Vous êtes sur la page 1sur 7

Um processo moroso e que no se deve adiar Pedir a insolvncia pessoal tem, logo partida, vantagens, ao pressupor a suspenso das

as aces executivas e das penhoras.

No deve ser, porm, encarada como a nica soluo para quem est com dificuldades financeiras, uma vez que o processo pode ser moroso e implicar a perda de patrimnio. O ideal tentar negociar extrajudicialmente com os credores antes de partir para os tribunais. Uma vez solicitada a falncia judicial, a lei actualmente em vigor (o Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas) prev que possa ser apresentado pelo insolvente um plano de pagamentos das dvidas, que ter de ser aprovado pelos credores e poder incluir um perdo ou um pagamento faseado.

O outro caminho requerer a exonerao do passivo restante, em que o patrimnio do insolvente liquidado para pagar as dvidas e uma parte do seu rendimento mensal utilizado para ressarcir os credores, durante um perodo de cinco anos. O facto de, findo esse tempo, os crditos desaparecerem tem sido um estmulo para muitas pessoas, quando equacionam pedir a falncia judicial. Para dar incio a estes processos, pode consultar-se um advogado com experincia nestes processos. O ideal agir o mais rapidamente possvel, para pr um travo ao acumular de dvidas.

O processo de insolvncia um processo de execuo universal uma vez que visa a satisfao de todos os credores de um s devedor. De facto, com este processo pretende-se repartir o produto da liquidao do patrimnio do devedor por todos os seus credores em igualdade de circunstncias. Ora, o processo de insolvncia um processo cada vez mais frequente nos dias de hoje, sobretudo depois da grave crise econmica que o pas actualmente atravessa. Ora, o conjunto de normas jurdicas que tutelam a situao do devedor insolvente e a satisfao dos direitos dos seus credores formam o Direito da Insolvncia. Trata-se de um verdadeiro ramo de Direito uma vez que encerra uma autonomia dogmtica prpria, estando regulado essencialmente num s diploma, o Cdigo de Insolvncia e Recuperao de empresas (CIRE). Trata-se tambm de um ramo de Direito de natureza essencialmente substantiva, embora surja conjugada com uma forte componente processual.

O Cdigo de Insolvncia e Recuperao de empresas (CIRE) define o processo de insolvncia, no seu art..1, como um processo de execuo universal, que tem como finalidade a satisfao dos credores pela forma prevista num plano de insolvncia, 1 baseado, nomeadamente, na recuperao da empresa, compreendida na massa insolvente, ou, quando tal no se afigure possvel, na liquidao do patrimnio do devedor insolvente e a repartio do produto obtido pelos credores. Ora, o processo de insolvncia tem carcter urgente e goza de precedncia sobre o servio ordinrio do tribunal. Por visar a obteno de providncias adequadas reparao efectiva de direitos de crdito, constitui tambm uma aco executiva. Todavia, uma execuo com muitos elementos declarativos. tambm um processo especial uma vez que se afasta do regime jurdico geral das execues estabelecido no Cdigo de Processo Civil. Por outro lado, a insolvncia tambm uma execuo genrica ou total, uma vez que abrange todo o patrimnio do devedor e no apenas os bens necessrios para fazer face a algum ou alguns crditos. Porm, o processo pode terminar com a satisfao integral dos crditos de todos os credores sem que tenha sido liquidado todo o patrimnio do devedor.

O plano de insolvncia pode estabelecer, em derrogao das normas do CIRE - Cdigo de Insolvncia e Recuperao de Empresas, o pagamento dos crditos, a liquidao da massa insolvente e a sua repartio pelos titulares daqueles crditos ou pelo devedor, bem como a responsabilidade do devedor, depois de findo o processo. Tm legitimidade para apresentar proposta o administrador de insolvncia, o devedor, qualquer pessoa que responda legalmente pelas dvidas e qualquer credor ou grupo de credores cujos crditos representem pelo menos um quinto do total dos crditos nos termos da lei. Em relao ao Administrador de Insolvncia, este pode apresentar a proposta de plano de insolvncia por sua prpria iniciativa ou a requerimento da Assembleia de credores. Quanto ao contedo, os credores gozam de ampla liberdade de estipulao, podendo livremente adoptar algumas das solues previstas no CIRE ou outras. H, porm algumas limitaes uma vez que a lei determina que s pode afectar por forma diversa a esfera jurdica dos interessados, ou interferir com direitos de terceiros, na medida em que tal seja expressamente autorizado pela lei ou consentido pelos visados.
1

Em princpio, a sua apresentao pode ocorrer em todos os processos independentemente de quem for o sujeito passivo. Quando se destine a prover recuperao do devedor designa-se por Plano de Recuperao. O Plano dever obedecer ao princpio da igualdade dos credores, sem prejuzo das diferenciaes justificadas por razes objectivas e deve tambm indicar as alteraes dele decorrentes para os credores. Por outro lado, deve indicar a sua finalidade, descrever as medidas necessrias sua execuo e conter todos os elementos relevantes para efeitos da sua aprovao pelos credores e homologao pelo Juiz. A nova Lei n 16/2012 de 20 de Abril veio introduzir alteraes significativas nesta matria ao determinar logo no art.. 1 do CIRE que a satisfao dos credores deve ocorrer preferencialmente atravs de um plano de insolvncia, que nomeadamente se baseie na recuperao da empresa,compreendida na massa insolvente.

Requerimento Inicial de Pedido de Insolvncia

Exmo. Senhor Dr. Juiz do Tribunal do Comrcio de LISBOA

.................................., Lda, Contribuinte Fiscal n. ........................, com o capital social de ................,00 (............................... mil euros), na com o nmero do nico Registo de pessoa

colectiva

...............................,

registada

Conservatria

Comercial

de ..............................., com sede ..............................., em Caneas vem, nos termos do disposto no artigo 20. e seguintes do Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas, aprovado pelo Decreto-Lei n. 53/2004, de 18 de Maro, requerer DECLARAO DE INSOLVNCIA DE PESSOA COLECTIVA da sociedade:

..................................................,

Lda,

NIPC

...............................,

com

sede

sita

na ..............................., em ..............................., matriculada com o n. ............................... na Conservatria do Registo Comercial de ...............................,

o que faz nos termos e com os fundamentos seguintes:

A Requerente uma sociedade comercial por quotas que prossegue a sua actividade comercial na rea de ..............................., conforme Certido Permanente

n. ............................... .

Por seu lado,

Primeiro

A Requerida prossegue a sua actividade na rea de ____________, com o CAE _______, doc. n.1.

Segundo

(...) (descrio pormenorizadada dvida e documentos comprovativos da mesma) A Requerida, interpelada por diversas vezes para liquidar a sua dvida, no acedeu, por qualquer forma ou meio, a faz-lo. Pelo contrrio, face ao supra exposto, o seu comportamento de molde a inculcar na Requerente a evidente ideia de que no pretende liquidar tal dbito, no se vislumbrando qualquer viabilidade ou interesse por parte da Requerida em concretizar tal pagamento. Mantendo, assim, a Requerente um crdito sobre a Requerida de ...............................,00 (............................... euros e ............................... cntimos). A que haver ainda que adicionar os juros vincendos at efectiva e integral liquidao da quantia em dvida. Ademais, conhecida a difcil situao econmico-financeira que a Requerida atravessa. Na verdade, por diversas vezes, o Gerente da Requerida confidenciou Gerncia da Requerente que mantinha dvidas a fornecedores e que tambm no se encontrava em condies de as liquidar.

Tendo essa informao sido confirmada Requerente por sociedades do sector que mantinham relaes comerciais com a Requerida. Afirmando, tambm que, pela mesma razo, no estava em condies de liquidar o crdito da Requerente. E que, por tal motivo, no o iria fazer. Para alm disso, irrefutvel que cessou todos os seus pagamentos decorrentes de obrigaes que assumiu.

A cessao dos sobreditos pagamentos, integra-se e reveladora da total incapacidade econmica e patrimonial para cumprir as suas obrigaes. Verificando-se, em concreto, que a Requerida no tem patrimnio, nem possui qualquer rendimento ou meios prprios conhecidos que permitam o pagamento do crdito da Requerente. E de outros credores. Na verdade, segundo a Requerente apurou, e como j referido, existem diversos outros credores da Requerida impossibilitados de receberem os seus crditos. Para alm disso, demandada em diversas aces de execuo fiscal por falta de cumprimento das suas obrigaes fiscais. Bem como em vrias aces judiciais por motivo de incumprimento de obrigaes pecunirias. Sendo o seu passivo, pelo menos de momento, superior ao seu activo, no gerando a Requerida qualquer tipo de riqueza. O que leva a concluir que a Requerida no possui bens ou rendimentos que lhe permitam solver os seus dbitos.

economicamente invivel e, consequentemente, encontra-se em estado de insolvncia. A Requerida est numa situao de insolvncia, face ao disposto nos artigos 1., 2., 3., n. 1 e 20., n. 1, alneas a) e b) do Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas.

No se conhece activo Requerida mas, considerando a exigncia do disposto nos artigos 467., n. 1, al. f) e 305. do Cd. Proc. Civil e atento o consignado no artigo 15. do Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas, atribui-se presente aco o valor de . 5.000,01 (Cinco mil euros e um cntimo). Nestes termos, E nos melhores de Direito, dever a presente aco ser julgada procedente por provada e, em consequncia, ser a Requerida ..............................., Lda. declarada em estado de insolvncia, com todas as legais consequncias, seguindo-se os ulteriores trmites at final. Para tanto, requer a V. Exa. se digne ordenar a citao da Requerida. Mais, requer-se a V. Exa. que, nos termos do disposto no n. 3 do artigo 23. do Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas, o Requerido seja notificado para vir juntar aos autos os documentos a que os artigos 23. e 24. do citado diploma fazem referncia, uma vez que a Requerente, no sendo devedora, no dispe de tais elementos.

Testemunhas: 1. (nome, profisso e morada) 2. (nome, profisso e morada) 3. Valor: . 5.000,01 (Cinco mil euros e um cntimo). Junta: Duplicados legais, .................... documentos, cpias, procurao forense e

comprovativo de autoliquidao de taxa de justia inicial.

O Advogado (assinatura) _______________

Processo especial de Revitalizao um procedimento, introduzido nos artigos 17A e seguintes do Cdigo de Insolvncia e Recuperao de Empresas (CIRE) dirigido a todas as empresas que se encontrem em situao econmica difcil ou em situao de insolvncia meramente iminente, mas que ainda sejam susceptveis de recuperao por terem viabilidade econmica, e que se destina a promover negociaes com os respectivos credores de modo a assinar com estes um acordo tendente sua recuperao econmica, conferindo-lhe a possibilidade de continuar a exercer a sua actividade econmica. De facto, o Processo Especial de Revitalizao (PER) foi introduzido nos artigos 17-A e seguintes do Cdigo de Insolvncia e Recuperao de empresas pela nova Lei n. 16/2012, de 20 de Abril, que procedeu a uma alterao ao Cdigo de Insolvncia e Recuperao de Empresas, ajustando-o s dificuldades econmicas acentuadas da Economia Portuguesa, permitindo a revitalizao das empresas em situao econmica difcil, quando a empresa tenha viabilidade, evitando-se assim, por essa via, a deteriorao da situao financeira, patrimonial e contabilstica de muitas empresas. Ora, o PER surgiu no mbito do Programa Revitalizar, sendo porventura, a sua medida mais importante. O Processo especial de Revitalizao inicia-se com a apresentao de um requerimento ao Tribunal para encetar negociaes com os credores da empresa com vista aprovao de um plano de recuperao. Ora, esse plano de revitalizao contemplar uma proposta

de reestruturao do passivo da empresa, nomeadamente um alargamento dos prazos de pagamento, uma reduo de juros, e ainda, eventualmente, um perdo de parte do capital das dvidas, bem como a apresentao do novo modelo de negcio. Pode socorrer-se do processo especial de revitalizao qualquer empresa (sociedade comercial), pessoa colectiva em geral, e ainda, pessoas singulares que estejam com dificuldades em pagar todas as suas dvidas ou que estejam prestes a entrar em situao de insolvncia mas que ainda no se encontrem efectivamente nessa situao. Da que, seja do interesse do devedor que assim que se encontre com dificuldades em cumprir pontualmente todas as suas obrigaes, recorra ao Processo especial de Revitalizao, tentando procurar encetar negociaes com os seus credores para que seja possvel a satisfao dos seus direitos de crdito e a recuperao do devedor, atravs de uma reestruturao das suas dvidas. Deste modo, quanto mais rpido a empresa recorrer ao processo, e iniciar as negociaes com os seus credores com vista aprovao de um plano de Reestruturao do passivo, maior a probabilidade de ter sucesso no seu caminho de Revitalizao. De facto, geralmente confirmado na prtica que prolongar o problema apenas resulta num acrescer das adversidades.

Vous aimerez peut-être aussi