Vous êtes sur la page 1sur 2

Procedimento: Adicionou-se 2mL da soluo de gua oxigenada em um tubo de ensaio em seguida gostas da soluo de KMnO 0,02mol L logo aps

adicionou-se 2 gotas de cido sulfrico 3,5mol L. O experimento observou-se formao de bolhas de gs e a reao clareou seu tom amarronzado. Ocorreu, portanto, a seguinte reao balanceada, onde o O foi o gs liberado: 2 KMnO(aq) + 3 HSO(aq) + 5 HO(aq) KSO(aq) + 2 MnSO(aq) + 8 HO(l) + 5 O(g)

CLORETO DE POTSSIO O cloreto de potssio um sal metlico e de haleto formado pelo cloreto e o potssio. O uso do cloreto de potssio amplamente difundido no meio mdico, como repositor desse eletrlito no organismo. usado em infuso venosa a 10% (KCl a 10%), diludo em soluo fisiolgica (SF 0,9%) ou em soluo glicosada (SG 5%). Pode tambm ser encontrado na forma de comprimidos (Slow-K) para o mesmo fim. O cloreto de potssio tambm usado na culinria. Junto com o cloreto de sdio vendido comercialmente como sal light, com baixo teor de sdio. A primeira extrao comercial deste produto no Brasil foi feita pela extinta empresa estatalPetromisa nos anos 1970. No mundo, mais de 95% do cloreto de potssio usado como adubo qumico. Cloreto de potssio pode reagir como uma fonte de on cloreto. Como com qualquer outro cloreto inico solvel, precipitar sais cloretos insolveis quando adicionado a uma soluo de um on metlico apropriado: KCl(aq) + AgNO3(aq) AgCl(s) + KNO3(aq) Embora potssio seja mais eletropositivo que sdio, KCl pode ser reduzido ao metal por reao com sdio metlico a 850C porque o potssio removido por destilao (Princpio de Le Chatelier): KCl(l) + Na(l) NaCl(l) + K(g) Este mtodo o principal mtodo para a produo de potssio metlico. Aeletrlise ( a eletrlise gnea, usada para a produo do sdio) falha por causa da alta solubilidade do potssio em KCl fundido. Como qualquer outro composto contendo potssio, KCl na forma pulverizada d um resultado lils no teste de chama.

PROPRIEDADES FSICAS Cloreto de potssio em um estrutura cristalina como muitos outros sais. Sua estrutura cbica de face centrada. Sua constante de retculo aproximadamente 630 picmetros. Algumas outras propriedades so Faixa de transmisso: 210 nm a 20 m Transmitividade = 92% a 450 nm e eleva-se linearmente a 94% a 16 m ndice refrativo = 1,456 a 10 m

Perda na reflexo = 6,8% a 10 m (duas superfcies) dN/dT (coeficiente de expanso)= 33,210 /C dL/dT (gradiente de ndice refrativo)= 4010 /C Condutividade trmica = 0,036 W/(cmK)
6 6

COBRE SULFATO ICO Sulfato de Cobre (II) ou Sulfato Cprico um composto qumico cuja frmula molecular CuSO4. Este sal existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratao. Na sua forma anidra ele se apresenta como um p de colorao verde opaca ou cinzento, enquanto na sua forma penta-hidratada (CuSO4.5H2O), a forma no qual mais encontrado, ele azul brilhante. A forma anidra ocorre sob a forma de um mineral raro chamado de calcocianita. A forma hidratada ocorre na natureza como calcantita (pentahidratado). Arcaicamente era chamado de vitrolo azul e pedra-azul. O sulfato de cobre um fungicida (mata fungos) muito usado na agricultura e jardinagem. um dos principais componentes da Calda Borbalesa, empregada principalmente na cultura de frutos (uva, figo, goiaba, tomate, etc) contra uma doena fngica chamada ferrugem. O sulfato de cobre pentahidratado decompe-se antes de liquefazer, perdendo quatro guas de hidratao 110 C a 200 C, graas ao rompimento das interaes de Van der Walls. 650 C, o sulfato de cobre(II) decompe-se em xido de cobre(II) (CuO) e trixido de enxofre(SO3). Sua colorao azul deve-se as suas guas de hidratao. Quando em contato com chama, seus cristais se desidratam e tornam-se cinzentos. O sulfato de cobre na sua forma anidra apresenta-se fortemente higroscpico.

Vous aimerez peut-être aussi