Vous êtes sur la page 1sur 7

Teora Literria do Realismo

Realismo:

Em outras palavras, o realismo busca a restituio fiel da realidade, por meio de pesquisas e investigaes.

Un peu de littrature franaise...


realismo teve incio na segunda metade do sc. XIX. Teve incio com a

Pode-se notar que o efeito do real j se faz presente em obras como O Vermelho e o Negro (1830), de

publicao de Madame Bovary, de Gustave Flaubert. No Brasil, teve, em 1881, como marco, a publicao de Memrias Pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis.

O realismo foi um movimento artstico e cultural, onde abordou-se temas sociais e tratou-se da realidade do ser humano com objetividade. Motivados pelas teorias cientficas e filosficas da poca, os escritores realistas empenharam-se em retratar o homem e a sociedade em conjunto. Ele possui a mesma forma literria, o romance, mas carrega consigo uma preocupao em representar o real, a face nunca antes revelada: a do cotidiano massacrante, do casamento por interesse, do amor adltero, da falsidade, do egosmo. Por isso, foge do idealismo, do classicismo, da emoo, da paixo, do sonho, ou seja, das faces sonhadoras e idealizantes, objetos quais o Romantismo representou. Contrairement , o realismo procura representar a objetividade, o racionalismo pautado no cientificismo, a contemporainedade e uma crtica burguesia e Igreja.

Stendhal, e A comdia humana(1842), de Honre de Balzac. O fracasso das revolues de 1830 e de 1848 leva desiluso. Logo, o escritor levado a enfrentar uma nova realidade, o pessimismo. Ele considera-se vtima das iluses romnticas, o que proporciona uma reao ao romantismo. Os realistas propoem que a arte no tem direito de excluir nenhum assunto, o que os pe em xeque com os academistas. Para eles, tudo digno de inspirao, donde vem a problemtica: transcrever essa realidade feia e obscura sem vulgaridades nem preconceitos. Gustave Flaubert preocupa-se com a objetividade e a fidelidade com o real. Ele substitui a liberdade criadora por um minucioso trabalho de escrita, pesquisa, donde advm a tcnica verbal. Sua

Teora Literria do Realismo


experimentao mais sobre a linguagem que a prpria realidade. Como ele mesmo diz, o melhor romance aquele que nada acontece:
(...) eu gostaria : nada acontece aquele onde de escrever um livro sobre nada, sem vnculo externo, que se sustentaria por si mesmo, pela fora interna do seu estilo (...) um livro quase sem assunto.

Para finalizar este pensamento, eis aqui a introduo ao romance de mile Zola, Thrse Raquin:
Em Trse Raquin, eu quis estudar temperamentos e no carteres. (...) Eu escolhi personagens soberanamente dominados pelos seus nervos e seu sangue, desprovidos de livre arbtrio, levados, a cada ato de suas vidas, pelas fatalidades de suas carnes.

Eis mais um pensamento de Flaubert:


Todas as bandeiras foram to manchadas de merda e de sangue, que est na hora de no ter mais nenhuma

Mais sobre o romance experimental...


O romance deve ser um estudo objetivo das paixes. Devemos observar com zelo as sensaes e os atos das pessoas. Limito-me a fazer em corpos vivos aquilo que os cirurgies fazem em cadveres. O romance experimental uma conseqncia da evoluo cientfica do sculo. Ele continua e completa a fisiologia; ele se apia sobre a qumica e a fsica; ele substitui o estudo do homem abstrato e metafsico pelo estudo do homem natural, submetido leis fsicoqumicas e determinado pelas influncias do meio. Ele , em uma palavra, a literatura de nossa idade cientfica. (mile Zola)

Flaubert seria anarquista? As teorias que mais influenciaram o realismo foram as de August Comte (positivismo), de Charles Darwin (evolucionismo), e de Hypolyte Taine (determinismo). Elas levaram artistas e historiadores a crer que os problemas humanos , individuais ou sociais, reduzam-se a leis gerais. Do ponto de vista filosfico, o pessimismo de Schopenhauer influenciou, entre outros, Machado de Assis, com seu humor escrachado, de origem inglesa. Como Maupassant diz sobre Schopenhauer, O maior destruidor de sonhos que passou na Terra.

Teora Literria do Realismo


TEORIAS CIENTFICAS E FILOSFICAS:
O POSITIVISMO DE AUGUSTO COMTE:
Augusto Comte s admitia as verdades positivas, ou seja, aquelas que emanam do esperimentalismo, da observao, e da constatao. Ele repudiava a metafsica. Para nosso amigo, somente cinco cincias eram relevantes: Astronomia, Fsica, Qumica, a Fisiologia e a Sociologia, em ordem de importncia. A Sociologia, por sua complexidade, permitiria reformas sociais. Acreditava tambm que a finalidade do saber cientfico a previso: saber para poder. Sua teoria admite a seguinte mxima: o amor por princpio, a ordem por base, o progresso por meta. Ela objetiva a retomada de uma ordem, que visa suprimir a indisciplina dos costumes. Para isso preciso renunciar busca do absoluto, o que turva as cincias positivas. No mbito socioeconmico, Comte prope uma organizao eminentemente racional , que se direcione para os interesses coletivos, neutralizando os motivos de guerra e a discrdia entre as naes. Ele acreditava na possibilidade de se alcanar qualquer objetivo, desde que se saiba imprimir s situaes as causas necessrias obteno dos objetivos desejados.
Augusto Comte acreditava que a sociedade possua trs fases de evoluo, de acordo com seu conhecimento, difinidas por ele na Lei dos trs Estados. Na primeira, as idias so influnciadas pelo sobrenatural, enquanto na ltima as idias so pautadas pelo positivismo.

O SOCIALISMO DE KARL MARX E FRIEDERICH ENGELS:

Eles pregavam uma revoluo internacional que derrubasse a burguesia e o sistema capitalista e implantasse o comunismo.

O EVOLUCIONISMO DE CHARLES DARWIN :


Darwin organizou a Teoria da Seleo Natural, defendendo que a concorrncia entre as espcies eliminaria os organismos mais fracos, permitindo espcie inteira evoluir, graas a heranas genticas favorveis dos indivduos mais fortes e mais aptos. A Teoria da Evoluo abrange tambm a espcie humana e apoiada pela Paleontologia. Darwin demonstrou cientificamente que os seres humanos e os macacos tem um antepassado comum - questionando assim a teoria creacionista, e colocando em discusso a existncia de Deus, o que criou um escandalo na sociedade da poca.

Teora Literria do Realismo


: O REALISMO/NATURALISMO:
Nesses tempos de efervecncias cientficas e filosficas, acompanhadas de convulses sociais e de profundas mudanas econmicas, era natural que a arte no permanecesse atada subjetividade romntica. Era necessrio um compromisso maior com a realidade objetiva, para combater o idealismo da escola anterior. Desde os idos de 1830, quando o Romantismo ainda era a esttica predominante, j se percebiam indcios dessas transformaes em obras de Stendhal e Honor de Balzac (ver Un peu de littrature franaise... ), percusores do movimento realista. Em 1855, surge o manifesto Le Ralisme, escrito pelo pintor Gustave Coubert. No ano seguinte, dois importantes marcos na consolidao da nova esttica acontecem: Gustave Flaubert publica na Revue, de Paris, os folhetins de Madame Bovary, considerado o primeiro romance realista, que sairia em livro em 1857; e, sob a direo de Duranty, lanado o peridico Le Ralisme, que circulou durante dois anos. Em 1867, mile Zola publica Thrse Raquin, que d incio ao Natauralismo, propondo um mtodo cientfico para escrever: coleta de dados, formulao de hipteses, criao de personagens para comprovar a validade dessas hipteses. Esses princpios esto expostos em O Romance Experimental. O Realismo e o Naturalismo tm princpios comuns, como o da objetividade, o universalismo, a correo e a clareza de linguagem, o materialismo, a contentao emocional, o antropocentrismo, o descritivismo, a lentido da narrativa, a impessoalidade do narrador. Cabe lembrar que o Naturalismo uma ramificao cientificista do Realismo. Distinguem-se em vrios pontos, uma vez que tinham objetivos diferentes.
DIFERENAS ENTRE REALISMO E NATURALISMO:

Os escritores realistas prope fazer o romance de revoluo, pretendendo reformar a sociedade por meio da literatura crtica. Preferem trabalhar com um pequeno elenco de personagens e analiz-las psicologicamente. Esperavam que os leitores se identificassem com as personagens e as situaes retratadas e, a partir de uma auto-anlise, pudessem transformar-se. Tratava-se, portanto, de um trabalho de educao intelectual e moral, que pretendia converter-se em transformao social. J os naturalistas, comprometidos com a tica cientificista da poca, objetivavam desenvolver o romance de tese, no qual seria possvel a demonstrao das diversas teorias cientficas. Tinham uma perspectiva biolgica do mundo, reduzindo, muitas vezes, o homem condio de animal, colocando o instinto sobre a razo. Os aspectos desagradveis e repulsivos da condio humana so valorizados, como uma forma de reao ao idealismo romntico. Os naturalistas retratam

Teora Literria do Realismo


preferencialmente o coletivo, envolvendo as personagens em espaos corrompidos social e/ou moralmente, pois acreditavam que a concentrao de muitas pessoas num espao desfavorvelfazia aflorar os desvios psicopatolgicos um alvo de interesse desses escritores, o que denota uma viso determinista, em que o meio e o contexto histrico tm influncia.

Aumento do poder econmico da burguesia 1) Belle poque 2) Burguesia vai atrs do luxo 3) Classe ascendente 4) Poder material Frana, Inglaterra e Alemanha 1) Centros econmicos e culturais Na msica: Richard Wagner, com as peras. Na pintura: Gustave Courbet, mostra a realidade na forma em que ela se apresenta. CORRENTES CIENTFICAS E FILOSFICAS: Positivismo: O estudo da realidade s possvel mediante o conhecimento cientfico. Utiliza-se uma cincia positiva, que se baseia na observao e exposio dos fatos analizados. Abandono da religio; Abandono da metafsica. Marxismo: O desenvolvimento da sociedade se deu a partir da luta de classes. Nova interpretao da realidade.

RESUMO SOBRE REALISMO/NATURALISMO


REALISMO: a

denominao genrica que se atribui reao contra a ideologia romntica


Eu no sou apenas socialista, sou tambm democrata e republicano. Numa palavra, partidrio da revoluo e, mais do que tudo, realista, isto , amigo autntico da verdade real Gustave Courbet

CONTEXTO HISTRICO: O segunda metade do sc. XIX.

realismo

acontece

na

1) 2) 3) 4) 5)

Segunda fase da revoluo industrial: Aumento da classe operria Luta por direitos Grandes jornadas de trabalho Trabalho mau remunerado Cortios Movimentos operrios

Teora Literria do Realismo


Determinismo: A partir de preceitos positivistas, vai em busca das leis e das causas que determinam a criao artstica do homem. So trs os fatores determinantes: Raa: A etnia do escritor determina sua forma de escrever; Meio: O escritor influnciado pelo meio em que vive; Momento histrico: O contexto social tambm interfere no modo de escrever do escritor. Evolucionismo: O ser mais apto de uma espcie sobreviver e dar continuidade espcie. O mais forte sempre vence. CONSEQUNCIAS: A sociedade muda sua postura diante da realidade; Concretizao e compreeno do mundo; Acaba-se de vez o ideal romntico; No h mais espao para os sonhos, e sim para a realidade concreta. ANLISE: MADAME BOVARY H, pela primeira vez, uma grande crtica a um dos alicerces da burguesia, o casamento. A figura do amor conjugal, do casamento, da felicidade eterna completamente destruda. ANLISE: THERSE RAQUIN Temos nessa obra personagens sem autonomia prpria, que simplesmente so determinados pelo meio em que vivem; Eles no possuem independncia quanto suas aes. CARACTERSTICAS GERAIS DO REALISMO: Verossimilhana Objetividade Impessoalidade Racionalismo Anlise Psicolgica Tipificao social Contemporaneidade Carter fortemente crtico Ambientao urbana Pessimismo fatalista Niilismo Cuidado estilstico formal supremo Crtica social implcita CARACTERSTICAS GERAIS DO NATURALISMO: Determinismo Meio Hereditriedade Instinto

Teora Literria do Realismo


MACHADO DE ASSIS: Patologias Personagens que possuem traos doentios Crtica social explcita Descritivismo CARACTERSTICAS: Anlise psicolgica: desmascaramento dos personagens e revelao do espao ntimo e moral; Crtica sociedade: Crtica burguesia, sociedade aparente; Ironia; Humor; Pessimismo: influenciado por Schopenhauer; Trabalho de linguagem, refinamento e polissemia; Digresses e metalinguagem. TEMAS: Adultrio: Trilogia realista; Loucura; Ambiguidade feminina; Vaidade, egosmo e interesse Hipocrisia: jogo de aparncias, o ser e o parecer

O Realismo se tingir de Naturalismo no romance, no conto e sempre que fizer personagens e enredos submeterem-se ao destino cego das leis naturais que a cincia da poca julgava ter codificado... Alfredo Bosi

REALISMO E NATURALISMO NO BRASIL: Inicia-se em 1881, com as publicaes de Memrias Pstumas de Brs Cubas (REALISMO), de Machado de Assis e de O Mulato (NATURALISMO), de Alusio de Azevedo. CONTEXTO HISTRICO: 1850: intensificao da campanha abolicionista; 1870: fim da Guerra do Paraguai e fundao do PR; 1888: Lei urea; 1889: Proclamao da Repblica.

Vous aimerez peut-être aussi