Vous êtes sur la page 1sur 38

Revista Crtica de Cincias Sociais, 72, Outubro 2005: 7-44

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

A crtica da governao neoliberal: O Frum Social Mundial como poltica e legalidade cosmopolita subalterna
A governao hoje apresentada como um novo paradigma de regulao social que veio suplantar o paradigma anteriormente em vigor assente no conflito social e no papel privilegiado do Estado, enquanto ente soberano, para regular esse conflito por via do poder de comando e de coero ao seu dispor. Neste artigo fao uma crtica radical do novo paradigma, concebendo-o como a matriz regulatria do neoliberalismo, entendido como a nova verso do capitalismo de laissez faire. Centrada na questo da governabilidade, esta matriz regulatria pressupe uma poltica de direito e de direitos que tende a agravar a crise da legitimidade do Estado. Algumas das facetas da governao podem ser encontradas no movimento global de resistncia contra a globalizao neoliberal que tem hoje a sua melhor expresso no Frum Social Mundial. Ao contrrio da governao hegemnica, este movimento assenta na ideia de conflito e da luta contra a excluso social, o que se torna manifesto nas concepes e polticas de direito que adopta.

1. Introduo Defendi, noutro local, que existem duas formas de globalizao: a globalizao neoliberal e aquilo a que eu chamo uma globalizao contra-hegemnica, que desde h algum tempo se vem opondo primeira (Santos, 2002: captulos 5, 9). Designo por globalizao contra-hegemnica o conjunto vasto de redes, iniciativas, organizaes e movimentos que lutam contra as consequncias econmicas, sociais e polticas da globalizao hegemnica e que se opem s concepes de desenvolvimento mundial a esta subjacentes, ao mesmo tempo que propem concepes alternativas. A globalizao contra-hegemnica centra-se nas lutas contra a excluso social. Atendendo a que a excluso social sempre produto de relaes de poder desiguais, a globalizao contra-hegemnica animada por um ethos redistributivo no sentido mais amplo da expresso, o qual implica a redistribuio de recursos materiais, sociais, polticos, culturais e simblicos.
Pelos comentrios a uma primeira verso deste texto, os meus agradecimentos a Celeste Benson, Arturo Escobar, Marc Galanter, Candido Grzybowszki, Joel Handler, Antnio Martins, Paula Meneses, Moema Miranda, Walter Mignolo, Nelson Maldonado-Torres, Cesar RodrguezGaravito, Jorge Romano, Pedro Santana, Jai Sen, Ronen Shamir, David Sugarman, Teivo Teivonan, Virginia Vargas, Peter Waterman, Francisco Whitaker, Lucie White, e Bill Whitford.
1

 | Boaventura de Sousa Santos

Neste sentido, a redistribuio baseia-se, simultaneamente, no princpio da igualdade e no princpio do reconhecimento da diferena. Em causa est a luta por trocas iguais e iguais relaes de autoridade (mais do que relaes de poder). Uma vez que as trocas e as relaes de poder desiguais se cristalizam na poltica e no direito, a globalizao contra-hegemnica desdobra-se em lutas polticas e lutas jurdicas orientadas pela ideia de que possvel pr em causa as estruturas e as prticas poltico-jurdicas atravs de princpios poltico-jurdicos alternativos. A estes princpios alternativos e s lutas em sua defesa chamei poltica e legalidade cosmopolita subalterna (Santos, 2002: 465; 2003). Neles se inclui um vasto campo confrontacional de poltica e direito em que distingo dois processos fundamentais de globalizao contra-hegemnica: a aco colectiva global, que opera atravs de redes transnacionais de ligaes locais/nacionais/globais; e as lutas locais ou nacionais, cujo xito induz a reproduo noutros lugares ou o fun cionamento em rede com lutas paralelas em curso noutras paragens. No presente artigo, debruar-me-ei sobre o primeiro processo, analisando a poltica e o direito corporizados pelo Frum Social Mundial (FSM) e estabe lecendo o contraste com a poltica e o direito neoliberais. Para tal, dividirei o artigo em trs seces. Em primeiro lugar, debruar-me-ei sobre algumas das inovaes jurdicas trazidas pela globalizao neoliberal, concretamente no que se refere governao enquanto suposto modo de regulao social ps-estatal. Seguidamente, analisarei o FSM enquanto expresso da globalizao contra-hegemnica dentro da qual esto em vias de ser forjadas uma poltica e uma legalidade cosmopolita subalterna. Por m, estabelecerei um contraste explcito entre formas de poltica e de poltica de direito hegemnicas e contra-hegemnicas. Antes de prosseguir, e dada a viso estreita do direito e da poltica que actualmente domina os estudos jurdicos, importa claricar a concepo de direito e de poltica de que farei uso ao longo deste artigo. Subjacentes globalizao neoliberal e globalizao contra-hegemnica, encontram-se concepes diferentes de direito e de poltica do direito. Ambas, porm, exigem que se proceda a um alargamento radical daquilo que convencionalmente se entende por direito e poltica do direito. A meu ver, so precisos quatro alargamentos conceptuais para se captar a poltica do direito num contexto de globalizao. O primeiro diz respeito ao mbito das aces, lutas, ou disputas jurdicas. No contexto de globalizaes conituantes entre si, as prticas jurdicas colectivas aliam a mobilizao poltica mobilizao jurdica, podendo esta envolver aces tanto legais como ilegais e no-legais ou a-legais. O segundo alargamento tem a ver com a escala. A poltica do direito tem de ser conceptualizada em trs escalas

A crtica da governao neoliberal | 

distintas a local, a nacional, e a global. Na maioria dos casos, todas as escalas envolvidas se interpenetram. As lutas de poder pela escala relevante do direito so, hoje em dia, travadas num contexto de predomnio crescente da escala global. O terceiro alargamento diz respeito ao saber jurdico e ao respectivo grau de especializao. A poltica do direito implica uma variedade de saberes jurdicos e um grau de especializao de que o saber jurdico prossional apenas uma componente. Num campo jurdico cada vez mais fragmentado e trans-escalar e num contexto de predomnio crescente do saber econmico neoliberal, frequente saberes jurdicos rivais (local ou nacional vs transnacional; prossional vs leigo; velha doutrina jurdica vs concepes emergentes) colidirem entre si. Finalmente, a quarta dimenso de uma concepo alargada da poltica do direito a dimenso temporal. Este alargamento temporal tem duas vertentes. O direito estatal moderno est sujeito moldura temporal da aco do Estado (como, por exemplo, o tempo do processo judicial, o tempo do ciclo eleitoral e o tempo do processo legislativo e da burocracia). No entanto, a mobilizao jurdica implica muitas vezes molduras temporais contrastantes. Por um lado, temos o tempo instantneo do capital nanceiro (para o qual o longo prazo so os prximos dez minutos). Por outro lado, temos a longue dure do capitalismo e do colonialismo, ou mesmo a durao mais longa de todas (um tempo glacial), que a da deteriorao ecolgica ou da exausto dos recursos naturais (como, por exemplo, nos conitos jurdicos envolvendo os povos indgenas em luta contra as companhias petrolferas a operar nos respectivos territrios [Rodrguez-Garavito e Arenas, 2005]). Sucede muitas vezes as batalhas jurdicas serem marcadas pela presena de concepes de tempo radicalmente diferentes, com os conitos a serem travados num contexto em que a moldura temporal dominante parece aproximarse cada vez mais do tempo instantneo do capital nanceiro. A segunda vertente diz respeito ao contraste entre o tempo linear que preside lgica de desenvolvimento do Ocidente assente numa concepo unilinear de desenvolvimento, segundo a qual diferentes passados convergem para um nico futuro e uma concepo pluralista de tempo assente na ideia de que existem vias alternativas de desenvolvimento e de que, por conseguinte, diferentes passados subjazem a diferentes presentes, podendo conduzir a diferentes futuros. Tendo em mente uma tal reconceptualizao, torna-se possvel analisar os contornos do papel da poltica e do direito na globalizao hegemnica e contra-hegemnica. E nessa tarefa que me deterei de seguida.

10 | Boaventura de Sousa Santos

2. A governao como legalidade neoliberal Desde que h testemunhos histricos escritos at 1975, o catlogo da Biblioteca do Museu Britnico regista 47 ttulos contendo a palavra governao (governance). A partir de ento, a palavra teve uma proliferao desenfreada em todas as disciplinas das cincias sociais. Essa presena avassaladora s encontra paralelo, durante o mesmo perodo, no termo globalizao. Esta convergncia de trajectrias no fruto do acaso. Como procurarei demonstrar, desde meados da dcada de 1990 que a governao se tornou a matriz poltica da globalizao neoliberal. Chamo-lhe matriz porque se trata de uma estrutura basilar, ou de engaste, e simultaneamente de um ambiente fomentador de toda uma rede de ideias pragmticas e de padres de comportamento cooperativo, partilhados por um grupo de actores seleccionados e respectivos interesses; uma rede auto-activada, destinada a lidar com o caos num contexto em que nem a ordem normativa exercida do topo para a base e gerada a partir do exterior (comando estatal) nem o ordenamento participativo autnomo feito da base para o topo e no-pr-seleccionado (democracia participativa) esto disponveis, ou, se esto disponveis, no so desejveis. Decisiva para esta matriz a ideia de que ela se v a si prpria como sendo autogerada de uma forma cooperativa e, por isso, como sendo o mais inclusiva possvel. Como qualquer outra matriz, ela assenta num princpio de selectividade e, como tal, no binmio incluso/excluso. Neste caso, contudo, os excludos, em vez de estarem presentes como excludos, esto completamente ausentes. A governao , assim, uma matriz que alia a horizontalidade verticalidade de uma maneira nova: ambas so autogeradas, aquela como omni-existente, esta como no-existente. Ela funciona por meio de uma falsa dialctica entre governao e desgovernao, em que o segundo termo, em vez de inrmar a governao confrontando-a, mais no faz do que ratic-la, devido a faltar-lhe ora o objecto, ora o agente. Bob Jessop (1998) chama paradigma da governao a este fenmeno poltico-ideolgico. Paradigma ser talvez um conceito demasiado forte para caracterizar o fenmeno, especialmente se entendermos os paradigmas na formulao originariamente proposta por Kuhn (1970), ou seja, como concepes cientcas universalmente reconhecidas e que, durante um certo perodo, proporcionam problemas-modelo e solues-modelo para uma comunidade de cientistas. Considerando que so muitas e diversas as concepes de governao existentes, diferentemente posicionadas ao longo do espectro poltico, prero uma designao mais branda e mais estreita
Existe uma vasta literatura alusiva governao, podendo encontrar-se uma boa panormica em Rodrguez-Garavito (2005).


A crtica da governao neoliberal | 11

a matriz da governao. possvel, assim, discernir a matriz da governao e a multido da governao. Deste modo, uma ideologia esquiva e uma prtica que de um modo geral ainda no foi testada funcionam como um apelo vago, capaz de mobilizar cientistas sociais, decisores polticos e juristas com os mais variados pers intelectuais e liaes polticas. Fao uma distino entre a matriz da governao e a multido da governao porque, por mais vaga que seja, a matriz menos heterognea do que os grupos que dela se reclamam. Encontramo-nos num estdio de desenvolvimento do conceito de governao muito semelhante ao que se vericava com o conceito de globalizao em meados da dcada de 1990, altura em que as prticas sociais ainda no permitiam discernir completamente as clivagens e contradies geradas pelos prprios processos de globalizao. Nas pginas que se seguem procurarei responder a trs perguntas: (1) como surgiu a governao, e porqu? (2) que signicado poltico tem? e (3) h outras histrias da governao?
2.1. Genealogia da governao

Para entender o surgimento da matriz da governao, temos que recuar ao incio da dcada de 1970, e concretamente ao movimento estudantil e crise de legitimidade a que este deu origem. Como mostraram Jrgen Habermas (1982) e Claus Offe (1985), a crise adveio do questionamento radical do contedo tanto social como democrtico do contrato social subjacente aos Estados sociais-democrticos aps o m da Segunda Guerra Mundial. Para o movimento estudantil a que logo viriam juntarse os movimentos feminista e ecolgico , o contrato social, ao contrrio daquilo que aparentava, visava, de facto, excluir e no incluir. Exclua por completo grandes grupos sociais (como as minorias e os imigrantes) e questes sociais importantes (como a diversidade cultural e o ambiente), e inclua outros grupos, subordinando-os a formas de incluso destituidoras de poder como era o caso, muito agrantemente, das mulheres. Por outro lado, tudo isto se tornara possvel porque a democracia no conseguira cumprir a sua promessa de construo de sociedades livres e iguais. As ideias de soberania do povo e de participao popular haviam sido sequestradas por formas elitistas de governo democrtico, graas cumplicidade dos dois actores sociais historicamente encarregados da tarefa de aprofundar a democracia e de conduzir emancipao social: os partidos operrios e os sindicatos. Foi uma crise de legitimidade porque foi uma crise do governo baseado no consenso, dominando a contestao poltica em todo o Norte durante a primeira metade da dcada de 1970 (Monedero, 2003).

12 | Boaventura de Sousa Santos

O ponto de viragem deu-se em 1975, quando a Comisso Trilateral publicou o seu relatrio sobre a crise da democracia, da autoria de Crozier, Huntington e Watanuki (1975). Segundo estes, a democracia estava, de facto, em crise. No, porm, por haver democracia a menos, mas, pelo contrrio, por haver democracia a mais. As democracias estavam em crise porque se encontravam sobrecarregadas com direitos e reivindicaes e porque o contrato social, em vez de excluir, era demasiado inclusivo, devido precisamente s presses sobre ele exercidas pelos actores sociais histricos atacados pelos estudantes (os partidos operrios e os sindicatos). Com esta anlise e o poder social por detrs dela, a crise do governo baseado no consenso (crise de legitimidade) transformou-se numa crise do governo tout court, e, com isto, a crise de legitimidade transformou-se em crise de governabilidade. A natureza da contestao poltica viu-se, desta forma, profundamente alterada. O foco, antes centrado na incapacidade do Estado para fazer justia aos novos movimentos sociais e s suas exigncias, passou a centrar-se na necessidade de conter e controlar as reivindicaes da sociedade relativamente ao Estado. Em breve, o diagnstico da crise enquanto crise de governabilidade passou a ser dominante, o mesmo se vericando com a terapia poltica proposta pela Comisso Trilateral: do Estado central para a devoluo/descentralizao; do poltico para o tcnico; da participao popular para sistemas de peritos; do pblico para o privado; do Estado para o mercado (Crozier et al., 1975). A dcada seguinte assistiu construo de um novo regime poltico-social baseado nestas ideias e que em breve seria imposto escala global sob a designao de Consenso de Washington. Foi uma dcada de profundas transformaes poltico-ideolgicas, que prepararam o caminho para o avano da soluo abrangente para a crise da governabilidade: a lei do mercado. Enquanto a perspectiva da crise de legitimidade via a soluo na transformao do Estado e no reforo da participao popular, atravs de movimentos sociais novos e autnomos, j sob o prisma da crise da governabilidade a soluo estava na retraco do Estado (arredado da esfera econmica e da prestao de servios sociais) e na domesticao da participao popular (atravs de polticas restritivas de tal participao, por sua vez baseadas numa concepo individualista da sociedade civil dominada pelas organizaes empresariais). Estas organizaes, cuja pertena sociedade civil se tornara problemtica devido crescente autonomia da sociedade civil republicana relativamente ao mercado, foram subrepticiamente reintroduzidas na sociedade civil atravs de um processo de dupla identicao, simultaneamente como agentes do mercado e como actores sociais.

A crtica da governao neoliberal | 13

Por volta de 1986, tornou-se claro que todas as outras recomendaes da Comisso Trilateral seriam aceites como naturais a partir do momento em que fossem aplicadas trs regras fundamentais: a privatizao, a mercantilizao e a liberalizao. Estas trs grandes regras tornaram-se nos trs pilares do neoliberalismo e da globalizao neoliberal. A dcada seguinte (de 1986 a 1996) foi o ponto alto do neoliberalismo, com o Estado a retirar-se do sector social e da regulao econmica, com a lei do mercado a presidir regulao econmica e social, e com a proliferao de organizaes da sociedade civil, genericamente designadas por terceiro sector, cuja nalidade consiste em satisfazer as necessidades humanas a que o mercado no consegue dar resposta e o Estado j no est em condies de satisfazer (Santos, 2002: 439-95; Santos e Jenson, 2000). Esse tambm o perodo em que os fracassos do mercado, enquanto grande princpio da regulao social, se tornam evidentes. O enorme aumento da polarizao dos rendimentos e dos nveis de riqueza, com o seu efeito devastador sobre a reproduo dos modos de subsistncia de populaes inteiras; o aumento generalizado da corrupo; os efeitos perversos da conjugao da lei do mercado com a democracia no-distributiva, conducente imploso de alguns Estados e a guerras civis inter-tnicas so, todos eles, factos com uma disseminao demasiado ampla e profunda para poderem ser descartados como meros desvios anmalos. Foi nesta conjuntura que a governao surgiu, enquanto matriz social e poltica nova. Os ltimos trinta anos podem, assim, resumir-se na seguinte sequncia de conceitos: da legitimidade governabilidade; da governabilidade governao. Transpondo para a terminologia hegeliana, podemos pensar na governao como sendo a sntese, que supera a tese (a legitimidade) e a anttese (a governabilidade). Na verdade, a governao procura aliar a exigncia de participao e de incluso reivindicada pela perspectiva que encara a crise social pelo lado da legitimidade com a exigncia de autonomia e de auto-regulao reivindicada pela perspectiva da governabilidade. Trata-se, todavia, de uma falsa sntese, uma vez que funciona totalmente dentro do quadro da governabilidade. Em vez de ressuscitar a procura de legitimidade que caracterizou a dcada de 1970, ela tenta reconstruir a governabilidade de maneira a transform-la numa concepo alternativa da legitimidade.
2.2. O significado poltico da governao neoliberal

Para identicar o signicado poltico da governao neoliberal, temos que prestar ateno no apenas quilo que ela diz mas tambm quilo que silencia. So os seguintes os silncios mais importantes da matriz da gover-

14 | Boaventura de Sousa Santos

nao: as transformaes sociais, a participao popular, o contrato social, a justia social, as relaes de poder, e a conitualidade social. Foram estes os conceitos com que, na dcada de 1970, foi formulada a crise da legitimidade. Foram tambm os conceitos em que se alicerou a teoria crtica moderna. Ao silenci-los sem para eles oferecer uma alternativa positiva, a governao assinala a derrota da teoria crtica tanto no plano social como no plano poltico. De facto, as alternativas aos conceitos silenciados propostas pela governao so, todas elas, negativas, no sentido em que se denem por oposio aos conceitos da legitimidade: em vez de transformaes sociais, a resoluo de problemas; em vez da participao popular, participao dos titulares de interesses reconhecidos (stakeholders); em vez do contrato social, a auto-regulao; em vez da justia social, jogos de soma positiva e polticas compensatrias; em vez de relaes de poder, coordenao e parcerias; em vez de conitualidade social, coeso social e estabilidade dos uxos. Estes conceitos alternativos no deixam de conter aspectos positivos. Com efeito, alguns deles reectem certas aspiraes da democracia avanada. So negativos na medida em que so utilizados em oposio aos outros conceitos silenciados, e no como uma componente complementar da mesma constelao poltica. Deste modo, em vez de estarem ao servio de um projecto de incluso social e de redistribuio social, esto, isso sim, ao servio da excluso social e da polarizao econmica. No cerne da crise da legitimidade encontrava-se a ideia da soberania popular e da participao popular, alicerce da equao fundamental necessria a uma transformao social verdadeiramente capacitadora: no h benefcio sem participao; e no h participao sem benefcio. Tal equao decorre das seguintes premissas: o direito a determinar o benefcio cabe a quem participa; a condio para uma tal autodeterminao a autodeterminao da participao. A matriz da governao lida com esta equao de uma forma complexa. Ela aceita a equao na condio de substituir a participao autodeterminada por uma participao baseada num princpio de seleco segundo o qual apenas alguns actores, interesses ou vozes so admitidos a participar. A participao pode ser autnoma, mas no assim os critrios de escolha dos participantes. Pode haver benefcio para os que so admitidos, mas sempre custa da invisibilizao dos preteridos. A equao , assim, desenraizada e instrumentalizada. Se o princpio de seleco posto em causa e os que no so admitidos ganham visibilidade, podero eventualmente obter benefcios, mas sob a condio de no participarem. Se a natureza e o mbito dos benefcios so postos em causa pelos participantes admitidos, estes podero usufruir da possibilidade de continuar a

A crtica da governao neoliberal | 15

participar, mas com a condio de no insistirem na autodeterminao dos respectivos benefcios. Em casos extremos, dir-se- que o benefcio reside na participao em si mesma. Aplicando governao a sociologia das ausncias (Santos e Rodrguez-Garavito, 2005), possvel detectar dois actores no-existentes: o Estado e os excludos. No caso do Estado, no ele propriamente que est ausente; esto, sim, ausentes o princpio da soberania e o poder coercivo que lhe andam associados. O Estado , portanto, um parceiro legtimo da governao, desde que participe numa qualidade que no a de Estado soberano e que, ao faz-lo, assuma, idealmente, um estatuto semelhante ao dos demais parceiros. Mas a questo tem mais que se lhe diga. A passagem da legitimidade governabilidade foi provocada pela incapacitao do Estado enquanto regulador social. No entanto, o Estado no foi privado do seu papel de meta-regulador, quer dizer, de entidade responsvel por criar espao para reguladores no-estatais legtimos. Ser desnecessrio dizer que este tipo de interveno do Estado bem diferente daquele que presidiu ao contrato social. No caso deste ltimo, o Estado seleccionou dois actores sociais bem denidos o capital e o trabalho e trouxe-os mesa das negociaes, controlada pelo prprio Estado, procurando chegar a acordos passveis de ser acompanhados e, se tal se agurasse necessrio, aplicados atravs da coero estatal. A formao poltica assim gerada era uma formao de conitos institucionalizados e no de uxos estveis; de coexistncia pacca e no de objectivos comuns. diversa a maneira como os excludos so remetidos no-existncia. No possvel obrig-los simplesmente a car de fora, como sucedia no contrato social e no Estado providncia, uma vez que, ao contrrio deste, a matriz da governao no aceita o binmio dentro/fora. O que quer que que de fora no concebido como fonte de um poder capaz de transformar a excluso em incluso. Incluso e excluso so, desse modo, despolitizadas, no mais do que dimenses tcnicas da coordenao. Na ausncia de um comando soberano, a excluso s existe como dilema da excluso: como obter poder para lutar pela incluso no crculo da governao, quando todo o poder que h decorre de se pertencer a esse crculo? Algumas das vozes da teoria crtica do direito, incluindo eu prprio, vm defendendo que a moderna juridicao da vida social ou seja, a concepo segundo a qual as transformaes sociais so uma luta por direitos cuja regulao exercida pela democracia liberal e pelo Estado de direito se traduziu num recuo da poltica, medida que a proteco de um nmero crescente de interesses sociais foi passando a estar dependente de especialistas do direito dotados de uma mentalidade tecnicista,

16 | Boaventura de Sousa Santos

em vez de depender da mobilizao e do peso poltico (Santos 1995, 2000, 2002). Numa comparao retrospectiva, o paradigma jurdico agura-se agora como muito mais poltico do que a matriz da governao. Para os autores da rea da teoria crtica, a despolitizao provocada pelo direito foi uma opo altamente poltica, o mesmo se podendo dizer a propsito da governao. possvel contestar a ideia, aqui defendida, de que a governao a forma de governo do neoliberalismo assente no primado das leis do mercado, uma vez que todo o instrumentrio conceptual, tanto ideolgico como tcnico, da governao vai contra aquele que subjaz lgica do mercado. Em lugar de concorrncia (mercado), coordenao e parceria (governao); em lugar de destruio criativa, problemas sociais; em lugar de rentabilidade, coeso social; em lugar de consequncias imprevistas, consequncias a tratar como se houvessem sido previstas; em lugar de mercado, sociedade civil. Em resumo, a matriz da governao surgiu para corrigir falhanos do mercado, sendo dominada por uma lgica que no uma lgica econmica mas sim uma lgica social. De facto, o perodo ureo do neoliberalismo assistiu ao crescimento exponencial de organizaes da sociedade civil e de ONGs, muitas delas apostadas em oferecer algum alvio a populaes desamparadas em consequncia da progressiva extino das redes de segurana outrora proporcionadas pelo Estado-Providncia e agora incapazes de adquirir esse apoio no mercado. O ressurgimento da sociedade civil durante as dcadas de 1980 e 1990 um fenmeno complexo, para o qual no existe uma explicao monocausal. A este respeito, distinguirei trs processos distintos. O primeiro constitudo pelas organizaes da sociedade civil (OSC) que surgiram na Europa Central e de Leste para reivindicar uma esfera pblica no-estatal autnoma a partir da qual pudessem lutar contra os regimes autoritrios do Estado socialista. Essas organizaes foram muito inuentes no perodo de transio democrtica que se seguiu queda dos regimes socialistas. Um tipo semelhante de sociedade civil surgiu em muitos pases da Amrica Latina durante o perodo de transio democrtica que se seguiu queda das ditaduras militares que vigoraram desde meados das dcadas de 1960 ou 1970 at nais da dcada de 1980. Enquanto na Europa Central e de Leste as OSCs vieram pr em causa o regime poltico e econmico, na Amrica Latina as OSCs puseram em causa o regime poltico autoritrio, mas, de um modo geral, no se opuseram ao modelo econmico implantado em concomitncia com a democracia, isto , o neoliberalismo. Quando as transies democrticas foram dadas por ndas, a maioria dessas OSCs desapareceu, fosse porque passaram a partidos polticos ou a empresas de

A crtica da governao neoliberal | 17

consultoria ou de representao de lbis, fosse porque se reconverteram, encaixando assim no terceiro tipo de OSCs abaixo referido. O segundo processo o que mais estreitamente se relaciona com a crise da governabilidade, e consiste em OSCs que no se opuseram nem ao regime poltico (a democracia liberal) nem ao modelo econmico (o capitalismo neoliberal), antes se considerando a si prprias como organizaes de solidariedade vocacionadas para satisfazer as necessidades humanas das vtimas da reestruturao econmica, da espoliao, da discriminao, da degradao ambiental, da guerra, das violaes macias dos direitos humanos, etc. Elas formam a parte maior do terceiro sector, ou o campo das ONGs. Ocupam-se do privado, no do pblico; do social, no do poltico; do micro, no do macro (a democracia liberal e o capitalismo neoliberal). Por ltimo, h, subjacente ao ressurgimento da sociedade civil, um terceiro processo a considerar. Nele se incluem as OSCs muitas delas com origem nos novos movimentos sociais, tanto do Norte como do Sul que lutam contra a globalizao neoliberal. Embora muitas destas organizaes prestem servios similares aos das OSCs do segundo tipo, elas situam as suas aces num conceito de activismo poltico mais alargado. Pem em causa o modelo hegemnico de democracia, advogando uma democracia participativa de base. Recusam a ideia de que no existe alternativa globalizao neoliberal, consideram-se anticapitalistas, e advogam economias alternativas, modelos alternativos de desenvolvimento, ou alternativas ao prprio desenvolvimento. No obstante terem, na sua maioria, uma implantao local, trabalham em rede com organizaes semelhantes de outros espaos, bem como com organizaes de mbito global. So estes elos e toda esta ligao em rede, numa relao a um tempo local e global, que constituem a globalizao contra-hegemnica. A paisagem das OSCs , por conseguinte, bastante rica e diversicada. Os diferentes processos que explicam o ressurgimento das OSCs nas dcadas de 1980 e 1990 conduziram a dois tipos principais de sociedade civil: por um lado, a sociedade civil liberal, constituda pelas OSCs do primeiro tipo que descrevi acima; por outro lado, um segundo tipo de sociedade civil, subalterna e contra-hegemnica, constituda pelos movimentos sociais e pelas OSCs que mantm em equilbrio instvel o macro e o micro, o pblico e o privado, o social e o poltico, centrando-se, para tanto, nas causas profundas do sofrimento humano que se propem minorar. Esto empenhadas em criar esferas pblicas no-estatais subalternas, tanto ao nvel local como ao nvel nacional e global. Esta clivagem entre dois grandes tipos de sociedade civil explica a centralidade do princpio da seleco na matriz da governao. A sociedade

18 | Boaventura de Sousa Santos

civil admitida participao na governao a sociedade civil liberal, uma vez que s as suas organizaes partilham os valores subjacentes parceria e coordenao auto-regulada. A resoluo de problemas e a coeso social so mais fceis de atingir quando a poltica e a ideologia no interferem na prossecuo de objectivos e de interesses comuns. S as concepes de interesses e de benefcios que se apresentem como abertas, fragmentrias e pragmticas que podero ser inteligveis para o mercado esse mercado que a mais exvel e esquiva de todas as instituies e nele produzir impacto, contribuindo assim para que os mercados continuem orescentes, no obstante os seus gritantes fracassos. luz desta realidade, a governao neoliberal procede quilo a que De Angelis (2003: 23) chama a inverso de Polanyi. Enquanto Polanyi defendia que a economia existe incrustada na sociedade, a matriz da governao tem por premissa a necessidade de incrustar a sociedade na economia. Como arma o pacto global das Naes Unidas, a ideia que o empenhamento numa cidadania empresarial dever partir da prpria organizao, atravs da incrustao de princpios e valores universais na sua viso empresarial estratgica, bem como na sua estrutura organizativa, iniciativas culturais, e funcionamento dirio (UN, 2000: 3). Por outras palavras, os valores universais so bons para o negcio, e nessa premissa reside o carcter voluntrio do pacto (Shamir, 2005). No existe qualquer possibilidade de esses valores ou princpios porem em perigo a perspectiva de lucro de que depende o orescimento das organizaes econmicas como sucedeu, por exemplo, com os impostos quando surgiram pela primeira vez. Por serem compulsrias, as polticas pblicas relativas a impostos acabaram por seleccionar as empresas capazes de sobreviver sob o regime de impostos. Na matriz da governao, pelo contrrio, cabe s empresas seleccionar os valores e princpios com os quais se sentem capazes de funcionar. Mesmo quando as empresas, coagidas pela presso de activistas envolvidos em campanhas de publicidade negativa, concordam em pautar-se por cdigos de conduta bsicos, fazem-no por calculismo econmico (e no por uma motivao social). Em face de tudo isto, direi que a governao uma forma geneticamente modicada de direito e de governo, que procura tornar-se resistente a duas perigosas pragas: por um lado, presses populares, a partir de baixo, potencialmente caticas; por outro lado, mudanas imprevisveis das regras do jogo da acumulao de capital, causadas pela regulao estatal ou inter-estatal.

A crtica da governao neoliberal | 19

2.3. Lutas sociais no quadro da governao

A relao histrica entre democracia e capitalismo uma relao no-linear, quanto mais no seja porque, ao longo dos ltimos duzentos anos, vigoraram diferentes modelos de democracia (Macpherson, 1966, 1977; Held, 1987) bem como diferentes modelos de capitalismo (Boyer, 1986; Boyer e Drache, 1996; Santos, 2001). Ao longo do sculo XX, a tenso entre democracia e capitalismo vivida no Norte girou em torno da questo da redistribuio social. Essa foi uma das grandes questes subjacentes crise da legitimidade durante a dcada de 1970. A converso da crise da legitimidade em crise da governabilidade foi a resposta capitalista s presses no sentido de uma redistribuio social mais ampla e mais profunda. O neoliberalismo neutralizou, ou enfraqueceu grandemente, os mecanismos democrticos de redistribuio social ou seja, os direitos socioeconmicos e o Estado providncia. Privada do seu potencial redistributivo, a democracia tornou-se completamente compatvel com o capitalismo, e em tal grau que ambos se transformaram nos conceitos gmeos que presidem ao novo modelo global das questes polticas e sociais, um modelo imposto a nvel mundial pela globalizao neoliberal, pelas polticas de ajustamento estrutural e tambm, mais recentemente, pela guerra neocolonial. Passados trinta anos, a questo da redistribuio agura-se mais sria do que nunca. Nalguns sectores da produo e nalgumas regies do mundo, os ndices de explorao atingiram nveis to elevados que, a julgar tambm pelos mecanismos utilizados para os obter, parece estarmos a entrar numa nova poca de acumulao primitiva do capital. Acresce que as populaes no sujeitas explorao ou insusceptveis de o ser se encontram numa situao mais dramtica ainda, porquanto as condies de manuteno dos respectivos modos de vida se foram deteriorando em resultado da reestruturao econmica e da degradao ambiental; foram, por isso, declaradas populaes descartveis. Finalmente, a receita tridica formada pela privatizao, mercantilizao e liberalizao desgastou aquilo que era propriedade comum tutelada pelo Estado, transformando-a numa nova gerao de direitos privados. Surgiu uma nova forma de governo indirecto (ecoando o indirect rule do colonialismo ingls) em que actores econmicos poderosos detm um poder tremendo e desobrigado de qualquer responsabilidade, controlando desse modo os meios de subsistncia bsicos das pessoas, desde bens como a gua at energia, passando pelas sementes, pela segurana ou pela sade. A redistribuio social o problema mais srio com que nos deparamos neste incio do sculo XXI. Mas no o nico. Desde a dcada de 1980 que ao problema da redistribuio social veio juntarse o problema do reconhe-

20 | Boaventura de Sousa Santos

cimento da diferena. Hoje em dia, vivemos em sociedades que so tremendamente desiguais, contudo a igualdade no o nico valor que prezamos. Tambm prezamos a diferena, o reconhecimento das diferenas sem hierarquia entre elas, aspirao que no teve uma presena vincada aquando da concepo da crise da legitimidade da dcada de 1970. O verdadeiro teste para a governao , por conseguinte, saber em que medida consegue fazer frente, quer questo da redistribuio social, quer questo do reconhecimento da diferena. luz do que armo atrs, no considero que na matriz da governao seja gerado qualquer potencial para uma redistribuio social signicativa. A governao est em melhores condies de dar resposta questo do reconhecimento da diferena do que questo da redistribuio social, mas mesmo a se tornaro patentes as suas limitaes estruturais. Tal no quer dizer que as disposies da governao no produzam alguns benefcios para os grupos mais desfavorecidos includos no crculo de parceria. Esses benefcios podero at, eventualmente, extravasar para os exclu dos. Mas da no advm nenhum potencial propcio a uma participao popular capacitadora, ou a uma redistribuio social entendida como um direito prprio. Dito de outro modo, aquilo que benco no determina, s por si, aquilo que emancipatrio. Se a populao dos sem-abrigo aumenta exponencialmente, bom que aqueles que possuem residncia prpria os deixem abrigar-se no alpendre das suas casas. Sempre melhor do que nada. No entanto, devido ao carcter voluntrio do gesto, a redistribuio assim obtida obedece lgica da lantropia. Ou seja, ela no ocorre de uma forma capacitadora, em reconhecimento tanto do direito habitao como do direito a reclamar a efectividade do direito habitao de uma maneira autnoma e participativa. Poder dizer-se que, em determinadas circunstncias, o carcter voluntrio do acatamento mais virtual do que real, e isso dadas as presses exercidas muitas vezes a partir de fora sobre o crculo da governao. Neste caso, pode suceder que intervenham processos sociais diferentes, sendo, por isso, necessrio fazer distines analticas e polticas. A ttulo de ilustrao, referir-me-ei sumariamente a dois exemplos de presso externa provocada pelo Estado. O primeiro exemplo retirado do estudo de Csar Rodrguez-Garavito (2005) sobre o funcionamento de cdigos de conduta nas fbricas de confeces da Guatemala, laborando em condies de grande explorao da mo-de-obra (conhecidas por maquilladoras ou sweatshops). Durante o processo de negociaes do Acordo Centro-Americano de Comrcio Livre (CAFTA), o estado guatemalteco sofreu presses do governo dos Estados Unidos da Amrica no sentido

A crtica da governao neoliberal | 21

de ser mais activo na represso das violaes dos direitos humanos no local de trabalho. Em risco de se ver excludo do CAFTA, o Estado guatemalteco, por sua vez, exerceu presso sobre a marca de vesturio (Liz Claiborne) e respectivo fornecedor no sentido de respeitar o cdigo de conduta daquela, facto que acabaria por permitir a sindicalizao dos operrios da fbrica. No segundo caso, analisado por Heinz Klug (2005), o Estado sul-africano, pressionado por um forte movimento social que exigia medicamentos anti-retrovirais gratuitos ou baratos para doentes com HIV/sida, conseguiu que, graas sua prpria presso, as companhias farmacuticas retirassem a queixa feita nos tribunais relativamente ao licenciamento obrigatrio e produo de genricos e baixassem os preos dos seus produtos de marca. Importa fazer notar que em ambos os casos o Estado, que se havia esquivado regulao social, supostamente intervm a partir do exterior, usando se no formalmente, pelo menos informalmente da sua prerrogativa soberana de exercer presso sobre o crculo da governao por forma a obter um determinado resultado considerado politicamente importante. Mas enquanto no caso da Guatemala o Estado intervm devido a uma presso que vem de cima e os operrios assim beneciados no so chamados a participar na deliberao respeitante aos benefcios, no caso da frica do Sul o Estado pressionado a partir de baixo e cede presso das movimentaes sociais. Com efeito, o Estado alia-se s movimentaes sociais expressamente para essa nalidade. No primeiro caso, se os benefcios forem retirados aos operrios, estes acabaro to impotentes como estavam antes para os poderem reivindicar. No segundo caso, a aco do Estado contribui para conferir poder ao movimento social em causa, para lhe reforar o papel de alavanca da contestao social numa situao especca e eventualmente tambm em casos futuros, inclusivamente contra o prprio Estado. Os dois casos, em suma, mostram que o Estado a estrutura presente-ausente da matriz da governao facto especialmente patente em condies de stress institucional , o que signica que a matriz da governao funciona dentro da auto-exterioridade do Estado. Os casos relatados mostram ainda que, no obstante as condies desfavorveis do presente, a luta capacitadora pelo direito redistribuio pelo direito a ter direitos, no dizer de Hannah Arendt (1968: 177) poder ter algum xito, no devido governao, mas sim apesar dela. Antes de dar por ndo este exame da matriz da governao, importa sublinhar que, no obstante eu questionar o facto de a governao se autocaracterizar como sendo ps-estatal, no minha inteno defender um regresso s velhas formas de regulao estadocntrica, que, de qualquer modo,

22 | Boaventura de Sousa Santos

estiveram sempre connadas a um pequeno nmero de pases, sobretudo europeus. Pelo contrrio, minha inteno propor uma nova forma de regula o que, sem prescindir da energia da sociedade civil (seja na sua forma liberal, seja na sua forma contra-hegemnica), atribui ao Estado nacional ou s instituies polticas democrticas supranacionais o papel estratgico de denir as desigualdades de poder existentes no interior do crculo da governa o como problemas polticos que devem ser tratados em termos polticos. sobre este tipo de legalidade e de governao que me debruarei a seguir.
2.4. H outras histrias da governao?

Nesta seco detive-me, at agora, na governao neoliberal. Pode at parecer que no h mais nada no horizonte. Mas h. Como cou dito acima, recentemente, a globalizao neoliberal, apesar de continuar a ser a forma dominante de globalizao, foi confrontada com outra forma de globalizao a globalizao contra-hegemnica. Nos ltimos dez anos, e de um modo mais evidente a partir dos protestos de Seattle, aquando da reunio da OMC de 1999, tem-se assistido ao surgimento de outra forma de globalizao resultante dos movimentos sociais e das organizaes da sociedade civil que, atravs de ligaes simultaneamente de tipo local e global, vm empreendendo uma luta global contra todas as formas de opresso geradas ou intensicadas pela globalizao neoliberal. Na seco que se segue centrar-me-ei sobre as condies polticas do surgimento de uma legalidade cosmopolita subalterna decorrente das prticas dos movimentos sociais e das ONGs agrupados no FSM. A minha tese que no seio desta globalizao contra-hegemnica alternativa est a ser gerada outra matriz de governao: uma governao contra-hegemnica insurgente, a qual implica a articulao e a coordenao entre uma imensa variedade de movimentos sociais e de organizaes da sociedade civil, com a nalidade de combinar estratgias e tcti cas, de denir agendas, e ainda de planear e levar a efeito aces colectivas. No deixa de ser surpreendente que os traos principais da governao neoliberal se encontrem tambm presentes na matriz da governao contra-hegemnica que subjaz ao Frum Social Mundial: a participao voluntria, a horizontalidade, a coordenao, a parceria, a auto-regulao, etc. Diferentes percursos histricos levaram a esta surpreendente convergncia. No que toca governao neoliberal, o impulso dominante foi a rejeio do centralismo e da coero estatais e a formulao de um novo modelo de regulao social baseado no reconhecimento selectivo dos interesses e na participao voluntria dos interessados. No que toca governao contra-hegemnica, e como se mostra na seco a seguir, o impulso gerador foi, por um lado, a rejeio dos partidos operrios e dos sindicatos como agen-

A crtica da governao neoliberal | 23

tes histricos exclusivos e modos de organizao privilegiados de uma transformao social de sentido progressista, e por outro lado a formulao de um novo modelo de emancipao social assente no reconhecimento da diversidade dos agentes da emancipao social e dos objectivos da transformao social. Mais surpreendente ainda o facto de a governao contra-hegemnica se defrontar com alguns dos desaos e dilemas que se colocam governao neoliberal. Por exemplo, em ambos os casos funciona um princpio de seleco. No caso da governao contra-hegemnica, os grupos sociais mais excludos, aqueles que seria de supor terem mais a lucrar com o xito da luta contra a globalizao neoliberal, no s no participam como tm poucas probabilidades de verem contemplados os respectivos interesses e aspiraes. A utopia negativa que agrega todos os movimentos e ONGs e que consiste na recusa da ideia de que no h alternativa actual desordem capitalista global coexiste com os diferentes e at contraditrios interesses, estratgias e agendas que os dividem. A luta pelo alargamento do crculo da governao contra-hegemnica continua, e alguns dos movimentos e ONGs que nela participam so os mesmos que lutam pelo alargamento do crculo da governao neoliberal. Ser que a governao neoliberal e a governao contra-hegemnica alguma vez se fundiro numa sntese dialctica da governao global? Como adiante direi, muito improvvel que tal suceda. Ser que se vo inuenciar mutuamente? Tal possvel e, na verdade, j est a suceder, como resulta patente da anlise do FSM, na seco que se segue. 3. O Frum Social Mundial como poltica e legalidade cosmopolita subalterna do Sul global
3.1. O FSM como poltica e legalidade cosmopolita subalterna

O FSM constitui uma das mais consistentes manifestaes de uma sociedade civil global contra-hegemnica e subalterna em vias de surgimento. Na sua denio mais ampla, o FSM o conjunto de iniciativas de troca transnacional entre movimentos sociais e ONGs onde se articulam lutas sociais de mbito local, nacional ou global, travadas (de acordo com a Carta de Princpios de Porto Alegre) contra todas as formas de opresso geradas ou agravadas pela globalizao neoliberal. Na prtica, o FSM o conjunto de fruns mundiais, temticos, regionais, sub-regionais, nacionais, municipais e locais que se organizam de


A anlise levada a cabo nesta seco est mais desenvolvida em Santos, 2005.

24 | Boaventura de Sousa Santos

acordo com a Carta de Princpios. O FSM no est connado aos cinco encontros que tiveram lugar em Porto Alegre (Brasil), em 2001, 2002, 2003 e 2005, e em Mumbai (ndia) em 2004. Tambm inclui todos os outros fruns que se reuniram paralelamente ao FSM. Em primeiro lugar, os fruns temticos como o Frum das Autoridades Locais (quatro edies); o Frum Parlamentar Mundial (cinco edies); o Frum Mundial da Educao (trs edies); o Frum Mundial dos Juzes (trs edies); o Frum Mundial da Juventude (trs edies); o Frum da Diversidade Sexual. Em segundo lugar, inclui todos os fruns que se tm realizado por iniciativa prpria nos ltimos trs anos fruns nacionais, regionais e temticos. Estes so em nmero demasiado grande para incluir numa lista completa. Entre os regionais, destacaria o Frum Pan-Amaznico (duas edies), o Frum Social Europeu (trs edies), o Frum Social Asitico, o Frum Social Africano e o Frum Social das Amricas. Entre os fruns temticos, merecem uma meno especial o Frum sobre A Crise do Neo-Liberalismo na Argentina e os Desaos para o Movimento Global, o primeiro frum temtico, organizado na Argentina em Agosto de 2002, o Frum Temtico Palestino sobre Solues Negociadas para Conitos, em Dezembro de 2002 na cidade de Ramallah, e o Frum sobre Democracia, Direitos Humanos, Guerra e Trco de Droga, realizado na Colmbia em Junho de 2003. Em terceiro lugar, devem tambm ser includas no FSM as reunies, nacionais ou internacionais, de movimentos ou organizaes com vista preparao dos fruns acima citados. Finalmente, e apesar de a Carta de Princpios impedir o FSM de organizar aces colectivas em seu prprio nome, devem considerar-se como parte do processo do FSM as aces regionais ou globais levadas a cabo pelas redes de movimentos e organizaes que integram o FSM, desde que essas iniciativas respeitem a Carta de Princpios. o caso das aces aprovadas pela assembleia da Rede Global de Movimentos Sociais, que se rene paralelamente ao FSM, e que, em meu entender, fazem parte do processo do FSM. Na assembleia que teve lugar durante o terceiro FSM, foi decidido convocar uma marcha global contra a guerra e pela paz em 15 de Fevereiro de 2003; na assembleia reunida durante o quarto FSM, decidiu-se igualmente convocar uma marcha global contra a guerra e pela paz, desta vez para 20 de Maro de 2004, data do primeiro aniversrio da invaso do Iraque. Estas aces colectivas so parte integrante do FSM, ainda que no sejam concretizadas em nome do FSM.
A incluso destas aces no processo do FSM no aceite por todos. O Conselho Internacional (CI) integra organizaes cujos representantes no Conselho rejeitam qualquer relao orgnica entre o FSM e as aces aprovadas pela Rede Global de Movimentos Sociais ou por qualquer outra rede de movimentos ou organizaes. Segundo esses representantes dos quais se destaca Francisco


A crtica da governao neoliberal | 25

O FSM um novo fenmeno poltico. No aquilo a que se chama um evento, nem uma mera sucesso de eventos, ainda que procure conferir alguma dramatizao s reunies formais que promove. No um congresso acadmico, ainda que para l conuam os contributos de muitos acadmicos. No um partido nem uma internacional de partidos, ainda que nele participem militantes e activistas de muitos partidos de todo o mundo. No uma ONG nem uma confederao de ONGs, ainda que a sua origem e organizao devam muito s ONGs. No um movimento social, ainda que muitos dos participantes lhe chamem o movimento dos movimentos. Apesar de se apresentar como agente da mudana social, o FSM rejeita o conceito de um sujeito histrico privilegiado, o que equivale a dizer que no confere prioridade a nenhum actor social especco neste processo de mudana. No obedece a nenhuma ideologia claramente denida, seja na denio do que rejeita, seja na daquilo que arma. As lutas sociais que encontram expresso no FSM no encaixam propriamente em nenhuma das duas grandes vias da mudana social sancionadas pela modernidade ocidental: a via da reforma e a via da revoluo. Para alm do consenso relativo no-violncia, as modalidades de luta a que recorre so extremamente diversas e perlam-se ao longo de um eixo contnuo que vai desde a legalidade/institucionalismo at aco directa/ insurreio. O prprio conceito de no-violncia presta-se s interpretaes mais dspares. Finalmente, o FSM no est estruturado segundo nenhum dos modelos da moderna organizao poltica, quer se trate do centralismo democrtico, da democracia representativa, ou da democracia participativa. Ningum o representa nem est autorizado a falar e muito menos a tomar decises em seu nome, se bem que se veja a si prprio como um frum que viabiliza as decises dos movimentos e organizaes nele participantes. De seguida, comearei por dizer em que consiste a novidade poltica do FSM. Passarei depois a analisar os problemas e tenses criados por essa novidade, particularmente no que se refere estratgia poltica e aco poltica, bem como a sua relao com a aco institucional e o direito.

Whitaker, um dos fundadores do FSM (2003) a abrangncia e a inclusividade do FSM s podem ser preservadas se nenhuma aco em particular for atribuda ao FSM como um todo. Um debate recente sobre esta questo entre Francisco Whitaker, Bernard Cassen e eu prprio pode ser lido no Yearbook Global Civil Society 2005-06. Mais adiante, voltarei a esta questo.  Para uma melhor compreenso do carcter poltico e dos objectivos do FSM, ver Sen et al. (2004). Ver tambm a Carta de Princpios (http://www.forumsocialmundial.org.br).

26 | Boaventura de Sousa Santos

3.2. A novidade poltica do Frum Social Mundial

As inovaes polticas do FSM podem ser formuladas do seguinte modo:


3.2.1. Uma nova utopia crtica

O FSM pressupe o ressurgimento de uma utopia crtica, quer dizer, de uma crtica radical da realidade vigente, e a aspirao a uma sociedade melhor. Quando surge, apresenta-se como alternativa ao predomnio da utopia conservadora do neoliberalismo isto , da crena utpica segundo a qual o mercado no regulado a fonte do bem-estar socioeconmico e a bitola pela qual devem ser aferidas (ou melhor: descartadas) as demais alternativas. Como todas as utopias conservadoras, o neoliberalismo distingue-se das utopias crticas pelo facto de se identicar com a realidade actual, de maneira que a sua dimenso utpica consiste na radicalizao ou no pleno cumprimento do presente (Hinkelammert, 2002: 278). A dimenso utpica do FSM consiste em armar a possibilidade de uma globalizao contra-hegemnica. Assim, a utopia do FSM arma-se mais em termos negativos (a denio daquilo que critica) do que em termos positivos (a denio daquilo a que aspira). Primeira utopia crtica do sculo XXI, o FSM visa romper com a tradio das utopias crticas da modernidade ocidental, muitas das quais redundaram em utopias conservadoras. O carcter aberto da dimenso utpica do FSM a sua tentativa de fugir a esta perverso. Para o FSM, a exigncia de alternativas uma exigncia plural. A armao de alternativas anda a par com a armao de que h alternativas s alternativas. Acresce que a utopia do FSM radicalmente democrtica. O facto de o FSM se centrar nos processos de interaco entre os movimentos (e no na avaliao das agendas polticas destes) a razo principal da sua coeso interna. Deste modo, ele contribui para maximizar aquilo que une e minimizar aquilo que divide. Este desgnio utpico, que de resto resulta claro da prpria Carta de Princpios, visa promover consensos para alm das clivagens ideolgicas e polticas entre os movimentos e organizaes participantes.
3.2.2. Uma concepo muito ampla de poder e de opresso

A globalizao neoliberal no se limita a submeter ao mercado um nmero crescente de interaces, nem a aumentar a taxa de explorao dos trabalhadores atravs, por um lado, da transformao da fora de trabalho em recurso global, e, por outro, dos obstculos que cria emergncia de um mercado de trabalho global. A globalizao neoliberal veio mostrar, com acrescida e brutal clareza, que a explorao est ligada a muitas outras

A crtica da governao neoliberal | 27

formas de opresso que afectam mulheres, minorias tnicas (por vezes, maiorias), povos indgenas, camponeses, desempregados, trabalhadores do sector informal, imigrantes legais e ilegais, subclasses dos guetos urbanos, homossexuais e lsbicas, crianas e jovens sem futuro digno. Todas estas formas de poder e de opresso criam excluso. No se pode atribuir a uma delas, em abstracto, ou s prticas que lhe resistem, qualquer prioridade na reivindicao de que outro mundo possvel. As prioridades polticas esto sempre situadas e dependentes do contexto. Dependem das condies sociais e polticas concretas de cada pas num dado momento histrico. Para responder a essas condies e s suas utuaes, os movimentos e organizaes devem dar prioridade s articulaes entre si. Isto explica, em ltima instncia, a novidade organizacional de um FSM sem lderes, a sua rejeio das hierarquias e a importncia que atribui s redes possibilitadas pela Internet (Waterman, 2003a, 2003b; Escobar, 2003).
3.2.3. Equivalncia entre os princpios da igualdade e do reconhecimento da diferena

Vivemos em sociedades que so obscenamente desiguais e, no entanto, no nos basta a igualdade como um ideal emancipatrio. A igualdade, entendida como equivalncia entre o mesmo, acaba por excluir o que diferente. Tudo o que homogneo no incio tende a converter-se mais tarde em violncia excludente. aqui que reside a base da novidade poltica e organizacional mencionada atrs. Aqui reside tambm a base para a opo a favor da democracia participativa, enquanto princpio regulador da emancipao social, em detrimento de modelos fechados como o do socialismo de Estado.
3.2.4. Privilegiar a revolta e o inconformismo em detrimento da revoluo

No h uma teoria nica para guiar estrategicamente os movimentos, pois o objectivo no tanto conquistar o poder, mas antes transformar as muitas faces do poder tal como se apresentam nas instituies e nas sociabilidades. Alm disso, mesmo aqueles para quem a prioridade conquistar o poder esto divididos quanto estratgia. Uns preferem rupturas radicais de modo a realizar uma nova ordem (revoluo), enquanto outros preferem mudanas graduais por meio do compromisso e do dilogo com o inimigo (reforma). A este nvel, a novidade consiste na celebrao da diversidade e do pluralismo, na experimentao e tambm na democracia radical.
3.3. Estratgia e aco poltica

Dada a novidade poltica que esta utopia comporta, a sua traduo em planeamento estratgico e em aco poltica no pode deixar de se apre-

28 | Boaventura de Sousa Santos

sentar difcil. Tal tarefa est marcada pela trajectria histrica da esquerda poltica ao longo do sculo XX. A realidade das divergncias , muitas vezes, uma realidade fantasmtica na qual as divergncias sobre opes polticas concretas se misturam com divergncias sobre os cdigos e as linguagens em que essas opes se exprimem. O FSM tem conseguido, at agora, superar as divergncias polticas. Contrariamente ao que sucedeu com o pensamento e a prtica de esquerda na modernidade capitalista ocidental, o FSM conseguiu criar um estilo e uma atmosfera de incluso e de respeito em relao s divergncias, um estilo e uma atmosfera que tornam bastante difcil que as diferentes faces polticas se auto-excluam sob o pretexto de estarem a ser excludas. Para isso contribuiu decisivamente o programa minimalista do FSM declarado na sua Carta de Princpios: armao enftica do respeito pela diversidade; acesso quase incondicional (s esto excludos os movimentos ou grupos que advogam a violncia); ausncia de votaes ou de deliberaes no Frum enquanto tal; ausncia de uma entidade representativa que fale em nome do Frum. quase semelhante a uma tbua rasa onde tm lugar todas as formas de luta contra o neoliberalismo e por uma sociedade mais justa. Perante uma tal abertura, aqueles que optam pela auto-excluso sentem diculdade em denir com rigor aquilo de que se esto a excluir. Tudo isto contribuiu para tornar o poder de atraco do FSM maior do que a sua capacidade de repelir. Mesmo os movimentos que dirigem as mais severas crticas ao FSM, como os anarquistas, no tm estado ausentes. Existe, em denitivo, algo de novo no ar, algo que catico, confuso, ambguo e sucientemente indenido para merecer o benefcio da dvida. Poucos querero perder este comboio, especialmente num tempo histrico em que os comboios deixaram de passar. Por todas estas razes, o desejo de salientar o que os movimentos e organizaes tm em comum tem prevalecido sobre o desejo de sublinhar o que os separa. A manifestao de tenses ou de clivagens tem sido relativamente tnue e, acima de tudo, no tem resultado em excluses mtuas. Teremos de esperar para ver quanto tempo ir durar esta vontade de convergncia e esta partilha catica de diferenas. Nem os tipos de clivagens, nem o modo como os movimentos se relacionam com eles, esto aleatoriamente distribudos dentro do FSM. Eles reectem, pelo contrrio, uma meta-clivagem entre as culturas polticas ocidentais e as noocidentais. At certo ponto, esta meta-clivagem existe igualmente entre o Norte e o Sul. Assim, dada a forte presena de movimentos e organizaes do Atlntico Norte e da Amrica Latina branca, em particular nas trs primeiras edies do FSM, no de surpreender que as clivagens mais salientes espelhem a cultura poltica e a trajectria histrica

A crtica da governao neoliberal | 29

da esquerda nessa zona do mundo. Isto signica, por um lado, que muitos movimentos e organizaes de frica, da sia, das Amricas indgena e negra, e da Europa dos imigrantes, no se reconhecem nessas clivagens, e, por outro, que as clivagens alternativas que esses movimentos e organizaes pretendem explicitar esto a ser ocultadas ou minimizadas pelas que so dominantes. Depois desta advertncia, o meu prximo passo ser identicar as principais clivagens manifestas. No seu conjunto, elas representam o horizonte em que se desenrolam as possibilidades e as limitaes da legalidade cosmo polita subalterna.
3.3.1. Reforma ou revoluo

Esta clivagem carrega o peso da tradio da esquerda ocidental, apesar de poder ser encontrada noutras latitudes. a clivagem entre os que pensam que um outro mundo possvel atravs da transformao gradual do mundo injusto em que vivemos, mediante reformas legais e mecanismos de democracia representativa, e os que pensam que o mundo em que vivemos um mundo capitalista que nunca tolerar reformas capazes de questionar ou de perturbar a sua lgica de funcionamento, devendo, portanto, ser derrubado e substitudo por um mundo socialista. Esta clivagem tambm conhecida como dividindo moderados e radicais. Ambos os campos abrangem uma ampla variedade de posies. Entre os revolucionrios, nomeadamente, h uma clivagem ntida entre a velha esquerda, que aspira a uma espcie de socialismo de Estado, os anarquistas, que so radicalmente anti-estatistas, e alguma da nova esquerda bastante ambivalente quanto ao papel do Estado numa sociedade socialista. Embora correspondam a uma proporo nma do FSM, os anarquistas situam-se entre os crticos mais ferozes do reformismo, que, segundo eles, controla a liderana do FSM. A clivagem acima referida repercute-se, ainda que de forma no linear, nas opes estratgicas e nas escolhas de aco jurdica e poltica. No que aco jurdica diz respeito, os reformistas mostram-se mais dispostos a incluir a mobilizao jurdica e judicial nas suas lutas, desde que seja a mobilizao poltica a denir o quadro da mobilizao jurdica e no o contrrio, ao passo que os revolucionrios nutrem uma grande desconana pela lei, incluindo o direito informal implantado da base para o topo ou os direitos humanos internacionalmente reconhecidos. Segundo a sua perspectiva, existe entre a mobilizao poltica e a mobilizao jurdica uma profunda brecha (estratgica, mas tambm ideolgica) que torna a articulao entre uma e outra praticamente impossvel. A aco jurdica tende a individualizar os conitos, a dar prioridade ao saber jurdico prossional,

30 | Boaventura de Sousa Santos

a furtar aos movimentos o ritmo prprio da luta, a inacionar as pequenas conquistas reversveis, vendo-as como grandes vitrias irreversveis tende, em suma, a ter um efeito desmobilizador. No que respeita s opes polticas mais concretas, uma das que mais ressaltam a opo estratgica entre reformar/democratizar as instituies da globalizao neoliberal (Organizao Mundial do Comrcio e instituies nanceiras internacionais) ou lutar por elimin-las e substitu-las. O que novo no FSM, enquanto entidade poltica, o facto de a maioria dos movimentos e organizaes que nele participam no se reconhecerem nestas clivagens e recusarem entrar nos debates sobre elas. H uma enorme resistncia a assumir rigidamente uma posio dada, e uma resistncia ainda maior a rotul-la de acordo com as ortodoxias taxonmicas do passado. A maioria dos movimentos e organizaes tm experincias polticas nas quais momentos de confrontao alternam ou se combinam com momentos de dilogo e de compromisso, onde as vises de transformao social a longo prazo coexistem com as possibilidades tcticas da conjuntura social e poltica em que as lutas se desenrolam, onde as denncias radicais do capitalismo no paralisam a energia para as pequenas mudanas quando as grandes no so possveis, onde o recurso aos tribunais considerado ora til, ora prejudicial. Acima de tudo, esta clivagem, para muitos movimentos e organizaes, ocidentalcntrica ou nortecntrica, e mais til para compreender o passado da esquerda do que para construir o seu futuro. Na verdade, uma parte dos movimentos e das organizaes nem sequer se reconhece, pelas mesmas razes, na dicotomia entre esquerda e direita. Precisamente pelo facto de que, para muitos movimentos e organizaes, a prioridade no conquistar o poder, mas transformar as relaes de poder nas mltiplas faces da opresso, as tarefas polticas, por muito radicais que sejam, devem ser concretizadas aqui e agora, na sociedade onde vivemos. Portanto, no faz sentido perguntar a priori se o seu sucesso incompatvel com o capitalismo. O conceito de hegemonia de Gramsci til para compreendermos as aces polticas dos movimentos. O que necessrio criar vises contra-hegemnicas alternativas, capazes de sustentar as prticas quotidianas e as sociabilidades de cidados e grupos sociais. O trabalho das lideranas dos movimentos , naturalmente, importante, mas no deve ser, de modo algum, concebido como o trabalho de uma vanguarda iluminada que abre o caminho para as massas, sempre vtimas da misticao e da falsa conscincia. Pelo contrrio, conforme o Subcomandante Marcos recomenda, cabe s lideranas caminhar com aqueles que vo mais devagar. Para quem assim pense, a questo no ter de escolher entre reforma ou

A crtica da governao neoliberal | 31

revoluo mas antes como alimentar, de modo sustentado, o inconformismo e a rebelio enquanto atitude subjectiva e prtica poltica. H ainda aqueles para quem a questo conceber a revoluo em sentido no-leninista, como uma questo de transformao civilizacional que se dilata por um longo perodo de tempo.
3.3.2. Socialismo ou emancipao social

Esta clivagem relaciona-se com a anterior, mas no h uma sobreposio total entre as duas. Independentemente da posio tomada em relao clivagem anterior, ou da recusa em tomar posio, os movimentos e organizaes divergem quanto denio poltica do outro mundo possvel. Para alguns, o socialismo ainda uma designao adequada, por muitas e muito dspares que possam ser as concepes de socialismo. Para a maioria, porm, o socialismo transporta a ideia de um modelo fechado de sociedade futura, e deve, por isso, ser rejeitado. Preferem outras designaes, menos carregadas politicamente, sugestivas de abertura e de uma busca constante de alternativas. Por exemplo, a emancipao social como a aspirao a uma sociedade em que as diferentes relaes de poder sejam substitudas por relaes de autoridade partilhada. Esta uma designao mais inclusiva, e mais centrada em processos do que em estdios nais de transformao social. Aqueles que vem as respectivas lutas em termos de emancipao social tendem a ter uma viso mais positiva da legalidade cosmopolita subalterna, baseada na circunstncia de ao longo da histria se registarem vitrias jurdicas e judiciais, hoje recordadas como marcos da emancipao social. Mas muitos movimentos do Sul pensam que no preciso colocar rtulos gerais nos objectivos e nas lutas. Os rtulos correm o risco de se afastar das prticas que os originaram, adquirindo uma vida prpria e dando assim lugar a resultados perversos. Na realidade, segundo alguns, o conceito de socialismo ocidentalcntrico e nortecntrico, sendo o conceito de emancipao igualmente presa da tendncia ocidental para criar falsos universalismos. Da que muitos no se reconheam em qualquer dos termos desta dicotomia, e nem sequer se preocupem em propor uma que lhe seja alternativa.
3.3.3. O Estado como inimigo ou como aliado potencial

Esta tambm uma clivagem em que os movimentos do Norte se reconhecem mais facilmente do que os movimentos do Sul. Por um lado, h aqueles que pensam que o Estado, apesar de no passado ter sido uma arena de luta importante, foi transnacionalizado e transformado num mero agente

32 | Boaventura de Sousa Santos

da globalizao neoliberal durante os ltimos 25 anos. Ou o Estado se tornou irrelevante, ou hoje o que sempre foi: a expresso dos interesses gerais do capitalismo. O alvo privilegiado das lutas contra-hegemnicas deve ser, portanto, o Estado. E, quando assim no seja, as lutas devem ser travadas com total autonomia face ao Estado. Por outro lado, h aqueles que pensam que o Estado constitui uma relao social e , enquanto tal, intrinsecamente contraditrio, podendo ser utilizado como aliado em algumas lutas contra a opresso. Para esta posio, o Estado continua a ser uma importante arena de luta. A globalizao neoliberal no retirou ao Estado a sua centralidade, apenas a reorientou para servir melhor os interesses do capital global. A desregulao uma regulao social como qualquer outra, e, portanto, um campo poltico onde se deve agir se houver condies para isso. A maioria dos movimentos, mesmo daqueles que reconhecem a existncia de uma clivagem a este respeito, recusa tomar uma posio rgida e de princpio. As suas experincias de luta mostram que o Estado, sendo por vezes o inimigo, pode ser tambm um aliado precioso na luta contra as imposies transnacionais. Nessas circunstncias, a atitude mais adequada , uma vez mais, o pragmatismo. Se nalgumas situaes a confrontao se justica, noutras aconselhvel a colaborao. E noutras ainda apropriada uma combinao das duas. O importante que, em cada momento ou em cada luta, o movimento ou organizao em questo seja claro e transparente nas razes para a opo adoptada, a m de salvaguardar a autonomia da aco. Tambm aqui a clivagem se prolonga, atravs dos modos como a mobilizao jurdica pode fazer parte ou no das lutas contra-hegemnicas. A atitude pragmtica relativamente ao Estado tende a ir de par com uma viso mais positiva do potencial progressista da aco jurdica e judicial. Ainda que nunca considere o Estado um seu aliado incondicional, esta posio abre-se possibilidade de, em casos concretos, a institucionalizao das disposies que corporizam a convergncia entre a aco do Estado e os movimentos contra-hegemnicos poder ser benca para estes.
3.3.4. Lutas nacionais ou lutas globais

Esta a clivagem mais uniformemente distribuda na totalidade dos movimentos e organizaes abrangidos pelo FSM. Por um lado, h movimentos que, embora participem no FSM, acreditam que este no mais do que um ponto de encontro e um acontecimento cultural, pois as verdadeiras lutas, que so realmente importantes para o bem-estar das populaes, so travadas a nvel nacional contra o Estado ou contra a sociedade civil nacional

A crtica da governao neoliberal | 33

dominante. Como exemplo, num relatrio sobre o FSM preparado pelo Movimento para a Democracia Nacional nas Filipinas, pode ler-se:
O Frum Social Mundial continua a utuar por cima, vendo e experimentando, mas sendo realmente incapaz de abordar as condies efectivas de pobreza e de privao de poder levadas a muitos pases pela globalizao imperialista. Se no encontrar formas denidas de traduzir ou at de transcender a sua globalidade em intervenes mais prticas que lidem com essas condies, poder continuar a ser um frum imenso, mas vazio, que constitui mais um evento cultural do que outra coisa qualquer. [...] As lutas nacionais contra a globalizao so, e deveriam fornecer, a ncora para qualquer iniciativa de anti-globalizao a nvel internacional. (Gobrin-Morante, 2002: 19)

Por outro lado, h movimentos para os quais o Estado est hoje transnacionalizado e, por conseguinte, deixou de ser o centro privilegiado da deciso poltica. Este descentramento do Estado implicou tambm o descentramento da sociedade civil, que est hoje sujeita a muitos processos de globalizao social e cultural. Alm disso, nalgumas situaes o objecto da luta (seja ele uma deciso da OMC, do Banco Mundial, ou a explorao de petrleo por uma empresa transnacional) est fora do espao nacional e inclui uma pluralidade de pases em simultneo. por isso que a escala da luta deve ser cada vez mais global, um facto em que o FSM baseia a sua relevncia. De acordo com a larga maioria dos movimentos, isto constitui, de novo, uma clivagem que no faz justia s necessidades concretas das lutas concretas. O facto novo nas sociedades contemporneas que as escalas da sociabilidade as escalas locais, nacionais e globais esto cada vez mais interligadas. Na aldeia mais remota da Amaznia ou da ndia os efeitos da globalizao hegemnica, e as formas como os Estados nacionais se comprometem com eles, so claramente sentidos. Se, em geral, isso acontece com as escalas da vida social e poltica, acontece ainda mais com as escalas das lutas contra-hegemnicas. No que aos movimentos participantes no FSM diz respeito, evidente que, embora na organizao de cada luta poltica ou social se privilegie uma determinada escala, seja ela local, nacional ou global, condio para o xito que as diversas escalas estejam envolvidas. A deciso que determina a escala a privilegiar uma deciso poltica que deve ser tomada caso a caso. O impacto desta clivagem na poltica do direito torna-se patente no peso relativo dado ao direito internacional, aos direitos humanos internacionais e militncia jurdica transnacional quando se faz o enquadramento das

34 | Boaventura de Sousa Santos

aces polticas. Sempre que os movimentos ou as ONGs encaram a mobilizao jurdica como parte integrante da mobilizao poltica, tendem a recorrer a estratgias jurdicas em diferentes escalas. Esse carcter trans-escalar faz parte integrante da legalidade cosmopolita subalterna ou seja, o tipo de mobilizao jurdica que, ao visar o global no local e o local no global, faz avanar a globalizao contra-hegemnica (Santos, 2002: 468).

3.3.5. Aco directa ou aco institucional

Esta a clivagem com o impacto mais imediato sobre a poltica do direito. clara a sua ligao com as clivagens acima referidas, relativas reforma/ revoluo e ao papel do Estado. , tambm, uma clivagem com uma longa tradio na esquerda ocidental. Aqueles para quem tal clivagem continua a ter uma grande importncia so os mesmos que menosprezam a novidade da globalizao neoliberal no processo histrico de dominao capitalista. De um lado esto os movimentos que acreditam que as lutas legais, basea das no dilogo e no compromisso com instituies do Estado ou agncias internacionais, so inecazes porque o sistema jurdico e poltico do Estado e as instituies do capitalismo so impermeveis a quaisquer medidas legais ou institucionais capazes de melhorar efectivamente as condies de vida das classes populares. As lutas institucionais apelam interveno dos partidos, e estes tendem a colocar essas lutas ao servio das suas clientelas e dos seus interesses partidrios. O sucesso de uma luta institucional tem, pois, um preo elevado, o preo da cooptao, descaracterizao e trivializao. Mas, mesmo nos casos raros em que uma luta institucional conduz a medidas legais e institucionais que correspondem aos objectivos dos movimentos, quase certo que a aplicao concreta dessas medidas acaba por car sujeita lgica jurdico-burocrtica do Estado, frustrando assim as expectativas dos movimentos. por isso que apenas a aco directa, o protesto de massa, as greves, garantem o sucesso das lutas. As classes popula res no tm mais armas seno a presso exterior sobre o sistema. Se elas no se arriscam, esto condenadas partida. Os apoiantes das lutas institucionais, pelo contrrio, assumem que o sistema contraditrio, uma relao social e poltica em que possvel lutar e onde o fracasso no o nico resultado possvel. Na modernidade, o Estado e, mais concretamente, o direito do Estado foi o centro desse sistema. No decurso do sculo XX, as classes populares conquistaram espaos jurdico-institucionais importantes, dos quais o sistema do Estado-Providncia uma boa manifestao. O facto de o Estado-Providncia estar

A crtica da governao neoliberal | 35

hoje em crise, e de a abertura que ofereceu s classes populares estar actualmente a ser fechada, no signica que esse processo seja irreversvel. Na verdade, no o ser se os movimentos e organizaes continuarem a lutar dentro das instituies e do sistema jurdico e judicial. Em geral, os movimentos e organizaes mais fortes so aqueles que privilegiam mais frequentemente as lutas institucionais, ao passo que os menos fortes so os que privilegiam com maior frequncia a aco directa. Esta clivagem mais acentuada nos movimentos e organizaes do Norte do que nos do Sul. Contudo, a grande maioria dos movimentos recusa tomar partido nesta clivagem. Segundo eles, as condies jurdicas e polticas concretas devem ditar o tipo de luta a ser privilegiado. As condies podem, efectivamente, aconselhar o uso sequencial ou simultneo dos dois tipos de luta. Historicamente, a aco directa esteve na gnese de mudanas jurdico-institucionais de sentido progressista, e foi sempre necessrio combater o aproveitamento ou mesmo a subverso dessas mudanas atravs da aco directa. Apesar das diferenas, tanto os movimentos como as ONGs tendem, todos eles, a concordar que a mobilizao jurdica exige um duplo investimento, um luxo a que a maioria deles no se pode dar. Por um lado, a escolha do frum jurdico mais adequado requer, muitas vezes, recursos jurdico-nanceiros com um custo proibitivo. Por outro lado, o tipo de activismo jurdico exigido em que a um elevado nvel de especializao jurdica h que aliar uma atitude poltica de sentido progressista, proporcionando o estmulo que procure ir alm da deciso e da interpretao jurdica convencional raramente se encontra disponvel. Este facto explica por que razo os movimentos e ONGs mais fortes, frequentemente dotados de departamentos jurdicos prprios, tendem a possuir uma viso mais positiva da aco jurdico-institucional.

3.3.6. O princpio da igualdade ou o princpio do respeito pela diferena

Como j armei, uma das novidades do FSM o facto de a larga maioria dos seus movimentos e organizaes acreditar que, apesar de vivermos em sociedades obscenamente desiguais, a igualdade no suciente como princpio orientador da emancipao social. Esta emancipao deve basear-se em dois princpios: o princpio da igualdade e o princpio do respeito pela diferena. A luta por qualquer um deles deve ser articulada com a luta pelo outro, pois a realizao de um condio da realizao do outro. Ainda assim, h uma clivagem entre movimentos e, por vezes, dentro do mesmo movimento, volta da questo de saber se deve ser dada prioridade a algum

36 | Boaventura de Sousa Santos

destes princpios, e, nesse caso, a qual deles. Nos que respondem armativamente primeira questo, a clivagem d-se entre os que atribuem prioridade ao princpio da igualdade pois s a igualdade pode criar oportunidades reais para o reconhecimento da diferena e os que do prioridade ao princpio do reconhecimento da diferena, pois sem esse reconhecimento a igualdade oculta as excluses e marginalidades em que assenta, tornando-se assim duplamente opressiva (pelo que oculta e pelo que revela). A clivagem ocorre entre movimentos e no interior do mesmo movimento. Atravessa, entre outros, os movimentos de trabalhadores, de negros, feministas e indgenas. Por exemplo, enquanto o movimento dos trabalhadores tem privilegiado o princpio da igualdade em detrimento do princpio do reconhecimento da diferena, o movimento feminista tem privilegiado este ltimo em detrimento do primeiro. Mas, de facto, a posio mais partilhada e mais vivamente advogada pelos movimentos indgenas que ambos os princpios tm prioridade em conjunto e que no correcto dar prioridade a um deles em abstracto. As condies polticas concretas indicaro a cada movimento qual dos princpios deve ser privilegiado numa determinada luta concreta. Qualquer luta concebida sob a gide de um desses princpios deve ser organizada de maneira a abrir o espao ao outro princpio. No movimento feminista do FSM, esta posio actualmente dominante. Virginia Vargas (s.d.) expressa-o bem quando arma:
No Frum Social Mundial, os feminismos comearam a [...] alimentar processos que integram a justia de gnero com a justia econmica, recuperando ao mesmo tempo a subverso cultural e a subjectividade como estratgia de transformao de mbito maior. Confrontam assim duas expresses amplas de injustia: a injustia scio-econ mica, enraizada nas estruturas polticas e econmicas da sociedade, e a injustia cultural ou simblica, enraizada nos padres sociais de representao, interpretao e comunicao. Ambas as injustias afectam as mulheres e as muitas outras vtimas de outras discriminaes (por motivos raciais, tnicos, de orientao sexual, e at geogrcos).

Vargas apela a novos feminismos feminismos dos novos tempos como um panorama discursivo, expansivo e heterogneo, produzindo campos policntricos de aco que se disseminam por um leque vasto de organizaes da sociedade civil, muitas das quais no se dedicam exclusivamente luta contra a discriminao sexual. E conclui: A nossa presena no FSM, fazendo estas mesmas perguntas, tambm uma expresso dessa mudana.

A crtica da governao neoliberal | 37

A coexistncia dinmica do princpio da igualdade e do princpio do reconhecimento da diferena tem um grande peso na denio da posio das polticas da legalidade nas lutas cosmopolitas subalternas. A crise tanto do reformismo demoliberal como do reformismo socialista teve o seu impacto mais directo no princpio da igualdade, que em verdade havia facultado toda a justicao para as lutas reformistas progressistas do sculo XX (Santos, 2002: 441). A crise no atingiu do mesmo modo o princpio do reconhecimento da diferena, podendo at armar-se que, paralelamente ao agudizar da crise do princpio da igualdade, se obtiveram importantes vitrias no que se refere validao social do princpio do reconhecimento da diferena, como se pode ver sobretudo pelos movimentos feministas desencadeados a partir da dcada de 1970 e pelos movimentos indgenas vericados a partir da dcada de 1980. Estas vitrias vieram injectar uma credibilidade nova na poltica do direito tanto no Norte como no Sul, credibilidade propensa a extravasar para outras reas da luta poltica.

3.3.7. Transconflitualidade

Muitas das tenses e clivagens acima referidas no so exclusivas do FSM. De facto, fazem parte do legado histrico das foras sociais que, ao longo dos ltimos 200 anos, lutaram contra o status quo por uma sociedade melhor. A especicidade do FSM reside na circunstncia de no seu seio coexistirem todas estas clivagens sem que isso perturbe o seu poder agregador. A meu ver, trs factores contribuem para este facto. Em primeiro lugar, as clivagens so importantes de maneiras diferentes para os diferentes movimentos e organizaes, e nenhuma delas est presente nas prticas ou nos discursos da totalidade dos movimentos e organizaes. Deste modo, ao mesmo tempo que tendem para o fraccionismo, todos eles libertam um potencial para o consenso. Por outras palavras, todos os movimentos e organizaes dispem de um espao para a aco e para o discurso que lhes permite pr-se de acordo com todos os outros movimentos ou organizaes, independentemente das clivagens que os atravessam. Em segundo lugar, no houve, at ao momento, qualquer exigncia tctica ou estratgica susceptvel de radicalizar as posies, intensicando, dessa forma, as clivagens. Pelo contrrio, as clivagens tm sido de baixa intensidade. No que aos movimentos e organizaes em geral diz respeito, tem sido mais importante aquilo que une do que aquilo que divide. Em terceiro lugar, mesmo quando se admitem clivagens, os diferentes movimentos e organizaes distribuem-se, nessas suas diferenas, de uma maneira no linear. Se um dado movimento se ope a outro numa dada clivagem, pode bem suceder

38 | Boaventura de Sousa Santos

acharem-se ambos do mesmo lado a propsito de outra clivagem. Assim, as diferentes alianas estratgicas ou as aces comuns prosseguidas por cada movimento tendem a contar com parceiros diferentes. Desta forma, excluem-se partida a acumulao e o aprofundamento de divergncias que poderiam resultar do facto de os movimentos se alinharem ao longo de clivagens mltiplas. Muito pelo contrrio, as clivagens acabam, assim, por se neutralizar umas s outras. E nesta transconitualidade que reside, a meu ver, o poder agregador do FSM.

4. A poltica do direito e da legalidade num contexto de globalizaes conflituantes entre si Descrevi o FSM como sendo uma utopia realista de tipo crtico. Chegados aqui, impe-se perguntar que tipo de relao entre o direito e a poltica (ou seja, aquilo que designo por poltica do direito) ser congruente com esta utopia e a que estratgias polticas tem vindo a dar origem. Ser que engloba uma utopia jurdica? Em que ser comparvel governao neoliberal, essa forma jurdica privilegiada da globalizao hegemnica? Sustentei, noutro local, que a transformao oitocentista da moderna ideia de progresso na ideia de uma repetio innita e sempre crescente da sociedade burguesa conou tanto moderna cincia (e em particular s cincias sociais) como ao direito a tarefa de descobrir e assegurar as regularidades da vida social e da transformao social que tornavam possvel a mudana normal (Santos, 2002: 71-82). O direito, entretanto reduzido a direito do Estado, achava-se disponvel, quer como instrumento para o cumprimento dos imperativos da regulao social, quer como pr-compreen so do conhecimento cientco da sociedade ainda a desenvolver. Essa disponibilidade ilimitada para a engenharia social por parte do direito do Estado esteve na raiz da sua converso numa utopia prpria uma utopia jurdica. Esta utopia jurdica foi o motor de impulso da mudana normal isto , da ideia de que, atravs de uma dialctica de melhoria e repetio, a mudana social era um processo contnuo que avanava por transformaes graduais sancionadas pelo direito estatal, o qual por sua vez ia tambm mudando de forma contnua e gradual. Este padro da mudana normal assenta nos seguintes pressupostos. Em primeiro lugar, por mais diversa que seja a sua aplicao concreta de Estado para Estado, o padro da mudana normal no seno a lgica poltica transnacional do sistema interestatal. Em segundo lugar, os mecanismos nacionais de administrao desenvolvidos e montados pelo Estado encontram-se disponveis e mostram-se ecazes em todo o territrio nacional, cujas fron-

A crtica da governao neoliberal | 39

teiras so igualmente garantidas pelo Estado. Em terceiro lugar, a capacidade nanceira do Estado para pr em prtica todas as suas estratgias depende, acima de tudo, da sustentabilidade do crescimento econmico e, portanto, do xito das estratgias de acumulao. Em quarto lugar, as aspiraes humanas e o bem-estar das pessoas podem ser satisfeitos ou assegurados por produtos e servios produzidos em massa e concebidos como mercadorias, mesmo no sendo distribudos atravs dos mercados das mercadorias. Em quinto lugar, os riscos e perigos dos quais o Estado chamado a proteger os seus cidados tm uma ocorrncia rara, alm de que so, maioritariamente, de pequena ou mdia gravidade. Esta utopia jurdica est a atravessar uma crise profunda (e terminal?) que teve incio nos primeiros anos da dcada de 1970 e se prolonga at aos dias de hoje (Santos, 2002: 71-82, 447-58). na sombra (se no entre as runas) desta utopia jurdica e da respectiva crise que tanto a governao neoliberal como a legalidade cosmopolita subalterna devem ser entendidas. Elas representam duas interpretaes contrastantes das condies resultantes da crise da moderna utopia jurdica, oferecendo, consequentemente, duas leituras prospectivas igualmente contrastantes daquilo que este nosso tempo. A governao neoliberal v a crise da utopia jurdica, no como problema, mas como soluo. Segundo a matriz da governao, a moderna utopia jurdica parte indissocivel de uma ordem burocrtica baseada no comando e no controlo, centrada no Estado e no aparelho judicial, e que, para alm de autoritria, rgida e no participativa, est eivada de ineccia e marcada pelo fosso entre a criao e a aplicao das leis (Simon, 2003). As caractersticas da governao acima referidas visam, assim, oferecer a soluo para os problemas gerados pela moderna utopia jurdica, no pela sua crise. Para a legalidade cosmopolita subalterna, a moderna utopia jurdica constitua uma falsa soluo para o problema muito real que era gerir as tenses entre a democracia e o capitalismo. De um lado, as lutas demo crticas pela incluso no contrato social, que tiveram como resultado o alargamento dos direitos, uma certa redistribuio social e o aumento das interaces no-mercantis entre os cidados, possibilitadas pelo Estado-Providncia. Do outro lado, o capitalismo mais a sua xao no lucro e a sua viso da redistribuio social como uma forma de expropriao. A moderna utopia jurdica nunca achou maneira de resolver a contradio entre a democracia redistributiva e o capitalismo, no entanto manteve-a dentro de limites controlveis, estabelecendo assim os alicerces para as polticas de consenso que governaram os pases centrais desde o perodo posterior segunda Guerra Mundial at aos nais da dcada de 1960.

40 | Boaventura de Sousa Santos

A crise da utopia jurdica veio piorar o problema da redistribuio social. Paradoxalmente, f-lo de maneira tal que as contradies entre democracia e capitalismo parecem ter-se desvanecido. Privada do seu potencial redistributivo, a democracia hoje globalmente promovida pelos mesmos agentes que promovem o capitalismo pelo mundo fora. A tenso dissolveu-se numa complementaridade. A questo, porm, tem mais que se lhe diga, pois falta referir essa disjuno profunda entre regime poltico e regime social, a que chamei fascismo social (Santos, 2002: 453, 2003). Trata-se de uma nova constelao sociopoltica caracterizada pelo connamento da democracia a um campo poltico cada vez mais estreitamente denido e que coexiste (mais do que interfere) com certas formas de sociabilidade, em que os actores no-estatais mais poderosos assumem o poder de veto sobre a vida e o bem-estar dos actores menos poderosos ou daqueles desprovidos de qualquer poder. uma constelao poltica altamente instvel, reproduzida, nos pases centrais, por uma transformao at aqui ecaz das polticas de consenso em polticas de resignao e, nos pases perifricos, pela imposi o de polticas de ajustamento estrutural frequentemente associadas colaborao de elites locais corruptas. Fascismo social a uma escala global, eis o problema com que a legalidade cosmopolita subalterna se v confrontada. De nada vale tentar reavivar a moderna utopia jurdica ou inventar uma nova. A soluo est numa utopia realista crtica cujo evoluir pragmtico possa envolver a mobilizao jurdica enquanto parte de um mobilizao poltica de tipo mais amplo. Para ser mobilizado com xito num contexto contra-hegemnico, o direito tem de ser submetido a um profundo processo de reviso. Em causa est, antes de mais, a pergunta pela possibilidade do uso contra-hegemnico de um instrumento hegemnico como o direito. Em segundo lugar, h que perguntar tambm pelas tradies contra-hegemnicas do direito e da legalidade e pela possibilidade da sua mobilizao em lutas contra-hegemnicas. Como defendi de incio, este des-pensar do direito implica um alargamento da concepo da poltica do direito e da legalidade. As lutas jurdicas levadas a cabo pela aco combinada dos movimentos e ONGs pertencentes ao FSM do testemunho da necessidade de um tal alargamento. Fiz questo de sublinhar a diversidade interna do FSM salientando as principais clivagens existentes entre os diversos movimentos, o que por si s deveria bastar para nos pr de sobreaviso quanto ideia de que estamos a assistir ao surgimento de um novo paradigma. O que podemos armar que, no obstante todas essas diferenas, eles tm em comum a procura do

A crtica da governao neoliberal | 41

alargamento qudruplo da poltica da legalidade que referido na seco introdutria. Em primeiro lugar, a legalidade cosmopolita subalterna nunca formulada como sendo uma estratgia jurdica, mas antes como uma estratgia poltica que engloba uma componente jurdica. Alm disso, as lutas no se centram exclusivamente no princpio da igualdade (a redistribuio social), como sucedia com a moderna utopia jurdica, mas centram-se antes num equilbrio complexo e dinmico entre o princpio da igualdade e o princpio do reconhecimento da diferena. Em segundo lugar, sempre que h o recurso ao direito, pode no ser necessariamente ao direito do Estado-nao; ou seja, pode tambm recorrer-se ao direito no-ocial local, bem como ao direito internacional ou transnacional. Nisto reside a natureza trans-escalar da mobilizao jurdica. A diferena da legalidade cosmopolita subalterna relativamente moderna utopia jurdica resulta evidente, porquanto esta se centrava exclusivamente no direito estatal ocial. Em terceiro lugar, os saberes jurdicos susceptveis de ser mobilizados no mbito das lutas jurdicas cosmopolitas subalternas so bastante variados. raro as lutas apoiarem-se exclusivamente no saber jurdico prossional avalizado pelo Estado. Povos indgenas, habitantes de bairros de lata, operrios sobre-explorados em sweatshops ou maquilladoras, camponeses sem terra e camponeses em luta por manter a posse tradicional da terra contra os regimes de propriedade ditados pelo mercado, mulheres discriminadas, minorias, grupos religiosos e castas inferiores, trabalhadores migrantes e trabalhadores da economia informal, ambientalistas e activistas pela paz todos agem no pressuposto de que o direito coisa estranha, composta por ingredientes diferentes em diferentes pores, que h que transportar em recipientes diferentes e usar (ou descartar) de diferentes modos, ao longo da estrada que nos h-de levar a uma sociedade mais justa. Em quarto lugar, a prioridade da mobilizao poltica sobre a mobilizao jurdica e a diversidade de instrumentos polticos a que se recorre so consentneas com uma concepo de luta social cujo quadro temporal muito mais complexo do que aquele que presidiu mobilizao jurdica sob a gide da moderna utopia jurdica. Por um lado, os grupos sociais envolvidos nas lutas contra-hegemnicas recusam-se a ser vistos como residuais, inferiores, ignorantes, improdutivos, ou como tendo uma implantao apenas local. Por outro lado, recusam-se a esquecer que a longa durao do capitalismo e do colonialismo um factor explicativo tanto das suas queixas como da sua resistncia.

42 | Boaventura de Sousa Santos

Em suma, o FSM est nos antpodas da utopia jurdica presente no cerne das sociedades capitalistas modernas. No entanto, as lutas da globalizao contra-hegemnica, cientes do risco que seria deitar fora o beb com a gua do banho, no podem darse ao luxo de no fazer uso de todos os meios no violentos ao seu alcance para combater a modernidade capitalista, incluindo os que foram inventados pela modernidade capitalista para trair as suas prprias promessas de liberdade, igualdade e no discriminao. Nisto reside uma concepo transmoderna do direito.

Referncias Bibliogrficas
Angelis, Massimo de (2003), Neoliberal Governance, Reproduction and Accumulation, The Commoner, 7, 1-27. Arendt, Hannah (1968), The Origins of Totalitarism. New York: Harcourt Brace Jovanovich. Boyer, Robert (1986), Capitalismes n de sicle. Paris: Maspero. Boyer, Robert; Drache, Daniel (orgs.) (1996), States against Markets: The Limits of Globalization. New York: Routledge. Castells, Manuel (1996), The Rise of the Network Society. Cambridge: Blackwell. Crozier, Michel; Huntington, Samuel; Watanuki, Joji (1975), The Crisis of Democracy: Report on the Governability of Democracies to the Trilateral Commission. New York: New York UP. Escobar, Arturo (2003), Other Worlds Are (already) Possible: Cyber-Internationalism and Post-Capitalist Cultures. Comunicao apresentada no Painel Cyberspace, Life after Capitalism Programme, 3 Frum Social Mundial, Porto Alegre, 23-28 de Janeiro. Gobrin-Morante, C. (2002), The World Social Forum Fights Imperialist Globalization, in L. Nisula; K. Sehm-Patomki (orgs.), We, the Peoples of the World Social Forum. Network Institute for Global Democratization, Discussion Paper 2/2002, 19-21. Habermas, Jrgen (1982), Theorie des kommunikativen Handelns . Frankfurt/M.: Suhrkamp. Held, David (1987), Models of Democracy. Cambridge: Polity. Hinkelammert, Franz (2002), Crtica de la razn utpica. Bilbau: Descle de Brouwer. Jessop, Bob (1998), The Rise of Governance and the Risks of Failure: The Case of Economic Development, International Science Journal, 155, 29-45. Klug, Heinz (2005), Campaigning for Life: Building a New Transnational Solidarity in the Face of HIV/AIDS and TRIPS, in Boaventura de Sousa Santos; Csar Rodrguez-Garavito, Law and Globalization from Below. Towards a Cosmopolitan Legality. Cambridge: Cambridge UP, 118-139. Kuhn, Thomas (1970), The Structure of Scientic Revolutions. Chicago: University of Chicago Press.

A crtica da governao neoliberal | 43

Macpherson, C. B. (1966), The Real World of Democracy. Oxford: Clarendon. Macpherson, C. B. (1977), The Life and Times of Liberal Democracy. Oxford: Oxford UP. Monedero, Juan Carlos (2003), La trampa de la gobernanza: Nuevas formas de participacin poltica. Mexico: Cmara de Diputados. Offe, Claus (1985), Disorganized Capitalism. Oxford: Polity Press. Rodrguez-Garavito, Csar; Arenas, Lus Carlos (2005), Indigenous Rights, Transnational Activism, and Legal Mobilization: The Struggle of the Uwa People in Colombia, in Boaventura de Sousa Santos; Csar Rodrguez-Garavito, Law and Globalization from Below. Towards a Cosmopolitan Legality. Cambridge: Cambridge UP, 241-266. Rodrguez-Garavito, Csar (2005), Global Governance, Cross-Border Organizing, and Labor Rights: Codes of Conduct and Anti-Sweatshop Struggles in Global Apparel Factories in Mexico and Guatemala, Politics & Society, 33. Santos, Boaventura de Sousa (1995), Toward a New Common Sense: Law, Science and Politics in the Paradigmatic Transition. New York: Routledge. Santos, Boaventura de Sousa (2000), A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. Porto: Afrontamento Santos, Boaventura de Sousa (org.) (2001), Globalizao: Fatalidade ou utopia?. Porto: Afrontamento. Santos, Boaventura de Sousa (2002), Toward a New Legal Common Sense. London: Butterworths. Santos, Boaventura de Sousa (2003), Poder o direito ser emancipatrio?, Revista Crtica de Cincias Sociais, 65, 3-76. Santos, Boaventura de Sousa (2004), A Critique of Lazy Reason: Against the Waste of Experience, in Immanuel Wallerstein (org.), The Modern World System in the Longue Dure. New York: Free Press. Santos, Boaventura de Sousa (2005), O Frum Social Mundial: Manual de uso. Porto: Afrontamento. Santos, Boaventura de Sousa; Jenson, Jane (orgs) (2000), Globalizing Institutions: Case studies in Regulation and Innovation. Aldershot: Ashgate. Santos, Boaventura de Sousa; Rodrguez-Garavito, Csar (2005), Law, Politics, and the Subaltern in Counter-Hegemonic Globalization, in Boaventura de Sousa Santos; Csar Rodrguez-Garavito, Law and Globalization from Below. Towards a Cosmo politan Legality. Cambridge: Cambridge UP, 1-26. Sen, Jai (2004), World Social Forum. Challenging Empires. New Delhi: The Viveka Foundation. Shamir, Ronen (2005), Corporate Social Responsibility: A Case of Hegemony and Counter-Hegemony, in Boaventura de Sousa Santos; Csar Rodrguez-Garavito, Law and Globalization from Below. Towards a Cosmopolitan Legality. Cambridge: Cambridge UP, 92-117.

44 | Boaventura de Sousa Santos

Simon, William (2003), Solving Problems v. Claiming Rights: The Pragmatist Challenge to Legal Liberalism, Pub. Law Research Paper, n 03-58, Stanford Law School; Columbia University Columbia Law School. United Nations (2000), Global Compact Primer. New York: United Nations (www. unglobalcompact.org). Vargas, Virginia (s/d), Los aportes y los retos feministas en el Foro Social Mundial (http:// www.alainet.org/publica/retosfem/aportes.html). Waterman, Peter (2003a), First Reections on the World Social Forum, Porto Alegre, Brazil. Library of Alternatives, WSF (www.forumsocialmundial.org.br). Waterman, Peter (2003b), Second Thoughts on the WSF: Place, Space and the Reinvention of Social Emancipation on a Global Scale. Library of Alternatives, WSF (www.forumsocialmundial.org.br). Yearbook (2005-2006), Yearbook Global Civil Society 2005-06. London: Centre for the Study of Global Governance.

Vous aimerez peut-être aussi