frmas, e tambm promover o deslocamento das instalaes embutidas e fixadas nas telas soldadas. Em muitos casos, vibradores de parede podem ser uma boa soluo. Aconselha-se o uso de CAA (concreto autoadensvel), que prescinde de adensamento. Certifique-se do completo preenchimento das frmas, em especial das regies confinadas (sob janelas, por exemplo). A utilizao de purgadores recomendvel e deve ser especificada no projeto de frmas d) Cura Defina o sistema de cura em funo do tipo de concreto e condies climticas. Devem ser seguidas as normas especficas e consultados o projetista estrutural e o tecnologista ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Garantia da qualidade 2) Garantia da produtividade 3) Reduo do risco de erros 4) Reduo do risco de patologias NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Perda de qualidade 2) Perda de produtividade 3) Aumento do risco de erros 4) Risco de manifestaes patolgicas EX-04

46

COLETNEA DE ATIVOS

Recomendaes de processos

NATUrEZA: EXECUO
Processo: Desforma RECOMENDAES A desforma deve ocorrer somente quando as condies de projeto estiverem atendidas (por exemplo, quando a resistncia mnima do concreto para aquela idade for atingida). Algumas recomendaes importantes para esta fase: a) Obedecer rigorosamente o ciclo de produo definido em planejamento b) Verificar junto aos resultados do Controle Tecnolgico o atingimento da resistncia mnima de desforma c)  Remover imediatamente aps a desforma os resduos dos painis de frmas, utilizando para isso ferramentas adequadas, que no danifiquem o equipamento (por exemplo esptulas plsticas) d) Planejar o local de armazenamento dos painis de frmas (e acessrios) aps a desforma e limpeza e) Deve-se tomar muito cuidado na desforma, para que no se danifiquem os painis de formas f)  Muita ateno na identificao e prazos de permanncia do escoramento residual. Essa especificao deve estar contida no projeto estrutural e de frmas ATENDIMENTO IMPACTOS POSITIVOS 1) Garantia da qualidade 2) Garantia da produtividade 3) Reduo do risco de erros 4) Reduo do risco de patologias NO ATENDIMENTO IMPACTOS NEGATIVOS 1) Perda de qualidade 2) Perda de produtividade 3) Aumento do risco de erros 4) Risco de manifestaes patolgicas EX-05

47

COLETNEA DE ATIVOS

boas prticas

bOAs pRtIcAs
Desde que o sistema Parede de Concreto passou a ser visto, no Brasil, como uma alternativa competitiva para a crescente demanda habitacional, muitas construtoras o tm adotado e promovido sua aculturao na empresa. Hoje, aps quatro anos de pesquisas, intercmbios e novos projetos, mais empresas empregam e dominam o processo. A assimilao dessa tecnologia tem produzido reflexos em todo o mercado, graas ao maior refinamento das prticas de projeto, execuo e gesto. Nesta seo, a Coletnea de Ativos traz uma srie de Boas Prticas relacionadas Parede de Concreto, as quais abrangem itens fundamentais do sistema, como Ao, Concreto, Frmas, Equipamentos e Gesto, alm de sua interface com Esquadrias, Revestimento e Instalaes. De certa maneira, essas Boas Prticas constituem um roteiro para a adoo da tecnologia, uma vez que as recomendaes aqui descritas so consolidadas por pesquisas e pelo seu emprego em algumas das principais obras realizadas no pas com esse sistema construtivo.

ATIVOS DISPONVEIS:
 Recomendaes de Boas Prticas. ..............................................................................................................49

05

boas prticas
ApRESENTAO

Boas Prticas

Aps quatro anos de pesquisa, implementao e intensa troca de experincias no mercado brasileiro, o sistema Parede de Concreto j pode exibir uma segura linha evolutiva, tanto no aspecto terico como prtico. Alguns de seus avanos so registrados nas prprias obras, que crescem em nmero de unidades e em qualidade final. As prximas pginas so dedicadas s Boas Prticas do sistema construtivo. Apresentadas no formato de fichas, elas proporcionam ao gestor e s equipes de obra um guia para o dia a dia do canteiro. As prticas so dinmicas. Com a evoluo do sistema, novas fichas podem ser criadas e acrescentadas Coletnea. Por ora, as prticas selecionadas neste captulo constituem algumas das mais importantes para o melhor desempenho do sistema. Veja a seguir um resumo das fichas:

As prticas e seus objetivos


Prtica
Corte e montagem de telas soldadas Escolha do concreto Plano de concretagem Lanamento do concreto Movimentao vertical e horizontal de equipamentos e insumos Frmas Marcao das linhas de parede nas fundaes ou lajes Gabarito para posicionamento de frmas de parede de concreto Uso do agente desmoldante adequado

Objetivo / Resultado esperado


Orientar a melhor maneira de cortar e posicionar as telas soldadas nas paredes de concreto e facilitar a montagem das armaduras. Auxiliar na escolha do tipo adequado de concreto a partir do projeto estrutural, das caractersticas do empreendimento, da geometria das frmas e dos custos do processo. Apoiar a elaborao de um plano de concretagem baseado nas caractersticas do concreto que ser utilizado e na geometria das frmas. Garantir a qualidade da parede de concreto por meio da seleo de equipamentos adequados ao lanamento. Orientar o planejamento e a otimizao da operao de movimentao no canteiro de obra. Eliminar erros na marcao dos painis de frma, resultando em facilidade na identificao e posicionamento das paredes e na montagem das frmas, aumento da produtividade e cumprimento de prazos, reduo de erros e facilidade de controle. Eliminar erros no posicionamento dos painis de frma. Escolher e aplicar o agente desmoldante adequado ao sistema de frmas, a fim de aumentar a vida til dos painis, melhorar a qualidade da superfcie do concreto e no comprometer a aderncia do revestimento. Dominar o processo executivo atravs do conhecimento dos indicadores de produtividade da mo de obra e reunir dados para aes de interveno e ajustes no processo. Padronizar e modular as dimenses de esquadrias para mltiplos de 10 cm, com o objetivo de industrializar o sistema construtivo. Garantir a qualidade e a durabilidade do sistema de revestimento, obtendo, como resultado, a reduo de etapas de servios, com a eliminao da aplicao de chapisco e emboo de regularizao, a maior produtividade e o menor custo. Padronizar a utilizao e facilitar a montagem de caixinhas de interruptores e tomadas eltricas. Garantir o posicionamento de tubos e eletrodutos no interior das paredes de concreto.

Controle da produtividade da mo de obra Interfaces Modulao de esquadrias Interfaces Aplicao do revestimento cermico Interfaces Instalaes Elementos embutidos caixinhas de eltrica Espaadores de tubos e eletrodutos

49

COLETNEA DE ATIVOS

05 boas prticas
NATuREZA: AO
Processo: Corte de telas soldadas OBJETIVOS Orientar a melhor maneira de cortar e posicionar as telas soldadas nas paredes de concreto. RECURSOS Projeto  de armao das paredes de concreto Painis  de telas soldadas Tesoura  de cortar vergalho ou esmirilhadeira com disco de corte PROCEDIMENTOS Posicionar  as telas soldadas em toda a parede, sem interrupes Montar  um dos lados da frma Cortar  a tela soldada nos locais de vos de esquadrias e portas Utilizar  os pedaos de telas cortados para reforos de cantos e como armadura para peas menores AO-01

RESULTADO Esta prtica proporciona maior produtividade na montagem das armaduras, possibilitando trabalhar com um menor nmero de posies. Desta forma, diminui-se a quantidade de tipos de telas soldadas, eliminam-se transpasses entre cada painel de tela, diminuem-se o transporte e o manuseio de peas e, por consequncia, aumenta-se a produtividade do sistema.

50

COLETNEA DE ATIVOS

Boas Prticas

NATuREZA: AO
Processo: Montagem de telas soldadas OBJETIVOS Facilitar a montagem das armaduras de telas soldadas. RECURSOS Barras de ao ou trelias PROCEDIMENTOS As telas soldadas para armadura das paredes de concreto geralmente utilizam aos de bitolas finas, tornando o  painel muito malevel, o que dificulta mant-lo na vertical. A boa prtica recomenda deixar arranques posicionados nos eixos das paredes antes da concretagem da laje. Posteriormente, podemos amarrar vergalhes ou trelias de ao nesses arranques, formando uma estruturao para fixar a tela soldada e mant-la de p e alinhada. Essa estrutura auxiliar tambm ajuda na fixao das instalaes eltricas e hidrulicas. RESULTADO Agilidade  na montagem das telas soldadas Melhor  estruturao para a fixao das instalaes eltricas e hidrulicas Aumento  da produtividade da mo de obra AO-02

51

COLETNEA DE ATIVOS

05 boas prticas
NATuREZA: CONCRETO
Processo: Escolha do concreto adequado OBJETIVOS Estudar e escolher o tipo de concreto adequado levando em considerao o projeto estrutural, as caractersticas do empreendimento, a geometria das frmas e os custos do processo. RECURSOS Projeto estrutural Projeto de frmas Traos e custos dos tipos de concreto PROCEDIMENTOS A escolha do tipo de concreto a ser utilizado depende de vrios fatores, inclusive de disponibilidade de fornecimento e viabilidade tcnica e econmica. O estudo de viabilidade econmica dos vrios tipos de concreto deve levar em conta todos os custos de cada opo. O concreto autoadensvel, quando vivel, a melhor opo tcnica para paredes de concreto. Como sabido, as espessuras de paredes e lajes nesse sistema so muito pequenas, dificultando o lanamento e a vibrao do material nas frmas. O concreto autoadensvel possui dois atributos relevantes: a sua aplicao muito rpida, feita por bombeamento, e a mistura extremamente plstica, dispensando o uso de vibradores. Eliminam-se problemas de segregao do material e custos de retrabalhos tais como servios de estucagem. RESULTADO Rapidez  no lanamento do concreto Elimina  os servios de vibrao e adensamento do concreto Elimina  a segregao do material Evita  o aparecimento de falhas de concretagem Torna  a mistura do concreto nas paredes mais homognea Melhora  da qualidade superficial dos elementos estruturais CRT-01

52

COLETNEA DE ATIVOS

Boas Prticas

NATuREZA: CONCRETO
Processo: Plano de concretagem OBJETIVOS Estudar e elaborar um plano de concretagem levando em considerao as caractersticas do concreto que ser utilizado e a geometria das frmas. RECURSOS Plano  de concretagem Caractersticas  do concreto e das frmas PROCEDIMENTOS O sistema Parede de Concreto utiliza concreto com alta fluidez para preencher os vazios das frmas, semelhana de um lquido enchendo um recipiente. O lanamento desses concretos deve ser planejado e obedecer a um critrio de escolha de pontos, de modo que a massa fluida possa caminhar homogeneamente pelas frmas e preencher todos os vazios sem quaisquer dificuldades. O lanamento deve ser iniciado por um dos cantos da edificao, at que uma significativa parcela das paredes prximas ao ponto esteja totalmente cheia. Em seguida, muda-se a posio em direo ao canto oposto, at que se complete o rodzio dos quatro cantos opostos da estrutura. Finaliza-se a concretagem com o lanamento na linha mais elevada das frmas e dos oites, para o caso de habitaes trreas. Ponto 5 CRT-02

Ponto 3

Ponto 6 Ponto 2

Ponto 1 incio da concretagem

Ponto 4

RESULTADO Diminui  o aparecimento de falhas de concretagem Torna  a mistura do concreto nas paredes mais homognea Melhora  da qualidade do produto final
COLETNEA DE ATIVOS

53

05 boas prticas
NATuREZA: CONCRETO
Processo: Lanamento do concreto OBJETIVOS Garantir a qualidade do produto Parede de concreto, utilizando-se de equipamentos adequados para o lanamento do concreto. RECURSOS Bomba de concretagem PROCEDIMENTOS A atividade de aplicao do concreto nas frmas deve ser precedida de um planejamento detalhado. Estude e elabore um plano de concretagem levando em considerao as caractersticas do concreto que ser utilizado, a geometria das frmas, o layout do canteiro e o plano de ataque do empreendimento. O concreto pode ser lanado nas frmas de vrias maneiras: bomba de concreto ou grua, lanando-se o material diretamente nas frmas; transportado por girica ascendendo laje por meio de guincho. A boa prtica recomenda a utilizao de bomba de concreto. Em funo da velocidade da aplicao no canteiro, a utilizao de bomba para lanamento do concreto elimina a perda da trabalhabilidade do material e diminui o aparecimento de falhas de concretagem. RESULTADO Elimina  a perda da trabalhabilidade do concreto alta velocidade de lanamento Minimiza o aparecimento de falhas de concretagem Evitam-se as incrustaes de argamassa nas paredes das frmas e nas armaduras Aumenta a produtividade do servio CRT-03

54

COLETNEA DE ATIVOS

Boas Prticas

NATuREZA: FRmAS
Processo: Marcao das linhas de parede nas fundaes ou lajes OBJETIVOS Eliminar erros na marcao dos painis de frma. RECURSOS Projeto de marcao de paredes Gabarito de madeira ou metlico Fio de prumo Trena PROCEDIMENTOS Elaborar o projeto de marcao de paredes tendo como referncia dois ou mais eixos notveis, cotando uma das faces de cada parede em relao a esses eixos ortogonais. Quando a medida da face ao eixo for maior que 5 metros, interessante utilizar um eixo intermedirio, para que no se acumulem medies. Executar o gabarito ao redor do prdio (de madeira ou metlico) e locar os eixos notveis. Transportar os eixos para a fundao ou laje e lanar as medidas das faces das paredes fazendo uma marcao no concreto. Desenhar todas as paredes na fundao ou laje verificando as locaes e intersees entre os elementos estruturais. RESULTADO Facilidade  na identificao e posicionamento das paredes e na montagem das frmas Aumento  na produtividade e cumprimento de prazos Reduo  no risco de erros Facilidade  nas conferncias e controles FRM-01

55

COLETNEA DE ATIVOS

05 boas prticas
NATuREZA: FRmAS
Processo: Gabarito para posicionamento de frmas de Parede de Concreto OBJETIVOS Eliminar erros no posicionamento de painis de frmas para Parede de Concreto. RECURSOS Projeto de marcao de paredes Finca pinos a plvora ou a gs, ou prego de ao Pastilha plstica (galga) PROCEDIMENTOS Marcar na laje o posicionamento dos painis de frmas das paredes, traando  uma linha de referncia, conforme o projeto de marcao de paredes Posicionar a galga na face interna do painel de frma  Fixar a galga com um tiro de pistola ou utilizar prego de ao FRM-02

RESULTADO Facilita  a marcao e posicionamento dos painis de frmas Proporciona  agilidade na montagem das frmas

56

COLETNEA DE ATIVOS

Boas Prticas

NATuREZA: FRmAS
Processo: Uso do agente desmoldante adequado OBJETIVOS Escolher e aplicar o agente desmoldante adequado ao sistema de frmas. RECURSOS Projeto e caractersticas do sistema de frmas Informaes tcnicas dos desmoldantes fornecidas pelos fabricantes PROCEDIMENTOS As frmas mais utilizadas no sistema Parede de Concreto so: frmas metlicas, frmas metlicas + compensado, frmas plsticas e outras. A escolha do sistema de frmas adequado requer estudos de viabilidade tcnica e econmica, sendo influenciada por vrios fatores. O cuidado na limpeza e a manuteno dos painis so fundamentais para garantir a vida til do sistema de frmas. E a utilizao do desmoldante adequado importante para a manuteno da superfcie dos painis, para o acabamento superficial da pea a ser concretada e tambm para no comprometer a aderncia do revestimento final. Cada sistema de frmas (metlica, madeira ou plstica) requer um tipo de agente desmoldante especfico e a sua escolha deve ser criteriosa. Pesquise e teste as opes existentes no mercado e escolha o agente desmoldante mais adequado ao seu sistema de frmas. Veja na tabela alguns fornecedores e produtos existentes no mercado: Fabricante Basf Frma Madeira Plstica Metlica Madeira Plstica Metlica Madeira Plstica Metlica Madeira Plstica Metlica Madeira Plstica Metlica Agente Reofinish FR 350 Ortolan 710 Ortolan 711 Ortolan 712 Desmol CD ou Desmol Desmol CD Desmol betoneira Desmoldante 5000 Desmoldante 5000 Separol Top Separol Metal Separol Metal Consumo 90 a 100 m2/litro Varia em funo da temperatura, no do tipo de superfcie Observaes FRM-03

MC-Bauchemie

50 m2/litro 100 a 200 m2/litro ou 100 m2/litro 100 a 200 m2/litro 200 ml/m2 20 m2/litro 40 m2/litro 150 m2/litro 50 a 100 m2/litro 50 a 100 m2/litro

Otto Baumgart

Rheotec

Sika

Obs.: Informaes fornecidas pelos fabricantes. RESULTADO Aumenta  a vida til dos painis de frmas Melhora  a qualidade da superfcie do concreto No  compromete a aderncia do revestimento final Melhora  a qualidade do produto final

57

COLETNEA DE ATIVOS

05 boas prticas
NATuREZA: EQuIpAmENTOS
Processo: Movimentao vertical e horizontal de equipamentos e insumos OBJETIVOS Planejar e otimizar a operao de movimentao vertical e horizontal de equipamentos e insumos no canteiro de obra. RECURSOS Planejamento logstico do canteiro Contentores, carrinhos e almoxarifados mveis PROCEDIMENTOS O sistema Parede de Concreto utiliza uma metodologia construtiva voltada produo de edificaes em grande escala. O sistema recomendvel para empreendimentos que tm alta repetitividade, velocidade de execuo e industrializao dos processos executivos. Com isso, o planejamento logstico um dos fatores fundamentais para o sucesso do empreendimento. O abastecimento da frente de servio com os materiais, insumos e equipamentos deve ser planejado de modo a atender demanda e ao ritmo de produo. Dentro do conceito de industrializao do processo, a movimentao de materiais deve ser feita mecanicamente, sempre que possvel. Os insumos e equipamentos devem ser estocados diretamente na frente de servio, j nas quantidades certas de consumo. A boa prtica recomenda a utilizao de contentores, carrinhos ou almoxarifados mveis, que podem ser distribudos na frente de servio conforme a atividade executada. Por exemplo, a utilizao de almoxarifados mveis para a frente de servio de armao e instalaes eltricas e hidrulicas, contendo materiais e equipamentos de uso dirio: arame para amarrao de telas e vergalhes, tesoura de corte, caixinhas de eltrica para tomadas e interruptores, eletrodutos, EPIs, projetos etc. Deve-se dimensionar a quantidade de almoxarifados mveis de acordo com as etapas planejadas dos servios e a quantidade de insumos necessrios para atender demanda de, pelo menos, um dia de servio. Teremos, por exemplo, contentores para as etapas de armao e instalaes, frmas e acabamento. importante projetar os almoxarifados mveis de acordo com as caractersticas do canteiro. Para obras horizontais, os equipamentos de movimentao devem conter rodas de dimenses compatveis com o terreno em que transitaro. J os contentores para obras verticais devem ser projetados de acordo com o equipamento de transporte vertical da obra: se forem utilizados gruas ou guindastes, estes devem conter alas para iamento. No caso de transporte vertical por guincho ou elevadores de cremalheira, as dimenses dos almoxarifados mveis no devem exceder as dimenses da cabine dos elevadores. RESULTADO
COLETNEA DE ATIVOS

EQP-01

Racionalizao  dos servios Organizao  da frente de trabalho Aumento  da produtividade Diminuio  de perdas de insumos Controle  dos processos

58

Boas Prticas

NATuREZA: INTERfACES INSTALAES


Processo: Elementos embutidos - caixinhas de eltrica OBJETIVOS Padronizar a utilizao e facilitar a montagem de caixinhas de interruptores e tomadas eltricas. RECURSOS Projeto de eltrica Caixinhas com tampas reaproveitveis PROCEDIMENTOS O sistema Parede de Concreto tem por caracterstica o embutimento das instalaes eltricas nas paredes. Deve-se utilizar as caixinhas de interruptores e tomadas eltricas com tampas reaproveitveis, que evitam a entrada de concreto superfluido no seu interior. Aps a desforma, retira-se a tampa e pode-se reaproveit-la em outra caixinha do mesmo padro. RESULTADO Padronizao do sistema Facilidade na montagem Evita o entupimento das caixinhas com concreto Melhor qualidade do produto final ITL-01

59

COLETNEA DE ATIVOS

05 boas prticas
NATuREZA: INTERfACES INSTALAES
Processo: Espaadores de tubos e eletrodutos OBJETIVOS Garantir o posicionamento de tubos e eletrodutos no interior das paredes de concreto. RECURSOS Tubos e eletrodutos Distanciadores plsticos PROCEDIMENTOS A caracterstica mais importante do sistema Parede de Concreto permitir que, aps a desforma, as paredes contenham, embutidos em seu interior, todos os elementos previstos em projeto. Os tubos e eletrodutos so fixados s armaduras, evitando-se que se desloquem durante o lanamento e adensamento do concreto. A boa prtica recomenda a utilizao de espaadores plsticos, disponveis no mercado, para garantir o posicionamento das peas e dar o cobrimento necessrio previsto em projeto. RESULTADO Garante o cobrimento e posicionamento das tubulaes Proporciona agilidade na montagem das instalaes Elimina a utilizao de arame recozido, evitando manchas na parede devido a esse material Aumenta a produtividade dos servios de instalaes ITL-02

60

COLETNEA DE ATIVOS

Boas Prticas

NATuREZA: INTERfACES ESQuADRIAS


Processo: Modulao de esquadrias OBJETIVOS Padronizar e modular as dimenses de esquadrias para mltiplos de 10 cm, com o objetivo de industrializar o sistema construtivo. RECURSOS Projeto  modular da edificao Projeto  da esquadria PROCEDIMENTOS Ao especificar as esquadrias do projeto de Parede de Concreto, devemos ter em mente a coordenao modular, evitando interferncias entre os demais subsistemas (frmas, por exemplo). O dimensionamento das esquadrias dever ter medidas nominais que considerem as folgas necessrias para a sua instalao, permitindo que os vos deixados pelas frmas sejam multiplos de 10 cm. ESQ-01

Vo Modular

Vo Modular

Folga para Instalao Medida Nominal = Vo Modular - Folgas

RESULTADO Diminui o custo do sistema Permite o uso de painis de frmas em vrios projetos
COLETNEA DE ATIVOS

Facilita o desenvolvimento do produto

Folga para Instalao

61

05 boas prticas
NATuREZA: INTERfACES REVESTImENTO
Processo: Remoo de irregularidades OBJETIVOS A Parede de Concreto possui tima resistncia contra agentes agressivos, boa estanqueidade gua e tambm no necessita de elementos adicionais para isolamento termoacstico. Devido a essas caractersticas o revestimento final da parede tem, principalmente, funo esttica. Deve-se garantir, ento, a planicidade da superfcie para a aplicao do revestimento final. RECURSOS Esptula PROCEDIMENTOS Para a aplicao do revestimento final (pintura, textura ou cermica), devemos obter uma superfcie plana, lisa e uniforme da Parede de Concreto. Para remover as rebarbas de concretagem podemos utilizar uma esptula, logo aps a desforma, aproveitando a ainda baixa resistncia do concreto. Se essa tarefa for executada mais tarde, este procedimento pode ser dificultado pelo endurecimento do concreto, e pode ser necessrio utilizar talhadeiras, ponteiros ou at lixadeiras, comprometendo a produtividade do servio. RESULTADO Diminuio das etapas de servios Maior produtividade Melhor acabamento final da parede REV-01

62

COLETNEA DE ATIVOS

Boas Prticas

NATuREZA: INTERfACES REVESTImENTO


Processo: Aplicao do revestimento cermico OBJETIVOS Garantir a qualidade e durabilidade do sistema de revestimento. RECURSOS Projeto de revestimento Material cermico Argamassa colante PROCEDIMENTOS A Parede de Concreto possui tima resistncia contra agentes agressivos, boa estanqueidade gua e tambm no necessita de elementos adicionais para isolamento termoacstico. Alm disso, a utilizao de frmas industrializadas propiciam uma superfcie lisa e plana da Parede de Concreto. Devido a essas caractersticas o revestimento cermico pode ser aplicado diretamente na superfcie de concreto com argamassa colante, eliminando a necessidade da preparao da sub-base onde aplicaremos o revestimento. Em fachadas, tambm pode-se aplicar o revestimento cermico diretamente na parede, porm deve-se ter ateno s juntas de movimentao e de dessolidarizao. RESULTADO Diminuem as etapas de servios, com a eliminao da aplicao de chapisco e emboo de regularizao Maior produtividade Menor custo REV-02

63

COLETNEA DE ATIVOS

Agradecimentos
A Associao Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a Associao Brasileira de Servios de Concretagem (ABESC) e o Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (IBTS) desenvolvem aes que auxiliam o mercado a entender e usar o sistema Parede de Concreto desde 2007. Desde aquele ano, empresas e profissionais do setor, sob a liderana dessas instituies, participaram de debates, pesquisas e misses tcnicas a outros pases, tendo assim a oportunidade de trocar informaes fundamentais para o desenvolvimento desse sistema construtivo no Brasil. Ao lanarmos esta terceira edio da Coletnea de Ativos Parede de Concreto, temos a certeza de que superamos as etapas mais difceis dar o primeiro passo e prover o setor de instrumentos necessrios implementao do sistema nas obras. Em quatro anos de trabalho, reunindo algumas das principais empresas e profissionais da construo civil brasileira, geramos informaes e conhecimento que foram capazes de transformar a ideia em prtica, consolidada em milhares de metros quadrados construdos. Mas esta etapa vencida apenas parte do processo de desenvolvimento de uma tecnologia, para a qual vm contribuindo inmeros especialistas da engenharia brasileira, cuja diversidade est refletida neste trabalho. Por isso, no podemos deixar de destacar e agradecer a adeso, neste ciclo, de instituies e empresas como: ABCP, ABESC, Astra, Bairro Novo, Basf, Coplas, Cury, Forsa, Homex, IBTS, Inpar, Lenc, Jahu/Mills, MaxCasa, MRV, OAS, Orca, Pasqua & Graziano, PDG, Peri, Queiroz Galvo, Rodobens, Schahin, SH Frmas, Tecnisa, Trisul, Wendler Projetos, WTorre. Igualmente importante para este trabalho foi o empenho pessoal de alguns profissionais, a quem tambm agradecemos: Arnoldo Wendler Filho, Francisco Graziano, Ins Battagin, Paulo Helene, Arcindo Vaquero y Mayor, Carlos Alberto Chaves, Ana Maria de Figueiredo Martins, Marcos Hesketh, Roberto Barella Filho, lvaro Barbosa Jr. e Ary Fonseca Jr. Finalmente, nosso agradecimento aos profissionais e empresas que ofereceram seu apoio ao grupo tcnico: Michelli Silvestre, Ana Maria Starka, Azul Publicidade e Cidadela Comunicao. Obrigado a todos.

Patrocinadores

COLETNEA DE ATIVOS
www.comunidadedaconstrucao.com.br

Normalizao Concreto
C  aractersticas de Desempenho do Concreto C  aractersticas Mecnicas da Parede

Patrocinadores

Arquitetura Processos Boas Prticas

Vous aimerez peut-être aussi