Vous êtes sur la page 1sur 18

ISSN Eletrnico 2175-0491

A Vertigem da Ostenso Penal


THE PaSSIoN FoR CRIMINaL OStENSIoN EL VRtIGo DE La OStENSIN PENaL
Augusto Jobim do Amaral1

RESUMO
O artigo examina o esplendor da cultura punitiva contempornea, em especial analisa as demandas punitivas e a formao disponvel na sua profunda aclamao populista. Por fim, aps apresentar a impotncia coletiva em tornar os direitos humanos uma medida de ao poltica concreta para alm da estril aposta penal, percorre os influxos criminalizadores derivados de sua suposta proteo, delineando, na atual vontade de punir, a radical vertigem da ostenso penal. PaLaVRaS-CHaVE: Ostenso Penal. Populismo Punitivo. Poltica Criminal.

ABSTraCT
This article examines the contemporary splendor of the punitive culture. In particular, it analyzes the punitive demands and the formation available in its deep populist acclaim. Finally, after presenting the collective powerlessness to turn human rights into a concrete policy beyond the criminal approach, it studies the criminalizing inflows derived from its supposed protection, outlining the current desire to punish and the radical passion for criminal ostension. KEYWORDS: Criminal Ostension. Punitive Populism. Criminal Policy.

RESUMEN
El artculo examina el esplendor de la cultura punitiva contempornea, en especial analiza las demandas punitivas y la formacin disponible en su profunda aclamacin populista. Por ltimo, tras presentar la impotencia colectiva en hacer que los derechos humanos sean una medida de accin poltica concreta, ms all de la estril apuesta penal, recorre los influjos criminalizantes derivados de su supuesta proteccin, delineando en la actual voluntad de punir el radical vrtigo de la ostensin penal. PaLaBRaS CLaVE: Ostensin Penal. Populismo Punitivo. Poltica Criminal.

INTrODUO: TraOS Para UMa HiPTESE


Os feixes de fora de uma sociedade securitria em escala mundial, sua dinmica, metamorfose e sobreposio, tem evidente importncia problemtica quando se perquire acerca de questes atinentes teoria poltica, s cincias criminais ou mesmo aos direitos humanos. Por seu turno, cedio que o plano das configuraes da punio, em seus diversos estratos, no apenas institucionais,
1 Doutor em Altos Estudos Contemporneos (Cincia Poltica, Histria Contempornea e Estudos Internacionais Comparativos) pela Universidade de Coimbra (Portugal); Mestre em Cincias Criminais pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Especialista em Cincias Penais pela PUCRS, Especialista em Direito Penal Econmico e Europeu pela Universidade de Coimbra e Professor do Departamento de Direito Penal e Processo Penal da PUCRS (augusto.amaral@pucrs.br)

500

Augusto Jobim do Amaral - A Vertigem da Ostenso Penal

Disponvel em: www.univali.br/periodicos

carrega consigo um imenso vetor de representao de poder poltico pronto a ser impulsionado pelos mais diversos interesses. Talvez em poucos lugares possa-se representar to bem o quanto a ligao genuna entre desejo e poder se d.2 O discurso penal lugar, pois, em que rapidamente so revelados os mais profundos anseios, inclusive aqueles de emancipao. A linguagem da punio, mesmo podendo muito bem estar associada s melhores intenes, seduz profundamente, pois se sabe desde tempos que o discurso no simplesmente aquilo que manifesta ou oculta o desejo, mas o prprio desejo, traduz no somente as lutas ou os sistemas de dominao, mas revela aquilo por que se luta, pelo que se luta o poder, enfim, do qual se quer apoderar.

O(A) DirEiTO(a) PENaL Da ESQUErDa PUNiTiVa


Tais consideraes prvias assinalam a necessidade de renovar, dando mais fortes tintas ao alerta levantado por Karam sobre o fenmeno que ela chamou de esquerda punitiva. Por certo, no diz respeito especificamente s prticas legislativas, mas engrandece os prprios mecanismos interpretativos dos atores judiciais no confronto com questes de maior sensibilidade s demandas contra os de cima. Explica-se melhor. Em linhas sintticas, o que marca a dita esquerda punitiva, segundo a autora, a reivindicao de extenso da reao punitiva a condutas tradicionalmente imunes interveno do sistema penal.3 Aspiraes de grupos especficos, como os movimentos feminista e ecolgico, foram ampliadas para a preocupao pela chamada criminalidade dourada, tocadamente, os abusos do poder poltico e econmico. Um furor persecutrio, muitas vezes histrico e irracional, normalmente monopolizado pela direita na legitimao de foras reacionrias, acaba por reintroduzir o pior do autoritarismo em matria penal. Nada menos porque, ao incentivar o rompimento com imprescindveis liberdades fundamentais do Estado de Direito, no entusiasmo de atingir aqueles menos afetados pelo sistema penal, frequentemente no percebem que esta vulnerao repercute, pela prpria seletividade do sistema penal, exatamente sobre os clientes de sempre4 do sistema que sofrem cotidianamente a sua intensa ingerncia. As (nem to) novas formaes de uma tendncia punitiva esquerda, outra face da crena repressiva tradicional, apenas traz consigo o enfraquecimento dos direitos fundamentais.
Igualmente tentando legitimar o sistema penal, essa nova tendncia encobre desejos punitivos sob a capa de uma leitura da Constituio e de uma necessidade de substituir as ideias liberais e individualistas sobre os direitos fundamentais com concepes que faam atuar os direitos sociais, da extraindo pretensas obrigaes criminalizadoras, naquela ilusria perspectiva de fazer do sistema penal um suposto instrumento de transformao social ou emancipao dos oprimidos.5

Muito prximo aos arautos neoliberais (estes com certeza menos iludidos), o que se alcana neste vis, no mximo, a punio de um ou outro membro de algum estrato menos atingido. Nos pouqussimos casos em que conflitos hegemnicos permitem a derrubada de um ou outro responsvel por fatos desta natureza, isto se d em virtude de sua vulnerabilidade localizada numa relao de poder.6 Contudo, o preo deste sacrifcio , ao fim, a terrvel legitimao do sistema penal7, quer dizer,
2 FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso Aula inaugural no Collge de France, pronunciada em 02 de dezembro de 1970. Traduo: Laura Fraga de Almeida Sampaio. So Paulo: Loyola, 1996, pp. 10 ss.. KARAM, Maria Lcia. A esquerda punitiva. In: Discursos Sediciosos: crime, direito e sociedade, ano 1, nmero 1, 1 semestre de 1996, p. 79. BATISTA, Nilo. Punidos e Mal Pagos: violncia, justia, segurana pblica e direitos humanos no Brasil de hoje. Rio de Janeiro: Revan, 1990, p. 39. KARAM, Maria Lcia. Recuperar o Desejo da Liberdade e Conter o Poder Punitivo. Vol. 1. Escritos sobre a Liberdade. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009, p. 04. Nunca demais ressaltar o aspecto nada contingente, mas estrutural da seletividade do sistema penal e, sobremaneira, a iluso da falta de cobertura que tenta trazer tal situao. Cf. ZAFFARONI, E. Ral; BATISTA, Nilo; ALAGIA, Alejandro; SLOKAR, Alejandro. Direito Penal Brasileiro: primeiro volume Teoria Geral do Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2003, pp. 49-51). ZAFFARONI, Eugenio Ral. La evolucin del saber penal y sus contratiempos. In: CPPOLA, Patricia (comp.). Derechos Fundamentales y Derecho Penal. Crdoba: Publicacin del INECIP Crdoba, 2006, p. 70).

3 4 5 6

Revista NEJ - Eletrnica, Vol. 18 - n. 3 - p. 500-517 / set-dez 2013

501

ISSN Eletrnico 2175-0491

daquele mesmo mecanismo repressor, estigmatizante e fundamentalmente, desigual-seletivo.8 Olvidam que a excepcionalidade da atuao do sistema penal de sua essncia, alm de esquecer peremptoriamente a perceptvel funcionalidade de qualquer sistema penal em gerir diferencialmente as ilegalidades, quer dizer, no estando preocupado em suplantar a criminalidade de qualquer natureza que seja. Seria aterrador e espantoso, desde que no se visse sob esta lente de estudo a tamanha prontido de certos setores e foras polticas em fornecer adeso a uma engrenagem disposta a reproduzir desigualdade e sofrimento, ao que parece, por algum gozo momentneo de reao punitiva canalizada noutra direo. Preocupados em certo tempo com alguma utopia de transformao social, parecem embarcar na contradio de pretender se utilizar de uma ferramenta que parte do problema para a soluo deste mesmo imbrglio. Certo espectro de esquerda, sob um pragmatismo poltico hipcrita, anuncia novos inimigos para coeso social: agora os de cima mesmas baterias, agora de sinal trocado. A despeito de incorporar ideais libertrios e saber reconhecer e romper com qualquer forma de autoritarismo, tais setores acabam por servir de resguardo e revitalizao do discurso mais reacionrio da direita penal repressivista (claro, sob nova roupagem de defesa e realizao do verdadeiro Estado Democrtico de Direito). A o(a) direito(a) penal da esquerda punitiva. Aceitando a lgica da reao punitiva, amplia o poder de punir do Estado e acata, enfim, a dinmica da violncia e da excluso a includa. Algum desejo de liberdade perdeu-se pelos meandros da vontade de punir. A estampa da seletividade que carrega o sistema penal inarredvel. Como h muito j se aponta, o sistema penal opera como uma epidemia, afetando preferencialmente a quem tem suas defesas baixas9. No porque se tratam de estratos sociais superiores que se foge a esta dinmica. Ela o prprio dispositivo policial de governo da sociedade. Os tais escolhidos, agora dos andares superiores, sero igualmente chamados baila como novos bodes expiatrios10. A pornografia penal11, sob a qual se sensacionalmente submetido com operaes espetaculares (sempre batizadas com denominaes cool, afinal um produto de marketing deve ser atrativo12), prises temporrias e preventivas forosas, no raro ao arrepio das prprias leis, conduzidas por varas especializadas em crimes de natureza financeira (como lavagem de dinheiro e outros, em combate ao crime organizado), no devem deixar passar a imagem de que o sistema legtimo e menos seletivo. So as mesmas aes pretensamente redutoras da seletividade que operacionalizaro a punio dos cativos de sempre. Dir uma voz alvissareira advinda do Ministrio Pblico: O que ficar dessa democratizao da punio um reforo do esprito punitivo, que confere vitalidade Polcia, ao Ministrio Pblico, aos Juzes e Tribunais e, num movimento circular, aos procedimentos seletivos que no morrem jamais.13 A seletividade ou propriamente a desigualdade do sistema penal no se configura, pois, num elemento a ser reduzido tendo em conta a sua prpria aplicao. Necessrio reconhecer quando isto toma novos ares, escolhendo em determinados momentos pessoas que normalmente no constituem objeto do sistema penal. Refutar o discurso sem uma dose de hipocrisia asseverando que se estaria, ao menos, reduzindo a desigualdade do sistema penal e passando a demonstrar que mais
8 BATISTA, Nilo. Introduo Crtica ao Direito Penal Brasileiro. 8. Ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002, pp. 24-26. O vasto manancial acerca do ponto fulcral sobre o sistema penal (e seu direito penal), ambos desiguais, central em BARATTA, Alessandro. Criminologia Crtica e Crtica do Direito Penal: introduo sociologia do direito penal. 2. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos\Instituto Carioca de Criminologia, 1999, pp. 159-170. ZAFFARONI, Eugenio Ral. Sistemas Penales y Derechos Humanos en Amrica Latina (Primer Informe). Documentos y cuestiones elaborados para el seminario de San Jos (Costa Rica), 11 al 15 de Julio 1983. Buenos Aires: Depalma, 1984, pp. 159-165. Igual sentido em ZAFFARONI, Eugenio Ral. El sistema penal en los pases de Amrica Latina. In: ARAJO JR., Joo Marcello de (org.). Sistema Penal para o Terceiro Milnio: atos do Colquio Marc Ancel. 2 ed. Rio de Janeiro: Revan, 1991, pp. 221-236. GIRARD, Ren. A Violncia e o Sagrado. Traduo Martha Conceio Gambrini. So Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1990, pp. 91-115. WACQUANT, Loc. Punir os Pobres: a nova gesto da misria nos Estados Unidos [A onda punitiva]. 3. ed. revista e ampliada. Traduo de Srgio Lamaro. Rio de Janeiro: Revan, 2007, p. 09. ZAFFARONI, Eugenio Ral. O Inimigo no Direito Penal. Traduo Srgio Lamaro. Rio de Janeiro: ICC/Revan, 2007, p. 69. MELLIM FILHO, Oscar. Criminalizao e Seleo no Judicirio Penal. So Paulo: IBCCRIM, 2010, pp. 15 e 271.

10 11 12 13

502

Augusto Jobim do Amaral - A Vertigem da Ostenso Penal

Disponvel em: www.univali.br/periodicos

cedo ou mais tarde todos os estratos sociais so controlados. Ledo engano. Seleo e punio so indiscernveis, abolir aquela implica a supresso desta. E a ostenso no combate desigualdade apenas contribui para piorar o quadro, reafirmando os mecanismos de represso. Carcerizao democrtica, no sem antes o Estado de Direito ser posto contra a Democracia.14 Esquece-se, doutro modo, de que novos processos seletivos se daro internamente nestes novos alvos, sem afastar a contnua reproduo e recriao de espaos de exceo no interior do sistema penal. Sob o ponto de vista miditico, qui, o retorno enorme, pois daria mostras de sua efetiva universalidade e igualdade falsa manobra para conferir legitimidade maquinaria penal. E quando a nfase na cruzada aos criminosos (poderosos ou no) passa a ser fora-tarefa de todos, no apenas entre Polcia-Ministrio Pblico-Judicirio, mas do povo como um sujeito moral15, uma sociedade policialesca j no mais fico. Se aquilo que solidamente construdo desfaz-se no ar, quer dizer, passa-se o tempo e perece a memria das cenas espetaculares, contudo permanece a porta arrombada das garantias excepcionalizadas de ento. Importantssimo frisar, em sntese, que tais sintomas da dita esquerda democrtica tm frutos comuns quem sabe pode at traduzir-se em plataforma poltica ordinria com partidos de estruturas polticas to distantes, num sentido da formao de alguma identidade poltica similar, algo como se fosse um novo mecanismo de subjetivao partidria. Nota-se muito a derivao dos esquemas punitivos e seus populismos dos ditos recantos conservadores ou neoliberais. Entretanto, deslocar o foco e avizinhar o quanto pode o discurso de emancipao conter inversores de autoritarismo penal pode tornar-se mais precioso. Isto, de outra forma, criminologicamente falando, parte do inventrio (para no dizer restolho) da herana16 de certa criminologia crtica17, desatenta a seus prprios anncios de incndio18. O paradigma da nova criminalizao19, resultado da crtica ao direito penal como instrumento de classe, pode ser retratado como se viu, ao menos em terras brasileiras, via Constituio, desde a dcada de 90. Na hiptese de se dividir em duas vertentes as direes dos resultados da crtica da criminologia crtica20, poder-se-ia ter, de um lado, devido ao carter de classe atribudo ao direito penal, concluir plenamente pelo seu rechao. De outro, mais adequado s razes destes movimentos punitivos de esquerda, ter-se-ia a exigncia de aplicao igualitria do mesmo. Este setor permanecer fiel ao esprito desta e trata de inverter o uso do direito penal como maneira adicional para proteger o interesse dos dbeis. Consigna ainda a criminalizao e a utilizao do direito penal propriamente para proteger e castigar as vulneraes aos direitos humanos, novamente servindo-se da sua prpria inverso para sua suposta proteo. Antes, descriminalizar por que o direito penal nos ataca, agora, criminalizar por que o direito penal nos protege? Ao fundo, o que havia na crtica neste ponto era um repdio, no ao direito penal em si, mas forma que ele estava sendo utilizado. A ironia posta: o conceito de direitos humanos servindo para ampliar a criminalizao, exatamente por setores dos movimentos progressistas que criticavam o funcionamento do sistema penal. No deixam de ser novos empresrios morais (moral entrepreneurs)21 que defendem o investimento na to questionvel e antes atacada funo simblica do direito penal22, tida agora
14 SANTORO, Emilio. Crcel y Sociedad Liberal. Traduccin de Pablo Eiroa. Bogot: Temis, 2008, p. 162. 15 FOUCAULT, Michel. Entrevista sobre a Priso: o Livro e o Seu Mtodo. In: Estratgias, poder-saber. Coleo Ditos e Escritos IV. Organizao e seleo de textos Manuel Barros da Motta. Traduo de Vera Lcia Avellar Ribeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006, p. 163. 16 Sobre as atuais conjecturas do saber criminolgico no horizonte crtico, cf. SOZZO, Mximo (coord.). Reconstruyendo las criminologias crticas. Buenos Aires, Ad-Hoc, 2006. 17 Baratta assume a necessidade, como estratgia dentro de uma poltica criminal alternativa inerente criminologia crtica, de ampliao e reforo da tutela penal, em reas de interesse para a vida dos indivduos e da comunidade: a sade, a segurana do trabalho, a integridade ecolgica etc.. BARATTA, Alessandro. Criminologia Crtica e Crtica do Direito penal, p 202. 18 Tons benjaminianos, parafraseando Michael Lwy em Walter Benjamin: aviso de incndio: Uma leitura das teses Sobre o conceito de histria. Traduo Wanda Nogueira Caldeira Brant. Traduo das teses Jeanne Marie Gagnebin e Marcos Lutz Mller. So Paulo: Boitempo, 2005. 19 COHEN, Stanley. Visions of Social Control: Crime, Punishment and Classification. Cambridge: Polity Press, 1991, pp. 254-260. 20 LARRAURI, Elena. La Herencia de La Criminologia Crtica. Madrid: Siglo Veintiuno, 1991, pp. 223-224. 21 BECKER, Howard S. Outsiders: Studies in the Sociology of Deviance. New York/London: The Free Press/Collier-Macmillan Limited, 1963, pp. 147-162. 22 Cf. para um exame sobre a dissuaso no pela intimidao, mas focada mesmo, profundamente,

Revista NEJ - Eletrnica, Vol. 18 - n. 3 - p. 500-517 / set-dez 2013

503

ISSN Eletrnico 2175-0491

como positiva. Difundem, de certa forma, o discurso hegemnico do direito penal como meio de defesa ao coligarem-se com as instncias de controle. Dir Larrauri: a estos nuevos movimientos no se les escapa la (doble) paradoja de que la ampliacin de la criminalizacin se debiese, precisamente, a las mismas fuerzas opuestas a la criminalizacin, y que movimientos normalmente contestatarios con el Estado acudiesen ahora a ste en busca de ayuda e intervencin.23 No somente ao recorrer ajuda penal, mas, sobretudo, por se desviarem do foco correto, ignoram uma revitimizao pela renormatizao da situao conflitiva dos mesmos alvos de proteo (por exemplo, as mulheres e a proteo ao meio ambiente), precisamente por desviar os esforos de solues mais eficazes, alm de acabar por pulverizar certa mobilizao cabvel em torno destas questes por pens-las j no terreno da resposta penal.24 O sistema penal no alivia os sofrimentos, seno, quando muito, os substitui por ressentimento, recalque ou outro mecanismo que no tardar a ser canalizado na produo de maior dor. Ele manipula as dores, viabilizando a legitimao do exerccio ainda mais violento, incentivando os mais perversos sentimentos de vingana. Eis o seu escndalo, o qual nunca cessa de encarnar. Perceptvel que nosso argumento enverga para posio diferente. Naturalmente, no h por que ignorar os enormes avanos de uma vertente, diga-se, mais original, da criminologia crtica: acertado afirmar que o direito penal pode ser acusado de proteger fundamentalmente interesses dos poderosos, e que usado desproporcionalmente contra setores sociais mais vulnerveis; correto empreender uma transformao radical para evitar mais sofrimento, todavia o seu uso no melhor dos casos ineficaz para resolver os conflitos sociais, servindo, sim, para aumentar o mal produzido e suspender o conflito em vez de resolv-lo. Estigmatiza o sujeito, oferece falsas solues e em nada satisfaz a prpria vtima. A linha de discusso deve trazer consigo o rechao completo do direito penal, no sentido como se viu no incio do apartado, como forma de prevenir castigos ou delitos. E nisto nada renuncia preliminarmente em tomar a srio os problemas levantados pelas demandas sociais. Antecipando eventual contraponto, excluda nesta viso est, por outra parte, tal j se escreveu, o pressuposto do castigo, em nada elidindo a presena de garantias procedimentais. No se assume outro sentido cincia penal seno para a fixao de garantias, o que com isso no se argui a premncia de v-las coligadas ao fim com a pena, de alguma forma legitimada. O endosso que no se supe a necessidade do castigo e sim a submisso do potestas puniendi ao controle jurdico (o processo penal uma destas vias), no comportando a aceitao deste modelo punitivo.25
sobre os efeitos positivos via valorizao simblica e visando produo de consenso: KERCHOVE, Michel Van de. Estn hechas las leyes penales fueron hechas para ser aplicadas? Reflexiones sobre los fenmenos de disociacin entre la validez formal y la efetividad de las normas jurdicas. In: OST, Franois; KERCHOVE, Michel van de. Elementos para una teora crtica del derecho. Traduccin Pedro Lamas. Bogot: Universidad Nacional da Colombia, 2001, pp. 208-233. Em sentido crtico, ver BARATTA, Alessandro. Integracin-prevencin. In: Criminologa y Sistema Penal (Compilacin in memoriam). Montevideo-Buenos Aires: B de f, 2006, pp. 01-30. 23 LARRAURI, Elena. La Herencia de La Criminologia Crtica, p. 218. 24 Sobre o mito de que renormatizar resolver, cegos que este recurso a uma seleo vitimizante um dos principais mtodos para as agncias do poder punitivo obterem prestgio e clientela, ver ZAFFARONI, Eugenio Ral; BATISTA, Nilo; ALAGIA, Alejandro; SLOKAR, Alejandro. Direito Penal Brasileiro, pp. 54-56. 25 Em sentido anlogo, LARRAURI, Elena. Criminologa Crtica: Abolicionismo y Garantismo. In: Revista de Estudos Criminais. Ano IV N 20. Porto Alegre: Notadez, 2005, p. 35. No se trata de contrapor e distanciar garantismo de abolicionismo, muito pelo contrrio. num escrito de Ferrajoli, em 1977, muito antes do sistemtico e denso capolavoro de 1989 (Diritto e ragione), juntamente com Danilo Zolo, que uma estratgia lcida poderia ser antevista e j atenta s tentaes da cultura poltica de esquerda em matria criminal: (...) la hiptesis estratgica expuesta se complementa con la ya antecipada, de la progresiva reduccin de la esfera de intervencin penal como instrumento de defensa y de control social. O que no significa de maneira alguma para os autores, portanto, abandonar la forma jurdica del control y del tratamiento penal, sino sobre todo suprimir, o por lo menos reducir cuantitativamente la esfera misma de la intervencin penal. Con esto tratamos de tomar clara y decisiva posicin contra las tentaciones antiformalistas y antigarantistas en que demasiado a menudo ha cado la teora jurdica post-marxiana y que, presentes todava hoy en la cultura poltica de la izquierda, no son sino el replanteamiento de viejos y funestos modelos de legalidad estalinista (). Estas tentaciones deben ser firmemente rechazadas (). La pena, cualquiera que sea, incluso la ms dulce y la ms humana, debe ser tratada como lo que es: como una violencia institucional que no vale revestir de finalidades humanitarias y falsamente asistenciales, sino que debe ser simplemente suprimida o reducida (). Para el supuesto de que tenga lugar la extincin del derecho penal, y en la

504

Augusto Jobim do Amaral - A Vertigem da Ostenso Penal

Disponvel em: www.univali.br/periodicos

O agigantamento do poder punitivo, via o caldo inquisitorial presente permanentemente nos operadores do sistema em geral, quanto mais auxiliada esquerda pelo sopro de legalidade constitucional, permite classificar nossa democracia, em alguma medida, como representante de um autoritarismo cool26. Contudo, as supostas obrigaes crimalizadoras, derivadas de uma leitura da Constituio, podem no ser, em muitos casos, mais que uma distoro. A proteo de bens jurdicos condio necessria, mas no suficiente para legitimar a proibio penal.27 Partindo da premissa de que o sistema penal s atua negativamente, ou seja, manifestando-se de forma imprpria na tutela, proteo ou evitao das condutas que criminaliza, torna-se contraditrio que seja, ao mesmo tempo, instrumento de atuao positiva. Ou seja, o sistema penal no mecanismo hbil para a proteo dos direitos fundamentais, seno em sede individual da, sim, a genuna tutela penal. Sendo assim, as ordenaes presentes no artigo 5 da Constituio da Repblica, manancial donde ir se retirar enorme parte da constituio penal que se possui, impem a interveno estatal, todavia no sentido de criar condies materiais, econmicas, sociais e polticas para a efetivao daqueles direitos fundamentais, e no em sede criminalizante. Vez mais, neste sentido, escorrega o discurso legitimante dito de esquerda.28

A VONTaDE DE PUNir DO POPULiSMO PENaL: DEriVaS Para UMa POLTiCa PENaL DOS DirEiTOS DO HOMEM
H uma constante profunda que, no obstante, emerge como sintoma de fundo no ambiente poltico, em alguma medida, nominado por Salas como vontade de punir. Aqui se renem naturalmente, muito alm dos atores jurdicos envolvidos na questo criminal, uma amlgama muito mais difusa e alargada. Um fervor punitivo invade as sociedades democrticas para alm dos palcios de justia com a ajuda deles e tambm de certa parte da esquerda, em nome de uma devoo s vtimas. Aquele juiz envolvido antes, pela inpcia estatal, com as demandas de judicializao atinentes a direitos bsicos de cidadania, alado agora ao posto de ator poltico por excelncia em termos criminais: Os juzes, agora, s so visveis de vermelho.29 Num invlucro
medida en que se de, tendr que ser por consiguiente una extincin o una reduccin de la interevencin penal en cuanto tal, y no de su forma jurdica. Em suma, nada se trata de menoscabo s garantias formais previstas no processo penal e no direito penal em si: el abandono o la disminuicin de estas garantas significara en efecto, en nombre de un nuevo mito de sociedad buena, perfecta y autoregulada, abrir el camino a todo arbitrio posible y retroceder a formas pre-modernas () del derecho penal. (FERRAJOLI, Luigi; ZOLO, Danilo. Marxismo y cuestin criminal. In: Democracia Autoritaria y Capitalismo Maduro. FERRAJOLI, Luigi; ZOLO, Danilo. Prlogo y Traduccin Perfecto Ibez. Barcelona: Edicciones 2001, s.d., pp. 118-120). ZAFFARONI, Eugenio Ral. O Inimigo no Direito Penal, pp. 70-81. Cf. STAECHELIN, Gregor. Es Compatible la Prohibicin de Infraproteccin con una Concepcin Liberal del Derecho Penal?. In: La insostenible situacin del Derecho Penal. Instituto de Ciencias Criminales de Frankfurt (Ed.). rea de Derecho Penal de la Universidad Pompeu Fabra (ed. Espaola). Granada: Colmares, 2000, pp. 289-304. Por bvio, que no em todos os casos a rede repressiva por a seria contida. Mesmo com esta ressalva da criminalizao desnecessria, ainda assim no texto constitucional brasileiro permaneceria, por exemplo, a previso de imprescritibilidade e inafianabilidade de alguns crimes (racismo no XLII e ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico no XLIV, ambos do art. 5); a pena de morte em caso de guerra declarada (XLVII alnea a). Sem falar na previso da categoria de crimes hediondos definida em sede constitucional (XLIII) e ampliada indevidamente no patamar infraconstitucional, de enorme carter mandamental criminalizador. Incontestvel, por fim ainda, a direta ordenao punio severa insculpida quanto proteo da criana e do adolescente: A lei punir severamente o abuso, a violncia e a explorao sexual da criana e do adolescente (art. 227 4). Mesmo o patamar constitucional ignora a ineficcia do sistema penal, investe nele em algum momento, mesmo quando as previses protetivas no faam a ele meno, seno atravs da nsia punitiva dos atores legislativos envolvidos. A justia s interessar ao pblico em sua forma ajuda, l onde h crime, tribunal criminal, jogo da vida e da morte. Talvez isto possa ser explicado por um duplo movimento identificado por Foucault. A justia envelopada por uma administrao equiparvel ao demais poderes do Estado sofreu um duplo movimento, segundo ele, para frente e para trs: deixa escapar todo um domnio, cada vez maior, de negcios que se regulam atrs de si (como as contendas no plano econmico) e, alm do mais, desvia-se, profundamente, das funes sociais de cuidado cotidiano (FOUCAULT, Michel. O Limo e

26 27

28

29

Revista NEJ - Eletrnica, Vol. 18 - n. 3 - p. 500-517 / set-dez 2013

505

ISSN Eletrnico 2175-0491

social inundado pelo risco, em que a gesto dos perigos tornou-se fundamental e a demonizao do outro tem lugar cativo, a latncia do estado vitimrio canaliza o populismo penal. Resumida a trade conformadora deste estado de coisas a partir de, como descreve Salas: uma polcia forte, uma magistratura disciplinadora e um direito de exceo sempre pronto a atuar. Assim, o centro da interrogao sobre o populismo penal deve ter em conta a figura que encarna violentamente a coliso dos anseios de punio: papel este desempenhado pela vtima:
Loin dtre lapanage des partis extrmes, il caractrise tout discours qui appelle punir au nom des victimes bafoues et contre des institutions disqualifies. Il nat de la recontre dune pathologie de la reprsentation et dune pathologie de laccusation: rduite une communaut dmotions, la socit dmocratique sur-ragit aux agressions relles ou supposes, au rique de basculer dans une escalade de la violence et de la contre-violence. Toute hsitation serait lindice dune faiblesse. Tout prudence, une marque de complicit.30

Nesta patologia, no se quer autoridades fracas, e qualquer complacncia ao crime, j que a segurana tornou-se direito absoluto, vai imediatamente ao encontro do pblico. A moderao no condiz com a exacerbao da reao social, da o profundo deficit para no dizer paralisia da mediao imposto s instituies democrticas. neste momento em que a prpria democracia exposta a estas ameaas, que se julga pr prova os seus prprios fundamentos. Interessante se sistematizar com alguma fora em pontos-chave este movimento. Analisase que a ascenso de uma sociedade securitria invade as prticas, com certo protagonismo, pelo menos no ocidente a partir pelos anos 70. Tomada como tema central do discurso poltico como tal, a (in)segurana e a sua retrica da guerra (que confunde a segurana interna e externa) atrai no somente os discursos de direita (que l sempre estiveram: em tempos de bonana, com seu discurso politicamente correto, mas que em tempos ridos daro as tintas do canal acessvel represso xenofobia, terrorismo, crimes sexuais, drogas, etc.), nem somente os dirigentes polticos como, ademais, determinados a lutar contra a impunidade e a igualdade frente lei, o ativismo judicial ganha o espao pblico, agora como ferramenta de combate criminalidade. O populismo penal torna-se claramente uma componente forte da vida democrtica. Um direito de punir puramente repressivo, conjugado a uma democracia de opinio (efervescente), meramente uma pequena amostra das promessas atrativas (aos eleitores) deste discurso poltico de emoo miditica. Sua irrupo passa a ter trs elementos fundamentais: punies radicais; com a total indiferena quanto a qualquer eficcia destas polticas (pois vale o impacto que produz sobre a opinio pblica) e a legislao rigorosa que promete reduzir a criminalidade.31 tempo das vtimas. O primeiro plano do combate e da punio instalado por um imaginrio vitimizador e torna frtil o terreno para a figura do vingador, precisamente da vtima acusadora. Poder se arriscar que a vtima de ontem tornou-se o persecutor de hoje? A diabolizao do adversrio apenas a contraface da retrica do mrtir e da luta contra o mal. A dramaturgia da cena penal vem bem a calhar a este apartamento radical entre raiva e pena. O combate do bem contra o mal numa degradada democracia dos indivduos exaspera o retorno vitimrio e coloca, em especial o momento do processo penal, naquilo que se poderia chamar de democracia dos queixosos32. As cruzadas morais e populistas rompem qualquer equilbrio que poderia haver entre a fora e forma que constitui o Estado de Direito. Algo como se, reabilitada a parte irracional do poder, houvesse o mergulho vertiginoso na violncia originria que inaugura propriamente o ente estatal. Neste ponto crtico os papis de vtimas e carrascos tornam-se intercambiveis. Para Packer, segundo um esquema clssico, o aparelho judicial pode operar como uma linha de montagem (assembly line) ao supor dois nveis para funcionar: inicialmente, o controle do crime (crime control) capitaneado pela polcia e pelo Ministrio Pblico e, o outro, relativo ao respeito s regras de direito (due process), sob a autoridade do juiz. Em verdade, seriam mais propriamente dois
o Leite. In: Repensar e Poltica. Coleo Ditos e Escritos VI. Organizao e seleo de textos Manuel Barros da Motta. Traduo de Ana Lcia Paranhos Pessoa. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2010, p. 237). 30 SALAS, Denis. La Volunt de Punir: Essai sur le populisme pnal. Paris: Arthme Fayard/Pluriel, 2010, pp. 12 e 14. 31 SALAS, Denis. La Volunt de Punir, p. 57. 32 SALAS, Denis. La Volunt de Punir, pp. 84 e 90.

506

Augusto Jobim do Amaral - A Vertigem da Ostenso Penal

Disponvel em: www.univali.br/periodicos

modelos normativos33 de processos criminais que levariam a perceber uma antinomia no corao da justia criminal. O primeiro uma cadeia (literalmente) responsvel, programada e preparada para transformar um suspeito em condenado, enquanto a segunda se coloca como um obstculo neste percurso, que faz da proteo ao acusado um valor central.34 O sistema repressivo, cada vez mais, impregnado pela ideologia do just deserts, tem sido encampado e agenciado pela justia penal em detrimento da segunda, exatamente para dar credibilidade instituio. Impondo-se o corolrio do paradigma da eficincia, por um lado, este valor age principalmente sobre a pequena criminalidade com uma srie de dispositivos que pragmaticamente pleiteiam a culpabilidade do ru (viabilizados no caso brasileiro, por exemplo, pela deturpao negocial dos juizados especiais criminais e pelo instituto da transao penal35); doutro aspecto, quanto criminalidade grada, a h o processo penal de exceo, no penas com ritos especiais; mas, sobretudo, com a possibilidade permanente e geral do rompimento da regra mediante a prpria previso aberta da legislao. A paixo por punir, alimentada pelo populismo penal, imposta, sobretudo, pelo afeto. Quebrase qualquer olhar compreensvel quanto ao acusado, na medida em que a indignao coletiva relega este olhar ao mal personificado. Mas de que forma se pode resistir fragilizao que se abate sobre as democracias por estarem envolvidas nesta ostenso penal? Como manter a distncia a embriaguez (alucinao) de uma demaggica comunidade de emoo? O perigo adir propriamente, revelado em irracionalidade, por meio da melhor justificativa democrtica possvel: os direitos do homem, ou seja, da formao de uma poltica penal dos direitos do homem? A desnaturao de sua funo de limitar o exerccio punitivo o arqutipo anunciado de sua prpria corroso. A injuno repressiva que condena multiplicao de incriminaes reforando alm do ativismo legislativo e policial, a esfera judicial, visando (estril) proteo dos direitos do homem, no raro equivale a expor a uma ilusria proteo pelo reforo do interdito. Quando se perdeu a referncia, a infrutfera reiterao da instncia legal (criminalizante) apenas denuncia a falncia de sua autoridade. Lana-se mo do triunfo (ou consolo?) em matria penal, tal como os aliados criam na ilusria Linha Maginot36, como meio de resguardo ao avano nazista. A ofensiva de um moralismo punitivo parece ter optado pela explcita escolha da expresso dos valores prprios ao risco de uma total indiferena aos direitos dos infratores. Deparamo-nos com uma democracia jogada contra ela mesma, onde o retorno das exigncias de controle, segurana e punio avanam triunfantes sobre os prprios direitos pessoais. Na medida em que os direitos do homem tornam-se uma poltica, acrescentaramos expresso de Marcel Gauchet37 o termo penal, percebe-se uma deriva fundamentalista conduzida pela inverso dos direitos do homem pelo excesso. Uma esquerda fora da esquerda, parafraseando o autor francs. Os efeitos penais de uma poltica de represso e criminalizao, fundada na proteo de direitos fundamentais, so sinais experimentados dentro das desconcertantes faces da nova democracia, identificveis pelo menos desde o ps-guerra e com apogeu ao menos a partir dos anos 70/80. O que, em terras brasileiras, teve reflexos, no se pode desconhecer, profundos no texto constitucional. Uma democracia triunfante agora retorna e o caso brasileiro tambm como se viu de exemplaridade mpar num ativismo penal em nome de seus prprios valores supremos, sorrateiramente implodindo suas prprias bases. A afirmao levantada em 1980 de que os direitos dos homens no so uma
33 PACKER, Herbert L. Limits of the Criminal Sanction. Stanford: Stanford University Press, 1968, p. 153. 34 PACKER, Herbert L. Limits of the Criminal Sanction, pp. 154-173. 35 Cf. PRADO, Geraldo. Elementos para uma Anlise Crtica da Transao Penal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003. 36 Metfora utilizada por PIRES, Alvaro Penna. La ligne Maginot en droit criminel: la protection contre le crime versus la protection contre le prince. In: Revue de droit pnal et de criminologie, a.81 n.2. (fvr. 2001), Bruxelles, pp. 145-170. 37 Cf. GAUCHET, Marcel. A Democracia contra ela mesma. Traduo Slvia Batista de Paula. So Paulo: Radical Livros, 2009, pp. 360 e 38. No se desconhece que se tratava j na dcada de setenta de um problema corrente e comum tambm a outros autores antes, como Lefort. A ponto da revista Espirit organizar um encontro ao final da dcada sobre o tema: Os direitos do homem so uma poltica?. Cf. LEFORT, Claude. Direitos do homem e poltica. In: A Inveno Democrtica: Os limites da dominao totalitria. Coleo Invenes Democrticas (Volume III). 3 edio revista, atualizada; inclui textos inditos. Traduo Isabel Loureiro e Maria Leonor Loureiro. Apresentao Marilena Chau. Belo Horizonte: Autntica, 2011, pp. 59-86.

Revista NEJ - Eletrnica, Vol. 18 - n. 3 - p. 500-517 / set-dez 2013

507

ISSN Eletrnico 2175-0491

poltica e reafirmada depois em 2000, relida, pode denunciar precisamente um inverso ameaador que se espreita na emancipao do homem desde a esfera de seus direitos: a alienao coletiva tende a se multiplicar. Da se deflui o reforo do papel estatal que em matria de controle penal j se definiu exausto , alm do aprofundamento do anonimato social, e sem falar no agravamento do desinteresse pela coisa pblica. Quer dizer, os direitos dos homens no podero ser uma poltica, seno sob a condio de saber reconhecer e superar a dinmica alienante do individualismo que veiculam naturalmente.38 A consagrao dos direitos do homem como fato ideolgico e poltico maior nos ltimos tempos no deve perder de vista o fato de que, ao serem postos como epicentro das democracias, podem tornar-se a mola de sua dificuldade em ser poltica. Maior prova disso a sua expresso penal criminalizadora. O argumento de Gauchet nos auxilia a pensar com outra valncia a indagao sobre o problema da cultura penal. A partir do enfoque construdo at agora, se conduzido a aceitar a ideia de que tal plataforma a canalizao das demandas de proteo dos direitos humanos para o vis penal e toda a viso punitiva e populista de seus atores a implicada apresenta-se como mais uma varivel da impotncia coletiva em tornar estes direitos uma medida de ao poltica concreta para alm da estril aposta penal. Quando a democracia no mais contestada, triunfa no sentido da consagrao inerte dos direitos que assinala, desprezando alguma considerao social-histrica diagnstico de Gauchet , as contradies prticas comeam a aparecer. Esvazia-se de sua substncia interna e inclusive de seu poder de governar. Ademais, isto pode assinalar certa perda de fora, nesta nova conjuntura, dos discursos polticos e sociais, absorvidos por estes mesmos princpios, que deixam de oxigenar a prpria democracia. Em matria penal, poder isto ser mais claro quando o tom monocrdio dos discursos de expanso do poder punitivo assemelham-se a leste ou a oeste? Quando eles tornam-se crena ou constituem-se puro ato de f ideolgico, a demagogia ganha, a passos largos, enorme espao em razo destes direitos terem a eficcia de preencher um vazio e poderem ser uma poderosa alavanca de transformao do futuro na falta de grande viso sobre o porvir. Mas h uma ressalva: ao faz-lo, no dizem nada acerca dos motivos que fazem as coisas serem como elas so, entregando-se freneticamente s ideias sobre os meios de modific-las. O que isso quer dizer? H uma sria desqualificao na busca por explicaes afinal, procurar saber, neste diapaso, compactuar com o inaceitvel. Pensando em termos de poltica criminal, no raciocinar na defesa da urgente criminalizao, no inchamento do Estado na persecuo penal e na punio severa, ser contra algo que deve ser feito imediatamente e cmplice deste crime.39 D-se o enfraquecimento do coletivo via suposta afirmao individual, quer dizer, o reino do indivduo na sociedade em detrimento da sociedade do indivduo se que ambos podem ser separados e no j representam o problema de fundo na questo. Independente disto, no campo do mecanismo poltico propriamente dito, os direitos do homem como promessa de poder
38 GAUCHET, Marcel. A Democracia contra ela mesma, pp. 53-54. Aqui importante pontuar que damos por adquirido a superao da concepo, que em algum momento permeia a tese de Gauchet, de, no raro, restringir a concepo de direitos do homem a sua face individual. Cf. LEFORT, Claude. Direitos do homem e poltica, pp. 62-63 e 69-71. 39 GAUCHET, Marcel. A Democracia contra ela mesma, pp. 340-341. Surge uma espcie de novo maquiavelismo em primeiro plano nas democracias. Aquele do bem, dedicado celebrao do homem e do direito, destinado ao ministrio das justas causas e dos bons sentimentos, sem deixar de testemunhar sua humanidade, sua compaixo com as vtimas, sua preocupao com as mazelas do mundo. Eles remetem a uma separao entre o ideal e o real que os governos agora se ocupam, correndo o risco de eles mesmos tornarem-se bodes expiatrios da resistncia do real ao ideal. A passagem ideologia consensual uma fuga da era dos afrontamentos, um acordo feito em torno dos direitos que conduz a uma despolitizao dos meios que beneficia os poderes que, nesta nova arte poltica, so seus meros executores. Por isso a precariedade de toda posio de poder no cerne de nossos regimes apaziguados. Uma expectativa, necessariamente frustrada, ser o cerne de nossa poltica: a democracia do consenso uma democracia descontente. Neste novo regime das convices, ainda, apenas haver lugar para a apreciao das intenes. Ao poder, como vetor do possvel, bastar uma poltica das intenes, da boa vontade generosa, indiferente ao desmentido do real. No obstante, isto torna imunes os promotores, indiferente s consequncias de suas disposies. Neste ponto, sobretudo, o problema j haver sido ressentido e no mais atribuvel a algum em particular. Uma promessa de poder, de realizao dos direitos do homem, acaba por tornar-se uma potncia ininteligvel, ou seja, o tmulo da poltica. (GAUCHET, Marcel. A Democracia contra ela mesma, pp. 348-350).

508

Augusto Jobim do Amaral - A Vertigem da Ostenso Penal

Disponvel em: www.univali.br/periodicos

transformam-se em despossesso sob o efeito da libertao das particularidades na qual se traduz. Particularidades canalizadas no poder de punir assinalam o completo esvaziamento de seus ideais sob o manto de uma suposta proteo emancipatria. Se eles podem afirmar as bases sobre as quais se est reunido, pouco oferecem, entretanto, a pensar a fabricao efetiva do ser-em-conjunto, e por este deficit acabam abrindo espao para a reproduo impotente, permitida pelas recadas no excesso de poder penal. Fica a nosso cargo saber se isto que se quer: mergulhar na vertigem de uma degradao ntima da democracia atestada por estas tentaes autodestrutivas.40 Desta forma, o ardor militante tende a desarticular qualquer aliana entre um pensamento de justia daquele dos direitos da pessoa, passando, no momento, as reivindicaes de justia a se identificarem com as representaes das vtimas. Em suma, o sistema protetivo dos direitos humanos acaba invertendo-se e contradizendo seus prprios princpios. Sob o manto da poltica penal, transformamse em excelentes narcticos que visam compensar os difusos males sociais. Mais diretamente, a inverso ideolgica41 dos direitos humanos se instaura diante da identificao de sua poltica com a imposio de poder e se transforma no suporte mais forte das polticas securitrias. So as instituies de justia, mais que qualquer outra talvez, que se encontram confrontadas com os efeitos populistas. Quando num primeiro momento poltico, a democracia reage voluntariosa e programaticamente de forma imediata ao crime, tomada pela parcialidade da emoo, o Ministrio Pblico ou os rgos de Polcia vo ajuda de uma sociedade ameaada. Todavia, supe-se o contrrio no momento judicial, detido prudente e deliberadamente pelo seu trajeto processual. Algum culto ao rendimento que poder levar as instituies de justia a no resistir e tornarem-se vulnerveis s agitaes de opinio. E o estatuto no elegvel dos magistrados como funcionrios pblicos implica correlata a esta maior exposio aos embates miditicos e as crticas recebidas, pois patente ter que manejar contra as eventuais maiorias, da seu contrapoder de tutela de minorias donde retirar sua legitimidade42 maior responsabilidade ainda atrelada aos poderes da advindos: un juge enrl dans une croisade contre le crime nest plus sa place de tiers impartial; il prende le rle dun saint belliqueux vou une mission sacre, au risque de briser les principes qui gouvernent sa fonction.43

A OSTENSO PENaL: POSiES Da DEMOCraCia REPrESSiVa


H uma fora pronunciada que pouco se deve a qualquer foco externo seno disseminao de uma estratgia viral que corri o corpo social e a prpria democracia. Hoje se poderia falar do hiperterrorismo ou de qualquer outra formao de um eventual conceito de inimigo44 sem passar exatamente pelo que realmente importa. Se se quiser assim denominar com Derrida, h uma espcie de terror interno que produz uma autoimunizao na democracia pois se sabe que o pior e mais eficaz terrorismo, ainda que parea externo ou internacional, aquele que instala uma ameaa interior e lembra que o inimigo est tambm alojado dentro do sistema , ou seja, destri
40 GAUCHET, Marcel. A Democracia contra ela mesma, pp. 360-365. 41 HINKELAMMERT, Franz J. La Inversin de los Derechos Humanos: El Caso de John Locke. HERRERA FLORES, Joaqun (ed.). In: El Vuelo de Anteo: Derechos Humanos y Crtica de la Razn Liberal. Bilbao: Descle de Brouwer, 2000, pp. 79-113 (cit., p. 80); mas, antes ainda, j anunciada em 1987, em HINKELAMMERT, Franz. Democracia & Totalitarismo. Santiago: Amerinda, 1987, pp. 141-149. Cf. ainda HERRERA FLORES, Joaquin. Teoria Crtica dos Direitos Humanos: Os Direitos Humanos como produtos culturais. Traduo Luciana Caplan et. al.. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009, pp. 68 ss. e o cap. 4 do tambm seu El Proceso Cultural: Materiales para la creatividad humana. Sevilla: Aconcagua Libros, 2005, pp. 111-143. 42 FERRAJOLI, Luigi. Derecho y Razn: Teora del Garantismo Penal. Traduccin de Perfecto Andrs Ibez et. al.. Madrid: Trota, 1995, pp. 578-581. 43 SALAS, Denis. La Volunt de Punir, p. 234. 44 Quanto mais difuso o conceito, mais ele se presta a uma apropriao oportunista, assim nos alerta Derrida. E ser o poder dominante aquele que consegue impor e legitimar, na verdade at legalizar, (pois sempre se trata de uma questo de lei), em um palco nacional ou mundial, a terminologia e a interpretao que mais lhe convm em uma determinada situao. Cf. DERRIDA, Jacques. Autoimunidade: suicdios reais e simblicos Um dilogo com Jacques Derrida. In: BORRADORI, Giovanna. Filosofia em Tempo de Terror: dilogos com Jrgen Habermas e Jacques Derrida. Traduo Roberto Muggiati. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004, pp. 112-119. Ainda sobre o problemtico conceito de terrorismo, ver: ZAFFARONI, Eugenio Ral. O Inimigo no Direito Penal, pp. 65-69.

Revista NEJ - Eletrnica, Vol. 18 - n. 3 - p. 500-517 / set-dez 2013

509

ISSN Eletrnico 2175-0491

suas defesas imunitrias, subverte sua linguagem e fragiliza suas instituies. O acontecimento45 do 11 de setembro apenas fez emergir a autodestruio dos mecanismos de defesa democrticos de acordo com um impacto mental de um mal que conduz a uma contraviolncia a sua imagem. Tanto a tortura46 em nome da democracia aliada da cultura da guerra e a retrica punitiva em nome das vtimas, ambas concedem um potente elam ao discurso poltico.
Uma democracia que no entende mais a disposio global de si que constitui a metade de seu ser, que no mais atenta coexistncia de suas partes tornada um fim nela mesma, uma democracia que no compreende mais, no mais, as bases sobre as quais ela repousa e os instrumentos dos quais necessita. Ela no sabe mais conferir um estatuto aos limites da comunidade histrica graas aos quais ela capaz de agir sobre si mesma, ela no tem mais o sentido do aparelho de autoridade que lhe permite aplicar-se sobre si mesma.47

H uma lei implacvel que regula todo este processo autoimunitrio, ou seja, uma lgica que faz com que a democracia, no caso, trabalhe por si, quase que de forma suicida, exatamente para imunizar a sua prpria proteo. Inicialmente ela deve ser desencadeada por um acontecimento que, como tal, carrega em si algo de inaproprivel, como se disse, certa incompreensibilidade. Esta transgresso de novo tipo acarreta um trauma, uma ferida no apenas marcada na memria. Neste ponto salutar repensar esta temporalizao to hbil a ser veiculada no populismo punitivo. A ideia no 11S como acontecimento maior (mas o esquema se mantm rijo para nossa anlise) d condies de perceber claramente que ser o porvir que determina esta inapropriabilidade, no o presente ou o passado. Falando de traumatismo, ele produzido pela ameaa de que o pior est por vir um im-presentvel por vir ( venir) , o medo do que j foi no ser maior que o pavor e a iminncia de uma agresso futura. Da o inapresentvel futuro reger uma racionalidade de permanente estado de prontido e de antecipaes de todas as espcies de meios repressivos numa espcie de estado de defesa contnuo que inventa e alimenta a sua prpria monstruosidade que alega superar:
O que nunca se deixar esquecer , assim, o efeito perverso da auto-imunidade em si. Pois sabemos agora que a represso, tanto no seu sentido psicanaltico quanto no poltico seja atravs da polcia, dos militares ou da economia , acaba produzindo, reproduzindo e regenerando justamente a coisa que pretendeu desarmar.48

J se est mergulhando no crculo vicioso da represso. Com um clima de guerra universal contra o crime, campeia a dissoluo da poltica pelas emoes coletivas. Mais vivel a aclamao que a tudo torna homogneo. O apelo do poder enviado a um povo imaginrio muito mais adequado a uma ideologia que presumivelmente coloca a pluralidade do povo real como ingovernvel. O lugar vazio do poder, uma vez suposto por Lefort49 como princpio da democracia,
45 Rumo a um sentido de expropriao segundo Derrida: o acontecimento o que surge, e, ao surgir, surge para me surpreender, para surpreender e suspender a compreenso: o acontecimento antes de mais nada tudo aquilo que eu no compreendo. Consiste no aquilo, em aquilo que eu no compreendo: aquilo que eu no compreendo: minha incompreenso. (...) Da a inapropriabilidade, a imprevisibilidade, a absoluta surpresa, a incompreenso, o riso de mal-entendido, a novidade no antecipvel, a pura singularidade, a ausncia de horizonte. (DERRIDA, Jacques. Auto-imunidade: suicdios reais e simblicos Um dilogo com Jacques Derrida, pp. 100 e 104). 46 A TTB Theory, ou seja, Ticking Time Bomb Theory reatualizada nos EEUU ps 11S, apenas reencaminha a lgica da relativizao da tortura de acordo com um clculo de utilidade. Vale pena obter, e consequentemente vlido, retirar informaes para evitar, por exemplo, a exploso de uma bomba, ou se os riscos forem grandes disso acontecer, atravs de presses fsicas moderadas. Argumento, dentre outros, defendido por Richard Posner que apenas anuncia o fato contundente de que a intangibilidade dos direitos humanos no mais, se que foi algum dia, um consenso. Cf. dentre inmeros momentos POSNER, Richard A. Not A Suicide Pact. The Constitution in a time of National Emergency. Oxford: Oxford University Press, 2006, pp. 77-104. 47 GAUCHET, Marcel. A Democracia contra ela mesma, p. 363. 48 DERRIDA, Jacques. Auto-imunidade: suicdios reais e simblicos Um dilogo com Jacques Derrida, pp. 106-109. 49 Dever-se-ia, sobretudo, reconhecer o carter simblico do poder em vez de reduzi-lo funo de um rgo, de um instrumento a servio de foras sociais que lhe preexistiram. Na falta dessa perspectiva no se v que a delimitao da esfera do poltico acompanhada de um modo novo de legitimao, no somente do poder mas das relaes sociais como tais. A legitimidade do poder funda-se sobre o povo; mas imagem da soberania popular se junta a de um lugar vazio, impossvel de ser ocupado, de tal modo

510

Augusto Jobim do Amaral - A Vertigem da Ostenso Penal

Disponvel em: www.univali.br/periodicos

que deve representar a perptua absteno democrtica em aceitar fundamentos ltimos que disponham sobre certezas derradeiras, facilmente preenchido, hoje, por qualquer demanda punitiva. Agamben50 lembra que, em 1928, Carl Schmitt procurou estabelecer o significado constitutivo das aclamaes no direito pblico, quando tratava, em sua Teoria da Constituio, da relao do Povo com a Constituio Democrtica. Ali o terico alemo vincula de modo indissolvel a aclamao democracia e esfera pblica (povo). Para ele, a opinio pblica a forma moderna de aclamao e nisto que se encontra a essncia de seu significado poltico. Mesmo no ignorando os perigos de certas foras sociais dirigirem a opinio pblica e a vontade do povo, isto seria problema menor, desde que assegurada a capacidade que considerava decisiva para a existncia poltica de um povo:51 a refundao categrica do poltico desde a deciso que distingue entre amigo e inimigo (Freund und Feind).52
que os que exercem a autoridade pblica no poderiam pretender apropriar-se dela. A democracia alia estes dois princpios aparentemente contraditrios: um, de que o poder emana do povo; o outro, que esse poder no de ningum. Ora, ela vive dessa contradio. Por pouco que esta se arrisque a ser resolvida ou o seja, eis a democracia prestes a se desfazer ou j destruda. Se o lugar do poder aparece, no mais simbolicamente mas como realmente vazio, ento os que o exercem no so mais percebidos seno como indivduos quaisquer, como compondo uma faco a servio de interesses privados e, simultaneamente, a legitimidade sucumbe em toda a extenso social; a privatizao dos agrupamentos, dos indivduos, de cada setor de atividade aumenta: cada um quer fazer prevalecer seu interesse individual ou corporativo. No limite no h mais sociedade civil. Porm, se a imagem do povo se atualiza, se um partido pretende se identificar com ele e apropriar-se do poder sob a capa dessa identificao, desta vez o princpio mesmo da distino Estado-sociedade, o princpio da diferena das normas que regem os diversos tipos de relaes entre os homens, mas tambm dos modos de vida, de crenas, de opinies que se encontra negado e, mais profundamente, o princpio mesmo de uma distino entre o que depende da ordem do poder, da ordem da lei e da ordem do conhecimento. Opera-se, ento na poltica uma espcie de imbricao do econmico, do jurdico, do cultural. Fenmeno que justamente caracterstico do totalistarismo. (LEFORT, Claude. A lgica totalitria. In: A Inveno Democrtica, pp. 92-93). 50 AGAMBEN, Giorgio. Il Regno e la Gloria: Per una genealogia teologica delleconomia e del governo. Homo sacer, II, 2. Torino: Bollati Boringhieri, 2009, pp. 277-279. 51 Pueblo es un concepto que slo adquiere existencia en la esfera de lo pblico. El pueblo se manifiesta slo en lo pblico; incluso lo produce. Pueblo y cosa pblica existen juntos; no se dan el uno sin la otra. Y, en realidad, el pueblo produce lo pblico mediante su presencia. Slo el pueblo presente, verdaderamente reunido, es pueblo y produce lo pblico. En esta verdad descansa el certero pensamiento, comportado en la clebre tesis de Rouseau, de que el pueblo no puede ser representado. No puede ser representado, porque necesita estar presente, y slo un ausente puede estar representado. Como pueblo presente, verdaderamente reunido, se encuentra en la Democracia pura con el grado ms alto posible de identidad: como ekklsia en la Democracia griega, en el mercado; en el foro romano; como tropa o ejrcito reunido, como Landsgemeinde (Concejo abierto) suiza. () Slo el pueblo verdaderamente reunido es pueblo, y slo el pueblo verdaderamente reunido puede hacer lo que especficamente corresponde a la actividad de ese pueblo: puede aclamar, es decir, expresar por simples gritos su asentimiento o recusacin, gritar viva o muera, festejar a un jefe o una proposicin, vitorear al rey o a cualquiera otro, o negar la aclamacin con el silencio o murmullos. () Dondequiera que el pueblo se encuentre verdaderamente reunido, cualquiera que sea la finalidad, a menos que aparezca como grupo organizado de intereses, sea en manifestaciones callejeras, en fiestas pblicas, en teatros, en el hipdromo o en el estadio, se encuentra presente ese pueblo capaz de aclamar, siendo, al menos potencialmente, una entidad poltica. () Segn esas explicaciones sobre la conexin entre el pueblo y lo pblico, parece justificado el designar a la Democracia como imperio de la opinin pblica, government by public opinin. () La opinin pblica es la forma moderna de aclamacin. Es quiz una forma difusa, y su problema no est resuelto ni para la Sociologa, ni para el Derecho poltico. Pero su esencia y su significacin poltica estriban en que puede ser interpretada como aclamacin. No hay ninguna Democracia, ni ningn Estado, sin opinin pblica, como no hay ningn Estado sin aclamacin. () Hay en toda Democracia partidos, oradores y demagogos, desde los prostatai de la Democracia ateniense hasta los bosses de la americana, adems de prensa, cine y otros mtodos de operar psicotcnicamente sobre las grandes masas. Todo esto se sustrae a una formacin exhaustiva. Existe siempre, por eso, el peligro de que la opinin pblica y la voluntad del pueblo sean dirigidas por fuerzas sociales invisibles y irresponsables. En tanto que exista la homogeneidad democrtica de la sustancia y el pueblo tenga conciencia poltica, es decir, pueda distinguir de amigos y enemigos, el peligro no es grande. (SCHMITT, Carl. Teora de la Constitucin. Versin espaola de Francisco Ayala. Madrid: Alianza, 2001, pp. 238 e 241). 52 La distincin propiamente poltica es la distincin entre el amigo y el enemigo. Ella da a los actos y a los motivos humanos sentido poltico. (SCHMITT, Carl. Concepto de lo poltico. Traducido por

Revista NEJ - Eletrnica, Vol. 18 - n. 3 - p. 500-517 / set-dez 2013

511

ISSN Eletrnico 2175-0491

Como escreve Agamben, a aclamao que parece pertencer tradio do autoritarismo, sobretudo, desde a sua esfera da glria (preocupao central do autor)53 que, nas democracias modernas, foi deslocada para o mbito da opinio pblica. O que est em questo, em sntese, a multiplicao e a disseminao da funo da glria (com toda os matizes da liturgia e dos cerimoniais repaginadas) agora concentrada na mdia, quer dizer, a eficcia da aclamao. Ganha tambm sentido, pois, aquilo que j comentamos a respeito de alguma democracia de consenso. De uma parte, tensionando ainda mais a posio acerca da transformao das instituies democrticas, ver-se-, segundo o autor, que os tericos do povo-comunicao tal como Habermas54, que advogam uma soberania popular totalmente emancipada de um sujeito-povo substancial, mas inteiramente resolvida nos processos comunicativos privados que, segundo sua ideia de esfera pblica, regulam o fluxo da formao poltica da opinio e da vontade acabam por entregar o poder poltico nas mos dos especialistas e da mdia. Cai-se numa espcie de glria miditica e objetiva da comunicao social.55 A riqueza da letra do professor italiano est em demonstrar que o government by consent e a comunicao social, ambos, remetem em realidade a aclamaes:
(...) il consenso pu essere definito senza difficolt, parafrasando la tesi schmittiana sullopinione pubblica, come la forma moderna dellacclamazione (poco importa che lacclamazione sai espressa da una moltitudine fisicamente presente, come in Schmitt, o dal flusso delle procedure comunicative, come in Habermas)56.

A sociedade de espetculo, de Debord57, assume, pois, novo significado e pujana. A glria acaba sendo a substncia donde a politicidade vai retirar seu critrio, e para onde o povo, real ou comunicacional das democracias consensuais contemporneas, acaba por repousar. O que alerta para os perigos do consenso em democracia e, com destaque, para as aclamaes miditicas por punio via, por exemplo, o autoritarismo dos direitos humanos em matria penal. A temtica populista traz consigo o inquietante progresso de uma democracia cada vez mais desafeta a um desacordo de opinies. A tirania da urgncia com relao ao crime nos leva a tentar deslocar principalmente o panorama do populismo punitivo, alm desta prpria e adequada vontade de punir, para se inquirir, de soslaio, a razo mesma do desejo punitivo ou aclamao populista pela punio que pode, de alguma maneira, mover estas prticas generalizadamente. Isto ajuda a diminuir a escala e ampliar o campo de viso para que se possa apor, de forma conjunta, alm dos fenmenos dos atores poltico-criminais e dos atores jurdico-penais, sob um mesmo registro o contexto social mais aprofundadamente ainda. Para tanto, com a ajuda de Laclau, pode-se visualizar o populismo como um modo de construir o poltico, ademais de ser um fenmeno inscrito em todo espao comunitrio. Mesmo que nossa leitura seja menos complacente que a do professor argentino quanto s potncias benficas do
Francisco Javier Conde. Buenos Aires: Struhart & Ca., 2006, p. 31). 53 O poder, como governo poltico dos homens, rastro das pesquisas de Foucault, tambm o interesse de Agamben. Neste especial, sobre a genealogia da governabilidade, ganha fora situar o governo em seu locus teolgico na oikonomia trinitria. Este dispositivo, que tivemos a oportunidade de comentar, concebido como laboratrio privilegiado para observar a mquina governamental. Mas sobre a correlao entre oikonomia e glria que ele investe, ou seja, faz-se a pergunta: por que o poder precisa da glria e qual a relao entre glria e economia? Assim, entre o poder como governo e gesto eficaz e o poder como realeza cerimonial e litrgica, abre-se um campo vasto para identificar a Glria como arcano central do poder e interrogar sobre o nexo indissolvel que a vincula ao governo e oikonomia. Em poucas palavras, estamos diante do aspecto aclamativo e doxolgico do poder, identificvel hoje nos meios de comunicao e nas democracias contemporneas em seu government by consent (governo por consentimento) ou consensus democracy (democracia do consenso). Isto de alguma forma permite captar o vazio central da mquina governamental, aproximando o pensamento de Lefort, o smbolo mais carregado de poder, ou seja, o trono vazio que o smbolo mesmo da Glria (Cf. AGAMBEN, Giorgio. Il Regno e la Gloria, pp. 187-284). 54 HABERMAS, Jrgen. Mudana Estrutural da Esfera Pblica: Investigaes quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Traduo de Flvio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984, pp. 13-41. 55 AGAMBEN, Giorgio. Il Regno e la Gloria, pp. 279-280. 56 AGAMBEN, Giorgio. Il Regno e la Gloria, p. 283. 57 Cf. DEBORD, Guy. A sociedade do espetculo: Comentrios sobre a sociedade do espetculo. Traduo Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

512

Augusto Jobim do Amaral - A Vertigem da Ostenso Penal

Disponvel em: www.univali.br/periodicos

povo,58 nossa preocupao vai ao encontro de, ainda que seja uma lgica social que atravessa uma srie de fenmenos, surpreend-la, nas configuraes prprias das demandas punitivas. A lgica do populismo e a forma prpria de formao das identidades coletivas passam pela premissa de se apoiar no estudo de unidades menores, no os grupos, mas as demandas. Por isso, outorgar centralidade ao afeto59 como componente constitutivo de qualquer lao social. Um enfoque alternativo do populismo, assim, pode deixar a conhec-lo como uma constante da ao poltica. E a sua vagueza e a impreciso conceitual no podem ser perdidas numa mera operao poltica tosca. Pelo contrrio, como se referiu, na indeterminao do populismo, h um ato performativo60 dotado de racionalidade prpria, porque esta mesma simplificao que permite a associao de demandas heterogneas. No tocante a estes jogos de diferenas que ganham centralidade hegemnica, a ilustrao das diversas iniciativas penalizantes, nas mais diversas reas, inclusive no raro com interesses de fundo contrapostos, so catapultadas a significantes vazios (so os ditos bens jurdicos) que atam firmemente a cadeia do discurso punitivo. Se o populismo vago e indeterminado, neste ponto, o exatamente para ser dotado, ao fim, de coeso interna.61 Neste vertente, as demandas sociais, quando insatisfeitas, por uma incapacidade institucional de resolv-las diferencialmente, acabam por potencializar certa carga equivalencial, dir-se-ia simplificadora, entre elas. O que acaba formando uma cadeia, uma unificao das demandas, no caso em anlise, facilmente em torno da questo punitiva.62 Em sendo a construo do povo
58 Ainda que invista enormemente no aspecto diramos emancipatrio para fugir da degenerao das massas, seria realizar profunda injustia e desconsiderar que ele mesmo acentua que no existe ninguna garanta a priori de que el pueblo como actor histrico se vaya a construir alrededor de una identidad progresista. (LACLAU, Ernesto. La razn populista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econmica, 2010, p. 306). 59 A viso forte, psicanaliticamente fundada, vem desde Freud em Psicologa de las Masas y Analisis del Yo. FREUD, Sigmund. Obras Completas. Tomo II. Traduccin directa del Alemn Luis LopesBallesteros y de Torres. Ordenacin y revisin de los textos Jacobo Numhauser Tognola. Prlogo por Jos Ortega y Gasset. Introduccin por Juan Rof Carballo. Buenos Aires: El Ateneo, 2005, pp. 25632610. 60 LACLAU, Ernesto. La razn populista, p. 32. 61 Trs categorias tornam-se fundamentais aqui entender. Primeiro o discurso, visto mais amplamente como terreno primrio da constituio da objetividade como tal, ou seja, um complexo de elementos nas quais as relaes tm um papel decisivo, sendo elas de dois tipos: combinao e substituio, exatamente retiradas dos tropos que falamos no primeiro momento do escrito acerca da metonmia e da metfora lacaniana. Mas o que importa frisar so os jogos de diferenas estabelecidos, no se dando privilgio a nenhum elemento a priori, adquirindo centralidade de acordo com as relaes forjadas. Em segundo, h os significantes vazios e a hegemonia. Em se tratando de identidades diferenciais, o todo dentro do qual elas se constituem estar contido em cada ato individual de significao. Segundo o autor, isto implica ter em conta que uma totalidade apenas pode constituir-se por excluso, o que faz com que todas as outras diferenas sejam equivalentes entre si, em seu rechao comum a identidade excluda. A equivalncia, agora, subverte a diferena, dentro de uma identidade construda a partir da tenso entre uma lgica da diferena e uma lgica da equivalncia. A totalidade aqui vista como elemento impossvel, mas necessrio, para precisamente haver a possibilidade de uma diferena, sem deixar de ser particular, assumir a representao de uma totalidade incomensurvel: Esta operacin por la que una particularidad asume una significacin universal inconmensurable consigo misma es lo que denominamos hegemona. Y dado que esta totalidad o universalidad encarnada es, como hemos visto, un objeto imposible, la identidad hegemnica pasa a ser algo da orden del significante vaco, transformando a su propia particularidad en el cuerpo que encarna una totalidad inalcanzable. (LACLAU, Ernesto. La razn populista, p. 95). O terceiro elemento condiz com a retrica, onde um termo literal substitudo por um termo figurativo. A nomeao do inominvel exatamente a condio de ser da prpria linguagem e, portanto, da operao hegemnica, passando a ser, assim, o denominador comum para a construo do povo a catacrese (figura de linguagem da retrica clssica que remete ao uso de um termo que no descreve com exatido o que quer expressar, mas posto por no haver outra palavra apropriada). Em apertado resumo, o que est aprofundado em LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemona y estrategia socialista: Hacia una radicalizacin de la democracia. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econmica, 1987, pp. 129-189. 62 Se o populismo tem como precondio, por um lado, a formao de uma fronteira antagnica entre povo e poder e, por outro, a articulao equivalencial de demandas que faz possvel surgir o povo, pode-se ver nele trs dimenses estruturais: la unificacin de una pluralidad de demandas en una cadena equivalencial; la constituicin de una frontera interna que divide sociedad en dos campos;

Revista NEJ - Eletrnica, Vol. 18 - n. 3 - p. 500-517 / set-dez 2013

513

ISSN Eletrnico 2175-0491

o ato poltico por excelncia, a poltica tout court em que essencial a formao de fronteiras antagnicas dentro do social convocando novos sujeitos e a produo de significantes vazios com o fim de unificar em cadeias equivalenciais um conjunto de demandas heterogneas e o rasgo definidor do populismo, ao que parece tambm de qualquer interveno poltica, cabe exercitar-se a pacincia crtica de acompanhar para onde podem flutuar estes significantes. Sendo mais direto, pode-se interrogar: e se para a constituio do povo, deste significante vazio, certa contingncia conduzir para a simplificao penal? No ser o prprio dispositivo da Constituio e mais amplamente o valor da Democracia, dentro de um cenrio de ostenso punitiva conduzida por um jogo de diferencialidades, os significantes vazios prontos a definir uma poltica penal repressiva? Assentase que tal a centralidade do poder punitivo no atual esquema democrtico constitucional que no temerrio ver o palco das relaes de fora, da articulao histrica contingente (na sucesso descontnua de formaes hegemnicas), aportar cada vez mais identidades polticas prontas a demandar a hegemonia do discurso punitivo. Em suma, sobre as tendncias populistas que o acento se pe e as respostas j se colocaram naturalmente.63

TraOS FiNaiS
Recuperar o desejo de liberdade e no deix-lo soterrar frente s demandas punitivas nunca ser tarefa das mais fceis64. Se nas sociedades modernas democrticas o maior perigo, como escreveu Christie65, no o delito em si, mas que a luta contra ele conduza aos piores totalitarismos, por conseguinte, a resignao e o pessimismo no podero ter acento firme, muito menos em tempos sombrios. No ceder ao discurso de resistncia, prprio tambm ao direito penal, escapando do Zeitgeist, que tantas vezes ensaiou-se como desculpa s piores atrocidades cometidas em tempos decadentes, parece a prova a ser cumprida reiteradamente frente s barreiras derrubadas pelo Estado de Polcia.

REFErNCiaS
ABAD, Ivn Orozco; ALBARELLO, Juan Gabriel Gmez. Los Peligros del Nuevo Constitucionalismo en Materia Criminal. Santa Fe de Bogot: Temis, 1999. la consolidacin de la cadena equivalencial mediante la construccin de una identidad popular que es cualitativamente algo ms que la simple suma de los lazos equivalenciales (LACLAU, Ernesto. La razn populista, pp. 99 e 102). Entretanto, cabe o conselho freudiano, de atentar o quanto isto traz consigo uma certa carga de pusilanimidade. 63 Em nenhum momento est a se dizer que a construo de uma cadeia de equivalncias a partir da disperso de demandas fragmentadas e sua unificao em torno de posies populares que operam como significantes vazios em si totalitria. Radicalmente no. Est-se a tentar perceber quando determinados movimentos populistas podem ser totalitrios, exatamente porque o contraponto democracia/totalitarismo de extrema pobreza analtica. H um infinito dgrad de cores nesta paleta poltica muito maior que esta oposio pode sugerir. Se existe aqui a complexidade, est propriamente nisto. Sem a produo de vacuidade no h povo, nem to pouco democracia, todavia h limites simblicos para ocupar o lugar do poder. Inclinamo-nos a aceitar mais conformemente a viso de Lefort e ver que o lugar do poder ainda se converte num lugar vazio (LEFORT, Claude. A lgica totalitria. In: A Inveno Democrtica, p. 92). Mesmo que para exercer seu poder, alguma lgica hegemnica tenha de encarnar este local, ela jamais deve ser total, deve ser sempre parcial. Aqui aproximam-se as vises de Laclau e Lefort (LACLAU, Ernesto. La razn populista, pp. 207-216). O local, enfim, deve-se manter ao menos parcialmente vazio, digamos parcialmente porque, de alguma forma, para o poder operar precisar ser representado neste lugar, se o no fizer, em alguma dose, no ser poder. Mas se o encarnar definitivamente, ser totalitrio completamente tnue e delicada, vez mais, a fronteira. 64 No esquecemos que nossos prceres no tiveram vidas tranqilas e, justamente por isso, Spee correu o risco de acabar na fogueira, Beccaria publicou seu livro annimo, Pagano foi fuzilado, Marat morreu apunhalado na banheira, Rossi esfaqueado, (...) Romagnosi foi processado, Carmignani condenado ao desterro, Mello Freire denunciado Inquisio, Lardizabal defenestrado e ignorado. Nada disso foi gratuito, mas deveu-se ao fato de que nenhum deles se curvou ao Zeitgeist. A academia glorifica hoje a memria de muitos deles, embora esquea injustamente outros, mas, por outro lado, no conhecemos nenhuma universidade, departamento ou instituto que leve o nome de Torquemada. (ZAFFARONI, Eugenio Ral. O Inimigo no Direito Penal, pp. 176-177). 65 CHRISTIE, Nils. La Industria Del Control Del Delito La Nueva Forma de Holocausto? Prlogo de Eugenio Ral Zaffaroni. Buenos Aires: Editores del Puerto, 1993, p. 24.

514

Augusto Jobim do Amaral - A Vertigem da Ostenso Penal

Disponvel em: www.univali.br/periodicos AGAMBEN, Giorgio. Il Regno e la Gloria: Per una genealogia teologica delleconomia e del governo. Homo sacer, II, 2. Torino: Bollati Boringhieri, 2009. BARATTA, Alessandro. Integracin-prevencin. In: Criminologa y Sistema Penal (Compilacin in memoriam). Montevideo-Buenos Aires: B de f, 2006. BARATTA, Alessandro. Criminologia Crtica e Crtica do Direito penal: introduo sociologia do direito penal. 2. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos\Instituto Carioca de Criminologia, 1999. BARTHES, Roland. O grau zero de escrita. Traduo Maria Margarida Barbahona. Lisboa: Edies 70, 2006. BATISTA, Nilo. Introduo Crtica ao Direito Penal Brasileiro. 8. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002. BATISTA, Nilo. Punidos e Mal Pagos: violncia, justia, segurana pblica e direitos humanos no Brasil de hoje. Rio de Janeiro: Revan, 1990. BECKER, Howard S. Outsiders: Studies in the Sociology of Deviance. New York/London: The Free Press/ Collier-Macmillan Limited, 1963. BIZZOTTO, Alexandre. A Inverso Ideolgica do Discurso Garantista: A Subverso da Finalidade das Normas Constitucionais de Contedo Limitativo para a Ampliao do Sistema Penal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. CHRISTIE, Nils. La Industria Del Control Del Delito La Nueva Forma de Holocausto? Prlogo de Eugenio Ral Zaffaroni. Buenos Aires: Editores del Puerto, 1993. COHEN, Stanley. Visions of Social Control: Crime, Punishment and Classification. Cambridge: Polity Press, 1991. DEBORD, Guy. A sociedade do espetculo: Comentrios sobre a sociedade do espetculo. Traduo Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. DERRIDA, Jacques. Auto-imunidade: suicdios reais e simblicos Um dilogo com Jacques Derrida. In: Filosofia em Tempo de Terror: dilogos com Jrgen Habermas e Jacques Derrida. BORRADORI, Giovanna. Traduo Roberto Muggiati. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004. FERRAJOLI, Luigi. Derecho y Razn: Teora del Garantismo Penal. Traduccin de Perfecto Andrs Ibez et. al. Madrid: Trota, 1995. FERRAJOLI, Luigi; ZOLO, Danilo. Marxismo y cuestin criminal. In: Democracia Autoritaria y Capitalismo Maduro. FERRAJOLI, Luigi; ZOLO, Danilo. Prlogo y Traduccin Perfecto Ibez. Barcelona: Edicciones 2001, s.d.. FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso Aula inaugural no Collge de France, pronunciada em 02 de dezembro de 1970. Traduo: Laura Fraga de Almeida Sampaio. So Paulo: Loyola, 1996. FOUCAULT, Michel. Estratgias, poder-saber. Coleo Ditos e Escritos IV. Organizao e seleo de textos Manuel Barros da Motta. Traduo de Vera Lcia Avellar Ribeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006. FOUCAULT, Michel. Repensar e Poltica. Coleo Ditos e Escritos VI. Organizao e seleo de textos Manuel Barros da Motta. Traduo de Ana Lcia Paranhos Pessoa. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2010. FREUD, Sigmund. Obras Completas. Tomo II. Traduccin directa del Alemn Luis Lopes-Ballesteros y de Torres. Ordenacin y revisin de los textos Jacobo Numhauser Tognola. Prlogo por Jos Ortega y Gasset. Introduccin por Juan Rof Carballo. Buenos Aires: El Ateneo, 2005. GAUCHET, Marcel. A Democracia contra ela mesma. Traduo Slvia Batista de Paula. So Paulo: Radical Livros, 2009. GIRARD, Ren. A Violncia e o Sagrado. Traduo Martha Conceio Gambrini. So Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1990. HABERMAS, Jrgen. Mudana Estrutural da Esfera Pblica: Investigaes quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Traduo de Flvio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. HERRERA FLORES, Joaquin. El Proceso Cultural: Materiales para la creatividad humana. Sevilla: Aconcagua Libros, 2005.

Revista NEJ - Eletrnica, Vol. 18 - n. 3 - p. 500-517 / set-dez 2013

515

ISSN Eletrnico 2175-0491 HERRERA FLORES, Joaquin. Teoria Crtica dos Direitos Humanos: Os Direitos Humanos como produtos culturais. Traduo Luciana Caplan et. al.. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. HINKELAMMERT, Franz J. La Inversin de los Derechos Humanos: El Caso de John Locke. In: El Vuelo de Anteo: Derechos Humanos y Crtica de la Razn Liberal. HERRERA FLORES, Joaqun (ed.). Bilbao: Descle de Brouwer, 2000. HINKELAMMERT, Franz. Democracia & Totalitarismo. Santiago: Amerinda, 1987. KARAM, Maria Lcia. A esquerda punitiva. In: Discursos Sediciosos: crime, direito e sociedade, ano 1, nmero 1, 1 semestre de 1996. KARAM, Maria Lcia. Recuperar o Desejo da Liberdade e Conter o Poder Punitivo. Vol. 1. Escritos sobre a Liberdade. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. KERCHOVE, Michel Van de. Estn hechas las leyes penales fueron hechas para ser aplicadas? Reflexiones sobre los fenmenos de disociacin entre la validez formal y la efetividad de las normas jurdicas. In: Elementos para una teora crtica del derecho. OST, Franois; KERCHOVE, Michel van de. Traduccin Pedro Lamas. Bogot: Universidad Nacional da Colombia, 2001. LACLAU, Ernesto. La razn populista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econmica, 2010. LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemona y estrategia socialista: Hacia una radicalizacin de la democracia. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econmica, 1987. LARRAURI, Elena. La Herencia de La Criminologia Crtica. Madrid: Siglo Veintiuno, 1991. LEFORT, Claude. A Inveno Democrtica: Os limites da dominao totalitria. Coleo Invenes Democrticas (Volume III). 3. ed. revista, atualizada; inclui textos inditos. Traduo Isabel Loureiro e Maria Leonor Loureiro. Apresentao Marilena Chau. Belo Horizonte: Autntica, 2011. LWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incndio: Uma leitura das teses Sobre o conceito de histria. Traduo Wanda Nogueira Caldeira Brant. Traduo das teses Jeanne Marie Gagnebin e Marcos Lutz Mller. So Paulo: Boitempo, 2005.

MELLIM FILHO, Oscar. Criminalizao e Seleo no Judicirio Penal. So Paulo: IBCCRIM, 2010. PACKER, Herbert L. Limits of the Criminal Sanction. Stanford: Stanford University Press, 1968. PIRES, Alvaro Penna. La ligne Maginot en droit criminel: la protection contre le crime versus la protection contre le prince. In: Revue de droit pnal et de criminologie a.81 n.2., Bruxelles, fvr. 2001. POSNER, Richard A. Not A Suicide Pact. The Constitution in a time of National Emergency. Oxford: Oxford University Press, 2006. PRADO, Geraldo. Elementos para uma Anlise Crtica da Transao Penal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003. SALAS, Denis. La Volunt de Punir: Essai sur le populisme pnal. Paris: Arthme Fayard/Pluriel, 2010. SANTORO, Emilio. Crcel y Sociedad Liberal. Traduccin de Pablo Eiroa. Bogot: Temis, 2008. SCHMITT, Carl. Concepto de lo poltico. Traducido por Francisco Javier Conde. Buenos Aires: Struhart & Ca., 2006. SCHMITT, Carl. Teora de la Constitucin. Versin espaola de Francisco Ayala. Madrid: Alianza, 2001. SOZZO, Mximo (coord.). Reconstruyendo las criminologias crticas. Buenos Aires, Ad-Hoc, 2006. STAECHELIN, Gregor. Es Compatible la Prohibicin de Infraproteccin con una Concepcin Liberal del Derecho Penal?. In: La insostenible situacin del Derecho Penal. Instituto de Ciencias

516

Augusto Jobim do Amaral - A Vertigem da Ostenso Penal

Disponvel em: www.univali.br/periodicos

Criminales de Frankfurt (Ed.). rea de Derecho Penal de la Universidad Pompeu Fabra (ed. Espaola). Granada: Colmares, 2000. WACQUANT, Loc. Punir os Pobres: a nova gesto da misria nos Estados Unidos [A onda punitiva]. 3. ed. revista e ampliada. Traduo de Srgio Lamaro. Rio de Janeiro: Revan, 2007. ZAFFARONI, E. Ral; BATISTA, Nilo; ALAGIA, Alejandro; SLOKAR, Alejandro. Direito Penal Brasileiro: primeiro volume Teoria Geral do Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2003. ZAFFARONI, Eugenio Ral. La evolucin del saber penal y sus contratiempos. In: Derechos Fundamentales y Derecho Penal. CPPOLA, Patricia (comp.). Crdoba: Publicacin del INECIP Crdoba, 2006. ZAFFARONI, Eugenio Ral. O Inimigo no Direito Penal. Traduo Srgio Lamaro. Rio de Janeiro: ICC/Revan, 2007. ZAFFARONI, Eugenio Ral. Sistemas Penales y Derechos Humanos en Amrica Latina, pp. 159-165. Igual sentido em ZAFFARONI, Eugenio Ral. El sistema penal en los pases de Amrica Latina. In: Sistema Penal para o Terceiro Milnio: atos do Colquio Marc Ancel. ARAJO JR., Joo Marcello de (org.). 2. ed. Rio de Janeiro: Revan, 1991.

Revista NEJ - Eletrnica, Vol. 18 - n. 3 - p. 500-517 / set-dez 2013

517

Vous aimerez peut-être aussi