Vous êtes sur la page 1sur 10

Universidade Federal do Piau - UFPI. Campus Universitrio Ministro Petrnio Portella. Centro de Cincias Humanas e Letras - CCHL.

Departamento de Cincias Contbeis e Administrativas - DCCA. Coordenao de Cincias Contbeis. Disciplina: Auditoria Contbil I. Prof.: Jeferson Chaves.

TEMAS DE DISCUSSO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO:


AUDITORIA INDEPENDENTE NORMAS PROFISSIONAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE REVISO PELOS PARES TERMOS RELACIONADOS

Daylane Frazo Izaas Menezes Jenifer Costa Guilherme Menezes Graziele Queiroz Rafael Arajo Thays Lucena Vanessa Ribeiro

Teresina PI, janeiro de 2014.

INTRODUO
Auditoria Contbil consiste no levantamento, estudo e avaliao sistemtica das transaes, procedimentos, operaes, rotinas e das demonstraes financeiras de uma entidade. Os exames de auditoria devem ser efetuados de acordo com as normas usuais de auditoria, inclusive quanto s provas nos registros contbeis e aos procedimentos de auditoria julgados necessrios nas circunstncias. (CREPALDI, 2013). O Parecer de Auditoria elemento fundamental na medida em que se traduz em sinnimo de confiabilidade s informaes prestadas. Dessa forma, v-se claramente a importncia da auditoria e a responsabilidade assumida pelo profissional que a realiza, motivo pelo qual tal atividade regulamentada (IN CVM n 308/99) e normatizada (lista em: Res. CFC n 1329/2011). O exerccio da atividade de auditoria independente uma prerrogativa profissional dos contadores legalmente habilitados por registro em Conselho Regional de Contabilidade. A carreira traz consigo obrigaes diversas, tais como: programa de educao continuada, rotatividade profissional, prestao de informaes peridicas e eventuais CVM, etc.

1. Instrues

Tcnicas: Auditoria Independente das Demonstraes

Contbeis
O Conselho Federal de Contabilidade emite instrues tcnicas acerca de aspectos da Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis por meio de Resolues. Ao longo do tempo, conforme os avanos e as inovaes nas entidades, motivados pela globalizao, essas resolues foram evoluindo e adaptando-se nova realidade das empresas. Em seguida esto as Resolues por ordem de criao: 1.1 Resoluo 1991/000700 (D.O.U: 10/05/1991): NBC T11 Auditoria Independente das demonstraes contbeis. Ementa: Aprova a NBC T 11 - Normas de Auditoria Independente das demonstraes Contbeis. Observao: Esta resoluo revogou resoluo 1972/000321, mas no est em vigor, no foi alterada e foi revogada pela resoluo 1997/000820.

1.2 Resoluo 1997/000820 (D.O.U: 21/01/1998): NBC T11 Auditoria Independente


Demonstraes Contbeis. Ementa: Aprova a NBC T 11 - Normas de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis com alteraes e d outras providncias. Observao: Esta resoluo revogou resoluo 1991/000700, mas no est em vigor, foi alterada e foi revogada pela resoluo 2009/001203.

1.3 Resoluo 2003/000953 (D.O.U: 03/02/2003): NBC T11 Normas Auditoria


Independente das Demonstraes Contabbeis Ementa: Dispe sobre a alterao no modelo de parecer referido no item 11.3.2.3 da NBC T 11 - Normas de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis. Observao: Esta resoluo revogou resoluo 1997/000820, mas no est em vigor, no foi alterada e foi revogada pela resoluo 2009/001203. 1.4 Resoluo 2009/001203 (D.O.U: 03/12/2009): NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente. Ementa: Aprova a NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Conduo da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria. Observao: Esta resoluo revogou vrias resolues, est em vigor, e foi revogada apenas pela resoluo 2011/001329. A Resoluo CFC N. 1.203/2009, que est em vigor, versa sobre os seguintes temas: Objetivos gerais do auditor: Obter segurana razovel de que as demonstraes contbeis esto livres de distores relevantes e apresentar relatrios sobre as demonstraes contbeis.

Definies de alguns termos utilizados na auditoria: Pois para a melhor interpretao das NBC TAs necessrio o entendimento de alguns dos termos tcnicos mais utilizados na Resoluo. Os requisitos para o exerccio da auditoria (ticos, ceticismo e julgamento profissional, evidncia de auditoria suficiente, risco de auditoria e a conduo da auditoria em conformidade com a NBC TAs): As NBC TAs exigem que o auditor exera o julgamento profissional e mantenha o ceticismo profissional ao longo de todo o planejamento e na execuo da auditoria. Aplicaes e outros materiais explicativos relacionados auditoria de demonstraes contbeis: Explana a aplicao dos requisitos para o exerccio da auditoria. O auditor deve observar e entender todas as NBC TAs relevantes para a auditoria para aplicar as suas exigncias adequadamente.

Esta Resoluo um dos reflexos do processo de convergncia das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padres internacionais. Ela trata das responsabilidades gerais do auditor independente na conduo da auditoria de demonstraes contbeis em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Expe os objetivos gerais do auditor independente e explica a natureza e o alcance da auditoria para possibilitar ao auditor independente o cumprimento desses objetivos.

2. Normas Profissionais do Auditor Independente


As Normas Brasileiras de Auditoria so regras ditadas pelos rgos reguladores da profisso contbil no Brasil e tem por objetivo a regulao da profisso e atividades bem como estabelecer diretrizes a serem seguidas pelos profissionais no desenvolver de seus trabalhos. As normas atualmente em vigor no Brasil so emitidas em conjunto pelo CFC, IBRACON, Banco Central do Brasil, a CVM e a Superintendncia de Seguros Privados. No mbito internacional, a Federao Internacional de Contadores (IFAC) tambm emite pronunciamentos atravs da Comisso de Normas Internacionais de Auditoria, as quais contm orientaes aos pases-membros daquele rgo. A Resoluo CFC n 821/97 estabelece as NBC P1, que estabelece Normas Profissionais de Auditor Independente. De tal forma que possvel especular diversas situaes nas quais tais normas seria infringidas, tais como: NBC-PA-01 Controle De Qualidade Para Firmas De Auditores Independentes A empresa Auditores Independentes do Serto estabeleceu apenas algumas polticas e procedimentos, no incluindo dentre elas o responsvel pela reviso da auditoria da companhia aberta Passos Calados. A empresa comprometeu a qualidade da execuo dos trabalhos, j que deveria ter escolhido um membro de sua equipe para realizar a reviso do controle de qualidade da auditoria de demonstraes contbeis da companhia aberta, escolhendo o revisor com base no fato de que o trabalho dos membros menos experientes da equipe revisado por membros da equipe mais experientes.

NBC-PA-03 Reviso Externa de Qualidade Pelos Pares No dia 28 de fevereiro de 2013 o CRE enviou um comunicado dos prazos para o auditor independente, registrado na CVM, Gilberto Linhares, se submeter reviso externa de qualidade. Entretanto, como ele estava muito ocupado, esqueceu-se de contratar o auditorrevisor. Por determinao do CRE (Comit Administrador da Reviso Externa de Qualidade), quando o auditor no contrata o auditor-revisor, ou apresenta motivos para que o relatrio seja entregue aps 30 dias da data estabelecida, ele fica automaticamente indicado para reviso no ano subsequente e no uma vez a cada ciclo de quatro anos, como normalmente acontece. NBC PA290 Independncia Trabalhos de Auditoria e Reviso

Maria Pereira dos Santos possui investimentos significativos e relevantes na empresa Mil Sabores S. A e seu marido participou da auditoria como membro da equipe que lhe prestou servios e no aplicou as salvaguardas necessrias, mesmo sabendo que sua esposa possui interesses financeiros diretos na empresa auditada. Deter interesses financeiros em cliente de auditoria pode criar ameaa de interesse prprio, comprometendo a independncia na realizao de seus trabalhos. importante que a ameaa seja avaliada e salvaguardada para elimin-la ou reduzi-la a um nvel aceitvel. NBCPA291 Independncia Outros Trabalhos de Assegurao O Banco Empresta Tudo S.A. contratou uma equipe para realizar o trabalho de assegurao de um relatrio elaborado pela sua contabilidade. Entretanto, um membro da equipe de assegurao recebeu vantagens na aquisio do emprstimo ao financiar um automvel segundo procedimentos, termos e condies anormais, neste banco. Com essa atitude, ele criou uma ameaa de interesse prprio significativa que no pode ser reduzida por nenhuma salvaguarda, comprometendo a independncia dos trabalhos. NBC-P-1.1 Competncia Tcnico Profissional O auditor independente aceitou realizar a auditora das demonstraes contbeis da empresa Cia Estrela do Sul antes mesmo de fazer a avaliao junto administrao para conhecer preliminarmente a atividade da entidade a ser auditada, a estrutura organizacional, a complexidade das operaes, e o grau de exigncia requerido para a realizao do trabalho de auditoria. Portanto, este auditor no pode avaliar se estava realmente capacitado a assumir a responsabilidade pelo trabalho a ser realizado. A anlise preliminar desses fatores a base para identificar riscos que possam afetar a continuidade operacional da entidade, a existncia de contingncias fiscais, legais, trabalhistas, previdencirias, comerciais, ambientais, obsolescncia de estoques e imobilizaes, e outros aspectos do negcio com impacto potencial nas demonstraes contbeis. NBC-P-1.3 Responsabilidades na Execuo dos Trabalhos O auditor independente encontrou erros que afetaram as demonstraes contbeis de forma relevante da empresa Vertigem Ltda, entretanto, ele no fez ressalva especfica em seu parecer, e nem demonstrou, atravs de exibio de seus papis de trabalho os erros e como eles afetaram o resultado da empresa. Portanto, seu exame no atende s Normas de Auditoria Independente. NBC-P-1.4 Honorrios Profissionais Ao elaborar a carta-proposta de execuo de servios de auditoria Raquel Oliveira, auditora independente, no estabeleceu seus honorrios mediante os servios que iria prestar, e cobrou um preo muito alto. Ao fazer a proposta de honorrios ela no considerou a relevncia, o vulto, a complexidade e o custo do servio; e ainda superestimou o nmero de horas que realmente seriam gastas. Infringindo as Normas Brasileiras de Contabilidade e o Cdigo de tica do Contabilista. NBC-P-1.5 Guarda da Documentao Com o acmulo de documentos na empresa Auditando Ltda. o scio-administrador resolveu livrar-se de alguns papis, mesmo sabendo que devia conservar em boa guarda essa documentao por 5 anos. A empresa jogou fora pareceres, relatrios e papis de trabalho das empresas auditadas no interior do Piau, por achar que a fiscalizao menos intensa nessa regio. Este auditor est agindo em desacordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade e o Cdigo de tica do Contabilista. NBC-P-1.6 Sigilo Em uma conversa casual com familiares e amigos o Auditor Independente, Fabio Carneiro, comentou sobre uma fraude na empresa Descarte Ltda. Ele participou da equipe de auditoria do exerccio do ano de 2012. Apesar de no possuir mais compromissos com a empresa, por termino do contrato, o auditor cometeu uma infrao s NBCs e ao Cdigo de tica Profissional do Contabilista, por no manter sigilo profissional. NBC-P-1.7 Utilizao do Trabalho do Auditor Interno O auditor independente no quis assumir a responsabilidade pela auditoria que realizou das demonstraes contbeis do exerccio de 2011 na empresa Cajus PI LTDA, alegando que as informaes distorcidas dos custos de fabricao da cajuna foram obtidas atravs de

consulta ao auditor interno. Entretanto, segundo as NBC a responsabilidade do auditor no se modifica, mesmo quando o auditor interno contribui para a realizao dos trabalhos. NBC-P-1.8 - Utilizao do Trabalho de Especialistas Durante a auditoria de uma empresa verificou-se a necessidade de obter uma avaliao das obras de arte, devido grande quantidade desse tipo de ativos na empresa. Entretanto a entidade auditada estava com dificuldade de encontrar um especialista e contratou um funcionrio da empresa, apesar de no ser legalmente habilitado. O auditor queria terminar o mais rpido possvel seus servios e no aplicou procedimentos adicionais de auditoria e nem buscou evidencias junto a outros especialistas de confiana. O auditor deve avaliar a qualidade e suficincia do trabalho do especialista como parte da evidncia de auditoria relacionada ao item da demonstrao contbil sob anlise, avaliando a concluso do especialista, a fonte de dados, os mtodos, procedimentos e revisar ou testar a fonte de dados utilizada pelo especialista. NBC-P-1.9 Manuteno dos Lderes de Equipe de Auditoria A firma de auditores no adotou a rotao de liderana na equipe responsvel pela auditoria da empresa Arge Mini Ltda. A utilizao dos mesmos lderes (scio, diretor e gerente), aumenta o risco da perda da objetividade e do ceticismo, necessrios auditoria. Esse risco deve ser eliminado adotando-se a rotao a cada intervalo menor ou igual a cinco anos consecutivos, que somente devem retornar equipe no intervalo mnimo de trs anos. O Auditor Independente, pessoa fsica ou jurdica e seus responsveis tcnicos podero ser advertidos, multados, ou ter o seu registro na CVM suspenso ou cancelado, sem prejuzo de outras sanes legais cabveis quando: a) Atuarem em desacordo com as normas legais e regulamentares que disciplinam o mercado de valores mobilirios; b) Realizarem auditoria inepta ou fraudulenta, falsearem dados ou nmeros ou sonegarem informaes que sejam dever revelar; c) Utilizarem, em benefcio prprio ou de terceiros, informaes a quem tenham tido acesso em decorrncia do exerccio da atividade de auditoria. O descumprimento das disposies contidas na Instruo sujeita os seus s penalidades previstas no artigo 11 da Lei 6.385/76, que criou a CVM. Alm disso, a inobservncia das Normas Brasileiras de Contabilidade constitui infrao ao Cdigo de tica Profissional do Contabilista e, quando aplicvel, est sujeita s penalidades previstas no art. 27 do Decreto-Lei 9.295, de 27 de maio de 1946.

3. Reviso Pelos Pares


A Reviso Externa de Qualidade pelos Pares objetiva a avaliao dos procedimentos adotados pelos Auditores Independentes. A Reviso pelos Pares avalia o nvel de aderncia das Normas Brasileiras de Auditoria quanto ao controle de qualidade dos servios prestados pela Auditoria Independente, verificando tambm, a conduta tica profissional do Revisor em sua avaliao, assegurando a qualidade dos servios prestados pelo Revisor. O programa de fiscalizao da reviso pelos pares tem objetivo buscar um meio efetivo de melhorar a qualificao tcnica dos servios prestados pelos pares na reviso. A Fiscalizao do controle de qualidade dos servios do auditor independente se justifica na medida em que cada vez mais as operaes e instrumentos financeiros se tornam complexos e globalizados, com usurios se tornando cada vez mais exigentes buscando evitar, nos procedimentos de auditoria, fraudes contbeis. A Fiscalizao da reviso pelos pares se concentrar em avaliar o nvel de aderncia das Normas Brasileiras de Auditoria quanto ao controle de qualidade dos servios prestados pela auditoria independente. O Trabalho constitui um processo educacional, de acompanhamento e controle visando alcanar desempenho profissional da mais alta qualidade. Desta forma, esse programa de fiscalizao, aumenta o nvel de credibilidade das informaes, melhorando a qualificao tcnica dos Auditores e assegurando a qualidade dos servios prestados, dando Entidade maior confiabilidade e segurana.

4. Termos Essenciais Relacionados Auditoria


Como qualquer outra profisso com tcnica, metodologia e procedimentos prprios, a contabilidade e por consequncia a auditoria utiliza-se te alguns termos e expresses com significados especficos, dentre elas: a. Independncia em Auditoria uma das normas relativas pessoa do auditor externo. condio primordial dos trabalhos de auditoria, para a obteno dos elementos de prova e exerccio de seu julgamento, pois o auditor no deve expressar sua opinio sobre as demonstraes financeiras quando: a. tem interesse considervel na empresa auditada; b. tem interesse na aquisio da empresa auditada; c. tem relaes de parentesco com pessoas comprometidas na aquisio da empresa auditada; d. tem vnculo familiar com pessoas-chave na empresa auditada; e e. teve em um perodo imediatamente anterior relao de trabalho na empresa auditada em cargo incompatvel com a funo. O condicionamento de seus atos, para o exerccio de sua funo, constitui-se elemento restritivo e, portanto, impeditivo de executar o que de fato necessrio. Dado a isto, pode no reunir as melhores e mais eficientes provas cabais que, a seu juzo, seriam vitais para a emisso de sua opinio. O auditor deve ser absolutamente independente e imparcial na interpretao de tudo que lhe for apresentado, atestando a cada dado um pronunciamento conclusivo. A independncia necessita orientar o trabalho do auditor no sentido da verdade, evitando interesses, conflitos, vantagens, sendo factual em suas afirmaes. Seu trabalho precisa ser encaminhado com observncia s normas de auditoria e aos padres e tcnicas aplicveis ao exerccio de sua funo, valendo-se, se for o caso, de opinies de outras profisses tcnicas quando o momento assim o exigir. A independncia o que assegura a legitimidade e confiabilidade de uma auditoria, e por isso o profissional e empresa deve ter sua integridade profissional ilibada. O auditor deve recusar o trabalho ou renunciar funo na ocorrncia de qualquer hiptese de conflitos de interesses.

b. Partes Relacionadas Entidades, fsicas ou jurdicas, com as quais uma empresa tenha possibilidade de contratar, no sentido lato deste termo, em condies que no sejam as de comutatividade e independncia que caracterizam as transaes com terceiros alheios empresa, ao seu controle gerencial ou qualquer outra rea de influncia. Atualmente tambm chamada pela expresso stakeholders. O stakeholder uma pessoa ou um grupo, que legitima as aes de uma organizao e que tem um papel direto ou indireto na gesto e resultados dessa mesma organizao. formado pelos funcionrios da empresa, gestores, gerentes, proprietrios, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ao ou projeto. Na rea de tecnologia da informao, o stakeholder tambm exerce importante papel, pois para a arquitetura de software contbil, por exemplo, importante ter o conhecimento tcnico das partes interessadas (profissionais contbeis) e conhecer quais so seus desejos/objetivos com o produto/servio. c. Estimativas Contbeis Estimativa contbil uma previso quanto ao valor de um item que considera as melhores evidncias disponveis, incluindo fatores objetivos e subjetivos, quando no exista forma precisa de apurao, e requer julgamento na determinao do valor adequado a ser registrado nas Demonstraes Contbeis. Essas estimativas, muitas vezes, so feitas em condies de incerteza com relao ao resultado de eventos que ocorreram ou tm probabilidade de ocorrer e envolvem o uso de julgamento. So exemplos de estimativa contbil, entre outros, os valores destinados a possibilitar os registros relativos a: a)provises para reduzir ativos ao seu valor provvel de realizao;

b)provises para alocar o custo de itens do ativo durante suas vidas teis estimadas (depreciao, exausto ou amortizao); c)receitas auferidas; d)custos e despesas incorridos; e)impostos diferidos; f)provises para perdas em geral; g)prejuzos sobre contratos em andamento; h)provises de garantia; i)provises para indenizaes. As estimativas contbeis so de responsabilidade da administrao da entidade e devem se basear em fatores objetivos e subjetivos, requerendo o seu julgamento na determinao do valor adequado a ser registrado nas Demonstraes Contbeis. O auditor deve ter conhecimentos suficientes sobre os controles, os procedimentos e os mtodos utilizados pela entidade no estabelecimento de estimativas que resultem em provises. O auditor deve assegurar-se da razoabilidade das estimativas, individualmente consideradas, quando estas forem relevantes. Tal procedimento inclui, alm da anlise da fundamentao matemtico-estatstica dos procedimentos utilizados pela entidade na quantificao das estimativas, a coerncia destas com o comportamento dos itens estimados em perodos anteriores, as prticas correntes em entidades semelhantes, os planos futuros da entidade, a conjuntura econmica e as suas projees. Quando a comparao entre as estimativas feitas em perodos anteriores e os valores reais destas evidenciar variaes significativas, o auditor deve verificar se houve o competente ajuste nos procedimentos, de forma a permitir estimativas mais apropriadas no perodo em exame. Responsabilidade do auditor O auditor deve ter conhecimentos suficientes sobre os controles, procedimentos e mtodos utilizados pela entidade na determinao das estimativas. Quando as estimativas individualmente consideradas forem relevantes, o auditor deve assegurar-se de sua razoabilidade. Isso inclui a anlise da fundamentao dos procedimentos adotados pela entidade na sua quantificao, bem como a coerncia das estimativas com o comportamento dos itens estimados em perodos anteriores, as prticas em entidades semelhantes, os planos futuros da entidade, a conjuntura econmica e suas projees.

d. Parecer de Auditoria Independente O parecer dos auditores Independentes o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinio de forma clara e objetiva, sobre as demonstraes contbeis quanto ao adequado atendimento, ou no, a todos os aspectos relevantes. O parecer emitido pelo auditor independente compe-se basicamente, de trs pargrafos, como se segue: a) Pargrafo referente identificao das demonstraes contbeis e definio das responsabilidades da administrao e dos auditores; b) Pargrafo referente extenso dos trabalhos; c) Pargrafo referente opinio sobre as demonstraes contbeis.
O parecer deve expressar, claramente, a opinio do auditor sobre se as demonstraes contbeis da entidade representam, em todos os aspectos relevantes: a) Sua posio patrimonial e financeira; b) O resultado de suas operaes para o perodo a que correspondem; c) As mutaes de seu patrimnio lquido para o perodo a que correspondem; d) As origens e aplicaes de recursos para o perodo a que correspondem. O auditor deve ter como base e fazer referncia aos Princpios Fundamentais de Contabilidade como definidos e aceitos em nosso pas. Tipos de Pareceres

O parecer sem ressalva emitido quando o auditor est convencido sobre todos os aspectos relevantes dos assuntos tratados no mbito de auditoria. O parecer do auditor independente deve expressar essa convico de forma clara e objetiva. O parecer sem ressalva emitido quando o auditor conclui que as demonstraes contbeis foram preparadas de acordo com os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade; que houve divulgao apropriada de todos os assuntos relevantes s demonstraes contbeis; e que o efeito de qualquer discordncia ou restrio na extenso de um trabalho no de tal magnitude que requeira parecer adverso ou absteno de opinio. O parecer com ressalva deve obedecer ao modelo do parecer sem ressalva, modificado no pargrafo de opinio, com a utilizao das expresses "exceto por", "exceto quanto" ou "com exceo de", referindo-se aos efeitos do assunto objeto da ressalva. No aceitvel nenhuma outra expresso na redao desse tipo de parecer. O conjunto das informaes sobre o assunto objeto de ressalva, constante no parecer e nas notas explicativas sobre as demonstraes contbeis, deve permitir aos usurios claro entendimento de sua natureza e seus efeitos nas demonstraes contbeis, particularmente sobre a posio patrimonial e financeira e o resultado das operaes. O auditor dever emitir parecer adverso quando verificar a existncia de efeitos que, isolada ou conjugadamente, forem de tal relevncia que comprometam o conjunto das demonstraes contbeis, deve emitir parecer adverso. No seu julgamento deve considerar, tanto as distores provocada, quanto a apresentao inadequada ou substancialmente incompleta das demonstraes contbeis, ou seja, quando verificar que as demonstraes contbeis esto incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilite a emisso do parecer com ressalva. Quando da emisso de parecer adverso, o auditor deve descrever, em um ou mais pargrafos intermedirios, imediatamente anteriores ao pargrafo de opinio, os motivos e a natureza das divergncias que suportam sua opinio adversa, bem como os seus principais efeitos sobre a posio patrimonial e financeira e o resultado do exerccio ou perodo. O parecer com absteno de opinio emitido quando houver limitao significativa na extenso de seus exames que impossibilitem o auditor de expressar opinio sobre as demonstraes contbeis por no ter obtido comprovao suficiente para fundament-la, ou pela existncia de mltiplas e complexas incertezas que afetem um nmero significativo de rubricas das demonstraes contbeis. Nos casos de limitaes significativas, o auditor deve indicar claramente os procedimentos omitidos e descrever as circunstncias de tal limitao. Ademais, so requeridas as seguintes alteraes no modelo de parecer sem ressalvas: a) a substituio da sentena "Examinamos..." por "Fomos contratados para auditar as demonstraes contbeis..."; b) a eliminao da sentena do primeiro pargrafo "Nossa responsabilidade a de expressar opinio sobre essas demonstraes contbeis"; e c) a eliminao do pargrafo de extenso. No pargrafo final do parecer, o auditor deve mencionar claramente que os exames no forma suficientes para permitir a emisso de opinio sobre as demonstraes contbeis. A absteno de opinio no elimina a responsabilidade do auditor de mencionar qualquer desvio relevante que normalmente seria includo como ressalva no seu parecer e que, portanto, possa influenciar a deciso do usurio dessas demonstraes. Quando a absteno de opinio decorrer de incertezas relevantes, o auditor deve expressar, no pargrafo de opinio, que, devido relevncia das incertezas descritas em pargrafos intermedirios especficos, no est em condies de emitir opinio sobre as demonstraes contbeis. Novamente a absteno de opinio no elimina a responsabilidade do auditor de mencionar, no parecer, os desvios relevantes que normalmente seriam includos como ressalvas. Quando o auditor emitir parecer com ressalva, adverso ou com absteno de opinio, deve ser includa descrio clara de todas as razes que fundamentaram o seu parecer e, se praticvel, a quantificao dos efeitos sobre as demonstraes contbeis. Essas informaes devem ser apresentadas em pargrafo especfico do parecer, precedendo ao da opinio e, se for caso, fazer referncia a uma divulgao mais ampla pela entidade em nota explicativa s demonstraes contbeis.

e. Reviso pelos Pares

Reviso pelos Pares o exame realizado por auditor independente nos trabalhos de auditoria executados por outro auditor independente, visando verificar se: (a) os procedimentos e as tcnicas de auditoria utilizados para execuo dos trabalhos nas empresas clientes esto em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade Tcnicas e Profissionais, editadas pelo CFC e, quando aplicvel, com outras normas emitidas por rgo regulador; (b) o sistema de controle de qualidade desenvolvido e adotado pelo Auditor est adequado e conforme o previsto na NBC PA 01 Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurdicas e Fsicas) de Auditores Independentes. Constitui um processo de acompanhamento e controle, que visa alcanar desempenho profissional da mais alta qualidade. O objetivo da reviso pelos pares a avaliao dos procedimentos adotados pelos Contadores e Firmas de Auditoria, com vistas a assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. A qualidade, neste contexto, medida pelo atendimento das normas tcnicas e profissionais estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade e, na insuficincia destas, pelos pronunciamentos do IBRACON - Instituto de Auditores Independentes do Brasil, e, quando aplicvel, das normas emitidas por rgos reguladores. As partes envolvidas na Reviso pelos Pares so as seguintes: (a) CRE (Comit Administrador da Reviso Externa de Qualidade), que o responsvel pela administrao do Programa de Reviso; (b) Auditor-revisor, que o responsvel pela realizao da reviso individual; (c) Auditor-revisado, que a firma, ou o auditor independente, que ser objeto da reviso. O Auditor deve submeter-se Reviso pelos Pares, no mnimo, uma vez a cada ciclo de quatro anos, considerando que: a) a cada ano, no ms de janeiro, devem ser selecionados para incluso no programa de reviso, por critrio definido pelo CRE, os auditores que devero submeter-se Reviso pelos Pares, sendo, obrigatoriamente, includos aqueles que obtiveram seu cadastro na CVM no ano anterior, que ser definido como o ano-base da reviso; b) em decorrncia dos problemas especficos relatados pelo auditor-revisor na ltima reviso, o CRE pode decidir por determinar perodos menores para a reviso seguinte nos trabalhos do auditor-revisado. O auditor-revisado deve submeter-se a nova reviso no ano subsequente, quando: a) o auditor-revisor emitir relatrio com opinio adversa ou absteno de opinio; b) o relatrio de reviso e/ou o plano de ao no tiverem sidos aprovados pelo CRE no ano que foram submetidos reviso, por no atendimento aos prazos estabelecidos ou por outras razes comunicadas pelo CRE. Ao final da reviso, o auditor-revisor deve emitir relatrio com suas concluses e carta de Recomendaes (previamente encaminhadas ao auditor-revisado), quando for o caso, os quais devem ser encaminhados, juntamente com o plano de ao do auditor-revisado e cpia do questionrio-base, ao CRE, que pode requerer esclarecimentos tanto do auditor-revisor quanto do auditor-revisado. Adotam-se, para a Reviso pelos Pares, as mesmas normas sobre confidencialidade, independncia e competncia aplicveis a qualquer trabalho de auditoria independente, conforme definido pelo CFC. Neste contexto, os membros do CRE, do CFC e das demais equipes revisoras ficam impedidos de divulgar qualquer informao obtida durante a participao na Reviso pelos Pares, em qualquer fase do trabalho ou posteriormente ao seu trmino. Das decises do CRE, cabe interposio de recurso ao Tribunal Superior de tica e Disciplina do CFC no prazo de 15 (quinze) dias aps a notificao. A inobservncia das Normas referentes Reviso pelos Pares constitui infrao disciplinar sujeita s penalidades previstas nas alneas c a g do art. 27 do Decreto -Lei n. 9.295, de 27 de maio de 1946, alterado pela Lei n. 12.249/10, e, quando aplicvel, ao Cdigo de tica Profissional do Contador.

REFERNCIAS
Crepaldi; Silvio Aparecido Auditoria contbil: teoria e prtica / Silvio Aparecido Crepaldi. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2013. Attie, William Auditoria: conceitos e aplicaes / Attie, William 5. ed. So Paulo: Atlas, 2010. Dicionrio de Termos de Contabilidade. Srgio de Iudcibus, Jos Carlos Marion, Elias Pereira e Valmor Slomski. Disponvel em: www.ufes.br dem Arquivo DicionarioTermosContab .doc Acesso em 23/12/2013 s 09:03

Websites: http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=nbcp01ind#NBC-PA__NORMAS_PROFISSIONAIS_DE_AUDITOR_INDEPENDENTE Acesso em 06/01/2014 s 07:40 http://www.avm.edu.br/monopdf/22/ROSILENE%20ARAUJO%20SANTOS.pdf Acesso em 06/01/2014 s 8:07 http://www.portaldecontabilidade.com.br/ibracon/npa1.htm Acesso em 06/01/2014 s 21:30 http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/p1.htm Acesso em 06/01/2014 s 21:47 http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=dl9295 Acesso em 07/01/2014 s 9:00 http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/nbct14.htm Acesso em: 28/12/2013 s 11:32 http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t1105.htm Acesso em: 28/12/2013 s 10:03 http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/nbct11_13.htm Acesso em: 28/12/2013 s 10:42 http://www.oas.org/juridico/portuguese/mesicic3_bra_res1323.pdf Acesso em: 29/12/2013 s 08:51 http://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2003/000953 Acesso em: 03/01/2014 s 14:22 http://www.cvm.gov.br/asp/cvmwww/atos/exiato.asp?File=%5Cinst%5Cinst308.htm Acesso em: 03/01/2014 s 14:51 http://www.crcsp.org.br/portal_novo/legislacao_contabil/resolucoes/Res1323.htm Acesso em: 03/01/2014 s 15:38 http://www.oas.org/juridico/portuguese/mesicic3_bra_res1323.pdf Acesso em: 03/01/2014 s 16:11

Vous aimerez peut-être aussi