Vous êtes sur la page 1sur 2

O livro Hermenutica tem por objetivo fazer uma anlise e classificao adequada para determinar uma conceituao do que

vem a ser a hermenutica, que est dir etamente relacionada com interpretao de textos, porm desconhecida por muitos, at do mundo acadmico. Atravs da anlise de um estudo acerca das contribuies da teoria de Bu tmam sobre a interpretao bblica para a teoria literria que surgiu essa obra de Richa rd sobre a hermenutica. Pela necessidade que Richard sentiu de determinar o que especificamente a hermenutica, lendo o estudo sobre Butmam. Richard no limitou -se especificamente na forma teolgica da hermenutica, tentou ser abrangente fala ndo de uma teoria da interpretao literria. O autor, antes de falar de grandes tericos dentro deste campo, de limita e define o que vem a ser a hermenutica, tema da primeira parte de seu livr o: Sobre a Definio,mbitoe Significadoda Hermenutica. A hermenutica surgiu como um movimento de mbito teolgico e que hoje discutido em vriosc ampos como o filosfico e mesmo o literrio.

Segundo o autor, h uma pergunta que recorrente: O que hermenutica? . E alguns dicionrios podem simplismente responder de maneira geral que so mtodos e princpios de interpretao, e uma hermenutica especfica, so pricpios d interpretao bblica. Porm, para alm de uma anlise simplista, h uma necessidade de se determinar introdutriamente a hemenutica, longe de uma abordagem teolgica. E que o intuto de ssa obrade Richard.De maneiraanloga,tambm, a obra abordaa interpretaoliterria,como campo da hermenutica, que necessita de uma anlise mais introdutria, mais bas ilar, como: Oque interpretao? De acordo com a obra, essa necessidade de uma abordagem intr odutria, aponta para uma direo, a abordagem fenomenolgica. A hermenutica vi sta fenomenologicamente. Richard faz uma anlise da hermenutica num contexto americano, o pensamento literrio americano. Segundo Richard, um estudo da fenomenologia torn a claro a semelhana entre o realismo e a perspectiva cientfica. Segundo o autor, existe um engessamento,umacientificidadedaformade se fazere interpretara obraliterria. Para Richard, a hermenutica o estudo da compreeno, essencialmente a tarefa de compreender textos. Assim como as cincias preciso de mtodo para c ompreender os objetos, as obras precisamde umahermenuticaparase compreende-las enquantoobras . Segundo o autor, tudo interpretao e toda interpretao pressupe uma linguagem, o ser humano basicamente linguagem, e essa interao interpretao e linguagem varia muito de poca e indivduo. Devido essa subjetivid ade das interpretaes, podemos colocar em dvida a interpretao do crtico literrio. A subj etividade da interpretaoestrelacionadacoma realidadehistricade cadaindivduo. Richard nos fala que a palavra hermenutica reside no verbo gr ego hermeneuein, que significainterpretar e no substantivo hermeneia,interpretao. Mas

tambm na Modernidade, existem seis maneiras diferentes de traduzir o termo hermenutica. A primeira ver a hermenutica como teoria da exegese bblica, o pricpio da interpretao da bblia; A segunda a hermenutica como metodologia filolgica. A hermenu tica bblica se tornou, aos poucos, numa hermenutica como conjunto de regras fi lolgicas; A terceira a hermenutica como cincia da compreeno lingustica. a hermenutica no filolgica, mas geral, uma hermenutica que sirva para todo tipo de interpretao; A quarta a hermenut ica como base metodolgica para as geisteswissenschaften. a concepo de Dilthey, que via na hermenutica a disciplina central que serviria como base a muita s disciplinas ligadas ao homem; A quinta a hermenutica como fenomenologia do Dasein e da compreenso existncial, ou seja, a hermenutica no como interpretao textual, mas como explicao fenomenolgica da prpria existncia humana; A sexta, a hermenutica como um sistema de interpretao:recuperaode sentidovs iconoclasmo. Segundo o autor ainda existem diversas formas de se interpreta r a hermenutica, porm, nos dias de hoje existe uma ntida polarizao. De uma lado a tradio de Schleiermacher e de Dilthey, que olham a hermeneutica como um corpo geral de princpios metodolgicos interpretativos. E de outro lado a hermenuti ca de Heidegger que nada mais que umaexporaofilosficadas caractersticasdetoda compreeno. Segundo o autor, as vrias definies dadas a hermenutica diferem-se entre si, porm so importantes para alguns problemas da hermenutica. Essa prp ria diversidade dentro da hermenutica j mostra claramente o princpio hermenutico. Dependendo de como umtemaabordado, a sua interpretaopodeser bemdiversa.

Vous aimerez peut-être aussi