Vous êtes sur la page 1sur 4

IRS 2014 para recibos verdes

OE 2014 prev que trabalhadores a recibos verdes que tenham perdas abruptas de remunerao possam pedir reviso do escalo de IRS, passando a ter um novo regime de IRS, independentemente da sua situao remuneratria. Assim, dois meses por ano, Fevereiro e Junho, os trabalhadores a recibos verdes podem pedir a reviso do escalo de IRS, podendo ser colocados at dois escales abaixo ou acima. Para tal, os trabalhadores a recibos verdes apenas precisam solicitar uma reviso de rendimentos.

IRS 2014 para recibos verdes: O que muda?


Descer ou subir dois escales
Apesar de taxas e base de incidncia no sofrerem alteraes, trabalhadores independentes vo poder descontar abaixo/acima do que realmente ganham. Para tal, basta comunicar a inteno Segurana Social em Novembro, altura em que comunicado o escalo de IRS onde esto inseridos, mas poder tambm faze-lo em Fevereiro e/ou Junho de cada ano.

Regime simplificado se tem poucas despesas


Quem pretende trabalhar por conta prpria ter de decidir entre o regime simplificado e a contabilidade organizada. A deciso baseia-se numa previso: caso acredite que despesas ultrapassem 25% do VN, deve optar pela contabilidade organizada; caso contrrio, deve escolher o regime simplificado. Ultrapassando 150.000 (em 2014: 200.000), ficar sempre no regime contabilidade organizada. Regime simplificado no tem em conta as despesas suportadas no exerccio da actividade, por exemplo, com transportes ou refeies. Na declarao a entregar em 2014, o Fisco considera automaticamente como rendimento lquido 75% dos ganhos totais e 25% como despesas necessrias ao desempenho da actividade. Isto, desde que esta no pertena ao ramo hoteleiro, de restaurao ou bebidas, ou ento que os ganhos no resultem de vendas de mercadorias e produtos. Nestes casos, o Fisco assume como rendimento lquido 20% dos proveitos. Contribuintes so obrigados a permanecer durante trs anos no regime que escolherem. Para o mudar, devem entregar uma declarao de alteraes at ao final do ms de Maro. Excepcionalmente, e devido alterao da percentagem a considerar para efeitos de rendimento, que mudou de 70% para 75%, os contribuintes puderam, em Janeiro deste ano, proceder a essa alterao. Em 2014 verificou-se nova alterao, pelo que excepcionalmente permitido novamente a alterao de regime, antes de decorridos os 3 anos.

Recibo electrnico obrigatrio


Todos os independentes esto obrigados, desde Julho de 2011, a preencher o recibo verde - agora chamado de factura-recibo - atravs do Portal das Finanas (www.portaldasfinancas.gov.pt). A emisso do recibo electrnico gratuita. A entrega do IRS tambm tem de ser feita pela Net. Estes profissionais submetem a declarao durante o ms de Maio, mas este ano contam com uma surpresa: alm dos habituais impressos de IRS, tm de juntar o modelo SS e, a, declarar os seus rendimentos para efeitos de Segurana Social.

- Regime especial para quedas abandonado


Deixa de existir o regime especial para quedas abruptas de rendimentos e os trabalhadores a recibos verdes passam a descontar de acordo com o regime geral.

- Rendimentos Baixos
Quem receber menos de 7200 anuais passa a descontar 50% do Indexante dos Apoios Sociais, exceto se o contribuinte solicitar o pagamento por duodcimos. Se receber menos de 4.100/ano - atravs de trabalho dependente ou penses - , no tem obrigao de apresentar declarao de IRS. Sade: Poder deduzir 10% das despesas de sade isentas de IVA ou com IVA a 6%. Poder tambm deduzir os juros de dvidas contradas para fazer face a despesas de sade, suas ou de membros dependentes. Casa: Pode deduzir 15% dos juros do crdito habitao ou do arrendamento. O limite de 591, mas dependendo do rendimento do agregado familiar, esse valor pode subir at aos 886,5, mas para o arrendamento esta maturao no existe. Educao: Poder deduzir 30% das despesas com eduo e formao, no limite de 760.

IRS 2013 Rendimentos CAT. B

Lado negativo: Agravamento fiscal para recibos verdes


At ao ano passado, o fisco considerava 30% do rendimento anual dos trabalhadores independentes como despesa, (apenas restantes 70% eram considerados rendimento, e por isso sujeitos a pagamento de IRS). No entanto, desde o incio do ano 2013 que a percentagem sujeita a imposto subiu para os 75%. Por exemplo, um trabalhador independente com um rendimento 1.700 ms/20.400 ano tinha em 2012 um rendimento anual coletvel de 14.280. Em 2013, com o mesmo rendimento, o montante coletvel passar a ser mais elevado: 15.300 uros. Tambm a reteno na fonte mais elevada em 2013: passou dos 21,5% para os atuais 25,0%. semelhana do que acontece com a generalidade dos restantes contribuintes singulares, tambm os rendimentos dos trabalhadores independentes esto sujeitos ao pagamento da sobretaxa de IRS de 3,5%. Acertos finais sero feitos em 2014, quando os contribuintes entregarem a sua declarao relativa a 2013. A partir de Janeiro de 2013 os recibos verdes passam a designar-se por faturas-recibo. Esta mudana no tem quaisquer custos e os procedimentos relacionados com a sua emisso mantm-se os mesmos. Com esta alterao, os recibos verdes passam automaticamente a ser considerados faturas eletrnicas.

Novo anexo SS junto com declarao de IRS


J este ano 2013, quando entregarem a sua declarao de IRS relativa a rendimentos de 2012, os trabalhadores independentes tero de juntar um novo anexo (SS). Este anexo serve para os trabalhadores comunicarem Segurana Social o valor dos servios prestados durante o ano anterior.

Lado positivo: Subsdio de desemprego j em 2013


Desde o incio do ano que os trabalhadores independentes podem ter acesso ao subsdio de desemprego. Mas ateno: esta medida abrange apenas os trabalhadores independentes considerados economicamente dependentes, ou seja, aqueles que recebem mais de 80% dos seus rendimentos atravs de uma empresa. Alm disso, para terem acesso a este apoio, conhecido como subsdio por cessao de atividade, os trabalhadores independentes tm de estar inscritos no centro de emprego da sua rea de residncia e o fim do vnculo laboral no pode ter partido da vontade do trabalhador. Mas h mais: para terem acesso a este subsdio os trabalhadores tero de ter 720 dias/2 anos de contribuies de exerccio de atividade numa situao economicamente dependente, num perodo de 48 meses/4anos imediatamente anterior data da cessao involuntria do contrato de prestao de servios. Este apoio poder ter a durao mxima de 540 dias/18 meses.

Segurana Social-Alteraes 2014


At dia 31 de dezembro de 2013, os trabalhadores independentes eram colocados no escalo imediatamente anterior ao que correspondia, relativamente aos seus rendimentos. No entanto, a partir de 2014, podem solicitar a colocao nos dois escales imediatamente anteriores ou posteriores. A alterao de escalo pode ser solicitada em duas alturas distintas, Fevereiro e Junho, para actualizar o escalo contributivo de acordo com os seus rendimentos. Antes da introduo destas mudanas, era necessrio fazer prova de variao de rendimentos, s podia fazer uma alterao se conseguisse provar que os seus rendimentos tinham sofrido qualquer alterao, para cima, ou para baixo. Agora, os trabalhadores independentes podem, por si s, decidir subir ou descer o escalo contributivo e, dessa forma, ficar a descontar menos do que ganham, por exemplo. At ao final do ano de 2013, os trabalhadores independentes com rendimento inferior a 5.036 pagava as contribuies Segurana Social durante 3 anos e ficavam isentos posteriormente, caso os rendimentos fossem inferiores. Com a entrada do novo ano, o valor mnimo para a iseno de 2.515/ano. Caso reinicie atividade e no exista dados para determinar o escalo de regime de contribuies, os trabalhadores independentes tero que fazer descontos de 29,6% sobre um escalo de 209,60. Em contrapartida, os prmios regulares - ajudas de custo, por exemplo - passam tambm a ser sujeitas a contribuies, no valor que ultrapasse o limite legal. Consideram-se regular e, portanto, sujeitas a contribuio, prestaes atribudas regularmente por um perodo inferior a 5 anos.

Regime simplificado ou contabilidade organizada: o que melhor?


Os trabalhadores independentes tm 2 opes fiscais: Regime Simplificado e Contabilidade Organizada.

1. Regime Simplificado Neste regime no poder deduzir despesas relacionadas com deslocaes e outros encargos associados ao exerccio da atividade, j que o Estado reconhece como rendimento fiscal uma percentagem dos ganhos/ordenados: - em 2012 era considerado rendimento 70% da faturao do trabalhador(; - em 2013 o rendimento passou a ser 75% do total facturado; - em 2014 de apenas dois coeficientes, passamos a ter cinco coeficientes:
a) 0,15 das vendas de mercadorias e produtos, bem como das prestaes de servios efetuadas no mbito de atividades hoteleiras e similares, restaurao e bebidas; b) 0,75 dos rendimentos das atividades profissionais constantes da tabela a que se refere o artigo 151.; c) 0,95 dos rendimentos de capitais imputveis a atividades geradoras de rendimentos empresariais e profissionais, do resultado positivo de rendimentos prediais, do saldo positivo das mais e menos-valias e dos restantes incrementos patrimoniais; d) 0,30 dos subsdios ou subvenes no destinados explorao; e) 0,10 dos subsdios destinados explorao e restantes rendimentos da categoria B no previstos nas alneas anteriores. (* n.2 - Redaco dada pela Lei n. 83-C/2013 - 31/12)

Opo pelo Regime Simplificado s possvel se no faturar mais de 200.000/ano (em 2013 valor era da
150.000). Como hbito, quando se procedem a alteraes dos coeficientes aplicveis, permite-se aos sujeitos passivos abrangidos pelo regime simplificado optarem pelas regras de tributao com base na contabilidade organizada, independentemente do prazo de permanncia j decorrido, no regime simplificado. E essa opo, em 2014, ter de ser efetuada j at final deste ms de janeiro, atravs da entrega da correspondente declarao de alteraes.

Trs anos de durao Em alguns casos os novos coeficientes agora aprovados so mais favorveis do que vigoraram at 2013, pelo que a deciso de sada, ou no, deste regime ter de ser ponderada luz das novas regras e no, exclusivamente, pelo diferencial de imposto apurado relativamente a 2013 ou em anos anteriores. E, nunca demais referir que a deciso que vier a ser tomada relativamente a 2014, quer para os novos abrangidos pelo regime simplificado, quer para aqueles que tm uma nova hiptese de abandonar este regime, em regra, vigorar para trs anos, dado o prazo mnimo de permanncia em qualquer um dos dois regimes. A deciso dever ser por isso ponderada em funo da evoluo previsvel dos rendimentos de 2014 a 2016, quer do seu valor, quer da sua estrutura.

2. Contabilidade Organizada
-Neste caso, o rendimento coletvel apurado pela diferena entre o montante que o trabalhador fatura e as despesas necessrias para o desenvolvimento da atividade. Assim, o contribuinte poder deduzir as despesas relacionadas com o exerccio da atividade. Ex: despesas de transporte (txi, gasolina, passes), despesas de manuteno do veculo (seguros, revises), custos com telecomunicaes (telemveis, internet) e custos com rendas, entre outras. Trabalhadores independentes com contabilidade organizada que tenham como sede da sua atividade a sua prpria habitao podem imputar 25% dos custos que tm com casa. Por exemplo: 25% da prestao do crdito habitao, 25% conta da luz e da gua. Para ver se este regime o mais adequado no seu caso siga o conselho: Pegue numa folha e escreva todos os custos mensais em que incorre para poder desenvolver a atividade. Se as despesas forem anuais, como o caso do seguro do carro, divida essa despesa por 12. Aps apurar o montante mensal de despesas, veja qual a percentagem que essas despesas representam nos seus rendimentos mensais. Se a percentagem apurada for superior a 25% talvez deva equacionar passar para o regime de contabilidade organizada, se a percentagem apurada for inferior a 25%, deixe-se

estar no regime simplificado pois gasta menos do que o Estado considera como custos potenciais da atividade que desenvolve. -Quem optar pelo regime de contabilidade organizada tem obrigatoriamente de contratar um TOC que se responsabilize pela fiabilidade das demonstraes financeiras apresentadas, ou seja, tem de contabilizar o custo com a avena esse TOC. Recibos verdes para uma nica entidade : Se um trabalhador independente prestar servios para uma nica entidade poder optar por ser tributado pelas regras dos contribuintes da categoria A (trabalhadores por conta de outrem). Esta poder ser uma situao vantajosa para quem aufere rendimentos inferiores a 13.680 euros, explica Sofia de Sousa. Para isso dever mencionar na sua declarao de IRS que opta pelas regras da categoria A no quadro 4C do anexo B e indicar que presta servios a uma nica entidade. Tenha em ateno que esta opo s pode ser tomada pelos contribuintes que no optaram pela contabilidade organizada. Novo anexo: este ano quando entregarem a sua declarao de IRS, os trabalhadores independentes devero juntar novo anexo SS, mas nem todos os independentes esto sujeitos a esta obrigao.

Vous aimerez peut-être aussi