Vous êtes sur la page 1sur 19

Curso de Introduo Matemtica

Programa, o que voc ir aprender:

Os Nmeros Numerais Sistemas de Numerao Sistema de Numerao Romano Sistema de Numerao Indo-Arbico Algarismos Base de um Sistema de Numerao baco Sistema Binrio Ordens do Nosso Sistema de Numerao Classes do Nosso Sistema de Numerao Leitura dos Nmeros Valor Relativo Valor Absoluto Antecessor Sucessor Consecutivo Decomposio Nmeros Cardinais Nmeros Ordinais

Introduo 1 OS NMEROS Os nmeros governam o mundo. (Plato) 1.1 A IMPORTNCIA DOS NMEROS Imagine a tua vida sem os nmeros. J imaginou a confuso que seria ? Tente responder as seguintes perguntas sem usar os nmeros: a) Quantos anos voc tem? b) Qual a data do teu nascimento? c) Que horas so? d) Qual a tua altura? e) Quanto custa o po no teu bairro? Conseguiu responder a alguma? Claro que no, no ? Percebeu a importncia dos nmeros na nossa vida?

Contando uma histria Num passado bem distante, quando ainda no haviam inventado os nmeros, havia um pastor de ovelhas que todos os dias levava seus animais para pastar fora do aprisco. O problema que muitas delas no voltavam. Quando elas no se perdiam, os lobos a devoravam. E o coitado do pastor nem podia controlar. Afinal, como ele ia saber se estava faltando alguma, se ele no sabia contar ! Tambm nem podia ! Se esqueceu que no existiam os nmeros ?

O pastor teve uma brilhante idia: cada ovelha que sasse do aprisco, ele colocava uma pedra na sacola, e tirava quando a ovelha voltasse. Um belo dia, as ovelhas estavam entrando, e ele tirando as pedras. Para a sua surpresa, sobrou uma pedra na sacola. O que aconteceu ? Pense e responda!!! Parece que o pastor havia resolvido o seu problema com a relao entre ovelhas e pedras. O problema que a quantidade de ovelhas aumentou sobremaneira ! Como ele ia representar milhares de ovelhas com pedras ? Comeava a a necessidade de criar os nmeros. Mas isso uma outra histria

A PALAVRA CLCULO A palavra clculo muito usada na matemtica. Saiba que ela significa pedra. Calcular significa contar pedras. Voc j deve presumir de onde veio essa expresso, no mesmo ? Se no sabe, leia a histria do pastor de ovelhas acima novamente !

2 NUMERAIS Vimos na histria anterior que foi necessrio criar um sistema para contagem. No entanto, antes de pensar em criar esse sistema, era necessrio criar smbolos para expressar as quantidades. Seu nome: numerais.

Numerais so os smbolos (desenhos) que representam uma quantidade.

Veja os numerais inventados por povos diferentes:

O NMERO ZERO O zero o mais novo dentre os numerais. Inicialmente, no utilizava nenhum smbolo para represent-lo. Isso porque para representar zero objeto, era s deixar vazio (sem desenho). Mas a necessidade de expressar nmeros grandes fez com que criasse um smbolo para representar o nada. Imagine representar o nmero mil e trs sem os zeros Zero, esse nada que tudo. (Laisant) Resumo:

Numeral o smbolo que forma os nmeros

1 Ao lado de cada nmero, escreva a quantidade de numerais: 154 ___ 57 ___ 0 ___ 50 ___ 1.458 ___ 9 ___ 85 ___ 1 ___ 2 ___ 3 ___ 1106 ___ 3 SISTEMAS DE NUMERAO Com os numerais inventados, era necessrio, agora, colocar essa idia em ordem. Um sistema que iria coloc-los em seqncia, dando a idia de contagem, e que recebeu o nome de sistema de numerao. Cada povo citado anteriormente inventou o seu prprio sistema de numerao. Existem, ainda, outros sistemas de numerao, como o dos maias, entre outros, que no convm, por hora, mencionar. Alis, veremos adiante as regras de apenas dois sistemas de numerao: o Romano e o Indo-Arbico, os quais so usados at hoje por ns. I, II, III, IV, V, VI, VII 4 SISTEMA DE NUMERAO ROMANO Como foi visto anteriormente, os numerais so letras maisculas: I, V, X, L, C, D, M. Regras: 1) O sistema dividido em Numerais Fundamentais I = 1 X = 10 C = 100 M = 1000 Numerais Secundrios V = 5 L = 50 D = 500 2) os numerais fundamentais podem ser repetidos at trs vezes. Nunca mais de trs ! Exemplos: I, II, III (1,2,3) X, XX, XXX (10,20,30) C, CC, CCC (100,200,300) M, MM, MMM (1000,2000,3000) 3) Os numerais secundrios no podem ser repetidos NUNCA ! 4) Quando um numeral fundamental estiver esquerda do secundrio, dever subtrair o valor dele. Quando estiver direita, dever somar. Lendo um nmero romano:

DE OLHO NA DICA: I Identifique, primeiro, o nmero secundrio a) IVObserve que tem 2 numerais (I e V). Devo ver qual deles o secundrio. Neste caso, o V, que vale 5. Ele ser o meu ponto de partida. Vejo qual numeral est a sua direita para somar com 5. Percebo que no tem nenhum. Vejo qual o numeral est sua esquerda para subtrair de 5. Percebo que o I, que vale 1. Logo, tiro 1 de 5, que fica 4. Assim, IV = 4. b) VII Neste caso no h valor para subtrair, pois no tem numeral esquerda do secundrio. Mas eu tenho um valor direita, o qual dever ser somado com o V, que o meu secundrio. II vale 2. Ento devo somar II com V (2 com 5), que d 7. Assim, VII = 7.

COMO REPRESENTAR 4000 ? Voc j sabe que o M vale 1000. Sabe que, por ser um numeral fundamental, ele pode ser repetido. Mas s pode repeti-lo trs vezes. Como, ento, fazer para representar o quatro mil ? A partir de 3999, os nmeros romanos so escritos normalmente, porm com um trao em cima do numeral, que valer 1000 Obs: __ V temos o algarismo do 5. Como est com um trao em cima, dizemos cinco mil.

Voc est estudando nmeros romanos. Mas ser necessrio ? Em que situao voc poder usar os seus conhecimentos de nmeros romanos ? Pense e responda!!!

1 Complete a tabela nas clulas que esto vazias, com nmeros romanos ou indo-arbicos.

2 Qual o nome do nosso sistema de numerao? 3 Quantos numerais existem no sistema de numerao romano? 4 O que significa o trao em cima de um numeral romano? 5 Em que sculo voc est? 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 5 SISTEMA DE NUMERAO INDO-ARBICO

Esse o sistema que ns usamos nos dias de hoje, por ser mais simples de representar. Mas apesar de sua facilidade, houve um tempo em que ele foi rejeitado.

Contando uma histria H muito tempo atrs, a maioria dos pases usava o sistema de numerao Romano. Mas voc j percebeu que ele bem complicadinho, no ? Em 809, um matemtico chamado Mohammed-al-Khowarizmi conheceu um sistema de numerao que os hindus usavam. Ele se interessou imediatamente, por contar com dez algarismos (por isso chamado sistema de numerao decimal, ou seja, base dez). Levou para sua terra, e aperfeioou esse sistema, sendo do jeito que ns o conhecemos hoje. Na hora de registrar na histria a autoria, houve dvida: seria esse sistema hindu ou rabe ? Para no haver briga, passou a se chamar indo-arbico, prestigiando os dois povos. Bom, embora os dois povos citados gostassem muito desse novo sistema de numerao, teve quem odiasse. A Igreja da poca chegou a ameaar punio para quem fizesse uso desse sistema, querendo conservar o at ento usado sistema de numerao romano. Mas no houve como resistir. Com a Pennsula Arbica, a frica e a Europa aderindo, o resto dos pases foi questo de tempo. At hoje, a grande maioria dos pases faz uso do sistema indo-arbico de numerao. 6 ALGARISMOS Algarismo um numeral, com nome diferente. Voc pode escolher chamar o smbolo que representa um nmero de algarismo ounumeral. A palavra algarismo uma homenagem ao matemtico que descobriu dos hindus o sistema de numerao que revolucionou o mundo. Observe que o seu nome alkhowarizmi. Leia rpido, e voc notar a pronncia parecida com algarismo. Apesar de a palavra algarismo ter sido originada para o sistema indo-arbico, comum ouvirmos pessoas usarem em outros sistemas de numerao, como o romano, por exemplo.

1 Ao lado de cada nmero, escreva a quantidade de numerais e de algarismos:

7 BASE DE UM SISTEMA DE NUMERAO O nosso sistema de numerao chamado de decimal, porque ele separado de dez em dez. Mas h outros sistemas de numerao, cuja base pode ser 2, 12, 60, etc.

O tempo, marcado pelo nosso relgio, no tem base decimal, j reparou ? Da mesma forma, os ovos so vendidos por uma base que tambm no dez. Qual a base do relgio e dos ovos? Pense e responda!!!

8 BACO O homem comeou a contar com pedras, dedos, riscos em ossos, enquanto a quantidade era pequena. Quando a quantidade passou a ser expressiva, houve anecessidade de tcnicas mais rpidas e eficazes. Surgiu, de mais uma necessidade, o baco, que o instrumento na figura acima. Observe que o baco tem uma madeira em p. A regra : em cada fileira eu s posso colocar nove rodelas.

Para representar o nmero 2, eu coloco duas rodelas. Para o nmero 7, devo colocar sete rodelas, e assim sucessivamente. Porm, para representar o nmero 14, o nmero de rodelas iria ultrapassar, j que a regra que pode apenas nove. Ento, eu devo tirar dez rodelas, e trocar por outra rodela de cor diferente, colocando na madeira ao lado. Assim, cada rodela que estiver na segunda madeira, valer 10. Ento, na terceira fileira, valer 100, na quarta 1000. (1011001)2 9 SISTEMA BINRIO Como o nome indica, o sistema de numerao binrio tem base dois. Ele revolucionou o computador, pois o mesmo utiliza impulsos eltricos, e para simplificar, ele utiliza esse sistema. Apenas dois algarismos so usados: o zero e o um. Para ler um nmero binrio, devemos entender a idia do baco. A diferena, que ao invs da regra ser de no mximo 9 rodelas, ser de 2, pois a base 2. Assim, o nmero 1001 pode ser representado com uma rodela na 1 madeira, nenhuma na 2 e 3, e uma na quarta. A rodela da 1 madeira vale 1, da 2 vale 2, da 3 vale 4, da 4 vale 8.

1 Qual o nome do sistema de numerao cuja base dez ? 2 Qual a base do sistema binrio ? 3 Desenhe um baco. 4 Desenhe as rodelas do baco, conforme cada nmero do sistema indoarbico:

145

1.237

101

8.007 05 Faa o mesmo com os nmeros do sistema binrio:

1.180

1001

1101

101 06 Transforme os nmeros inrios para indo-arbicos: a) 100001 = _______________ b) 111101 = _______________ c) 1000101 = ______________ d) 101 = __________________ e) 1 = ____________________ f) 11 = ____________________

1000

Os povos da mesopotmia tinham um sistema de numerao (babilnico) com base 60. O uso desse sistema acabou, mas nos deixou uma herana: a contagem dos segundos e minutos.

DE OLHO NA DICA: TCNICA PARA TRANSFORMAR NMERO DE SISTEMA DE BASE 10 EM NMERO DE SISTEMA DE BASE 2 1) Divide o nmero por dois (j que a base dois).

2) O quociente ser dividido tambm por dois.

3) Continue dividindo os novos quociente at que no seja mais possvel.

*Observe que o novo quociente um. Isso significa que a conta acabou, pois no h como dividir por 2 (em IN). 4) Destaque todos os restos:

5) Escreva-os, comeando pelo ltimo quociente, seguindo dos restos a partir da direita.

Ficou: 1111. Essa a representao binria do nmero 15.

1 Transforme os nmeros de base dez em nmeros binrios: a) 25 _________________________ b) 124 ________________________ c) 44 _________________________ d) 3 __________________________ e) 21 _________________________ f) 7 __________________________

g) ___________________________ 2 Quantos algarismos existem num sistema de base: Dois : __________ Dez: ________ 10 ORDENS DO SISTEMA INDO-ARBICO CENTENAS DEZENAS UNIDADES O nosso sistema de numerao dividido em trs ordens: unidades, dezenas e centenas. Podemos assimilar essa idia com as trs colunas acima. Sabe-se que, cada coluna no pode ter dois numerais. Assim, cada ordem ela pode chegar at o nmero 9. Veja como colocar os nmeros na tabela de ordens:

*Perceba que comeamos a escrever os algarismos da direita para a esquerda. E se for o nmero 1.200 ? Bem, neste caso devemos recorrer a outras classes, como veremos agora. 11 CLASSES DO SISTEMA INDO-ARBICO Os nmeros at 999 (ou seja, aqueles que tiverem at trs numerais, estaro na mesma classe, chamada de unidade simples. A partir da, entra em ao outra classe, chamada a classe de milhar. claro que depois da classe de milhar existem outras, conforme veremos mais adiante. O que devemos ter em mente, que cada uma dessas classes est dividida nas 3 ordens citadas no captulo anterior. A diferena ser o sobrenome : Unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar. As classes so:

Alm do quintilho, existem ainda, as classes: sextilhes setilhes octilhes Nonilhes

Todos os nmeros com at trs numerais pertencem a classe das unidade simples. No entanto, na leitura, no necessrio mencionar a classe, bastando falar o nmero. Ex: 54 cinqenta e quatro (observe que no se fala cinqenta e quatro unidades simples) MILHAR Os nmeros com mais de trs numerais e menos de sete pertencem a classe de milhar. Fala-se, no cotidiano, mil, no lugar de milhar. Ex: 3.000 trs mil. (no se fala trs milhares) MILHO EM DIANTE De milho em diante, usa-se normalmente o nome da classe. Ex: 1.000.000 um milho 1.000.000.000 um bilho escrever como se l. Exemplos: 8.005.040 temos as classes de unidades simples, milhares e milho. Leia os nmeros em cada classe, seguido do sobrenome.. 8 Oito milhes 5 Cinco mil 40 Quarenta. Oito milhes, cinco mil e quarenta. * claro que, em exerccios, o professor no pedir para voc ler os nmeros, mas escrever por extenso, que significa

1 Preencha a tabela com os nmeros dados, respeitando a posio dos nmeros.

2 Faa o mesmo, porm, com a tabela acrescida de outras classes:

3 Preencha a lacuna conforme o modelo: a) 154 quatro unidades, cinco dezenas e uma centena. b) 789 ____________________________ c) 55 _____________________________ d) 1.458 ___________________________ 4 Escreva por extenso os nmeros: a) 60.000 b) 166.000.000 c) 1.287.000 d) 1.875.477.000 e) 8.875.166.579.000 f) 9.000.000.000.000 g) 6.000.000.000.000.000 h) 7.000.000.000.000.000.000 i) 9.004.110.001.045 5 Qual o valor absoluto e o relativo do numeral 7 no nmero 1.758 ? 13- VALOR RELATIVO (V.R) Valor relativo de um numeral aquele que depende da ordem e classe em que ele est.

Ex: O nmero 543 tem trs numerais.O numeral 5 tem valor relativo de 500, pois ele est na ordem centena. J o valor relativo do numeral 4 40, pois ele est na dezena. Enquanto o do 3 simplesmente 3, j que est na unidade. Valor relativo aquele que depende da classe e ordem de onde o numeral se encontra. 14 VALOR ABSOLUTO (V.A) O valor absoluto no depende de ordem, nem classe de onde o numeral se encontra. Ser sempre o prprio numeral. Ex: 795. O valor absoluto do 7 ele mesmo (7) Do 9 tambm ele mesmo (9) E do 5 ele prprio (5). Valor relativo aquele que no depende da classe e ordem de onde o numeral se encontra.

DE OLHO NA DICA: I NO CONFUNDA V.R COM V.A Qual o valor do algarismo 7 ? Bom, isso relativo. Vai depende da ordem e classe que ele est. Ora, se depende, ento o valor relativo. Mas se a pessoa responder sem te perguntar a ordem e classe, voc pode duvidar. Se ela disser que tem certeza absoluta, porque no importa nem a ordem, nem a classe. Neste caso o valor absoluto. 15 ANTECESSOR O antecessor de um nmero sempre o que vem antes dele. Assim, o antecessor de 12 11. O de 15 14. O de 100 99. * Como estamos estudando apenas os nmeros naturais, podemos dizer que no existe antecessor natural do nmero zero.

DE OLHO NA DICA: PARA ACHAR O ANTECESSOR Para achar o antecessor de qualquer nmero, basta tirar 1.

1 Escreva os trs nmeros antecessores do duzentos. 2 Qual o antecessor do nmero: a) 1.000 _____ b) 10.000 ______ c) 100.000 _________ d) 20 _____ e) 1.000.000 __________ e) 1 ____ 16 SUCESSOR Se o antecessor o nmero que vem antes, o sucessor s pode ser o que vem depois. Temos, ento, o 12 como sucessor do 11 O sucessor do 20 21. O do 1.000 1.001.

DE OLHO NA DICA: PARA ACHAR O SUCESSOR Para achar o antecessor, tiramos uma unidade do nmero em questo. Mas para achar o sucessor, deveremos somar uma unidade.

ANTECESSOR E SUCESSOR DE UM NMERO DESCONHECIDO Costumamos representar um nmero desconhecido com uma letra, geralmente x ou y. Para achar o sucessor de uma letra, basta entender que deveremos somar 1 unidade. Logo, o sucessor de x x + 1 O sucessor de y y + 1 J para achar o antecessor de um nmero desconhecido, deveremos subtrair 1 unidade. O antecessor de x x 1.

17 CONSECUTIVO Consecutivo o nmero que vem depois de um nmero dado. Logo, percebe-se que o nmero consecutivo ser sempre o mesmo que sucessor. Exemplo: Dado o nmero 10, o consecutivo 11, e o sucessor tambm 11.

1 A soma de dois nmeros consecutivos sete. Que nmeros so esses ? 2 O antecessor de um nmero de um nmero vinte e nove. Quem ser o sucessor do mesmo nmero ? 3 Qual o antecessor do sucessor de trinta e quatro ? 4 Qual a o sucessor do nmero consecutivo de sessenta e dois ? 5 Tente encontrar o sucessor de noventa e nove, que tenha apenas dois algarismos: 18 DECOMPOSIO Para decompor um nmero basta escrever o algarismo vezes o 1, 10, 100, 1000 ou qualquer nmero, segundo a sua ordem e classe. Exemplo: Decompor o nmero 1.457. 7 x 1 (por que o sete unidade) 5 x 10 (porque o cinco dezena) 4 x 100 (porque ele centena) 1 x 1000 (porque ele unidade de milhar) *Observe que, somando os valores do produto (resultado da multiplicao), teremos como soma, o nmero dado. 7 x 1 5 x 10 4 x 100 1 x 1000 7 + 50 + 400 + 1.000 = 1.457

1 Decomponha os nmeros: a) 47.653.201 b) 88.888.888

c) 147.014 d) 14 e) 1.450 19 NMEROS CARDINAIS os nmeros como voc conhece: um, dois, trs.

1 Escreva por extenso os seguintes numerais ordinais: a) 27 b) 117 c) 1.246 d) 762 e) 246 f) 134 g) 645 h) 475 i) 309 2 Escreva, com nmeros ordinais: a) trecentsimo segundo b) qinquagsimo terceiro c) octogsimo nono

Vous aimerez peut-être aussi