Vous êtes sur la page 1sur 3

Histria Guio Digital A Aventura Grega A Grcia no Sculo V a.C.

A Grcia
Viramo-nos todos para a Grcia e todos ns a consideramos, uns mais outros menos, como a nossa ptria. A Grcia no pertence a toda a gente. No est inteiramente sobre o mar, como alguns imaginam: tambm possui montanhas, de pncaros nevados. O mar banha-lhes as costas, penetra nelas, mas no com a mesma profundidade em toda a parte, e nem sempre da mesma maneira. As praias e o mar so ainda como eram antigamente; as ilhas so as de outrora, as Cclades e as Esprades, o mar Jnico e o mar Egeu, cada qual do seu lado; o cu continua a ter a mesma colorao. E, no entanto, o passado no regressa, (). O destino do Mediterrneo confunde-se assim com o da Grcia. Muitas coisas importantes conservavam nomes gregos, novos e antigos, ecumnicos, mesmo tendo outros proprietrios: as palavras no podiam por si ss substituir as coisas. Alguns interpretaram o passado dos Gregos melhor do que estes o sabiam ou podiam faz-lo. Os Gregos tiveram que servir os estrangeiros que vinham assim prestar homenagem sua terra, admirando o seu passado sem compreenderem o seu presente, tomando um pelo outro e confundindo-os: procuravam-se a si mesmos no passado mais do que no presente, sem poderem reuni-los. Saam do seu pas, do qual tinham saudades, ou ficavam l, insatisfeitos: a palavra nostalgia profundamente grega. Eram mais mseros no mar que no continente, mais pobres nas ilhas que na costa. Os seus empreendimentos metamorfosearam-se em recordaes: a histria substituiu as personagens, a literatura encarregou-se da glria. Contudo, A lngua grega conservou em si tanto as recordaes como a glria ou a histria, apesar de tambm ela ter mudado. Podemos imaginar a nossa histria comum sem a Grcia? Talvez esta interrogao tenha origem na sua tradio, que levantou todas as grandes questes do Mediterrneo, e do mundo inteiro. Matvejevitch, P. (2009). Brevirio Mediterrnico. Lisboa: Quetzal. (p. 107)

A viagem
Cada cruzeiro comea vrias vezes e vrias vezes termina, nunca totalmente (sobretudo quando prossegue num dirio de bordo, numa crnica ou num relato desse gnero). A princpio, partimos em pequenos botes, contornando a costa sob os olhos dos que conhecem melhor o mar e que escutamos ou imitamos. Depois vamos mais longe, a remos, vela, ou sabe se l como, sempre mais longe, s vezes assumindo riscos, maiores ou menores. E finalmente empreendemos, a maioria das vezes instigados por algum, uma verdadeira viagem, num barco com que deparmos por acaso ou que espervamos havia muito tempo, armado de um equipamento improvisado ou reunido desde longa data. assim tambm que os maiores navegadores partem, um belo dia, pelos oceanos. Alguns vo-se para sempre, outros regressam: o que mais os distingue uns dos outros. H viagens depois das quais o nosso olhar deixa de ser o mesmo e outras em que at o nosso passado se transforma: essas abrem ou concluem as histrias do Mediterrneo. Lembremos uma vez mais como os navios entram no porto ou dele saem, que nomes tm na popa ou na proa, quem os acompanha ou os recebe, o que significam no momento em que aparecem no horizonte ou desaparecem da vista. Pgina1

Histria Guio Digital A Aventura Grega A Grcia no Sculo V a.C.

O cais, o porto, o molhe e a ponte do navio, a praa pblica, o mercado e a venda de peixe, o estaleiro naval, os espaos que rodeiam fontes ou faris, que contornam igrejas ou mosteiros, os cemitrios e o prprio mar, tornam-se assim, (), palcos e teatros de ar livre. L se representam diversos papis, insignificantes ou fatais, comdias e dramas, quotidianos e eternos. Os sculos esto cheios destes: passado e presente do Mediterrneo, a sua histria . Matvejevitch, P. (2009). Brevirio Mediterrnico. Lisboa: Quetzal. (pp. 84-85)

Os mercados Nos mercados mediterrnicos, em especial nos mercados de peixe, media-se e pesava-se de diversas maneiras. O espao que lhes consagrado pode comparar-se ao que ocupam as mais eminentes instituies: cmaras municipais ou cidadelas, igrejas e cemitrios. Poltica e negcio acotovelavam-se na praa pblica, como aliados ou como adversrios. Era o que se passava na gora grega e no frum romano. Raros foram os soberanos que conseguiram desembaraar as praas das suas tendas, afastar a poltica do mercado. () Os Atenienses consideravam tal tarefa exclusivamente masculina e os sbios aconselhavam os jovens a no se aventurarem por l. () A igualdade dos sexos nos mercados foi uma das primeiras conquistas do Mediterrneo. Os mercados esto habitualmente ligados s salinas. As cidades, os portos ou ilhas deviam possuir a sua prpria salina, condio da sua independncia: nos negcios com os agricultores e criadores de gado do interior, o sal era o que se trocava com maior facilidade por cereal ou por carne. Os viajantes guardavam uma reserva de sal nos seus alforges, as famlias conservavam-no em sacos, as cidades em entrepostos. Os gneros alimentcios deviam ser salgados antes das longas viagens martimas para no se deteriorarem. Os sbios aconselhavam que se guardasse o sal branco para os dias negros: tornou-se assim um smbolo da sabedoria. Os legisladores velavam pela sua limpeza e pela sua distribuio. As religies procuravam torn-lo respeitado e abenoado. A medicina prescrevia-o como um remdio. Era oferecido a uma amigo com o po, era arremessado aos olhos dos inimigos. Os poetas celebravam o sal, santo e divino. s vezes, num momento de inspirao especial, davam o seu nome ao mar inteiro: os navios flutuavam sobre o sal, o Mediterrneo.
Matvejevitch, P. (2009). Brevirio Mediterrnico. Lisboa: Quetzal. (pp. 69-70)

O azeite A fabricao do azeite no apenas um uso: uma tradio. A azeitona no um simples fruto: tambm um culto. Muitos livros falaram do raminho que a pomba que anunciou o fim do dilvio trazia no bico, da orao recitada no olival de Getsmani (1), ou ainda das oliveiras do vale de Elusis ou no cume do monte Sinai. As religies introduziram o azeite nos seus ritos, na extrema-uno no final da vida, como esperana de uma vida eterna. Ele brilhava na chama dos candelabros de sete braos da Palestina e no cimo do farol de Alexandria. Era com ele que cada um cuidava do seu corpo e embelezava o rosto, que os atletas friccionavam os msculos e as heteras lhes untavam as coxas. Era transportado de costa para costa, em pequenas barcas ou grandes galees, carregados de nforas ou de jarros. Era remetido para o interior nos recipientes mais diversos, odres secas. A conservao das azeitonas exige muitos cuidados. Mergulhavam-nas, como aos figos, no mar, para permanecerem ss e no apodrecerem. uma verdadeira arte separar, como se faz com o vinho, o azeite puro da

Pgina2

Histria Guio Digital A Aventura Grega A Grcia no Sculo V a.C.

borra, proteger a sua pureza das falsificaes. As peneiras no bastam por si ss para essa tarefa. Esta parece-se com a pesquisa dos alquimistas. Extrai-se tambm leo do linho, do rcino e das amndoas, do mirto e da palma, do tomilho e da anglica, de diversos animais, peixes ou plantas, mas o azeite sempre foi e continua a ser soberano. Ao ver onde crescem as oliveiras, perguntamo-nos donde que, num terreno to seco e to magro, retiram o seu suco, to espesso e untuoso: provir apenas da terra? No participar tambm o mar na sua criao? (1) - Jardim situado no sop do Monte das Oliveiras, em Jerusalm, onde acredita-se que Jesus e seus discpulos tenham orado na noite anterior morte de Jesus.
Matvejevitch, P. (2009). Brevirio Mediterrnico. Lisboa: Quetzal. (p. 73)

Os rios e o relevo Os rios que sulcam a Grcia nada tm de notvel primeira vista, com excepo do Vardar, a que os Gregos chamavam xio e que partilhavam com a actual Macednia: sem essa corrente extraordinria, Salonica e o seu golfo no seriam o que so. Desse mesmo lado, virado para o mar Egeu, correm o Aliakmon, o Peneios, o Sperkeios e o Kefissos, mais modestos que o xio. Anoto aqui os seus nomes tais como os ouvi. Do lado jnico guardo na memria o Thyamis, o Arakidos, o Akhelos, o Mornos. Estas duas vertentes diferem tambm pelos seus rios. J o mesmo no se passa, parece, no Peloponeso: o Pyrros e o Peneios, () o Eurotas, no golf o da Lacnia, e o Alfeios no passam na realidade de humildes ribeiros. Os seus efmeros afluentes esto rodeados de enigmas: at a maneira como alguns conseguem sobreviver nos Veres mais secos, quando to pouca gua lhes corre no leito, revela porventura um lao mais profundo com as entranhas da terra. Por isso, sem dvida, que com tanta frequncia se falava na Antiguidade dos cursos de gua subterrneos: o Piriflegetonte era todo de fogo, o Aqueronte de dor e tormento, o Estige semelhante a uma maldio horrvel, o Cocito como um grito e uma lamentao. Os rios austeros no se misturavam facilmente com guas mais medocres: o Titarsio, ao penetrar nas ondas do Peneu, continuava a correr superfcie delas, como azeite. A Grcia tornou-se uma potncia martima sem qualquer apoio fluvial. Obteve as suas mais brilhantes vitrias no mar, e sofreu as suas piores derrotas em terra. Seria o continente a acabar por destru-la: no Mediterrneo os rios no podem por si ss salvar um estado.
Matvejevitch, P. (2009). Brevirio Mediterrnico. Lisboa: Quetzal. (p.95).

O mar
Os Gregos possuam vrias palavras para designar o mar: hals, que significa sal, o mar enquanto matria:

Matvejevitch, P. (2009). Brevirio Mediterrnico. Lisboa: Quetzal. (p. 187)

Pgina3

pelagos, a extenso da gua, o mar enquanto viso ou espectculo; pontos, o mar ao mesmo tempo espao e caminho; thalassa, conceito geral, o mar enquanto experincia ou acontecimento; Kolpos, significa seio ou regao, e designa o espao martimo que abraa a margem: golfo ou baa. Nos textos dos poetas e escritores, estas palavras casam-se umas com as outras, multiplicando, assim compostas, as suas significaes respectivas: matria-presena, profundidade-espao, caminho-extenso, visoacontecimento, e variam at ao infinito, do mesmo modo que se completam e que transmitem de uma para a outra os aspectos do mar. Nisto se revelam a profuso e riqueza das experincias que os antigos Gregos adquirem da sua presena no Mediterrneo.

Vous aimerez peut-être aussi