Vous êtes sur la page 1sur 18

SIGLA:

PROCEDIMENTO
CDIGO: ITEM CODIFICVEL: PRIMEIRA EMISSO:

MECANICA USI

7Q3900Q2PR1018
TTULO:

100000

JULHO/ 97

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA


REQUISITO/NORMA: TOTAL DE PGINAS:

ISO 14001:2004

18

C O N T R O L E
REV ORIG EM DE SCR I O

D E

R E V I S E S
R E V I SA D O P O R: VE RI F IC ADO POR: D AT A

B C D E F

MDS MDS MDS MDS MU QUALIDA DE

REVISO GERAL REVISO GERAL REVISO GERAL REVISO GERAL

ADONIAS ADONIAS/ FREDERICO ADONIAS/ FREDERICO ADONIAS FREDERICO

J. NGELO J. NGELO J. NGELO LUZIANE MARKSON

JUN/ 06 NOV/06 ABR/08 ABR/09 SET 09

REVISO GERAL

MU QUALIDA DE

REVISO NOS ITENS 4.5 / 4.8 / 5 / 5.4 E 6.

FREDERICO

MARKSON

25 MAR 10

CPIAS CONTROLADAS:

CORPORATIVO

Nota: Este documento de propriedade da Usiminas Mecnica. Sua reproduo parcial ou total est proibida.

ELABORADO POR: FREDERICO FIEDLER BREMER SOUZA Tcnico Ambiental

VERIFICADO POR: MARKSON ANDRE MARTINS SOUZA Analista Ambiental

APROVADO POR: LUIZ ANTONIO CALDEIRA COELHO Assessor de Qualidade

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA SUMRIO 1 2 3 4 4.1 4.2 4.3 FINALIDADE DEFINIES E ABREVIATURAS CAMPO DE APLICAO RESPONSABILIDADES DA ALTA ADMINISTRAO DA SUPERINTENDNCIA DE MONTAGEM DA SUPERINTENDNCIA ADMINISTRATIVOS DA GERNCIA DE COMERCIALIZAO DA CLULA DE MEIO AMBIENTE DO SETOR DE SEGURANA PATRIMONIAL- VIGILNCIA DAS UNIDADES DA FBRICA DOS EMPREGADOS DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIOS DESENVOLVIMENTO COLETA SELETIVA RESDUOS CLASSE I (PERIGOSOS) ARMAZENAMENTO E DEST. FINAL ENTULHO DE OBRAS CONTROLE DOS REJEITOS/RESDUOS REFERNCIAS DE RECURSOS HUMANOS/SERVIOS

4.4 4.5 4.6 4.7 4.8 4.9 5 5.1 5.2 5.3 5.4 6

ANEXOS I GUIA DE TRANSPORTE DE RESDUOS

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA

FINALIDADE Definir critrios para o gerenciamento e destinao final dos resduos slidos produzidos na empresa. Este Procedimento Ambiental substitui o MGA 1018 (REVISO A).

DEFINIES E ABREVIATURAS Resduos Slidos: Resduos nos estados slidos e semi-slidos que resultam das atividades de origem industrial, domstica, de servios, varrio, lodos de sistema de tratamento de efluentes lquidos ou de outras instalaes de controle de poluio. Resduos Classe I - Perigoso: So aqueles que apresentam periculosidade conforme definido na NBR 10.004/2004 (Classificao de resduos slidos) ou apresentam uma das caractersticas seguintes: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. Exemplos: resduos de leo, tinta, solventes, ascarel. Os resduos so classificados em resduos classe I (Perigoso) e resduos classe II (No perigosos) Resduos classe IIA - No inertes: So aqueles que no se enquadram nas classificaes de resduos classe I perigoso ou de resduos classe IIB - inertes. Os resduos classe IIA No Inertes, podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegrabilidade ou solubilidade em gua. Resduos classe IIB - Inertes: So quaisquer resduos que amostrados de forma representativa, segundo a NBR 10.007/2004 - Amostragem de resduos, submetidos a um contato esttico ou dinmico com gua destilada ou deionizada temperatura ambiente conforme teste de solubilizao (NBR-10.006/2004) - Solubilizao de resduos no tiveram nenhum de seus constituintes solubilizados superiores aos padres de potabilidade de gua, excetuando-se os padres de aspectos de cor, turbidez, dureza e sabor. Entulho So os restos de obras civis, movimentao de terra, etc. Ilha ecolgica Local de estocagem provisria dos materiais derivados da coleta seletiva Usiminas Mecnica.

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA

GTR Guia de Transporte de Resduos. RC Requisio de compra. SSVP Sociedade So Vicente de Paulo, entidade para a qual so doados resduos diversos da UMSA. CNEN Conselho Nacional de Energia Nuclear. CONAMA Conselho Nacional de Meio Ambiente. NBR Norma Brasileira Regulamentadora. Coleta Seletiva o processo de separao e recolhimento dos resduos conforme sua constituio: orgnico, reciclvel e rejeito.

CAMPO DE APLICAO Este procedimento se aplica as unidades envolvidas com o Sistema de Gesto Ambiental da Usiminas Mecnica.

4 4.1

RESPONSABILIDADES Da Alta Administrao Disponibilizar os recursos necessrios para continuidade do Programa de Gerenciamento de Resduos.

4.2

Da Superintendncia de Montagem: Controlar, acondicionar e dar destinao final de forma ambientalmente correta para as lmpadas queimadas e para resduos contaminados com leo. Receber a solicitao de contrato e providenciar negociao, contratao e acertos com os fornecedores atendendo as diretrizes do Sistema de Gesto Ambiental.

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA

Negociar junto aos fornecedores de baterias a troca das unidades usadas por novas e fiscalizar/acompanhar a compra contrato/pedido de compras e a sua devoluo / substituio final. 4.3 Da Superintendncia de Recursos Humanos/Servios Administrativos Recolher os resduos dos coletores em sacos plsticos nas cores padronizadas para a Coleta Seletiva e encaminhar para as baias de estocagem na Ilha Ecolgica. Destinar os materiais no-reciclveis (outros), conforme tabela no tem 5.5 deste procedimento. Manter em estoque para reposio, os sacos plsticos nas cores-padro de reciclagem, a fim de atender todas as unidades. Verificar, antes do recolhimento, se os resduos esto sendo dispostos de maneira correta dentro dos coletores. Gerenciar os servios de recolhimento e destino dos resduos produzidos na empresa. Responsabilizar-se pela rea de estocagem dos resduos selecionados (baia), na Ilha Ecolgica. Acompanhar/controlar/destinar os resduos reciclveis. Acompanhar a adequao dos coletores nas respectivas reas (suportes, cobertura, outras). Solicitar a Gerncia/ Unidade de Comercializao a contratao de empresas que fazem reciclagem e/ou reutilizam os materiais reciclveis gerados. Definir em conjunto com as unidades e com a Clula de Meio Ambiente, as solues para as no-conformidades detectadas. Comunicar ao responsvel pela unidade, a disposio incorreta de resduos, para medidas corretivas e preventivas. Receber as pilhas usadas acondicion-las em recipiente impermevel identificado e em local coberto destinado a este fim. Ao atingir um lote conveniente para despacho/destinao, o responsvel pela Ilha ecolgica, informar ao setor de vendas, por escrito e solicitar a retirada do material da empresa pelo fornecedor contratado. Informar a Clula de Meio Ambiente e ao setor de vendas as quantidades de materiais disponveis para destinao final. Carregar e despachar os materiais para a destinao final. Emitir a nota fiscal. Manter controle das quantidades geradas, independente do destino comercializao/doao etc. Da Gerncia de Comercializao Contratar a(s) empresa(s) para dar destinao final e ambientalmente correta para os resduos gerados, atendendo as diretrizes do Sistema de Gesto Ambiental. Da Clula de Meio Ambiente Assessorar as unidades usurias na identificao e classificao dos resduos gerados.

4.4

4.5

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA

Caso haja necessidade, elaborar uma requisio de compras para a contratao de um laboratrio externo para a classificao dos resduos gerados na empresa. Responsabilizar-se pela padronizao das cores dos coletores da coleta seletiva e outros resduos de acordo com o CONAMA 275 e/ou definirem cores caso no esteja definido no CONAMA/NORMA. Manter controle do Cadastro de Resduos da Usiminas Mecnica. Acompanhar os processos de destinao final dos resduos da Usiminas Mecnica. Registrar e acompanhar, quando identificado, as no conformidades no gerenciamento de resduos slidos, conforme procedimento 7Q3900Q2PR0045. 4.6 Do setor de Segurana Patrimonial- Vigilncia Verificar a conformidade dos resduos com a descrio da Guia de Transporte de Resduos (GTR); Dar visto na GTR, recolher uma via para arquivo, devolver uma via ao transportador e colocar a 1 via da GTR nos boxes das unidades de acordo com a identificao da GTR, localizado na portaria de cargas da Usiminas Mecnica. 4.7 Das unidades da Fbrica Manter controle dos coletores e caambas distribudos nas suas respectivas reas. Manter os coletores de materiais reciclveis em perfeito estado de conservao, limpeza, pintura e identificao, e solicitar a substituio do mesmo quando necessrio. Treinar todos os empregados da empresa, incluindo os das empreiteiras e subempreiteiras, sobre o Sistema de Coleta Seletiva, e destinao final de resduos slidos. Acondicionar as sucatas metlicas dentro das caambas de acordo com identificao e manter controle das mesmas. Providenciar caambas para acondicionar os resduos gerados quando houver reformas e/ou melhorias na unidade. Realizar a separao dos resduos slidos gerados por tipo e destinao final. Encaminhar para Ilha Ecolgica, toda a madeira que no estiver sendo utilizada nas unidades. Preencher a Guia de Transporte de Resduos (GTR), toda vez que for dar destinao externa para qualquer tipo de resduo e apanhar as vias devidamente preenchida com visto de sada pela vigilncia semanalmente nos boxes da unidade na portaria de cargas da UMSA. Manter registro e controle de todos os resduos gerados, bem como a sua destinao final. Recolher os leos e graxas em tambores identificados e encaminhar conforme procedimento PR1017 Critrios para armazenar, descartar e vender leos usados e/ou contaminados. Identificar e classificar os resduos gerados no seu processo produtivo. Manter identificao no local e/ou caambas para disposio dos resduos gerados nas unidades.

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA

Recolher as pilhas, acondicionar em recipiente impermevel, identificar e encaminhar com os dizeres pilhas para descarte a Ilha ecolgica. Dos Empregados Conhecer a padronizao de cores especificadas neste procedimento, para a coleta seletiva. Destinar, nos coletores identificados, os resduos gerados de forma correta. Comprometer-se com os resultados da Coleta Seletiva em sua rea de atuao. Informar a seu superior e ao meio ambiente atravs do ramal 3619, qualquer desvio no gerenciamento de resduos slidos que for identificado.

4.8

4.9

Das Empresas Prestadoras de Servios Informar-se sobre os procedimentos do Sistema de Gesto Ambiental da Usiminas Mecnica e cumpr-los. Responsabilizar-se pelos resduos gerados nos servios prestados, inclusive de aqueles oriundos dos equipamentos ou mquinas utilizadas, conforme orientao da fiscalizao. Para a sada de resduos da fbrica dever ser preenchida a Guia de Transporte de Resduos (GTR). Manter controle dos treinamentos dos empregados e comunicar unidade fiscalizadora a relao dos empregados treinados.

DESENVOLVIMENTO A Usiminas Mecnica S/A far o gerenciamento dos seus resduos, de forma adequada e controlada a fim de que possam ser reciclados e/ou reutilizados, quando possvel. Os Resduos Classe I - Perigosos so armazenados no Depsito de Resduos Oleosos/Central de Insumos Oleosos e so enviados para destinao final de forma ambientalmente correta, com exceo dos resduos de tinta que so armazenados em um depsito especifico. Os resduos Classe IIA - No Inertes e os Classe IIB - Inertes so preferencialmente reciclados no processo da Usiminas Mecnica ou da Usiminas, caso no possam ser reciclados internamente, devero ser comercializados preferencialmente em empresas licenciadas. Como ltima opo os resduos sero dispostos nos Aterros industriais da Usiminas ou outro ambientalmente licenciado. O lixo considerado domstico ser encaminhado para o Aterro municipal licenciado, localizado no municpio de Santana do Paraso - MG. J o lixo industrial ser encaminhado para o Aterro industrial da USIMINAS, denominado Feitosa III. A Usiminas Mecnica manter uma rea fechada, com divises (baias) cobertas para o recolhimento e estoque provisrio dos materiais recolhidos.

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA

Estas divises sero identificadas nas cores definida da coleta seletiva, descrito no tem 5.1 deste procedimento. O acompanhamento do nvel de saturamento das baias, ou seja, a quantidade que cada baia suporta para estocagem de responsabilidade da Superintendncia de Recursos Humanos em conjunto com a empresa contratada responsvel pela retirada dos materiais. Cabe a Superintendncia de Recursos Humanos manterem o controle dos materiais retirados da ilha ecolgica. Os resduos so recebidos e/ou estocados provisoriamente na Ilha Ecolgica, passando por uma triagem e destinados comercializao, aterro controlados e/ou outro fim ambientalmente correto. Os resduos Madeiras, plsticos, papel/papelo, vidros, so doados a entidades devidamente credenciada junto empresa. Os resduos gerados na rea interna da Usiminas Mecnica sero recolhidos nos coletores e caambas identificados conforme Resoluo CONAMA 275, dispostos nas diversas unidades da fbrica. A empresa contratada para os servios de limpeza industrial far o recolhimento nos pontos pr-determinados, nos respectivos galpes e escritrios, bem como o transporte at a ilha ecolgica. Para coleta, a rea/usurio dever acondicionar as pilhas em recipientes impermeveis (ex.: Recipiente plstico impermevel, sacos plsticos) evitando a contaminao do solo em caso de vazamento. O transporte dever ser por conta da empresa contratada, lembrando que para o envio do resduo ao aterro licenciado os veculos que fazem o recolhimento na rea da Usiminas Mecnica devero ser cadastrados junto administrao do aterro para obterem acesso ao local. para os aterros/co-processamento/incinerao devero Todo resduo que sa da UMSA dever ser pesado para controle da Usiminas Mecnica. A Superintendncia de Recursos Humanos de posse da Guia de balana (ticket) dever preencher: A Guia Transporte de Resduos GTR e o comando de emisso da Nota Fiscal e encaminhar ao setor de emisso; Arquivar a cpia da GTR para controle. A unidade geradora responsvel em promover em sua rea, a coleta, embalagem e identificao do material usado e destinao final de acordo com este procedimento. Todos os resduos oriundos da Fbrica II (Distrito industrial de Santana do Paraso) acompanharo a rotina deste procedimento. Qualquer pessoa que identificar uma no conformidade na separao de resduos/ acondicionamento indevido, pode abrir um ROCA conforme procedimento 7Q3900Q2PR0045 e comunicar ao setor de meio ambiente atravs do ramal 3619.

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA

5.1

Coleta Seletiva Coleta diferenciada na fonte geradora, dos diversos materiais reciclveis que compem os resduos. Baseia-se no princpio de dar uma nova vida aos resduos produzidos, evitando assim a sua disposio em aterros com a consequente preservao ao meio ambiente. Para o Sistema de Coleta Seletiva e destinao adequada dos resduos, o CONAMA padronizou os coletores conforme a tabela a seguir. Porm, na UMSA s sero utilizados os coletores para PAPEL, PLSTICO, OUTROS, VIDRO, METAL. Os demais coletores em reas especficas da empresa. As inscries com os nomes dos resduos e instrues adicionais nos recipientes / containers / caambas (diversas), devero ser nas cores Branca ou Preta, de acordo com a necessidade de contraste com a cor base.
COR DO COLETOR AZUL VERMELHO VERDE CINZA PRETO AMARELO LARANJA BRANCO ROXO MARRON TIPO DE RESDUO PAPEL/ PAPELO PLSTICO VIDRO OUTROS (Resduo no reciclvel) MADEIRA METAL RESDUOS PERIGOSOS RESIDUOS AMBULATORIAIS E DE SERVIOS DE SADE RESDUOS RADIOATIVOS RESDUOS ORGNICOS

5.2

Resduos Classe I (Perigosos) Armazenamento e destinao final Os resduos Classe I sero destinados conforme legislao ambiental em vigor. Para a destinao ambientalmente correta dos resduos classe I devero ser observados: - Licena de Operao da empresa que efetuar a destinao final dos resduos classe I. - Licena de Operao da empresa que efetuar o transporte dos resduos classe I. - Certificado de destruio final dos resduos a ser emitido pela empresa licenciada para a destinao final. Oleosos os resduos oleosos sero acondicionados de forma segura e que impea o seu derramamento acidental e armazenados no depsito central de leo e insumos oleosos. E a destinao final do leo solvel ser realizada atravs da Estao de Tratamento de Insumos Oleosos da Usiminas. As miscelneas oleosas e /ou misturadas com p de serra devero ser acondicionadas em tambores fechados/lacrado devidamente identificado com os tipos de resduos e encaminhados ao Depsito de Resduos Oleosos da Manuteno. Tintas sero acondicionadas e armazenadas de forma segura e de modo que impea o seu derramamento acidental e contaminao do local.

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

10

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA

Ascarel os resduos de ascarel sero acondicionados de maneira segura de modo que impea o seu derramamento acidental, e armazenadas no depsito de ascarel. Lmpadas queimadas ser acondicionada em embalagem resistente a quebra. O armazenamento e destinao final sero de responsabilidade da Gerncia de Manuteno. Baterias as baterias utilizadas na Usiminas Mecnica sero substitudas a base de troca com o fornecedor visando atender a Legislao vigente. As baterias usadas devero ser negociadas com o fornecedor no processo de compra/contrato/pedido de compra a devoluo das baterias usadas a sua devoluo ser processada atravs da unidade de compra. Pilhas sero armazenadas na Ilha Ecolgica para posterior destinao final de forma ambientalmente correta. Aps uma determinada quantidade na ilha ecolgica dever informar a Clula de Meio Ambiente da UMSA a quantidade para que a Usiminas inclua no seu processo de destinao de pilhas e baterias a Suzaquim (contrato de destinao de pilhas e baterias). Todo esse processo dever ser documentado pela unidade de gerenciamento da ilha ecolgica para acompanhamento. Resduos de Sade - So coletados em embalagens especiais nas cores padres e encaminhados FSFX (Hospital Mrcio Cunha) em transporte especial para destinao final adequada. O controle feito em uma planilha elaborada pela unidade geradora para comprovao da quantidade gerada e sua destinao. Caso a unidade decida manter em sua rea os resduos gerados, o local dever ser apropriado, ter conteno para os eventuais derramamentos e ser identificado com placas de segurana. Para construo/dimensionamento das contenes dever ser seguido o procedimento 7Q3900Q2PR1030 Bloqueio fsico do registro e vlvulas dos sistemas de drenagem de bacias de conteno. Observao: Os contratos com empresas para co-processamento de resduos perigosos ou higienizao de materiais contaminados com os mesmos, devero ser levados em considerao a regularizao ambiental da empresa, e o procedimento PR0038 - Seleo, Avaliao e Reavaliao de Produtos e Servios. Estes fornecedores que destinam resduos classe I devem ser considerados crticos e ter uma avaliao ambiental conforme procedimento acima.

5.3

Entulhos de Obras Os entulhos provenientes de reformas e obras sero identificados conforme a determinao do CONAMA 307 e destinados atravs de empresas devidamente autorizadas pela Prefeitura Municipal.

5.4

Controle dos rejeitos/resduos Classificao dos rejeitos /resduos gerados e sua destinao.

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

11

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA


CATEGORIA RESDUOS Borra de corte Latas de eletrodo vazias CLASSE IIB IIB TIPO DE COLETOR Caambas Caamba de ao DESTINO Aterro Controlado / Comercializado Comercializado Aterro Controlado Casca de solda Resduos do Processo de Solda, Esmerilhamento e Corte Sobra de arame solda Embalagens de fluxolatas Ponta de eletrodo de Carvo Ponta Montada Ponta de Eletrodo revestido Resduos de Varrio Resto de varrio IIB IIB Caamba de arame Granel IIB Caamba Usiminas/ Comercializao Comercializado Comercializado Setor de vendas / Servio Administrativo Setor de vendas Contato

IIB IIB IIB

Caamba Especfica Caamba Caamba

Comercializado Comercializado Comercializao Aterro Controlado Usiminas

Setor de vendas

IIB

Caambas

Servio Administrativo

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

12

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA

Destinao Final Resd. de tinta e solventes I Tambores de 200L Externa (Incinerao) Setor de compra de servios

Resd. de tinta a base de zinco Resduos do Processo de Jateamento e Pintura P de Granalha de escria de cobre Trinchas usadas Rolos usados EPIs usados contaminados Sucata de ao, limalha, Resduos Metlicos carepas, etc. Tambores vazios - 200L Sobras de cintas de ao P de Granalha de ao Latas de tintas vazias

I IIB

Caambas metlicas / tambor de 200L Caamba Caamba /

Comercializao Comercializado

Setor de vendas Setor de vendas

IIB

Tambores metlicos de 200L Caamba /

Comercializado

Setor de vendas

IIB

Tambores metlicos de 200L

Aterro Controlado Usiminas

Servios Administrativos

I I I Destinao Final Tambores de 200L Externa (Incinerao) Setor de compra de servios

IIB IIB IIB

Caamba de ao Caamba Comercializado Setor de vendas

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

13

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA

Resduos Sade Resduo Servio Mdico leo solvel

I I

Coletor exclusivo Tambores

FSFX Central de leo/ ETOL Comercializado Re-Refino Depsito de

FSFX Manuteno Manuteno / Setor de vendas

leo usado

Tambores

Graxa usada Resduos Oleosos leo ascarel

Tambores

Resduos Oleosos / Incinerao

Tambores fechados

Depsito de Ascarel Depsito de Manuteno / Setor de compra de servios

leo e graxa (Miscelnea)

Tambores 200L

Resduos Oleosos / Incinerao

P de serra contaminado Plstico reciclvel Papis reciclveis Resduos de Coleta Seletiva Resto de madeiras Latas de refrigerante Botinas usadas

Tambores identificados Coletor vermelho Coletor azul Caambas-madeira Coletor Amarelo Coletor cinza

Depsito de Resduos Oleosos / Incinerao

IIB IIB IIB IIB IIB

Ilha Ecolgica/ Doado SSVP

Servios Administrativos

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

14

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA

Vidros Usados / Quebrados EPIs usados

IIB

Tambor Cor Verde

Ilha Ecolgica / Comercializado Aterro Sanitrio Municipal Destinao Final Servios Administrativos Manuteno / Setor de compra de servios Setor de vendas

IIB

Caamba Outros

EPIs usados contaminados Pneus e correia de borracha P de serra Carpintaria

Caamba / Tambor

Externa / Incinerao

IIB IIB

Granel / caamba Caamba

Ptio alienados Doado (Responsabilidade

Unidade de Logsticas

Diversos

Miscelnea de Madeira

IIB

Caamba

da Unidade Geradora)

Borrachas danificadas Mangueiras usadas Cabos eltricos danificados Poda de rvores (Folhas e galhos finos) Entulho

IIB IIB IIB

Caamba /tambores Caamba /tambores Caamba /tambores Viveiro de Mudas Usiminas Aterro Sanitrio Municipal Servios Administrativos Setor de compra de sevios Comercializado Setor de vendas

IIB

Caamba

IIB

Caamba

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

15

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA

Disco de lixadeira Resto de comida

IIB IIA

Caamba Tambores

Comercializado ExternoConcessionria Devoluo Fornecedor/Troca Ilha Ecolgica/

Setor de vendas Servios administrativos Manuteno Servios Administrativos / Setor de compra de servios Manuteno / Setor de compra de servios Laboratrio de Radiografia Setor de vendas

Baterias usadas

Base de troca

Pilhas usadas

Coletores

Destinao final externa

Lmpadas queimadas

Container Especial

Destinao final externa

Resduos de Radiografia

Fonte Radioativa Filmes Radiogrficos Fixadores

I IIB IIB

Embalagem Original Coletores Embalagem Original

Devolvido ao CNEN

Comercializao

Resduos de laboratrio

Produtos qumicos vencidos e suas embalagens I Embalagem Original

Destinao final externa

Setor de compra de servios

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

16

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA 6 REFERNCIAS Norma ISO 14001 Norma NBR - 10004/10006/10007 CONAMA n 37 CONAMA N 275 CONAMA 307 PR0038 - Seleo, Avaliao e Reavaliao de Produtos e Servios PR0045 - Ao Corretiva e Preventiva

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

17

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA

ANEXOS ANEXO I - GUIA DE TRANSPORTE DE RESDUOS


GUIA DE TRANSPORTE DE RESDUOS
RESDUO: UNIDADE: N:

2 3
C.C:

PROCEDNCIA DO RESDUO:

TIPO DE ACONDICIONAMENTO: EMPRESA DESTINO: PESO BRUTO: QUANTIDADE:

7
TARA:

8 10
DESTINO

9 11

UNIDADE:

TELE ENTULHO ATERRO SANITRIO MUNICIPAL FEITOSA 3 USIMINAS OUTROS:________________________________________ TRANSPORTADOR:

ETOL - USIMINAS

12

POO REDONDO - USIMINAS

PLACA/VECULO:

13
AUTORIZAO DATA: VISTO:

14
CHAPA:

15 18

16

17

VISTO DA VIGILNCIA:

DATA:

19

1 Via Emitente; 2 Via Transportador; 3 Vigilncia 4 Via Fixa no Bloco X-0356

Nmero:

7Q3900Q2PR1018
Ttulo:

PROCEDIMENTO

Pgina:

18

SGA - CRITRIOS PARA GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS E COLETA SELETIVA

ROTINA DE PREENCHIMENTO GUIA DE TRANSPORTE DE RESDUOS (GTR)


1 2 3 4 5 6 - J vem impresso no formulrio. Define o nmero de controle do documento. - Descrever quais os tipos de resduos (lixo, entulho ou outros). - Unidade operacional e/ou setor de origem. - Informar o Centro de custo da unidade. - Informar a Origem do resduo. - Descrever como o resduo est acondicionado no transporte do mesmo. Ex.: (sacos, a granel, pilhas, etc.) 7 8 9 10 11 12 - Nome da empresa que estiver prestando servio e/ou destinao final do resduo. - Informar o peso bruto do veculo/ transportador. - Informar o peso de tara do veculo/transportador. - Informar a quantidade de resduo. - Informar a unidade de medida do resduo. - Assinalar com (x) o quadrinho que indica o destino do resduo. Se for comercializado informar o nome da empresa de destino. 13 14 15 16 17 18 19 - Informar o nome da transportadora ou do motorista do veculo. - Informar a placa e o tipo de veculo. - Informar a data da sada. - Assinar o documento, liberando a sada do resduo. - Informar a chapa do funcionrio que preencheu o documento. - Assinar o documento, (vigilante) liberando a sada do resduo na portaria. - Informar a data da sada na portaria.

Vous aimerez peut-être aussi