Vous êtes sur la page 1sur 10

OS INTELECTUAIS ORGNICOS E A CONSTRUO DA HEGEMONIA DOS TRABALHADORES Clio Ribeiro Coutinho Doutorando em Educao Brasileira/UFC Professor Assistente da Universidade

Estadual do Cear - UECE/FACEDI/LUTEMOS Eixo Temtico: Educao e Movimentos Populares

Resumo Este artigo visa estudar a contribuio poltico-educacional dos intelectuais orgnicos, identificando elementos fundamentais para colaborar com a construo da hegemonia dos trabalhadores. Para esse estudo utilizou-se, sobretudo, a teoria de Gramsci e de Freire, considerando-se a idia de complementaridade entre ambos e sustentando-se nas categorias prxis educativa, hegemonia e intelectuais. Gramsci como pensador da prxis tinha uma concepo de educao como atividade que elevaria as massas trabalhadoras a um patamar moral, intelectual e cultural capaz de elaborar suas prprias ideologias e com base nelas, empunhar o imperativo da revoluo. Esse conceito de prxis central para o processo de educao defendido por Gramsci, se expressando pela forte relao entre a teoria e a prtica e entre a conscincia e a ao, e por Freire, quando a realidade social de um educando adulto objetivada a partir do processo de codificao e decodificao. A filosofia de Gramsci tem esse papel de conduzir os simples, durante a aproximao com os intelectuais, da filosofia primitiva do senso comum para uma etapa superior da construo cientfica, formando um amplo bloco intelectual e moral. Por sua vez, Freire prope a categoria sntese cultural para trabalhar as diferenas entre as vises de mundo da liderana e do povo, superando a prescrio e a superposio de idias, mas realizando o salto cultural de ambos. Pode-se concluir que a formao dos intelectuais orgnicos contribui com as lutas dos trabalhadores, quando impede aes dogmticas e empiristas de seus militantes e passam a considerar tanto o valor das experincias acumuladas nas lutas quanto o valor da teoria para essa prtica revolucionria. Palavras-chave: intelectuais orgnicos; prxis educativa; hegemonia.

1 Introduo A partir de 2008 passamos a conviver mundialmente com uma crise que vem afetando os setores econmico-financeiro, climtico-energtico e alimentar. Trata-se de uma crise do prprio capital e de seu metabolismo social, deixando transparecer sinais claros de obsolescncia. Esse quadro tem piorado a situao dos trabalhadores no mundo inteiro por meio do desemprego e do refluxo nas questes sociais. Nessas circunstncias, o capitalismo no Sculo XXI repe e aprofunda antigas clivagens, tendo como base o antagonismo entre exploradores versus explorados.

2 Tais contradies engendraram sujeitos sociais e polticos antagnicos ordem capitalista, que empreenderam lutas e acumularam foras, promovendo, no curso do Sculo XX, variadas formas de revoluo social e poltica, revoltas e lutas populares no mundo, que resultaram em transformaes substantivas em prol dos trabalhadores. Todos esses acmulos, com acertos e erros, em espaos e tempos diferentes, foram fundamentais para a melhoria da vida dos trabalhadores e para a criao de novos movimentos populares que hoje so um patrimnio poltico a favor das camadas subalternas. (HOBSBAWM, 1995; BEER, 2006). O Brasil no passou imune ao contexto de lutas e revolues do Sculo XX. Aqui, os trabalhadores da cidade criaram importantes organizaes, associaes e sindicatos, formaram organizaes de nvel nacional como as federaes e centrais sindicais. No campo, a luta desenvolveu-se por meio de organizaes sindicais, das Ligas Camponesas e, posteriormente, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. No mbito dessa conjuntura, identifica-se a crise especfica dos intelectuais ligados s classes dos trabalhadores, que tem se acentuado no somente com o advento da revoluo tecnolgica, mas devido dissoluo dos sujeitos coletivos, a derrota do comunismo, a indistino entre esquerda e direita e ao revisionismo imposto s revolues. Essa situao foi agravada pelo neoliberalismo econmico e pela psmodernidade cultural, predominado o pragmatismo e o ceticismo, (SEMERARO, 2006). O referido contexto nos leva a construir as seguintes questes: os trabalhadores esto compreendendo a atual e complexa crise do capital, e mais, esto preparados para enfrent-la? Qual a funo dos intelectuais na organizao dos trabalhadores? Como se d o processo de formao dos intelectuais orgnicos? Essas questes podem ser centralizadas numa s: qual a contribuio poltico-educacional dos intelectuais orgnicos para o processo de construo da hegemonia dos trabalhadores? Estudar o papel dos intelectuais orgnicos vinculados aos trabalhadores, na perspectiva da educao revolucionria, visando identificar elementos fundamentais para colaborar com a hegemonia e, ao mesmo tempo, com a teoria e a prtica da educao o foco do presente artigo. Para isso, utilizou-se a teoria, sobretudo, de Gramsci, de Freire e de seus intrpretes.

2 Prxis Educativa e Hegemonia O objeto de estudo desse artigo exige que se considere a realidade como um fenmeno histrico, inserida numa teia de relaes. Nesse contexto, a concepo gramsciana se apresenta como elemento terico importante porque seu pensamento gira em torno de um eixo comum: a filosofia da prxis e a teoria da hegemonia. Giovanni Semeraro (1999) refora esta tese e avana na conceituao da prxis histrica:
As razes da filosofia da prxis encontram-se na histria, na vida prtica dos homens. Essa filosofia da prxis porque nasce da vontade de conjunto, interessada em descobrir os nexos ntimos da realidade, as relaes entre economia, poltica e filosofia (SEMERARO, 1999, p. 110).

Para Karel Kosik e Snchez Vsquez, a prxis uma categoria da metodologia dialtica que concebe o mundo humano como criao dos prprios homens, que fazem sua prpria histria e so capazes de pensar e postular a transformao do real, compreender os fenmenos existentes e realizar tal projeto na prtica. Nesse sentido, a prxis expressa a ao consciente do homem, o teorizar e o praticar no mesmo ato:
[...] entendemos a praxis como atividade material humana, transformadora do mundo e do prprio homem. Essa atividade real, objetiva, , ao mesmo tempo ideal, subjetiva e consciente. Por isso insistimos na unidade entre a teoria e a prtica, unidade que implica tambm em certa distino e relativa autonomia (Vsquez, 1977, p.406)

O deslindamento da categoria prxis abre possibilidades vastas de compreenso do processo de formao dos intelectuais orgnicos, do contexto contraditrio em que esto inseridos, na medida em que eles se inserem no bojo da estratgia mais ampla de transformao das relaes sociais e da prpria sociedade brasileira. Nesse sentido, a educao tambm tomada como uma prxis que, uma vez articulada com a luta poltica e com os ideais de libertao, trar contribuies para o processo de mudana social. Gramsci, como pensador da prxis, tinha uma concepo de educao como atividade que elevaria as massas trabalhadoras a um patamar moral, intelectual e cultural capaz de elaborar suas prprias ideologias e, com base nelas, empunhar o imperativo da revoluo, preparando, assim, os quadros dirigentes para governar a sociedade. Deste modo, a prxis educativa gramsciana alm de educar os trabalhadores, visa combater as ideologias modernas elaboradas pelo capitalismo e constituir seu prprio grupo de intelectuais independentes. Para isto, a educao precisa orientar-se por contedos e prticas vivas, que tenham real significado para a vida dos trabalhadores. Para Nosella (2004, p. 70):

4
[...] a idia de educar a partir da realidade viva do trabalhador e no de doutrinas frias e enciclopdicas; a idia de educar para a liberdade concreta, historicamente determinada, universal e no para o autoritarismo exterior que emana da defesa de uma liberdade individualista e parcial, constitue [sic] a alma da concepo educativa de Gramsci. [...] Partir do terreno da experincia concreta do trabalho moderno a marca do processo educativo de Gramsci.

Paulo Freire tem pontos fundamentais de convergncia com Gramsci. Seu interesse era formular (e desenvolver) uma prxis educativa ligada aos objetivos de transformao da sociedade brasileira, assumindo cristalinamente a perspectiva das camadas subalternas. Segundo Freire (1987, p. 38), a prxis [...] reflexo e ao dos homens sobre o mundo para transform-lo. Sem ela, impossvel a superao da contradio opressor-oprimidos. Para Freire (1982; 1987) a prxis pedaggica tem no dilogo uma de suas pilastras. O dilogo uma possibilidade para os oprimidos se apropriarem de algo que lhes foi retirado: a fala, a expresso. Na anlise de Gadotti (2004), o dilogo e a palavra tm em Freire um carter eminentemente poltico, pois esto comprometidos com a transformao social.
O dilogo, porm no pode excluir o conflito, sob pena de ser um dilogo ingnuo. Eles atuam dialeticamente: o que d fora ao dilogo entre os oprimidos a sua fora de barganha frente ao opressor. o desenvolvimento do conflito com o opressor que mantm coeso o oprimido com o oprimido (GADOTTI, in FREIRE, 1989, p. 13).

A categoria da prxis uma constante no pensamento de Gramsci e de Freire. Ainda que haja diferenas substantivas entre as duas perspectivas, essa categoria central entre os dois pensadores, segundo Mayo (2004, p. 86):
O conceito de prxis central para o processo de aprendizagem defendido pelos dois autores. Eu defendo que este o conceito fundamental, nos textos de ambos que so relevantes para a educao de adultos. No pensamento de Gramsci [...] Expressa o forjar de uma forte relao entre a teoria e a prtica, entre conscincia e a ao. [...] a prxis tambm reside no corao da abordagem de Freire, o que promove freqentemente um processo de codificao e decodificao pelo qual os elementos relacionados realidade social de um aprendiz adulto so objetivados.

Ambos pensaram a educao como elemento engajado na transformao de suas realidades especficas e das classes trabalhadoras. Por isto, suas teorias trazem contribuies decisivas para o estudo dos intelectuais e, ao mesmo tempo, para o enfrentamento do capital. Entendida como elemento de transformao social, a educao se constitui tanto uma prtica social traspassada pelos conflitos sociais como um processo importante da disputa por hegemonia na sociedade. A categoria hegemonia

5 central na prxis educativa dos trabalhadores revolucionrios. Para Gramsci (apud NOSELLA, 2004, p. 141): [...] a marca essencial da mais moderna filosofia da prxis consiste precisamente no conceito histrico-poltico de hegemonia. Por meio de amplos processos de hegemonia, que so processos educativos, a sociedade civil constitui o lcus de formao de identidades coletivas. Ela um terreno de disputa hegemnica entre intelectuais orgnicos e tradicionais, entre as ideologias conservadoras e as formas de contra-ideologias, que so engendradas pelas camadas subalternas. Por isto, a conquista do poder pelas classes trabalhadoras passa pela tomada das instncias que exercitam a coero e, irremediavelmente, pela disputa hegemnica no seio da sociedade civil. 3 Formao de Intelectuais Orgnicos A literatura tem mostrado uma diversidade no conceito de intelectual. Em pocas mais distantes os intelectuais eram vistos como pensadores vinculados ao idealismo abstrato, limitando a origem do conhecimento apenas conscincia. Mannheim (1986) considera o intelectual um indivduo livremente flutuante, um intelectual que paira sobre o senso comum, vinculando-se a uma ou a outra classe de forma independente, podendo realizar influncias de forma livre, alm de acreditar que mantm uma relao imparcial com os grupos sociais. Bobbio faz distino entre o filsofo e o tcnico, enquanto Weber distingue a tica da convico da tica da responsabilidade, separando assim, a cincia da poltica, (SEMERARO, 2006). Na contramo dessas vises sobre intelectual, Gramsci, nos Cadernos do Crcere, compreende o intelectual a partir de outro conceito:
O modo de ser do novo intelectual no pode mais consistir na eloqncia, motor exterior e momentneo dos afetos e das paixes, mas numa insero ativa na vida prtica, como construtor, organizador, persuasor permanente, j que no apenas orador puro - mas superior ao esprito matemtico abstrato; da tcnica-trabalho, chega tcnica-cincia e concepo humanista histrica, sem a qual permanece especialista e no se torna dirigente (especialista + poltico). (GRAMSCI, 2004, p. 53).

Este tipo de intelectual que tem insero na realidade no separa o trabalho manual da atividade intelectual, bem como o papel tcnico de sua atuao poltica no meio social. O intelectual um ser de relaes materiais e sociais numa determinada produo social, dotado de inteligncia e de conhecimentos gerais e especficos e pode

6 estar ligado ao partido, ao movimento sindical ou social ou ainda integrando os aparelhos privados de hegemonia. Gramsci nos Cadernos do Crcere levanta a seguinte questo: Os intelectuais so um grupo autnomo e independente, ou cada grupo social tem sua prpria categoria especializada de intelectuais?. A partir da, Gramsci, numa perspectiva histrica, apresenta dois tipos de intelectuais: o orgnico e o tradicional. Vinculado a um grupo social, o intelectual orgnico pode ser visto como um organizador da produo de um novo modo cultural:
Todo grupo social, nascendo no terreno originrio de uma funo essencial no mundo da produo econmica, cria para si, ao mesmo tempo, organicamente, uma ou mais camadas de intelectuais que lhe do homogeneidade e conscincia da prpria funo, no apenas no campo econmico, mas tambm no social e no poltico (GRAMSCI, 2004, p. 15-16).

J o intelectual tradicional caracteriza-se por dar continuidade formao histrica na qual ele participava e por guardar certa autonomia e independncia do grupo social atualmente hegemnico.
Todo grupo social essencial, contudo, emergindo na histria a partir da estrutura econmica anterior e como expresso do desenvolvimento desta estrutura, encontrou [...] categorias intelectuais preexistentes, as quais apareciam, alis, como representantes de uma continuidade histrica que no foi interrompida nem mesmo pelas mais complicadas e radicais modificaes das formas sociais e polticas. [...] Dado que estas vrias categorias de intelectuais tradicionais sentem com esprito de grupo sua ininterrupta continuidade histrica e sua qualificao, eles se pem a si mesmos como autnomos e independentes do grupo social dominante. (GRAMSCI, 2004, p. 16).

Essa postura do intelectual tradicional tem forte vnculo com a filosofia idealista, levando ao distanciamento do senso comum, do povo, fonte original da cincia, mesmo com sua capacidade de sistematizao embrionria. O intelectual comprometido com a reforma moral e cultural somente se forma organicamente na interao com o povo, apreendendo a complexidade concreta em que se encontra o homem simples, sentindo a problemtica de sua realidade social:
O elemento popular sente, mas nem sempre compreende ou sabe; o elemento intelectual sabe, mas nem sempre compreende e, menos ainda, sente. Os dois extremos so, portanto, por um lado, o pedantismo e o filistesmo, e, por outro, a paixo cega e o sectarismo. [...] O erro do intelectual consiste em acreditar que se possa saber sem compreender e, principalmente, sem sentir e estar apaixonado [...] Se a relao entre intelectuais e povo-nao [...] dada graas a uma adeso orgnica, na qual o sentimento-paixo torna-se compreenso e, desta forma, saber [...], s ento a relao de representao, ocorrendo a troca de elementos individuais entre governantes e governados, entre dirigentes e dirigidos, isto , [...] cria-se o bloco histrico. (GRAMSCI, 2006, p. 221-222).

7 O intelectual depende dessa relao com a massa para se tornar um agente orgnico na sociedade. Mas, por outro lado, a massa que aspira compreender a realidade, em especial a crise atual do capital e suas conseqncias, e mais que isso, anseia enfrentar essa crise e alcanar a transformao social, tambm no pode se eximir do trabalho do intelectual, que tem a capacidade de sistematizar e de teorizar de modo aprofundado. Essa dependncia assinalada por Gramsci da seguinte maneira:
[...] uma massa humana no se distingue e no se torna independente por si, sem organizar-se (em sentido lato); e no existe organizao sem intelectuais, isto , sem organizadores e dirigentes, sem que o aspecto terico da ligao teoria-prtica se distinga concretamente em um estrato de pessoas especializadas na elaborao conceitual e filosfica. (GRAMSCI, 2006, p. 104).

Como o processo de teorizao implica a reflexo sobre a realidade para descrev-la e explic-la, exigindo um esforo de abstrao para se chegar sntese, o papel do intelectual, nessa articulao com os trabalhadores, fundamental para que estes ultrapassem o nvel das aparncias. Para Freire (1987, p. 68) Ningum educa ningum, ningum educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. Lnin j havia falado que no existe revoluo sem teoria. Gramsci ainda refora essa unidade em torno do ato de pensar:
[...] a organicidade de pensamento e a solidez cultural s poderiam ocorrer se entre os intelectuais e os simples se verificasse a mesma unidade que deve existir entre teoria e prtica, isto , se os intelectuais tivessem sido organicamente os intelectuais daquela massa, ou seja, se tivessem elaborado e tornado coerentes os princpios e os problemas que aquelas massas colocavam com a sua atividade prtica, constituindo assim um bloco cultural e social. (GRAMSCI, 2006, p.100).

Freire discute na Pedagogia do Oprimido as diferenas entre as vises de mundo da liderana e do povo e para a realizao do salto cultural de ambos, prope a categoria sntese cultural, que pode impedir a prescrio e a superposio de idias:
[...] na sntese cultural, se resolve e somente nela a contradio entre a viso do mundo da liderana e a do povo, com o enriquecimento de ambos. A sntese cultural no nega as diferenas entre uma viso e outra, pelo contrrio, se funda nelas. O que ela nega a invaso de uma pela outra. O que ela afirma o indiscutvel aporte que uma d outra. A liderana revolucionria no pode constituir-se fora do povo, deliberadamente, o que a conduz invaso cultural inevitvel. (FREIRE, 1987, p. 181)

Tomando-se como base essa articulao, o intelectual colabora com a promoo de novas maneiras de pensar de sua classe, elevando o pensamento do senso comum a um pensamento lgico, metdico e mais homogneo. Tal funo pode ser assim expressa:
Um intelectual tem a funo de homogeneizar a concepo do mundo da classe qual est organicamente ligado, isto , positivamente, de fazer corresponder esta concepo funo objetiva desta classe numa situao

8
historicamente determinada ou, negativamente, de a tornar autnoma, expulsando desta concepo tudo o que lhe estranho. O intelectual no pois o reflexo da classe social: ele desempenha um papel positivo para tornar mais homognea a concepo naturalmente heterclita desta classe. (PIOTTE, 1975, p. 19)

No pensamento de Gramsci a filosofia da prxis tem esse papel de conduzir os simples, durante a aproximao com os intelectuais, da filosofia primitiva do senso comum para uma etapa superior da construo cientfica, formando um amplo bloco intelectual e moral. Aqui, no se trata de iniciar uma nova forma de pensar:
aps basear-se sobre o senso comum para demonstrar que todos so filsofos e que no se trata de introduzir ex novo uma cincia na vida individual de todos, mas de inovar e tornar crtica uma atividade j existente (GRAMSCI, 2006, p. 101).

No pensamento gramsciano o senso comum, presente nas classes subalternas, do tipo ocasional e desagregada, que permite a imposio do conformismo pela ideologia opressora. O senso comum no pode ser desprezado, mas a partir dele pode-se compreender o contexto da atual crise ou at realizar a revoluo dos trabalhadores. Dito isso, cabe ao processo de formao de intelectuais orgnicos identificar no senso comum, algo que possa se transformar em concepo de mundo coerente e homognea: o bom senso.
[...] o ncleo sadio do senso comum, que poderia precisamente ser chamado de bom senso e que merece ser desenvolvido e transformado em algo unitrio e coerente. Torna-se evidente, assim, por que no possvel a separao entre a chamada filosofia cientfica e a filosofia vulgar e popular, que apenas um conjunto desagregado de idias e de opinies. [...] coloca-se o problema fundamental de toda concepo do mundo [...] o problema de conservar a unidade ideolgica em todo o bloco social que est cimentado e unificado justamente por aquela determinada ideologia. (GRAMSCI, 2006, p. 98-99).

O bom senso onde pode ser desenvolvida a conscincia de classe, a conscincia da opresso, da explorao e dos efeitos da crise do capital sobre os trabalhadores. Essa possibilidade de formao de uma nova conscincia

problematizadora do mundo livra os trabalhadores da relao de dependncia e legitimao ideolgica do grupo dominante e coloca-os numa posio libertadora. A luta e a conquista pela hegemonia dos trabalhadores exigem mudana de concepo do mundo no senso comum, ou seja, gerao de novas intelectualidades oriundas das massas e mantendo-se ligadas a elas. Cria-se assim um ambiente favorvel ao processo dialgico entre esses sujeitos, formando um tipo de intelectual que vai materializando as bases para construir a hegemonia dos trabalhadores. Nesse sentido a formao dos intelectuais deve buscar
[...] trabalhar incessantemente para elevar intelectualmente camadas populares cada vez mais vastas, isto , para dar personalidades ao amorfo

9
elemento de massa, o que significa trabalhar na criao de elites de intelectuais de novo tipo, que surjam diretamente da massa, e que permaneam em contato com ela para tornarem-se os seus sustentculos. (GRAMSCI, 2006, p. 110).

Mas a formao de intelectuais uma ao que requer educao permanente, pacincia pedaggica, pois se prope a uma mudana radical na forma de pensar e de agir dos trabalhadores: uma anlise sobre o modo como a prpria sociedade capitalista est organizada. Gramsci destaca as dificuldades desse processo de formao:
[...] este processo de criao dos intelectuais longo, difcil, cheio de contradies, de avanos e recuos, de debandadas e reagrupamentos; e, neste processo, a fidelidade da massa [...] submetida a duras provas. O processo de desenvolvimento est ligado a uma dialtica intelectuais-massa (GRAMSCI, 2006, p. 104-105).

Os trabalhadores para conquistarem a direo intelectual e moral da sociedade tambm precisam produzir seus intelectuais nos diversos aparelhos privados de hegemonia existente na sociedade. Essa penetrao cultural vai avanando para novas posies na intrincada relaes de poder o que na concepo revolucionria gramsciana a antecipao do socialismo.
Os intelectuais so tambm os portadores da funo hegemnica que exerce a classe dominante na sociedade civil. [...] O proletariado pode assim produzir os intelectuais ao nvel hegemnico, dado que uma classe que, pelo lugar que ocupa no modo de produo capitalista, pode aspirar, de maneira realista, direo da sociedade. Por intermdio do Partido, das escolas que cria, dos meios de difuso que emprega e pelo papel de educador dos seus militantes, o proletariado ergue-se como adversrio da hegemonia que exerce a burguesia e tende a derrub-la. (PIOTTE, 1975, p. 18)

4 Concluses Estudar os intelectuais orgnicos da classe dos trabalhadores, investigando a sua contribuio educacional para a construo da hegemonia, exigiu a compreenso da funo e do processo de formao desses intelectuais. A formao dos intelectuais orgnicos com base na filosofia da prxis contribui com as lutas dos trabalhadores, no enfrentamento com o capital, quando impede aes dogmticas e empiristas de seus militantes e passam a considerar tanto o valor das experincias dos trabalhadores acumuladas nas lutas quanto o valor da teoria para essa prtica revolucionria. Os intelectuais orgnicos tambm contribuem, combatendo as ideologias conservadoras que oprimem e exploram esses trabalhadores, quando, vinculados ao

10 povo, colaboram com a reforma cultural, intelectual e moral, articulando na totalidade as lutas no plano econmico, poltico, ideolgico, cultural e educacional. Portanto, os intelectuais, ligados organicamente classe dos trabalhadores, por meio dos aparelhos privados de hegemonia e da realidade concreta, compreendem e apaixonam-se por seu projeto popular, e assim, contribuem para a construo da sua hegemonia e a transio ao socialismo. 5 Referncias Bibliogrficas BEER, Max. Histria do socialismo e das lutas sociais. So Paulo, Expresso Popular, 2006. (coleo assim lutam os povos). FREIRE, Paulo. Ao cultural para a liberdade e outros escritos. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. (coleo o mundo, hoje, 10) FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido . 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. (o mundo, hoje, 21) FREIRE, Paulo. Educao e mudana. Traduo de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. (coleo educao e comunicao, 1) GADOTTI, Moacir. Pedagogia da prxis. 4. ed. So Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do crcere. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006. V 1. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do crcere. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. V 2. HOBSBAWM, Eric (1995). Era dos extremos: o breve sculo XX: 1914-1991. Traduo de Marcos Santarrita. 2. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. KOSIK, Karel. Dialtica do concreto. Traduo de Clia Neves e Alderico Torbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969. MANNHEIM, Karl. Ideologia e Utopia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986. MAYO, Peter. Gramsci, Freire e a educao de adultos: possibilidades para uma ao transformadora. Traduo de Carlos Alberto Silveira Netto Soares. Porto Alegre: Artmed, 2004. NOSELLA, Paolo. Escola de Gramsci. 3 ed. So Paulo: Cortez, 2004. PIOTTE, Jean-Marc. O pensamento poltico de Gramsci. Porto: Afrontamento, 1975. SEMERARO, Giovanni. Gramsci e os novos embates da filosofia da prxis. Aparecida: Letras e Idias, 2006. SEMERARO, Giovanni. Gramsci e a sociedade civil: cultura e educao para a democracia. Petrpolis: Vozes, 1999. VZQUEZ, Adolfo Snchez. Filosofia da prxis. Traduo de Luiz Fernando Cardoso. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Vous aimerez peut-être aussi