Vous êtes sur la page 1sur 9

17/06/2013

Questes importantes
1. O que a superfcie elipsoidal, no que diz respeito ao modelo de formas terrestre? 2. Quais mtodos investigativos indiretos geofsicos auxiliam na investigao da estrutura interna da Terra? 3. Quais so os tipos de ondas ssmicas? E quais so utilizadas no estudo sobre o interior da Terra? 4. Considerando as propriedades qumicas, quais so as camadas internas da Terra e quais seus respectivos comportamentos reolgicos?

Questes importantes:
5. Em quais elementos qumicos so enriquecidas cada uma das 3 respectivas camadas internas da Terra? 6. Quais so as duas superfcies de descontinuidades que separam respectivamente Crosta/manto e manto/ncleo? 7. Considerando a diferenciao fsica, quais so as camadas internas da Terra e quais seus respectivos comportamentos reolgicos? 8. Considerando o equilbrio isosttico, o que acontece a uma poro da litosfera que sofre acmulo significante de gelo, gua ou sedimento? O que acontece a esta mesma poro se esse material removido (seja por degelo ou pela eroso do sedimento)?

17/06/2013

Superfcie da Terra
A Terra no um esfera perfeita Esferide achatado Raio equatorial = 6.378 km Raio polar = 6.357 km

Agncia Espacial Europia (ESA) divulgou imagens que mostram a deformao que a fora gravitacional causa no planeta Terra. A imagem mostrou o quanto a Terra irregular, muito diferente da ideia de um planeta redondo, na verdade o planeta irregular e achatado nos plos; os cientistas chamam de geoide ao formato real do nosso planeta. Na imagem, as partes em azul, indicam onde a gravidade mais fraca, j o vermelho e amarelo, onde ela mais forte.
(Fonte: Redecol Brasil - www.redecol.com.br)

Geide
A grosso modo, um modelo da Terra que no segue a superfcie da crosta, mas sim a superfcie mdia do oceano, se os oceanos estivessem em equilbrio e prolongados atravs dos continentes. Em outras palavras, geide a forma que a Terra teria baseado em seu campo gravitacional existente, se as mars, as correntes, e as caractersticas da crosta no distorcessem as coisas.

Elipside
Elipside a superfcie de referncia geodsica. um modelo com forma e dimenso prximas da forma real da terra, destinado a estabelecer, com razovel exatido, as posies relativas entre vrios lugares. sobre as superfcies de referncia geodsicas que se definem as coordenadas geogrficas dos lugares longitude e latitude.

17/06/2013

Pico montanhoso mais elevado do mundo.

Monte Everest

Na cordilheira do Himalaya, sia central correspondente fronteira entre o Nepal e o Tibet. ~8850 m de altitude.

Mar Morto

Local superficial mais baixo da Terra: a 422 m abaixo do nvel do mar. Famosa pela sua salinidade, no tem nenhum tipo de vida martima, por isso tem este Fossa das Marianas local mais profundo dos nome.
oceanos, 11.034 m, no Oceano Pacfico, na fronteira convergente entre as placas tectnicas do Pacfico e das Filipinas.

2.2- Estrutura Interna da Terra


AS CAMADAS EXTERNAS
A Hidrosfera: -Totalidade das guas da Terra, excetuando-se o vapor dgua contido na atmosfera. A Atmosfera -Mistura complexa de gases, predominando: N, O, Ar, CO2 e vapor dgua

A Biosfera
-Todos os organismos vivos da Terra, bem como a matria orgnica no decomposta.

17/06/2013

Como o interior da Terra?

Investigando o interior da Terra Dificuldades de acesso


Raio da Terra: ~ 6.370 km
Temperaturas de at 5.270 K = 4.996,85 C Presso no centro da Terra de at 360 gigapascals = 3.552.924 atm (1 atm = atmosfera padro)

Maiores buracos artificiais do mundo

Rssia, mina de diamante, no leste da Sibria, prximo cidade de Mirna, tnel vertical, 1.250 m de dimetro, 525 m de profundidade.

Utah (EUA), mina de cobre, 4.000 m de dimetro, 1.200 m de profundidade.

17/06/2013

Investigando o interior da terra: Poos de sondagem


O mais profundo em terra alcanou 12.262 m da superfcie, em uma regio remota do noroeste da Rssia. Ainda assim, isto apenas cerca de um tero do caminho at o manto, porque a crosta continental tem dezenas de quilmetros de espessura. O mais profundo na crosta ocenica est no leste do Pacfico, com 2.111 m. Aquele que mais prximo chegou do manto at hoje foi perfurado ao largo da costa oeste da Costa Rica. Ele atinge 1.507 m abaixo do fundo do oceano. o mais prximo do manto porque estima-se que a espessura da crosta terrestre neste ponto esteja entre 5 e 5,5 km, uma das mais finas de toda a Terra.

Investigando o interior da terra:


Mtodos indiretos da Geofsica, como:
Sismologia Ssmica Gravimetria

Estudos de rochas gneas oriundas de diferentes profundidades.

Ondas ssmicas
Ondas de corpo ou de volume:
Primrias (P) Secundrias (S)

Ondas P (primrias)

Ondas de superfcie (mais destrutivas):


Rayleigh (R) produto de interferncia entre ondas P e S Love (L) resultam da interferncia entre duas ondas S maior poder de destruio.

Ondas ssmicas longitudinais que se propagam em um meio contnuo. Podem ser produzidas por terremotos e a primeira a ser registrada em sismgrafos. formada por alternncia de compresso e dilatao. As partculas do meio vibram paralelamente direo da energia da onda.

17/06/2013

Investigando o interior da terra:


Ondas S (secundrias)
Ondas transversais, o que significa que o solo deslocado perpendicularmente direo de propagao. Propagam-se apenas em corpos slidos. Mais lentas que as ondas P. Maior amplitude maior poder destrutivo superficialmente. Provoca alteraes morfolgicas, contudo no h alterao de volume durante sua propagao.

Para o estudo do interior do planeta faz-se uso das ondas P e S produzidas pelos terremotos, uma vez que estas se deslocam de forma diferente nos vrios tipos de material.

A anlise de milhares de terremotos durante muitas dcadas permitiu construir as curvas tempo-distncia de todas as ondas refratadas e refletidas no interior da Terra e deduzir sua estrutura interna: crosta, manto e ncleo.

Diversos sismgrafos registram a velocidade em que as ondas P e S se propagaram. A velocidade de propagao varia de acordo com o meio, sendo mais alta em materiais mais densos. A mudana na composio do meio interfere tambm na trajetria de propagao da onda. As ondas S no se propagam em meio lquido. As ondas P perdem velocidade em meios lquidos.

17/06/2013

Investigando o interior da terra:


O interior da Terra pode ser classificado de acordo com dois parmetros: Composicional, baseado na qumica dos diferentes minerais. composio

Estrutura interna da Terra

Reolgico (Reologia a cincia que estuda o fluxo dos materiais), com base no estado fsico em que os materiais se encontram.

Superfcies de descontinuidade
Conrad: crosta superior/inferior Mohorovicic: crosta/manto Repetti: manto superior/inferior Gutenberg: manto/ncleo Lehmann: ncleo superior/inferior

Camadas internas da Terra: mdia de dados segundo apanhado de diversos autores


Camadas Volume (%) Profundidade do limite superior Espessura (km) Densidade Velocidade Ondas P (km/s) (g/cm3) Composio Elementos em destaque Reologia

Crosta continental Crosta ocenica Manto superior Manto inferior Ncleo externo Ncleo interno

20 a 90 / 25 a 50 5 a 10

2,7 5,5 a 7 3 3,3 a 4,4 4,6 a 5,5 9,9 a 12,2 12,8 a 13,1

Granito Si Al Basalto Si Mg

Slida Slida

5 a 90 83 700 2.900 16 5.000

~650 8 a 13,5 2.200 2.300 1.200 10 a 12 ~13

Peridotito Slida/Plstica Fe Mg /Slida Peridotito Fe Mg Slida Lquida Ni Fe Slida

17/06/2013

Estrutura interna da Terra

Diferenciao fsica
Litosfera: crosta + parte mais superior do manto. Astenosfera: poro plstica do manto superior. Mesosfera: Manto. Endosfera: Ncleo.

Isostasia
Estado de equilbrio gravitacional e as suas alteraes, entre a litosfera e a astenosfera. Esse processo resulta da flutuao das placas tectnicas sobre o material mais denso da astenosfera, cujo equilbrio depende das suas densidades relativas e do peso da placa. Tal equilbrio implica que um aumento do peso da placa (por espessamento ou por deposio de sedimentos, gua ou gelo sobre a sua superfcie) leva ao seu afundamento, ocorrendo, inversamente, uma subida, quando o peso diminui.

Isostasia
Subsidncia
Soerguimento Movimento ao longo do tempo geolgico

17/06/2013

Fontes alternativas:
http://rusoares65.pbworks.com http://planetaperigoso.blogspot.com.br/2011/05 /conceitos-basicos-estrutura-interna-da.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_interna_d a_Terra http://rusoares65.pbworks.com/w/page/329502 95 http://colegiovascodagama.pt/ciencias3c/decimo /temaIIIu11.html

Vous aimerez peut-être aussi