Vous êtes sur la page 1sur 10

Superior Tribunal de Justia

AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.321.958 - RS (2012/0080057-0) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO PROCURADOR : : : : : MINISTRO HUMBERTO MARTINS JORGE VICENZI E OUTRO RAQUEL RUARO DE MENEGHI E OUTRO(S) ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NATLIA DE AZEVEDO MORSCH E OUTRO(S) EMENTA

TRIBUTRIO. RESPONSABILIDADE TRIBUTRIA. CONCEITO DE CRDITO TRIBUTRIO. MULTA. SANO POR ATO ILCITO. RESPONSABILIDADE DO ESPLIO. ARTS. 132 E 133 DO CTN. 1. A controvrsia apoia-se na alegao de que a dvida executada decorre de sano por ato ilcito, no se enquadrando, portanto, no conceito de tributo e, assim, no exigvel do Esplio. 2. "A responsabilidade tributria dos sucessores de pessoa natural ou jurdica (CTN, art. 133) estende-se s multas devidas pelo sucedido, sejam elas de carter moratrio ou punitivo. Precedentes." (REsp 544.265/CE, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, Primeira Turma, julgado em 16/11/2004, DJ 21/02/2005, p. 110) Agravo regimental improvido. ACRDO Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justia: "A Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Sr. Ministro-Relator, sem destaque e em bloco." Os Srs. Ministros Herman Benjamin (Presidente), Mauro Campbell Marques e Castro Meira votaram com o Sr. Ministro Relator. Ausente, justificadamente, a Sra. Ministra Eliana Calmon. Braslia (DF), 04 de outubro de 2012(Data do Julgamento)

MINISTRO HUMBERTO MARTINS Relator

Documento: 1183858 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 16/10/2012

Pgina 1 de 10

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.321.958 - RS (2012/0080057-0) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO PROCURADOR : : : : : MINISTRO HUMBERTO MARTINS JORGE VICENZI E OUTRO RAQUEL RUARO DE MENEGHI E OUTRO(S) ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NATLIA DE AZEVEDO MORSCH E OUTRO(S)

RELATRIO O (Relator): EXMO. SR. MINISTRO HUMBERTO MARTINS

Cuida-se de agravo regimental interposto por JORGE VICENZI e OUTRO a desfavor da deciso monocrtica de minha relatoria que apreciou recurso especial, com o objetivo de reformar acrdo do Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul, assim ementado (fl. 244, e-STJ): "APELAO CVEL. EXECUO FISCAL. REDIRECIONAMENTO. RESPONSABILIDADE DE ADMINISTRADOR. CASO DE MULTA POR IMPOSTO NO INFORMADO. NULIDADE DA CDA. RESPONSABILIDADE DO ESPLIO. 1. Havendo falncia da sociedade, e no havendo ativo para pagar o ICMS, o administrador responde pessoalmente, mxime no se tratando de inadimplemento de imposto informado em Guia Informativa de Apurao (GIA), mas de multa por imposto no informado. 2. Nulidade da CDA. CDA que, ao invs do sustentado, preenche todos os requisitos legais. 3. Responsabilidade do Esplio. No se tratando de responsabilidade na condio de contribuinte, e sim de responsvel tributrio, no h falar em incidncia do art. 113, III, do CTN. 4. Apelao desprovida por maioria.

A deciso agravada est assim ementada (fl. 720, e-STJ): "TRIBUTRIO. REDIRECIONAMENTO. EXECUO FISCAL. ESPLIO. MULTA POR INFRAO.
Pgina 2 de 10

Documento: 1183858 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 16/10/2012

Superior Tribunal de Justia


CONCEITO DE TRIBUTO. OBRIGAO RECURSO ESPECIAL IMPROVIDO." ACESSRIA.

Em suas razes, os agravantes argumentam que a deciso merece reforma, pois no se pode cobrar multa do esplio, tendo em vista que a multa representa penalidade pecuniria compulsria de cunho administrativo, desprovida de natureza tributria. Pugnam para que, caso no seja reconsiderada a deciso agravada, submeta-se o presente agravo apreciao da Turma. , no essencial, o relatrio.

Documento: 1183858 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 16/10/2012

Pgina 3 de 10

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.321.958 - RS (2012/0080057-0) EMENTA TRIBUTRIO. RESPONSABILIDADE TRIBUTRIA. CONCEITO DE CRDITO TRIBUTRIO. MULTA. SANO POR ATO ILCITO. RESPONSABILIDADE DO ESPLIO. ARTS. 132 E 133 DO CTN. 1. A controvrsia apoia-se na alegao de que a dvida executada decorre de sano por ato ilcito, no se enquadrando, portanto, no conceito de tributo e, assim, no exigvel do Esplio. 2. "A responsabilidade tributria dos sucessores de pessoa natural ou jurdica (CTN, art. 133) estende-se s multas devidas pelo sucedido, sejam elas de carter moratrio ou punitivo. Precedentes." (REsp 544.265/CE, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, Primeira Turma, julgado em 16/11/2004, DJ 21/02/2005, p. 110) Agravo regimental improvido.

VOTO O EXMO. SR. MINISTRO HUMBERTO MARTINS(Relator): Primeiramente, para melhor compreenso da controvrsia, mister relatar o feito. Noticiam os autos que o Esplio de Danton de Napoli Velho e Jorge Vicenzi ajuizou embargos contra a execuo fiscal que lhe fora redirecionada, ajuizada originariamente pelo Estado do Rio Grande do Sul contra Indstria de Fibras Caxias Ltda. Sustentou a recorrente, preliminarmente, ausncia de citao do Esplio; nulidade da certido de dvida ativa, por no preencher os requisitos da Lei de Execuo Fiscal; e a inaplicabilidade das normas do CTN, pois a execuo fiscal proveniente de multa por infrao material, no se classificando como tributo, descabendo a pretenso do embargado de redirecionar a ao contra os administradores, com fundamento no art. 135, III, do CTN.
Documento: 1183858 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 16/10/2012 Pgina 4 de 10

Superior Tribunal de Justia


No mrito, alegou a inexistncia de responsabilidade dos diretores, aduzindo que a responsabilidade deles subsidiria, e no solidria, somente podendo ser redirecionada a execuo se no exitosa a satisfao do crdito tributrio perante a pessoa jurdica. Sustentou que o simples fato de o contribuinte no pagar o imposto devido, por no possuir recursos financeiros, no pode produzir a consequncia jurdica de ser o pagamento exigido dos diretores que agem de acordo com os poderes inerentes ao cargo. Aduziu ser necessria a apurao e comprovao da conduta contrria lei ou contrato social. Asseverou que no h falar em dolo na conduta dos administradores, inexistindo nos autos qualquer indicativo de m-f, no constituindo infrao legal a mera ausncia de recolhimento de tributos. Refere que o art. 135 do CTN no prev a responsabilidade dos herdeiros, no podendo o esplio responder pela multa executada, em face da inexistncia de herana. O juzo de primeiro grau julgou improcedente o pedido formulado pelos embargantes, razo pela qual foi interposto recurso de apelao. O Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul negou provimento ao recurso interposto, nos termos da ementa acima destacada. Irresignados, os agravantes interpuseram o recurso especial, apontando violao dos arts. 3, 131, III, e 135, III, todos do CTN. Aduzindo, em sntese, que: a) o tribunal a quo , a despeito de ter sido provocado, no se manifestou acerca da incidncia da regra contida no art. 131, III, do CTN, uma vez que esta tem incidncia sobre a responsabilidade do Esplio, e no do de cujus ; b) o fato de a responsabilidade do de cujus no acontecer na condio de contribuinte, mas na de responsvel tributrio, no afasta a necessidade de enfrentamento da questo da responsabilidade do Esplio, que deve observar a disciplina do art. 131, III, do CTN; c) em face do falecimento do ex-administrador da empresa executada, o processo de Execuo Fiscal foi redirecionado contra seu esplio. Salvo melhor juzo, ao contrrio do que entendeu o acrdo recorrido, no h como imputar responsabilidade ao Esplio pela dvida executada, porquanto no tem natureza tributria, tratando-se de penalidade imposta por infrao material. DA ESPLIO
Documento: 1183858 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 16/10/2012 Pgina 5 de 10

POSSIBILIDADE

DE

REDIRECIONAMENTO

DO

Superior Tribunal de Justia


Com efeito, a controvrsia apoia-se na alegao de que a dvida executada decorre de sano por ato ilcito, no se enquadrando, portanto, no conceito de tributo e, portanto, no exigvel do Esplio recorrente. O art. 139 do Cdigo Tributrio Nacional define crdito tributrio nos seguintes termos: "Art. 139. O crdito tributrio decorre da obrigao principal e tem a mesma natureza desta'. J a obrigao principal definida no art. 113 e no 1. Veja-se: "Art. 113. A obrigao tributria principal ou acessria. 1 A obrigao principal surge com a ocorrncia do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniria e extingue-se juntamente com o crdito dela decorrente." Como se v, o crdito e a obrigao tributria so compostos pelo tributo devido e pelas penalidades eventualmente exigveis. que, da sistemtica instituda pelo art. 113, caput e pargrafos, do Cdigo Tributrio Nacional CTN, extrai-se que o objetivo do legislador foi estabelecer um regime nico de cobrana para as exaes e as penalidades pecunirias, as quais caracterizam e definem a obrigao tributria principal, de cunho essencialmente patrimonialista, que d origem ao crdito tributrio e suas conhecidas prerrogativas, como, a ttulo de exemplo, cobrana por meio de execuo distinta fundada em Certido de Dvida Ativa CDA. A expresso "crdito tributrio" mais ampla do que o conceito de tributo, pois abrange tambm as penalidades decorrentes do descumprimento das obrigaes acessrias. O art. 135 do CTN assim disciplina: "Art. 135 - So pessoalmente responsveis pelos correspondentes a obrigaes tributrias resultantes praticados com excesso de poderes ou infrao de lei, social ou estatutos: (...) III - os diretores, gerentes ou representantes de jurdicas de direito privado."
Documento: 1183858 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 16/10/2012

crditos de atos contrato

pessoas

Pgina 6 de 10

Superior Tribunal de Justia


Assim, o art. 135, III, do CTN responsabiliza pessoalmente os diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurdicas de direito privado pelos crditos correspondentes a obrigaes tributrias, incluindo as obrigaes acessrias, como ocorre no presente caso, ato infracional. Foroso concluir que o entendimento firmado pelo Tribunal de origem est em consonncia com a jurisprudncia do STJ, no sentido de que, nos termos dos arts. 132 e 133 do CTN, impe-se ao sucessor a responsabilidade integral, tanto pelos eventuais tributos devidos quanto pela multa decorrente, seja ela de carter moratrio ou punitivo. Assim, "a multa aplicada antes da sucesso se incorpora ao patrimnio do contribuinte, podendo ser exigida do sucessor, sendo que, em qualquer hiptese, o sucedido permanece como responsvel. devida, pois, a multa, sem se fazer distino se de carter moratrio ou punitivo; ela imposio decorrente do no-pagamento do tributo na poca do vencimento " Confira-se, abaixo, o inteiro teor da ementa: "PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTRIO. RECURSO ESPECIAL. AUSNCIA DE OMISSO, OBSCURIDADE, CONTRADIO OU FALTA DE MOTIVAO NO ACRDO A QUO. EXECUO FISCAL. EMPRESA INCORPORADORA. SUCESSO. RESPONSABILIDADE SOLIDRIA DO SUCESSOR. MULTA. ARTS. 132 E 133 DO CTN. PRECEDENTES. 1. Recurso especial oposto contra acrdo que, ao apreciar embargos de terceiro aviados por adquirente de estabelecimento comercial, em face da alegada responsabilidade tributria por sucesso, asseverou que, 'frustrada a penhora de bens da alienante-executada, admite-se que a constrio judicial recaia sobre valores da adquirente-sucessora, por medida de economia processual, assim como que a inexistncia de bens penhorveis que equivale insolvncia'. 3. Os arts. 132 e 133 do CTN impem ao sucessor a responsabilidade integral, tanto pelos eventuais tributos devidos quanto pela multa decorrente, seja ela de carter moratrio ou punitivo. A multa aplicada antes da sucesso se incorpora ao patrimnio do contribuinte, podendo ser exigida do sucessor, sendo que, em qualquer hiptese, o sucedido permanece como responsvel. devida, pois, a multa, sem se fazer distino se de carter moratrio ou punitivo; ela imposio decorrente do no-pagamento do tributo na poca do vencimento. 4. Na expresso 'crditos tributrios' esto includas as multas moratrias. A empresa, quando chamada na qualidade de
Documento: 1183858 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 16/10/2012 Pgina 7 de 10

Superior Tribunal de Justia


sucessora tributria, responsvel pelo tributo declarado pela sucedida e no pago no vencimento, incluindo-se o valor da multa moratria. 5. Precedentes das 1 e 2 Turmas desta Corte Superior e do colendo STF. 6. Recurso especial provido" (REsp 745.007/SP, Rel. Min. Jos Delgado, DJU de 27.06.05).

Corroborando o acima exposto: "TRIBUTRIO. RECURSO ESPECIAL EM EMBARGOS EXECUO. RESPONSABILIDADE TRIBUTRIA DO SUCESSOR EMPRESARIAL POR INFRAES DO SUCEDIDO. ARTIGO 133 DO CDIGO TRIBUTRIO NACIONAL. PRECEDENTES. 1. Em interpretao ao disposto no art. 133 do CTN, o STJ tem entendido que a responsabilidade tributria dos sucessores estende-se s multas impostas ao sucedido, sejam de natureza moratria ou punitiva, pois integram o patrimnio jurdico-material da sociedade empresarial sucedida. 2. 'Os arts. 132 e 133, do CTN, impem ao sucessor a responsabilidade integral, tanto pelos eventuais tributos devidos quanto pela multa decorrente, seja ela de carter moratrio ou punitivo. A multa aplicada antes da sucesso se incorpora ao patrimnio do contribuinte, podendo ser exigida do sucessor, sendo que, em qualquer hiptese, o sucedido permanece como responsvel. devida, pois, a multa, sem se fazer distino se de carter moratrio ou punitivo; ela imposio decorrente do no-pagamento do tributo na poca do vencimento' (REsp n. 592.007/RS, Rel. Min. Jos Delgado, DJ de 22/3/2004). 2. Recurso especial provido." (REsp 1085071/SP, Rel. Min. Benedito Gonalves, Primeira Turma, julgado em 21/05/2009, DJe 08/06/2009) "TRIBUTRIO. RESPONSABILIDADE TRIBUTRIA. SUCESSO. AQUISIO DE FUNDO DE COMRCIO OU DE ESTABELECIMENTO COMERCIAL. ART. 133 CTN. TRANSFERNCIA DE MULTA. 1. A responsabilidade tributria dos sucessores de pessoa natural ou jurdica (CTN, art. 133) estende-se s multas devidas pelo sucedido, sejam elas de carter moratrio ou punitivo. Precedentes.
Documento: 1183858 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 16/10/2012 Pgina 8 de 10

Superior Tribunal de Justia


2. Recurso especial provido." (REsp 544.265/CE, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, Primeira Turma, julgado em 16/11/2004, DJ 21/02/2005, p. 110) Ante o exposto, e em vista de que os agravantes no trouxeram qualquer argumento que pudesse infirmar a deciso agravada, nego provimento ao agravo regimental.

como penso. como voto.

MINISTRO HUMBERTO MARTINS Relator

Documento: 1183858 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 16/10/2012

Pgina 9 de 10

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO SEGUNDA TURMA AgRg no REsp 1.321.958 / RS

Nmero Registro: 2012/0080057-0


Nmeros Origem: 1109901 70018514752 70023130909 70024997124 PAUTA: 04/10/2012

JULGADO: 04/10/2012

Relator Exmo. Sr. Ministro HUMBERTO MARTINS Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro HERMAN BENJAMIN Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. ANTNIO AUGUSTO BRANDO DE ARAS Secretria Bela. VALRIA ALVIM DUSI AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO PROCURADOR : : : : JORGE VICENZI E OUTRO RAQUEL RUARO DE MENEGHI E OUTRO(S) ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NATLIA DE AZEVEDO MORSCH E OUTRO(S)

ASSUNTO: DIREITO TRIBUTRIO - Dvida Ativa

AGRAVO REGIMENTAL
AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO PROCURADOR : : : : JORGE VICENZI E OUTRO RAQUEL RUARO DE MENEGHI E OUTRO(S) ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NATLIA DE AZEVEDO MORSCH E OUTRO(S)

CERTIDO Certifico que a egrgia SEGUNDA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: "A Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Sr. Ministro-Relator, sem destaque e em bloco." Os Srs. Ministros Herman Benjamin (Presidente), Mauro Campbell Marques e Castro Meira votaram com o Sr. Ministro Relator. Ausente, justificadamente, a Sra. Ministra Eliana Calmon.

Documento: 1183858 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 16/10/2012

Pgina 1 0 de 10

Vous aimerez peut-être aussi